segunda-feira, 11 de março de 2019

S.H. Figuarts Tackle


Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Kamen Rider Tackle, de Kamen Rider Stronger, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação




1. Informações



Yuriko Misaki foi salva por Shigeru Jo, o Kamen Rider Stronger logo depois que ele passou pela reconstrução ciborgue e fugiu das instalações da organização secreta Black Satan. Ela também passou por uma cirurgia ciborgue, com motivos de uma joaninha, e poderes de controlar ondas de rádio. Desde então ela o acompanha na viagem para lutar contra os vilões e o ajuda. Mas o processo não foi completado e por isso ela não é tão forte quanto Stronger ou as Aberrações Mecânicas de Black Satan e mais tarde os Ciborgues Diabólicos do Exército Delzer.

Mesmo assim, Yuriko tem um temperamento forte e não gosta de perder, disputando com Shigeru os méritos da luta. Por isso os dois têm várias brigas constantemente, embora um confie totalmente no outro. E ao tomar decisões apressadas para superar Shigeru, ela acaba caindo nas armadilhas dos inimigos. Mas isso é porque no fundo Yuriko se sente inferiorizada, temendo se tornar um peso-morto para Shigeru e na verdade gosta dele.

No episódio 30, ela é envenenada por uma inimiga, a Drª Keito (de Keitou, ou Crista-Plumosa) do Exército Delzer. Ao ver que tem pouco tempo de vida, ela parte para enfrentar a vilã mais uma vez e usa um poderoso golpe que mata sua oponente, mas ao mesmo tempo acaba com a vida da própria Yuriko, já debilitada pelo veneno.


No princípio, o seriado seria sobre um grupo de cinco Kamen Riders. Mas a ideia teve forte oposição da emissora, que insistia que "um herói deve lutar sozinho". E então o projeto foi alterado, deixando só o Kamen Rider Stronger (sob o nome provisório de "Spark"). O divino produtor Tohru Hirayama ouvia de meninas que elas também queriam brincar de Kamen Rider, mas sempre acabavam fazendo papel de algum monstro. E nisso, ele resolveu atender a esse pedido e criou a "Kamen Rider Tackle". Mas mais uma vez a ideia de uma mulher Rider sofreu oposição e a denominação Kamen Rider teve de ser riscada dos designs feitos pelo Grande Mestre Shotaro Ishinomori e a personagem se tornou a "Onda de Rádio Humana Tackle". Isso mesmo sendo uma ciborgue baseada em um inseto e tendo sua própria moto, a Tentolaw.

O projeto dos Cinco Riders mais tarde serviu de base para o primeiro seriado que se tornaria o início das séries Super Sentai: Gorenger. E a primeira mulher Kamen Rider só apareceria muitos anos depois, em 2012, no especial de cinema de Kamen Rider Ryuki, a Kamen Rider Femme.


Tackle foi interpretada por Kyouko Okada, novata na época e deixada aos cuidados de Hirayama pelo então presidente da Toei, Shigeru Okada, que deu seu sobrenome para compor o nome artístico da atriz, cujo nome verdadeiro era Kyouko Handa. Kyouko Okada treinou por um tempo com a companhia de dublês Ohno Kenyu Kai e até tirou carta de motorista para dirigir motos, mas ela não era muito boa com ação. Nisso, resolveu-se criar um poder especial para a personagem, que permitiria que ela pudesse arremessar inimigos sem tocar neles usando ondas de rádio(!).

Hirayama comenta que Okada não era boa atriz, apesar da imposição do presidente para que ela participasse do seriado. E no fim, foi preciso dar uma morte gloriosa à personagem. Mesmo assim, havia planos de Tackle voltar depois de um processo de reconstrução que a faria ficar completa. Mas com a constante queda da audiência, o seriado teve que ser encurtado até o último capítulo ser anunciado como o fim da franquia Kamen Rider. Ao menos era o que se pensava...

Okada mais tarde deixou a carreira artística, e em 1979 se casou com Hideo Koyama, seu maquiador em Stronger. Em 1986 ela veio a falecer de uma crise de asma aos 27 anos de idade. Há quem diga que essa é uma doença que ela tinha desde a época de Stronger e foi tirada do seriado por Hirayama temer que acontecesse algo de ruim a ela.

A dublê que vestia a roupa de Tackle era Maki Kiyota, que também fez isso em Gorenger como a Momorenger e em Ultraman 80 como a Yullian. Ou seja, ela participou de três das grndes franquias de Super Heróis do Japão. Mas algumas vezes o dublê era um homem, Ryoji Kurihara, também da Ohno Kenyu Kai.

