quarta-feira, 3 de abril de 2019

9 Anos de blog - Memórias

Saudações.

Hoje o blog completa 9 anos desde que foi lançado em 03/04/2010. E para comemorar, ganhei esta lindíssima arte da leitora Mel-chan.




Mel-chan é aspirante a desenhista que há algum tempo desenhou uma história em quadrinhos e publicou por conta própria, o Chamas Azuis.


Ela me contatou pelo Twitter e disse que gostaria de fazer uma arte para comemorar o aniversário da Casa e me perguntou quem eu gostaria que desenhasse. Escolhi essas duas, a Miyuki Hoshizora de Smile Precure! e a Hana Nono de HUGtto! Precure. A primeira por ter sido da primeira série da franquia que vi de fato e a segunda por ser a mais recente na época e ser a comemorativa do 15º Ano. Mas mais do que isso, pelas duas serem cheias de energia e terem superado as Trevas em seus corações.

Quando vi a arte, fiquei estupefato. Algo tão bonito assim, feito especialmente para esse evento e atendendo a um pedido meu! Admito, eu perdi as palavras e quase chorei. Era uma obra de arte feita por alguém que gostava dessas personagens tanto quanto eu. Ou até mais, já que é algo que não consigo fazer.

E uma prova desse Amor às personagens está em um detalhe que ela me contou, mas eu não tinha notado. Nos reflexos de seus olhos existem luzes das cores das Cures de seus respectivos times.


E fiquei impressionado em ver que os detalhes dos uniformes foram representados, como o broche da escola na lapela da Hana. Deu para ver que houve bastante pesquisa e observação feita com muito apreço às personagens. Agradeço mesmo, do fundo do coração por uma arte tão bonita!

Na verdade, fiquei tão maravilhado que quase me esqueci do que iria falar nesta matéria. Mas essas duas personagens têm ligação com o assunto, sim. Vou apresentar as câmeras que usei até agora para fazer as fotos do blog. Todas e cada uma delas tiveram sua importância e me ensinaram muita coisa.


Esta é a primeira câmera digital que comprei, a Sony Cyber Shot DSC-W55. É uma câmera bem simples, para iniciantes ou usuários casuais mesmo, em que na maioria das vezes só é preciso apertar o botão da câmera.


As primeiras fotos do blog foram feitas com ela, sem um estúdio, só com luz natural, e ainda estava aprendendo a usar. Mas com o tempo, fui sentindo as limitações, como a falta de um ajuste de "equilíbrio de brancos". E por isso, em algumas condições, como por exemplo quando uma nuvem encobria o sol, a foto ficava azulada. Por isso decidi montar um estúdio, mas as fotos acabavam com aberrações de cores e muito escuras. Infelizmente ela não contava com um modo manual que permitisse ajustes mais sensíveis. Era tudo preestabelecido. E não era possível selecionar o foco, e as fotos nem sempre mostravam o que eu queria.

Foto tirada em estúdio. Ficou escura e muito azulada.
O rosto ficou desfocado. E mesmo que pudesse fixar nele, as espadas ficariam borradas por não ter um controle de abertura.

Mesmo assim, ela é bem resistente e boa para fotos de viagens, como a que fiz para o Japão. Ela se mostrou muito boa e fácil de carregar.

O entardecer no Lago Shinji, em Shimane.

Nisso, comprei outra máquina, a Canon Power Shot A590IS. Ela tinha mais recursos e um modo manual com maior liberdade. Também tinha um "equilíbrio de brancos" ajustável, o que resolveu os problemas da câmera anterior. E também era possível escolher o ponto a ser focado entre nove possíveis.


Essa câmera foi a que provavelmente me ensinou mais coisas que foram úteis para quando consegui a atual. Uma delas foi a abertura para poder pegar um campo de visão maior, e também o tempo de exposição para ajuste de luminosidade. E que esses dois fatores funcionavam como uma gangorra.

Com isso foi possível tirar fotos com mais fidelidade nas cores.

O problema é que ela usava pilhas alcalinas comuns, que esgotavam rapidamente. Colocando no modo "macro" para miniaturas (o que eu mais usava, por razões óbvias), ela já começava acusando energia baixa mesmo com pilhas novas. E o corpo era feito de plástico, frágil. Isso se provou desastroso quando a deixei cair e o mecanismo da lente quebrou. Eu não tinha instalado a alça nela, o que poderia tê-la salvo. Daí eu aprendi a importância desse acessório, o que foi uma última lição dessa máquina...

