domingo, 10 de novembro de 2019

Armor Girls Project Tamashii Mix 地を暗黒に染めし黒蝕の竜姫

Saudações.

Desta vez vou falar da 地を暗黒に染め士黒蝕の竜姫 (Chi wo Ankoku ni Someshi Kokushoku no Ryuki, algo como "A Princesa Dragão da Erosão Negra que tinge a Terra de Trevas"), da linha Armor Girls Project, da Bandai, baseado em um dos monstros do jogo Monster Hunter, da Capcom.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Long Dress
6. Frenzy Mode
7. Raging Frenzy
8. Ação


Obs.: deixei o título em japonês mesmo porque além de extremamente longo, não consegui achar uma tradução boa.



1. Informações


O jogo Monster Hunter foi um tremendo sucesso e gerou vários produtos relacionados. Um deles é este, imaginando como seria um dos monstros, o Gore Magala transformado em uma garota.

Isso é o que chamam no Japão de 擬人化 (Gijinka), algo como "antropomorfização", convertendo entes inumanos em garotas bonitas em sua maioria. Mas existem garotos bonitos também. Esse já é um gênero altamente difundido na Cultura Pop Japonesa, sendo que além de algo mais usual como animais (Kemono Friends), existem antropomorfizações de navios de guerra (Kantai Collection, Azur Lane), espadas japonesas (Touken Ranbu), países (Hetalia) etc. E até mesmo as séries Ultra entraram na dança com Kaiju Girls, em que os monstros são representados como meninas fofinhas. Outro exemplo são as Robot Girls Z, em que os robôs da Dynamic Production (Mazinger Z, Getter Robo etc.) são garotas (ou quase todos).

A Antropomorfização se tornou uma grande mania, sendo que várias dessas obras se tornam jogos, desenhos animados, peças de teatro e também servem como atração para eventos. E existem várias peças de merchandising que fazem girar altas cifras no mercado otaku japonês.

Várias das versões em desenhos animados estão disponíveis no Crunchyroll e podem ser conferidas lá. Os resultados são díspares. Há os que são muito bons e os que não deram muito certo.


Gore Magala surge a partir de Monster Hunter 4, feito para o Nintendo 3DS. É um gigantesco dragão negro que não tem olhos, usando um pó feito de suas escamas espalhando-as no ar para se orientar. Esse pó gruda em seus oponentes e os infecta com uma espécie de vírus. Nos humanos, prejudica seu sistema imunológico e regenerativo. Os monstros passam a apresentar sintomas semelhantes aos da Raiva. Mas é possível superar os efeitos dessa doença e ainda por cima ganhar mais força. Só que isso vale para os monstros também, o que é desastroso...

O próprio Gore Magala é um oponente perigoso e dispara bolas com o pó infeccioso pela boca. O fato dele não ter olhos já o faz imune a Flash Bombs, que costumam ser bem eficazes (a não ser contra o Khezu ou o Gigginox, que também não têm olhos). Quando enfurecido, o Gore Magala ergue duas protuberâncias na cabeça semelhantes a chifres, que funcionam como sensores. Algumas partes de seu corpo brilham na cor púrpura. E também abre mais dois braços (asas?) além das quatro patas que já são visíveis.

Existem muitos mistérios sobre o Gore Magala. Mas já foi determinado que ele é assexuado o que deixa dúvidas sobre como o monstro se reproduz. Aparentemente tem a ver com o tal pó e existe uma grande competição natural pela sobrevivência, mas...

Curiosidade: existe uma variedade do Gore Magala em Monster Hunter Explore com motivos de um Angel, em uma colaboração com o desenho animado Neon Genesis Evangelion.


A antropomorfização ficou a cargo de Fumikane Shimada, que fez os conceitos de Sky Girls e Strike Witches, assim como o desenho de personagens da versão em desenho animado de Girls und Panzer. É atribuída a ele a recente mania por garotas com equipamentos semelhantes a aviões e outros veículos. Também é de sua autoria a linha de figuras Mecha Musume, de antropomorfização de veículos militares como aviões e tanques.

