domingo, 12 de junho de 2022

Ultra Galaxy Fight: The Destined Crossroad (Análise com detalhes)

Esta matéria fala de mais detalhes de Ultra Galaxy Fight: The Destined Crossroad, inclusive com informações sobre os rumos da trama (spoilers). Recomendável que seja lida depois de ver a obra em si. Está disponível na Ultraman Connection por US$ 6,99 (aproximadamente R$ 35,00 na cotação da data desta matéria) dando o direito de ver por sete dias corridos.


Nesta matéria não pretendo enumerar todas as referências, que são muitas, e sim falar dos pontos que mais me chamaram a atenção.



The Destined Crossroad faz parte de uma saga que começou em The Absolute Conspiracy, contando sobre a luta dos Ultras contra uma nova ameaça: os Absolutians, que se intitulam "as Formas de Vida Absolutas", habitando um planeta que eles chamam simplesmente de "The Kingdom".


As Formas de Vida Absolutas

Os Absolutians são seres que evoluíram quase da mesma forma que os Ultras, devido à radiação dos Raios Diferator, emitida por um dispositivo que serve como um sol artificial, porém com uma energia diferente, os Raios Cascade no caso dos Absolutians. Só que essa energia está aos poucos destruindo seu mundo, obrigando-os a procurar por outro que seja habitável. E escolheram o Planeta Ultra em M78 para ser seu novo lar. Para isso capturaram a Princesa Yullian exigindo o planeta em troca de sua vida.

Os Absolutians lutam com o mesmo objetivo de salvar sua raça, porém nem todos pensam da mesma forma. Tartarus é o mais focado em sua missão. Diavolo é um brutamontes que só quer saber de enfrentar inimigos poderosos e exibir sua força. Titan é honrado, porém por um momento, logo no começo, demonstra que não está totalmente convencido de que a guerra é o melhor caminho.

O mundo dos Absolutians é bem curioso. A arquitetura lembra a da Roma antiga, com uso da cor dourada. No centro existe a Torre Eldora, com o equivalente ao Plasma Spark dos Ultras. Existem ainda exércitos de soldados Absolutians com capacetes que também lembram legionários romanos. Ou seja, é um povo que tem uma cultura própria e bem construída. São um "Povo Ultra alternativo", com o mesmo processo evolucionário, porém com resultados um pouco diferentes. Mais ou menos como eram os Yapool em Choutoushi Gekiden. E pelo visto existe uma ligação com os Gigantes de Trevas de Ultraman Trigger e é dito que um de seus objetivos é o de se apossar do Eternity Core.


E acima deles ainda existe um "Líder", que está adormecido. Já havia indícios de que haveria uma entidade superior, pois Tartarus não se apresentava como um "Rei", um "Imperador" ou mesmo um "General", mas apenas como um "Guerreiro dos Absolutians". Não é revelado o que é essa entidade, o que provavelmente só será feito na próxima Ultra Galaxy Fight. E deve ser extremamente poderosa, considerando que um ataque especial de Tartarus, o Absolute Maximum Destruction, capaz de destruir um planeta inteiro, só pôde ser detido pelo Ultraman King.


Retorno ao Zero

Uma situação bem interessante é o treinamento do Ultraman Zero. Ele pede a Joneus que o instrua, pois foi o único capaz de lutar de igual para igual com Tartarus em The Absolute Conspiracy (e com isso amarrando uma ponta solta; embora possa ser porque Tartarus não lutou com toda a sua força).

E esse treinamento é bem duro, pois é ministrado não só por Joneus, como também por Leo, mestre de Zero e ainda por cima por Seven, o pai do jovem herói. Para dificultar ainda mais as coisas, Zero é limitado pelo Tector Gear, que ele usava no treinamento em Mega Batalha na Galaxia Ultra.

O objetivo é fazer com que Zero recupere seus instintos mais primordiais e com isso consiga impedir que Tartarus preveja seus movimentos. E ao se lembrar de que sua luta não é para derrotar um inimigo, mas sim proteger as pessoas que lhe são importantes, Zero adquire uma nova forma, a Wild Burst, e com isso finalmente consegue encurralar Tartarus na batalha decisiva.


Uma curiosidade é que a Wild Burst é totalmente vermelha, o que remonta ao seu conceito primordial, o Ultra Seven AX. Sendo assim, de certa forma ele realmente retornou aos seus primórdios. Uma boa referência por parte de Sakamoto e Ashiki. Uma pena que muitas vezes logo depois Zero passa para a Ultimate Shining.


