quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Delicious Party♡Pretty Cure - Primeiras Impressões

 Saudações.

Terminei de ver o primeiro episódio de Delicious Party♡Pretty Cure, que está em exibição na Crunchyroll para usuários pagantes e será liberado na semana que vem para o público em geral. Abaixo segue um resumo e impressões.


Obs.: Contém informações sobre os rumos da trama.
Obs. 2: Os nomes e termos a partir de agora se alinharão à versão da Crunchyroll e podem ser diferentes de matérias anteriores.

Vide também:



A Cidade Deliciosa. Um lugar onde existem vários tipos de restaurantes, divididos em três pátios, o de comida japonesa, o de comida ocidental e o de comida chinesa. Aqui mora Yui Nagomi, 14 anos, estudante do segundo ano ginasial, que possui um excelente condicionamento físico e uma fome proporcional.

Quando criança, ao comer um bolinho de arroz, viu por um momento uma fadinha do mesmo formato. E nessa hora, sua avó lhe deu um ensinamento que guarda como seu valor mais precioso:


No CozinReino, em outra dimensão, o tesouro do país, o Livro de Receitas foi roubado pela Gangue Bundoru. Para recuperá-lo, Rosemary é nomeado o capitão do time de buscas e a ele é dada a guarda de três Fadas de Energia: Kome-Kome, Pam-Pam e Mem-Mem.

Mas ao chegar no mundo dos humanos, vê que ele é muito grande para procurar pelo Livro e acaba caindo de fome. Kome-Kome desperta e vai procurar comida e se encontra com Yui, que os leva para o restaurante de sua família. Rosemary (ou Mari) explica que a fadinha que Yui viu quando criança era uma Recipeppi, que só aparece para quem dá valor à comida.


Nisso, a Gangue Bundoru ataca a cidade e captura a Recipeppi do restaurante de Omurice em que Yui estava comendo junto com seu amigo de infância, Takumi. Isso altera o sabor do Omurice, que fica estranho. Ela corre para fora e vê Rosemary enfrentando um membro da Gangue Bundoru, a misteriosa Gentlu.

Rosemary cria um campo de isolamento dimensional, mas Yui acaba entrando à força e tenta salvar a Recipeppi capturada. Os dois têm dificuldades, mas...



Depois de um longo período de silêncio a Crunchyroll anunciou que faria o streaming da série pouco tempo antes da exibição. Isso gerou bastante ansiedade entre os fãs (eu inclusive), que temeram pelo fim das séries Precure no ocidente. Felizmente tudo correu bem.

Logo no começo é dado um panorama, dando a visão de mundo da série, desta vez com uma narradora que conta como é a Cidade Deliciosa e apresenta Yui brevemente. Normalmente nas séries Precure quem faz isso são as próprias personagens ou é tudo auto-explicado, mas pela primeira vez optou-se por colocar uma terceira pessoa. E ela promete revelar sua identidade um dia.

Outro recurso novo são as legendas com o nome e uma apresentação de cada personagem com uma só frase (Ex: "Mãe da Yui"). Isso ajuda a narrativa a ficar mais ágil, sem a necessidade de explicar quem é quem.


Os personagens também são fáceis de entender como são. No caso deles a apresentação é orgânica, sem precisar de narração, com exceção de Yui no começo.

Yui logo mostra sua característica principal que é a de comer bastante. Mas é porque apesar de sua aparência meiguinha, ela é pura "massa magra" e se tiver alguma gordura em seu corpo, é marrom. Yui é forçuda e além de ajudar nos clubes de esporte da escola, consegue carregar Rosemary inconsciente por cima do ombro sem fazer esforço. E demonstra heroísmo ao parar um carrinho de bebê que estava correndo ladeira abaixo, impedindo um desastre. Isso tudo antes de se transformar.

Como a Cure Precious, ela vai no improviso mesmo, mas consegue aproveitar o terreno. Yui pode contar com um Soco de 500 KCal e para purificar o monstro usa o Triângulo Precioso. Aparentemente os golpes especiais terão motivos de formas geométricas.

Na verdade seriam 500 Kilo Calorias...

