Saudações.
Desta vez vou discorrer um pouco sobre os chamados "Leaks" que correm pela internet, expondo meu ponto de vista sobre o assunto após fazer várias pesquisas e ler depoimentos de gente das equipes de produção.
Um novo Kamen Rider? Uma nova forma? Um novo spin-off?
Tente imaginar a seguinte situação:
Você arma uma enorme festa-surpresa de aniversário para um amigo. Gasta muito tempo e dinheiro alugando equipamentos de som, contratando empresas de decoração e preparando os melhores quitutes. Tudo isso imaginando que ele vai ficar emocionado, quase chorar por você ter se lembrado. É essa a reação que você quer causar nele.
... Mas quando chega a hora, esse seu amigo não esboça surpresa. Agradece e até fica contente, mas não tanto quanto você imaginava.
Daí ele te mostra uma foto, que pegou por acaso nas redes sociais, de alguém que trabalha na empresa de decoração fazendo uma selfie com uma faixa escrita "Feliz Aniversário (nome do seu amigo)" no local da festa...
Fico me perguntando se é assim que os criadores se sentem diante de um Leak.
Leak e Spoiler
Em primeiro lugar é preciso saber o que quero dizer com "Leak" e a diferença do "Spoiler". O meu entendimento pode ser diferente.
Spoiler, como seu nome diz, é algo que "estraga" a surpresa ou a diversão. Pode ser a revelação dos rumos de uma trama cuja intenção seja a de surpreender quem vê.
Por exemplo, imagine uma história estruturada pelo autor de modo a induzir o espectador a adivinhar incorretamente o que vai acontecer no final, que guarda uma grande surpresa. E em que ao se ver de novo, notam-se detalhes e nuances que levariam a esse resultado inesperado mas que acabaram passando despercebidas na primeira vez. Nesse caso, saber o que vai acontecer estraga tudo.
Por outro lado, se a intenção do criador é a de montar um gigantesco espetáculo audiovisual com interpretações dramáticas, efeitos de última geração, música grandiosa e impactante, coreografias de ação estonteantes, imagens exuberantes ou coisa parecida, então saber o que vai acontecer é o de menos. Algumas vezes logo é revelado no título, nos trailers e nas prévias.
Quando se trata de Spoilers, espalhar essas informações é um problema dos fãs, dos espectadores, leitores etc. Há quem goste, há quem não ligue muito e há quem deteste a ponto de querer arrancar a cabeça de quem tenta falar sobre isso. De qualquer forma, não envolve interesses das empresas produtoras ou dos criadores, que após um determinado tempo, depois de se ter alguma arrecadação, liberam material promocional revelando outras surpresas.
Já o Leak é o vazamento irregular de informações sobre um filme, uma série, uma história em quadrinhos, um produto etc. antes do lançamento, da exibição ou do anúncio por parte das empresas produtoras e sem seu consentimento.
Geralmente são materiais para lojas como catálogos de brinquedos de uso estritamente interno, scans de páginas de revistas em uma gráfica sendo preparadas para o lançamento, fotos da linha de montagem de produtos ou até mesmo dados roubados dos computadores das empresas. Materiais que acabam sendo expostos na internet por algum funcionário ou estagiário ou temporário despreparado/mal-intencionado, ou por um hacker que invadiu os sistemas. Também pode ser algo que foi publicado por engano, mas que logo é ocultado e recolhido.
No Japão esses materiais são protegidos por Sigilo Profissional e por isso não devem ser divulgados antes de um "período de silêncio". Geralmente eles têm a inscrição 解禁前につき無断転載禁止, que significaria "Proibida publicação/reprodução não autorizada antes da liberação", como na foto no começo da matéria. As equipes de produção, assim como os atores, também se comprometem a manter esse sigilo e não comentam nada nem mesmo em suas redes sociais.
Leaks eram um tipo de assunto que há alguns anos ficava só nos fóruns anônimos da internet, nas comunidades de fãs mais obscuras. Mas nos tempos atuais, com a expansão das redes sociais, essas informações acabam sendo espalhadas ao grande público de forma totalmente indiscriminada.
