domingo, 4 de janeiro de 2015

S.H. Figuarts Akarenger

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Akarenger, do seriado Himitsu Sentai Gorenger, feita pela Bandai.






秘密戦隊ゴレンジャー (Himitsu Sentai GORENGER, algo como "Esquadrão Secreto Gorenger") foi criado pela Toei e exibido no Japão pela primeira vez em 5 de abril de 1975 e é considerado o primeiro seriado da franquia conhecida como Super Sentai. Uma organização terrorista conhecida como a Cruz Negra planeja dominar o mundo e para deter essa ameaça, a ONU cria a tropa de elite Eagle. Várias bases da filial japonesa da Eagle são atacadas pela Cruz Negra, deixando apenas cinco sobreviventes, que recebem treinamento especial e usam armas e equipamentos de última geração, além de trabalho em equipe para lutar contra a organização do mal. Esse time de experts é chamado de Gorenger.

O líder do time é Tsuyoshi Kaijo, o Akarenger. Especialista em espionagem e sabotagem, ele tem bastante energia, capacidade de decisão, além de dar valor a honra e a humanidade. Dizem que ele chorou só uma vez na vida, ao nascer, mas depois nunca mais fez isso. Ele também tem piedade com seus inimigos algumas vezes, mas quando é traído ou presencia atos de covardia, demonstra uma grande fúria.



Gorenger foi um grande sucesso ao mostrar um time de super heróis usando uniformes coloridos e trabalho de equipe para enfrentar os vilões. A série durou por quase dois anos até seu fim em março de 1977 e teve 84 episódios. A audiência foi grande, superando os 20%, e esse recorde nunca foi batido pelas séries Super Sentai subsequentes. O projeto começou com uma idéia dos produtores da Toei, Yoshinori Watanabe e Tohru Hirayama de fazer um seriado baseado em Missão Impossível, de um time de cinco heróis, em que cada um seria especialista em seu ramo. Houve várias trocas de idéias entre eles e Shotaro Ishinomori e Noboru Kato, da Ishimori Productions até o resultado final. Susumu Yoshikawa, que mais tarde cuidaria das séries que seriam conhecidas como Metal Hero, também participou da produção.

No começo a série tinha um teor sério, mas com alguns momentos cômicos. Com o tempo, a comicidade passou a predominar e surgiram monstros com visuais e trejeitos engraçados, como o 機関車仮面 (Kikansha Kamen algo como "Máscara de Trem" ou Train Mask) no episódio 46. Tohru Hirayama conta que ficou um pouco perplexo com isso e chegou a questionar Shotaro Ishinomori sobre os visuais dos monstros, achando que ele estava se excedendo. Mas Ishinomori respondeu que "se não fizermos algo assim não haverá mudanças". Hirayama deu instruções à equipe para fazer as filmagens a sério, por mais que o monstro parecesse ridículo e ficou acompanhando a audiência segundo a segundo, com uma tremenda apreensão. Mas deu tudo certo. O monstro, apesar do visual cômico, ainda assim causava o medo necessário para ser reconhecido como "inimigo". Nessa, Hirayama viu mais uma vez que Ishinomori era um gênio no qual valia a pena acreditar.

Gorenger fez parte da minha infância. Não tinha meios de ver o seriado de TV, mas conhecia de revistas japonesas destinadas a crianças com fotos e histórias em quadrinhos dos heróis.




Por ser uma época de experimentação, não havia uma grande preocupação com contenção da violência como agora. Os vilões não tinham piedade.



Nem os Gorenger. E pensar que todas essas fotos são de revistas destinadas a estudantes do primário... Interessante que na época eu nem achava tanto, mas agora vejo que a coisa era bem violenta. Ou melhor, eu consigo achar que é violento.




Muita gente deve ter notado que na embalagem está escrito "Renger" ao invés de "Ranger". Mas isso é porque é seguida a grafação da época, conforme vi em uma revista antiga. Note a inscrição na moto do Akarenger. E todos os produtos da época seguem essa grafação, conforme vi em fotos deste anúncio da loja japonesa de brinquedos usados Mandarake. Já vi também uma foto de um evento de Super Sentai em que o nome do herói é escrito "Akarenger". Por isso, vejo isto como a grafação oficial e a sigo a partir de agora. Já fiz as correções na matéria sobre o livro de Tohru Hirayama.

Obs.: ainda assim eu não consigo aceitar totalmente.


O conteúdo da caixa. Vem com vários acessórios, mas faltam alguns que eu consideraria essenciais.



Visão de corpo inteiro. A representação é perfeita. Curioso é que a aparência é um pouco mais robusta que os de outras figuras de Super Sentai, talvez um reflexo da época.



