domingo, 17 de abril de 2022

Delicious Party♡Pretty Cure - Retrospecto

Saudações.

Desta vez vou falar um pouco sobre o andamento da série Precure atual, Delicious Party♡Pretty Cure, que retomou sua exibição na Crunchyroll após um longo hiato.


Obs.: Nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, que podem ser diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: Contém informações sobre os rumos da trama


Vide também:



Até agora foram exibidos seis episódios, dando um panorama dos personagens, da Cidade Deliciosa e da missão das Cures. A temática é clara, de comida. Mas não só isso como também de agradecer por ela e de compartilhar, com o lema de "Comer é Sorrir".



A Pessoa Mais Forte deste Mundo

No primeiro capítulo somos apresentados (literalmente) a Yui Nagomi, uma menina que adora comer, mas cujo corpo é constituído principalmente de "massa magra", sendo muito boa com esportes, ajudando em clubes. Ela também é prestativa ao ponto do heroísmo quando segura um carrinho de bebê que sai rolando ladeira abaixo em direção a uma rua com carros.

Yui consegue carregar um adulto por cima do ombro sem problemas.

Yui carrega consigo os ensinamentos de sua avô, tendo-os como norte de sua vida e sempre os cita quando tem alguma oportunidade. Um deles é que "a pessoa mais forte deste mundo é aquela que se esforça para ajudar os outros", o que moldou o caráter prestativo da menina.

Isso é o que atrai a atenção da Fada de Energia Kome-Kome e faz com que Yui se torne a Cure Precious. Seu estilo de luta é bruto e um tanto inconsequente, necessitando de supervisão, mas que obtém bons resultados ao enfrentar os inimigos.

Lutando de forma bruta, mas com determinação.
E com uma Verdade Absoluta.

Yui se transforma com a ajuda de Kome-Kome e um aparelho, o Relógio Heart Cure, que tem várias utilidades, como avisar quando os Recipeppis estão em perigo e rastrear seu paradeiro. Não só isso como também tem dados de receitas e fornece comida para Kome-Kome, que ganha a habilidade de assumir temporariamente uma forma humana, mas mantendo as orelhas e a cauda. Por enquanto o formato é de um bebê, porém ela pode crescer.

No terceiro episódio despertou uma nova Fada de Energia, Pam-Pam, cheia de si, autoconfiante, vaidosa e com um nome verdadeiro enormemente longo. A cachorrinha fala a língua dos humanos, terminando as frases com "-pam" e ensina como funciona o Relógio Heart Cure. Ela também menciona que Kome-Kome é de um tipo especial de Fada, o que explicaria o porquê dela poder mudar de forma.

Convencida, vaidosa e com um nome enormemente longo.
Tinha uma personagem assim no ano passado...


Ladrões de Sabor

Os vilões são a Gangue Bundoru, composta pelo chefe Godatz e por duas ladras (até agora): Secretoru, que dá as instruções e Gentlu, aparentemente a mais nova e que executa as ordens. Existe mais um membro que apareceu coberto por sombras e até agora não há nenhuma informação sobre sua identidade.

Além de Gentlu e Secretoru há mais uma silhueta.
Godatz fala através da tela no alto, com o símbolo da Gangue Bundoru.

O que eles têm feito até agora é capturar as fadinhas Recipeppi, alterando o sabor da comida que elas representam. Isso pode não parecer grande coisa, mas logo no começo é mostrado que muitos restaurantes especializados em comida latino-americana acabaram fechando. Ou seja, a Gangue está espalhando infelicidade, seja direta ou indiretamente.

As Recipeppi são roubadas de acordo com o gosto de Godatz, que muda a cada episódio, ora sendo pão ora sopa. Mas não se sabe ainda o que ele planeja exatamente ao se apoderar de todas as Recipeppis e completando o Livro de Receitas, o tesouro roubado do Cozinreino. Se é para dominar o mundo ou é só egoísmo ao monopolizar todas as coisas gostosas que existem.


Eles usam os monstros Robamo, tendo como base as Recipeppis, presas dentro de um estojo que lembra uma marmita, e algum utensílio de cozinha que esteja por perto. Cada monstro tem características únicas, sendo que um feito de uma balança consegue absorver golpes com a mola e o prato, que ainda pode ser arremessado como um bumerangue.

