domingo, 14 de abril de 2019

映画HUGっと!プリキュア♡ふたりはプリキュア オールスターズメモリーズ - HUGtto! Precure♡Futari wa Precure The Movie - All Stars Memories

Saudações.

Desta vez vou falar do filme 映画HUGっと!プリキュア♡ふたりはプリキュア オールスターズメモリーズ - (HUGtto! Precure♡Futari wa Precure The Movie - All Stars Memories), feito para comemorar os 15 anos da franquia. Abaixo segue um resumo e impressões.


Obs.: Contém informações sobre os rumos da trama.




A cidade de Yokohama é atacada por um monstro e uma repórter fica presa na roda gigante. Nisso, surgem para intervir Cure Black/Nagisa (Yoko Honna), Cure White/Honoka (Yukana) e Shiny Luminous/Hikari (Rie Tanaka), as Max Heart. Elas conseguem repelir o monstro com o Extreme Luminario e salvar a repórter, mas logo são atacadas por um outro monstro desconhecido. Ele dispara um raio e Hikari fica na frente para proteger suas amigas.


A cena muda para um piquenique com Hana/Cure Yell (Rie Hikisaka) e suas amigas Saaya/Cure Ange (Rina Honizumi), Homare/Cure Etoile (Yui Ogura), Emiru/Cure Macherie (Nao Tamura) e Ruru/Cure Amour (Yukari Tamura) as HUGtto! Precure, mais Harry (Junko Noda/Jun Fukushima) e a bebê Hugtan (Konomi Tada). Elas conversam sobre como se desenvolveram e passaram a cuidar melhor de Hugtan, e Hana e Emiru tiram várias fotos. Mas da tela do Mirai Pad surge o monstro desconhecido que atacou as Max Heart, e veio para pegar as memórias de Hana e suas amigas.


Elas se transformam e tentam deter o monstro, mas ele é forte demais, pois consegue usar os poderes de várias Precure. Hana tenta salvar Hugtan, que foi pega em uma explosão, e isso dá uma chance para que o monstro a ataque. Saaya, Homare, Emiru e Ruru se interpõem e são atingidas por um raio que as transforma em crianças, e transfere suas memórias para o monstro. Nisso, Nagisa e Honoka vêm para intervir. Mas Honoka também é atingida pelo raio ao tentar salvar Nagisa, o que anula a transformação das duas. Mesmo assim, Hana consegue fugir levando todas.


Nagisa explica que o monstro se chama Miden e seu objetivo é o de absorver as memórias de todas as Precure. E ele já capturou quase todas, que são mantidas em uma sala, transformadas em crianças. Agora só restam Hana e Nagisa, e elas têm de lidar com suas amigas, que se esqueceram completamente delas e se tornaram crianças-problema...



Precure Memory

Este filme foi feito para comemorar o 15º Ano da franquia e por isso, o tema desta vez é "Memórias". Sobre o seu significado e sua importância. E esse tema é seguido à risca, do começo ao fim. Ele fala de memórias, de lembranças em todas as suas instâncias. Tanto das Cures, que as têm como sua força motriz, quanto dos próprios espectadores.

Como parte dessa comemoração, foi trazido de volta o conceito de All Stars reunindo as Cures de até então, sendo que cada uma delas tem alguma fala. E para isso, foram chamadas todas as dubladoras originais. Na verdade, até houve uma certa confusão durante o anúncio, em que o nome de Eri Sendai, a Milk/Kurumi/Milky Rose ficou de fora nos créditos devido a um erro, mas ela anunciou sua participação pelo Twitter. De fato, desta vez, as Precure 5 têm mais falas, compensando sua falta de participação em outros filmes da linha.


Mas o foco é nas Cures da primeira série, Futari wa Precure, e nas da série mais recente, HUGtto! Precure. A presença de Nagisa e Honoka faz sentido pois se trata de um filme feito para comemorar, relembrar os quinze anos da franquia. Para despertar as memórias de quem viu a série original e vieram com crianças, que por sua vez estavam acompanhando a atual.


O roteiro foi escrito por Junko Koumura, que também trabalhou com Super Sentai e Kamen Rider, e recebeu elogios da Association of Broadcast Critics do Japão recentemente, pelo seriado Lupinranger VS Patranger, que ganhou o Galaxy Award, dado pelo órgão a obras de alta qualidade. Ela conta que para fazer o roteiro do filme se inspirou no especial de cinema Gokaiger Goseiger 199 Hero Great Battle, comemorativo dos 35 anos da franquia Super Sentai, no qual se reúnem todos os personagens.

No começo, Koumura ficou apreensiva com esse convite, feito um ano antes da estréia, pois só havia escrito algumas histórias de Go! Princess Precure e KiraKira☆Precure A La Mode e agora faria um filme comemorativo reunindo todas as heroínas da franquia. Mas a produtora Yu Kaminoki insistiu em sua participação pois gostou de seu trabalho, em especial do episódio 48 de Go! Princess, em que Shut exorta Lock para se libertar do jugo de Dyspear, com isso fechando a história do ex-vilão.

