domingo, 20 de março de 2022

S.H. Figuarts Ultraman X & Gomora Armor Set

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Ultraman X, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Gomora Armor Set
6. Ação



1. Informações


Quinze anos se passaram depois que uma explosão solar, chamada de Ultra Flare, fez despertar monstros que até então estavam em hibernação na forma de artefatos chamados de Spark Dolls, pequenos bonecos representando suas formas gigantescas. Para conter esta ameaça é formada a UNVER (Ultimate Noxious event Versus Earth Ranger) e uma tropa de elite, a Xio (Xeno invasion outcutters), que se usa de armas e equipamentos desenvolvidos da pesquisa das Spark Dolls e emulando os poderes dos monstros usando as Cyber Cards, cartões de dados feitos pelo time de cientistas da Xio Lab.

Um de seus membros é Daichi Ozora, jovem pesquisador cujos pais desapareceram no incidente de 15 anos atrás, deixando apenas uma Spark Doll do monstro Gomora, que se torna seu grande amigo. Desde então ele sonha com um mundo em que monstros e humanos possam conviver. E através de um aparelho deixado por sua mãe, tenta ouvir a "Voz do Universo".

A cidade é atacada por um monstro, o Demahga e nisso, Daichi ouve uma estranha voz dizendo a palavra "Unite". Quando ele quase perde a vida, uma energia desconhecida entra em seu minicomputador modificando-o para o X Deviser. E assim, Daichi consegue se unir a um Gigante de Luz, para com isso deter o Demahga, revertendo-o para uma Spark Doll.

O gigante misterioso então recebe o codinome de Ultraman X.


Ultraman X estreou no Japão em 15/07/2015 no Japão, desta vez com exibição por simulcast com legendas pela Crunchyroll duas horas depois em outros países, incluindo o Brasil, marcando o início do retorno das séries Ultra ao nosso país.

O diretor principal foi Kiyotaka Taguchi, atualmente um dos grandes nomes do Tokusatsu. Houve bastante brainstorming  entre os membros da equipe de criação, que incluiu Hiroyasu Shibuya, ex-produtor da Tsuburaya e atualmente Consultor Criativo, para definir os conceitos do personagem, que teria temas cibernéticos, mas não poderia parecer muito com um robô. Um deles seria o seu grito de guerra, algo como o SHWATCH! do primeiro Ultraman e o DYUAH! do Ultra Seven. Pensaram em várias palavras ligadas a informática como "Mega", "Giga" ou "Tera". Ficaram com o "Hexa" e daí surgiu o "IH SSAH!", que também remeteria a 戦 (ikusa), "guerra".

Daichi foi interpretado por Kensuke Takahashi, que viu muitas convergências de pensamento com seu personagem e uma vez questionou o diretor Taguchi do porquê dele combater monstros se sua intenção é conviver com eles. Taguchi respondeu que caso Daichi visse uma menina sendo ameaçada por um leão, ele o mataria. Takahashi retrucou que Daichi não faria isso e se interporia entre o leão e a menina, mesmo arriscando sua vida. Depois de muitas conversas, foi decidido que X não mataria os monstros, mas sim os colocaria em um estado hibernante como Spark Dolls.

O ator é bem humorado e colocou em seu Twitter alguns clipes com cenas de ação (algo reminiscente a Jackie Chan?). Isso além de demonstrar uma habilidade bastante... incomum. Sua mãe trabalhava nas Forças de Defesa do Japão e ao vê-lo em Ultraman X lhe disse: "sua continência é muito ruim". Sua área de atuação agora é o teatro, como nos musicais de Touken Ranbu, como Kotetsu Hachisuka e em World Trigger no papel de Yuichi Jin. Takahashi aparecerá ainda em Revice Legacy - Kamen Rider Vail, spin-off de Kamen Rider Revice, como o Dr. Masumi Karizaki quando era jovem.

Já o X foi interpretado pelo grande dublador Yuichi Nakamura, que conseguiu dar um ar humoroso para o personagem, especialmente ao tentar compreender as coisas do planeta Terra. Mas também o representou como um herói comprometido com o dever de proteger pessoas inocentes e salvaguardar a ordem no Universo. Curiosamente, Nakamura também interpretou o personagem Yuichi Jin na versão em anime de World Trigger.