Rosemary (ou Mari-chan, me refiro a ele assim a partir de agora) é um show a parte. Tem trejeitos cômicos, como quando insiste em revelar seus segredos de beleza (enquanto aparentemente guarda outros) ou quando desmaia de fome.

Mas mostra determinação na hora de cumprir seu dever de recuperar o Livro de Receitas. E muito de seu caráter é demonstrado ao recusar a princípio a comida de Yui por não ter dinheiro para pagar, só aceitando ao receber a proposta de lavar os pratos em troca. Ou quando dá prioridade à vida de Yui quando ela é pega como refém.

Pessoa de caráter insiste em pagar.

Além disso, Mari-chan é um guerreiro habilidoso, com superpoderes como rajadas e correntes de energia, além de um supersoco. Também é ele quem cria o Campo Delicioso, isolando os inimigos impedindo que eles fujam, e ainda por cima protegendo a cidade e pessoas inocentes para que não sejam pegas no meio da luta. Um recurso semelhante ao Meta Field de Ultraman Nexus e à Viagem Dimensional de Guerreiro Dimensional Spielvan.

Só que aparentemente seus poderes vem de seu pingente e a joia dentro dele rachou. Pelas cenas do próximo episódio ele tem mais dessas joias ou ela se recupera com o tempo. Isso pode ser um agente limitador.

Disse nas Informações Preliminares que sentia que esse seria meu personagem favorito. Pois bem, ele ganhou esse posto com louvor.

Esse soco pode derrubar um monstrão, embora não seja tão forte quanto o da Yui.
Chamo de... Rose Mary Punch?

Já Takumi é do tipo que finge que não está nem aí, mas é louco pela Yui. Até a mãe dele sabe disso e deu um empurrãozinho providencial. Só que Takumi já deixa alguns mistérios, como por exemplo, quando Yui menciona a Recipeppi e ele parece fingir que não ouviu ao invés de falar algo como "o que você disse?". E também parece ter reconhecido Mari-chan ao vê-lo. Ele estava perto da Yui em sua lembrança de quando ela era pequena e estava chorando. O que será que aconteceu nessa hora?

O típico carinha que "desdenha mas quer comprar".

Conhecemos também a Gangue Bundoru, que tem uns trejeitos que remontam aos Dorombo de Yatterman, inclusive com uma saudação esquisita. Além de Gentlu, temos a Secretoru, que como seu nome aparentemente indica, é secretária do líder da Gangue, Godatz, cujo nome por sua vez talvez venha de 強奪 (goudatsu, "roubo"). Secretoru até elogia o trabalho de Gentlu, que pelo visto entrou há pouco tempo, mas dá algumas alfinetadas na novata pelas costas.

Seria o equivalente ao Arahora Sassa?

A gangue pelo visto já está agindo na cidade há algum tempo. Vários restaurantes estavam fechados e as Recipeppis capturadas eram exatamente de uma tortilla, de um taco, de um burrito e de um espeto de carne, entre outros.

Entre os restaurantes fechados tem um de comida mexicana e um de churrasco brasileiro.
As Recipeppis capturadas. Coincidência? Claro que não.

O monstro da vez é o "Robamo", uma adaptação bem pensada do nome original, "Ubauzo", que vem de 奪うぞ (ubauzo, "vou roubar"). Em inglês e espanhol ficou o nome original mesmo, sem adaptar. Assim como em Tropical-Rouge! (ao menos no começo) é feito a partir de objetos inanimados, desta vez uma frigideira. Não se sabe se seguirá o critério de ser só de artigos de cozinha.


A cena de transformação é bem movimentada e animada, como se estivesse fazendo um bolinho de arroz, mérito de Nishiki Itaoka, um dos grandes nomes do ramo. Nessa eu vi que existe mais um motivo para a Kome-Kome ter esse nome. É um trocadilho com 込める (komeru, "colocar"). No meio da transformação, quando Yui diz "O coração", a raposinha diz seu nome, complementando e formando a frase ハートを込め(て) (HEART wo kome(te), "colocando o coração"), ou seja, pondo sentimento ao fazer o bolinho. Mas essa parte é intraduzível, então foi melhor deixar assim mesmo.