Koumura conta que para fazer o roteiro viu todas as séries Precure em que ela não havia trabalhado. Em especial a primeira, Futari wa Precure, pois Black e White teriam bastante participação. E isso teve efeito, pois os diálogos de Nagisa e Honoka, assim como as lutas, ficaram bem parecidos com a série original.

Isso é demonstrado com várias cenas que remontam à série clássica, como quando Nagisa confronta Miden, que usa as memórias de Honoka para imitá-la. Inclusive contando um segredo constrangedor de Nagisa que foi a chave para desmascarar uma inimiga, Poisony, que se disfarçou de Honoka no episódio 20 da série clássica. Mas nessa hora, Nagisa o desmente pois sabe que Honoka está ao seu lado, transformada em bebê e desmemoriada.

As dubladoras Yoko Honna e Yukana também se esforçaram para representar essas cenas. Ou melhor, nem precisaram, já que tudo correu de forma natural. Honna colocou bastante emoção na cena em que ela tenta defender Honoka, que ela declara ser a pessoa mais importante de sua vida. Honoka responde a esse sentimento e grita o nome de Nagisa, exatamente com a mesma entonação do capítulo 42, em que ela fica refém da Dotsuku Zone. Essa cena é bem emocional e a interpretação das duas faz quem viu esse episódio derramar lágrimas nessa hora.

O passado e o presente, com algo que nunca muda.

Existe bastante respeito à série original, inclusive com a cena de transformação e apresentação, totalmente refeita para o filme, sem reaproveitamento de cenas. O ataque especial Extreme Luminário é apresentado em duas versões, uma usando animação convencional e outra com computação gráfica, ambas com altíssima qualidade.

Animação convencional
Computação gráfica

E a presença das HUGtto é fundamental não só por ser a série corrente. É porque o inimigo não é mau e sua intenção não é a de destruir ou dominar o universo. Miden na verdade é o espírito de uma câmera cuja fabricante foi à falência logo depois de produzi-la e que nunca foi às lojas, sendo confinada em uma caixa escura. Seria por isso que ele queria tanto ter lembranças, pois não possuía nenhuma. Trata-se de uma alma amargurada, solitária. que precisa ser salva. E Hana é a mais indicada para isso por ser capaz de abraçar seus inimigos, aliviar a dor em seus corações e lhes dar a chance de recomeçar e construir um futuro. Como ela fez no episódio 11 da série de TV.

HUGtto! Precure Ep. 11: A Precure que Hana quer ser

Rie Hikisaka mostra toda sua habilidade e como se desenvolveu ao longo da série. Ela consegue transmitir a força, a bondade, a tristeza e a comicidade de Hana em várias situações. O cansaço e o desespero de ter que cuidar das HUGtto transformadas em bebês também são muito bem representados, casando com as imagens. Isso vai do cômico para o trágico quando Hana se dá conta de que todas as memórias de suas amigas com ela foram apagadas e do que isso significa.

Outra demonstração de seu talento é quando transmite a perplexidade de Hana ao descobrir a verdadeira identidade de Miden. Em um momento anterior, Hana disse a ele que por mais que roubasse as lembranças de outros, elas nunca seriam suas de verdade. E nisso ela percebe o peso de suas palavras o que a deixa sem reação por um instante. Mas é por entender como ele se sentiu, ao ver suas amigas sem suas memórias, que Hana resolve salvar sua alma.

E no último diálogo entre Miden e Hana, Hikisaka adota um tom maternal, condizente com a personagem e com o tema da série de TV. Hana o abraça, como fez antigamente com outros inimigos que pôde compreender, e o elogia por tentar mudar sua situação, embora tenha sido o jeito errado. Hana se oferece para ser sua amiga e com ele criar várias lembranças. Suas verdadeiras lembranças baseadas em vivências, e não roubadas de outras pessoas. Pois agora ele pode ser o que quiser. Se tornar o que quiser. Nessa, Hikisaka mostrou que conseguiu encarnar Hana, se tornando uma com a personagem. A Hana Nono que ela queria ser.

Quando a resposta não é derrotar o inimigo.

Para a cena em que Hana tem que pajear suas amigas transformadas em bebês, a roteirista Koumura aproveitou um dos temas de HUGtto!, que é o de "cuidar de crianças". Isso foi muito bem representado, de forma realística, que evoca empatia de quem vê e sente que é assim mesmo. Elas se tornam altamente rebeldes e insistem em fugir para vários cantos. E ainda, Hana e Nagisa enfrentam a situação clássica em que quando uma criança chora, induz as outras a também fazerem isso, o que cria um inferno na Terra para as duas.

Quem tem filhos ou cuida de crianças pequenas já fez essa cara pelo menos umas cem vezes na vida.
Mepple e Mipple também aparecem, virando brinquedos nas mãos das meninas.
E são interpretados pelos atores originais, os lendários Tomokazu Seki e Akiko Yajima
Nesta cena, Hana é realmente a "Mãe que protege os filhos".
A imagem que HUGtto! queria transmitir.

Neste vídeo promocional dá para ver um pouco da capacidade de interpretação de Honna e Hikisaka, ao som de Rewind Memories, canção-tema do filme cantada por Mayumi Gojo, que canta temas da franquia desde o seu princípio, junto com Kanako Miyamoto, que canta a abertura de HUGtto! e também é Makoto/Cure Sword em Doki Doki!. Mais um encontro simbólico, desta vez entre a cantora da primeira série com a da mais recente.





