Saudações.
Desta vez vou falar da versão figma da Miku Hatsune vestida como uma Miko, com motivos de um grou japonês, feita pela Max Factory.
1. Informações
Desta vez vou falar da versão figma da Miku Hatsune vestida como uma Miko, com motivos de um grou japonês, feita pela Max Factory.
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação
1. Informações
Além da versão Nendoroid também foi disponibilizada a figma, com proporções naturais da personagem.
O grou japonês é uma das aves que representam o Japão. Existem várias lendas, sendo que a mais famosa é 鶴の恩返し (Tsuru no Ongaeshi, algo como "A Retribuição do Grou"). Um velhinho salva um grou de uma armadilha. Mais tarde, uma jovem aparece em sua casa pedindo hospedagem e materiais de tecelagem. Ela então se fecha em um quarto, com a condição de que não espiem o que ela está fazendo. No dia seguinte, ela entrega um tecido lindíssimo que é vendido a altos preços pelo velhinho e sua mulher. A jovem produz mais e mais peças de tecido, que são comercializados e com isso os velhinhos conseguiram muio dinheiro. Mas eles ficaram intrigados com como a jovem produzia esses tecidos e resolveram espioná-la, contrariando seu pedido. Eles então viram que a jovem era o grou que o velhinho salvou e usava suas belas penas para fazer os tecidos. Ao ser vista totalmente despenada, a ave ficou envergonhada e foi embora para sempre.
Uma variação desta lenda seria 鶴女房 (Tsuru Nyobo, a "Esposa Grou"), sendo que ao invés de um velhinho, quem salva a ave é um homem jovem, que se casa com a garota. Mas acaba incorrendo no mesmo erro e perde sua mulher.
Essa lenda tem muitas outras variantes em que é imposta uma proibição, que é quebrada. Outra lenda que segue essa linha é o da Yuki Onna, ou "A Mulher de Neve".
2. Modelagem
3. Articulações
Os pés podem ser posicionados para terem uma área de contato maior com o solo. Mas exigem certa prática.
4. Acessórios
O chocalho é altamente detalhado, com os quinze guizos e a ponta com o formato de um cristal de gelo.
5. Ação
O estudioso Lafcadio Hearn (Yakumo Koizumi) fala um pouco da Miko Kagura ou Miko Mai.
"O Sacerdote faz mais um sinal e ela se levanta. Essa jovem de vestes brancas como a neve é uma virgem Miko."
"Na mesa há um curioso objeto, com o formato de um galho de árvore, com vários pequenos guizos. A Miko, ao pegar o estranho artefato, começa a dançar a Kagura Mai."
"É uma dança que eu nunca tinha visto na minha vida. Cada um de seus movimentos é como uma poesia."
"Isso é porque a pessoa que dança exala grande elegância."
"Mas esses movimentos não podem ser descritos exatamente como o que nós ocidentais chamamos de "dança". De fato, são movimentos executados enquanto se anda rapidamente dentro de um círculo."
"A cada passo executado, ela balança o estranho artefato citado. E nisso, os pequenos guizos emitem sons característicos."
"O rosto da Miko lembra uma bela máscara que não move um músculo. Lindo e tranquilo, como o rosto de uma divindade Kannon imersa em sonhos."
"A vestimenta branca como a neve, o corpo branco e o rosto tranquilo, esses três elementos se combinam e fazem com que ela se pareça não como uma donzela japonesa comum, mas com uma escultura viva."
"O que eu vi nessa hora foi uma dança chamada Miko Mai."
Tão fascinado ficou Lafcadio Hearn que ele nunca mais se esqueceu daqueles movimentos com "passos silenciosos como os de um fantasma".
Mais algumas com o Gohei e Rabbit Yukine.
Junto com a versão Nendoroid.
Ao menos em teoria dá para colocar a figma na base-diorama, mas não fica muito bem.
Dá para usar alguns acessórios da versão Nendoroid. O Oridzuru pode ser colocado nas mãos espalmadas.
Algum ritual misterioso? Fazer esses Tsuru de asas dadas usando uma só folha de papel é bem trabalhoso...
Ela até consegue segurar a vassoura, mas fica muito curta.
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação
1. Informações
Além da versão Nendoroid também foi disponibilizada a figma, com proporções naturais da personagem.