A última foto que tirei, com a lente quebrada.

Na viagem ao Japão em 2009, comprei a minha câmera atual, a Canon EOS Kiss X2 (equivalente à EOS Rebel XSi neste lado do mundo). Foi em um brechó de eletrônicos em Akihabara. O preço era em conta, uma vez que era a época do lançamento do novo modelo, o X3. É uma câmera relativamente antiga, considerando que agora já existe a X7. Mesmo assim, ela é durável e apesar de usá-la extensivamente, só precisei mandar a lente para consertar uma única vez e a única manutenção do corpo foi uma limpeza.


Junto comprei uma lente macro, que custou até mais que a própria câmera. Era algo que eu sempre quis ter para fotografar detalhes. Ela é a minha maior arma e meu maior diferencial. Tem mais uma lente, mais simples, que comprei para usar no lugar da principal, enquanto ela teve que ir para o conserto uma vez.

Usando a lente macro. A lente padrão não conseguiria fazer esses closes.

O que aprendi com a Powershot A590 foi bem útil ao manipular essa câmera. No começo usava muito o foco automático, selecionando um ponto entre nove possíveis. Mas um dia, o mecanismo passou a falhar e tive que aprender a ajustar o foco manualmente. E isso foi benéfico pois agora consigo pegar o ponto que quero mostrar com mais precisão.

Dificuldade para focar em todas as figuras.


Só depois de tirar várias fotos até chegar a um resultado satisfatório resolvi publicar o blog em 03/04/2010. Mesmo assim usei algumas fotos da primeira câmera pois eram de figuras que iria utilizar bastante. E as fotos de Megatron foram as primeiras que fiz já pensando em uma apresentação de figura.



Todas essas câmeras tiveram importância para mim, me ensinando muitas coisas. Fui me aperfeiçoando, mas ainda estou aprendendo. Elas são aparelhos fascinantes que guardam as nossas memórias, que registro aqui no blog, expondo figuras ou falando de outros assuntos.

Sendo assim, o blog também é um repositório de memórias. Graças a ele, pude me encontrar e me reencontrar com muita gente. Pessoas que me apoiam e me incentivam a continuar a escrever. Alexandre Nagado, Ronin, Adelmo Veloso, Mel-chan, e muitas, muitas outras pessoas que leem esses escritos ou veem as fotos. Agradeço mais uma vez o apoio e espero poder chegar aos 10 anos de blog. Muito obrigado a todos e espero conseguir viver até esse dia.

Muito obrigado!


Usys 222
Casa do Boneco Mecânico




Mas o que as meninas da ilustração têm a ver com câmeras? Bom, isso é assunto para a próxima matéria sobre um filme que fala de Memórias. É muito bonito e espero conseguir terminar a tempo.




E lembrem-se: deem valor às suas câmeras. É uma promessa que fazemos com esses personagens com algo em comum!



Ah, as fotos das câmeras foram feitas com um smartphone, o Sony Xperia XA. A razão para comprar foi que a câmera era a melhor de todas. Só que como dá para ver, ainda tenho muito o que aprender para tirar fotos decentes com ela.

Ela é boa para fotos casuais.

Ou algumas com efeito, sabendo usar.

12 comentários:

  1. Quase chegando em 10 anos, isso é puro poder hehehe!
    Parabéns! Como já disse outras vezes, sei que manter blog é complicado, principalmente hoje em dia que a maioria do público prefere vídeo do que leitura. Mas isso nunca o impediu de continuar trazendo matérias cheias de informações e detalhes, com muita dedicação.

    Pô, eu tive exatamente esse problema de fotos escuras e azuladas quando tentei montar um mini estúdio há alguns anos, aí me revoltei e desmontei tudo hehehe.
    Nunca testei esse equilíbrio de branco, vou ver se tem essa função na câmera do celular (que é a melhor câmera que tenho atualmente), mas acho que dificilmente vai ter.
    Essa lente macro é potente mesmo, sempre fiquei impressionado como você consegue tirar fotos tão próximas das figuras e manter uma enorme nitidez. E eu que achava que essas lentes macro não tinham muita utilidade, como eu estava enganado!