E é revelado que quanto mais Recipeppis são capturadas de uma vez, mais forte é o monstro criado. Yui teve dificuldades para enfrentar um Robamo feito de três Recipeppis e foi preciso a ajuda de Kokone para derrotá-lo. Esse foi um bom meio que a equipe de produção criou para motivar a presença de mais Cures, já que Yui estava dando conta do recado com Mari-chan no começo.

O prato com a mola serve como um absorvedor de choque, anulando o soco da Precious.


Mari-chan, o Herói

Mari-chan continua sendo o meu personagem favorito da série. E isso não é a toa, pois tem se mostrado um verdadeiro Herói, um adulto responsável que possui bondade, integridade e dignidade. Ele mostra ter bastante experiência de luta e esse é um de seus grandes diferenciais, batalhando lado a lado com as Cures desde o começo, providenciando o apoio necessário para que elas consigam cumprir sua missão. Também é ele quem cria o Campo Delicioso para impedir que haja danos à cidade ou às pessoas. Mesmo assim, ele não deixa de lado seus gostos, como por exemplo a maquiagem e tratamentos de beleza.

Tendo bondade, honra e senso de dever, um Herói pode gostar de maquiagem e usar salto alto.

No primeiro episódio ele também tinha superpoderes que provinham de seu pingente. Porém seu componente principal, a pedra Delicioustone, foi quebrada no meio da luta e Mari-chan é forçado a contar com a ajuda das Cures, na verdade meninas de um mundo diferente do dele e que não teriam nada a ver com os problemas do Cozinreino.

Isso no começo cria um conflito entre ele e Yui, que é superconfiante, achando que vai resolver tudo sem problemas. Mas Mari-chan, por ser um guerreiro experiente, a repreende dizendo que a luta não é algo fácil. E tenta ir embora sem avisar, para que ela leve uma vida normal com sua mãe.

Não é com Yui que Mari-chan se enfurece, mas consigo mesmo por não ter tido força suficiente.
E também por envolver alguém que não tinha nada a ver com seu conflito.
A Responsabilidade é a marca do Herói.

Porém, Yui o convence de que é capaz e mostra sua convicção e sua determinação. E agora ele serve de consultor e apoiador, não só nas batalhas como também no cotidiano, dando conselhos e cuidando das Fadas de Energia quando necessário. Só que Yui no começo não se interessava muito pelos seus segredos de beleza, mas Mari-chan finalmente encontrou gente que compartilha desses gostos como Akiho, mãe de Yui, e depois Kokone.

Mari-chan se estabelece no Fuku-An, a pensão da família de Takumi ao receber de Cooking, o Rei do CozinReino, uma carteira usada por seu Mestre, com dinheiro do mundo dos humanos para pagar sua estadia. Sua missão e das Precure é secreta e então é dito que ele veio à Cidade Deliciosa para fazer turismo.


Boneca de Porcelana

Kokone é apresentada no terceiro episódio, no começo do novo ano letivo e cai na mesma classe de Yui. Bonita, inteligente, sempre tirando as melhores notas é admirada por todos na escola. Porém não tem amigos, sempre se mantendo alheia aos outros, sem tentar se aproximar de ninguém. Ela também vem de uma família rica, proprietária de um restaurante de luxo, o Du Lac e é levada de carro por seu chofer particular, Todoroki.

Com tudo isso, Kokone aparenta ser distante e autossuficiente, lhe rendendo a alcunha de "Lady Fuwa". Todos têm tanta admiração por ela que não conseguem chegar perto, por ela parecer de um mundo diferente dos outros.

Cool Beauty

Mas Kokone não se enturmava apenas por achar enfadonho ter de se relacionar com as pessoas e se contentava em saborear sozinha um sanduíche enquanto via as Recipeppis. Ainda, na verdade ela gosta de coisas bonitinhas e fofinhas como coelhos, cachorros e outros pequenos animais, ajudando-os quando encontra algum em apuros. E se derrete ao vê-los.

Se segurando diante da fofura de Kome-Kome e Pam-Pam.
É o mesmo episódio da foto acima.

Por nunca ter tido amigos, Kokone não sabe como se comunicar com as pessoas ou se expressar. E enfrenta alguns problemas ao falar com Yui, sua primeira amiga de verdade. É engraçado vê-la lendo livros sobre "como fazer amigos" e também sua reação ao ser chamada por Yui pelo nome ao invés do sobrenome.


