domingo, 9 de setembro de 2018

S.H. Figuarts Cure Whip


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Whip, do desenho animado KiraKira☆Precure A La Mode, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Ichika Usami é uma estudante do ginásio de 14 anos de idade e adora doces, especialmente bolo de morango. Ela mora na cidade de Ichigozaka com seu pai, Genichiro, que é mestre em Karatê, enquanto sua mãe, Satomi, é médica itinerante e viaja pelo mundo ajudando as pessoas. Ichika é alegre, expressiva, positiva, mas um tanto desastrada, com vários trejeitos cômicos, algumas vezes falando como um personagem de filme de samurai e até fazendo algumas caretas e piadas com extensivo uso de expressão corporal. E ela sempre bate a cabeça na "quarta parede" no prólogo dos episódios do desenho.

Mas acima de tudo, Ichika é prestativa, pensando primeiro nos outros, e é uma boa  amiga. É graças a ela que as KiraKira☆Precure A La Mode (a partir de agora me refiro como PreALa) se juntam para fazer doces. Ela também é persistente e nunca desiste de seus objetivos. Mesmo quando falha ao tentar fazer um doce, ela não desanima e tenta de novo. E sempre acaba tendo "uma ideia brilhosa" para obter sucesso.

Ichika sempre se mostra alegre, com um sorriso e bastante energia, mas no fundo sente falta de sua mãe. Mesmo assim, ela segue a risca seus três ensinamentos: "Dê importância a seus amigos", "Tenha coragem" e "Sorria nas dificuldades". O problema é que ela leva a sério demais esse último ensinamento e faz de tudo para não chorar, o que é bem duro às vezes. O fato dela gostar de bolo de morango é que sua mãe sempre lhe fazia esse doce, o que lhe dá boas lembranças. Mas ainda que fique triste algumas vezes, Ichika nunca se sentiu abandonada e tem orgulho de sua mãe. E mais tarde, decide que quer fazer algo que, como ela, espalhe o sorriso pelo mundo.

Ichika se transforma na Cure Whip, que mistura dois motivos: o coelho e o bolo de morango. De fato, essas misturas são o grande tema de PreALa, que fala da diversidade, de pessoas com personalidades e até gostos diferentes se unirem por um objetivo em comum. E é assim que no final elas acabam construindo um mundo.


KiraKira☆Precure A La Mode foi um grande sucesso. A constante queda de audiência nos últimos anos foi estancada. As vendas de produtos mantiveram a ascensão nos lucros. E o especial de cinema teve uma das maiores bilheterias da franquia. Foram feitas várias experimentações nesta série que ajudaram a torná-la popular, como shows com as dubladoras e a abertura de um canal oficial no YouTube. Um dos conteúdos, inclusive, ensina como fazer os doces, como o Bolo de Morango de Coelho, que é o motivo da Cure Whip. Só que está em japonês...



O fato de Satomi, mãe de Ichika, trabalhar longe de casa seria reflexo dos tempos atuais em que as mulheres têm maior destaque na sociedade. Esse conceito de Satomi ser médica itinerante atraiu a atenção dos Médicos Sem Fronteiras, que ficou sabendo através das redes sociais. Isso rendeu uma colaboração com o desenho, a primeira do tipo, sendo que na página comemorativa de 25 anos da instituição existe uma mensagem mandada por Ichika. E isso teve influências na série posterior, HUGtto! Precure.

Ichika foi representada por Karen Miyama, que já foi atriz-mirim, mas tinha pouca experiência com dublagem. Por causa disso, ela enfrentava alguns problemas e tentava fazer uma voz "fofinha", que era a que ela achava que condizia com a personagem, mas nunca ficava bom. Nisso, o veterano Yu Mizushima, que interpretava o Mestre Ancião dos Mascotes, lhe aconselhou a relaxar e usar sua voz normal. Com isso, ela acertou o tom e finalmente conseguiu utilizar suas capacidades interpretativas ao máximo. Miyama agora atua no teatro, na peça Galaxy Express 999~GALAXY OPERA~, baseada na obra de Leiji Matsumoto, e também na dublagem, no desenho Aikatsu Friends!, como Maika Chono.