Anos mais tarde, surgiria uma personagem homônima no especial de cinema de Kamen Rider Decade, em que curiosamente surge outra mulher Rider, a Kiva-la. Nessa época também foram feitos web vídeos e em um deles, Stronger vai à Toei para que Tackle seja reconhecida como Kamen Rider. E tem uma surpresa ao descobrir quem é responsável por decidir isso...


O conteúdo da caixa. Não vem com muita coisa, só o mínimo necessário. O modelo esteve disponível para venda exclusiva por tempo limitado pelo site da Bandai.

2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O melhor que pôde ser feito na época.

Close da cabeça, com um capacete em forma de joaninha. Ou é um chapéu, conforme descrito em sua canção-tema Soreyuke! TACKLE-chan, cantada pela Imperatriz Mitsuko Horie.

O rosto não se parece com o de Kyouko Okada, lembrando mais um desenho. A textura da pele também não é muito caprichada, parecendo um manequim.

As antenas são feitas de material rígido e por isso devem ser manipuladas com cuidado.

Detalhe do cachecol, em que as duas pontas cobrem o ombro.

O traje tem uma modelagem muito boa, representando o design com botões que lembram as pintas da joaninha e as placas peitorais, com enormes "T"s de "Tackle" ou pode ser de "Tentoumushi", o nome do inseto em japonês.

Nas costas existe um sulco que representa o ziper do traje usado nas filmagens.

Os braços são relativamente simples, mas a modelagem das dobras é fenomenal.

O cinto de transformação(?), sem um nome definido. Mais uma vez lembra uma casca de joaninha com um enorme "T". O resto do cinto é bem feito, até com o fecho na parte de trás.

A saia é composta de duas partes e feita de material maleável.

A chamada "zona absoluta". As coxas são bem feitas, com curvas, mas sem exageros.

As botas amarelas são feitas com esmero, com várias dobras que fazem parecer de tecido e até o zíper na parte de dentro.



3. Articulações


O pescoço não se move tanto e senti certa dificuldade em mover. Não conseguia determinar exatamente o sentido da articulação.

Os braços se movem bem, embora haja limitações no antebraço, que não tem uma articulação giratória, sendo necessário usar a conexão com o ombro para fazer algumas poses.

Interessante que o ombro tem uma parte móvel para não quebrar a silhueta e também para não interferir no movimento.

Os pulsos se movem bem, mas no meu exemplar o direito não gira na conexão com o braço.

O tronco tem boa mobilidade, especialmente na parte do peito.

As pernas se abrem bem e sofrem pouca interferência da saia, que é composta por duas partes.

O fechamento dos joelhos é bom e até tem uma dobradiça na ponta do pé.


O tornozelo é preso por uma conexão esférica e tem espaço para esticar o pé, mas não muito para posicionar para os lados e por isso não tem muito contato com o solo ao abrir muito as pernas.


4. Acessórios


Estão incluídos apenas três pares de mãos, sendo que um deles é especial para a pose de apresentação e para o golpe especial. A palma é branca, como na original.

Curiosamente o pino é longo e o conector fica bem no fundo da mão e por isso dá uma sensação estranha na hora de colocar.

Está incluído outro cachecol, para cenas em movimento.

A curvatura é até exagerada. A colocação é bem difícil e exige prática.


5. Ação


- EI!

- YA!

- TOH!!!

- Sou a Guerreira da Liberdade e da Paz que desvenda os crimes de Black Satan! Eu sou a Onda de Rádio Humana! Tackle!
A pose de transformação é com esses três movimentos e Yuriko saltando no ar. Nada muito elaborado.

Kyouko Okada não era muito boa com cenas de ação, apesar de ter treinado.

Por isso, a Tackle usava muitas vezes um poder especial. Primeiro ela movia as mãos na frente do corpo com dois dedos em riste.

E então ela os apontava para os inimigos, abrindo os braços na vertical. Os inimigos pulavam, como se Tackle os arremessasse à distância, sem tocar neles.



Esse era o "Denpa Nage", um arremesso remoto usando ondas de rádio(!), que lembrava telecinese. Foi uma das medidas de se contornar as limitações de Okada. "Uma boa ideia", segundo Tohru Hirayama.


Mesmo assim, Tackle também usava luta corporal. E conseguia enfrentar os soldados regulares.


