quinta-feira, 26 de maio de 2022

Rapidinha: O Homem do Espaço Zohfi

Saudações.

Desta vez vou falar de um caso inusitado que aconteceu na primeira exibição de Ultraman. Trata-se do "Homem do Espaço Zohfi".



Ultraman foi um grande sucesso. Tanto que várias revistas voltadas para crianças publicavam matérias sobre o herói e os monstros que apareciam no seriado.

Também se tornou assunto em revistas voltadas para o público adulto, como a Shuukan Asahi. E essa revista publicou uma matéria com uma lista dos monstros que apareceram no seriado, incluindo os do último episódio, pouco antes de sua exibição na televisão. Era uma lista sucinta, sem fotos, só com o nome, peso, altura, poderes, alcunha, local de origem e o ponto fraco do monstro. 

Porém nessa lista figurava um personagem chamado "Zohfi", descrito como tendo 2 metros de altura e pesando 50 Kg. Ele controlaria o Zetton e teria como ponto fraco a Super Gun, a pistola da Patrulha Científica. Teria vindo do espaço e sua alcunha seria simplesmente 宇宙人 (Uchuujin, "Homem do Espaço").

Obviamente houve uma confusão com o Alien Zetton e Zoffy, o Mensageiro da Terra da Luz que veio resgatar o Ultraman. E ainda com o nome escrito errado, ficando ゾーフィ (algo como "Zohfi"), com o "o" mais longo, enquanto que em ゾフィ ("Zoffy") é o contrário. Mais tarde o nome do Ultra seria grafado ゾフィー, com o "y" mais longo.

Não se sabe a causa desse erro ter acontecido, se foi uma falha de comunicação entre a Tsuburaya e a Asahi ou se foi apenas suposição de quem escreveu, já que o último episódio ainda não havia sido exibido. Para piorar as coisas, o Alien Zetton ainda não tinha nome, que foi decidido só algum tempo depois, o que deve ter contribuído com a confusão.

Edo, de ULTRAMAN (ao lado de Ide). O mais famoso Alien Zetton atualmente.

Na época não se pensava em reprisar a série e cada episódio era feito para ter exibição única, um "grande fogo de artifício", como descreveu o diretor Akio Jissouji. Ainda por cima, não existiam aparelhos como o vídeo cassete para gravar os programas e ver de novo, então não havia como conferir a história. Muitos espectadores ficaram mais impressionados com a derrota do Ultraman perante Zetton e aparentemente o alienígena que o trouxe acabou esquecido, sendo confundido com o Zoffy.

Sendo assim correu por um tempo a história de que o Zetton teria sido trazido por um alienígena parecido com o Ultraman, chamado "Zophi" e várias outras revistas passaram a propagar essa informação errada, até com ilustrações do personagem, que seria um Zoffy com cara de mau, uma "crista" totalmente pintada e, curiosamente, linhas semelhantes às que o Regresso de Ultraman teria. Nisso foi acrescentado que Zohfi teria o poder de assumir uma forma igual à do Ultraman.

<Atualização 05/06/2022> Ainda assim havia um material de abril de 1967 organizado por Shouji Ootomo, grande conhecedor de Ficção Científica e chamado de "Doutor em Monstros" para se fazer uma enciclopédia dos personagens. A disposição é exatamente como a da Shuukan Asahi, com Zetton (na época romanizado "Z-ton") na penúltima linha e logo depois o Zoffy (grafado ゾフィ e romanizado como "Sourfy"), realmente descrito como o alienígena que o controlava e sem mencionar o Alien Zetton.

O material teve supervisão de Eiji Tsuburaya e como examinadores constam os sobrenomes "Kinjo" (obviamente Tetsuo Kinjo), "Uehara" (Shozo Uehara), "Tsuda", "Sueyasu" e "Kano". Nesse material o nome do Ultraman é escrito "Ultola-man", provavelmente porque na época poucos japoneses sabiam romanizar nomes. Então houve uma checagem pela Tsuburaya e por um tempo essa descrição era oficial. Mesmo assim não se sabe como eles deixaram esse equívoco passar.