O conteúdo da caixa. O preço é alto, mas vem com um vasto número de acessórios para justificar. Nesse quesito não tem como colocar defeito.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O visual lembra algo roqueiro, com elementos do Gothic Lolita (ou o contrário). É uma estética bem popular no Japão. Ela ficou mais corada que na ilustração original que era pálida.


Close do rosto. Esta é a expressão de fábrica, neutra. O cabelo esconde o olho direito. Diferente do monstro original, ela tem olhos. Ia ser engraçado se eles fossem vendados na figura.


A Expressão "B", com o olhar voltado para o lado e com um sorriso sarcástico. É a mesma da ilustração original.



A expressão "C" aparentemente é de quando ela recebe um ataque. É bem útil para esse tipo de figura, mas poucas vêm com uma dessas, com exceção das Revoltech de Queen's Blade.



A expressão "D" é boa para lutas.


A expressão "D" é um sorriso maligno. Diz um pouco da personalidade dela.


No topo da cabeça existe um adorno que lembra os usados em trajes Gothic Lolita e mais dois que lembram os chifres/antenas recolhidos.

Detalhe do cabelo. Não tem pintura especial, mas a modelagem é bem feita e de modo a não interferir muito no movimento do pescoço.

No pescoço existe essa gargantilha que lembra escamas. E com as partes em púrpura que remontam ao Gore Magala.

A articulação do ombro é bem exposta. Infelizmente não deu para esconder. Mas ao menos ela é funcional.

As luvas longas possuem babados nas bocas amarradas por fitas púrpura. Mais um toque Gothic Lolita.

Chegando um pouco mais perto para ver.

O vestido lembra algo feito de couro ou escamas. Mas é bem diferente do equipamento que se faz dos pedaços do Gore Magala. A única parte em comum seria o cinto(?) com hexágonos.


A saia é feita de material maleável e composta de duas partes de modo a não interferir no movimento das pernas.

As botas, 7/8, lembram as usadas por roqueiros ou punks.

Detalhe dos cadarços. Na boca existe um pequeno laço de fita. A coxa é moldada de modo a parecer apertada pela bota.


As botas têm um solado bem grosso, com salto alto.


3. Articulações


A cabeça se move bem para cima e para baixo e consegue se inclinar para os lados. Mas no meu exemplar, por alguma razão ela não gira. Tentei amolecer com um secador de cabelo, mas ainda assim não deu.

A parte saliente do cabelo pode ser girada na base e levemente erguida.

Os braços possuem uma liberdade de movimentos excepcional.

Os pulsos possuem articulações expostas, mas isso é muito mais vantajoso do que prejudicial.

O tronco pode ser girado em dois pontos. A parte do peito é presa por uma conexão esférica e pode se inclinar para vários ângulos.

A abertura das pernas é formidável, para ambos os sentidos. Algumas vezes elas parecem travar ao abrir para os lados, mas aí é mover para frente e tentar de novo.

As coxas podem ser giradas na conexão com as botas.

As pernas se dobram bem.


Os tornozelos possuem articulações multidirecionais. O solado grosso ajuda a manter a estabilidade.



4. Acessórios


Estão incluídos quatro pares de mãos.

Elas são feitas de material maleável e por isso a troca é fácil. O conector também é grosso, o que diminui o risco de quebra desta parte.

Estão incluídas estas duas adagas as Twin Tail Daggers. Também são diferentes das que podem ser feitas de pedaços do Gore Magala no jogo, as Claw of Carrier (Fledderklauen). Elas são feitas de material rígido e afiadas, requerendo cuidado ao manipular.

As adagas podem ser colocadas nas mãos específicas para segurar objetos.

Está incluída esta peça que tem um propósito especial.

É possível conectar as adagas nos dois lados...

... e formar um arco. Esse também é diferente do jogo, o Vision of Vanish (Entbehrung) e aparentemente não tem um nome definido.

