sábado, 2 de abril de 2022

S.H. Figuarts Mons Armor Option Parts Set

Saudações.

Desta vez vou falar do conjunto que inclui armaduras e acessórios extras para o S.H. Figuarts Ultraman X, feito pela Bandai.

6. Ação



1. Informações


A maior característica do Ultraman X é a de usar armaduras baseadas em monstros, quando Daichi escaneia um Cyber Card com o X Deviser. Além de conferir mais defesa, elas lhe dão vários outros tipos de superpoderes que lhe serão de grande ajuda.

Isso se alinha a um dos temas do seriado que é a convivência com os monstros, com seres diferentes do ser humano. Mostrando que eles podem cooperar e que nem sempre precisam ser destruídos. 

Esse tema aparece constantemente, gerando vários dilemas morais entre os personagens. Por exemplo, o Capitão da Xio, Shotaro Kamiki (Yu Kamio), acredita em primeiro conversar antes de guerrear. Que pensar que os terráqueos são a "justiça" e os alienígenas e monstros são o "mal" pode fazer com que se perca de vista a verdadeira situação. E ele demonstra habilidade ao interrogar um alienígena sem usar de agressividade, mas sim de empatia e compaixão, lhe conferindo a alcunha de "O Buda Encarnado".

Por outro lado, a Tenente Sayuri Tachibana prioriza as vidas humanas e luta para que nenhuma seja perdida. E por isso, não hesita em eliminar um monstro ao considerá-lo uma ameaça, o que causa algumas divergências com o Capitão, que acredita em primeiro observar e analisar a situação por mais um tempo. Mas ela externa essas discordâncias de forma ponderada, sem se deixar levar por emoção, e sempre buscando a melhor solução.

Uma cena marcante é quando se descobre que um monstro, o Birdon é uma fêmea que tem ovos em seu ventre. Ela dá a ordem de destruí-la, justificando que para se eliminar uma espécie nociva é preciso exterminar a origem de sua multiplicação. Nessa hora ela faz um olhar demonstrando certo conflito, pois a própria Tenente é mãe de duas filhas. Um bom trabalho de interpretação da atriz, Sarara Tsukifune.

O Capitão Kamiki resume seu trabalho em uma palavra: "Amor". E esse é um ponto  de concordância entre ele e a Tenente Tachibana. Os dois agem como o pai e a mãe dos membros da Xio com ela colocando ordem na casa.


Os Cyber Cards e outros equipamentos são desenvolvidos pela Xio Lab, que tem membros altamente talentosos. Além do próprio Daichi, tem Mamoru (Hayato Harada), um jovem contido que é sempre envolvido nas loucuras da amalucada, porém genial, Rui (Ruirui para os íntimos, interpretada por Haruka Momokawa). Outro membro excêntrico é o Alien Fanton chamado Dr. Gourmand (voz de Yasunori Matsumoto), sempre precisando consumir altas quantidades de comida e tirando várias horas de sono. Porém, seu extenso conhecimento com tecnologia alienígena e também dos Ultras e dos Monstros, mais do que compensam. Pode-se dizer que é graças a ele que a Xio tem acesso a armas e equipamentos de tecnologia tão avançada.

Integrando a divisão de combate da Xio estão os oficiais Wataru (Yoshihiko Hosoda) e Hayato (Ukyo Matsumoto), amigos e rivais, sempre competindo um com o outro, mas também se reconhecendo mutuamente. Também tem Asuna (Akane Sakanoue), especialista em combate corporal e praticamente invencível na luta. É ela quem escolta Daichi e sempre se preocupa com ele. Tem uma queda pelo jovem cientista, mas ele só tem olhos para suas pesquisas e para Gomora.

Na equipe de comunicações estão Chiaki e Takeru, interpretados pela dupla de cantores voyager, sendo que os personagens têm os mesmos nomes dos artistas. São eles quem cantam a abertura e o encerramento do programa com uma harmonização excelente, sendo que suas próprias vozes são seus instrumentos.

A canção de encerramento, com letra da própria dupla, carrega a mensagem da série: "Por que temos essa força? Para afastar inimigos que perturbam a paz. Mas por que eles nos atacam? Podemos simplesmente eliminá-los sem saber seus motivos?". E também "Ameaçar os outros, dentro de seu próprio mundo, é algo que qualquer um pode fazer. Mas quero superar o medo (conhecê-lo melhor) e caminhar pelo amanhã com você (e juntos desbravar)".

