domingo, 14 de outubro de 2018

映画プリキュアスーパースターズ! - Precure Super Stars - O Filme

Saudações.

Desta vez vou falar do especial de cinema 映画プリキュアスーパースターズ! ("Precure Super Stars! - O Filme", em uma tradução rudimentar). abaixo segue um resumo e impressões.


Obs.: Contém revelações sobre os rumos da trama.




Hana está esperando por suas amigas Saaya e Homare em uma estação de trem na cidade interiorana Hanabatake, junto com a bebê Hugtan e o mascote Harihamu Harry. Elas combinaram de ver o grande campo de flores da cidade, mas a linha do trem que Saaya e Homare iam pegar apresenta problemas e elas se atrasam. Cai uma chuva e a própria Hana acaba dormindo em pé, mas felizmente Harry assume sua forma humana e segura um guarda-chuva para ela.

Hana/Cure Yell (Rie Hikisaka) e Hugtan (Konomi Tada)
Homare/Cure Etoile (Yui Ogura) e Saaya/Cure Ange (Rina Hon'izumi)
Harry (Junko Noda)
Em sua forma humana (Jun Fukushima), protegendo Hana da chuva.

Saaya e Homare conseguem chegar e se desculpam com Hana. Homare fica surpresa por Hana não ter desistido e ido embora. Hana responde que é porque dá muita importância a promessas, pois quebrou uma quando era criança e se arrependeu por isso.


As meninas chegam ao campo de flores, mas surge um gigantesco monstro, o Usobahkka (Kazuki Kitamura), cujo objetivo é o de criar um mundo cheio de mentiras, e dispara raios que petrificam a tudo e a todos. As Cures se transformam e tentam impedi-lo.

Usobahkka (Kazuki Kitamura)

Elas conseguem vantagem, mas Usobahkka finge que se arrependeu, o que faz com que as Cures se descuidem. Nisso ele captura Saaya e Homare e inutiliza o PreHeart de Hana, impedindo que ela se transforme. O monstro então parte, anunciando que irá procurar por outras Precure.


Hana se lembra de que conheceu um outro time Precure e parte para avisá-las do perigo e também para que elas a ajudem a resgatar suas amigas. Eventualmente ela as encontra. Mas Usobahkka consegue capturar todas com exceção de Ichika/Cure Whip (Karen Miyama), das KiraKira☆Precure A La Mode (ou simplesmente PreALa), e de Mirai/Cure Miracle (Rie Takahashi), das Maho Girls Precure. E ainda consegue inutilizar seus itens de transformação também. Sem ter outra opção, elas fogem usando a vassoura mágica de Mirai.


Hana se encontra com outras Cures.


Mas Usobahkka captura as amigas de Ichika e Mirai.


E inutiliza seus itens de transformação.

Gradualmente, Hana se lembra de onde viu o portal verde que Usobahkka usa para se mover e percebe quem ele é na verdade, ao ver seus olhos e algumas frases que ele diz. Quando era criança, ela viajou para a Irlanda com sua família. Mas acabou se perdendo e encontrou uma estranha casa de formato hexagonal com várias portas. E ao abrir uma delas, de cor verde, foi parar em um outro mundo, desolado, frio e sem cor. Lá, ela se encontrou com um menino chamado Clover, que vivia junto com um diminuto ser de fogo. O menino morreria se fosse para longe desse ser e por isso não conseguiria sair desse mundo. Hana então prometeu levá-lo para conhecer outros lugares.

A misteriosa Casa com formato hexagonal.
Perdida em um mundo frio e sem cor.
Clover (Kensho Ono)

Depois dessa promessa, Clover viu que ela tinha machucado os joelhos e achou melhor que ela voltasse ao seu mundo para só então poder levá-lo um outro dia. Assim, ele a conduziu para um lago com um portal para o mundo dos humanos e com isso Hana se reencontrou com sua família, deixando Clover para trás. No dia seguinte, para cumprir sua promessa, tentou procurá-lo, mas nunca mais o encontrou e teve que voltar para o Japão. Decepcionado por Hana nunca mais ter voltado, Clover acabou se tornando o Usobahkka e daí decidiu fazer com que o mundo dela fosse frio e cheio de mentiras.