O grou japonês é uma das aves que representam o Japão. Existem várias lendas, sendo que a mais famosa é 鶴の恩返し (Tsuru no Ongaeshi, algo como "A Retribuição do Grou"). Um velhinho salva um grou de uma armadilha. Mais tarde, uma jovem aparece em sua casa pedindo hospedagem e materiais de tecelagem. Ela então se fecha em um quarto, com a condição de que não espiem o que ela está fazendo. No dia seguinte, ela entrega um tecido lindíssimo que é vendido a altos preços pelo velhinho e sua mulher. A jovem produz mais e mais peças de tecido, que são comercializados e com isso os velhinhos conseguiram muio dinheiro. Mas eles ficaram intrigados com como a jovem produzia esses tecidos e resolveram espioná-la, contrariando seu pedido. Eles então viram que a jovem era o grou que o velhinho salvou e usava suas belas penas para fazer os tecidos. Ao ser vista totalmente despenada, a ave ficou envergonhada e foi embora para sempre.
Uma variação desta lenda seria 鶴女房 (Tsuru Nyobo, a "Esposa Grou"), sendo que ao invés de um velhinho, quem salva a ave é um homem jovem, que se casa com a garota. Mas acaba incorrendo no mesmo erro e perde sua mulher.
Essa lenda tem muitas outras variantes em que é imposta uma proibição, que é quebrada. Outra lenda que segue essa linha é o da Yuki Onna, ou "A Mulher de Neve".
A caixa não é tão luxuosa quanto a versão Nendoroid, mas o logo é bem pensado, com o formato de um grou no "S".
A parte de dentro é muito bonita, com a decoração de um grou formado por vários cordões.
2. Modelagem
Visão de corpo inteiro. Nas proporções naturais, ela ficou bem próxima da ave.
Close do rosto. A Nendoroid era fofinha, mas a figma é bela. Ela tem a maquiagem nas pálpebras direitinho.
A expressão 2, com um sorriso levemente aberto e o olhar voltado para o lado. Mas oposto ao da Nendoroid.
A expressão 3 é com os olhos fechados. Desta vez optou-se por usar as mesmas da Nendoroid.
O enfeito do cabelo, com notas musicais e flores. É menos detalhado que a Nendoroid, devido ao tamanho da cabeça, que é (muito) menor.
O outro lado da franja tem as estampas de cristais de gelo.
A franja "Saaya" (a partir de agora chamo assim), com um tufo de cabelos na frente da testa.
Os adornos dos rabos-de-cavalo, nas cores do grou japonês.
Os cabelos são translúcidos, parecendo cristais. Mais uma vez, esse é uma característica que funciona com seres não-humanos como a Miku.
Detalhe do capuz. Desta vez foi colocada pintura que lembra a parte de cima, com motivos da ave.
O corpo é coberto pela Chihaya, o traje cerimonial das Miko.
O cordão da Chihaya, com vários laços.
Na parte de trás tem esse espaço, seguindo os conceitos.
A parte de trás, com estampas de cristais de gelo, lembra a cauda do grou. Essa parte não é feita de material maleável.
As enormes mangas, que lembram as asas da ave.
A saia por baixo. Vendo bem agora existem estampas de lua crescente e minguante também.
A chamada "Zona Absoluta". Não tinha notado na Nendroid, mas os meiões têm tamanhos diferentes.
As pernas das figma têm o formato semelhante ao de aves e é essa parte que faz com que ela se aproxime do motivo original.
Está incluída uma cabeça extra para representar a Miku com o capuz. A parte da frente não é feita de material maleável, então a troca deve ser feita com cuidado.
e não se pode esquecer de tirar a peça do pescoço. Desta vez a diferença de tamanho não é tão grande.
O capuz tem várias travas e por isso a cabeça fica totalmente imobilizada.
A cabeça com o capuz.
Obviamente é possível usar as outras expressões também.
É preciso usar os rabos-de-cavalo da cabeça que vem de fábrica. A substituição é fácil, mas é preciso ter em mente que se deve puxar de modo que fique bem reto.
3. Articulações
A cabeça se move bem.
Os rabos-de-cavalo ficam em articulações multidirecionais e podem ser posicionados em vários ângulos.
Eles também podem ser girados, no pino que liga ao adorno.
Os braços sofrem certa interferência devido à modelagem.
No meu exemplar o ombro direito não se fecha completamente e por isso fica desse jeito, como se estivesse deslocado.
Deveria ficar assim, como no ombro esquerdo.
O braço pode ser girado para dentro na ligação da articulação do cotovelo com o antebraço.
Existem articulações nas mangas, de modo que elas acompanhem o movimento dos braços, sofrendo os efeitos da gravidade. Existem quebras de linhas, mas isso não tem outro jeito.