E está incluída esta peça para representar a flecha e o cordão.

A flecha se engancharia no cabo, mas é feita de material rígido e por isso a colocação é um pouco difícil. As partes que seriam o cordão são finas, frágeis e por isso requerem cuidado.

Montado ficaria assim.

Só que fica um pouco grande. Na verdade o arco foi feito para ser usado com outra configuração da figura.

Este é o Dark Flame Parasol, uma sombrinha.

O cabo tem um gancho com secções e uma joia na ponta.


O corpo da sombrinha lembra as membranas das asas do Gore Magala.

A parte de dentro tem partes que simulam a estrutura.

E existe uma ponta afiada na outra extremidade.

A sombrinha pode ser segurada sem problemas. Mas deixando por muito tempo acaba alargando a mão e com isso fica frouxa para segurar as adagas.

A capa da sombrinha se abre. E puxando o cabo para baixo, a arma assume uma outra forma.

Esta seria a Buster Mode. Não dá para saber se é um martelo ou um canhão.

A ponta lembra a boca aberta de um dragão. Ela pode ser totalmente aberta, mas aparentemente o certo é deixar nessa posição mesmo.

Nesse modo se segura pelo meio.

Esse acessório pode assumir outras formas não oficiais, como essa que lembra uma Grief Seed (aqui chamado de "Esporo da Perdição") de Puella Magi Madoka Magica.


5. Long Dress


Estão incluídas estas peças para formar uma saia para a figura.


Esta peça que lembra um enorme laço de fita se instala nas costas da figura.


Mas antes é preciso erguer um pequeno conector para instalar a cauda.


Daí é alojar as adagas dentro da cauda (daí o nome delas).


E então instalar os dois lados da saia nos conectores das fitas.





Ficaria algo assim, formando um vestido longo, mais próximo do Gothic Lolita. É volumosa, e um pouco difícil de manipular. Colocar de pé também exige certa prática para posicionar as pernas corretamente.


A sombrinha completa o conjunto.


Os dois lados do laço de fita se movem de forma independente.


O conector da cauda tem uma articulação multidirecional.


A cauda pode ser dobrada na articulação da ponta.


Com isso é possível deixar parte para fora do vestido.


Não sei qual é o intento original, mas assim fica mais estável.



6. Frenzy Mode


Para este modo é preciso substituir os braços e pernas. A remoção é surpreendentemente fácil. A colocação dos outros braços e pernas é um tanto dura e requer precisão para posicionar o mais reto possível.

Daí é trocar a franja por outra.

Ficaria assim com uma forma mais agressiva, tendendo para o rock ou o punk.


A parte de cima é feita como se os "chifres" tivessem se aberto e se erguido. Como acontece com o Gore Magala quando se enfurece.

Os braços lembram luvas metálicas, com enormes mãos e garras pintadas de rosa.


Existem detalhes que lembram escamas.

As pernas também lembram armaduras negras. Essas também são diferentes das do jogo.


Os protetores para as coxas. Na parte de trás existem cintas direitinho,


Os pés desta vez lembram sapatos com um salto alto e fino. As garras das pontas dão estabilidade.

Como é de se imaginar, a mobilidade é menor que a dos braços e pernas normais. Mas ainda assim é suficiente.

Estão incluídos mais três pares de mãos intercambiáveis.

Um par é para segurar objetos. A adaga fica meio frouxa.

Para ajudar a não se confundir na hora de reverter ao modo normal, existem marcas nas pernas para dizer qual é a direita (R) e qual é a esquerda (L). Nos braços basta ver a posição dos cotovelos e das fitas, que devem ficar voltadas para fora.

Com a cauda me parece mais completa.


7. Raging Frenzy


As duas metades da saia se abrem e se tornam asas (braços?).

Existem travas em determinados pontos, então é preciso tomar cuidado e ler o folheto de instruções atentamente.