A frase de acionamento Delicious Stand By ficou "Preparo Delicioso", o que casa bem com o tema e com o conceito da transformação, que é como se Yui preparasse algo gostoso.


A cena de luta é mais movimentada ainda, com ângulos de câmera dinâmicos. Como sempre, o diretor Toshinori Fukasawa escolheu bem o pessoal para fazer as animações. Inclusive algumas cenas remetem à abertura de Futari wa Precure, como quando Precious desvia dos ataques do Robamo, que é bem parecido com a parte em que Nagisa e Honoka, sem se transformarem, fogem das investidas dos monstros Zakenna. E tem mais uma, clássica, com o salto da parede.


A arte é caprichada, não só nos cenários como na comida. Dá para ver direitinho o queijo derretido sendo puxado de uma pizza, ou o recheio do omurice, o arroz com catchup e frango, desenhado com grãos detalhados. E também a textura do tonkatsu quando é mordido. Dá fome mesmo...

Apetitosa fatia de Tonkatsu.
Tem até um pouquinho de farelo de panko caindo depois de morder.

Os modelos em computação gráfica da vinheta e da dança de encerramento melhoraram ainda mais. A dança mais uma vez está a cargo da CRE8BOY, com gestos que se sincronizam com a letra e o tema, remetendo a comida gostosa, que dá energia e chamando todos para uma festa, compartilhando e brindando.

Pois é. Isso é computação gráfica.

A tradução continua em boas mãos. Destaque especial para as falas de Mari-chan, que ficaram muito bem adaptadas, como nesta cena:


Aqui a tradução seria algo como "Como?!", demonstrando surpresa, mas esse "(Como é que é) Amiga?!" ficou bem a cara de Mari-chan. Exatamente como ele falaria se o desenho fosse em português.

Essa também ficou ótima, traduzindo o ノープロ (NoPro, contração do inglês. No Problem, "sem problemas").

Por outro lado, sinto que algumas legendas não eram necessárias, como as com onomatopeias, as falas de Kome-Kome, que por enquanto só diz o seu nome, e das Recipeppi, que só dizem "Pippi". A versão em espanhol tem um pouco mais de critério nas legendas, limitando-as aos entes humanos e às falas adaptáveis. Pessoalmente gostei mais assim. 

Nesse caso a legenda com o som de mastigar poderia ser omitida.

Também achei melhor a disposição das legendas em espanhol, que agora seguem os esquemas de cores das legendas em japonês e das placas, sem sobrepô-las, sem parecer intrusivo.

Aqui sinto que a disposição em espanhol ficou melhor.
A versão em inglês ficou sóbria demais, só com o esquema de cores padrão, sem variações.

Mas pelo menos as legendas da abertura em português seguem o esquema de cores da versão original, com uma integração melhor. As legendas em inglês e espanhol usam o esquema padrão, o que deixa a tela um tanto sem graça.

As versões em inglês e espanhol usam o esquema de cores padrão.
A versão em português tem um esquema mais integrado, mas ainda assim fácil de ler. E colocaram o ♥ do título, o que dá um charme a mais.

No total o episódio é altamente satisfatório. Tanto que vi umas seis vezes sem enjoar. Não é algo explosivo como Tropical-Rouge!, ainda que a protagonista seja bem ativa. Ou bucólico como Healin' Good, porém com uma atmosfera igualmente acolhedora. É uma nova série com um sabor diferente e uma temática definida, com muita novidade. Gostei do que vi e pretendo continuar.

Como é uma série independente das outras, pode ser uma boa para conhecer a franquia Precure. Estará disponível na Crunchyroll aos sábados, por volta das 22h30min, duas horas depois da exibição no Japão para usuários pagantes (Premium) e uma semana depois para o público em geral.

E até lá...