O modelo foi  comercializado de forma exclusiva pelo site da Bandai por tempo limitado. Houve vários relatos de exemplares defeituosos, que se quebravam com facilidade, além de falhas no projeto. Por isso tive bastante medo de abrir o meu.

O conteúdo da caixa. Vem com um grande número de mãos intercambiáveis e peças de expressão (embora isso não seja nem metade das caras e bocas que ela faz no desenho).

Também está incluída uma peça de efeito, assim como um pedaço do suporte para o golpe especial grupal, o Swee Two Onederful A La Mode. O resto das peças virá com cada personagem.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Agora a Bandai  tem as manhas de arrancar a personagem da tela da TV e representá-la em uma figura. O visual parece ser genérico, mas na verdade é muito bem pensado, combinando bem os elementos de "coelho", "bolo de morango" e "confeiteira".

Close do rosto. Ficou bem fiel ao estilo da desenhista Marie Ino. O sorriso é com  a boca fechada, mas os grandes olhos transmitem  a energia da personagem.

A expressão "2" é com uma piscadela. Uma pena que não tem a língua de fora do lado da boca, como ela faz na cena de transformação, e que é um de seus maiores charmes.

A expressão "3" é com um sorriso aberto, condizente com a personagem. Ao menos na fachada.

A expressão "4" seria usada para lutas, mas a boca tem um sorriso, o que parece mais com Ichika confiante.

A franja é bem representada, com a testa larga.

As enormes orelhas de coelho. Uma delas é dobrada para ficar mais simpática, de acordo com o diretor Kouhei Kureta. Na figura elas são feitas de material leve. Mas existem relatos de exemplares em que as orelhas vêm quebradas na base, mesmo dentro da caixa.

Detalhe da tiara (que eu nunca tinha notado) e do enorme enfeite em forma de bolo de morango (que eu notei e me chamou mais a atenção). O morango é bem feitinho, até com os furinhos.

As costeletas características da Cure Whip. Os brincos têm o formato de pompons, como uma cauda de coelho.

Os enormes rabos de cavalo, feitos de material leve. Existem várias personagens com orelhas de coelho com  esse penteado, mas Ichika tem um diferencial: eles têm o formato de pés de coelho, enquanto em outras personagens é mais simples.

A parte de trás do cabelo tem as divisórias e as linhas convergentes para os rabos de cavalo (pés de coelho?).

O pescoço tem uma gargantilha, serrilhada na parte de baixo.

O vestido lembra um avental de confeiteira. O enorme broche em formato  de morango  chama a atenção, assim como o laço de fita.

As mangas têm o formato de pufes, que também lembram chantili, um dos motivos da Cure Whip.

As luvas têm os pompons, que também lembram chantili.

A saia lembra um pudim de morango cobrindo o avental de confeiteira.

A cauda, elemento comum a todas as PreALa, parece uma daquela decorações feitas de chantili.

O estojo para guardar o item de transformação, o Sweets Pact.

A parte de baixo da saia seria coberta por babados, mas para dar um pouco mais de movimentação para as pernas existe um espaço maior.

As pernas seguem o padrão da linha, com joelhos e panturrilhas definidos.

As botas são bem interessantes, com o formato de pés de coelho. Tem salto alto, mas o solado é grosso e com isso a figura consegue ficar estável.


3. Articulações


O pescoço tem uma boa gama de movimentos. Mas se exagerar, a cabeça acaba escapando.

As orelhas são presas por conexões esféricas, que permitem certa mobilidade. Mas mais uma vez é preciso tomar cuidado, caso o exemplar seja um "azarado". Felizmente o meu não é...

Os rabos de cavalo possuem articulações multidirecionais na base. Se movem bem, mas sinto que são um tanto frágeis.

Os braços têm boa mobilidade, mas exigem um pouco de estudo e MUITA delicadeza para mover.

Os ombros são presos apenas por um pino e não são extensíveis. Isso dá uma gama maior de movimentação, mas é preciso cuidado para não quebrar. No meu exemplar, o esquerdo escapa com facilidade.

Os pulsos têm boa mobilidade, embora no meu exemplar seja um pouco duro de girar na ligação com o braço. Por isso tento não forçar.