O Trabalho do Produtor
Um fã e pesquisador das séries Precure com grande nome no ramo, kasumi, conta que esteve em uma palestra com Akari Yanagawa, que na época era produtora na Toei Animation. Lá ela falou do trabalho e das atribuições de um produtor e entre elas está o de gerenciar as informações e de decidir a hora certa de torná-las públicas. Ou seja, existe um planejamento, um estudo sobre quando divulgar informações sobre determinada obra ou produto, sendo que espalhá-las antes da hora pode colocar esse plano a perder. E o produtor é responsabilizado caso haja algum dano ou prejuízo devido à falha nesse gerenciamento.
Existem ajustes a serem feitos, arranjos e preparações para só então ser feito o Anúncio Oficial na data de liberação de informações estipulada. Com esse anúncio é medido o impacto da notícia. Se ela entrou nos trending topics, se existem visitas ao site oficial, se existem curtidas nas postagens nas contas das empresas em redes sociais. Porém, se todo mundo já souber de antemão, o impacto é diluído e assim há o risco dessas "curtidas" diminuírem, não haver tanta gente comentando e as empresas acharem que não houve a repercussão esperada.
Para quem é versado em como funcionam as coisas bastaria levantar as hashtags e criar impacto artificialmente, fingindo surpresa. Mas e quanto ao público casual, que não é necessariamente fã? Muitos nem se dariam a esse trabalho, pois já se manifestaram sobre o assunto que, na pior das hipóteses, estaria "datado". E não se deve subestimar a força do público casual que ainda é a grande maioria.
Mesmo gente do ramo acaba se confundindo. Um ator famoso uma vez compartilhou em suas redes sociais um material que não havia sido divulgado oficialmente, provavelmente levado por fontes de informações que ele considerava confiáveis. Mas logo apagou ao ver que ainda não era a hora, mesmo não estando envolvido no projeto.
O Lado Comercial
Takeyuki Suzuki, ex-produtor da Toei Company, uma vez comentou que a venda de produtos relacionados, como brinquedos, trazem bastante receita à empresa, até mesmo com o programa de TV tendo baixa audiência. E essas vendas são importantes, considerando que é preciso muito dinheiro para se fazer Anime e Tokusatsu.
Isso é especialmente verdade para o Tokusatsu, pois antes da parceria com empresas de brinquedos, produzir um episódio trazia prejuízo mesmo que a série tivesse boa audiência, devido aos custos elevados com pessoal, material e efeitos especiais, algumas vezes levando ao seu cancelamento mesmo tendo um bom desempenho. Tohru Hirayama comenta que isso aconteceu várias vezes, como com Akuma-kun e com Robô Gigante. Só a partir de Kamen Rider passou-se a ter receita ao licenciar produtos relacionados, um meio que a Tsuburaya Productions, que passava por esse mesmo problema, já havia descoberto.
Anime também custa dinheiro que, de acordo com o diretor Takashi Otsuka, é obtido por comitês formados por várias empresas, cada uma com seus interesses, querendo vender seus produtos. Para isso investem na série ou no filme esperando um retorno. E com esse dinheiro é possível criar mais e mais animes, caso o projeto seja um sucesso. Então as vendas são algo imprescindível para a sua continuidade.
Aqui também as empresas traçam planos de vendas de produtos e seguem a risca rigorosos esquemas e cronogramas que dizem quando devem ser divulgadas informações e quando as vendas começam de fato. Cada produto tem uma meta a ser atingida em determinado período. A divulgação indevida de um produto novo pode voltar para ele as atenções que deveriam ser do que está a venda atualmente. Nisso, o produto corrente passa a não ter saída, gerando excesso de estoque e no fim a venda não é suficiente, a meta não é alcançada, gerando baixos lucros e, na pior das hipóteses, prejuízo. Esse é um dos motivos de se manter as informações de um produto antes do anúncio como material confidencial.
Tem também o aspecto da Inteligência de Mercado, já que se esse material for vazado, pode dar aos concorrentes uma vantagem ao saber antecipadamente dos projetos da empresa e com isso traçar contra-estratégias visando o público casual, que é bastante volúvel.
E ainda, materiais sobre novos produtos são considerados Fatos Relevantes e o seu vazamento pode influenciar o mercado de ações. Essas informações privilegiadas acabam caindo nas mãos de pessoas que podem usá-las para a prática do insider trading, e com elas obter vantagens ao comprar ou vender ações de forma desleal. Essa prática põe em risco a confiança e a igualdade de condições do mercado de ações e faz com que o dinheiro seja acumulado por algumas poucas pessoas, deixando o investidor comum em desvantagem, o que desestimula o mercado. Tão grave é essa prática que é considerada crime em vários países, incluindo o Brasil e o Japão.