Close do rosto. A escultura é impressionante. Parece simples, mas na verdade tem vários detalhes.


O número "1" é esculpido e tem as asas direitinho. A pintura é precisa.


O visor tem representações dos furinhos por onde o dublê que usava a fantasia, um deles, o lendário "Red Guy" Kazuo Niibori, olhava através da máscara.


Tão perfeita é a representação que tem até o detalhe do fecho da máscara usada nas filmagens. Os botões da capa também são representados.


A parte de trás não é negligenciada, apesar de ser escondida pela capa.


A parte da frente, com um "V" no peito e a linha do meio representando um "zíper falso".


O zíper de verdade da fantasia ficava nas costas e isso também é representado.


O conector da capa é simples, com formato retangular e por isso ela não se move.




O sistema de articulações os ombros é igual ao de outros Super Sentai e por isso não tem muita liberdade de movimentos. O adorno em "V" e o peito muito grosso também limitam bastante o alcance.


A modelagem das rugas da roupa é fascinante.


Na bota tem tampografado o símbolo dos Gorenger com formato  de "5" com uma estrela por cima.


Detalhe do cinto, com uma fivela em formato de "5" e com as cinco estrelas esculpidas e pintadas direitinho.


Dos lados da fivela existem adornos com o mesmo formato do visor da máscara.


A parte de trás tem o fecho direitinho, apesar de ficar escondido pela capa.


O cinto pode ser trocado por outro que tem estendidos os jatos propulsores Birdy.


Para isso é preciso desmontar a figura e usar a fivela do cinto normal. A troca é bem fácil e suave.



Os conectores da fivela são dois pinos de diâmetros diferentes e por isso não tem perigo de colocar de cabeça para baixo.



Tohru Hirayama conta em seu livro que as capas dos Gorenger eram mais compridas, mas na hora de usar os Birdies, elas acabavam pegando fogo e por isso foram encurtadas.


Os Birdies permitiam que os Gorenger voassem a boas distâncias. Acredito que essa característica foi implementada por Hirayama, que tinha uma fixação pelo vôo desde criança.


Com isso, os Gorenger acabaram voando bem antes dos Jetman, que tinham essa habilidade como sua maior característica.


Este é o Silver Shot, uma pistola que dispara dardos tranquilizantes, útil para ocasiões em que os inimigos se usam de civis dominados.



A pistola pode ser segurada por uma mão específica. E estão incluídas uma para cada lado.


O coldre do Silver Shot é intercambiável por outro, sem a pistola. Ambos são feitos de material maleável, que não interfere muito nos movimentos.


Uma pena que não está incluída uma peça intercambiável dessas com o Birdy estendido.


Uma trivialidade: É possível representar o Akarenger sem a capa e até sem o cinto.


- GO!
A transformação dos Gorenger era bem simples, ora com eles pulando no ar ou simplesmente virando de costas. Mas na verdade, a roupa dos Gorenger ao ser colocada solta uma descarga elétrica de 100 mil volts (mais tarde são 150 mil). Os Gorenger são treinados para resistir a essa carga (!) e por isso só eles conseguem vestir as roupas sem morrer eletrocutados (!).


- AKARENGER!


- Nós cinco reunidos somos...


- GORENGER!!!
Ainda não saíram os outros e por isso não estão reunidos, mas mesmo assim aqui vai a pose de apresentação, desenvolvida por Kazutoshi Takahashi, que se inspirou na peça de teatro kabuki Shiranami Gonin Otoko (algo como "Os Cinco Ladrões").


Está incluída uma mão direita feita especialmente para essa pose.



A arma especial do Akarenger era o Red Byut, um chicote que ele tirava de um compartimento no visor.


Está incluída esta peça para representar o Red Byut recolhido. Pena que não tem uma com o chicote estendido.




Sendo assim é preciso improvisar com uma corda ou um arame. Nessas fotos uso a que veio com o Riderman.


O Byut dobrado pode ser usado como defesa.


Em uma história em quadrinhos, Akarenger usa um golpe chamado Red Byut Knife, no qual o chicote se move a uma velocidade tão grande que consegue cortar até o canhão de um tanque.


Outro golpe era o Red Spark, no qual Akarenger usava o chicote para dar um choque elétrico no inimigo. No seriado parecia mais um raio azul disparado do visor.


O chicote podia se transformar em um bastão (lança?) o Yari Byut. Está incluída uma peça para representar a arma nesta forma.


Em uma história em quadrinhos, o bastão é tão forte que consegue fazer furos na asa de um avião inimigo.





As mãos para segurar a Red Byut em cada forma são diferentes. A mais apertada serve para segurar o bastão.
O nome "Byut" provavelmente vem da onomatopéia do chicote cortando o ar.


