domingo, 7 de junho de 2020

プリキュアつながるぱずるん - Precure Tsunagaru Puzzlun

Saudações.

Desta vez vou falar das memórias do jogo Precure Tsunagaru Puzzlun, cujo serviço terminou em 02/06/2020. Não pretendo me ater muito ao sistema do jogo, e dar mais ênfase aos personagens que aparecem e à história.



O jogo esteve disponível a partir de 16/03/2017 para Smartphones, tanto do sistema Android como iOS. O gênero é Puzzle, em um tabuleiro de joias de várias cores. Primeiro era preciso selecionar o Card de uma Cure para enfrentar um grupo de inimigos em cada estágio. Passando o dedo por três ou mais delas, fazia com que elas se apagassem e com isso a Cure atacaria o inimigo. Quanto mais joias eram apagadas, mais forte o ataque. Isso de passar o dedo, conectando uma joia com a outra é o que dá nome ao jogo, visto que Tsunagaru (繋がる) significaria "conectar", "ligar" em japonês.


Esses Cards estavam disponíveis em cinco níveis de raridade, com as Cures vestidas com roupas variadas. Havia mais um Especial, com as Cures transformadas, obtenível ao cumprir certos desafios de acordo com a personagem. E mais o Super, com as Super Formas, que se conseguiria em determinados eventos.


O jogo é ciceroneado por Mofurun, de Maho Girls Precure!, um dos Mascotes mais populares da franquia, que em cada estágio se encontra com os inimigos e pede ajuda das Cures para lutar. Só que no jogo, Mofurun tem uma personalidade bastante agressiva, diferente do jeito fofo, quase angelical do desenho animado, o que gerou reclamações e até piadas dos fãs. E isso se aplicava às Cures também, que não se comportavam como nas séries originais. Mas com o tempo, foram fazendo correções e tudo ficou melhor.


Outra melhoria foi a modalidade de Team, em que era possível montar um time de seis Cures, mais uma parceira fornecida por um amigo online. As possibilidades eram muitas, podendo reunir os membros do time original, juntar várias da mesma cor, de um mesmo tema de estação do ano ou data comemorativa ou simplesmente usar as favoritas. A única limitação era a de que as Cures tinham que ser diferentes uma da outra. Por exemplo, não dava para colocar duas Miyuki/Cure Happy mesmo usando cards diferentes. Algumas combinações permitiam usar golpes combinados, como o Blue Attack, reunindo um time de Cures de azul, o Rainbow Attack, com Cures de cores diferentes uma da outra e o Royal Rainbow Burst, reunindo as Smile Precure Princess Form.



Existe um Story Mode em três estágios que eram liberados gradualmente: Quiltland, uma terra que parece feita de uma colcha de retalhos, a Ilha Stained Glass, de vitrais e o Reino Ribbon, de laços de fita com motivos de alfaiataria.


E também estágios limitados a datas especiais como o Natal, o Festival de Verão e o Dia das Bruxas. Nessas horas eram disponibilizados Cards especiais.

Dia das Bruxas
Festival de Verão


Tsunagarazu

Os inimigos são os Tsunagarazu, cujo nome provavelmente vem de 繋がらず (tsunagarazu, algo como "que não se conecta"). Seu objetivo é o de destruir os laços de união entre as pessoas e reunir energias das Trevas geradas por essas discórdias. Para isso eles atacam outros mundos e algumas vezes aparecem no mundo dos humanos, em eventos com muita gente reunida.

Seus membros são altamente característicos. Todos têm nomes que remetem a cortar, quebrar ou rasgar. Alguns deles têm vozes, mas não foi divulgado quem interpretou.

Kirunne

Foi a primeira a aparecer, em Quiltland, e é a General mais alta. Seu nome talvez venha de 切る (kiru, "cortar"). É a típica personagem "perua", um pouco mais velha que as Cures e que as vê como "menininhas atrevidas" (Ex: Papple).

Em um evento foi possível ver parte de suas memórias, em que abraçava uma criança. Uma pista para o seu passado.

Gizzagizza

Tsunagarazu que lembra um palhaço. Seu nome aparentemente vem de ギザギザ (gizagiza, "serrilhado"). Sempre monta armadilhas baseadas em brincadeiras como caixas surpresa e em objetos circenses como bolas e trapézios. É estranhamente alegre, vendo as batalhas como "shows" e sente prazer em cortar coisas.

É possível ver os olhos e boca verdadeiros debaixo da maquiagem que lembra uma caveira.

Danzehtsu

Jovem que carrega uma foice. Seu nome vem de 断絶 (danzetsu, "romper"). Fala de um jeito estranho, melodramático e tende a ser melancólico, dizendo que este mundo não tem sentido de existir.

Tudo para ele é vazio, combinando com seu visual gótico.

Togirail

O cientista inventor dos Tsunagarazu. Seu nome provavelmente vem de 途切れる (togireru, "interromper"). Está sempre montando engenhocas, se veste como um nobre francês e fala usando algumas palavras desse país (ex: très bien) misturando outras em inglês.

Mas é atrapalhado e sempre acaba perdendo para as Cures por causa de algum descuido bobo, o que rende várias broncas de Kirunne.

Coppa

Robô que segue ordens dos Tsunagarazu. Seu nome talvez venha de 木っ端微塵 (koppamijin, "reduzido a pó"). Como todo robô, na verdade não é mau. Apenas faz o que é programado. Não tem sentimentos, e por isso fica confuso com algumas ações imprevisíveis das Cures.

Parin

Um dos Generais, sacerdote e pregador da "Seita Tsunagarazu". Seu nome remete a uma onomatopeia japonesa de vidro se quebrando. Fiel ao líder dos Tsunagarazu, seguindo cegamente seus preceitos, mas na verdade não sabe exatamente qual é sua intenção. Acredita que ao cortar os laços de união das pessoas, atingirá a iluminação.