Daí é instalar novamente no laço e depois na figura.




Ficaria algo assim. Um verdadeiro modo de ataque total.

Em algumas partes existem tampografias que lembram escamas.

As enormes mãos, com garras cor-de-rosa como na figura principal.

As asas são conectadas por articulações multidirecionais.

E existem mais articulações em outras áreas. Dá bastante liberdade de posicionamento, mas é um tanto difícil de mover. E dá medo de quebrar.

Cada uma das três aletas é presa por uma conexão esférica e se move de forma independente. Todas ficam presas em uma moldura presa em uma dobradiça.

Os "cotovelos" das asas têm fechamento total devido ao mecanismo de transformação.

Nos pulsos existem enormes articulações multidirecionais.

Dada dedo possui várias articulações e pode ser movido de forma independente.

O polegar pode ser girado e é conectado por uma dobradiça. O movimento é mais limitado que nos outros dedos. Às vezes é tão solto que dá a impressão de que quebrou.

Está incluída esta peça.

Ela é conectada na palma da mão da "asa"...

... permitindo segurar a sombrinha.

O arco e a adaga ficam frouxos. Mesmo fechando os dedos não fica muito firme.

Está incluída esta base com três suportes.

Atrás do laço das costas existe uma tampa que esconde um conector para o suporte.

Os outros suportes seguram as "asas", permitindo que elas fiquem estáveis em várias poses.
Colocar segurando a sombrinha por alguma razão me lembra Vampire (Darkstalkers), outro jogaço da Capcom.




8. Ação


Obs.: A personagem não tem conceitos ou história, sendo assim, a partir de agora são usados os da Casa.


Aqui neste blog, esta seria uma forma mais forte da Dark Precure, a Atrocious.



Para isso, ela usa uma arma desenvolvida por Belial, a Giga Darkriser.


Ela é também é conhecida como "Cure Killer", cujo propósito é destruir as Precure. Para isso, ela absorve a força da Luz delas e cria vários tipos de ataques.

Satan Sluggers
A Giga Darkriser se transforma em um par de adagas. Coragem Incessante, Esperança afluente, Laços iluminados podem ser facilmente cortados por estas lâminas seculares.

Erosion Smog
A Terra seca e as flores não crescem. Os Céus se contaminam e os pássaros não voam. Tudo é envolto por estas nuvens de podridão.


A Giga Darkriser se torna um florete, o Dark Fleuret.

Black Rose Consumption
Sonhos e Esperanças são consumidos por rosas e borboletas venenosas.


- PRECURE! LOVE SUNSHINE! FRESH!!!




Devilish Clover Revenge
"Trevo" na Linguagem das Flores tem dois significados: "Promessa" e "Vingança". A Promessa não cumprida se torna uma prisão, impedindo que seja conquistada a Felicidade.



Dark Power Fortissimo
Ataque que ela já possuía como Dark Precure, mas agora muito mais poderoso.


Silence Dark Field
Um campo onde não há sons. Nem música e nem ruídos. Só o vazio opressor e as Trevas.


Ao lutar com vontade, seus chifres se estendem e seu olho direito é descoberto, como acontece em sua forma normal.


Evil Arrow
A Giga Darkriser se torna um arco que dispara esta flecha de trevas. O desejo de Felicidade não se realizará.


Venom Shower
Um poderoso veneno que impede que o Final Feliz venha. Nem um beijo de afeto pode neutralizá-lo.



Dark Broken Heart
Uma barreira que impede que o Amor seja correspondido.


Unlovely Slugger
A Giga Darkriser se torna uma espada gigante. Tudo é ilusão. Felicidade, Amor, tudo é frágil diante desta lâmina.


- Mode Elegant! Aconitum!
Ao instalar um Esporo da Perdição no cabo do Giga Darkriser transformado em um guarda-chuva, Dark Precure assume o Mode Elegant, que permite usar as forças dessa flor venenosa.