A União: Nexus

Os Absolutians enviam tropas para todo o Universo a fim de neutralizar possíveis ameaças potenciais, como o Ultraman Cosmos, que é peça-chave para entidades divinas como o Ultraman Legend e o Ultraman Saga. Outro alvo é o Ultraman Noa, cujo próximo local de aparição, o planeta Babel, foi descoberto pelos inimigos.

Absolute Titan é enviado para lá e é recebido pela Ultra Force: Scott, Beth e Chuck, que lutam bravamente. Mais tarde se junta a eles o Ultraman Ribut, da Galaxy Rescue Force. E nesse meio tempo, Noa desperta em uma forma mais fraca, o Ultraman Nexus Anphans. Mas que mesmo assim é um Ultraman poderoso e ataca a todos, como se estivesse descontrolado devido à presença do Mal em seu território.

Nexus muda para a forma Junis e cria o Meta Field e Ribut e Titan ficam presos dentro dele. Ribut propõe a Titan que juntem forças temporariamente, algo que o Absolutian aceita relutantemente. Os dois reagem e então Noa se manifesta diante dos dois com uma mensagem.


Desde Ultraman Zero: O Filme, Noa é retratado como uma entidade superior, uma espécie de "Deus dos Ultras". De fato, ele usa a Arrow Ray Strom da forma Junis Blue para empurrar de volta o disparo do Canhão de Raios D4 do Ultroid Zero enviado por Tartarus, cujo enorme poder de destruição e contaminação de terreno foi retratado em Ultraman Z.

Seu aspecto divino também é representando quando é revelado que sua intenção era a de mostrar que os Ultras e os Absolutians devem unir suas forças. Nisso, ele se mostra novamente como o "Ultra da União" como foi em Ultraman Nexus, o que é aderente ao personagem. E também é um ponto-chave, pois dá uma nova possibilidade para que os dois povos encerrem o conflito.


No planeta Babel também podem ser vistas as ruínas que aparecem nas visões daqueles que são escolhidos para serem os hospedeiros (Dunamistas) da entidade. E o Meta Field é exatamente igual ao de Nexus. Houve um bom trabalho de pesquisa, embora Ribut, que é um Gigante de Luz, também tenha sido enfraquecido ao entrar no campo gerado por Nexus.


O Tigre e o Dragão

Um personagem do qual não pode se deixar de falar é Ultraman Regulos, que apareceu por um instante no final de The Absolute Conspiracy e tem papel ativo em The Destined Crossroad.


Ele treinou em D60, na constelação de Dragão e adquiriu o Estilo Cosmo Beast. No braço direito ele tem a marca de um Tigre e no esquerdo a de um Dragão, mostrando que ele tem duas poses de luta no formato desses animais, conforme explicou Koichi Sakamoto na live da Ultraman Connection em que foi exibido gratuitamente o filme.

Regulos pode ser considerado um amálgama dos gostos de Sakamoto. Um Ultra que lembra o Leo, favorito do diretor, que usa artes marciais baseadas em animais e que tem uma história envolvendo Mestre e Discípulos. Ele tem uma rixa com Diavolo, que clama para si o título de "Grão Mestre do Estilo Cosmo Beast" o que indica que o Absolutian era um antigo colega. Mas isso é conjectura, já que não são dados muitos detalhes. O que se sabe é que Diavolo matou seu Mestre e os outros discípulos, depois aprisionando Regulos.

Esse novo Ultra é velho amigo de Astra e Leo e pela aparência, ele também é de L77 da constelação de Leão. Uma coisa interessante é que quando Astra vai resgatá-lo, Regulos não o reconhece a princípio, o que pode ser uma referência ao conceito de que Astra era igual a Leo, porem teve a aparência alterada devido a experimentos nas mãos dos Alien Magma. Por outro lado ele reconhece Leo na hora ao se reencontrar com ele.


Fanservice e Referências

Ultra Galaxy Fight é um grande festival recheado de referências com muito fanservice, e The Destined Crossroad não é exceção. A série dá espaço para muitos Ultras que ficaram esquecidos por um tempo como Zearth, Nice, Boy e o time de USA. São usados também vários ataques raros, como o Blazing Wave de Cosmos ou o Taro Cutter de Taro.