Desta vez, X e Daichi são entes separados e têm várias conversas e interações muito divertidas. Esse é um dos grandes atrativos do seriado.

Obs.: não confundir com o ator Yuichi Nakamura, homônimo, porém escrito de forma diferente, que foi o Capitão Interino Tokioka em Ultraman Trigger: Episode Z e Kyousuke Kiriya em Kamen Rider Hibiki. O nome do dublador se escreve 中村悠一 e o do ator, 中村優一.


Para mim, Ultraman X representou um "retorno às origens", em continuação a Ultraman Ginga S, seguindo a fórmula clássica das séries Ultra. Foi dada liberdade a cada diretor e equipe de filmagens de fazer seus episódios como bem entendessem. Seja aventura, drama ou até mesmo uma comédia escrachada. Cada diretor conseguiu dar sua cor, exatamente como acontecia no primeiro Ultraman. Sendo assim, digo que nenhum episódio é dispensável.

Também vejo como a retomada do espírito do 怪獣 (kaiju), do "monstro japonês", de seu conceito primordial de ser uma força da Natureza, algo que foge à compreensão humana. Uma entidade que não é "má" ou "boa", que apenas faz o que faz, ora como algo que causa danos aos humanos ou às vezes como algo que os favorece. Diferente de Ginga S em que todas as Spark Dolls eram usadas como instrumentos por uma força alienígena ou uma entidade das Trevas. Em X muitas despertavam por conta própria ou devido a algum agente externo.

E foram mostrados vários tipos de monstros: os de forma típica reptílica que destrói cidades (Demahga), aqueles que são entidades da própria Natureza (Hohringa), aqueles que são amigáveis (Pigmon) e até alguns cômicos (Mu-chan).

O Kaiju supremo apareceria nos últimos episódios como o grande responsável por vários desastres até então. Mas ele... aquilo não era uma "mente por trás de tudo". Ou melhor, não havia intenções ou mesmo uma inteligência guiando suas ações. Aquela coisa destruía tudo em seu caminho por ser sua natureza sem espaço para negociações e por isso tinha que ser detida.

E ainda, apareceram vários elementos que seriam retomados em séries posteriores, como a convivência entre terráqueos e alienígenas, visto mais tarde em Ultraman Taiga. No especial de cinema, foi mostrada a união pegando emprestados os poderes do primeiro Ultraman e do Ultraman Tiga, que estaria presente em Ultraman Orb.

O conteúdo da caixa. Não inclui efeitos de raios e ao invés, optou-se por algo que representasse seu maior diferencial, a armadura com os poderes de monstros, nesse caso os do Gomora.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A modelagem ficou muito boa, como em outros modelos de Ultras da linha. O meu exemplar é da primeira leva, sendo que os de lotes posteriores têm um tom diferente de prateado, mais próximo ao original.

Close da cabeça. Tem várias linhas, dando um ar cibernético. Os auriculares lembram fones de ouvido. Por um tempo foi considerado colocar Daichi usando sempre os fones, mas a ideia foi descartada pois pareceria que ele não dá ouvidos aos outros, se fechando em si mesmo.

A placa peitoral, com uma luz de aviso em forma de "X", altamente característica e condizente com o seu nome.

A placa das costas, com partes que lembram espáduas.

O ventre tem moldes que lembram músculos abdominais, mas cobertos por uma armadura. Essa musculatura é o ponto em comum em todos os Ultras da Nova Geração, conforme conta o desenhista Masayuki Gotoh.

As ombreiras, que lembram os do traje da Xio.

Detalhe dos braços. No visual do X são usadas muitas linhas retas.

Detalhes das pernas. Foi usado bastante o cinza escuro, como que representando um traje protetor, como a armadura do Shinjiro, de ULTRAMAN.


3. Articulações


O pescoço tem boa mobilidade.

Está presente o mecanismo para representar a "espinha dorsal" sem interferir nos movimentos.