Datas de lançamentos de filmes, séries ou games também influenciam na alta ou na queda das ações e por isso são guardados como material confidencial. Houve um caso de um funcionário de uma empresa de games que foi demitido ao dizer em suas redes sociais que estava viajando de férias, o que indicaria que o lançamento do jogo em que estava trabalhando seria em breve. E um famoso criador também recebeu voz de prisão, acusado de insider trading, mesmo tendo um currículo extenso e sucessos internacionais.
Esses são os motivos pelos quais as empresas levam a sério o Sigilo Profissional. Violar esse sigilo pode levar a severas sanções como perder o emprego, caso seja um funcionário, ou não ser mais chamado para futuros trabalhos, caso seja um contratado/temporário. Isso também pode sujar a reputação da empresa terceirizada/parceira se isso esse sigilo for quebrado por um de seus funcionários, visto que os japoneses levam muito a sério esse aspecto de imagem.
Outro ramo que sofre com os vazamentos é o de eventos e shows, pois o leque de opções se retraiu bastante nos últimos tempos. Agora é quase impossível promover um evento que tenha como propósito principal a revelação de um novo programa ou de novos personagens. Como as pessoas já sabem por meios não-oficiais nem valeria a pena comprar ingressos para conferir, o que incorre nas empresas deixarem de receber receita. Nessa os produtores têm de se desdobrar e pensar em estratégias para que esses eventos sejam atrativos ou para que as informações não vazem.
Há quem diga que esses vazamentos são intencionais, feitos pelas próprias empresas para fazer propaganda, mas a eficácia de se medir o impacto da notícia desse jeito é questionável, já que muitos ficariam em dúvida quanto a sua veracidade e algumas vezes nem se arriscariam a comentar algo sob pena de ter espalhado boatos. Por outro lado, um anúncio dado por fontes oficiais não daria margem para dúvidas da autenticidade da informação.
Ainda, não há provas de que as empresas japonesas vazariam informações deliberadamente para testar a reação do público a fim de fazer ajustes. Em todos os casos, até agora, não houve nenhuma diferença entre o produto final e os materiais vazados, mesmo havendo comentários desfavoráveis por parte dos fãs em relação a visuais. Isso indica que esses materiais são realmente furtados ou são liberados por acidente em um estágio em que não há mais tempo de se efetuar mudanças ou adequações.
A intenção ao dizer tudo isso não é a de defender as empresas ou fazer julgamentos sobre o que elas fazem. Mas sim para mostrar como as coisas funcionam e que vazamentos de informações não são interessantes para elas, pois pode levar a prejuízos, algo a que elas são avessas. E isso influi no trabalho de todos os que estão envolvidos em um projeto, em todas as suas etapas.
A Opinião de Criadores
Nisso também tem o lado dos criadores, do tipo de sensação que eles querem causar, o lado que não é só comercial. O produtor Takahito Oomori, da Toei Company, mencionou uma vez que houve a intenção de se surpreender o público, causar impacto com Kamen Rider Zero-One em 2019, pois era a primeira série da Era Reiwa, que havia acabado de começar. Por isso teria feito de tudo para ocultar qualquer tipo de informação sobre a série até seu Anúncio Oficial.
Durante a exibição de Ultra Zero Fight, em 2013, a Tsuburaya Productions publicou no Blog que ela mantinha na época um pedido para que os fãs não espalhassem quem era o grande vilão da série, que apareceria no episódio 7 (83, de Ultraman Retsuden). A empresa recebeu a informação de que corriam pela internet scans vazados de revistas que só estariam a venda no dia seguinte ao da exibição do episódio, e que diziam quem seria esse personagem. Nisso a Tsuburaya explicou que por se tratar de um quadro de apenas três minutos, qualquer revelação poderia estragar a surpresa que a equipe pretendia causar.
Em uma entrevista, Hisashi Kagawa, o desenhista de personagens de Fresh Precure!, comenta que um dos papéis de Miyuki Chinen, a instrutora de dança do time, era a de ser uma pista falsa sobre a identidade da nova Cure que viria no meio da série, e mais tarde seria mostrado que era outra personagem. Com tudo isso se vê que existe essa intenção de se fazer suspense com a revelação de novas séries ou novos personagens.