O tronco tem boa mobilidade. É só que a articulação da cintura fica debaixo da saia e por isso é um pouco difícil de manipular no começo.

A abertura das pernas é um tanto limitada.

Isso é devido à interferência das partes que representam babados.

Os joelhos se dobram bem, mas a figura não consegue se ajoelhar. Existem  articulações multidirecionais nos tornozelos, mas no meu exemplar eles não giram na ligação com o pé.


4. Acessórios


O número  de mãos intercambiáveis é bem grande. É só que os conectores são MUITO apertados e tentar tirá-los pode incorrer em quebra. O mesmo se aplica ao par que vem na figura de fábrica. Já li muitos relatos de gente quebrando a articulação do pulso ao tentar fazer a troca.

Sendo assim, é preciso fazer um procedimento  especial. Primeiro é usar um secador de cabelo para aquecer as mãos de modo que o material fique mole. Com isso fica mais fácil de tirar. Esse procedimento deve ser feito na figura também.

Daí é usar uma broquinha de 2mm para alargar a entrada do conector. Não é preciso ir muito fundo e só é necessária uma voltinha. Exagerar pode fazer com que a mão fique frouxa demais.

O negócio é fazer com que se sinta um "clique" ao se conectar a mão. Se sentir muita resistência, pare imediatamente. Se tudo for feito corretamente, esta falha de projeto será sanada. Mesmo assim é preciso muito cuidado para se fazer as trocas.


Está incluída esta peça que representa o item de transformação, o Sweets Pact. Ele é detalhado na medida do possível, com todas as cores e com relevos. 

A parte de dentro é bem feita, com o espelhinho em pintura metálica e uma protuberância rosa que lembra o Animal Sweets (não removível).

No fundo existe um  conector para uma mão específica. Não fica muito firme, mas é melhor do que não ter.

E ainda, existe um espaço para se usar o MazeMaze Bou (bastonete de misturar), que é fixo em outra mão.

Esta peça representa o Candy Rod, item de reforço das Cures que surge no episódio 11. A partir daí elas usam ataques individuais diferenciados e o golpe em conjunto.

No cabo existe esta parte que lembra uma decoração em chantili.

A fita do cabo é rosa, a cor-símbolo de Ichika. O globo, de material transparente, é onde se armazenaria a energia KiraKiral.

A ponta é feita de material transparente, com o formato de uma estrela rosa. Assim como no laço de fita, a cor varia de acordo com a Cure. Os botões são representados por pinturas.

O bastão pode ser segurado por uma mão específica.

Está incluída uma mini-figura da mascote Pekorin, que Ichika encontra no primeiro capítulo. Fala terminando suas frases com "-peko". Ela morava no Monte Ichigoyama com outros Mascotes e fazia doces lá, sob a tutela do Mestre Ancião. Mas um dia, o local foi atacado e houve uma grande explosão que espalhou os Mascotes e fez com que o Mestre Ancião perdesse seu corpo (ele não morreu-jaba). Pekorin tem certa habilidade com confeitaria e dá dicas a Ichika no primeiro capítulo, mas suas técnicas ainda não são perfeitas. E dizem que uma Mascote que atinge um  certo nível em confeitaria consegue se tornar humana.

Pekorin foi interpretada pela veterana Mika Kanai, que atua desde os anos 1990 fazendo várias protagonistas como Wapiko em Kingyo Chuuihou! e Yoko Tanaka em Idol Tenshi Youkoso Yoko e Kyouko Misaki/Suchi Pie no jogo Idol Janshi Suchie Pie. Ela também faz personagens mais caladas como Tifa em Gundam X e Vanilla em Galaxy Angel, em que ela ainda interpretou o inoportuno mascote(?) Normad. Ela também é a dubladora da boneca Licca-chan, da Takara Tomy.

Close do rosto. As enormes bochechas foram bem  representadas e a tampografia dos olhos é fiel. Mas faltou pintar  o nariz. E não foi só o meu exemplar.

O tufo de pelos do topo, amarrado com um enfeite com pintura metálica. O conceito de Pekorin é ser um "Mascote dos Doces" e por isso essa parte lembra uma decoração em chantili.