Mrs. Cut

Uma das Generais Tsunagarazu. Estilista, sempre faz roupas e se importa muito com elegância. É só que ela costura tendo em mente seus próprios gostos, criando visuais por vezes extravagantes, estranhos e que não combinam com a pessoa que veste a roupa, embora algumas vezes acerte. Seu nome, obviamente vem de "cut", cortar em inglês.


Buttagiru

Brutamontes que tem elementos de um lutador de sumô. Usa um machado para fazer o que seu nome diz, cujo significado em japonês seria algo como "cortar com violência". Como dá para adivinhar, não é muito inteligente. Lembra um pouco o Akaohni e até fala como ele, mas sem terminar as frases com "-oni".


Chirjirin

Monstro que lembra um liquidificador. Encara a luta como uma brincadeira e é estranhamente animado. Tem habilidade em construir máquinas, mas se irrita com facilidade. Seu nome talvez venha de 散り散り (Chirijiri, "separado e espalhado").


Chiguhagu

Monstro que lembra um fantasma. Tem um comportamento caótico e imprevisível e o poder de alterar a realidade, misturando os sabores das coisas (ex: doces se tornam salgados e salgados ficam azedos) e mudando o ambiente de seres vivos (ex: peixes passam a voar). Tem um lado lúgubre, depressivo e vai embora quando perde a vontade de lutar. Miyuki/Cure Happy percebe que ele não é mau e oferece ajuda, mas...

Seu nome viria de チグハグ (chiguhagu, "misturado", "desencontrado").

Não. Ele não tem nenhuma espécie de barreira ou campo impenetrável como poder nativo. Só em circunstâncias especiais, iguais a todos os outros inimigos.


Barabarahn

Jovem petulante que vê diversão na discórdia das pessoas. Se denomina o "Ídolo dos Tsunagarazu". Alegre, sarcástico e cruel, faz as coisas sem seriedade e odeia lição de moral. Não se sabe exatamente qual é sua posição dentro dos Tsunagarazu. Seu nome provavelmente vem de バラバラ (barabara, "feito em pedaços", "desmontado"). Parece ser só um menino pretensioso, mas...


Diboss

O líder dos Tsunagarazu. Uma força das Trevas que não tem uma forma definida. Não se sabe nada sobre ele.


Chokkin

Os soldados regulares dos Tsunagarazu. Existem vários tipos, com colorações diferentes, além de exemplares reforçados e todos têm algum tipo de lâmina. O nome talvez venha da onomatopeia japonesa de se cortar com uma tesoura.


A Última Batalha

Este estágio esteve disponível no último mês do jogo. Aparentemente era para ser um do Story Mode, mas talvez tenham deixado como evento especial, acessível em qualquer condição, para não ser necessário cumprir todos os estágios.

A história continua da Área 3 do Story Mode, no Reino Ribbon, quando as Cures impedem que os Tsunagarazu quebrem a Kizuna Stone, uma pedra que faz com que a união das pessoas seja mais forte. Lá elas encontram uma nova inimiga, a Mrs. Cut, que coordena a operação, mas falha. Kirunne ouve que o líder deles despertou e é aberto um portal para outro mundo.


Ao passar pelo portal, as Cures caem em um mundo escuro, em ruínas, o Império Tsunagarazu. Elas foram chamadas por Diboss, o rei e deus dos Tsunagarazu, que revela que as energias das Trevas coletadas por seus servos serviram para que ele ressuscitasse. Diboss trouxe as Cures porque quis ver a força delas e cria um vento que divide os times de Cures, mandando as para vários locais do Império.


A Mansão de Mrs. Cut


As Yes! 5, as Smile e as Go! Princess caem em um lugar perto de uma enorme mansão junto com Parin. Após uma luta, elas conversam com o sacerdote e, com inteligência, o induzem a contar o que sabe.

De acordo com Parin, Diboss surgiu de repente e criou o Império Tsunagarazu após mergulhar este mundo em Trevas. Antigamente, Parin era um homem de Fé, mas que a perdeu ao presenciar esse evento. Desde então, ele passou a se dedicar a Diboss que se tornou seu novo deus, movido pelo desespero e por não ter mais no que acreditar.

Parin: - Mas no fundo eu sei que "pregar" significa fazer a comunicação
entre os corações. Que não é algo que deve ser imposto à força.

Questionado mais uma vez, ele fica confuso e é chamado de volta, deixando cair uma joia. Ao tocar nela, as Cures vêem as memórias de Parin, e entre elas, a imagem de uma menina, a princesa do Reino Tsunagarun, que era o nome dessa terra antes de ser dominada.


As Cures então enfrentam Buttagiru e Mrs. Cut, a dona da mansão. Após várias lutas, Buttagiru recupera parte de sua bondade graças ao Happy Shower de Miyuki e mostra uma joia parecida com a de Parin, a Gema Tsunagarun, que tem as memórias de seu possuidor. Nessa elas descobrem que o gigante era um campeão de sumô do Reino e era amigo da princesa, que queria ser forte como ele e proteger o povo.

Mrs. Cut e Buttagiru

Buttagiru na verdade era um gigante gentil, que dizia que o segredo de sua força era sorrir diante das dificuldades. Mas desde a chegada de Diboss, os laços dos corações das pessoas foram cortados e elas passaram a não confiar mais umas nas outras. Nisso, aqueles que torciam por Buttagiru nos torneios passaram a vaiá-lo.


Mrs. Cut era estilista e alfaiate, que reparava as roupas de Buttagiru e da princesa. Mas devido à influência das trevas de Diboss, os aprendizes de Mrs. Cut a traíram e a abandonaram. Os dois perderam tudo e Diboss se aproveitou disso, se mostrando como alguém em quem eles poderiam acreditar. Daí eles se tornaram os Tsunagarazu.