Uma promessa...
- Até amanhã!
Frase que também é importante na série de TV.
... que não pôde ser cumprida.

Depois de ouvir a história de Hana, Ichika pergunta o que ela quer fazer. Hana responde que quer se encontrar com Clover mais uma vez. Para pedir desculpas por não ter cumprido sua promessa. E para isso terá de ir à casa que tem portas para todas as dimensões. Mirai se lembra de ter ouvido falar sobre essa casa em uma das aulas de Magia e então todas partem em busca dela. Nesse meio tempo, Usobahkka revela suas verdadeiras intenções e se torna cada vez maior e mais poderoso, petrificando todas as pessoas do mundo. O caminho de Hana será difícil. Mas ela contará com a ajuda de Ichika e Mirai, assim como de todas as Precure.

A Decisão de Hana
O apoio das amigas.
Todas nós somos Precure!
O inimigo é enorme e poderoso.


Mas as Precure não vão desistir.

A promessa que fiz a você não será esquecida.


Tema simples, Eventos sequenciados

Assim como no ano anterior, o Especial de Primavera foca nos grupos das três séries Precure mais recentes. A saber, HUGtto! Precure, KiraKira☆Precure A La Mode! e Maho Girls Precure!, que está batendo o recorde de participações em filmes e séries.

A história é simples, seguindo uma das fórmulas básicas da franquia, em que a protagonista de rosa comete um erro no passado que acaba causando um desastre. O tema é "Promessa", uma  promessa que foi feita por Hana quando ela era criança, mas acabou não sendo cumprida. Nesse aspecto, é bem parecido com o especial de cinema de Smile Precure!, e o roteirista é o mesmo, Shoji Yonemura. Mas o desenvolvimento da história e a solução final são bem diferentes.

Logo no começo há uma novidade. Normalmente é a protagonista de rosa que acaba se atrapalhando e se atrasando para o encontro com suas amigas, mas desta vez foi o contrário. Isso é contado de forma sucinta no começo do filme e também é mostrado que não foi exatamente culpa de Saaya e Homare e sim um imprevisto. E isso dá o gancho para o tema principal, já que Hana não voltou para casa por dar importância a Promessas, dando o tema principal. E também foram mostrados dois aspectos importantes das séries Precure: "confiar nas amigas" e "não desistir". Algo discreto, mas muito bem pensado, e que já é condensado desde o começo do filme.

Sinal indicando problemas técnicos, que aparece de forma rápida na abertura.
Vai cair uma chuva e Hana está prestes a dormir.
Mas ela não desiste e espera até o fim. Pois sabe que suas amigas virão.

A sequência de eventos é bem colocada, sendo que um puxa o outro. Hana vai procurar por Ichika e suas amigas por já ter se encontrado com elas no último capítulo de PreALa. Depois de capturá-las, Usobahkka anuncia que vai ao Mundo Mágico onde estão as Maho Girls, que Ichika conhece. E é Mirai quem menciona que já ouviu falar da casa de formato hexagonal e dá indicações de onde encontrá-la. Cada um dos grupos é necessário, sem sobras.

Outro ponto interessante é que os eventos do último capítulo de PreALa são mencionados sem discrepâncias. Hana não sabia que Ichika e as meninas de KiraKira Patisserie eram Precure e só as viu assim quando assumiu a forma da Cure Yell. E por outro lado, Ichika nem sabia o nome de Hana na série de TV, tendo-a apenas como mais uma cliente, e isso aparece no filme, mantendo a consistência.

São usadas cenas do último capítulo de PreALa. O que ela viu como "Hana".
Ah! É o Julio!
 O que ela viu como "Cure Yell".