Os ombros seguem os esquemas das figuras de Kamen Rider, permitindo uma boa abertura. O antebraço gira.

E o ombro tem mais uma articulação que permite fechar os braços na frente do peito.

Isso tudo garante boa gama de movimentos nos braços.

Os pulsos têm boa mobilidade, dependendo do posicionamento da mão de modo a não interferir na "aba" da parte de cima.

O tronco se move bem.

A abertura das pernas é normal, sem muitos exageros. Só tem problemas para se mover para trás. 

Os joelhos se dobram bem, assim como os tornozelos.

Existe uma articulação giratória nas coxas.

E uma multidirecional no tornozelo.


4. Acessórios


Estão incluídos três pares de mãos.

A peça para representar a Luz de Aviso em vermelho.

A troca é mais trabalhosa, sendo necessário remover a placa peitoral e pressionar os pinos dos conectores da peça. É um pouco difícil de tirar, arriscando arranhar a pintura.

Mas assim, fica bem firme e não cai a toa.


5. Gomora Armor Set


Para instalar a armadura, primeiro é preciso remover a placa peitoral, as ombreiras e as mãos...

... assim como uma parte da "espinha dorsal".

Daí é instalar a parte de trás da armadura nos conectores que apareceram.

A placa da frente é presa por este pino...

... e por estas cintas, que funcionam de verdade.

Então é abrir as manoplas, revelando os conectores...

... e instalar nos pulsos. A conexão é um pouco dura.

E finalmente é instalar as ombreiras. Existem lado certos, sendo que os "chifres" têm de ficar voltados para trás.

Fica assim, bem massivo, como é o Gomora mesmo. Lembra os personagens de Ultraman Choutoushi Gekiden, só que sem um acessório para a cabeça.

A placa peitoral tem um enorme "X" no meio, com uma pintura metálica caprichada.

A placa das costas tem partes que lembram vértebras e ossos.

As cintas são feitas de material maleável e realmente seguram as duas partes da armadura.

As ombreiras têm o formato dos chifres do Gomora.

As manoplas são enormes escudos com garras. A enorme letra "G" (de "Gomora") chama a atenção.

As ombreiras têm vários mecanismos para não interferir no movimento dos ombros. Os cotovelos passam a se fechar até o ângulo da foto, devido às manoplas.



6. Ação


X! UNITED!
Daichi usa o X Deviser para se unir ao Gigante de Luz que se instalou em seu aparelho.

X se prepara para enfrentar Golza.

- IIH! SAAAHHH!
Para isso usa vários golpes como o X Cross Kick...

... e o X Cross Chop.

Além de golpes com o braço.

E desviar de ataques dando "estrelas".

Mesmo assim é um oponente duro e a Luz de Aviso de X muda para o vermelho.

Mas X não vai se entregar.

- RAIO XANADIUM!!!

Esse raio faz com que o monstro volte a ser uma Spark Doll sem precisar matá-lo. E guardá-lo até que um dia seja possível haver o convívio dos humanos com os monstros.

X enfrenta Melba, que tem um bico afiado.

CYBER GOMORA ARMOR! ACTIVE!

Para se defender, X equipa a Gomora Armor.

Com isso, ele pode se proteger com as manoplas, que servem como escudos...

... e também como garras para contra-atacar.

Melba investe pelo ar.

Mas X já está pronto e esperando.

- GOMORA! SUPER ONDA VIBRATÓRIA!!!

E assim consegue revertê-lo para uma Spark Doll.
Mas isso foi só na primeira aparição da armadura. Depois X passou a removê-la para então disparar o Raio Xanadium.

- ATTACKER X!!!

X podia contar com outros golpes, como este que lança uma energia flamejante, usada na luta contra Bemstar na lua (na foto vai o Melba de novo).

- Purify Wave.

Outro poder de X é o de eliminar toxinas em monstros e também serve para neutralizar energias malignas.

Assim como foi treinado por Zero, Victory vem para o mundo de X para treiná-lo no manejo da espada.