A dupla tem um canal no YouTube, aberto na época do começo da Pandemia, com o intuito de animar os fãs. Abaixo uma amostra do encerramento, cantado remotamente, das casas dos próprios cantores:

O único problema é que a Chiaki começa a cantar da segunda parte ao invés da primeira. Mas ainda assim a mensagem faz sentido (significaria "Por que lutamos?").

O S.H. Figuarts Ultraman X vem com a Gomora Armor. Um conjunto com as outras Mons Armors foram comercializadas de forma exclusiva pela Bandai por tempo limitado.

O conteúdo da caixa. Além das armaduras, estão incluídas mãos extras e peças para representar o Raio Xanadium.


2. Eleking Mons Armor



A Eleking Mons Armor é gerada com os dados do Cyber Card do Eleking, que usava ataques elétricos. E é isso o que a armadura dá ao Ultraman X. A silhueta lembra o Eleking visto de lado. X nunca chegou a enfrentar o monstro, que é o favorito da Ruirui. Daqui dá para ver que essa menina tem muito bom gosto.

A placa peitoral segue os mesmos princípios em todas, com o enorme "X" na frente e vértebras na parte de trás. A do Eleking tem detalhes em amarelo.

As cintas também são funcionais.

A ombreira direita é mais simples.

A esquerda tem o formato da cabeça do Eleking e urra como ele ao ser equipada. Essa é a parte mais legal do visual da armadura.

Ainda assim eles limitam um pouco os movimentos.

O braço direito tem um gigantesco canhão elétrico, provavelmente baseado na cauda do Eleking. O enorme "E" chama a atenção.

Na ponta existem quatro canos esculpidos.

A conexão é a mais simples, mas ao mesmo tempo a mais complicada, pois é preciso alinhar bem a articulação do pulso do X de forma a ficar o mais reto possível e então encaixar na ligação da parte de dentro. Pois muitas vezes a articulação vira para o lado.

O cotovelo só se dobra até 90°.


3. Bemstar Mons Armor



Bemstar Mons Armor, baseada nos dados do monstro que uma vez quase derrotou o Regresso de Ultraman, com a capacidade de absorver seus raios. Foi preciso uma nova arma dada pelo Ultra Seven, o Ultra Bracelete, para derrotá-lo. E quase foi assim com o X também, que precisou da ajuda da Xio para poder se salvar.

A placa desta vez tem o formato do bico do Bemstar...

... assim como as ombreiras. Mas nesse caso também podem representar as garras das asas.

A ombreira limita em muito pouco os movimentos.

Existe um lado certo para colocar, marcado na parte de dentro com um "R" para o ombro direito e um "L" para o esquerdo.

O Bemstar Shield, no formato da barriga do monstro, de onde ele absorvia energias e raios. O escudo tem essa mesma propriedade.

A colocação do escudo é parecida com as garras do Gomora. Ainda assim é bem difícil.


A movimentação do cotovelo sofre pouca interferência.



4. Zetton Mons Armor



Zetton Mons Armor, baseada no inimigo que derrotou o primeiro Ultraman. Foi a última e a mais difícil de se construir. Isso compensou, pois possui o lançador de fogo de Zetton, além de sua barreira quase impenetrável, que pôde ser usada para algo além da defesa. Felizmente, Daichi e seus amigos tiveram a ajuda de um cientista chamado Kaito Touma, mas...

A placa peitoral lembra a do Zetton, com os painéis luminosos dos lados. A armadura é negra, com detalhes em dourado.

As ombreiras são bem simples...

... e não interferem muito no movimento.

Assim como no Bemstar, existe um lado certo para cada, marcados com uma letra "R" e "L".


As enormes braçadeiras, marcados com enormes "Z".

As pontas lembram as mãos do Zetton, e possuem orifícios nos "dedos".

As braçadeiras têm mãos especiais, com moldes que lembram alças para segurar.

Está incluído um par de mãos abertas também.

Existe pouca interferência no movimento dos cotovelos.



5. Raio Xanadium


Estão incluídos ainda mais dois pares de mãos.

A peça do raio Xanadium, que não veio na figura do X.