E há depoimentos de gente das equipes de produção que não vê esses vazamentos com bons olhos.
Toshie Kawamura, desenhista de personagens e diretora de animação, mostrou seu descontentamento pelo X (antigo Twitter) na época do anúncio de Healin' Good♥Pretty Cure, mesmo não sendo seu trabalho, quando a Amazon acabou liberando informações sobre um produto relacionado por acidente, e que foram impiedosamente propagadas pelas redes sociais.
Essa foi a primeira vez que eu vi uma pessoa das equipes de criação se manifestar sobre o assunto. Ainda mais com uma reação tão negativa, tanto com a empresa que vazou acidentalmente quanto com quem espalhou.
Masaru Maezawa, da Rainbow Co. Ltd., empresa que faz as fantasias e adereços para várias séries de Tokusatsu, já é mais categórico quanto a quem espalha Leaks, desrespeitando a data de liberação de informações...
"[Periódico] Respeitem a data de liberação de informações! Quem não respeita deve morrer!!", referenciando a célebre frase de Hanuman no filme nipo-tailandês com os Irmãos Ultra.
Há ainda quem mande fotos de visuais vazados para Maezawa perguntando se são verdadeiros, porém ele não tem como responder por duas razões. Uma é que pode ser uma parte do projeto na qual ele não estava envolvido e por isso realmente não sabe. Outra é que responder essa pergunta, tanto negando quanto confirmando, seria o mesmo que vazar informações, o que prejudicaria sua carreira. A Rainbow também sairia com a reputação prejudicada e Maezawa não está disposto a sujar o nome da empresa de seu pai, Nori Maezawa, o Mestre Modelador que fez a máscara do primeiro Kamen Rider e deu a ideia de se usar metalização a vácuo no traje do Gavan.
Algo parecido acontece com Masahiro Inoue, que interpretou o Tsukasa Kadoya/Kamen Rider Decade. Toda vez que uma nova série Kamen Rider é anunciada, tem gente que pergunta ao ator se o personagem vai aparecer e ele não pode responder pelos mesmos motivos de Maezawa. Só que Inoue é um pouco mais bem humorado e algumas vezes faz brincadeiras com isso.
Takanobu Terada, ex-produtor das séries Super Robot Wars, já não consegue mais comentar sobre novos animes com robôs, que ele tanto gosta, pois sempre acabam surgindo fãs que querem saber se vai aparecer no jogo. Porém ele não sabe ou não pode revelar e qualquer declaração sua pode gerar mal entendidos e causar problemas para seus colegas, então decidiu não falar mais nada.
Outro caso mais recente, conforme foi noticiado pela Sakuga ONE, foi de vazamentos de capturas de tela de episódios de Jujutsu Kaisen que ainda não tinham ido ao ar, tiradas de cópias distribuídas à equipe de animação (shirobako, no jargão deles), também sujeitas ao Sigilo Profissional.
Um dos diretores, Isuta, ficou bem irritado e publicou uma mensagem altamente... "singela". E tamanha foi sua irritação que cometeu um erro de conversão de ideogramas, escrevendo 無恥 (muchi; sem vergonha) ao invés de 無知 (muchi; sem saber). O diretor já apagou, mas pode ser visualizado na thread acima e ficaria algo assim:
"Tem gente que posta fotos de tela com um código de tempo no alto sem saber do que se trata e nesse caso, tudo bem, eu explico discretamente por Mensagem Privada (para que tire do ar). Mas os que estão fornecendo (essas imagens) para contas que publicam Leaks, esses são criminosos convictos, e peço que morram. (terminando com uma frase em inglês que dispensa tradução)."
Nesse tipo de vazamento, o diretor é responsabilizado, por ser quem supervisiona diretamente o local de trabalho. Isso pode significar que ele não tem competência o suficiente para instruir os animadores, manchando sua reputação. É altamente desgastante ter que administrar essa parte, sendo que o diretor já tem que lidar com cronogramas cada vez mais apertados para entregar os trabalhos. Esse estresse ficou bem demonstrado na mensagem de Isuta.