As Lembranças de Todos. Lições para os fãs.

O filme também quebra alguns mitos dos fãs. Um deles é o de que Black e White seriam as Cures mais fortes de todas, pois em suas aparições nesses últimos anos elas fizeram várias demonstrações de força. Mas no filme é mostrado o lado frágil de Nagisa ao perder algo muito importante, que é Honoka. Isso também acontece com Hana ao perder suas amigas, e se deixa levar pelo desespero. Harry então lhe diz palavras duras, de que uma Precure deve ser forte, mas isso é negado por Nagisa, que explica que no fundo elas são só estudantes do ginásio e que também fraquejam diante de dificuldades assim, sem saber o que fazer. Nagisa chora junto com Hana, mostrando que não é nenhuma "guerreira de nervos de aço". Esse é o grande diferencial de Precure e também a mensagem de seu criador, o produtor Takashi Washio, já consagrado como o "Pai das Precure".

Fazemos essa cara, sim! Esse olhar! Essas lágrimas!
Harry até tem boas intenções...

Existem várias interações entre Nagisa e Hana. Mas a relação entre elas não é a de "antecessora" e "novata" e sim de duas amigas, que se tratam como iguais. Não existe nenhuma lição de vida dita de forma direta e Hana descobre seu caminho tirando suas próprias conclusões do exemplo de Nagisa. Também são bem colocadas as relações entre cada dupla, mostrando que é necessário ter uma diversidade de temperamentos para que as coisas funcionem.

Emiru & Ruru e Nagisa & Honoka
A importância de se ter alguém ponderado por perto.

E há uma cena em que Miden afirma que é mais forte por ter mais memórias, mas é derrotado por Hana, Nagisa e Honoka, que lutam para proteger suas amigas. Dessa pode ser tirada outra mensagem: a de que ter visto mais séries Precure não faz um fã ser melhor que o outro. O número de memórias não é relevante. Conhecer ao menos uma série que seja e ter boas lembranças é o suficiente, desde que seja de coração. Mais um motivo para se focar em HUGtto!, que ainda não tinha uma base de fãs tão sólida quanto as outras séries anteriores.

A participação do público é importante neste filme, através das Luzes Milagrosas. Quando Miden consegue capturar todas as Cures, Harry e Hugtan apelam para os espectadores do filme, quebrando a quarta parede. Pedem para que eles mandem suas lembranças das Cures que mais gostavam, de todos os bons momentos, dos momentos difíceis que elas superaram.


A cena descrita assim parece ser algo tolo, mas tem forte carga emocional ao falar ao coração dos fãs e isso opera um milagre que faz com que as Cures recuperem suas memórias e saiam de Miden. Porque esse filme foi feito para os fãs de Precure em todos esses 15 anos, cada um com suas lembranças das séries e personagens que mais gostavam.

Hana, no começo do filme explicando sobre as Luzes Milagrosas.
Atrás, pessoas estranhamente familiares.


Hiroshi Miyamoto: CG + Animação = Harmonia

Como diretor deste filme foi designado Hiroshi Miyamoto, que ganhou notoriedade por ter feito várias vinhetas de encerramento em computação gráfica nas séries de TV e também um curta-metragem usando essa técnica no especial de cinema de Go! Princess Precure. O filme segue o mesmo estilo usado em Precure Dream Stars!, em que as cenas no mundo dos humanos é feita com animação convencional e as do mundo de Miden são em computação gráfica. A animação convencional segue um estilo característico dos filmes de Miyamoto, em que os contornos são marrons e não pretos. Em Dream Stars!, o diretor conta que fez os modelos em CG de modo que se parecessem com animação convencional e deu instruções para que as duas representações fossem as mais próximas possível uma da outra. E neste filme, ele orientou a equipe para que essa proximidade ficasse maior ainda.

Para fazer a animação convencional foram chamados como diretores de animação Akira Inagami, que fez os desenhos de personagens das primeiras séries, e Katsumi Tamegai, que também trabalha na franquia desde Futari wa Precure e exerceu essa função em quase todos os especiais de cinema. Houve um grande capricho por parte dos dois, sendo que existem poucas cenas com distorções ou simplificações exageradas no traço. Ficou bem luxuoso, como deve ser um especial de cinema.

A luta no navio Nihon Maru. A simplificação de traço é mínima, com poucas distorções.
Traço caprichado, com várias cores. Os contornos não são só pretos.
E houve instruções para se usar outras cores além do marrom.
A cena de transformação e apresentação das HUGtto é reaproveitada da série de TV.
Daqui dá para ver uma diferença de estilo.
Existe espaço para brincadeiras de cenário, como nesta onde aparece a Ranko, de Go! Princess.
O diretor Miyamoto até desafiou os espectadores a encontra-la no filme.