- Deteriore tudo, Acônito! Poisonous Despair!
Sonhos e Esperanças apodrecem diante do veneno do Desespero.



- Passar bem.

Jet Black Oblivion
Milagres e Magia não existem. E nem a Felicidade que vem desse encontro. Laços de família são jogados para o esquecimento.


A Giga Darkriser na verdade foi criada por Pikario, um Mascote renegado.


Ao retornar à sua terra natal, perto do Monte Ichigoyama, ele consegue coletar a energia KiraKiral existente no lugar para criar um Dark Sweets Animal, o Dragon Devil's Cake.

- Devil's Cake.
Dark Precure insere o Dark Sweets Animal no Giga Darkriser.


- Trevas e Ruína. Misturem-se!
Com isso, ela consegue absorver o KiraKiral das Trevas...

- DARK PRECURE ARCH ATROCIOUS
... e assumir esta outra forma agressiva, selvagem, devoradora.


E assim ela se torna mais próxima de seu pai, Belial, que um dia também assumiu a forma do monstro Arch Belial.



Suas habilidades de luta aumentam, com a agilidade de uma fera. Todo o seu corpo se torna uma arma.


A cauda também é perigosa, com serras que giram para lados opostos, aumentando o dano.


E ainda, ela consegue criar um campo de KiraKiral das Trevas, que faz com que ela se torne totalmente invulnerável.


Nessa hora, somente ataques com KiraKiral usados pelas KiraKira Precure A La Mode funcionam com ela. Ou é necessário ajuda dessas Cures, que podem anular o campo por uma fração de segundo para então poder atacar.


Ao liberar sua selvageria, as partes que formavam a saia do Mode Elegant se tornam asas. Assim não há mais como detê-la.

Dark Decoration
O contrário de "gostar" não é "não gostar", mas sim a indiferença. Este golpe rouba a vontade de viver da pessoa.

Death Embrace
Para quem é pego por esses braços não há Futuro.

Black Hole End
A poderosa força que engole todas as coisas. Estrelas, Galáxias, Sois, Luas, o próprio Cosmo e até mesmo a Imaginação desaparecem dentro do Fim de tudo.


Terrible Disease
Gera uma doença maligna, incurável. Uma mutação do Virus Belial, capaz de controlar os seres infectados.



Além desses, ela conta com outros ataques como o Dark Guillotine, transformando o Giga Darkriser em um bumerangue de chamas das Trevas.


Dark Deathscythe
Uma foice de energia das Trevas semelhante à Belial Deathscythe, que ceifa suas inimigas.



Deathcium Forte Wave
O golpe mais poderoso da Atrocious, combinando o Dark Forte Wave com o poder do Raio Deathcium de Belial.


Toda Menina Mágica tem um Mascote e Dark Precure não é exceção.


Contra aquele que de certa forma é seu irmão e que não se tornou um Ultra Killer.


O inevitável confronto com sua rival.


De onde eu tirei o "Atrocious".


E esta foi a apresentação da... er... OK. Da "Dark Precure Atrocious" (agora deixa assim mesmo), feita pela Bandai. Eis aqui uma figura altamente luxuosa, cheia de acessórios e possibilidades. Infelizmente já faz um tempo que me aposentei de Monster Hunter e por isso não sei muitos detalhes sobre o monstro original. Comprei tendo em mente ser uma inimiga de Precure. Só estava em dúvida se seria uma nova forma da Dark Precure, se seria a Bruxa Sorcière ou a Dark Dream. Decidi pela primeira opção, por ter mais semelhanças com Belial.

Voltando à figura. A própria "Atrocious" tem uma construção muito boa, com um excelente sistema de articulações. É provavelmente uma das melhores figuras femininas da Bandai que já manipulei. Uma pena que haja esse problema de pescoço travado e espero que seja só o meu exemplar. A troca das mãos é suave, diferente de algumas figuras de Precure em que existe grande possibilidade de quebra do conector. O uso de materiais maleáveis é feito com critério, nas partes em que é realmente necessário a fim de não interferir no movimento. E as articulações expostas dos ombros e dos pulsos mais ajudam do que atrapalham.