A mão é uma peça separada, colada no efeito em forma de X, ao invés de ser parte integrante e pintada de vermelho como nas Ultra-Acts.

A ponta também tem o formato de um "X".

A peça é pesada e por isso vem com um suporte.

Na hora de disparar, a Luz de Aviso brilha em dourado. Está incluída uma peça para representar isso também. A colocação é igual à das outras Luzes.


6. Ação


Uma mulher do Povo Subterrâneo invoca Telesdon para invadir o mundo da superfície.

X! UNITED!

Daichi se une a X para detê-lo.

X até luta bem, mas...

... mesmo monstros antigos aprendem truques novos, como este ataque girando o corpo se transformando em uma broca voadora.

E então Telesdon subjuga X com seu peso avassalador. A Luz de Aviso muda para o vermelho.

CARREGANDO OS PODERES DO ULTRAMAN.
Nisso, Wataru e Hayato usam uma nova arma experimental, o Ultriser Shot, feito pesquisando os raios do Ultraman (no original quem atirou foi o Wataru).

O impacto é forte o suficiente para afastar Telesdon por um momento.

CYBER ELEKING ARMOR, ACTIVE!
Daichi também usa um novo Cyber Card, que dá a X outra armadura (sem dar tempo para que o Ultra se prepare psicologicamente).

Telesdon usa novamente seu ataque-broca...

... mas X já está preparado.

Ele dispara um feixe de energia no formato da cauda do Eleking para capturar Telesdon e estatelá-lo no chão.

- Sinto muito, mas aqui não é o seu lugar.

- ELEKING! ONDA RELÂMPAGO!!!

Com isso, Telesdon é derrotado e transformado em uma Spark Doll. A mulher do Povo Subterrâneo aparentemente foi desintegrada por ter sido exposta a enormes quantidades de luz, letais por sua raça ser altamente fotossensível.

Ao enfrentar o monstro Gargorgon, X é transformado em pedra.

CARREGANDO O PODER DO ULTRAMAN

Felizmente, pouco antes de ser totalmente petrificado, Daichi analisa o monstro e envia os dados para a Xio. Asuna, Hayato e Wataru então atacam o enorme olho na cabeça do monstro, destruindo-o.
(nas fotos uso o Garberos)

Isso faz com que X volte ao normal. Começa a entardecer.

X então parte para o contra-ataque com um Flying Cross Chop...

... chute...

... cotovelada...

... e um drop kick.

O olho de Gargorgon se regenera e ele lança mais uma vez o raio petrificador.

CYBER BEMSTAR ARMOR! ACTIVE!

X equipa a Bemstar Armor, que tem a característica certa para combater essa ameaça.

X usa o escudo de Bemstar para se proteger do raio...

... e revertê-lo para seu oponente, petrificando-o. Como se trata de um monstro maligno, não é transformado em uma Spark Doll. E logo é demolido por tE rU, um Alien Gold cujo planeta foi destruído pelo monstro, e veio avisar os terráqueos de sua ameaça.

Vitória da união entre o Ultraman, os terráqueos e os povos alienígenas.

Em outras ocasiões, X arremessava o escudo como um bumerangue para atacar seus inimigos.

Zetton ataca a cidade e X vem para detê-lo.

CYBER ZETTON ARMOR, ACTIVE!

X equipa a recém-construída Zetton Armor, em conjunto com um jovem cientista chamado Kaito Touma...

Mas algo estranho acontece e a armadura paralisa totalmente os movimentos do X. Era uma armadilha!

Nisso, Kaito revela sua verdadeira identidade e mostra quem estava por trás de tudo. Ele se transforma no Ultraman Max e vai salvar X.

Porém, X é controlado pela armadura, o que coloca Max em desvantagem.

Em uma tentativa desesperada, Daichi usa o Cyber Card do Eleking e consegue reprogramar a armadura, libertando X e salvando Max no último minuto.

Enquanto Max vai ao encalço de quem planejou tudo, X enfrenta Zetton em uma luta intensa.

Mas a luta parece não ter uma conclusão, sendo que ambos possuem os mesmos poderes como a bola de fogo de um trilhão de graus célsius e o escudo Zetton Shutter.

- ZETTON TORNADO!!!
O negócio é usar inteligência e criatividade. X usa o Zetton Shutter e começa a girar, para então voar em direção ao inimigo como uma broca de energia.