Afastando um pouco a câmera.
Os pulsos têm articulações multidirecionais, mas às vezes a capa do dorso da mão não acompanha os movimentos.
Ela até é uma peça separada, mas requer um pouco de paciência para reposicionar.
A articulação do tronco é só este pino, com uma conexão esférica na cintura.
Mesmo assim consegue se mover bem.
As pernas têm uma boa abertura.
Sistema de articulação das pernas. Pena que ela não se ajoelha direito, devido à falta de flexibilidade no tronco.
Os pés podem ser posicionados para terem uma área de contato maior com o solo. Mas exigem certa prática.
4. Acessórios
Os pares de mãos incluídos. Um bom número.
O Kagura Suzu, chocalho cerimonial usado no Miko Kagura.
As fitas desta vez são não são de tecido ou cordas, mas tem as cinco cores direitinho.
O chocalho é altamente detalhado, com os quinze guizos e a ponta com o formato de um cristal de gelo.
A versão Nendoroid é mais simplificada.
Cada secção de guizos gira de forma independente.
O cabo é removível.
Com isso dá para colocar na mão específica de segurar. Mas é um pouco duro no começo e é preciso cuidado para não romper a parte das fitas, que é fina.
O leque de madeira Hiougi.
Ele pode ser colocado facilmente no par de mãos específicas.
Esta peça representa um Tamagushi, feito de um ramo de Sakaki, árvore sagrada no xintoísmo, e usado em rituais.
Está incluído um bastão Gohei (ou Nusa) para a Miku.
Os dois artefatos podem ser segurados pelas mesmas mãos.
Estão incluídas estas duas metades da Chihaya, intercambiáveis com a que vem com a figura desde o começo.
E também esta peça intercambiável com as pernas dobradas.
É preciso fazer várias trocas, mas é mais fácil do que parece.
Com isso é possível representar Miku ajoelhada.
Com isso é possível representar Miku ajoelhada.
As dobras são bem caprichadas e as peças são feitas de material maleável.
E está incluída uma mini-figura do Mascote Rabbit Yukine.
Close do rosto, com o focinho cinzento característico.
As pontas das orelhas têm pinturas, se alinhando com a roupa da Miku.
O capuz tem mais detalhes que a versão Nendoroid. Tem até a parte vermelha no topo. Mas não está incluída uma cabeça com o capuz.
Detalhe da cauda, com ornamentos de motivos xintoístas.
Esta figura também segura um Gohei.
Comparação com a versão Nendoroid. O tamanho é o mesmo, mas a versão figma é mais magra e tem mais detalhes.
Também estão incluídos o invólucro com fecho e a base com suporte padrões de todas as figma.
Assim como uma articulação reserva para o pulso, em uma cor rara.
Também estão incluídos o invólucro com fecho e a base com suporte padrões de todas as figma.
Assim como uma articulação reserva para o pulso, em uma cor rara.
5. Ação
O estudioso Lafcadio Hearn (Yakumo Koizumi) fala um pouco da Miko Kagura ou Miko Mai.
"O Sacerdote faz mais um sinal e ela se levanta. Essa jovem de vestes brancas como a neve é uma virgem Miko."
"Na mesa há um curioso objeto, com o formato de um galho de árvore, com vários pequenos guizos. A Miko, ao pegar o estranho artefato, começa a dançar a Kagura Mai."
"É uma dança que eu nunca tinha visto na minha vida. Cada um de seus movimentos é como uma poesia."
"Isso é porque a pessoa que dança exala grande elegância."
"Mas esses movimentos não podem ser descritos exatamente como o que nós ocidentais chamamos de "dança". De fato, são movimentos executados enquanto se anda rapidamente dentro de um círculo."
"A cada passo executado, ela balança o estranho artefato citado. E nisso, os pequenos guizos emitem sons característicos."
"O rosto da Miko lembra uma bela máscara que não move um músculo. Lindo e tranquilo, como o rosto de uma divindade Kannon imersa em sonhos."
"A vestimenta branca como a neve, o corpo branco e o rosto tranquilo, esses três elementos se combinam e fazem com que ela se pareça não como uma donzela japonesa comum, mas com uma escultura viva."
"O que eu vi nessa hora foi uma dança chamada Miko Mai."
Tão fascinado ficou Lafcadio Hearn que ele nunca mais se esqueceu daqueles movimentos com "passos silenciosos como os de um fantasma".