Buttagiru pede para que Mrs. Cut se relembre de quando consertava as roupas, dele e da princesa. Mesmo assim ela não atende e ataca. O gigante então segura Mrs. Cut para que as Cures a purifiquem junto com ele. Os dois desaparecem, deixando só suas Gemas Tsunagarun, que junto com a de Parin, emitem uma luz que aponta para um castelo no centro do local. E elas vão para lá.


O Laboratório de Togirail


As Suite, as Doki Doki e as Kira Kira (PreALa) encontram um lugar que parece ser uma escola abandonada. Em um muro, elas encontram desenhos de crianças retratando rostos felizes. Mas existe um espaço vazio entre eles, onde deveria haver mais um. Elas encontram um papel amassado no chão que é a metade de um desenho com o rosto de uma mulher que se parece com Kirunne.


Mas desse desenho, emana uma aura que atrai Kirunne, Togirail, Chirijirin e Coppa. Elas questionam Kirunne do fato de se ter uma escola no Império Tsunagarazu e ela apenas responde que é um lugar inútil, pois não há mais crianças.

Kirunne e Togirail

Após várias lutas, as Cures conseguem a Gema Tsunagarun de Kirunne e descobrem que ela tinha a outra metade do desenho, feito por seu filho. Ela e Togirail eram amigos e trabalhavam para tentar alegrar as pessoas, que foram tomadas pelas Trevas de Diboss. Entre essas pessoas estava o filho de Kirunne, que se revoltou e abandonou sua mãe. Tomada pelo vazio, ela se tornou uma Tsunagarazu.

Já Togirail era um inventor, estimado pela população e considerado um gênio. Mas depois da vinda de Diboss, todos passaram a ostracisá-lo e detratá-lo chamando-o de inútil. Abandonado por todos, Togirail também foi tomado pelo desespero. Nisso, ele notou um liquidificador e um computador quebrados e se compadeceu ao ver que são como ele. Que quando funcionam são bem tratados, mas quando a utilidade termina são jogados fora como lixo. Togirail os reparou e modificou e foi daí que nasceram Chirjirin e Coppa.

Chirijirin e Coppa

Os dois usam uma das invenções de Togirail, uma máquina reforçadora, e ela é colocada no máximo, o que faz com que se sobrecarregue e exploda. Togirail protege os dois do impacto e desaparece, deixando sua Gema Tsunagarun, desejando retornar ao tempo em que suas invenções faziam as pessoas sorrirem.

Chirijirin não se conforma e Coppa se sente estranho, pois algo nele dói mesmo sem estar danificado. Sem ter para onde direcionar sua raiva, os dois investem sobre as Cures. Ao saber de tudo, elas não conseguem lutar com os dois robôs e tentam convencê-los a parar. No fim, eles descobrem que agora têm sentimentos, corações, que estão ligados ao de Togirail.

Kirunne volta ao castelo Tsunagazaru e lá é contatada por Barabarahn. Ela exige falar com Diboss, que mostra Mrs. Cut, Parin e Buttagiru capturados e inconscientes. O plano era fazer com que as Cures derrotassem seus inimigos e eles perdessem as Gemas Tsunagarun, suas esperanças. Assim eles poderiam ser dominados de novo.


As Gemas de Kirunne e Togirail brilham, criando um facho de luz que vai até o castelo. Todos então vão para lá.


O Jardim de Danzehtsu


As Heartcatch, as Maho Girls, as Fresh e as Splash Star caem no circo de Gizzagizza, que ataca as Cures com seus vários truques circenses enquanto Danzehtsu observa tudo. Elas conseguem escapar das armadilhas montadas pelo palhaço e Danzehtsu se retira. As Cures tentam ir atrás dele, mas ouvem Gizzagizza se lamentando de que mais uma vez todos vão embora, deixando-o sozinho, se esquecendo dele.


Gizzagizza conta que antigamente era um palhaço que divertia as pessoas. Mas ninguém mais ia ao seu circo o que o deixava desolado. Um dia, o príncipe e a princesa do Reino vieram vê-lo e brincar com ele, prometendo voltar todos os dias. Mas logo depois Barabarahn veio e enganou o palhaço, fazendo-o pensar que ninguém mais virá ao circo para vê-lo. E foi assim que Gizzagizza caiu nas Trevas, se tornando um Tsunagarazu.

Gizzagizza
Danzehtsu
Barabarahn, o manipulador.

Descontrolado e confuso, o palhaço foge para um jardim. Lá, Danzehtsu as espera com várias armadilhas usando flores venenosas, que são purificadas pelas Heartcatch ao perceber o perigo. As Cures tentam convencer Gizzagizza a parar e ele vê que existe a possibilidade de voltar àquele tempo em que ele fazia todos sorrirem. O palhaço então revela que Danzehtsu é na verdade o príncipe, que se culpava por não ter conseguido proteger sua terra e seu povo da invasão de Diboss.


Danzehtsu ataca, mas Gizzagizza se interpõe, protegendo as flores do jardim. Pois não queria que o príncipe destruísse o que ele cultivou, mesmo depois de se tornar um Tsunagarazu. E o palhaço desaparece, deixando sua Gema.

Essas flores eram Estrelitas. Tsubomi tenta citar seu significado pela linguagem das flores, mas é interrompida por Dansehtsu, que diz que seria "Rancor", um sentimento perfeito para acumular energia das Trevas. Mas Tsubomi e Yuri retrucam, dizendo os outros significados da Estrelita: "Tristeza da separação", "pessoa amada" e "desejo para as estrelas". E esses eram os verdadeiros sentimentos de Danzehtsu. No fundo, ele ainda tinha a esperança de se reencontrar com sua irmã.

Danzehtsu tenta destruir as flores, mas não consegue, pois sabe que tudo isso é verdade. Ele então aponta para o castelo e diz que é lá que sua irmã está, em um sono profundo. Diboss intervém e corrompe o príncipe, que ataca as Cures. Elas o purificam e ele libera sua Gema Tsunagarun.