E o grupo de quadrinistas CLAMP, que criou sucessos como Card Captor Sakura e Magic Knight Rayearth, entre vários outros, também publicou apelos para não espalhar informações vazadas:
Registro de Patentes
Muita gente recorre às redes sociais para saber quais serão os novos lançamentos e existe uma conta em uma delas que publica os registros de patentes, inclusive com as logomarcas, de forma automatizada. O problema é que essa conta não é um canal oficial e obtém essas informações de forma irregular, sendo que algumas vezes elas não constam nem no J-PlatPat, o site do registro de patentes do Governo do Japão (Japan Platform for Patent Information). Por exemplo, ao procurar por プリキュア ("Precure") na época em que circulavam boatos sobre Delicious Party♡Pretty Cure, não aparecia o registro, não importava a grafia ou a língua.
Mas caso conste, então não deveria haver problemas em se noticiar isso, certo? E como essas informações são públicas, que mal poderia haver em espalhá-las?
Isso incorre em um desvirtuamento do propósito original desse registro, que não é voltado para o público em geral, mas sim para que fabricantes e criadores possam ver se já não há uma marca com o mesmo nome que eles tenham imaginado. Por exemplo, digamos que alguém quisesse abrir uma lanchonete chamada "Delicious Party", ou uma softhouse criasse um jogo e pretendesse dar o título de "Don Brothers". Ao consultar o registro ou ao entrar com um requerimento poderiam ver que já existe algo com esses nomes para então pensar em outros.
O registro até é possível quando se trata de produtos ou serviços de natureza diferente, e seria o caso nos exemplos apresentados acima. Mas costuma não ser feito para se evitar confusões, como foi com uma empresa americana chamada "Neo Geo" que por muito tempo teve que ficar explicando que não tinha nada a ver com videogames. E tem vezes que as empresas registram as marcas inclusive para produtos que não têm nada a ver com os que elas vão lançar, para que isso também não aconteça e ninguém "pegue carona" caso faça sucesso.
Também é fato que as empresas não fazem o anúncio de novas séries ou produtos logo que registram a marca. Ou seja, o registro de marcas e patentes ainda não é o Anúncio Oficial, que é feito pela própria empresa produtora, através de seu site e de suas redes sociais. Essas informações são divulgadas aos poucos, seguindo o plano dos produtores, conforme mencionado acima.
Existem alguns casos em que o nome do novo filme/série/personagem/produto aparece na J-PlatPat na mesma época dos boatos, como foi com Ultraman Blazar, que no final de 2022 já teve o nome vazado. Ainda assim a Tsuburaya Productions continuou com seu cronograma, lançando um vídeo promocional do novo Ultra sem dizer seu nome, apenas com o título "CODE NAME: ULTRAMAN" em 23/02/2023, no especial de cinema de Ultraman Decker, para então liberar para o público em geral em suas redes sociais em 24/03/2023. O nome mesmo só foi anunciado tempos depois em 20/04/2023.
CODE NAME: ULTRAMAN, liberado para o grande público em 24/03/2023. Só mostrando a silhueta e sem revelar o nome. Até então era só para quem viu o especial de cinema de Ultraman Decker, em 23/02/2023.
O Anúncio Oficial do nome em 20/04/2023, assim como do elenco.
Outro ponto a ser notado é que o site J-PlatPat deixa claro que as informações contidas nele são propriedade intelectual de seus respectivos criadores, podendo ser necessário ter autorização expressa para publicá-las. E também há um aviso de proibição de acessos excessivos ou uso de "bots" para obter enormes quantidades de dados, o que prejudicaria o funcionamento do site.
De fato, nenhum grande veículo de informação do Japão, como a Oricon ou a Mantan Web, noticia quando aparece o registro de marcas e patentes. E nem canais de vídeos de influencers japoneses grandes do ramo como o Wotafa e o Leon Channel, ou mesmo canais menores como o Kushami, especializado em Precure, ou a Tokusatsu Joshi Panna. Só depois do Anúncio Oficial eles falam do assunto, tendo no título a palavra 解禁 (kaikin, "liberado").
Nota: não confundir com 解禁前 (kaikinmae, "antes da liberação")
O Fator Supresa
Alguém ainda se lembra da sensação de surpresa de quando algo veio oficialmente, sem ter visto algum Leak? De quando nos deslumbramos com algo que não sabíamos de antemão?
Eu me lembro.