O engano só foi desfeito em revistas infantis dos anos 1970 e mais tarde na Fantastic Collection publicada em 1977, segundo depoimento do escritor Masumi Kaneda que também confirma a informação acima. 

A história passou a ser contada corretamente e o caso foi esquecido. Mas o Homem do Espaço Zohfi foi redescoberto por fãs nos últimos anos e se tornou motivo de piada entre eles. Aqui fica o registro de um caso bem engraçado envolvendo falhas de comunicação e checagem,  mostrando como uma informação errada continuou a correr sozinha sem ser corrigida por muito tempo.


Outras representações do "Homem do Espaço Zohfi":






6 comentários:

  1. Escritora ao dispor e não é de hoje que tem esta confusão quanto a nomes de Ultras: tinha que acontecer com o Zoffy, né! Apesar de que, Zohfi não seria um nome ruim para ele, até zoam com o fato, o que mostra a grande popularidade da franquia no Japão. Um mal entendido que entrou para a vasta história dos caros gigantes de luz.
    Admito que tem nome de ultra que na escrita parece uma coisa, na fala é outra; uns até dá pra contornar, outros não... Mais pros que tem apenas uma letra, como houve em X e Z: um dá pra usar o som da letra em inglês que fica bom, já o outro, é como falam a letra em si e fica como um nome, Zett. Pior para R/B, que os nomes são das cores em inglês falados por um japonês, quem ouve personagem estrangeiro em animes sabe como é as falas.
    Curiosidade aleatória interessante. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora.

      O chato é que desta vez não foi só com o nome que se enganaram, mas com o seu papel dentro do episódio e ele ficou como se fosse o vilão. Só depois alguém foi confirmar e ver que ele só veio buscar o Ultraman e quem trouxe o Zetton foi outro alienígena.

      Anos mais tarde, Zoffy seria vítima do "efeito Mandela" no especial Ultraman Zoffy, em que muita gente se lembrava que ele disse que havia derrotado o Zetton, quando na verdade apenas tinha dito que Zetton foi derrotado, nesse caso pela Patrulha Científica. E desta vez passou por mentiroso e loroteiro por muito tempo. Ou seja, ele foi bem azarado.

      Excluir
  2. Pelo visto o Zoffy não tem muita sorte, trocaram o nome e o papel do coitado, e quase levou o Ztton junto! O mais bizarro é saber que isso saiu em uma revista famosa. Ainda bem que não chegou a causar problema e acabou como uma confusão engraçada, que aliás, seria bem legal se reaproveitassem.
    Bem que podiam fazer umas histórias do Homem do Espaço Zohfi, ia ficar como a Heroine X de Fate, que começou como zoeira e acabou tomando forma. Apesar de que se ele virasse um personagem mesmo, ia dar muita confusão com o Zoffy, todo mundo ia confundir hehehe. Mas pensando bem, acho que se aparecesse no mangá não daria tanta confusão, é só dizer que ele é a representação do Zoffy XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O Zoffy realmente acabava sempre pegando os piores papéis, como quando tacaram fogo na cabeça dele em um episódio de Taro. Mas ele tem recuperado sua posição e sua dignidade nos últimos tempos.

      Reaproveitar o "Zohfi" ia ser uma ideia bem interessante, só que muito maníaca. Pouca gente iria entender, mas seria engraçado ter um "falso Zoffy". Quem sabe alguém não desencava essa? O mangá ia ser um bom lugar para ele aparecer e acho que o Shimoguchi e o Shimizu usariam essa piada.

      Excluir
  3. Olá! De fato foi um acontecimento interessante hahaha... E isso também me lembro no filme Shin Ultraman, na parte que o Zoffy "programa" a arma Zetton para neutralizar a humanidade. Você poderia me dizer se essa parte foi pra ser irônico ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mateus Rodrigues!
      Desculpe. Ainda não vi o Shin Ultraman. Estou esperando o Blu-Ray chegar. Sendo assim, não posso comentar.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html