O problema era contra monstros, que tinham passado por uma cirurgia de reconstrução completa, sendo que a dela era inacabada.



Nessas horas era o Stronger quem tinha que dar um jeito.


Mas Yuriko tinha gênio forte e sempre brigava com Shigeru pelo mérito das lutas.


Mesmo assim, a relação de confiança entre os dois era verdadeira.


- Quando o mundo ficar em paz novamente, quero ir com você, só nós dois, para algum lugar distante e bonito. Promete para mim?
Yuriko é envenenada pela Drª Keito e ao perceber que tem pouco tempo de vida, faz um café para Shigeru e revela parte de seus verdadeiros sentimentos por ele.



Ela então parte para um embate final com sua inimiga e a derrota com seu maior ataque, o Ultra Cyclone.


Mas a força do golpe é grande demais e Yuriko sofre seu impacto. Ainda por cima, seu corpo está debilitado.


Yuriko então morre e Shigeru sente a dor mais forte de todas...


Em Kamen Rider Spirits, há uma cena em que Shigeru reza perto do túmulo de Yuriko.


-Essa pessoa é um Kamen Rider como você?
-?


- Não. Ela já lutou bastante. Nem vai mais se chamar de "Kamen Rider". Yuriko já fez o suficiente. Agora ela é só uma mulher qualquer.
Essa parte foi feita baseada na versão em romance literário por Tohru Hirayama, que conta que Shigeru quis enterrá-la como sua parceira e não como Kamen Rider. E seria por isso que ela não teria esse título.


- É só que esse túmulo na verdade está vazio...
Obs.: a partir de agora são conceitos próprios da Casa.







- Bom te ver de novo, Yuriko. Pelo visto a cirurgia de reconstrução foi um sucesso.
- Isso mesmo. Agora estou completa. E posso voltar a lutar junto com você.


- Não era bem isso o que eu queria, mas...
- Não me faça de boba!


- Sei que diferente de você, essa não é uma força que eu desejei...


- ... mas agora que a tenho, quero usá-la para proteger as pessoas!


- Além disso, esse é o único jeito de eu poder viver no mesmo mundo que o seu...
- Yuriko...


- Opa! Parece que não vamos ter muito tempo para romance.


- Pronta?
- Vamos.


- O Céu chama!


- A Terra chama!


- As Pessoas chamam!


- Nos chamam para destruir o Mal!


- Vejam!


- Somos os Guerreiros da Justiça!


- Kamen Rider Stronger!


- Kamen Rider Tackle!



- Se não tiverem medo, venham!
- Ataquem de onde quiserem!


- Tome isto!



- Denpa Nage!
- AAUGH!!!


- GFFF!!!


- Ora sua...


- EI!


- YA!


- TOH!!!
- GWAAHH!!!


- ......



- Hunf. Nada mal.


- ELECTROFIRE!!!


- GWAAAAHHH!!!





- UWAAAHHH!!!


- DOUBLE DEN KICK!!!


- GWAAAAAHHHH!!!


- Mas que droga! Não devia ter aceitado esse serviço! Mulher só atrapalha!
- O que?! E você que não fez nada, seu inútil!


- Vamos embora daqui!


- Ouviu aquilo, Shigeru?
- É. Eles ainda não entenderam.


- Não sou forte por ser homem.
- E não sou fraca por ser mulher.
- Somos fortes porque unimos nossas forças!


Junto com outras Guerreiras Femininas. Não tem de Super Sentai e Precure pois essas duas franquias já foram feitas tendo meninas em mente. Ia ser bom se soltassem da Lady Diana, da Lady Helen e da Soljeanne...


Agora sim posso dizer que reuni todos os Riders Clássicos (Showa Riders).


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Kamen Rider Tackle (agora sem riscar), feita pela Bandai. É uma boa figura, que mostra que na época a Bandai podia fazer bem figuras femininas com bons sistemas de articulações. De fato elas são muito boas, embora o ombro pareça um tanto frágil. O pescoço também é difícil de usar e muitas vezes fica torto. A troca das mãos causa estranheza no começo, mas é bem fácil. A modelagem do traje é muito boa, como era a proposta da época. No total uma boa figura, embora tenha poucos acessórios, embora suficientes. Uma mão em posição relaxada poderia ter sido útil.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Pelo visto foi meio difícil botar essa personagem na prática, é uma pena que o pessoal se opôs a ela ter título de Kamen Rider, bobagem isso. Ainda bem que é uma fase superada e hoje já tem Kamen Rider feminina, realmente as garotas também merecem poder brincar de Kamen Rider. Mas confesso que foi meio engraçada essa história das meninas sempre acabarem com papel de monstro nas brincadeiras hehehe.