As orelhas, que nos conceitos e no brinquedo mudariam de cor de acordo com o estado de espírito de Pekorin. Obviamente essa característica não pôde ser reproduzida na figura, ao menos não com as técnicas e tecnologias atuais. Mas a modelagem compensa.

O enorme babador com o símbolo de um garfo e uma colher. É inesperadamente bem modelado, com babados  e o nó na parte de trás.

Pekorin é descrita como uma mascote rechonchuda e isso é representado na figura, com um corpo bem redondo. De acordo com as informações iniciais, ela tentaria lutar, mas seria repelida pelo inimigo e quicaria como uma bola de borracha, mas felizmente isso nunca chegou a acontecer no desenho.

A cauda lembra o de um cachorro. Pekorin também imitaria cachorros e gatos, mas ela só fez isso uma vez no desenho.

Está incluído um suporte para representar Pekorin flutuando.

A conexão é esférica e um pouco dura de colocar. É preciso cuidado, pois o material do suporte é frágil.

Com isso ela fica mais ou menos na altura da Ichika.

O pescoço pode ser girado. E só.

A base com suporte personalizada, que vem com todas as Cures da linha, com o símbolo de PreALa e o nome da personagem.

Está incluído outro suporte nesse formato, mas sem nada escrito.

Ele é para ser usado no suporte para o golpe especial Swee Two Onederful A La Mode.

E esta é a peça de efeito, feita em plástico fino, que representaria a parte de Ichika.

Existem vários conectores no corpo do suporte, mas colocar encaixar neles pode danificar a peça.

O único conector que parece viável é um que fica no topo.

Ficaria algo assim e talvez seja isso mesmo. O suporte não é nem mesmo mencionado no folheto de instruções. Outras peças do suporte virão com a Akira/Cure Chocolat e talvez com isso dê para ver do que se trata.


5. Ação


- CURE A LA MODE! DECORATION!

- Shortcake!

- Energia e Sorriso! LET' S LA! MAZEMAZE!

- CURE WHIP!


- Pronta para servir!
De acordo com o diretor Kouhei Kureta, na hora da transformação é feita uma mistura de dois elementos: um que a personagem já tem e outro que ela busca. No caso de Ichika, ela já tem a Energia e busca o Sorriso, o que significa que ela tenta se manter alegre.

No Cana Oficial do YouTube tem a cena de transformação completa. Tentei imitar, mas... Aqui para comparação. Fiz o que eu pude...

Uma habilidade que Ichika ganha ao se tornar Precure é a de dar saltos como um coelho. É só que na primeira vez em que faz isso, ela perde o controle do salto e acaba indo mais alto do que esperava.

- Ichika! O que você está fazendo aqui?
- Oi, Riku. Perdi o controle do pulo e vim parar aqui!
- Que coincidência! Eu também!
- Er, Riku? Só uma pergunta. Coelho voa?
- Que eu saiba não.

- Eu devia saber! AAAAIIIII!!!
- ICHIKA!

Outra habilidade do coelho que Ichika ganha é de audição ampliada. Com isso ela consegue perceber de onde vem um ataque e desviar. Foi assim que ela pôde vencer o primeiro inimigo, que era forte e usava supervelocidade.

- KIRA KIRA KIRALUN! KIRAKIRAL!

No começo, Ichika não tinha um golpe especial definido e usava a Cream Energy do Sweets Pact para cobrir o inimigo de creme e purificá-lo. Nessa hora ela usava essa palavra que aprendeu com Pekorin que deixaria os doces mais gostosos.

- KIRAKIRA KIRALUN!

- WHIP!

- DECORATION!
Mais tarde ela consegue o Candy Rod e com isso um golpe individual, o Whip Decoration.

Uma das inovações de PreALa foi a de abolir o combate corpo-a-corpo e trocar por lutas usando rajadas de energia (o Cream Energy), que ora podem ser usadas para prender o inimigo ou para sufocá-lo com creme neutralizar o KiraKiral das Trevas que o envolve.

