domingo, 24 de março de 2019

Divagações: Sobre Danças e Super Heróis

Saudações.

Desta vez vou falar um pouco sobre o uso extensivo da dança em vários seriados de super heróis japoneses. Não pretendo chegar a conclusões ou dar uma resposta definitiva para o assunto, mas sim fazer um apanhado e tentar entender.




Nesses últimos anos tem sido muito usadas danças no encerramento das séries Super Sentai. Pensei "O que heróis têm a ver com dança? Por que colocá-los dançando?" E vejo que elas fazem sucesso, pois as crianças fazem de tudo para aprender os passos e até existem livros ensinando, o que engorda as receitas da Toei. E também estão disponíveis vídeos instrutivos no Canal Oficial no YouTube.



No começo estranhei, afinal isso era uma coisa que não tinha antigamente e resolvi investigar. Encontrei parte da resposta na entrevista de Atsutoshi Umezawa, que assumiu as séries Precure a partir de 2009. Ele fez várias pesquisas e descobriu que havia um aspecto que diferenciava as crianças de agora das de antigamente: o gosto pela Dança. Sendo assim, ele decidiu incorporar esses elementos às séries Precure, usando vinhetas animadas com computação gráfica, para mostrar melhor os passos, e até mesmo pedindo permissão aos administradores de cinemas para permitir que as crianças pudessem dançar acompanhando as personagens em filmes. E todas as danças eram feitas por coreógrafos profissionais, como Ken Maeda.

Isso não era novidade. Há alguns anos esse recurso foi usado pela Tsuburaya Productions em um curta-metragem exibido com o segundo especial de cinema de Ultraman Cosmos de 2002, intitulado 新世紀ウルトラマン伝説 (Shinseiki ULTRAMAN Densetsu, algo como "Ultraman A Lenda do Novo Século") que intercalava cenas com os Heróis Ultra dançando. O impacto visual era forte, mas notei que a coreografia era bem feita, com referências aos movimentos dos Ultras e de alguns inimigos, como o Alien Baltan. E no final até havia uma parte com instruções de como fazer os passos. Tratava-se do "Ultraman Exercise", uma dança simples, desenvolvida de modo que qualquer criança poderia aprender. Isso teve boa aceitação pelo público infantil, e no ano seguinte foi feito o 新世紀2003ウルトラマン伝説 THE KING'S JUBILEE (Shinseiki 2003 ULTRAMAN Densetsu), com um torneio de dança em times comemorando o aniversário de trezentos mil anos do Ultraman King. E vieram muitos outros nessa modalidade 体操 (Taisou, "Exercício") ou "Exercise", praticados até hoje em shows e eventos como o Ultraman Festival.

Leo Taisou, com Leo, Astra e a campeã de Karatê Yuka Kobayashi.

As Séries Super Sentai passaram a adotar a dança de encerramento de forma mais ostensiva a partir de Dekaranger em 2004, com uma coreografia feita por uma profissional do ramo, Noriko Toyoda. Anteriormente, esse elemento já estava presente no especial de cinema de Hurricaneger, de 2002 e parcialmente em Abaranger, de 2003. Em Kakuranger, de 1994, essa dança era feita pelos vilões e em Megaranger houve um encerramento com os heróis dançando, limitado ao período de verão, remetendo ao tradicional Bon Odori. Ainda, há registros em Jetman, Dairanger e Sun Vulcan de danças na modalidade "Exercise" como a de Ultraman, com passos que remontam às poses dos heróis. E também em um episódio e na abertura do especial de cinema de Maskman são mostrados os heróis dançando.

A história da dança em programas de Super Heróis na verdade é mais antiga ainda. Lá no fim dos anos 1970, houve a ideia de se fazer um grupo de heróis que usavam esse elemento, o Battle Fever J. Tohru Hirayama fala um pouco desse seriado em sua autobiografia.

O renomado produtor teria se inspirado em Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite, no Brasil), que fez bastante sucesso também no Japão. Parte da ideia também veio de um trecho do romance literário Musashi, de Eiji Yoshikawa em que o divino espadachim Musashi Miyamoto se encontra com a cortesã Yoshino Dayuu. Musashi contempla a dança de Yoshino e percebe que ela era fluida e não deixava aberta nenhuma brecha. Exatamente como deveria ser a movimentação de um espadachim e que isso foi um dos elementos que ele usou para desenvolver seu estilo.

Mas Hirayama enfrentou oposição de seu superior Yoshinori Watanabe, que dizia que heróis não devem usar "algo tão mole quanto dança" para lutar, apesar de ter gostado da ideia de usar a palavra "Fever", pois estava na moda na época devido ao filme. Watanabe só permitiu prosseguir sob a condição de se tirar a dança da luta, o que teve de ser acatado. Com isso, segundo Hirayama, os movimentos ficaram confusos, sem sentido. E o produtor comenta que se lamentou, pois se tivesse insistido poderia ter descoberto novas possibilidades para as cenas de ação. Hirayama era um visionário, mas nem sempre era compreendido.