Zetton também tenta se defender com o Zetton Shutter...

... que é estilhaçado facilmente!

X alça voo novamente e retira a armadura...

- RAIO XANADIUM!!!

Com isso, Zetton é transformado em um Spark Doll.

Antes de partir, Max deixa um Cyber Card com seus poderes.

Isso permite que X use o Max Galaxy quando for necessário.

- Tá. Eu te dei esses poderes. Agora me passa a maionese!
- Éééhh. O que é isso aqui? Uma convenção?
- Gin-chan! Vamos para casa-aru! Eu tô com fome-aru!
- Ei! Nem consigo aparecer na foto! Se pelo menos o administrador do blog tivesse um Robot Spirits do V Gundam!

Isso não foi feito no seriado, mas existe ainda a possibilidade de criar armaduras híbridas, combinando peças de duas ou mais armaduras.

Esta configuração, usando peças de todas, aparece no seriado, mas falta a arma X Slugger para que fique completa. Quem sabe um dia, se lançarem o Exceed X?


E esta foi a apresentação do Mons Armor Option Parts Set, feito pela Bandai. É um conjunto altamente recomendável para fãs do Ultraman X, embora algumas peças sejam difíceis de encaixar. Especialmente as dos conectores das mãos como o canhão da Eleking Armor e o escudo da Bemstar Armor. As manoplas do Zetton são mais fáceis por usarem mãos de material maleável.

O Raio Xanadium é uma coisa que não podia faltar, ainda mais levando em consideração o seu formato peculiar. Uma pena que é bem frágil, especialmente nas pontas, que requerem cuidado para manusear e guardar. E o mais irônico é que as mãos extras que vêm no conjunto são as que têm mais chances de serem usadas, o que faz com que obter esse conjunto seja mais recomendável ainda.

Com isso tudo, abrem-se muito mais possibilidades, como as que demonstrei na parte de Ação. E torço para que um dia lancem o Exceed X, a forma mais forte, e a Beta Spark Armor usada no filme, imbuída dos poderes do primeiro Ultraman e do Ultraman Tiga.


Aliás, recomendo fortemente o filme e já falei dele uma vez
Está disponível no canal YouTube Filmes para aluguel e venda a bons preços.


Agradecimentos especiais a Adelmo Veloso, do Blog Super AHAM! por ter indicado as luzes Ulanzi. Sem elas, eu não conseguiria fazer as cenas noturnas. E as de entardecer saíram bem mais facilmente, sem precisar tratar no computador.

Com a iluminação que uso normalmente, teria ficado desse jeito.

Desligando tudo, só iluminando com as Ulanzi pude fazer algo assim. Depois foi fazer uns retoques mínimos.

E também ao Ronin, do Anime Brilliant Blog, que indicou o anime Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru (ou My Dress-Up Darling, tem na Crunchyroll). Uma das personagens, a Shinju Inui, me fez relembrar como mexer com iluminação lateral usando refletores, com isso criando sombras. Isso ajudou muito a fazer as fotos de "dia".

O que eu fazia até agora, com iluminação excessiva. Imagem "chata", "plana".

Voltando a usar luzes laterais com um refletor, como fazia no começo do blog. Bem melhor. E também ajudou nas fotos de entardecer.
Shinju é um gênio.

6 comentários:

  1. Escritora ao seu dispor e vou admitir, estas armaduras do X são mesmo fantásticas, cada uma com seu estilo único e habilidades.
    Falando da equipe/grupo de defesa/combate aos monstros da vez, é um grupo bem grandinho, hein. Até sobrou para a dupla Voyager ter de encarregar das comunicações, acabei me lembrando da antiga dupla TWO-MIX quando participou de um duplo episódio em "Detective Conan", sendo eles mesmos e o engraçado de tudo? A trama existe no mangá e não era um mero filler, hilário que dubladora e personagem não eram muito diferentes em termos de personalidade e caras, cômico que o Conan canta mal e sua dubladora canta mais que bem... Ah sim, conheço a dupla que canta em aberturas e encerramentos da franquia, são muito harmoniosos os dois.