Em PreALa, o KiraKiral das Trevas faz com que os inimigos sejam invulneráveis a ataques físicos. Só ataques com KiraKiral funcionam com eles. Como este chute envolvido em creme que Ichika usa no 2º episódio (chamo de Creamson Smash). Mas era mais usada a "artilharia" mesmo.

- Oba! Eu agora sou uma Confeiteira Lendária! Isso quer dizer que eu posso fazer e comer os doces que eu quiser!
- Ih, não é assim não-peko!
Ichika se empolga e aceita ser a Cure Whip só por isso. É só que Precure até podem ser Meninas Mágicas, mas para realizar seus sonhos, elas têm que ralar...

- Let´s La Cooking!
Para isso, Ichika vai ter que aprender a fazer os doces com suas próprias mãos.

- Tive uma ideia brilhosa! Cupcake de Urso! Pronto para servir!
Ichika é atrapalhada e sempre acaba errando, por não ler algo importante na receita. Mas sempre tem uma boa ideia para fazer decorações de animais nos doces e deixá-los mais gostosos.

Pekorin também pratica para melhorar suas técnicas. E ela tenta várias vezes fazer o Pekorin Donuts, que tem o formato dela.

Segundo o Compositor de Série Jin Tanaka, a razão pela qual um dos motivos da Cure Whip é o coelho é que no Japão esse animal tem fama de sempre se sentir sozinho. Como Ichika às vezes. E tem outras ocasiões em que ela fracassa.

- O meu KiraKiral é da marca Ichika! Que não tem prazo de validade!
Mesmo assim ela não desiste e levanta mais uma vez para conquistar seu objetivo.

- Como dissestes?! Riku, você é Ultraman?!
- E você que é Precure, Ichika?
Ichika usa bastante expressão corporal para trejeitos cômicos. E ela não faz isso de propósito. É algo natural.
Nessa hora ela diz なんですと?!(Nandesuto?!, algo como "como dissestes?!"). Às vezes Ichika fala como um personagem de filme de samurai.

- GWEH!!!

- 😫
No começo de cada episódio, Ichika é lançada(?) do logo do desenho e acaba trombando na tela da TV (a "quarta parede").

- Eu sou Ichika Usami! Sou uma estudante do 2º Ano do Ginásio e adoro doces!
Mesmo assim ela se recupera e faz a auto-apresentação.

- Ai, mas isso dói mesmo...😣
- Ichika! Está tudo bem-peko?
- Não se esforce muito, Ichika!

Uma vez comentei que ela se parece com a Rabi En Rose de Di Gi Charat, mas vendo bem as duas são bem diferentes.

- Queijo... Pecorino...
- Ai, eu não sou de comer-peko!
"Pekorin" viria de お腹ペコペコ ("Onaka Peko Peko", um jeito de dizer que está com fome em japonês). Não é informação confirmada, mas sinto que outro motivo desse nome é o queijo pecorino.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Whip, feita pela Bandai. A modelagem é excelente, mas infelizmente ela apresenta sérias falhas no controle de qualidade e no projeto. Ela se move bem, na medida do possível, mas poderia ter algumas melhorias, como articulações extensíveis nos ombros e nas coxas. E também deveriam ter dado um jeito de diminuir mais a interferência dos adereços das pernas. Outro problema é o diâmetro do espaço para o conector nas mãos, que é pequeno demais, o que aumenta o risco de quebra. Soube ainda de vários exemplares que vieram quebrados logo dentro da caixa ou por pouco uso. E esses relatos vieram de gente experiente no manuseio destas figuras, então não foi descuido ou inépcia. Considerando que se trata de um produto de venda exclusiva, isso é inaceitável. Felizmente escapei ileso, ao menos por enquanto, e graças às dicas de outras pessoas, não quebrei os pulsos da minha. Agradeço muito a eles e sinto por terem  se sacrificado. Felizmente, o SAC da Bandai funciona bem no Japão e pelo visto todos tiveram uma reposição. Só que quem morar fora desse país (eu, por exemplo) deve ficar com o espírito preparado.