Foi em Ultra Galaxy Fight: The Absolute Conspiracy, na cena em que surgem vários Heróis Ultra um atrás do outro para se juntar à luta. E eram Ultras que não esperava ver, fazendo coisas que não sabia que iria ou não ser possíveis, seja devido ao tempo escasso ou a limitações de verba para se fazer os trajes. Tudo isso ainda curtindo um tremendo espetáculo de efeitos especiais. E eu me pergunto: será que essas cenas teriam o mesmo impacto se alguém tivesse espalhado o que iria acontecer? Ia ser a mesma coisa?
Com certeza, a resposta é "não".
O mesmo pode ser dito do episódio 19 de Ultraman Trigger. Já havia notícias de fontes oficiais de que um famoso inimigo apareceria, mas havia mais algo que não foi revelado. E ao ver o episódio tive uma sensação incrível, excitante, de surpresa mesmo, que veio de forma instantânea quando apareceu o que eles estavam escondendo. Algo que eu jamais experimentaria se soubesse de tudo antes da exibição.
Só mais tarde descobri que essas informações já corriam pela internet. E fiquei contente em ter podido evitá-las, pois elas me privariam dessa sensação. Percebi que o suspense pode dar um sabor extra ao se apreciar uma obra. Uma pena que só acontece uma vez, mas ainda assim é algo mágico, que eu gostaria de experimentar mais vezes. E disso eu não quero abrir mão.
Este é o lado dos fãs que querem se divertir com o Fator Surpresa. Aquela incerteza de não saber o que vai acontecer (ou se vai acontecer) para então ficar espantado ou maravilhado ao ver de fato. É a sensação que os criadores querem causar, e com isso tanto eles quanto os espectadores ganham, criando uma convergência de interesses.
Leaks: Espalhar ou Não? - A minha visão
Tenho que confessar. Antigamente eu espalhava e divulgava essas informações vazadas. Mas depois de ver tudo o que foi dito acima, resolvi parar.
Porque eu sinto que espalhando esses Leaks, eu estaria usurpando o direito dos criadores de ver o resultado de seu trabalho em primeira mão, com o público se surpreendendo, que é o que eles querem. E por mais profissionais que sejam, eles são pessoas com seus sentimentos e desejos, gente que mexe com criação e que quer despertar determinada sensação. Fazer uma "festa surpresa" e com isso criar impacto. Um impacto que é diluído se todos já souberem de tudo antecipadamente, o que deixa os criadores aborrecidos e frustrados, conforme vi. Uma situação como a que coloquei no começo da matéria.
E ainda, sabendo de como são as coisas e os processos, percebo que minar os lucros das empresas faz com que não haja dinheiro para a produção de mais obras de Anime e Tokusatsu. A situação desses gêneros já tem sido bastante difícil e deve piorar ainda mais, sendo assim se torna necessário não perder arrecadação. É certo que as empresas precisam de reformas estruturais quanto às condições de trabalho, mas às vezes, ao pensar que estamos agindo como Robin Hood, estamos sendo o granjeiro da Galinha dos Ovos de Ouro, pois elas podem começar a cortar custos pelo lado mais fraco, o que com o tempo degrada a qualidade de novas obras. Isso sem falar nas pessoas que ficarão sem trabalho.
Entendo que tem gente que fica ansiosa em saber qual será a próxima série ou o que vem por aí. E que tem quem fique aliviado em saber com isso que determinada franquia vai continuar. Também que ao saber de alguma novidade, temos o desejo de comentar com alguém, de falar sobre isso. De ser o "primeiro a saber".
O problema é espalhar a notícia de forma indiscriminada de modo que todos vejam, quer queiram quer não. Especialmente em redes sociais que não contam com o recurso de ocultar o conteúdo, ou cujo algoritmo coloca vídeos ou postagens com o Leak já em seu título entre os "recomendados" (ex: "Vem aí a Cure XXX" ou "O próximo Kamen Rider será YYY" ou "Vejam a nova forma ZZZ"). Quem não deseja ver esse tipo de material não tem sequer a opção de se defender e é bombardeado com essas informações de forma impiedosa, sem ter a escolha de se recusar a vê-las.