Kokone também gosta de cosméticos, porém não sabe "dosar" as coisas e se desata a falar quando vai com Yui e Mari-chan à Pretty Hollic, e por um momento os dois ficam sem reação. E ao saber que Yui não tem tanto interesse por maquiagem, a menina sente que foi muito invasiva e insistente. Ou seja, ela não tem muita noção de como se aproximar das pessoas.

Por ter sempre um chef dedicado, Kokone também não sabe cozinhar e precisa de orientação até mesmo para descascar uma cenoura. Só que, mais uma vez, por não saber dosar as coisas, acaba transformando o vegetal em um palito, de tanto descascar. E demonstra inseguranças também como Precure ao se afobar na hora da luta, tentando mostrar resultado por ter medo de falhar ou atrapalhar e que por isso passem a não gostar dela.


Ou seja, apesar de parecer "perfeita" ou "autossuficiente", Kokone não era assim. Ela também tinha suas vulnerabilidades e imperfeições, como qualquer outra pessoa. Havia algo além das aparências, sendo que a impressão inicial que se tinha dela muda completamente depois de ver tudo isso. E isso não é uma coisa ruim, pois dá mais graça à personagem, que fica muito charmosa quando mostra essas facetas.

Yui e seus amigos estão lá para acolhê-la e vão ficar ao seu lado mesmo ela não sendo "perfeita". Com isso Kokone aprende as alegrias de se comer junto com alguém, de se compartilhar sensações, de trocar experiências. E assim faz sentido o alimento representativo de Kokone ser o sanduíche. Ela abre seu coração como um pão, e vai aprendendo várias coisas, ganhando mais "recheio" e se completando, adquirindo mais sabor.

Essa parte da cena de transformação ganha um sentido maior.

No episódio 6 é possível ver um pouco dessa mudança quando ela vai tentar jogar o lixo fora e suas colegas não permitem por achar que uma pessoa como ela não pode se dignar a fazer algo tão trivial. Ou então quando dizem que ela não come camarão empanado e ao invés prefere sauté de camarão, quando não é assim. Tudo isso faz com que Kokone se sinta isolada, algo que ela não sentiria antes de conhecer Yui e saber o que é ter amigos.

Colocar em um pedestal pode ser um tipo de ostracismo. Ainda que não intencional.

Quando se trata de algo desconhecido, é fácil que surjam boatos. Como acontece quando Pam-Pam é confundida com um fantasma dentro da escola e todos vão aumentado a descrição do monstro. Algo que provavelmente aconteceu com Kokone devido à sua boa aparência e sua posição social, criando a fama de que ela só comeria pratos finos e não executaria tarefas comuns.

Mas é mostrado que só ao experimentar se aproximar que se consegue ver a verdadeira essência de uma coisa ou pessoa. Que algo que parece não combinar na verdade pode criar algo gostoso, como é ilustrado no episódio usando um melão com presunto parma.


E assim, ao se aproximarem e conhecerem Kokone melhor, suas colegas a acolhem em seu meio como uma pessoa igual a elas, dispensando os incômodos "tratamentos especiais", sem tratá-la como uma boneca de porcelana. Isso mostra que alguém que parece inatingível às vezes não se socializa somente por não ter noções de como se expressar ou se comunicar. Só precisa de alguém que lhe estenda a mão, como Yui, que não faz distinções e acredita que "todos que comem na mesma praia são amigos"... Ou seria "que comem da mesma panela"?


Cozimento a Fogo Baixo

Desta vez está levando mais tempo para o time se juntar, sendo que nas séries Precure anteriores todas já se reuniam logo nas quatro ou cinco primeiras semanas. Kokone só se tornou a Cure Spicy no quarto episódio, sendo que um contato mais profundo com Yui foi no terceiro. Quanto a Ran, ela ainda não se tornou a Cure Yum-Yum e só está tendo azar, quase trombando com um carrinho de bebê no primeiro episódio. Ou sendo vítima recorrente da Gangue Bundoru quando sai pra comer e a comida tem o gosto alterado. A única coisa que ela conseguiu saborear sossegada até agora foi um sorvete.

Mesmo assim, Ran-Ran demonstra sua personalidade com esses comentários peculiares sobre comida.