    O visual dela é bem bacana, parece até alguma personagem criada pela Tatsunoko misturado com Cyborg 009. E legal ver que ela consegue se mover bem, eu achava que as articulações seriam um tanto limitadas. Mas deve ser um pouco mais difícil fazer cenas com ela por causa do rosto que tem sempre a mesma expressão, nessa os Rider levam vantagem com as máscaras hehe.

    Essa parada da atriz ser meio limitada deve ser complicado, acho que hoje em dia devem ser mais exigentes nessas seleções, até porque o próprio público é mais exigente com as cenas de ação. Mas vejo que isso não é problema para as figuras, já que criatividade não falta nas coreografias!
    E que choque saber que a atriz faleceu tão jovem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Ao menos aqui na Casa ela é a Kamen Rider Tackle. Que luta lado a lado e de igual para igual com o Stronger. O Kamen Rider Nº 1 já teve que enfrentar uma Mulher Abelha e teve muitas outras inimigas que eram "monstros da semana" na franquia depois dela. Então esses papeis acabavam sobrando para as meninas. Com a Tackle e depois com Gorenger a coisa mudou.

      Pior que o desenhista da Tackle (e de Kamen Rider) é o mesmo de Cyborg 009. Não é do feitio dele reaproveitar desenhos, mas agora que falou, a cor e a posição dos botões lembra muito, sim. A versão S.I.C. tinha a vantagem de se colocar uma máscara que cobre todo o rosto. E acho que isso poderia ter sido uma boa no seriado para facilitar o uso de dublês.

      Atualmente o mercado está bem servido de atrizes que fazem cenas de ação, como a Sanae Hitomi e a Minami Tsukui. E nos anos 80 tínhamos a Mai Oishi e a Naomi Morinaga, que também pegavam pesado. Acho que o Hirayama até tinha alguma atriz em mente e ficou meio ressentido em ter que aceitar uma imposição do presidente da Toei. Mas a Kyouko Okada era esforçada e muito bonita. Isso não dá para negar. A morte dela foi uma pena e na casa dos 20 anos! Quando ouvi falar pensei que fosse algo recente, como foi com o ator do Stronger, e fiquei chocado quando soube que ela morreu tão jovem.

      Excluir
  2. Fala, Usys!

    Nunca vi a Tackle em ação, exceto em rápidos clipes e compilações, mas sabia de sua morte na série. Achei um grande desperdício não terem feito dela uma Kamen Rider. O caso da Tackle, de alguma forma, eu sempre relacionei com o afastamento de Yuko Minami da série Ultraman Ace. A solução de fazer dela uma habitante da Lua e retirá-la da simbiose com Ace me parecia uma solução forçada, motivada por algum nível de machismo que, acredito, jamais será admitido, ainda mais que a atriz Mitsuko Hoshi contou que jamais lhe explicaram o motivo da saída da personagem. Bom, ao menos no caso dela a personagem continuou ligada à cronologia Ultra e reapareceria algumas vezes. Já com Tackle, parece que a eliminaram gratuitamente, perdendo uma grande oportunidade até de faturar mais com a marca. Foi legal ver as imagens da atriz Alice Hirose interpretando uma atualização da Tackle no especial dos Kamen Riders W e Decade, mas era só uma homenagem. Legal mesmo seria a personagem ser oficialmente considerada entre os Heisei Riders, assim como o Riderman, ainda que postumamente.

    Bom registro. Falou! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Me lembro quando vi uma foto dela pela primeira vez em uma revista, essa do começo da matéria. Eu pensei "Puxa! Uma mulher Kamen Rider!". Mas só depois soube que não era isso e fiquei decepcionado.

      Pensando bem agora, na época ser Kamen Rider era uma maldição, uma vez que implicava em deixar de ser humano. Acho que tinha um pouco disso também. Mesmo assim foi uma oportunidade desperdiçada. Ainda tinham poucas atrizes de ação na época e acho que a Etsuko Shihomi seria uma boa opção, mas o presidente da Toei insistiu na Kyouko Okada.

      Ou talvez se Stronger tivesse continuado e usassem a ideia original de trazê-la de volta, reforçada. Aí então acho que ela se tornaria a "Kamen Rider Tackle".

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html