Ainda assim existem algumas pontas soltas. Não é explicado como o mundo de Clover foi devastado, se foi algo natural ou se foi por mão de alguma força maior. Dependendo do que aconteceu, o final acaba perdendo o sentido. E uma das soluções criaria um paradoxo temporal, o que anularia os acontecimentos do filme. Também não é mostrado como Hana e Ichika foram ao Mundo Mágico, onde Mirai estaria, e aparecem já caindo do céu.

Como é que você veio parar aqui?! Não era mais fácil pegar um trem?
É verdade e o trem até aparece.

Mas o mais importante nesse tipo de filme é a mensagem para as crianças e isso é bem passado. E elas têm bastante oportunidade de participar, com as Luzes Milagrosas (Miracle Lights), recurso muito usado em filmes da franquia. As Luzes figuram como um item de dentro do filme, sendo que uma delas é encontrada por Hugtan no começo. E é com esse artefato que situações de aperto são resolvidas. Um aspecto interessante é que Harry e os outros Mascotes dizem "vamos todos usar as Luzes!" de modo que pareça que ele fala para as personagens de dentro do filme, e ao mesmo tempo fique implícito que esse "todos" inclui os espectadores.

As Luzes Milagrosas aparecem como um item dentro do filme.
O Mestre Ancião (Yu Mizushima), de PreALa, explica como se usa, antes da história começar.

A música de abertura 明日笑顔になあれ! (Ashita Egao ni Naare!, algo como "Que amanhã faça sorriso!"), cantada por Rie Kitagawa é empolgante e a letra tem elementos das três séries, assim como frases que são a mensagem de Precure: a de não desistir diante das dificuldades. E também soa como uma mensagem de Hana para Clover em que ela diz que não irá abandoná-lo mesmo que ele se magoe e lhe dê as costas. Já a de encerramento 七色の世界 (Nanairo no Sekai, "O Mundo de Sete Cores"), cantada por Kanako Miyamoto, soa como a resposta de Clover para Hana, que o libertou de sua prisão e com isso viu seu mundo ganhar cor novamente.

A trilha sonora foi composta por Yuuki Hayashi, que trabalha na franquia desde PreALa. São tocadas as músicas de "cotidiano" de cada série quando cada time aparece pela primeira vez. E nas cenas com Clover, são usados tons de música irlandesa com instrumentos como a gaita de fole irlandesa, o bandolim e a tin whistle.

O tema da KiraKira Patisserie, dando uma sensação nostálgica, aconchegante.
A tranquilidade de se voltar ao Lar.
O  tema do Mundo Mágico é o mesmo da série de TV e também traz nostalgia.
Nesse caso, o compositor é Hiroshi Takaki.

O tema central foi escolhido pela produtora Ruka Tanaka, de Sailor Moon Crystal, a partir da segunda temporada. Segundo ela, a "Promessa" poderia ser tanto aquela que é feita para os amigos, quanto a que se faz para si mesmo, a "Resolução". E cumpri-las seria um jeito de se ser como as Precure.



Todas nós somos Precure!

O foco da história é em Hana, mas as outras HUGtto também tem sua fatia de participação. Homare é representada como alguém que não é muito fiel aos seus sentimentos e se faz de forte, hesitando em reconhecer que gosta de Hana. Mas logo descobrem a verdade e ela vira brinquedo nas mãos das PreALa. Ela também faz a moderação quando alguém fala alguma besteira ou quando todos perdem o controle.

Tendo que botar ordem na banca.

Saaya é extremamente educada, em relação às Cures antecessoras, falando com formalidades. E ela demonstra ser a "Cure da Inteligência" ao desenvolver uma estratégia para tentar escapar da prisão de Usobahkka.

Saaya usando a inteligência para quebrar a barreira. Embora pensando bem seja uma aposta arriscada.
Ha~! Adoro apostas!
Kotoha Hanami/Ha-chan/Cure Felice (Saori Hayami)
Obs.: ela não fala isso no filme

Hana aparece já desde a infância com uma franja parecida com a atual, que ela teria cortado em excesso no primeiro capítulo de HUGtto!, dando origem a uma de suas características. Isso pareceria ser um erro de continuidade, mas não é. Dá para ver que quando ela era criança, a franja era ordenada, enquanto que a atual tem um corte irregular, desalinhado. De fato, nesse mesmo capítulo ela conta que deixou a franja crescer.