As Cures vêem seu passado, em que o príncipe foi induzido por Barabarahn a pensar que o povo abandonou seus pais, o Rei e a Rainha, que estavam doentes, e desejou ter força, não importa qual fosse. Assim ele se tornou um Tsunagarazu para proteger sua irmã, a Princesa Tear, que agora está presa no Castelo. E segundo Barabarahn, ela seria a sucessora do poder que governa o Reino.

Danzehtsu voa para o castelo para tentar salvar Tear e as Cures vão logo atrás dele.


O Castelo Tsunagarazu

Danzehtsu chega ao castelo e é recebido por Diboss, que tomou o corpo de Tear. Algo que ele suspeitava, pois o céu trovejava no mesmo dia em que ele apareceu no Reino. Mas Diboss ainda não recuperou toda a sua força e para isso, ele precisa das Precure.


Nisso, as Max Heart, as Happiness Charge e as HUGtto!, caem na entrada do castelo carregadas pelo vento causado por Diboss quando chegaram a este mundo. Elas se encontram com Chiguhagu, que tinha modificado várias pinturas expostas, a seu bel-prazer. Mas só uma delas estava intacta: o de uma menina com um boneco de pano. Isso deixa Chiguhagu alarmado e ele investe contra as Cures.

Chiguhagu

Derrotado, Chiguhagu faz tudo voltar ao normal. As pinturas eram dos membros da Família Real e a menina era a princesa Tear. As meninas deduzem que o boneco de pano que ela segura é o próprio Chiguhagu e ao ter isso apontado, ele se descontrola mais uma vez e foge. As Cures o perseguem até um salão de baile e lá, Chiguhagu controla as Cures, fazendo com que elas dancem.

Nessa hora, as Yes! 5, as Smile e as Go! Princess chegam ao castelo e são atraídas pelo som. Elas derrotam Chiguhagu e se preparam para dar um golpe final, mas são detidas pelas Max Heart, que percebem que ele não fez isso por mal, mas para animar o lugar.


Chiguhagu foge de novo, para a biblioteca, onde estão as Suite, as Doki Doki e as PreALa, junto com Chirijirin e Coppa procurando por alguma pista sobre Diboss. As Cures se reúnem e encontram um livro, que segundo Chiguhagu seria importante para a princesa. Ao tentar ler o livro, elas ouvem Chokkins se aproximando, e perguntam a Chiguhagu se não há um lugar onde possam se esconder.


Ele então as leva para o quarto de Tear, onde aparentemente só ela entraria. Mas o quarto está vazio. Chiguhagu acha estranho, pois Tear deveria estar dormindo na cama, em seu sono profundo. E então ela aparece diante de todos, possuída por Diboss. Elas tentam lutar, mas não podem fazer isso com toda a força por medo de machucar o corpo de Tear. Ao ver que as Cures não podem com ele, Diboss zomba delas e se retira.

Elas tentam ler o livro de Tear, mas alguém entra no quarto. São as Cures restantes, as Splash Star, as Fresh, as Heartcatch e as Maho Girls. Elas acabaram caindo no castelo ao serem levadas junto com Danzehtsu.


O livro felizmente tem um marcador no lugar certo, no formato de uma estrelita. Lá está escrito:

"Por mais rico e pacífico que seja o reino, um dia ele será atingido por um desastre.
Diante dessa catástrofe, os corações das pessoas se corromperão, e o país, outrora rico, decairá.
Nessa hora, da força das Trevas que reside nos corações das pessoas, nascerá um Demônio maligno

A força das Trevas fará com que o Demônio se desenvolva.
O Demônio dorme no altar e desperta no altar.

Ele desperta com o sangue da Família Real de Tsunagarun e é selado por esse sangue"

Elas deduzem que esse "Demônio" é Diboss e que tudo aconteceu exatamente como estava escrito no livro. Nisso, o quarto é invadido por Chokkins, que são repelidos pelas Cures, mas Chiguhagu é ferido ao lutar com todas as suas forças. Seu peito brilha e seu passado vem a tona. É sua Gema Tsunagarun, que mostra que Tear foi enganada por Barabarahn e acabou se tornando hospedeira de Diboss. Nessa hora, seu boneco de pano criou vida, se tornando Chiguhagu e então ela entrou em um sono profundo.

As Cures ouvem a voz de Diboss, que anuncia que falta pouco para que sua hospedeira seja totalmente tomada pelas Trevas, e as chama para a Sala do Trono onde as espera com Danzehtsu, mais uma vez dominado. O plano de Diboss é fazer com que as Cures se desentendam e com isso gerar a energia das Trevas que falta para que ele se recupere totalmente.


Diboss ordena a Danzehtsu que ataque. Elas tentam convencê-lo a não fazer isso, mas o príncipe não dá ouvidos, pois foi prometido a ele que Tear seria libertada caso Diboss ressuscitasse. Danzehtsu derrota as Cures, e Diboss decide executá-lo ao ver que cumpriu seu papel. Mas Chiguhagu o protege.

Movido pelo sacrifício de Chiguhagu, Danzehtsu percebe que estava errado. Diboss então desafia as Cures, dizendo que poupará as vidas daquelas que fugirem abandonando suas companheiras. Danzehtsu tenta intervir, mas sua força das Trevas é sugada por Diboss, que fica ainda mais forte.

A situação é desesperadora. Danzehtsu então pede que as Cures lhe deem o livro de Tear, que contem o encanto para selar o demônio, mas que só teria efeito total se fosse usado pela princesa. Mesmo assim, o príncipe o entoa e isso abre uma brecha para que ele chame por Tear. Danzehtsu é atingido por uma rajada do demônio e cai desmaiado em sua forma original.