    Voltando para as armaduras, difícil escolher qual que foi a mais legal: a do Eleking tem o canhão a lá "Megaman" ou "Metroid" e ombreira da cara parece um cachorro, claro que deu pra ver quem está representando; Bemstar com seu escudo ficou maneiro e Zetton com um visual sacana, o peitoral com os "olhos" abertos dão um pouco de medo, sabe. E a série parece entrar na lista de participações de ultras, quantos foram vistos? contei uns três aí, sendo dois com séries e um sem e por fora tem mais. Aliás, o grupo da série sabia da relação do Daichi com o X? Porque se foi assim, que bom! Tô cansada de ver somente revelação no final das séries, certo que tem uns casos que vai, agora, direto, não dá! Menos um ultra da New Generation na conta e este foi muito bom de conhecer. Parabéns por apresentar o Ultraman X, agora, pausa dramática... Só faça quando tiver disposição e que venha ainda este ano. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Minami Takayama é veteraníssima e já cantava em Ranma 1/2. Interessante ela ter feito papel duplo em Conan. Acredito que Gosho Aoyama era fã já que ela interpretou outro personagem anterior dele, o Yaiba. Se bem que ela tem tantos papéis que fica difícil enumerar aqui.

      O legal das armaduras é que elas realmente têm os mesmos poderes dos monstros em que elas se baseiam. E por isso lembra um pouco Megaman, embora o X não tivesse enfrentado o Eleking. O seriado teve participação de vários Ultras e acho que mostrei todos os que aparecem.

      Talvez por ser uma retomada, o pessoal da Xio só sabe que o Daichi se une ao X no final do seriado mesmo. Ainda assim eles têm interações muito boas, especialmente com a Asuna. O capitão é uma pessoa bem acessível, assim como a tenente. E tem um episódio muito interessante que é como um daqueles documentários em que os repórteres seguem o dia-a-dia, mas desta vez acompanhando as investigações da Xio. Nessa o Daichi tem que se virar para não revelar sua identidade secreta. É uma série que recomendo bastante.

      Antes de ir para a próxima, vou ter que descansar um pouco. Desenhar as luzes nas janelas dos prédios foi bem exaustivo... Mas vou ver como vou fazer.

      Excluir
  2. Show de review!

    O "Por que lutamos?" parece ser mesmo um tema bem forte na série, e tratado de forma bem interessante. Pelo visto conta com vários personagens, interessante que tem essa galera que desenvolve os equipamentos, algo que faz bastante sentido, adaptando as armas dos inimigos para o herói. E legal que botaram a dupla de cantores pra participar direto na série.

    Pô, eu achava esse kit vinha com uma armadura só, mas são três, que legal!
    Curti a armadura Eleking, interessante que o padrão de cores dela parece ser o que mais combina com o X. Essa ombreira é ótima para intimidar os inimigos, e acho que a Samus adoraria pegar esse canhão emprestado hehehe.

    A armadura do Bemstar chama atenção direto com esse peitoral diferentão. Eu achava que ombreiras pontudas não ficariam legais no Ultraman, mas vejo que me enganei, pois essas ficaram ótimas. Esse escudo deve ser bem útil na série, considerando que além de ser uma ótima proteção ainda pode absorver energia.

    Por algum motivo, o peitoral da armadura do Zetton me parece o rosto de um Kamen Rider. Me chamou a atenção que essa é a única em que a gente vê as mãos do X mesmo com as braçadeiras. E essa armadura parece bem equilibrada entre ataque e defesa, talvez seja por isso que foi difícil de construir.

    Esse efeito é bem impactante com esse formato de X. Ainda bem que vem com o suporte, pois eu já estava pensando que a figura não aguentaria segurar a peça. Que bom que lembraram de incluir a peça pro peito, é o tipo de detalhe que com certeza agrada os fãs.

    As fotos estão fantásticas! Muito ninja nos ângulos e iluminações, e tudo com ótimas poses. O X penou nessa luta contra o Zetton, o bicho é brabeiro demais hehehe! Mesmo com ajuda passou perto da derrota!

    Acho que o Max só estava passando pela Terra em busca de cigarros e parou pra ajudar o X hehehehe. Bem que podiam ter recompensado ele com um pratinho de maionese.

    Bem que eu estava pensando como ficariam algumas combinações das armaduras, fazer essas combinações alternativas é uma das partes mais legais dessas figuras com peças. O escudo em um braço e o canhão no outro deve ficar bem apelão!