Mais algumas com o Gohei e Rabbit Yukine.
Junto com a versão Nendoroid.
Ao menos em teoria dá para colocar a figma na base-diorama, mas não fica muito bem.
Dá para usar alguns acessórios da versão Nendoroid. O Oridzuru pode ser colocado nas mãos espalmadas.
Algum ritual misterioso? Fazer esses Tsuru de asas dadas usando uma só folha de papel é bem trabalhoso...
Ela até consegue segurar a vassoura, mas fica muito curta.
E esta foi a apresentação da versão figma da Snow Miku de 2018, feita pela Max Factory. O visual original foi feito para Nendoroid, mas também funciona no formato figma em proporções naturais. E dá para representar melhor a Miko Kagura, usando as articulações, já que a Nendoroid só tinha braços em posições fixas. As articulações nas mangas foram bem pensadas e com elas dá para fazer várias outras poses de dança cerimonial. Só tem aquele defeito no meu exemplar, na articulação do ombro que incomoda um pouco. Mesmo assim é uma belíssima figura. Esse visual com motivos xintoístas foi o que me convenceu a comprar este modelo.
O episódio 30 de Ultraman Leo foi baseado na lenda japonesa d'A Retribuição do Grou. Nesse capítulo, o Alien Magma tenta forçar a Grou Espacial Rolan a se casar com ele.
- He he! Agora você vai ser a minha noiva!
- Não! Eu não quero! Eu já sou...
- Não! Eu não quero! Eu já sou...
- SONIC WAVE BLASTER!!!
- Hein?
- AAAAUGH!!!
- Srtª. Miku, você está bem?
- Obrigada, Sr. Ultraman Leo!
- Ué? Mas eu não fiz nada! Cheguei agora!
- Então quem foi...
- (Não gosto de lutar e muito menos de machucar as pessoas. Mas não posso permitir que façam mal a Miku.)
Olá Usys!
ResponderExcluirBelas fotos! A figure apresenta detalhes surpreendentes, na região principalmente da face imitando maquiagem nos olhos.
Parabenizo pela compra e estou ansiosa para ver novas postagens!
Abraços!
Obrigado, Melissa!
ExcluirNesses últimos tempos o ritmo tem diminuído, mas vou ver se trago mais coisas. Principalmente para o mês que vem, que é comemorativo.
Uia, já está com a versão figma em mãos também! Realmente, essa é mais focada na beleza e elegância, e ficou ótima.
ResponderExcluirGosto dos rostos, essa maquiagem ficou bem bonita, e bem interessante os detalhes de cristais de gelo nos olhos, na figma como o brilho dos olhos é menor esse detalhe se destaca mais.
Na Nendoroid eu não tinha percebido essas luas na saia, bem bacana. Estranho a Nendoroid não ter isso das meias de tamanho diferente, será que testaram e não ficou bom ou simplesmente esqueceram?
O capuz chama bastante atenção, tem um design bem bonitinho, parece até um bichinho. Pior que me lembrou a Runa de Kakegurui, mas ainda bem que a pessoa que está por baixo do capuz não é uma capetinha hehehe.
Capricharam muito no chocalho, cada guizo é uma escultura minúscula incrível, e curti os detalhes dess cristal na ponta, algo incrível considerando o tamanho.
Eu não tinha pensado no quanto o rosto de olhos fechados funciona bem para poses de dança até ver a sequência de fotos. Agora tenho certeza que esse rosto funciona perfeitamente para essas poses! Ficaram ótimas!
Soundwave resiste, resiste, mas no fundo tem uma quedinha hehehe!
Obrigado, Ronin!
ExcluirA figma veio no mesmo pacote da Nendoroid, mas acabei apresentando separadamente. E essa ficou uma beleza! A figma tem detalhes que a Nendoroid não tem e vice-versa e isso é muito bom, para dar uma diferenciação.
Até onde eu sei a Miku ainda não foi chamada para fazer parte da comissão eleitoral do Colégio Hyakkaou. E ficar sob as ordens da Runa (que pode ser tão maligna quanto a Kirari) ia prejudicar a carreira dela. Embora eu sinta que ela seguiria as instruções sem questionar.
Durante o Miko Kagura, ela ficaria em transe durante a dança, então essa expressão é perfeita para isso. Pena que não deu para fazer muita coisa com as outras.
Soundwave resiste às investidas da Miku, acreditando que é para o bem dela. Mas ele vai intervir quando necessário, se aparecer um tarado ou um paparazzo.