Direção e Storyboards: Toshinori Fukasawa
Roteiro: Sawako Hirabayashi
Direção de Animação: Akira Inagami
Arte: Rie Iida


Elenco:

Yui Nagomi/Cure Precious: Hana Hishikawa
Kome-Kome: Natsumi Takamori
Rosemary: Tomoaki Maeno

Kokone Fuwa: Risa Shimizu
Ran Hanamichi: Yuka Iguchi

Takumi Shinada: Yuuma Uchida
Akiho Nagomi: Chie Nakamura
An Shinada: Saori Oonishi

Todoroki: Shouto Kashii
Wakana Tamaki: Ikumi Hasegawa

Gentlu: Ai Kayano
Secretoru: Sayaka Kinoshita
Robamo: Soushiro Hori

CooKing: Takuma Suzuki
Recipeppi: Miyuri Shimabukuro

Garçom: Kousuke Okamoto

Narração: Yoshiko Miyazaki


Yone, a avó de Yui, por alguma razão não figura nos créditos embora tenha uma fala. Será que...?

8 comentários:

  1. Que legal que adaptaram os nomes e termos com bastante atenção. CozinReino ficou ótimo, e achei engraçado que a Yui fala "sorrilioso", algo que consegue misturar muito bem a personalidade da personagem com o tema da série.

    Interessante que a Yui já mostra talento pra ser heroína antes de se transformar, salvando o bebê, e nisso já aproveitam para fazer o caminho das protagonistas se cruzar, o que pode ser um bom pretexto pra depois elas se aliarem. Outra coisa interessante é ter o Rosemary ali presente como apoio e mentor. Apesar de não conhecer muito sobre Precure, não me lembro de ver algo sobre algum personagem como ele nas outras séries. E ele é um carinha bem divertido e carismático!

    Curioso que parece que a Yui "recebe" a Recipeppi depois de derrotar o inimigo, deu a impressão de que ela aprende uma nova receita a cada Recipeppi, mas como o episódio terminou logo após o combate não deu pra saber. E a animação da transformação é extremamente caprichada, lembro que em Precure A La Mode já era bem animada, mas aqui parece que elevaram o nível x10.

    E a Gentlu é tão legal quanto eu esperava! Além do visual estiloso ela ainda tem os trejeitos de uma clássica vilã cômica. Taí uma personagem que ficaria incrível em uma figura!

    O primeiro episódio é bem divertido e interessante, vou botar Delicious Party na minha lista pra ver futuramente. Tomara que a qualidade visual se mantenha, pois está muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      As adaptações de denominações ficaram muito boas. A tradutora sabe realmente como fazer parecer algo que os japoneses sentiriam ao ouvir essas palavras. Uma das razões pelas quais confio em seu trabalho.

      Kokone e Ran deram as caras e demonstraram um pouco como são. Ran em especial é legalzinha e parece ser bem cômica. Já Rosemary é um tipo de personagem bem diferente, um adulto responsável e que sabe lutar. E aparentemente ele vai ser isso mesmo, o mentor do time. Só espero que fique até o fim e não vá embora no meio...

      No brinquedo as Recipeppis destravam receitas do relógio na forma de mini-games para desenvolver a Kome-kome. Não sei ainda se as meninas vão por a mão na massa e cozinhar ou se só vão comer. O animador fez a cena de transformação da Gelato também e por isso é de alto nível. As cenas de ação que ele faz também são excelentes.

      Gentlu aparentemente é do tipo que tenta fazer as coisas a sério, mas é engraçada. Aquela saudação em especial. Espero que soltem como uma das Cuty Figures que estão em desenvolvimento, pelo menos. Ou torcer para ressuscitarem as S.H. Figuarts.

      O segundo episódio também ficou legal e Rosemary ganhou mais pontos ainda. Só que ainda tem bastante coisa para rolar. Mesmo assim é bem movimentado e é bom ter pelo menos um hambúrguer do lado para comer, pois continuam caprichando na arte da comida.

      Excluir
  2. Gostei muito da sua review! Me deixou bem empolgada já que ainda não assisti nenhum anime da franquia precure e esse será o primeiro... Em breve vou ler as outras tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amanda Vic!

      Recomendo mesmo dar uma olhada no episódio para ver se gosta. Eu achei bem feitinho e os personagens logo me cativaram.

      Aqui tem bastante material sobre Precure, se tiver curiosidade. E espero que ajude a despertar interesse.