Uma outra coisa interessante é que o fato de Hana dar importância a promessas não é algo só deste filme. Muito mais tarde, na série de TV é mostrado que ela já foi traída uma vez, no passado. Ver o filme tendo isso em mente faz com que o remorso de Hana seja ainda mais convincente.

Note que a curvatura é diferente. A franja antiga tem um corte uniforme.

A caracterização das personagens de PreALa e Maho Girls! é bem feita, inclusive nas interações. Uma que ficou muito boa é a troca de olhares entre Mirai e Liko, demonstrando a confiança mútua entre elas.

Deixe comigo!
O olhar de Liko (Yui Horie).
!
Confio em você!
Mirai capta a mensagem, sem usar magia ou telepatia.

E as interações entre os personagens são muito boas. Tanto dentro do mesmo time quanto com os membros de outros. Cada personagem traz um elemento de sua série que produz uma reação interessante.

Ha-chan usa magia e faz aparecer um pão-doce de morango, item icônico de Maho Girls!.
Isso atrai a atenção da confeiteira Ciel/Cure Parfait (Inori Minase).
Mirai e Liko ao ver Hugtan, e se lembrando de como foi criar Ha-chan desde que ela era bebê.
A reação de Himari/Cure Custard (Haruka Fukuhara) quando Hana explica sua frase de efeito, o "Mechokku".
Seria uma contração de "meccha" (muito) com "shock" (chocada).
Ciel, achando que o "Mechokku" de Hana é uma palavra corrente no japonês e anota o significado.
Aoi/Cure Gelato (Tomo Muranaka) tem que explicar que não é isso.
Uma nova tradição: Akira/Cure Chocolat (Nanako Mori) dar uma "encostada" em uma das personagens.
Obs.: Akira é mulher e faz isso de forma natural, sem segundas intenções.

Diante do problema de Hana, as antecessoras Ichika e Mirai não lhe dão conselhos e só se limitam a perguntar o que ela quer fazer em relação a isso. Mas não de forma fria ou distante, e sim gentilmente conduzindo Hana para tomar uma decisão, pois ela é quem sabe melhor a gravidade de seus conflitos. E por isso só ela pode tomar a decisão final. Saber o que deve ser feito.

Fazendo com que Hana pense por si própria.
E garantindo que ela abra seu caminho com suas próprias mãos.
A direção ficou por conta de Yoko Ikeda, que exerceu essa função no especial de cinema de Suite Precure♪. Ela comenta que se esforçou bastante para que as personagens agissem e falassem exatamente como em suas séries originais. E com um número reduzido de personagens, pôde dar mais ênfase à história.



A Força da Animação Convencional

A direção geral de animação ficou por conta do mestre Hisashi Kagawa, que trabalhou em Sailor Moon e fez os desenhos de personagens de Fresh Precure!. Foi ele também quem criou os designs dos personagens originais do filme, Clover e Usobahkka. Para auxiliá-lo, participaram como diretores de animação Katsumi Tamegai, que também trabalhou em Sailor Moon e nas séries Precure, e Kozue Komatsu, do especial de cinema de Smile! e de Sailor Moon Crystal.

Nas cenas de luta, são bem mostradas as características de cada personagem e de cada time. Homare usando a força e Saaya a inteligência e a técnica, aproveitando a força do inimigo contra ele mesmo.

Hana/Yell usa o golpe especial. é só que...
Homare/Etoile usa sua força para deter o golpe do inimigo.
Saaya/Ange se vale de inteligência e técnica para usar o impulso do golpe do oponente contra ele próprio.

As PreALa usam os Candy Rods e a Cream Energy para prender o inimigo e arremessá-lo ou criar armas. As Maho Girls mostram sua outra habilidade: a de usar outras formas com poderes diferenciados do usual, nesse caso a Sapphire, ágil e com poder de voo.