As Cures transformadas em bebês são um show à parte e um dos maiores atrativos do filme. Houve um grande trabalho por parte de Inagami e Tamegai para "comprimir" as Cures e decidir que traços deixar e quais simplificar ou omitir. As proporções também são diferentes de acordo com a idade da Cure, sendo que as ginasiais (a grande maioria) teriam 2,5 cabeças de altura, as do primário teriam duas e as do colegial, três. O processo foi complexo com vários estudos. Foram feitos 56 modelos, sendo que um deles é o de Honoka sem se transformar em Cure White e outro é de Hana na forma de Cure Yell, que acabou sem ser usado no filme.

Fazer personagens comprimidas não é fácil e exige estudo. A Good Smile Company que o diga...
Yuri é do colegial e por isso tem a proporção de três cabeça de altura. Erika tem 2,5 por ser do ginásio.
Saaya também tem a proporção de 2,5 cabeças de altura. Emiru, por ser do primário, tem só duas.
O resultado. Até as personalidades de cada uma são bem representadas.

As partes em computação gráfica também ficaram incrivelmente bem feitas, com participação de Yasuhiro Kato, de DX3 e KADO: The Right Answer, e Hiroki Kanai, que fez o curta de Go! Princess com o diretor Miyamoto. Os cenários dentro do castelo de Miden são exuberantes, com várias áreas baseadas nas memórias das Cures. O mesmo vale para o chamado "Cemitério de Miden", com vitrais. Como se simbolizassem a necessidade dele de ter lembranças bonitas e brilhantes. Existem partes com queda no ritmo de quadros de movimento, mas não chega a incomodar tanto.

Área feita com as memórias das KiraKira Precure A La Mode, com os Sweet Animals
Esta foi feita com as das Maho Girls, com vassouras, cristais bicolores e vitrais de Mofurun.
O "Cemitério de Miden", aparentemente bonito, mas tétrico.
O mundo mental de Miden.
No chão estão refletidas as memórias tristes de Hana, quando ela foi traída por fazer o que era certo.

A luta final é magnífica, apoteótica, com as Precure All Stars enfrentando um enxame de mini-cópias de Miden, usando vários de seus poderes. No fundo é tocado um medley de versões instrumentais de todas as séries, fazendo a alegria dos fãs ao rever suas Cures favoritas se movendo e falando, ainda que brevemente.


Segundo Miyamoto, cada um dos pontos pretos do enxame é um modelo completo de um mini-Miden, sem simplificações, e seriam as trevas em seu coração, que as Cures vão apagando. E elas usam seus ataques mais memoráveis, inclusive...

Blossom! Soco de Bunda!

As personagens são altamente expressivas e se movem bastante com angulações que só são possíveis com computação gráfica. Elas também foram feitas para que não ficassem distorcidas mesmo em cenas que usam lentes em grande angular. Ainda assim são misturadas partes com animação convencional, especialmente nos closes, com colorização digital, como nos modelos de personagens das séries Suite♪ para trás até a Shiny Luminous, e nos efeitos de ataques das PreALa. A unicidade é tanta que é difícil dizer o que é CG e o que é desenho nessas cenas. Uma curiosidade é que os modelos de HUGtto! foram usados mais tarde nas danças de encerramento da série de TV, pois o filme foi feito antes.

Esta parte é feita em CG. A câmera se move, circundando a personagem...
... até fazer um close, feito com animação convencional. O processo é fluido, sem quebras. 

Mas a verdadeira apoteose é na salvação de Miden com o Precure Release Shining Memory, que não pode ser considerado um ataque, mas sim um ritual, diferente dos filmes de até então. Pois isso não é mais necessário, uma vez que as trevas do coração de Miden já foram derrotadas. Não há uma Super Forma ou algo parecido. Só as Luzes Milagrosas empunhadas pelas Precure. E são mostradas cenas de todas as séries e cada uma das Cures de rosa tem um breve monólogo sobre suas lembranças. Sobre o que elas passaram. Suas tristezas. Suas alegrias. Monólogos que no fim se juntam para formar a mensagem do filme. A música de fundo é tranquila, terna, cheia de bondade. Algo que toca fundo no coração e mais uma vez ataca o canal lacrimal até romper.

Precure Release Shining Memory
Miden se desfaz em partículas de Luz que se reagrupam no ar, como que para formar algo novo.

A dança de encerramento é um show à parte, ao som de uma versão arranjada da abertura da série clássica, intitulada DANZEN! ふたりはプリキュア~唯一無二の光たち (Futari wa Precure~ Yuiitsu Muni no Hikari tachi, algo como "Luzes únicas e inigualáveis"). Uma mudança interessante é na parte final, em que no lugar de "Futari wa Precure" (Nós duas somos Precure) é dito "Minna wa Precure" (Nós todas somos Precure). Quem canta é Mayumi Gojo e a dança, feita por air:man é baseada nos movimentos que a cantora fazia em apresentações ao cantar o tema clássico. Honna e Yukana contam que Gojo fazia isso no improviso, pois sentia não podia ficar simplesmente parada cantando. Esse é apenas um dos truques escondidos, como os painéis no chão que se abrem como um obturador de câmera.

Nesta parte as Smile! ficam no centro pois foi fazendo as vinhetas de encerramento que Miyamoto ficou conhecido.
O chão feito de vitrais, abrindo como se fosse um obturador de câmera, formando painéis.
Elementos que remetem a Miden.