Nas revistas que eu lia, o Akarenger usava uma versão mais poderosa, a Red Hunter, com uma garra na ponta, que por alguma razão não foi incluída.


Esta peça serve para representar o golpe fatal dos Gorenger, a Gorenger Storm, na qual cada membro chuta ou cabeceia uma bola de futebol, passando-a um para o outro.


- FINISH!!!
No final, Akarenger, que era o maior craque do time de futebol da Eagle, chuta a bola no inimigo, que explode.


No começo era só uma bola de futebol comum, mas a partir do capítulo 9 a bola final se tornou essa, com espinhos. Na figura, eles são arredondados.


Comparação com uma figura de Super Sentai. Aqui dá para ver bem a diferença de proporção. O Akarenger é bem mais robusto.

Por um tempo, Gorenger não era considerado uma série Super Sentai. Talvez porque a partir de Battle Fever J, de 1979, a "autoria" passou a ser de Saburo Hatte, o pseudônimo coletivo do setor de seriados de TV da Toei, ao invés de Shotaro Ishinomori. Mas esse conceito foi revisto e agora Gorenger é considerada a primeira série da franquia.


Os iniciadores de minhas franquias favoritas.


Gerações.

E assim termino a apresentação da versão S.H. Figuarts do Akarenger, feita pela Bandai. Como figura articulada, ela não traz nada muito excepcional, mas a modelagem detalhada compensa, trazendo uma representação muito bem feita de um Herói que iniciou uma franquia que já está prestes a completar quarenta anos de existência, sendo que 36 foram ininterruptos. Kamen Rider e Ultraman já tiveram hiatos, alguns deles bem longos, mas Super Sentai só teve um período de pausa, e bem curto, de pouco mais de um ano. A fórmula foi exportada como Power Rangers, se expandindo para fora de seu país de origem e durando até os dias de hoje, algo que outras franquias japonesas do gênero não conseguiram. Por isso, essa figura tem importância histórica, não só para fãs de Super Sentai, mas também para quem curte super heróis japoneses. E eu tinha que ter uma por ser parte da minha infância. Tanto que até hoje, às vezes eu me refiro às séries Super Sentai como "tipo Gorenger" (eu me referia a Changeman desse jeito também). O modelo tem suas falhas, como não incluir uma versão estendida maleável do Red Byut, assim como a ausência da Red Hunter ou da Gorenger Hurricane, mas ainda assim ela tem trocas de peças bem fáceis e suaves. Agora é esperar pelos outros Gorenger, mas sinto que todos vão ser de venda exclusiva, o que vai ser bem custoso.

4 comentários:

  1. Que legal, Usys! Muito bacana as imagens e, claro, as informações relevantes sobre o que fez de Goranger um sucesso até hoje incapaz de ser superado pelas demais séries Super Sentais que vieram na carona. Quando assisti ao primeiro episódio de Goranger fiquei assustado com a quantidade de violência e assassinatos que apareciam logo nas primeiras cenas. Mas, como você mesmo disse, são as diferenças de uma época na qual se ousava bem mais e os vilões, por serem menos "censurados", eram mais cruéis e impiedosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno Seidel! E desculpe a demora na resposta.

      Era uma época de experimentação e por isso creio que eles não sabiam até onde deveriam "maneirar". Durante a pesquisa, encontrei outros mangás e ilustrações da época que eram bem mais violentos ou tinham cenas bem fortes para os padrões de agora.

      Excluir
  2. Muito massa, Gorenger tá sendo bem divertido de assistir e fazer isso enquanto tambem vejo Zenkaiger é mais legal ainda, aliás o Master de DonBrothers é total homenagem ao Master de Gorenger né?
    Existe alguma explicação etimológica do por que Gorenger é com E em vez de A? Já me acostumei à grafia oficial, mas ainda estranho pacas.
    Espero um dia conseguir uma figure dessas, obrigado pela resenha e pelas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!

      Existem outros "Masters" em Super Sentai, como em Sun Vulcan, o Comandante Arashiyama, interpretado pelo grande Shin Kishida. Se bem que a palavra "Master" é usada no Japão para chamar os gerentes de bares e cafeterias.

      E não tem uma explicação ainda para usarem o "e" no lugar do "a" em Gorenger. Ou ainda não li alguma. Mas pelo que sei, Tohru Hirayama dava muita importância para a sonoridade. Tanto que podia ser associado a "Challenger" (desafiador, em inglês). Minha teoria é que Renger viria de 連 ("ren", enfileirar, agrupar) e 者 ("ja" em certos usos, "pessoa que"). Como foi em Zyuranger em que tinha embaixo do logo em kanji 獣連者 ("Juu (fera) Ren Ja"), mas por alguma razão usando "Ranger".

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html