Ou melhor, Sho treina Daichi com uma espada de madeira enquanto o X fica só olhando do X Deviser.
- Não era para você também estar lá?
- Eu não. Essas espadas de madeira doem pra caramba. Sei muito bem disso.
- Éééhhh. Sei o que você quer dizer.

Nisso, Hikaru fala a Daichi sobre o Ultraman Cosmos, que também tem o mesmo ideal de convivência com os monstros. E do Ultra Seven que tem alguns como amigos. Isso lhe dá uma nova esperança.

X ainda tem a oportunidade de se encontrar com o Ultraman Zero.

E mais tarde com o Ultraman Nexus, que lhe passa a mensagem mais importante de Ultraman:
"Não desista".

Sonhando com o dia em que ambos poderão conviver, com Gomora em sua forma natural.

No elenco estava Ukyo Matsumoto, como o Oficial Hayato. Mais tarde ele se tornaria Taiga/Kamen Rider Snipe em Kamen Rider EX-AID.

E os efeitos vocais dos equipamentos da Xio foram feitos por Hibiku Yamamura, que na época era a Kirara/Cure Twinkle em Go! Princess Precure. Com esses três se formará o Team Unite.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman X com a Gomora Armor, feita pela Bandai. A figura é feita de forma competente, sem nenhum grande demérito em matéria de articulações e modelagem. Não está incluída uma peça de efeito do Raio Xanadium, mas a armadura foi uma decisão mais acertada. O sistema de colocação é muito bem feito a não ser a dificuldade de encaixar as manoplas da Gomora Armor. Seria melhor se o conector da parte de dentro usasse material maleável, como nas mãos.

Mesmo assim, no total é uma boa figura com muitas possibilidades. Gostei muito, assim como do seriado. Uma pena que não está mais disponível pela Crunchyroll e nem no Canal Oficial da Tsuburaya. Mas torço para que um dia volte.

Na próxima vez, pretendo apresentar o conjunto com as outras armaduras, que dão mais possibilidades ainda. E falar um pouco mais do seriado.









Aproveitando que juntou todo mundo(?)...

Tirando o Chroma Key...
- Ai... Eu queria me casar...
- 😡
- 😨
- 😅
- Jacinto... Pinto... PFFTT!!!




>Anúncio Não-Patrocinado!<



O especial de cinema de Ultraman Trigger está disponível no site Ultraman Connection em Video on Demand pelo preço de US$ 6,99. É o verdadeiro final da série, amarrando e fechando a história, disponibilizado simultaneamente com a exibição dos cinemas do Japão, algo extremamente raro.

Vale muito a pena e é bom também para conferir o trabalho do ator Yuichi Nakamura, citado no começo da matéria. Fica disponível por sete dias depois de comprar o ingresso e pode ser visto várias vezes durante esse período. Tem legendas em várias línguas, incluindo o Português Brasileiro.

Link abaixo com mais informações (em inglês). Eventuais dúvidas devem ser tiradas com a própria Ultraman Connection, visto que nem a Casa do Boneco Mecânico e nem seu administrador é filiado a nenhuma empresa ligada ao filme:




⚠ATENÇÃO: Não falem nada sobre o filme nos Comentários desta matéria!⚠
ABSOLUTAMENTE NADA!!!
SOB HIPÓTESE ALGUMA!!!
NADA!!!
INSISTO QUE NÃO SEJA DITO NADA SOBRE O FILME!!!
NADA MESMO!!!
N-A-D-A!!!
REPITO: NÃO FALEM DO FILME NOS COMENTÁRIOS DESTA MATÉRIA!!!
A MATÉRIA NÃO É SOBRE O FILME E SIM SOBRE A FIGURA!!!
ENTÃO NADA DE COMENTAR SOBRE O FILME OU QUALQUER COISA QUE APAREÇA NELE!!!



Espero que tenham entendido e peço a compreensão de todos.


>Fim do Anúncio Não-Patrocinado<



6 comentários:

  1. Escritora e depois de mais de um ano sem figures de nossos caros Ultras, temos o retorno com o Ultraman X. Só vou falar finalmente em letras garrafais quando vier, você sabe quem é. Ao menos, coloca uma foto da caixa dele, pra esperar com ares de esperança, pode ser? Se quiser...