Tear luta dentro de Diboss, tentando se libertar, mas ainda não é o suficiente. Nessa hora, as Gemas Tsunagarun que estão com as Cures brilham. Os sentimentos de bondade daqueles que se tornaram Tsunagarazu dão forças às Cures, que chamam por Tear.


Elas usam seus ataques conjuntos mais poderosos e finalmente conseguem expulsar Diboss do corpo da princesa. Mas ainda assim, Diboss não foi derrotado, ganhando mais força e vai para o altar, no topo do castelo.


O Altar


No Altar, elas se encontram com Barabarahn, que revela que foi ele quem espalhou a discórdia no Reino e fez os arranjos para que Diboss ressuscitasse. E ele ainda eliminou o rei e da rainha, que se recusaram a se tornarem Tsunagarazu. Os ataques a outros mundos a ao mundo dos humanos foram todos planejados pelo garoto, cuja intenção era roubar a força de Diboss para si e fazer o mundo em pedaços. Tanto Diboss quanto os Tsunagarazu eram só peões nesse esquema. Ele parte, deixando os Tsunagarazu que foram capturados e novamente dominados pelas Trevas.


As Cures vencem e devolvem as Gemas Tsuanagarun a eles, que recuperam a bondade. Como último recurso, Barabarahn manda Danzehtsu, mais uma vez dominado pelas Trevas. Mas Tear se põe entre ele e as Cures. Todos também apelam ao príncipe, pedindo que volte a si para que todos reconstruam o Reino. Movido por esses sentimentos, ele também se recupera e tem sua Gema devolvida, voltando ao normal.

No altar estão Barabarahn e Diboss, já totalmente ressuscitado. Os ataques das Cures não têm efeito e ele as derrota facilmente. Seu último alvo é a princesa, a única que pode prendê-lo. Nisso, Kirunne tem um plano.

As Cures se esforçam para proteger Tear, já no limite de suas forças. Mas elas ouvem a voz do povo que torce por elas. Parin usou seus poderes como sacerdote para transmitir a luta através de imagens de modo que todos vissem através de uma máquina feita por Togirail. E assim, ao saber da verdade, o povo se reuniu para apoiar as Cures. Barabarahn manda Chokkins para destruir a máquina, mas são rechaçados por Buttagiru e Chiguhagu. Com isso, a força das Trevas pára de fluir, enfraquecendo Diboss.

O apoio do povo faz com que as Gemas Tsunagarun brilhem, criando uma luz que envolve a todos, dando forças às Cures. Elas atacam, dando a chance para Tear selar Diboss, que desaparece, anunciando que voltará sempre que houver Trevas no coração das pessoas e Barabarahn foge, jurando retornar.


O povo convida as Cures para uma festa e comemorar a vitória, mas elas começam a desaparecer. A força que as chamou a esse mundo estava se dissipando, pois Diboss foi selado e agora chegou a hora delas voltarem ao mundo dos humanos. Elas se despedem (aos protestos de Nagisa, que não comeu nada), mas prometem um dia se reencontrarem.

E assim termina a longa luta das Precure com os Tsunagarazu. Tear, junto com o príncipe, os que eram Tsunagarazu e todo o povo que se reuniu e voltou a acreditar nela, reconstruíram juntos um novo Reino Tsunagarun.


Juntando as Peças

A história tem uma estrutura parecida com as de séries Precure mais recentes. No começo, os Tsunagarazu atacavam quase que aleatoriamente e eram representados sem tanta profundidade. Eles tinham características, personalidades, mas não se sabia exatamente qual era seu grande objetivo ao causar discórdia e cortar os laços entre as pessoas.

Mas no estágio final tudo é explicado, de como eles se tornaram o que são, de onde vieram e quem estava por trás de tudo. E o mais interessante é que os eventos foram bem sequenciados com mistérios que vão sendo revelados aos poucos, de forma estruturada, como que juntando as peças de um quebra-cabeças. Tudo se conecta, justificando o título e até o gênero do jogo.

Como dito antes, os nomes dos Tsunagarazu são baseados em "cortar", "romper", "separar". A Princesa Tear não é exceção, visto que seu nome em inglês significa "rasgar", se for um verbo. E como substantivo, significa "lágrima", que representava sua situação ao ter seu reino destruído, seus pais mortos e seu corpo tomado por Diboss. Essa parte também foi bem pensada

No começo achava os designs dos Tsunagarazu um tanto simplistas, parecendo rabiscos e com motivos aleatórios, mas isso condizia com o tema de "desencontros". E eles eram simpáticos à sua maneira, conforme mostrado nos outros estágios e nos eventos, cada um com sua peculiaridade. Com o tempo, passei a gostar deles, especialmente do atrapalhado Togirail e suas engenhocas malucas.

E no estágio final, finalmente entendi suas motivações, e com isso houve conexões mais fortes com eles. A história de Togirail com Coppa e Chirijirin me lembrou aqueles teatrinhos infantis que via quando era garoto, em que os atores se viravam com objetos aleatórios para fazer uma história. Essas foram as conexões que eu tive. Mais uma vez o título do jogo é justificado.


Precure All Stars

As Cures são bem aproveitadas nos estágios finais, sendo que as escolhas de times e personagens não foram à esmo. É Kirara, com sua sagacidade e Karen, com sua inteligência, que conduzem a conversa com Parin para que ele revele o que sabe, a pretexto de querer ouvir os preceitos da Seita Tsunagarun.

É Love quem percebe que Gizzagizza sofre ao fazer maldades, como ela fez com Eas/Setsuna quando ela era uma vilã. Por sua vez, Setsuna entende que o palhaço não faz maldades porque queria e sim para atrair a atenção das pessoas que ele estimava, como ela também fez um dia. E quem descobre o que se passa na mente de Kirunne são as Suite, que já viram acontecer algo parecido com o que houve com ela, de pais sendo separados dos filhos.