Prendendo o inimigo para arremessar. Condizente com o estilo de PreALa, que não usa ataques diretos.
Mirai/Cure Magical e Liko/Cure Miracle usam a forma Sapphire.
E bastante luta corporal, apesar de serem feiticeiras.
Ha-chan/Cure Felice se vale dos poderes da Pink Tourmaline para criar uma barreira, como ela fazia.

Outro aspecto interessante é que as cenas de transformação, um dos maiores atrativos da franquia, são mostradas inteiras apenas antes da luta final. Até então são usadas versões simplificadas. Mesmo assim as transformações completas são reaproveitadas das séries de TV, sem nada de novo  O mesmo pode ser dito dos golpes especiais, com exceção do último.

Cena de transformação rápida, até sem as palavras-chave, como "Miracle Magical Jewerile".
O Swee Two Onederful A La Mode é igual ao da série de TV. Mas dá para matar a  saudade.
E estou juntando peças para fazer isso!

A luta final é dinâmica, com grandes cenas de destruição, mostrando o poder do último inimigo. As cenas têm um filtro vermelho, o que aumenta a tensão e a sensação de perigo. E desta vez, as PreALa e as Maho Girls mudam para suas Super Formas, a A La Mode Style e a Over The Rainbow, que nas séries originais eram usadas só para os golpes especiais. As angulações usadas são elegantes, estilosas, tirando 100% do visual dos personagens. E o traço é firme, com linhas bem definidas. Por outro lado, em algumas cenas as personagens são desenhadas de forma simplista. Para garantir a fluidez e a velocidade.

Cenas de luta dinâmicas
As PreALa e as Maho Girls usam suas Super Formas para lutar.
Estas duas cenas foram feitas por Nishiki Itaoka, artista de talento, em ascensão na Toei Animation.

Kagawa também comenta que botou muita força na cena em que Hana e Clover fazem a promessa juntando o dedo mínimo, fazendo o Yubikiri Genman, um costume infantil japonês. De acordo com o Mestre, o desenho da mão dá as características do desenhista, quase tanto quanto o do rosto. Para isso, ele viu várias vezes sua própria mão, usando-a como modelo e reformatando para ser as mãos de Hana e Clover.

A mão tem tanta expressão quanto o rosto.
E nas séries Precure, dar as mãos é o gesto mais importante de todos.

Verso e Reverso

O vilão Usobahkka é um conjunto de boas ideias. O nome dele viria da expressão 嘘ばっか (uso bakka, algo como "só mentiras"). Ou seja, o contrário da "Promessa". O visual é extremamente bem sacado. De acordo com Kagawa o corpo é baseado no "Vaso de Rubin", que também lembra dois rostos olhando um para o outro. Nas mãos existem os olhos desses rostos, que foram colocados para a referência ficar mais evidente. E há várias marcas em seu corpo que também lembram faces, sendo que a verdadeira lembraria um bico, dependendo de como se olha para ele. Os nomes dos golpes do monstro são criativos, usando palavras em japonês que têm a ver com "mentira". E apesar do aspecto debochado, ele se mostra um oponente poderoso, ao conseguir suportar ou até mesmo rebater os golpes especiais das Cures.

As marcas da parte de cima lembram olhos.
O verdadeiro rosto, que lembra um nariz ou um bico de pássaro.
A cintura se mexendo quando ele fala. O espaço em azul lembra uma pessoa mexendo a boca.

Virando de cabeça para baixo, dá para notar dois olhos e um nariz no corpo e a cintura lembra uma boca.

Clover foi o primeiro personagem do filme a ser feito, por ser o mais importante. Seu olhar é triste, mostrando bem sua personalidade como alguém que vive sozinho, sem poder ir a outro lugar. Mas que também transmite bondade. Kagawa conta que se inspirou no ator Masaki Kyomoto para fazer o cabelo. E adicionou elementos que lembram um vegetal, como o tufo do topo, que se move de acordo com seu estado de espírito. A cor da pele foi decidida em vários debates com a diretora Ikeda e as equipes de colorização.