Aparentemente optou-se por desenvolver as personagens calmamente, levando de dois a três episódios para cada uma. Isso foi planejado, visto que a pelúcia do Mem-Mem só seria vendida em março, enquanto Kome-Kome e Pam-Pam foram em fevereiro (o que deve ter aliviado um pouco o orçamento mensal dos pais e dos fãs).

Isso é bastante positivo para que os vínculos entre as personagens sejam cultivados com cuidado e assim criando mais aproximação entre elas. Pois é assim que funciona com comida, ao cozinhar em fogo baixo por mais tempo, permitindo que os ingredientes liberem seus sabores e se combinem para criar algo mais gostoso.


Empecilhos e Atrasos

Porém, essa estratégia acabou sofrendo interferência devido ao ataque hacker que parou as operações da Toei Animation por cinco semanas, justo quando seria o arco de Ran. Nesse meio tempo foram exibidas reprises de episódios anteriores e também o especial de cinema HUGtto! Precure♡Futari wa Precure All Stars Memories, dividido em três partes.

Healin' Good sofreu algo parecido quando foi decretado o Estado de Emergência no começo da Pandemia em 2020, mas já estava previsto um longo hiato devido às Olimpíadas de Verão em Tóquio. E de acordo com alguns estudos, o número de episódios seria menor mesmo e só foi preciso cortar apenas um, embora tivesse sido necessário rearranjar a ordem. Só que desta vez foi algo totalmente inesperado e provavelmente haviam planejado uma série "cheia" com mais episódios. Com isso será preciso rever a Composição de Série para saber o que pode ser cortado e manter a coerência.

Outra consequência ruim será nas datas de lançamentos de novos brinquedos, caso haja uma Cure adicional no meio da série. Em junho é realizada a Tokyo Toy Fair em que são anunciados os novos produtos. Isso foi um dos fatores que prejudicou as vendas de Healin' Good, especialmente da Harpa dos Ventos da Terra, que acabou sendo comercializada antes do aparecimento da Cure Earth na série de TV, criando um desencontro.

A produtora de Delicious Party é Kaori Yasumi, a mesma de Healin' Good e mais uma vez terá de lidar com um imprevisto. Será um grande teste, porém confio em sua habilidade. O diretor, Toshinori Fukasawa é competente e na equipe de roteiristas, além da Compositora de Série Sawako Hirabayashi, estão Kaori Kaneko e Junpei Yamaoka, que trabalharam nas séries Super Sentai. Yamaoka em especial foi o roteirista principal em Ryusoulger, uma de minhas séries favoritas e por isso boto muita fé em seu trabalho. Torço inclusive para que ele seja o Compositor de Série em Precure no ano que vem.

Ainda vai acontecer bastante coisa. Temos uma nova personagem, Amane Kasai, que é a presidente do Conselho Estudantil. Nos créditos não aparece seu nome e nem quem a interpreta, mas um fã reconheceu sua voz como sendo de Ai Kayano, a Gentlu.

Ela tem várias peculiaridades no visual.
É certo que tem outras figurantes bonitas, mas...

E a maré de azar de Ran continua, e agora ela é suspeita de pertencer à Gangue Bundoru, pois estava em todos os lugares em que as Recipeppis eram roubadas. Mas pelo visto ela terá sua vingança.

Ran-Ran já vai no fogo alto.

Até lá...





Extra: Vídeos no YouTube

No Canal Oficial no YouTube já publicaram a abertura e o encerramento, assim como a cena de transformação da Cure Precious. 

Abertura

Encerramento

Transformação da Cure Precious

Outros vídeos são as "Cem Perguntas", nos quais as Cures contam sobre mais sobre elas, inclusive a composição de suas famílias e pratos favoritos. Por enquanto só tem os da Precious e da Spicy, mas já existem algumas informações interessantes. Por exemplo, que o pai de Yui é pescador e frequentemente sai para longas viagens, o que explica por que ele ainda não apareceu. Já os pais de Kokone administram juntos o restaurante. Kokone também gosta de macarrão Peperoncino e sorvete de chocomenta. Yui... gosta de tanta coisa que não consegue se decidir.