Usar as Heartcatch para desvendar o mistério de Danzehtsu também foi uma grande jogada e ao descobrir as armadilhas Tsubomi usa uma frase que ela disse no seriado quando ela viu como o ataque de um inimigo funciona. E fiquei surpreso em ver que os escritores do jogo encontraram uma flor cujo significado traduz o que se passa na cabeça do ex-príncipe. Assim fica explicada sua atitude niilista diante das coisas.

Também existem situações engraçadas. No caminho para a Mansão de Mrs. Cut, as Yes! 5, as Smile e as Go! Princess têm de atravessar uma floresta escura, que parece mal-assombrada, para o terror de Minami, Rin, Nao, e Miyuki, que morrem de medo de fantasmas. E ainda por cima, os Chokkins que aparecem depois são do tipo inseto, para a infelicidade de Nao, que detesta esse tipo de bicho.


E como em todas as obras de Precure, existe uma mensagem. A de que a discórdia e a falta de confiança entre as pessoas acaba atraindo demônios e más intenções. Há aqueles que perdem a Fé. Os que têm a família desfeita. O cientista desacreditado. O lutador que passa a ser vaiado sem motivo. O artista abandonado. Aqueles que são traídos. E os que ganham enormes forças para proteger alguém, mas não conseguem ver que machucam as pessoas ao redor no processo. As Cures também deixam mensagens, lições, questionamentos.

- Aceitar o que Diboss diz sem questionar, querer fazer de tudo por ele, ficar vendo se ele muda de humor.
Isso é o que você chama de "acreditar"?

Jogar o estágio final foi como ver um "Precure All Stars", com cada personagem colocado em determinada situação para se comunicar e se entender com os Tsunagarazu e trazê-los ao seu estado original. E a solução final, com o povo se unindo para torcer pelas Cures lembra muito a parte com as Luzes Milagrosas. Os poderes e habilidades dos Tsunagarazu regenerados também faz parte dessa solução ao unir os corações das pessoas. Isso sem falar que as Cures usam todos os ataques em conjunto. Dá até vontade de ver no cinema, como um filme, ou na televisão, como uma minissérie.

Uma pena que não teve a participação das Star☆Twinkle e das Healin' Good. Não se sabe o motivo disso ter acontecido, se esse estágio final foi feito às pressas devido ao encerramento do jogo. Uma curiosidade é que entre os ataques combinados no final figuram as Go! Princess usando o Precure Gran Liberación na forma Gran Princess, que não tem em Cards no jogo. Não se sabe se iam colocar e desistiram devido ao fim do serviço.


Mesmo assim, o roteiro é muito bem feito com várias peças encaixadas, então pode ser também que já estivesse pronto na época de HUGtto!. Ou simplesmente não houve espaço para os dois grupos mais recentes.


Cards Favoritos e Conquistas/Troféus

Eu gosto muito de Puzzles. Puyo Puyo, Tetris, Puzzledama, Candy Crush... Mas admito que Tsunagaru Puzzlun não foi um dos melhores que eu já joguei. Era até meio enfadonho e muitas vezes ia na inércia. De vez em quando surgiam umas armadilhas, algumas bem pensadas, outras que faziam o jogo ficar impossível. Mas não era algo tão cerebral quanto os outros jogos que mencionei. Senti muito a falta de Combos, por exemplo em que as peças sumiam em cadeia e nisso a personagem falava alguma frase, ora como um ataque ou comemorando. Era isso que, para mim, fazia um jogo desses ser divertido.

A bem da verdade, o jogo era só um processo para o que realmente me interessava: os Cards, com as Cures em várias roupas e situações. E com frases novas, que não existiam nas séries e filmes, interpretadas pelas dubladoras originais. Conseguir um Card que a gente queria era uma festa.

Abaixo seguem os que achei mais bonitos ou os mais úteis... os meus favoritos. Aqueles com que tenho maior ligação afetiva. Lá vão:

Megumi Aino (Cure Lovely) Happiness Heart Dress
Foi o primeiro Card de cinco estrelas que consegui. Representa bem o slogan da Megumi de "O Grande Amor que se espalha pelo mundo". Não era lá muito forte, mas deixava muitas vezes na tela inicial.

Reika Aoki (Cure Beauty) Hannnari Beauty Fuji Hakama Dress
Esse é um que cobicei desde que foi lançado. Com temas japoneses que combinam bem com a Reika debaixo das glicínias (fuji). Uma verdadeira beleza japonesa.


Saaya Yakushiji (Cure Ange) Healing Blue Dress
Ave Saaya! Representada com os motivos de sua forma Cure, altamente angelical. Essa eu também cobicei. Com ela, Reika e Rikka tenho a Diviníssima Trindade.


Rikka Hishikawa (Cure Diamond) Passeando na chuva
Gosto muito dessas situações das personagens andando no meio da garoa. Esse card também reflete bem os gostos da Rikka, com a bolsa e o guarda-chuva com motivos de sapos. Ela até menciona que viu um quando a voz é ativada. Os efeitos dos raios de sol nas gotas é outro ponto a se notar.


Saaya Yakushiji (Cure Ange) Nos abrigando juntos da chuva.
Mais um da estação de chuvas (e da Saaya). Dá um ar bem aconchegante debaixo deste abrigo de madeira. No fundo um campo de hortênsias.


Akane Hino (Cure Sunny) Em uma vida de Son Goku
Vestida como o personagem lendário (o original, não "aquele"). Combina bastante com ela, só que no especial de cinema esse papel foi da Yayoi.


Nao Midorikawa (Cure March) Princess March
O primeiro card de Super Forma que eu consegui. Pena que não deram um Dress Up (Cinco Estrelas) para ela. Sabendo usar, ela dispara o especial várias vezes seguidas, além de ter uma boa força de ataque.