Kensho Ono comentou que quando recebeu a oferta de trabalhar no filme, não imaginou que fosse interpretar um menino e sim um "cara bonito" com quem as Cures iriam se encontrar. Mas sua representação foi muito boa e rendeu elogios de Rie Hikisaka, com quem contracenou, e não esperava que ele fizesse tão bem um papel que é diferente da imagem que ela tinha dele.


O fato de Clover se tornar Usobahkka casa com as simbologias do trevo, de acordo com a Linguagem  das Flores, o que é contado dentro do filme. Uma simbologia é "Promessa". A outra é "Vingança", no  caso dessa Promessa ser quebrada. E existe mais uma simbologia, mas mais ligada ao universo de Precure, e curiosamente tem forte relação com Hisashi Kagawa.


Cumprindo uma Promessa

Ver este filme me deu uma impressão semelhante a do primeiro Precure All Stars DX. A abertura mostrando a situação sucintamente, assim como o desenvolvimento da história, com as Cures sendo derrotadas remetem a esse filme. Mas assim como na séries All Stars New Stage, existe um personagem convidado, que é a chave da história. E desta vez é uma das Cures  que inadvertidamente acaba causando o problema principal, um recurso usado em filmes dedicados a cada série, mas não em um especial reunindo três ou mais times. E é ela quem receberá ajuda das outras Cures, tanto as colegas quanto as antecessoras.

A história é um tanto pesada, com Hana carregando um fardo, um remorso antigo. Todos os esforços são focados para resolver esse conflito. Mas também são mostradas as consequências, que acabam criando uma situação de calamidade envolvendo todo o mundo. E isso envolve suas amigas, que correm perigo conforme o tempo passa. Isso traz uma boa sensação de urgência.

Usobahkka dispara raios que transformam todos em pedra.
E as Cures capturadas correm esse risco, embora demorem para notar.

Mas existem cenas cômicas. Hana faz várias caras e bocas engraçadas e as conversas das Cures presas dentro do Usobahkka ajudam a aliviar a tensão.

O momento é sério, mas...
Yukari/Cure Macaron (Saki Fujita) dá uns empurrõezinhos para agitar.
E é ela quem percebe várias coisas, como a verdadeira natureza de Homare.

Outro aspecto digno de nota é que desta vez todas as cenas foram feitas com animação convencional, sem o uso de modelos de computação gráfica e mostrou o poder dos métodos tradicionais, que não devem ser subestimados. Existem algumas distorções e em algumas cenas os personagens parecem muito simplificados, mas por outro lado, os movimentos são fluidos. Os cenários são lindíssimos. O campo de flores em especial é de encher os olhos. Dá para ver que foi colocada bastante força nesta parte.

Flowonderful! Belíssimas cenas com flores.

O filme pegou o quarto lugar no ranking de estreias entre os filmes da temporada no Japão. E quebrou o recorde de arrecadação de estréia dos especiais de cinema da franquia exibidos nesse período, no caso os All Stars, com um acréscimo de  mais de 140% em relação ao ano anterior. O público na estréia teve um incremento de mais de 200% em comparação com o mesmo período, desta vez quebrando o recorde de todos os filmes da franquia.

No total foi um bom filme. A arte é caprichada, com lindos cenários e a música cria uma sensação de imersão, especialmente nas partes com o Clover. A história é bem sequenciada, embora tenha algumas falhas. Mas tudo é compensado pela arte e pelas interações entre as personagens. Na minha opinião não foi o melhor de todos da franquia, mas ainda assim consegue uma boa posição.


Extras



O Blu-Ray vem com um livreto com comentários dos dubladores, assim como da diretora Yoko Ikeda, da produtora Ruka Tanaka e do diretor de animação Hisashi Kagawa. Também estão incluídos cartões com cenas do filme e as ilustrações do encerramento, feitas por Kagawa.

O cartão não tem os créditos.