    E parabéns para a Mel-chan também! Que bela arte, personagens bem expressivas e cores bem vivas! Ela manda muito bem!


    Nossa, e agora eu lembrei que também passou o aniversário do ABB e eu nem percebi hahahahahaha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Nem eu pensei que fosse chegar tão longe... Mas eu insisti pelo motivo puro e simples de não conseguir fazer vídeos. Já investi muito com fotografia e não ia dar para trocar tudo. Além disso, com fotos dá para ver melhor algumas coisas sem precisar apertar o "pause".

      Apanhei bastante para aprender a mexer na câmera, como deu para ver na matéria dos 5 anos. E agora mesmo estou enfrentando outro problema, pois as fotos saem avermelhadas. Vou ter que ajustar de novo. E o equilíbrio de branco (White Balance ou WB) é bem útil se for manual. Mas na maioria das máquinas só vem com modelos preestabelecidos e que não são muito precisos.

      Mel-chan é uma desenhista de enorme potencial. E expressividade é a palavra certa. Ela faz umas expressões muito boas. O capricho nesse desenho foi tão grande que me emocionou bastante.

      Hah! Eu também já deixei passar vários aniversários em branco. Ainda bem, pois não tinha nada de interessante nessa horas. Mesmo assim é bom para ver o que conquistamos até agora.

      Excluir
  2. Super Usys! Meus parabéns, meu nobre! E a Mel-chan tá com tudo com essa arte lindona aí!

    Túnel do Tempo
    Há 9 anos eu ainda morava no Rio de Janeiro e nem sonhava em colecionar figuras de ação...

    Como descobri a Casa
    Quando descobri que "ainda fabricavam" essas figuras bacanas e que tinha gente colecionando seriamente, descobri a Casa do Boneco Mecânico, que me aproximou do Alexandre Nagado, que conhecia o trabalho dele na Herói e nas revistas de desenho, e do nosso amigo Ronin, com as resenhas de animes mais zoeiras dessa internet e apresentação de figuras que me lembra o quão pobre sou!

    As câmeras
    Bacana saber que materiais você utilizou para fotografar e achei interessante que também comecei com uma CyberShot, também. Olha que vez ou outra eu recorro a ela pela praticidade, mas aquele botão de disparo não ajuda muito, uma vez que minhas fotos saem quase sempre tremidas. Hoje tô com uma Canon EOS Rebel T6, que consegui num ótimo preço numa viagem ao Paraguai, com uma lente macro que ainda não experimentei com figuras.

    Aprendizado
    O Super AHAM! tá do jeito que tá porque acabou absorvendo ensinamentos daqui e dos nossos amigos em comum, além de outros companheiros. Admiro o esmero que você tem com a apresentação de figuras e de séries, e é onde percebo que preciso me esforçar ainda mais pra fazer algo bacana. Espero que continue nos entretendo com essas informações da NASA e que sua saúde fique ali nos 100%! Não nos assuste de novo com essas idas ao hospital!

    Deus te abençoe, meu nobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Puxa! Fui dar uma pesquisada e a sua câmera no Japão é a EOS Kiss X80! Já chegou nesse número?! Eu estou na X2 ainda! E experimenta a macro, sim! Posso dizer que ela foi feita especialmente para fotografar miniaturas! Vai dar trabalho para aprender como se usa, mas depois não tem outra. Dá para pegar altos detalhes, embora tenha certas limitações, ainda que pequenas. E essa câmera é durável! Acredite!

      Bom saber que pude servir de elo para várias pessoas. E ainda mais ao seu grande Ídolo, o Alexandre Nagado! Só isso já fez valer a pena montar esse blog. E também ao Ronin, grande cara que conheço do Fórum Limited Edition.

      Esses últimos tempos tenho feito poucas matérias sobre figuras. Mas estou tentando compensar trazendo essas informações e pesquisas que fiz por conta própria. Pois acredito que é compreendendo a coisa que a gente afasta o ódio, a raiva e os preconceitos, que nos impedem de nos divertirmos (esse é o maior objetivo).