Yayoi Kise (Cure Peace) Fazendo uma comidinha gostosa
Foi minha força principal por um bom tempo. Quebrava escudos e gelo mais rápido, além de aumentar a durabilidade da própria barreira. A força de ataque também era considerável.


Miyuki Hoshizora (Cure Happy) Impressão de que vai ficar com a cara preta
Na hora que consegui, gritei "Yossha Lucky!" de tanta alegria. Miyuki jogando peteca no Ano Novo. Segundo a tradição japonesa, quem vence ganha o direito de fazer um desenho na cara do perdedor com tinta preta (daí o título do card). E faz uma menção a um episódio antológico da série, quando Miyuki tira um bilhete de má sorte.


Kirara Amanogawa (Cure Twinkle) Pop Clown Girl
Esse Card, comemorativo do Dia das Bruxas, chama a atenção por suas cores vivas. O traje da Kirara também é muito bonito, com motivos de um Coringa. E segurando uma rosquinha, um dos itens que a representam.

Esses foram os meus Dez Mais, sem ordem de classificação. E cada um pode fazer o seu, como nestes vídeos:


Também obtive várias conquistas/troféus (não é um sistema nativo do jogo):

つながるぱずるん - Tsunagaru Puzzlun (Bronze): Derrotou Diboss e libertou o Reino Tsunagarun.
Não é muito difícil. Coloquei todos os Cards das Princess Forms e os de Cinco Estrelas de Smile! no nível máximo e foi como passear no parque.

5つの光が導く未来 - As Cinco Luzes que guiam para o Futuro (Gold): Tem todos os cards de Smile!.
最高のスマイル - O Maior Sorriso (Gold): Todos os cards de Smile! estão no nível máximo e os de quatro estrelas estão no nível 45.
Para esses é preciso ter sorte para conseguir as Super Formas e os Cards de cinco estrelas, perseverança para cumprir os Precure Challenges de Smile! para conseguir os Cards Especiais, e muitos itens de experiência para elevar todas ao nível máximo. Também é necessário gastar Cristais de Coração para liberar o nível 45 dos Cards de quatro estrelas (normalmente o máximo é 40).

伝説の戦士 - Guerreiras Lendárias (Platinum): Cumpriu todos os Precure Challenges e conseguiu todos os Cards Especiais. Além disso, os Cards de HUGtto! e PreALa estão todos com o Especial no nível 10.
Provavelmente o mais difícil de todos. Cada Cure tem quatro tarefas (Precure Challenges), que quando cumpridas liberam o Card Especial. São tarefas duras como derrotar centenas de inimigos em uma determinada área, acumular centenas de milhares de dano em inimigos etc. Por experiência própria digo que quem conseguiu isso pode se chamar de Herói e Campeão. Por isso atribuí o troféu Platinum.

Os desafios de Heartcatch são os mais difíceis de todos.


Obs.: cada um pode instituir suas próprias Conquistas/Troféus, de acordo com sua vontade. Só coloquei algumas sugestões. Pode ser, por exemplo, "Encontro com o Desconhecido: tem todos os Cards da Lala."


Infelizmente não consegui todos os Cards (757 de 773). Faltou completar os de Max Heart, Heartcatch!, PreALa e HUGtto!, que eram comemorativos ou só podiam ser obtidos em eventos específicos e não foram reeditados. Mesmo assim, posso dizer que terminei o jogo sem ressentimentos e cumpri todos os meus objetivos principais.

Agora é saber se haverá uma continuação ou um jogo de outro gênero, pois Barabarahn fugiu e pode voltar a ser uma ameaça. Até agora não houve nenhum anúncio nesse sentido, mas espero que venha alguma outra coisa. Pode ser Puzzle mais uma vez, mas com um sistema melhorado, de preferência com combos.

E vai mais este vídeo, com o tema de abertura, feito por um fã, em agradecimento pelo jogo:


8 comentários:

  1. Olá!

    É a primeira vez que descubro os nomes dos vilões e histórias na íntegra deste game. Digo, as imagens eram familiares, mas por desconhecer a língua japonesa o foco ficava sempre na obtenção de novos cards. Neste sentido, pouco deu para aproveitar, algo que lamento. Uma vez apresentei Tsunagaru Puzzulun para uma amiga e ela ficou surpresa com a forma como manipulava, aí me dei conta que aprendi a usar o aplicativo totalmente por intuição. Por outro lado, tive várias conquistas após solicitar sua ajuda, agradeço demais ( inclusive devo agradecer pela sua (enorme) paciência em me ensinar...) rs
    Impressionante saber que o Mofurun tinha uma personalidade diferente ao do anime, lembro das caretas e em muitos ele estava "zangado". Era a impressão que dava através da leitura da expressão facial. No fim das contas, das 773 cards consegui 687 (mecchoku!), ainda assim muito significativas, cada uma delas. Gravar alguns vídeos das partidas e das coletas dos cards foi uma forma de eternizar os bons momentos. Nas últimas duas semanas restantes antes do término fiquei um pouco desmotivada a jogar, acabei dando um hiato... acho que é porque já sabia que não conseguiria avançar tanto para conseguir um novo card, pois a atividade repetitiva era exaustiva. Enfim, deu pra curtir enquanto durou. Já sinto saudades!

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    1. Obrigado, Melissa!

      Então de certa forma, você experimentou como é ser Precure, ao enfrentar inimigos sem saber exatamente o que eles eram e só depois descobrir suas razões. Fiz esta matéria exatamente para quem não é versado em japonês e com isso soubesse o que estava acontecendo.

      O jogo em si é bem intuitivo e por isso até dá para avançar sem grandes problemas. Em algumas situações é preciso pensar um pouco, mas dá para avançar até certo ponto. É claro que para os desafios é preciso saber os objetivos, só que tem alguns que mesmo sabendo o que fazer são difíceis de se realizar. Mesmo assim, você conseguiu muitas conquistas. Tudo devido ao seu esforço.