E agora, com as redes sociais, as informações chegam e se espalham muito mais rapidamente ao redor do mundo. Algo feito por aqui pode chegar ao Japão em frações de segundo e vice-versa. Um dos exemplos dados para se explicar o Efeito Borboleta, em que o bater de asas desse inseto em uma parte do mundo pode causar uma tempestade do outro lado, ganha um sentido quase literal.
Uma solução para quem não quer ver informações vazadas seria se afastar das redes sociais, mas todos sabem que nos tempos atuais isso é quase impossível. Há quem tenha contatos através delas ou as use para se informar sobre determinado assunto. Elas também às vezes trazem avisos importantes de órgãos públicos sobre emergências que não podem ser veiculadas a tempo pelos meios de comunicação convencionais. E quando ocorre algum tipo de desastre, elas podem ser úteis a quem é atingido para se comunicar com conhecidos ou avisar sobre o que está acontecendo.
Tem quem divulgue os vazamentos com o intento de fazer propaganda, achando que estão ajudando, quando na verdade ocorre o inverso ao disseminar informações que ainda são confidenciais, prejudicando as empresas produtoras e os criadores, que não querem que sejam reveladas antes da hora. E há quem faça isso de forma deliberada, visando lucro, com conteúdo monetizado, que são as contas que o diretor Isuta mencionou, ou prestígio ao ter a glória de se ser o "primeiro a saber". Também tem aqueles que espalham Leaks com tom de deboche, dizendo que "logo vão apagar".
Levei um bom tempo para escrever esta matéria, pesquisando, estudando, coletando material, pensando, refletindo e cheguei à conclusão de que não há nenhuma vantagem para mim ao espalhar os Leaks, tendo em vista o que expus acima. Sendo assim, decidi não divulgar material vazado, mesmo ao custo de visitas ao blog. Em consideração não só aos criadores, como a quem deseja se surpreender, preferindo esperar.
E mesmo que essa informação caia em minhas mãos, não vou espalhar, atendendo a outro pedido da CLAMP:
A meu ver, guardar segredo não é egoísmo. Egoísmo seria estragar os planos de um monte de gente que trabalhou para dar entretenimento ao público, só para ter para mim uns momentos de fama e glória sem ter participado de nenhuma etapa do processo de criação.
Escrevi a matéria para deixar clara qual é a minha posição em relação aos Leaks e as razões pelas quais não espalho. Que se for para procurar por esse tipo de material ou para perguntar sobre isso, não é comigo. A intenção desta matéria não é a de criar uma campanha contra os Leaks ou impor algum tipo de regra, mas apenas levantar essa questão e pensar sobre o assunto.
Por isso não vou interagir com esse tipo de material, seja com curtidas, repostagens, citações, links ou comentários, mesmo que negativos, e nem "fazer advertências" ou "bancar a polícia", pois isso só ajuda a colocá-lo em evidência e com isso aparecer entre os "Recomendados".
No final, espalhar ou não essas informações depende do julgamento de cada pessoa. De sua visão, de seus valores morais, de sua noção do que é "certo" ou "errado", de seus interesses. E de forma pensada, consciente, tirando conclusões por si própria.
Em tempo, como muita gente já deve ter adivinhado, a foto do começo é só uma do S.H. Figuarts do Kamen Rider Vulcan, pixelizada e mexendo no matiz. Não é nenhum novo Rider ou alguma nova forma do personagem e nem haverá algum spin-off. Ao menos que eu saiba.
E, não. Onde há fumaça não há necessariamente fogo. Muitas vezes é algum engraçadinho brincando com um sinalizador de fumaça.
Agradecimentos mais uma vez a kasumi, que deu boas explicações em uma matéria que trata do mesmo assunto. De lá peguei as bases e depois fui pesquisando em várias fontes, inclusive as postagens dos criadores no X (antigo Twitter), assim como em entrevistas, para tirar minhas próprias conclusões.
Segue o link da matéria:
プリキュアの「早バレ」は何故ダメなのか?- Por que Leaks de Precure não são uma coisa boa? (texto somente em japonês)
Olá! Enquanto lia o texto lembrei da época deste depoimento da Toshie Kawamura. Fui uma dessas pessoas que usou a leak de Healin'Good como base para desenhar a Cure Grace, mas após postar recebi uma chuva de críticas, palavras de ordem para excluir a arte e xingamentos, uma delas me chamando de "terrorista". Dias depois descobri que uma artista japonesa amadora que muito admirava havia me bloqueado, sinceramente, fiquei chateada como aquilo repercutiu negativamente e impactou a minha imagem social. Como consequência compreendi o argumento dos artistas/equipes contra as leaks, embora junto disso também passei a deixar de manter contato, como antes fazia, com os fãs da franquia Pretty Cure para evitar qualquer tipo de cancelamento. Talvez essa decisão tenha sido a melhor. O jeito é respeitar as pessoas e o trabalho árduo delas, sempre com boas práticas.