Também existem pequenos vídeos com as Fadas de Energia ensinando receitas simples com os moldes do kit Delicious Cooking, embora não seja totalmente necessário. Lembra o Healing Animal TV de Healin' Good, com pelúcias dos Mascotes.

Esse sanduíche do Mem-Mem é o mais fácil e não requer nenhum ingrediente especial.

Mensalmente são lançados vídeos da Cure Precious parabenizando quem faz aniversário no mês corrente.

O de abril, comentando que é a estação das flores de cerejeira (ao menos no Japão) e o aniversário de Pam-Pam é em 12/04.

Também foi anunciado o especial de cinema, com a estreia programada no Japão para 23/09/2022. O trailer não mostra detalhes, apenas a data. Espero que tudo corra bem.




Obs.: Neste blog não se fala de informações não divulgadas oficialmente (leaks). E nem se comenta.

6 comentários:

  1. Olá! Finalmente está de volta! Conforme os episódios avançam podemos perceber que a história vai ganhando sua forma própria. A Kokone é o exemplo disso, uma heroína azul que rompe com os moldes mais comuns associados a esta cor. Embora já tenhamos visto a Cure Gelato que também era "ponto fora da curva" nesta questão. Entretanto a Kokone já podemos ver uma maneira diferenciada de ser apresentada. Ela também esconde um lado bastante fofo e até mesmo faz lembrar o Fuwa (Kamen Rider Zero-One), como quando não permitia que os outros o vissem dando risadas com as piadas do Aruto. O Mari-chan é um baita personagem, vêm se destacando por mérito próprio.
    Apesar dos impasses, a série vai seguindo bem seu fluxo. E cozinhar pode acontecer coisas deste tipo, onde precisamos improvisar quando algo inesperado ocorre. Mas não está tudo perdido. É remodelando, acrescentando temperos ou novos ingredientes que passamos a deliciar cada pedaço e aos poucos o sabor vai sendo apreciado como merecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Foi uma longa espera, mas finalmente acabou. Somos afortunados porque ainda podemos rever esta e outras séries enquanto esperamos. O pessoal da Toei teve que se desdobrar para segurar a atenção do pessoal do Japão.

      O bom também é que sempre conseguem variar a fórmula. Kokone é aquela que parece ser uma Cure azul comum (bonita, inteligente, algumas vezes rica), mas tem um monte de diferenciais. Essa dela não ter muitas habilidades sociais foi muito charmoso! E de certa forma esse é outro ponto em comum com o Fuwa, embora ele seja mais agressivo. Também fizeram piada com a cena em que a Kokone tenta arrombar a porta.

      Mari-chan é uma super pessoa. Legal que o colocam como alguém indispensável para as Cures. Ele também aparece em shows e as crianças chamam pelo nome dele quando aparece. Dá para ver que teve bastante aceitação.

      Realmente acontece disso, de quando estamos cozinhando acontecer algo de errado, a gente improvisar alguma coisa e no fim dar algo até melhor. Conheço a equipe e seus trabalhos e por isso acredito que eles vão conseguir levar a série até o fim. E trazer algo sorrilioso!

      Excluir
  2. Escritora e que bom, voltamos com o Precure anual. Sorte nossa, que podemos escolher o que assistir, enquanto no Japão é um "se vire nos trinta" até voltarmos.

    "Delicious Party Precure" tem ido bem, obrigada! A trama tem sido conduzida de maneira menos corrida para apresentar mais das personagens, o que é bom para acostumar com o estilo de cada um deles. Porque convenhamos: temos de conhecer o elenco de personagens centrais e quem está próximo destes para ganhar a nossa empatia. Isso ganha pontos e até agora, o anime tem feito um bom trabalho com o que quer mostrar.
    Ainda não apeguei a nenhuma das principais, já os mascotes, Mari-chan e o colega crush da Yui, estes já conquistaram o meu coração. Vamos ver no que vai dar dali em diante. Bem que gostaria que fosse o trio até o final, mas, como manda a cartilha básica da Toei Animation nesta franquia, teremos ao menos uma integrante a mais. Desde que não seja como foi em "Suite Precure", espero uma boa entrada e que seja compatível às demais garotas. Por hora, acompanhando o anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      No Japão foi um problema ainda maior porque tem muita criança que assiste. E vi relatos de pais desesperados porque os filhos ficavam perguntando quando ia voltar. Mas agora está tudo bem.