      Não só Mofurun, como aparentemente a Itsuki teve mudanças na personalidade no evento de estréia de Heartcatch. Só que eu não sei como foi exatamente, porque não jogava nessa época e o evento nunca foi reprisado. Talvez por ter muito para consertar.

      Depois de terminar o último estágio não tinha muito o que fazer mesmo a não ser coletar os Cards restantes. O chato é que não disponibilizaram todos, como os de eventos. Mesmo assim, pegar mais de 600 é uma boa marca. Mais uma vez, pode se orgulhar.

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  2. Saudações


    Não posso aqui me equiparar no que tange à sua experiência neste jogo, Usys, uma vez que consegui 398/773 cartas, tendo aproveitado o título em pauta de 12-março deste ano até a data de seu encerramento, 2-junho. Foi por indicação que o instalei e me diverti bastante com este puzzle game, com características de mobage e repleto de possibilidades que possibilitavam um [replay value] muito satisfatório.

    De outra forma, suas explanações aqui foram muito sucintas. Extremamente válidas. Não vejo nada de superficial neste post, muito ao contrário, uma vez que as informações aqui contidas mostram o quanto este jogo em pauta soube alcançar níveis de satisfação bem elevados.

    Lamento o encerramento do servidor deste título. As razões para tanto me soam notórias e, em grande parte, mais do que compreensíveis. Caso um novo jogo de Precure seja lançado para smartphones, haverei de testá-lo e, provavelmente, muito me divertir com o mesmo.

    Ótimo post, nobre Usys.


    Até mais!

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    1. Obrigado, Carlírio!

      Sua entrada no jogo foi recente, mas mesmo assim vejo que deu para pegar uma boa quantidade de Cards. E conseguiu uma marca excelente no Time Attack. Mais de um milhão não é para qualquer um. Eu parava nos 700 mil.

      A bem da verdade, tive que cortar muita coisa para contar a história do último estágio. Tem umas soluções muito bem pensadas usando os poderes especiais e as personalidades das Cures que acabei deixando de fora. Mas bom saber que deu para dar uma ideia do que se passava. Fiz esta matéria para deixar um registro de como eram os personagens e o que as Cures estavam fazendo.

      Espero que um dia tragam algum novo jogo de Precure. Pode ser Puzzle, com combos, ou até um de ritmo, de música com os temas da franquia. Ou uma coletânea de minijogos, como o de Happiness Charge para o Nintendo 3DS. Acho que esse seria o ideal. E que pena que não é como nos jogos de antigamente, em que continuava funcionando de forma indefinida, mesmo que sem novos eventos. Mas acho que no fim acabaria encostado depois de um tempo de qualquer jeito.

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  3. Que jogo simpático! Muito legal que criaram toda uma história e personagens só pra ele, mesmo sendo um jogo com uma "data de validade".

    O visual é bem caprichadinho, as Cures estão muito fofas nesse formato, e curti como alguns personagens como o Coppa, o Chirjirin, e o Chiguhagu tem bem cara de monstrinhos de video game hehehe. O mais legal é poder montar o próprio time de Cures, e ainda receber bônus de sinergia com determinados times. É bem no estilo dos games Marvel Ultimate Alliance, onde também havia bônus de sinergia por determinadas combinações de heróis.

    Belos cards! Capricharam nas artes, que dariam ótimos quadros para enfeitar um ambiente. É uma pena que esses jogos que dependem de servidores uma hora saem do ar e não podemos mais jogá-los, aí quando bate aquela vontade a gente tem que ficar apenas com as memórias.

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    1. Obrigado, Ronin!

      O jogo tem uma apresentação muito boa, mas infelizmente ele próprio não era lá essas coisas. Faltava um algo que o deixasse mais divertido. E a desvantagem desse tipo de jogo é que apesar de gratuito, quando o fabricante decide encerrar, não tem o que fazer. O único jeito é tirar um monte de capturas de tela antes que seja tarde.

      Eu fiquei um bom tempo pensando se não dava para capturar um desses vilões para usar de personagem de apoio. Uma pena que não tinha um sistema assim. Queria pegar o Coppa para servir de brinquedo para a Yayoi.

      E taí o nome certo para o sistema de times: sinergia! Só que a única vantagem eram os golpes combinados. Nada de outros poderes ou habilidades especiais. Acho que isso era outra coisa que faltava. Se bem que ficava muito fácil depois de um tempo.

      Torço para que lancem um livro de ilustrações com esses Cards, que são muito caprichados. Aliás, tem um monte de gente pedindo por isso no Japão. Ia ser bom se desse para acessar as vozes também, já que são inéditas e não tem nas séries. Umas são boas para servir de despertador.

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  4. Nossa é basicamente uma versão extendida de um All Stars rs. Espero que lancei mais algum, agora que estamos em mais um aniversário da franquia.

    Uma pena eu não ter aproveitado na época esse game, esse tipo de entretenimento seria uma boa na época que comecei a ver PreCure por HUGtto.

    Enfim ótima resenha, depois relerei com mais calma os detalhes e pormenores da trama, pulei várias partes pra pegar um geral do game rs.

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    1. Obrigado, André!
      A história até que foi bem pensada, embora simplista. Pelo menos no final houve poucas distorções de personagens. Só queria que o jogo em si fosse mais divertido...

      Tentei colocar tudo aqui, já que o jogo estava para acabar, então achei melhor deixar registrado.

      E em Puyo Puyo!! Quest teve um evento de Precure, trazendo as de Max Heart e as de Yes! 5 GoGo!. Esse é bem mais divertido e é o que eu queria que Tsunagaru Puzzlun fosse desde o começo. O bom também é que rolam eventos com outros animes e tokusatsu, como Kamen Rider, Ojamajo Doremi e Sailor Moon. Pena que é por tempo limitado. Os de Ojamajo Doremi e Sailor Moon acabei perdendo...

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