      Sinceramente não sei quanto tempo vou viver. Ou pode ser que eu seja como o Shiryu, que diz um monte de vezes que vai morrer e sempre volta vivo. Vai saber. Mas espero poder fazer um monte de coisas ainda. E é isso aí! A vida é uma só. Então vamos vivê-la como pensamos. Lição do Kamen Rider Ghost.

      Excluir
  3. Olá Usys!
    Primeiramente, Parabéns à Casa do Boneco Mecânico que hoje completa 9 anos de existência! Blog este que contém muita informação da cultura pop Japonesa, fotos de figures, montagens divertidas com imagens de alta qualidade. Pelo visto você se dedica há muitos anos em aperfeiçoar técnicas e definições das fotografias, se preocupa com a exposição luminosa e tudo. Digno de quem aprecia uma boa paisagem ou posição de objeto! Isso faz toda a diferença no produto final, ao postar a matéria no blog.

    Fico extremamente feliz que tenha gostado da arte. Fiz questão de produzir um desenho apenas para este momento, sei que as pessoas tem o interesse na série pretty cure, inclusive o dono do blog, e seria uma forma de comemorar este momento tão especial e retribuir tantas informações que leio sobre as séries que gosto! Sei que demorei para finalizar a arte (confesso, estava corrido! Mas não desisti!), e ler estas tuas palavras me motiva ainda mais! Obrigada pela menção ao "Chamas Azuis".
    Que venham outros 9 anos pela frente para comemorarmos!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Mais uma vez digo que fiquei fascinado pelo seu desenho. Algo tão bonito assim feito para esta ocasião... Adorei mesmo! Me senti honrado! Realmente sinto muito pelo trabalho e agradeço! Muito mesmo!

      Tenho me esforçado para fazer as fotos e matérias, embora muitas vezes não saia como eu quero. Mas assim como é no seu desenho, esse é meu jeito de mostrar amor pelas séries que gosto. Dá trabalho, mas é gostoso.

      A próxima matéria vai ser sobre um filmaço! Espero conseguir fazer algo à altura.

      Excluir
    2. De forma alguma! Não foi trabalhoso, ao contrário! Muito prazeroso fazer uma arte e levar sorriso às pessoas.
      Sim, suas fotos são ótimas e através delas é possível notar seu amor prlas séries!

      Ansiosa para a próxima matéria!!!
      Até!

      Excluir
    3. E que sorriso! Pode acreditar!

      OK! Pode deixar! Pode demorar um pouco, mas vou colocar no ar, sim! Espere só!

      Excluir
  4. Amigo Usys, parabéns por mais um ano de blog!

    Como sempre digo, graças a este blog pudemos retomar contato, visto que já éramos amigos desde o começo dos anos 1990 e havíamos perdido contato fazia mais de uma década. E você e este blog me reaproximaram também de uma antiga paixão, que são as figuras articuladas.

    A Casa do Boneco Mecânico é uma das melhores fontes de informação sobre cultura pop japonesa - e cultura japonesa em geral - na internet brasileira. Sempre dá pra aprender muita coisa, e a leitura é sempre agradável. Mas nada disso supera o fato de que você me incentivou e ajudou muitas vezes e que é um dos grandes amigos que fiz nesta vida.

    Que você tenha muita saúde e disposição e que a Casa ainda comemora muitos outros aniversários!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Isso é outra coisa que fez a criação do blog valer a pena: o nosso reencontro! Fiquei contente em podermos voltar a nos falar e trocar ideias sobre esse assunto que nós gostamos.

      E espero muito que você volte a escrever, sim. Disse aquilo para exortar o seu regresso assim que tudo estivesse resolvido e a vontade viesse novamente. Aguardo ansiosamente por esse dia.

      E vamos ver se consigo chegar lá! É o meu maior objetivo agora e tenho algumas ideias até lá. Resta por em prática. E espero poder corresponder às expectativas.

      Excluir
  5. meus parabéns, a você, o blog e a mel-chan com essa linda ilustração (detalhista ao máximo!), espero que se mantenha por mais e mais anos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André Silva!

      Mel-chan faz trabalhos muito caprichados e é excelente! Sua evolução de traço foi impressionante. E vamos ver quanto tempo eu consigo durar. Mas até lá, pretendo continuar!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html