    Olha aí, as dicas da Shinju já estão entrando em ação! Bisque Doll também é curso intensivo XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Nas séries Ultra tem disso de que às vezes os oponentes têm suas razões de fazerem o que fazem. De tentar entendê-los antes de simplesmente atacar. Mas que existem aqueles com quem não há diálogo ou outro jeito. Essa dualidade é bem colocada em Ultraman X.

      A Eleking Armor foi a segunda a ser construída e algumas vezes o Eleking é amarelo. Acabou calhando bem com o X. O bom é que esse canhão tem mais de uma utilidade além de simplesmente atacar. Pena que só tem ataques elétricos.

      Bemstar é sempre um inimigo chato devido a esse poder de absorver energia. Então fez sentido transformar em um escudo. Em X aquilo da lenda de Perseus e da Medusa deu certo. E esse escudo indestrutível não quebra mesmo.

      Já vi outras piadas sobre o peitoral do Zetton (e por tabela sobre a armadura), como por exemplo ficar de "farol aceso". E foi uma luta bem difícil, já que o Zetton derrotou o primeiro Ultraman. Se bem que agora ele parece bem fraco, atacando em bandos. Ou os Ultras ficaram mais forte a cada geração.

      Como ia ser legal se tivessem incluído esse raio na figura! Nem que fosse como brinde da primeira leva. Mesmo assim ainda acho que foi uma boa opção, se tivesse que escolher entre isso ou a armadura do Gomora. E eu nunca tinha reparado na mudança para o dourado. Achei que era efeito com CG. Mesmo assim foi muito bom.

      Demorei quase um mês para montar as fotos, mas senti que valeu a pena. Faz muito tempo que não consigo fazer algo que até eu mesmo achasse que ficou bom. Isso tudo graças a indicações suas e do Adelmo. Se não soubesse de Bisque Doll, provavelmente não teria chegado a esse resultado.

      Mais uma coisa frequente no blog é piadas com Gintama sem ter figuras de nenhum dos personagens. Vai os "genéricos" mesmo. E tinha me esquecido a parte dos cigarros. A maionese acabou marcando mais. Pensar que tinha peças para representar essas duas.

      Uma pena que, talvez devido aos custos, não fizeram combinações de armaduras. Se bem que algumas configurações ficariam fortes demais. E teve um sentido em usarem esse recurso só no último capítulo. Essa é uma série muito legal, também. Pena que não tem mais por aqui. Quem sabe um dia não expandam a Ultraman Connection? Ou lancem no YouTube?

      Excluir
  3. Ultra Usys!

    Rapaz, como pude demorar tanto para aparecer por aqui?!

    Fiquei surpreso com o tanto de acessório que dá pra adicionar na figura! Achei interessante esse conceito e lembrei na hora das infinitas formas dos Kamen Riders, e o primeiro que me veio à mente foi justamente o Ex-Aid! Bacana ver o Brave em ação ali!

    Outra coisa que me chamou atenção foi o fundo azul com as nuvens! Ficou muito legal! Na verdade, eu que agradeço por poder ver composições tão bacanas! Bisque Doll é cultura!
    Imagino o trabalhão que deve ter dado para produzir essa matéria incrível!

    Já imagino o nível das próximas postagens! Ah, as Ulanzi são incríveis, mesmo! Acho que preciso de pelo menos duas a mais para poder aumentar a qualidade nas produções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      As coisas estavam bastante corridas para o seu lado, então creio que ficava meio difícil acompanhar as coisas. Mas não se preocupe.

      As Ulanzi são muito boas mesmo. Tanto que estou pensando em comprar mais algumas. E outra coisa que aprendi com suas fotos é a de usar materiais do cotidiano para montar as coisas. Como foi com as nuvens, pois dava muito trabalho ficar colocando com o editor de imagens. Isso mais o que foi visto em Bisque Doll rendeu bons resultados.

      Ultraman X é um dos mais versáteis de todos. Acho muito legal isso dele usar as armaduras com os poderes dos monstros. O seriado também é divertido e uma pena que não está mais disponível por aqui.

      Estou preparando mais fotos, mas tem sido difícil para mim também, que estou enrolado com alguns problemas. Mas espero poder fazer alguma coisa.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html