Dentro do disco há um vídeo com trechos do evento de estréia do filme e materiais de produção. O evento pode ser visto pelo canal do YouTube do site de notícias maidigi. Segue abaixo. O grande ponto é quando as dubladoras fazem a apresentação das personagens e não sobra nenhuma para Kensho Ono. Ele até tenta ver se alguma se dispõe, mas no fim tem que improvisar alguma coisa.



No final do vídeo incluído, os atores preenchem um cartão com uma promessa que pretendem cumprir. O de Rie Hikisaka é o de "Passar o Bastão". Ir até o fim com a série para que ela possa passar o posto de protagonista para a próxima. E eu também torço por isso.


4 comentários:

  1. Interessante, parece que é uma história que possui um fundo triste, mas que tem desenvolvimento esperançoso e com muita força de amizade. Nessas horas a gente vê que Precure tem um pé no shonen hehe. E outra coisa que a gente vê é que apesar de ser voltada para o público infantil, tem coisa que é feita pensando em um público mais adulto, como esse vilão que é bem sacado e tem uma certa complexidade até em suas referências.

    Deve ser bem difícil fazer roteiros e dirigir esses filmes onde aparecem várias heroínas da franquia. Não pode deixar nenhuma delas apagadas para não decepcionar os fãs

    Acho demais essa parada das luzes pra galera participar, e tenho certeza de que tem muito adulto lá no meio que com certeza também se diverte participando! Eu queria participar de uma sessão dessas! Acho que a experiência mais próxima que tive foi na pré-estreia de Star Wars: O Despertar da Força, onde a galera do Conselho Jedi distribuiu uns bastõezinhos de luz química pra todo mundo na sala, foi show!


    Ah, coitado do Kensho Ono, deixaram ele no vácuo hahahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Em Precure de vez em quando saem umas cenas de luta muito boas, com movimentos e ângulos caprichados. E o filme tem que ser bom também para os pais que vêm com os filhos, para todos se divertirem. Daí ter uma mensagem positiva, até para lembrar de algo que foi esquecido.

      Roteiro de All Stars é uma das coisas mais difíceis desse mundo. Chamaram o Shoji Yonemura, que costuma fazer os roteiros para os filmes desse tipo com heróis de tokusatsu, mas sempre leva lambada pelos espectadores. E de fato é realmente meio irregular. Só que desta vez foi tudo direitinho. Não dá para entender.

      Existem exibições especiais no Japão em que é possível usar as luzinhas e até torcer. Teve uma dessas do filme do Ultraman Geed e até um em que passaram todos os capítulos de Aho Girl. Fico imaginando como deve ter sido. Ah, por alguma razão proibiram o pessoal de usar golpes de luta livre(?). Essa eu não entendi.

      Kensho Ono ficou na mão e fico imaginando como vai ser no próximo filme, em que o convidado é o Mamoru Miyano. O cara é completamente loko, então vai ser bem divertido.

      Excluir
  2. Olá Usys!
    Ótimo post, conseguiu captar as principais cenas do filme e trazê-los com ênfase no que se refere à personagens, frases, golpes, cenas/cenários e propósitos dos criadores. Realmente, excelente.
    Para mim, que acompanha os seiyuus, é com muito prazer que assistir uma série que gosto tanto e apreciá-lo ao som do glorioso Ono Kensho. És um rapaz extremamente habilidoso e detentor de uma bela voz - realmente combinou bastante com a personalidade do CLOVER. Isso me faz lembrar de outros trabalhos deste mesmo dublador - Em "Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge" e "Kuroko no Basket" ele interpreta uma voz mais suave; já em outras séries versatilmente ele consegue dar um tom mais áspero e implacável como em "Pokemon XY: Mega Evolution" e "Bungou Stray Dogs".

    Seus post nos informam bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Tenho uma amiga que é fã do OnoKen e sempre me fala dele. Gostei que ele é muito bem humorado e bem apessoado, além de ter bastante renome, de acordo com os comentários da Rie Hikisaka. E espero que venham mais deles! Mamoru Miyano já veio. Queria o Hiroshi Kamiya, o Tomokazu Sugita e o Yuuichi Nakamura.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html