Battle Fever J

Mas o que explica o gosto pelas crianças de agora pela dança? Um fator é que em anos recentes aumentou o número de grupos artísticos que tem a dança, e não o canto, como principal atrativo, como o EXILE e mais tarde o AKB48. Eles fizeram um enorme sucesso entre os jovens e as crianças, que aprendem os passos imitando seus ídolos e isso perdura até hoje.

E ainda, jogos de dança como o Dance Dance Revolution ganharam destaque, atraindo o consumidor casual. No começo era com tapetes ou pisos sensores, que apenas captavam as posições dos pés, mas atualmente podem ser usados controles com câmeras para monitorar todo o corpo e com isso executar os passos com mais fidelidade. Esses jogos também tiveram bastante aceitação por parte dos jovens.

E a partir de 2012, a Dança se tornou parte do currículo obrigatório de Educação Física nas escolas do Japão (anúncio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia), junto com  as Artes Marciais. O objetivo da Dança seria o de estimular as capacidades de comunicação e de expressão corporal. O aluno pode escolher entre danças de "Estilo Livre", "Folclórica" e "Moderna". No começo houve alguns problemas, como a falta de profissionais capacitados, sendo que tinham casos de alunos saberem mais do que os professores sobre o assunto. Outro empecilho foram os critérios de avaliação a serem adotados, que seriam altamente subjetivos. Ainda, alguns alunos estranharam a implementação, especialmente os do Ginásio e do Colegial, mas no Primário teve boa aceitação.

Com tudo isso, percebo que as danças em programas de Super Heróis têm fundamento. Foi tudo dentro de um contexto para se adequar aos gostos das crianças de agora, que curtem a Dança. Como era nos antigos programas nos anos 1970 e 1980 em que, por exemplo, as canções eram bem próximas ao Pop e ao Rock japonês (antes de se chamarem J-Pop e J-Rock, respectivamente), e diferentes das dos anos 1960 que lembravam marchinhas ou canções infantis. Cada época tem seus elementos culturais, que se refletem nessas obras e a Dança é um deles. Não posso dizer que isso é bom e nem que é ruim. Apenas que entendi a situação e consigo aceitá-la melhor.

Keiichi Wada (Ryuranger), Teruaki Ogawa (Ninja Red), Masaru Shishido (Oh Red),
Kazuo Niibori (o dublê conhecido como "Red Guy") e Touta Tarumi (Red Flash)! Os veteranos também entram na dança!

11 comentários:

  1. Parabéns pela verdadeira aula. Realmente contexto histórico é tudo, e através do seu texto podemos compreender como a inclusão dessas danças nas séries se deu de forma orgânica.

    O fato é que sempre vamos incorrer no erro ao tentar comparar uma produção feita para o público de hoje com as de 20 ou 30 anos. As referências do público mudam, as técnicas de escrita, os recursos para fidelizar e manter o interesse do espectador...

    E é curioso como de qualquer forma Battle Fever acabou sendo associada à dança, mesmo que ela tenha sido mostrada em um pequeno trecho do primeiro episódio. Em muitas ocasiões que Battle Fever é referenciada esse aspecto é sempre destacado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo!

      Mas esta é só minha lição de casa. Quem me deu aulas foram os produtores Umezawa e Hirayama, que deixaram registrados os processos de criação. E de fato, a palavra-chave é essa: contexto. É preciso saber sobre as circunstâncias e os fatos da época e do lugar para se descobrir os motivos das coisas serem como são.

      Hirayama conta que filmou o primeiro capítulo e apresentou a Watanabe sem dizer como era e esse foi seu erro. Watanabe não gostou do que viu, ficou bravo e não era alguém que voltava atrás com facilidade. Por isso a dança ficou só no primeiro capítulo. Mesmo assim foi mantido o registro de que se tratava de um time de especialistas em dança na descrição e por isso também acredito que essa imagem pegou até os dias de hoje.

      Excluir
  2. Foi um ótimo texto! Aliás, acho que não comentei ainda aqui, né? Pois bem...

    Sabe, eu volta e meia menciono isso no Twitter, talvez tu tenha até visto em algum momento: eu acredito que, de todos as vertentes de heróis do tokusatsu, o Super Sentai é a que tem que priorizar a diversão das crianças, acima de tudo. É um produto pra elas e tem que focar nelas, primariamente. E realmente, a dança é algo lúdico e que empolga os pequenos. É algo que parece bobo pros mais velhos, mas é uma forma de expressão saudável e que nessa faixa etária elas adoram. A dança é uma das expressões mais antigas dos humanos, e que existe em diversas culturas da antiguidade espalhadas pelo planeta, mesmo sem contato. Por isso eu creio que ela pode ser uma forma universal de comunicação.

    E sendo assim, acho mais do que justo que as crianças tenham algum incentivo pra isso, mesmo que seja mais uma estratégia da Toei pra encher os bolsos com DVDs e DLCs de games de dança, acho que se as crianças estão saculejando e se divertindo, está mais do que correto. (e que os adeptos da politicalha que se explodam).