Não tem muito a ver com a figura, mais uma vez digo que o visual foi muito bem pensado por Marie Ino, misturando os elementos de um coelho com um bolo de morango e mais uma confeiteira. Foi algo genial, visto que são três coisas que dificilmente alguém associaria. Relacionar o rabo de coelho com chantili e desenhar os rabos de cavalo no formato de pés de coelhos me surpreendeu. Essa capacidade de associação é impressionante e é um dos grandes atrativos do desenho.





- Então, Shinjiro. Até existem relatos de seres estranhos por aqui, sim. Lá no Monte Ichigoyama.
- Beleza! Obrigado, Riku!
Em PreALa, os Mascotes não vivem em outro mundo, mas em montanhas, longe dos seres humanos.
Obs.: todos na foto estariam em suas formas humanas/sem armadura/destransformados.

Na verdade, na próxima semana ia ser a continuação da Fotoestória acima, com o Riku e a Ichika. Mas aparentemente a minha brincadeira no Twitter saiu do meu controle e por isso vou ter que adiantar a apresentação do Build. Agora como eu vou fazer a cena de transformação...? 😵

2 comentários:

  1. Show de review!

    Essa personagem parece bem divertida, essa de falar como samurai deve ser boa hehehe! É interessante como uma personagem que parece bem bobinha também tem seu drama, sentir falta da mãe é algo que deve ser duro para alguém tão novo, uma mensagem que parte da audiência infantil deve se identificar, ainda mais nos dias atuais onde realmente as mulheres têm mais destaque na sociedade e mais mães acabam ficando menos tempo em casa.

    Putz, relatos de figuras defeituosas? Tenso isso, ainda mais se tratando de uma figura exclusiva! Ainda bem que a sua chegou intacta, seria triste uma figura tão legal e simpática estar danificada.
    Adorei o visual dela! Os olhos são bem expressivos, e as botas estilo pés de coelho são bem estilosas. Não tinha percebido que os rabos de cavalo têm formas de pés de coelhos, interessante esse detalhe. Essa saia de pudim é bem charmosa, tem até a gota de chantili! Ah, eu jurava que o item de transformação seria um cupcake! Se bem que se fechar o Sweet Pact acho que deve ficar parecendo um cupcake mesmo.

    A Pekorin é bonitinha, legal que já vem com um babador, parece que tá pronta pra comer uns bolinhos hehe.

    Fiquei curioso pra ver como fica esse item "secreto" completo, pois olhando assim não faço ideia do que se trata. Estranho incluírem assim do nada, mas tudo bem né, quanto mais coisa vier com a figura, melhor XD

    Legal a sequência de transformação, a linguinha é basicamente a representação da vontade de comer um bolinho hehehe.

    Essa dos conectores apertados é complicada, estou para fazer um "mexe" nas mãos de umas figuras também. Essa ideia da broca é boa, quando sobrar um tempinho vou tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Para mostrar que Precure não é nenhum mar de rosas. Mesmo que a protagonista se vista de rosa, pareça ser boba e seja tão estabanada...

      Tive muita sorte desta vez. O medo que me deu ao ler os relatos... e o pacote já estava vindo para cá. Eu não ia cancelar, mas fiquei imaginando mil e um meios de resolver se algo desse errado. Felizmente no meu caso foi só o problema dos pulsos. E recomendo usar a broca, sim. Mas é preciso cuidado. Se alargar muito, daí pode até inutilizar a mão da figura.

      Eu quero só ver se vou ter espaço para expor as PreALa com o efeito completo. O treco é enorme! Tem uma foto na página da Bandai e vai ser bem trabalhoso apresentar isso.

      E eu tinha que colocar a linguinha... Sem isso não é a Ichika. Não ficou muito caprichado, mas tentei. E o sentido do olho fechado na verdade seria ao contrário.

      Eu só notei essa dos cabelos terem o formato de pés de coelho ao mexer na figura. E quanto mais manipulava, ia percebendo mais e mais detalhes. Essa foi de tirar o chapéu. Mas as outras meninas não ficam atrás. A Gelato já arrebatou um monte de fãs novos com aquele visual selvagem.

      Pekorin foi material para piadas entre os fãs na época. Até eu achava meio esquisito o visual. Mas depois fui percebendo que era bonitinha, sim. E aí veio o episódio em que ela era a protagonista...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html