A aparição da Ultra Force, de Ultraman USA, assim como sua luta é feita de forma magistral, inclusive tocando no fundo o tema 時の中を走り抜けて (Toki no Naka wo Hashirinukete), uma das minhas canções de Anime favoritas de todos os tempos. Vi o desenho há mais de vinte anos, me emocionei com ele e desta vez não fiquei decepcionado.


Outros Ultras que foram trazidos de volta são Zearth, Nice e Boy, que tiveram uma posição de "alívio cômico", o que é condizente com seus personagens. Mesmo assim fica claro que eles são Guerreiros Ultra e lutam com todas as forças quando é necessário, ainda que se acovardando um pouco no começo.

A aparição deles não é aleatória e serve para fechar o arco das Devil Splinters, que teriam sido espalhadas pelo Multiverso depois que Belial foi destruído no final de Ultraman Geed e seus efeitos foram sentidos em Ultraman Z.

Nessa, Grigio tem bastante participação enfrentando Gina Spectre e depois sua cópia malvada, a Dark Grigio. Nessa, ela firma uma estranha amizade com Gina, pois ambas são irmãs mais novas e Grigio entende como ela se sente. Essa participação é maior até que a de seus irmãos Rosso e Blu, como que compensando ela não ter aparecido na série de TV de R/B. Ela se desenvolve bastante em The Destined Crossroad, criando seus próprios ataques e com isso se tornando uma verdadeira Guerreira Ultra.


São abordados ainda alguns conceitos obscuros. Um exemplo é a cena em que Yullian recarrega a energia de Regulos com movimentos que lembram os do Raio Mother da Mãe dos Ultras. É porque Yullian ingressou na Cruz Prateada, a tropa médica dos Ultras depois de 80, na época de Mebius.

E interessante mencionar a composição do time que vai para o mundo dos Absolutians para resgatar Yullian liderada por Andro Melos, composta por Astra, Hikari, Seven 21, Xenon, Victory e mais tarde Justice, ou seja, os Ultras secundários de várias séries e filmes. E não é algo aleatório, pois eles têm funções e habilidades necessárias para a missão, embora a de Astra, de percepção aguçada, só tenha aparecido agora. Ele também era necessário na história para reconhecer o Regulos e usa vários ataques iguais aos de Leo.


As combinações de lutas são daquelas que alguém gostaria de ver um dia, como Zero e Seven enfrentando um inimigo comum, nesse caso Tartarus. Taro e Taiga enfrentam Tregear, um inimigo com quem eles têm uma forte ligação. E o mesmo acontece com Geed e Z enfrentando Belial, que por sua vez empunha a Beliarok.

Como ápice da primeira metade, existe a combinação dos Ultras da Nova Geração para formar o Ultraman Reiga como no especial de cinema Ultraman Taiga: New Generarion Climax, e com isso enfrentar o Gua Spectre, que finalmente faz sua aparição.


E a apoteose da segunda é a união de Mebius e dos Seis Irmãos Ultra no Ultraman Mebius Infinity, que retorna às telas depois de sua primeira e até então única aparição em Ultraman Mebius & Ultraman Brothers há aproximadamente 15 anos, ainda por cima com um novo ataque. Aqui fica claro que a união dos Ultras é o seu maior trunfo.


Existem ainda muitas mais referências e fanservices, mas esses são apenas os que mais me marcaram. Vendo bem e mais de uma vez dá para encontrar várias outras "brincadeiras" escondidas.


A Luta Continua

The Destined Crossroad não é o fim para a saga dos Absolutians, pois termina com um gancho para uma continuação. Belial e Tregear recuperam o bastão Giga Battlenizer e a máscara Tregear Eye (coletada por Tartarus em The Absolute Conspiracy), os artefatos de seus Correlativos Extradimensionais, e resolvem deixar o mundo dos Absolutians para trás.

Não se sabe ainda o que vai acontecer com esses dois. Se com esses artefatos eles assumirão as formas que conhecemos, com isso trazendo de volta os vilões, que teriam sido mortos nessa realidade. Tartarus também parece ter guardado em um lugar que fosse acessível para os dois, o que pode indicar que ainda há mais alguma coisa.


Mais interessante ainda é a cena pós-créditos em que é revelado que depois da última luta, Tartarus, Diavolo e Ribut foram parar no mundo de Ultraman Trigger, o que explica sua presença nos episódios 14 e 15, tirando a dúvida de quando o filme se passa. Faz sentido, considerando que Ashiki e Sakamoto trabalharam nessa série.