Um Vilão(?) Memorável

Miden é um oponente bem interessante. Ele tem o poder de absorver as memórias das Precure e com isso consegue emular as falas e trejeitos de cada uma, além de ser capaz de usar seus ataques especiais. Mesmo aqueles que derivam de mudanças de forma ou os que precisam de duas Cures. Isso faz dele um oponente poderoso e perigoso.

Precure Whip Decoration!
Da Cure Whip de KiraKira☆Precure A La Mode.
Precure Passion Dynamite!
Da Cure Lovely, de Happiness Charge Precure!, na forma Cherry Flamenco. Até com o "Olé".
Precure Diamond Eternal!
Da Cure Miracle e da Cure Magical, de Maho Girls Precure!. Nesse é necessário as duas.

Mas mesmo absorvendo tantas memórias, ele se sente vazio o que fez com que queira mais e mais delas. Nisso, ele alterna momentos de loucura e lucidez. Euforia e melancolia. Tranquilidade e raiva. Ou seja, um personagem altamente caótico e instável, devido ao vazio em seu coração. Sua origem é contada somente com palavras, mas que são o suficiente para lhe dar profundidade.

O fato de Miden ser uma câmera foi muito bem pensado, já que se trata de uma máquina que registra lembranças, mas não as retém, e casa bem com o tema do filme. Isso ainda se alinha com o conceito mostrado em Splash☆Star de que objetos podem alojar espíritos e criar vida, o que é mencionado por Saki/Cure Bloom e Mai/Cure Egret dentro do filme.

Outro ponto interessante é que a aparência de Miden foi inspirada em um Teruteru Bouzu, um boneco de pano simples usado em uma simpatia japonesa para fazer parar a chuva e trazer o sol. E de fato, ele é descrito assim pelas Cures dentro do filme. Miyamoto conta que não se lembra exatamente de onde veio a ideia, mas essa forma tem uma simbologia. Dentro do mundo mental de Miden está sempre chovendo, como se fossem suas lágrimas. Sua aparência refletiria seu desejo de que as nuvens de seu coração clareassem e ele pudesse ver a luz.

Miden também usa bastante expressão corporal, especialmente com as mãos, ideia de Zoufai Kwan, de Hong Kong, que foi animador-chefe de vários curtas em CG de Go! Princess (o primeiro), de Maho Girls! e de PreALa. No começo o personagem não tinha braços e Kwan comentou que assim ficaria difícil fazê-lo se mover. Sua sugestão foi aceita e graças a isso as poses em que ele imita as Cures ficaram muito mais convincentes.


Para interpretar um personagem com tantos altos e baixos emocionais foi necessário chamar um nome de peso: Mamoru Miyano, grande Astro da dublagem no Japão, altamente talentoso e habilidoso, reconhecido tanto por colegas quanto pelo público. Entre seus papéis mais famosos estão o Ultraman Zero, Rintaro Okabe Kyouma Hououin (Steins; Gate) e muitos outros com uma vasta gama de papéis. Seu trabalho mais recente foi como Peter Parker na versão japonesa de Homem Aranha: No Aranhaverso.

Obs.: em Zombieland Saga, Miyano figura como Kotaro Tatsumi, mas nessa é provável que não estava interpretando e sim, sendo apenas ele mesmo.

Miyano comenta que achou que seria difícil interpretar o personagem quando o viu pela primeira vez, devido à sua aparência que parecia ser inofensiva. Mas ele se esforçou para conhecer melhor sua história, compreender o personagem e "se tornar seu maior aliado". Miyano ainda conta que em seu começo de carreira, na faixa dos 20 anos, as coisas não iam como ele esperava ao tentar encarnar os personagens que interpretava. Miyano gostava de dublagem, mas não conseguia ir bem, sendo que na época, para ele "Gostar" significava "Sofrer".

O futuro Astro tinha um monte de sentimentos que queria mostrar e expressar, mas não conseguia, como o próprio Miden. Mas ele foi conseguindo experiências, lembranças, sempre tendo em mente o gosto pela atuação e com o tempo, o "Sofrer" passou a ser "Se divertir". E mesmo atualmente, às vezes ele se sente por baixo, imprestável, mas é a dublagem que o anima novamente. Um ânimo que é transmitido para todo o elenco, como contam Yoko Honna, Yukana e Yui Ogura, ajudando a aliviar a tensão das gravações.

Miyano admite que imitar as frases de efeito e os trejeitos das Cures foi bem trabalhoso e sentiu que ficou um tanto artificial. Mas o diretor o tranquilizou dizendo que era assim mesmo que deveria ser, afinal se tratava de um ser que só tinha as memórias das Cures e não suas personalidades. Miyano também recebeu dicas das dubladoras originais para saber como fazer as frases. E ele conseguiu transmitir com sucesso a história de Miden com uma excelente interpretação.

Em outra entrevista, Miyano também comenta que ficou contente em ver as crianças torcendo pelas Cures no cinema. Pois é assim também quando ele é o Ultraman Zero, que só apareceu nos cinemas até chegar à TV em Ultraman X e depois teve participação regular em Ultraman Geed. Curiosamente, segundo a roteirista Koumura, o nome "Miden" significaria "Zero" em grego. Desta vez para significar que ele não tinha nada.