      Excluir
  3. Escritora ao dispor e sim, pude conferir os três primeiros episódios de "Delicious Party Precure", seguindo a regra dos 3 episódios em animes, que nem sempre respeito. Tem anime que me conquista no 1° episódio.
    Pelo que vi, focaram na Yui, que está bem. Achei muito cara do Goku esta "gulodice" natural dela, o quanto ela gasta de energia no seu dia a dia e muito interessante os conselhos da avó, o que ela fala pro Rosemary no segundo episódio, foi muito legal. De mascotes, são bem simpáticos e interessante da Kome-Kome ser ainda bem criançinha e a Pam-Pam ser mais madura, esta vai combinar com sua parceira.
    Dos personagens apresentados, tirando o trio principal e mascotes, gostei dos rapazes. Mary tem um estilo bem parecido com Magee de "Gundam Build Divers / RE:Rise", rendendo momentos cômicos e sérios sem parecer estranho e o Takumi tem um arzinho bem distante do Kirisaki, só que, sem nos causar um ódio mortal e pela abertura, deve ajudar as nossas Precure. Falando de músicas, achei a abertura ok!, já o encerramento curti mais a música, é bem mais a cara do nome da série: isso é opinião pessoal minha.
    No momento, devo continuar assistindo. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Pelo que estou vendo, este ano optaram por desenvolver cada personagem com calma. E a Yui é muito simpática, é fácil de gostar dela. As mascotes são fofinhas e se não tivesse lido sobre a Pam-Pam, ficaria desconcertado com a personalidade dela. Mesmo assim não esperava que a Kome-Kome ainda não conseguisse falar. E cada nome longo...

      Botaram bastante força também nos personagens masculinos. Mary me conquistou de cara e espero que continue tendo bastante participação. O Takumi ainda guarda alguns mistérios e sabemos pouco sobre ele, mas isso deve mudar em breve.

      A abertura e o encerramento são legais, só que notei que ainda não tem uma música de fundo marcante como Healin' Good, com o tema de bondade/tristeza e Tropical-Rouge! com o tema alegre/tropical. Mesmo assim a trilha sonora é condizente.

      Excluir
  4. Olá!
    Delicious Party tem dado sequência aos episódios de maneira extremamente agradável. Contando com bons personagens e enredo consistente. Mari-chan é um exemplo disso, com grandes habilidades, hilário, generoso e dono de um coração enorme. Fazia falta um personagem assim mas valeu a pena esperar para vermos alguém que esteja ao lado das guerreiras dando-lhes todo o apoio necessário nas lutas. A Yui não fica para trás neste quesito, ela tem uma determinação do tamanho da fome dela. É uma fórmula natural que funciona perfeitamente para quem está acompanhando ou descobrindo a série pela primeira vez. E mais, os espectadores acabam se surpreendendo com certas aparências e personalidades, como é o caso da Pam-Pam. Logo a Cure Spicy fará parte do time, enquanto isso vemos que ela está começando a ter o seu rumo mudado ao conhecer a Yui. E a Ran está lá na história, esperando o tempo para poder ser introduzida. No geral estou gostando muito do ritmo da série, sem pressa para servir logo o prato principal, mas com todos os ingredientes prontos, só esperando o momento certo para misturar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Uma boa observação quanto ao desenvolvimento da história. Realmente é assim mesmo. Temos a entrada para apreciarmos e depois o prato principal. Tenho gostado desse jeito também. Ou melhor dizendo, acontece tanta coisa que até me esqueço das outras Cures.

      Mesmo assim colocam a Kokone e a Ran fazendo alguma coisa para sabermos mais delas. Coitada da Ran em especial, que só tem se dado mal. Acho que a Pam-Pam pegou um monte de gente desprevenida por não saber que é uma menina e com aquele jeito meio presunçoso.

      Mari-chan é aquele personagem que eu queria! O que vai na frente junto com as meninas! E ele é peça indispensável para impedir danos ao povo. Além de ser um exemplo de pessoa e que não deixa de lado os seus gostos, como tratamentos de beleza.

      No total os personagens são bem charmosos. Yui e Kome-Kome são umas gracinhas. Logo saberemos mais do Takumi e no próximo episódio teremos a Cure Spicy. Como será que ela vai lutar? E como vai ser a relação dela com o resto do time? Logo saberemos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html