As armas são bem pensadas. Fiquei surpreso ao ver como as duas adagas eram guardadas dentro da cauda, criando um visual bem integrado. A haste para transformar em um arco permite outras configurações. Já a sombrinha também tem várias possibilidades, sendo capaz de se assumir outras formas de acordo com a imaginação de quem usa.

A forma bestial é um show à parte. As garras nos braços e pernas dão um ar de agressividade, de selvageria. Bem condizente com a proposta de antropomorfização de uma criatura que lembra um dragão. A troca de membros é relativamente fácil, pois os "humanoides" saem com facilidade. Pena que os "animalescos" sejam um pouco duros de se colocar.

Por outro lado, as partes que compõem as "asas" são bem difíceis de se manipular. A posição das aletas não é muito clara e qualquer movimento errado pode quebrar as articulações. E a saia também não é muito estável, sendo necessário fazer ajustes a toda hora. Mesmo assim são elas que dão um charme maior para a figura e são o grande atrativo do conjunto.

A figura custa bem caro, mas no meu caso, tem servido bem ao que planejei. A propósito, abaixo seguem mais alguns exemplos práticos. Quem acompanha o blog provavelmente já viu, mas...


Fotoestória em três partes:

Brilhante como uma Estrela
Isso é ser Precure!
Uma Força Cintilante

2 comentários:

  1. Show de review!

    Não pensei que essa figura fosse inspirada em Monster Hunter, jurava que era uma personagem 100% original da linha AGP. Fui até dar uma olhada no monstro, e achei bem legal, uma espécie de dragão negro. E pelo visto o equipamento que ele dá também é bem legal.

    Ah, essas caixas nesse formato são sempre legais, pois a gente sabe que elas vêm bem recheadas hehehe! E essa não é diferente, tem bastante coisa, e os itens são bem volumosos.
    O visual da figura é show, vejo que foi muito bem pensado tendo o monstro em mente, até as peças dos equipamentos combinam tudo direitinho. Acho que esse visual gothic lolita funcionou muito bem, dá uma cara de vilã de mahou shoujo, realmente caiu perfeitamente na sua coleção e nas histórias. E que bom que não deixaram de fora os chifres, que parecem ser parte bem importante do monstro, já que até o nome dele tem a ver com isso.

    Opções não faltam pra expor essa figura, dá pra personalizar bastante, desde um visual mais charmoso até algo bem agressivo. E eu não fazia ideia que dá até para mexer alguns dedos. Impressionante!

    Boa ideia essa de transformar a sombrinha em florete, mostrando que com criatividade dá pra personalizar ainda mais a figura. Essa com certeza valeu o investimento, tô vendo que ainda vai dar muito trabalho para as Precures hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esse monstro seria um tremendo pesadelo, já que Flash Bombs não funcionam com ele. Com isso a gente perde uma tremenda vantagem. Fui pesquisar depois como o treco se reproduz e fiquei horrorizado.

      A figura não é só bonita. Ela é muito bem articulada e resistente. Muito fácil de usar. Só pela personagem já valeu o preço. E o desenhista tem bastante experiência com antropomorfização, então deu para fazer um bom trabalho. Esse conjunto custa uma fortuna. E vale cada centavo! Só que tem que ter muito cuidado para manipular as asas, que não são tão resistentes quanto a personagem.

      O play value é inacreditável e acho que dá para fazer muito mais coisas ainda. O cabo para formar o arco também é útil para fazer novas configurações com as adagas. Em outras palavras, dá para se esbaldar com esse conjunto!

      E o título "Cure Killer" não é a toa. Ela é uma Menina Mágica das Trevas que sabe como combater cada um dos times. Só que pensar em todos esses ataques deu um tremendo trabalho! E vou ver se penso em outras configurações para usar com as Sailors, com a Sakura e as meninas de Rayearth.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html