Miyano ainda revela que as gravações ocorreram em duas etapas. Uma para a parte em CG, em que primeiro eram gravadas as vozes para se fazer as animações depois. E outra para as cenas com animação convencional, em que os dubladores interpretavam acompanhando o desenho. Ele achou bem interessante esse método que só é possível com as técnicas e tecnologias atuais.


Outra convidada especial foi a modelo e atriz Midzuki Yamamoto, como a repórter salva por Nagisa, Honoka e Hikari no começo do filme. Sua personagem foi desenhada tendo-a como modelo, o que foi uma honra para Yamamoto, que é fã da franquia e tem bastante apreço a ela, apesar de não ter visto todas as séries. Ela também gosta de outras séries de Meninas Mágicas como Sailor Moon e Ojamajo Doremi e passou a ver Precure no embalo depois delas. Yamamoto chegou até mesmo a fazer cosplay da Cure Peach e canta algumas músicas de Yes! Precure 5 GoGo! no karaokê.

Yamamoto conta que esse foi seu primeiro trabalho com dublagem. Diferente de atuar em novelas, ela teve de demonstrar sentimentos apenas com a voz e enfrentou dificuldades para acertar o tom. Mas não recebeu nenhum pedido em especial do diretor e representou com sua voz normal mesmo. Ela adorou a experiência de poder contracenar com suas personagens favoritas, em especial na cena em que Saaya, transformada em bebê, pede sua ajuda para procurar sua mãe.


A atriz acompanhava HUGtto! e ficava na expectativa em relação ao romance de Homare e Harry, mas ao mesmo tempo achava Bishin bonitinho. E ela gostava também de Ruru, de seus conflitos internos e do processo em que ela ganha um coração.


Contrastes Convergentes

Este filme é bem curioso. Nele existem vários elementos que pareceriam contrastantes, mas que se juntam para formar algo harmonioso. As personagens da primeira série interagem com as da mais recente. A primeira metade é feita em animação convencional e a segunda em computação gráfica, sendo que no meio elas se mesclam de uma maneira uniforme. Os animadores que usam métodos tradicionais unem forças com modeladores de CGs. Isso está presente também na música, reunindo as cantoras da primeira com a da série mais recente.

De fato, a música, composta por Yuki Hayashi, é um dos pontos a se ressaltar. Existem temas que são heroicos, outros divertidos e também os melancólicos. As músicas se integram perfeitamente aos cenários e às situações, especialmente no mundo de Miden dando um clima onírico e até exótico. Ou cômico e alegre de acordo com a cena, como quando as Cures são perseguidas por um Mofurun gigante. São usados arranjos dos temas da primeira série quando Nagisa e Honoka aparecem, o que aumenta a sensação de revivência, algo muito importante nesse tipo de filme. E o medley com os temas de abertura é empolgante e envolvente. Tinha visto comentários de que ao ver o filme, daria vontade de ter a trilha sonora. Eles não estavam errados...

O CD foi lançado na época da estreia no cinema. Deixei lacrado até ver o filme.

O grande mérito do filme foi o de juntar o Passado e o Presente de forma harmoniosa, desenvolvendo o novo jeito de se fazer animação mostrado em Dream Stars!, e que agora chega a níveis mais altos. Esse amálgama é bem representado na luta final com os mini-Midens em que é difícil dizer o que é animação convencional e o que é CG. E isso tudo casa com o tema do filme, em que as memórias são constituídas pelas vivências passadas e pelos momentos atuais para então construir o futuro. Não só a história como as técnicas e tecnologias usadas nos bastidores seguem essa temática.

Tanto as primeiras Cures quanto as de agora têm seus momentos de glória e uma razão para estarem lá e todas elas brilham. Um filme capaz de agradar tanto aos fãs que acompanham há 15 anos quanto aos que conheceram a partir da série atual. Tanto as referências quanto as mensagens de todas foram muito bem colocadas.


E isso teve resultado. O filme fez um enorme sucesso, com a maior arrecadação entre os filmes da franquia, e já começou no primeiro lugar na semana de estréia. Também recebeu os prêmios da CG WORLD e da VFX-JAPAN nas categorias de "Animação em CG" e "Animação para Cinema", respectivamente. E ainda, foi registrado no Livro Guinness de Recordes como "O Filme Animado com mais Guerreiras Mágicas". É certo que as Precure, na verdade, estariam mais para "Super Heroínas", mas mesmo seguindo esse critério, o filme provavelmente entraria para o Livro.



Este foi um filme feito com esforço, engenho e arte, digno de comemorar os 15 anos da franquia. Algo que começou sem grandes perspectivas, mas que ganhou proporções maiores e se tornou uma nova linhagem. Uma linhagem com séries e personagens únicas, com brilho próprio, sendo que pelo menos uma delas tem algo que fala ao coração de alguém. E o filme foi feito especialmente para os espectadores, pois sem eles a franquia não chegaria ao ponto onde chegou, figurando como "força principal" nos relatórios da Toei Animation.