    Espero que o X tenha sido paciente em esperar chegar a sua vez. Visualmente, ter um ultra com ares cibernéticos é muito interessante, fora que é ao mesmo bem simples. Pelas informações dadas da trama e contexto, a série foi influente em outras séries da franquia, numa salada de frutas bem feita.
    Curioso de ator e dublador terem feito o mesmo personagem de "World Trigger", boa curiosidade. Quanto ao dublador, quem diria: o conheço em diversos animes, se for focar em comédias, "Osomatsu-san" onde faz o Karamatsu, segundo dos irmãos e que banca o bad boy fracassado, recomendo o anime que ainda tem a dupla Jean-bot e Jean-Nine no elenco dos irmãos, sensacionais os três, todos muito à vontade nos papeis, até demais; fora o Shi Fen do anime curtinho dos irmãos chineses ou "Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai!", que parece ser boa gente, o que é, só não é certinho e rende umas cenas hilárias nos 3 minutos de duração, onde também é irmão com uma irmã que gosta de meter surra nele quando faz coisa errada, cômico pra caramba. Fora outros animes, é claro!
    Voltando ao X, usar armaduras vindo dos monstros é meio que uma evolução da habilidade do Victory, o que significa que a cápsula New Generation Beta faz sentido ser os dois; fora que o efeito do ataque elétrico ou os rastros é visto quando o Titas usa o X Let em "Ultraman Taiga", bom saber de onde vem o efeito usado lá. Agora é esperar pelas demais armaduras e faça no seu ritmo, sem pressa em apresentá-las. Bom ver as figures de Ultra de volta, tava com saudades. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      X é uma das séries que mais gosto. Além dessa de salvar os monstros, tem uma mensagem que achei incisiva, que vale muito para os tempos atuais, cheios de problemas e teorias de conspiração. Temas que foram desenvolvidos mais tarde.

      Yuichi Nakamura é um de meus dubladores favoritos e o cara é muito engraçado. Especialmente junto com o Tomokazu Sugita ou o Mafia Kajita. Ele tem um canal no YouTube e de vez em quando aparecem colegas de profissão. Já pintaram lá a Aoi Yuuki, a Sumire Uesaka e o Mamoru Miyano.

      Eu via o mangá original, o Osomatsu-kun. Me lembro mais do Iyami, que sempre se dava mal e fazia aquela pose emblemática, o SHIEEEHH!. E um pouco do jogo de Mega Drive, que a bem da verdade não é lá muito recomendável.

      Realmente isso de usar armaduras baseadas em monstros é um desenvolvimento do conceito do Ultlance do Victory. Só que com muito mais recursos e variações de ataques. O duro de fazer apresentações de figuras de Ultras são os efeitos. Muitos deles eu tenho que fazer do zero e tentar um monte de coisas até achar algo. De vez em quando tenho sorte de conseguir uma capturas de tela limpas e fazer umas colagens, mas é difícil. Na maioria das vezes não fica bom e daí é desenhar mesmo. Mas vamos ver se consigo fazer mais.

      Excluir
  2. Show de review!

    Essa série parece bem legal, é um dos Ultras que está na minha lista. Curto a ideia de debater a convivência entre as criaturas e os humanos, e também é interessante a visão do Daichi sobre isso, acredito que deve levar a alguns desfechos diferentes nos episódios.

    O X tem um visual bem estiloso, e acho que é um dos que parece mais "moderno". Bem legal esses detalhes auriculares que parecem fones de ouvido. Me chamou a atenção que essa espinha parece com as armaduras do mangá ULTRAMAN, acho que olhando ele de costas até passa como um personagem do mangá hehehe.
    O peitoral é a parte mais legal, esse X ficou show demais, e é legal que fizeram de uma cor diferente do resto do traje, pra destacar bem.

    Fica muito badass com a armadura, e é legal que dá a impressão de ele ficar desproporcional com os brações, fica parecendo um tipo de forma bestial. E o baita X amarelo lembra imediatamente de Megaman X hehehe! Pensando agora, talvez até tenham se inspirado um pouco no Mega X mesmo XD

    Essas fotos com as manoplas energizadas estão incríveis! Fiquei até pensando como seria legal se elas fossem com material translúcido e tivessem LEDs.