      Sinto que a equipe quis usar bastante o fato de ser uma série de um ano e também por não ter o especial de cinema do começo do ano, o que os desobriga de reunir a equipe logo de cara. Com isso podemos ver melhor como é cada personagem.

      Gostei bastante do jeito meio bruto da Yui e senti bastante proximidade com a Kokone. Mas Mari-chan leva o prêmio até agora! Espero que não reduzam a participação dele no meio do seriado. Já o Takumi também foi prejudicado com o hiato e se mostrou pouco. Mas dá para ter uma ideia de como ele é.

      Smile Precure! não teve uma guerreira adicional e isso acabou impactando as vendas a partir do meio do ano. Elas estavam indo bem, até com a expectativa de quebrar o recorde de Heartcatch!, mas depois a saída de brinquedos caiu. Acho que com isso viram que tem mesmo que colocar mais alguém no meio do seriado com novos brinquedos. Vamos ver como vai ser. Pior que nesse último episódio apareceram tantas candidatas boas...

      Excluir
  3. Achava que Delicious Party estava bem adiantado já, tinha esquecido que esse também foi afetado pelos ataques. Ainda bem que voltou, acho que pausar justamente os animes voltados para o público infantil é o mais complicado, já que para os pequenos deve ser mais difícil aceitar que seu desenho não está passando semanalmente.

    Pelo visto o começo está indo muito bem! É legal que já tem esse mistério sobre os vilões, algo que deve instigar a imaginação da galera, e isso é sempre um bom incentivo pra continuar assistindo, fora que podem usar como uma revelação bombástica depois. Tomara que a Gentlu tenha bastante participação!

    Que bom que estão mantendo o Mari-chan. Eu achava que ele ia ser só um personagem de introdução, ensinando as garotas sobre os poderes, e depois se afastaria. Ainda bem que eu estava enganado, já que ele parece ser bem carismático e está roubando a cena.

    É curioso como a Kokone tem um pouco dos dois protagonistas de Bisque Doll. É popular como a Marin, mas por ser extremamente popular ela acabou reclusa como o Wakana. Isso mostra como o ideal é encontrar um equilíbrio para poder ter amigos sem parecer bom demais para os outros, e também não se sentir um estranho e se afastando por causa disso.

    Isso de demorar mais para formar o time me lembra bastante One Piece, e é algo que funciona muito bem, tira um pouco a cara de "coincidência" de todo mundo se encontrar tão rápido. E parece que a situação da Ran-Ran tá bem engraçada, essa tá precisando de banho de sal grosso hehehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que afetou até a estreia do especial de cinema de Dragon Ball Super. Li o relado de uma mulher que tinha um irmão portador de TEA, fã do desenho, e só ficava perguntando para ela quando sairia o filme. O estrago que o tal hacker causou foi muito grande. Duro foi ver gente culpando a Toei Animation de isso ter acontecido ao invés de amaldiçoar o criminoso.

      Gentlu é quem está fazendo tudo até agora (levando alfinetada pelas costas da Secretoru, que até agora não mostrou serviço). Tem muita coisa que não foi explicada ainda, inclusive se eles estão infiltrados na população. Mas vamos ver aos poucos.

      Eu fiquei com muito medo de mandarem Mari-chan de volta para o CozinReino, mas pelo visto ele veio para ficar. Mesmo porque ele não consegue mais voltar para lá. O que é bom, pois mesmo não tendo tanto tempo de tela, é mostrado que sua presença é indispensável.

      Com a Kokone a gente vê que ser perfeita demais não é sinônimo de popularidade. Aliás, ver Bisque Doll e seus comentários me ajudou muito a entender o que quiseram dizer com a Kokone. Disso de alguém que parece uma coisa na verdade não ser. E que é preciso chegar perto para saber realmente como é a pessoa. E de duas pessoas que não tinham nada a ver se aproximarem.

      O primeiro encontro entre elas no primeiro capítulo foi meio na coincidência mesmo, mas depois foi algo seguindo um processo. Com isso os relacionamentos entre elas vão sendo construídos aos poucos. Só espero que não corram muito depois desse hiato. O duro da Ran é que do jeito que ela está com azar, corre o risco de roubarem a Recipeppi do sal grosso (se é que existe) e alterar o sabor, assim como o efeito.😅

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html