Pessoalmente fiquei muito satisfeito com este filme, por conter elementos que tocam fundo em minha alma. Precure é uma franquia que conheci recentemente, mas da qual tenho muitas memórias, lembranças. Uma série que conseguiu um lugar no meu coração junto com Ultraman e que mudou a minha vida, conforme contei há algum tempo. E o desenho da leitora Mel-chan evocou essas lembranças ao representar a protagonista da primeira série que conheci, com a da mais recente na época.


Já Miden é a encarnação de algo que uso bastante, de um dos instrumentos que mais uso para fazer este blog. Algo que registra as memórias e agora vejo que tenho de cuidar bem.


Por isso, este filme agora fica em um lugar especial na minha estante, junto com outro inesquecível, que tem o mesmo efeito quando vejo.


E a franquia continua com Star☆Twinkle Precure. Com isso, a promessa de Rie Hikisaka de passar o bastão foi cumprida.




Extras


Desta vez só vem um livreto com ilustrações e breves apresentações das Precure All Stars, sem nenhuma entrevista. Muito material tive que tirar de uma edição especial da revista Animage sobre HUGtto! Precure.


Mas por se tratar de um item comemorativo, comprei na Amazon do Japão, que veio com uma sacola especial. Ela é grande, feita de um tecido grosso e resistente.


No disco existem vídeos com trechos da cerimônia de estréia e da comemoração do sucesso do filme. Muito está disponível no YouTube, nos canais de imprensa oficiais.

Em um deles, Yoko Honna e Yukana contam que uma grande conquista foi a de poder ver o logo da série original na tela grande pela primeira vez. É porque a Toei só começou a fazer especiais de cinema da franquia a partir do segundo ano, já com "Max Heart" no título e finalmente o logo original apareceu no cinema com destaque. Um fato que, segundo elas, foi esquecido até mesmo pelo próprio criador, Takashi Washio. E elas ficaram contentes em poder participar da cerimônia de estreia, que foi em Yokohama, exatamente o mesmo lugar em que foi lançado o primeiro filme da franquia. Seria por isso que vários dos especiais de cinema se passam nesse local. Mais um retorno às origens.


Tem mais um em que é comentado o registro no Guinness e Miyano faz piada dizendo que ficou de fora, por não ser uma "Guerreira Mágica" e vai fazer de tudo para se tornar uma(?). Pelo visto ele se esqueceu de que Ultraman também foi incluído no Guinness em uma categoria parecida e seu alter-ego, o Ultraman Zero, participou da cerimônia.


E no Canal Oficial de Precure no YouTube está disponível uma amostra da dança de encerramento. Algo feito com sentimento pelas equipes de animação em CG da Toei Animation. Vale a pena dar uma olhada.


8 comentários:

  1. Olá Usys!
    Muito interessante! A matéria traz muitas informações exclusivas sobre a confecção artística, produção, direção, escolhas de seiyuus condizentes aos papéis e vasto planejamento na elaboração dos projetos! Uau! Estou encantada!
    De fato, este filme conseguiu me arrancar lágrimas e sorrisos.
    Gostei bastante do depoimento do Mamo-chan (Miyano Mamoru) sobre as dificuldades que enfrentou no começo da carreira; poucos artistas se abrem para expressar-se desta maneira, revelando os altos e baixos, e a sinceridade dele é algo admirável. Realmente, não é fácil, nunca foi e até hoje o Miyano demonstra que trabalha duro em todos os projetos que abraça. Simplesmente, isso faz eu admirá-lo ainda mais!
    Outro ponto que achei interessante é como o longa-metragem preocupou-se em reavivar memórias do público, mesmo que alguns (ou muitos) não tenham acompanhado a franquia na íntegra, podem guardar em suas memórias a beleza e delicadeza das simbologias que este filme trouxe.

    Que as Pretty Cure continuem a trazer sorrisos por muitos anos!

    E obrigada, novamente por postar minha arte. Sou grata pelo carinho ao desenho, e fico feliz que tenha o feito sorrir. Se meu desenho pôde tocar seu coração, então alcancei meu objetivo. De verdade, obrigada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Na verdade eu ia falar do filme bem mais tarde, mas depois de ver sua ilustração e de saber o que era o Miden, vi que tinha que fazer a matéria agora.

      Quando pedi a Miyuki e a Hana na ilustração nem eu tinha percebido que isso tinha um sentido. Podia ter pedido a Megumi, a Erika ou a Yuri, mas agora vejo que tinha que ser essas duas. Não podiam ser outras. Por isso, a sua arte ganhou um significado ainda maior depois que eu vi o filme.

      Ao ler essa entrevista do Mamoru Miyano, fiquei surpreso em saber que mesmo sendo bonito, com um físico desenvolvido, esperto, com uma voz bonita e com todo esse talento, ele também se sente por baixo às vezes. Mesmo ele, que é sempre bem-humorado, alegre, que faz um monte de piadas, tem seus momentos em que se sente inútil. Nessa dá para ver que apesar de ser um Herói ele também é humano.

      E nessa entrevista, deu para ver que o Mamo-chan tem uma visão definida de seu trabalho e tem ciência de sua importância, de dar sonhos para as pessoas. Que ele gosta do que faz e leva isso a sério. E que ralou bastante para isso. Esse vai virar Lenda!