    O X não precisa treinar com espadas de madeira, ele já teve experiência suficiente empunhando uma Lago Toya quando tentou tomar o lugar do Sugita hehehe!


    O filme do Trigger, taí um que eu preciso ver, já que gostei da série! A lojinha tem uns vestuários bem tentadores, até deu vontade de pegar o moletom do SMILE, SMILE!, mas com o dólar alto é complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      X é uma série muito boa. E tem uns episódios legais com os alienígenas vivendo entre os humanos. Rola até umas prisões e um interrogatório. Nesse ponto também lembra o ULTRAMAN. Só que mais aberto em relação à presença dos alienígenas. E um dos episódios pega fundo em um dos maiores defeitos do ser humano.

      O visual do X é bem curioso. O rosto lembra o primeiro Ultraman, mas tem todos esses detalhes tecnológicos. Dá para ver exatamente qual é o tema dele. A Luz de Aviso em forma de X também é uma inovação e tanto. As armaduras então são um show à parte! Algumas são feitas de monstros que ele derrota, então fica bem Megaman, pois usa os poderes deles.

      Dentro do seriado elas são sólidas mesmo, então teve que ser assim. Uma alternativa seria fazer peças de efeito translúcidas para as armaduras, mas acho que daí ia encarecer muito. E já existe um conjunto de armaduras de venda exclusiva, então acho que ia ser difícil.

      O irônico é pensar que fiz muitas piadas recorrentes com espada de madeira, mas eu mesmo não tenho nenhuma! Tenho que conseguir algum dia. E agora com Sugita e Nakamura juntos não tem pra ninguém! Junta com o Miyano... Se eu conseguir a Carmearra aí vai ser pior ainda.

      O filme do Trigger é legal! Aproveita que o preço tá bom. Esse moletom ia ser uma boa e andando com ele na rua dá para passar despercebido. Ninguém vai imaginar que é item de Ultraman se não prestar atenção. O boné também é legal. O dólar deu uma baixada, mas ainda está meio alto, senão eu comprava. Eles mandam para o Brasil sem problemas. No fim o negócio é pegar o filme mesmo, que não tem taxa de envio e nem de importação.

      Excluir
  3. Olá!
    Os conceitos abordados nas séries Ultra são notáveis. Se percebe que há bastante trabalho duro para elaborar, usam da criatividade e também resgatam elementos já apresentados, remodelam e criam algo totalmente diferente. Isso podemos chamar de plasticidade artística! Uma ideia bem explorada que me chama atenção é a convivência entre humanos e alienígenas. Yuichi Nakamura tem talento de sobra, imagino que ele tenha dado o máximo de si para interpretar o X.
    A figure em questão apresenta nas minúcias a mais alta qualidade. E mesmo sem os efeitos, foi uma boa sacada terem incluído a armadura. E as cenas de batalha em edição estão visivelmente em progresso! Diria que está semelhante as das imagens da série. A caixa da S.H. Figuarts mudou o design, faz tempo que não acompanho os lançamentos. Uma cena de Uramichi Oniisan com todos os personagens referentes aos dubladores! Essa foi boa, criativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      O pessoal tem realmente várias discussões e até os atores podem dar suas interpretações sobre o personagem e dar ideias. Esse processo de criação é um dos atrativos da série para quem gosta de bastidores. E Ultraman tem abordado bastante o assunto de Diversidade.

      Só para variar, Yuichi Nakamura entregou um trabalho de primeira, mesmo sendo um personagem que não mostra expressões faciais, lhe dando vivacidade. É um dos meus favoritos.

      Deu bastante trabalho fazer os efeitos e agora mesmo estou lutando para montar outros. Mas ainda bem que agradou. Isso me faz ver que valeu a pena.

      Essa do Uramichi foi no improviso e por isso ficou meio irregular. Aproveitei que estavam todos lá e montei de brincadeira.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html