Agora é aguardar a próxima Ultra Galaxy Fight. Além do líder dos Absolutians, ainda tem mais uma guerreira a ser revelada. Titan parece ter sido tocado pelas palavras de Ribut de "não abandonar a esperança" e também é revelado no final que ele teve contato com o Ultraman Noa e sua mensagem. Isso pode ser um fator decisivo para os rumos ou o desfecho da saga.

O roteirista Junichiro Ashiki deixou a Tsuburaya recentemente, se tornando freelancer, após trabalhar para a empresa por 20 anos, começando como dublê em shows, depois passando a escrever histórias e produzir eventos, séries e filmes. Mas isso não quer dizer que ele não possa ser chamado de volta para escrever, desta vez com outras condições. O que é bem provável, pois Sakamoto costuma dar preferência a gente que trabalhou com ele.

Mais uma vez digo que The Destined Crossroad foi um grande espetáculo. A Tsuburaya mostra que sabe como se faz uma obra do tipo "All Stars" com seus personagens, dando espaço para que cada um deles brilhe. Isso aliado à direção de Koichi Sakamoto e o roteiro de Junichiro Ashiki garantem uma boa diversão. Não é uma obra profunda e filosófica, mas é altamente divertida e cheia de ação. E isso é o suficiente.



Nisso, reitero meu pedido de, se possível, ver pela Ultraman Connection. A inscrição é gratuita e não é cobrada mensalidade. Vale muito a pena, considerando que as Ultra Galaxy Fight anteriores foram disponibilizadas de graça no site, além de várias séries da Tsuburaya como Z e Trigger. Somente o especial de cinema de Trigger e The Destined Crossroad são conteúdo pago, por enquanto, sendo que podem lançar mais material nesse sentido. Isso é para apoiar o avanço da Tsuburaya no mercado internacional, mostrando que vale a pena investir em nós.

E, por favor, peço que não coloque o filme em redes sociais, o que pode minar os ganhos da empresa. Eles estão precisando para poder manter a qualidade de efeitos especiais de suas obras. A Tsuburaya não é uma grande empresa e apesar do apoio da Bandai e da Fields, não tem a mesma escala das empresas americanas. Mais uma vez, não é uma questão de moralidade ou legalidade e sim de sustentabilidade, do "ganha-ganha". E também um pedido do próprio Sean Nichols no evento de estreia em 27/05/2022, no qual deram uma chance para todos verem de graça na ocasião.

5 comentários:

  1. Sacanagem deram o doce e tiraram da boca dos ultra vans. Quando sera disponível ao menos no netflix ou o NET films???

    ResponderExcluir
  2. Em tempo. Nem todos tem o ultra connection e tampouco 39 honoris.

    ResponderExcluir
  3. Só acrescentando, vale lembrar que no episódio 7 da série Ultraman, de 1966, Noa é citado pela primeira vez, aparecendo na dublagem e legenda em português como Deus de Noé, e em forma de estátua mas com a aparência igual a do Ultraman!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Regi!

      Eu acredito que o Deus de Noah que aparece em Ultraman foi a inspiração para o Ultraman Noa. Mas nunca soube se eles eram realmente a mesma entidade. E acho melhor assim. Mais um mistério para dar gosto.

      Excluir
  4. Escritora ao dispor que pode ver a versão da minissérie em filme. Até porque, vou admitir: ter de segurar pra ver o próximo episódio não ia dar certo pro meu caso.
    De toda forma, foi fantástico com todas as letras ver tantos ultras, antigos e novos; suas interações; o andamento da trama que mesmo sendo bem direta, tem seu charme e fechando com o gancho que puxa os acontecimentos vistos em "Ultraman Trigger". É um verdadeiro fanservice pra todos que acompanham esta franquia, mais quando tenha assistido uma pequena parte das séries, como no meu caso. A grande epopeia não terminou, a certeza de que teremos mais uma imensa aventura neste universo tão querido.
    Falando dos ultras, amei as presenças de Zearth, Nice, Boy e do trio de "Ultraman USA" (sim, cheguei a ver a animação deles, em versão dublada), como da presença do Regulos que segue na vibe mais lutador marcial; Grigio também brilhou, ela tem um grande futuro pela frente e fora ter mais carisma que os seus irmãos. São muitas coisas pra falar, a matéria foi bem detalhada a respeito e saquei muito das referências, até das que nem tive contato, dá pra ver o carinho da produção nisso. É isso: "Destined Crossroad" foi sensacional e é o que conta. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html