ResponderExcluirObrigado, Melissa!
ExcluirEu me lembro dessa. Chato que não deu para eu fazer nada para intermediar. Cheguei tarde demais. Mas é fato que o clima no fandom de Pretty Cure é bem opressor. E ficou pior no ano passado com contas expondo "crimes" de alguns fãs, sejam graves ou até coisas bobas. Também tiveram artistas que desistiram da franquia por desenharem Cures originais e serem abordados por pretensos fãs dizendo que isso prejudica a Toei, embora desta vez seja algo infundado. E sempre tem aqueles "heroizinhos da justiça" que bancam a polícia e vem de forma agressiva. Nessa eu vejo que é verdade aquilo de que quem acha que tem a justiça do seu lado pensa que pode fazer qualquer coisa, inclusive usar violência, seja verbal ou física.
Tem que ter uma política de boa vizinhança, sim. Mas também, se existe algo que deseja fazer de verdade ou de dizer algo que acha que é o certo, o melhor é não ter medo do cancelamento. Eu mesmo escrevi esta matéria já sabendo que iria comprar briga com um monte de gente dos fandoms de Tokusatsu e mesmo de Precure daqui. Mas fiz isso por achar que é o correto, para deixar clara minha posição e o porquê.
...... Mesmo assim estou morrendo de medo...😅
Escritora ao dispor e bem, na era que estamos, leaks e notícias aos montes, compreendo perfeitamente que isso pode sim estragar surpresas reservadas.
ResponderExcluirNo meio tokusatsu, sinto que quem acompanha Super Sentai e Kamen Rider sofra disso com frequência, por serem franquias populares e qualquer indício é visto com muito alarde. Já em animes, a coisa varia de produção pra produção, umas sendo mais explícitas e outras, nem tanto. Se ir pros games, a indicação é fugir das redes sociais quando acontece as apresentações online, pra manter o fator surpresa.
Em resumo: leaks não são bons pra nenhuma produção, pois acaba estragando a surpresa e as especulações que vem quando lançam notícias oficiais. Spoilers até vai, porque tirando os que estragam a trama, uns servem pra ter curiosidade de conhecer, leaks, não! É isso que penso sobre e mais uma vez, excelente matéria sobre, vale conhecer e ter noção pra gente mesmo compreender sobre. Até a próxima!!!
Obrigado, Escritora!
ExcluirE agradeço também por entender. Que mesmo desconsiderando as empresas e os criadores, tem aqueles que querem se surpreender. Especulações até acho interessantes, logo depois que as empresas anunciam o título. É gostoso imaginar como vai ser. E melhor ainda experimentar essa sensação de se deparar com algo que era inesperado, além do que era imaginado. Ou não gostar, depende do que vier.😅
Mesmo assim cada um tem o seu jeito de curtir as coisas. Coloquei aqui só o que eu decidi e o que me levou a pensar assim. Deve ter gente que pensa diferente. E está tudo bem com isso.
Nunca havia pensado nesse assunto com tanto afinco, muito menos nesses pormenores, agora me sinto mal por esses artistas, mas ainda assim hoje em dia eu prefiro esperar o lançamento oficial, deixando de lado inclusive trailers e as trocentas informações de propaganda que saem por aí, o fator surpresa é sempre mais interessante ao meu ver, mas é uma posição difícil de manter a internet de hoje.
ResponderExcluirTexto excelente, muito obrigado.
Obrigado, André!
ExcluirEu também não pensava até ler aquele tuíte da Toshie Kawamura e ler a matéria do kasumi. Sabendo como são as coisas nos bastidores, realmente dá o que pensar. Especialmente para quem busca uma relação de "ganha-ganha" e tendo consciência de que essas produções custam dinheiro, além dos sentimentos dos criadores, que são gente como nós, embora tenhamos a tendência de tratá-los como "conteúdo".