      E lendo as entrevistas do pessoal a gente vê que a equipe bota bastante alma na obra. Eles sabem do que os fãs gostam porque eles mesmos são fãs. Sabendo sobre o Hiroshi Miyamoto dá para ver que existe uma enorme história de sucesso por trás, o que é emocionante. Assim como o seu desejo de romper barreiras ao juntar dois estilos de animação.

      E o filme em si também é lindo! Mesmo sem saber de tudo isso ele encanta! Chorei várias vezes, até em cenas que não esperava. Achei que a cena do Harry chamando os espectadores ia ser boba, mas vendo de fato não dá para deixar de chorar. E rir bastante com a Hana e a Nagisa tentando cuidar das amigas. As outras Cures têm pouco tempo de participação, mas usam as características mais marcantes, o que atesta o amor da equipe pela franquia.

      E também espero que Pretty Cure continue por mais tempo ainda! Star Twinkle está indo bem e tenho gostado, pois é muito bem pensado. E que venham os 20 anos!

      Excluir
  2. 15 anos de Precure! Taí uma série que parece estar aguentando bem a passagem do tempo, e um filme reunindo todas as heroínas é uma boa forma de comemorar a vida longa da franquia. Aliás, Precure está provando que a fórmula Marvel de universo compartilhado de filmes funciona bem para animes também hehehe!

    Interessante que o inimigo é tipo um Tsukumogami, e uma câmera é realmente algo perfeito para uma história com conceito de memórias, e perfeito também para a Casa, onde as câmeras são tão importantes!

    As Cures transformadas em criancinhas estão bonitinhas demais! Deve dar bastante trabalho mesmo planejar esses visuais SD sem que todas fiquem muito parecidas, dar personalidades distintas para SDs é bem difícil. E fizeram várias! Imagino quanto tempo levou até chegar nesses esboços aprovados.

    Mamoru Miyano é show demais! Já consigo imaginar o vilão se movendo e falando com a voz dele! Eu sinto que o Miyano chegou em um ponto de tanta personalidade que alguns roteiristas e diretores criam personagens já pensando nele como a voz, o Kotaro é um ótimo exemplo disso. E que sorte que ele teve de ter as dubladoras das personagens por perto para ensinar os golpes pra ele, deve ter facilitado muito a pegar o jeito certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pois é. Quinze anos, com um monte de tie-ups, produtos, lojas especializadas e muito mais. Que começou como muitas franquias de sucesso: de uma aposta.

      Foi ao saber o que era o Miden que resolvi fazer a matéria agora e não daqui a alguns meses como de costume. Era para ser junto com a do filme do Ultraman R/B em um Festival de Cinema. Por isso foi meio às pressas e acabou demorando tanto.

      Nessa de fazer personagens em SD eu percebo o quanto o pessoal tem trabalho. Cada uma tem uma lista de detalhes e instruções que acredito que muita gente nem vá notar. Mas é aí que entra a artesania do Inagami e do Tamegai. Esses são veteranos e Mestres da animação e não querem entregar trabalho mal feito.

      Ao ler a entrevista do Miyano, eu me lembrei daquela parte do último capítulo de Zombieland Saga. Com isso vejo que o Kotaro foi 100% baseado nele. E a sincronia com o Miden é perfeita. Os ataques de loucura e mudança de humor são muito parecidos com os do Kotaro. Então é fácil de imaginar como é. E o Miyano aprendeu rápido como se faz as frases das Cures. Se bem que ele deve conhecer todas as atrizes de antigos trabalhos, então deu para conseguir apoio sem problemas.

      Excluir
  3. ah velho não aguentei.... vi o filme umas três vezes e me emocionei em todas da mesma maneira, essa série mexe comigo de um jeito que eu não me sentia desde quando via dragon ball z lá em idos de 2000 com meus 5-6 anos, é emocionante, divertido, engraçado, tocante e tão belo, precure é a epítome da representação do carinho de artistas pra trazer algo de qualidade com muito respeito aos seus valorosos fãs, sejam eles novos, antigos, crianças ou adultos.
    ótima resenha, muito obrigado pelas dezenas de informações e curiosidades da produção (nunca ia imaginar que tinha animação convencional na segunda metade do filme ò_ó).
    um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. aliás esse filme do ultraman ao lado do desa resenha tem resenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André Silva!

      E pensar que Precure tem o DNA de Dragon Ball Z, já que a primeira série foi feita por gente que trabalhou lá. Até a Masako Nozawa era parte do elenco fixo e parece que ela deu umas dicas para as meninas de como interpretar nas lutas.
      Antigamente eu subestimava Precure, mas depois de ver de fato percebi meu engano. É uma franquia que tem de tudo, bem equilibrado, cultivado por toda a equipe de produção. E esse cuidado foi transmitido para a gente com esse filme. Foi lindo!

      Ainda não fiz uma resenha desse filme do Ultraman. É que já existem tantas em outros Blogs... Mas acho que é hora de eu falar dele, sim. Até me deu uma ideia para o Dia do Ultraman, em julho. Obrigado mais uma vez!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html