    Foi só os meus dois centavos sobre o tópico, mas estão aí. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rafael Soma!

      Dois centavos, não. São palavras de ouro puro!

      Realmente, Tohru Hirayama comenta que a dança é o princípio básico das cenas de ação. Acho que é bem por aí. E ainda, existem várias danças rituais para invocar os poderes das divindades. Com isso a gente vê que a dança é um elemento importante para as culturas humanas. E a comunicação é o intento do governo japonês ao implantar no currículo obrigatório.

      O produtor Takeyuki Suzuki comentou que Super Sentai provavelmente é a primeira série que um japonês vai ver na vida e por isso tem que ser atrativo para as crianças. É um ganha-ganha. As crianças se divertem e a Toei e a Tsuburaya recebem por isso. Não tem absolutamente nada de errado.

      Excluir
  3. Sem dúvidas, a dança que mais me cativou e que eu mais gosto é dos Kyuranger (Kyu Kyu Tama! Tama Tama Kyu Kyu). Foi também a única que eu me empenhei em decorar e repetir os movimentos em casa. hehehehehehe!

    Lembro muito bem da versão "Exercise" de Jetman (1991), ensinando alguns passos sob orientações da Rika Kishida (a Kaori / White Swan). A melhor coisa dessa vídeo, no entanto, é a cena em que o Yellow Owl simplesmente se atrapalha e tropeça em cena, sendo completamente ignorado pelos colegas e pela direção do vídeo, que utilizou a cena na versão definitiva como se nada tivesse acontecido: https://youtu.be/z1Vu3m_0odY?t=210

    Esse vídeo é MUITO engraçado!!! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      Eu gosto dessa de Kyuranger. Mas da primeira versão... "Aquela" primeira versão. Me lembro até hoje de quando vi pela primeira vez! Por isso até hoje estranho a versão atual.

      Nem tinha notado o Yellow Owl caindo. Não o culpo. Aquele passo é muito difícil. Mas acho que está de acordo com o personagem e por isso deixaram. Mas não deixa de ser engraçado.

      E só agora vi nos créditos que o coreógrafo é o Lucky Ikeda, o mesmo que fez a dança de Kyuranger. Essas duas danças tinham uma ligação! Ele também fez a de Ninninger. Ele já era tarimbado, então por isso que a dança de Kyuranger ficou legal!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. *Comentário versão com menos erros de digitação XD

    Não sabia dessa onda de danças no Super Sentai, parece bem divertido!

    Se tem algo que agrega muito carisma à cultura pop é a dança, tanto que vários filmes são lembrados por suas coreografias musicais. E acho também que muitas vezes as danças passam bastante alegria, o que atrai a criançada.
    E pelo visto o sucesso dessas danças nos Super Sentai segue a mesma linha dos animes, é incrível como aberturas e encerramentos com os personagens dançando é praticamente uma fórmula para o sucesso! A dança de Tenjo Tenge por muito tempo foi febre nos eventos de animes (e isso que era bem curtinha), a dança do primeiro encerramento de Dagashi Kashi já vi várias garotas fazendo, Kekkai Sensen tem um encerramento de dança tão icônico que chegaram a fazer uma figura baseada nesse encerramento, e recentemente a dança da Chika em Kaguya-sama foi um estouro na internet.

    Bem interessante essa história do Musashi, não conhecia. Bom, muitos comparam danças com artes marciais, então tem bastante fundamento ele seguir alguns desses passos em suas técnicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      É verdade. Tem muitos animes que usam a dança nas aberturas e nos encerramentos. Acho que aquele da Haruhi é o mais emblemático. Lucky Star também era ótimo. E a da Hotaru com a Saya também é legalzinha. Com aquela musiquinha viciante no fundo então... É. A dança é mesmo algo que diverte.

      Eu fiquei surpreso com essa do Musashi quando li. E faz sentido! Os movimentos das danças japonesas são bem assim, fluidos, contínuos. Se inspirar nisso para criar uma arte da espada é coisa de gênio.

      Excluir
  6. Texto Super bacana, meu nobre! Tudo fica mais claro e a gente vê que nada tem a ver com política, apenas faz parte do entretenimento infantil. O povo esquece que a cultura lá é diferente da nossa e o mais importante: são programas feitos para o público infantil, não adultos saudosistas como eu e um bocado por aí!

    Danças assim eu acho muito bacana, mas não levo jeito nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      No começo eu também não entendia essa de danças, mas depois de fazer a pesquisa, finalmente pude ver as razões e o panorama cultural. Pode não parecer, mas crianças são exigentes e logo descartam o que não as interessa. E a dança acabou pegando para essa nova geração. E é bonitinho ver aqueles vídeos das crianças dançando no final de Kyoryuger.

      Eu mesmo tentei fazer alguns passos, mas não tenho jeito para a coisa. E até tinha um daqueles controles tapete para jogos, só que eu não era muito bom e agora não consigo mais devido às minhas condições de saúde atuais...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html