domingo, 22 de maio de 2022

S.H. Figuarts Ultraman Zero Beyond

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da forma Beyond usada pelo Ultraman Zero em Ultraman Geed, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Para salvar seus amigos mortos, Zero usa a forma Shining Ultraman Zero e faz o tempo voltar. Mas um efeito colateral é que seu pior inimigo, Belial, também ganha seu corpo de volta. O vilão então ataca o planeta Ultra com seus exércitos e é rechaçado por Zero e a Guarda Espacial.

Belial foge para a Terra de um determinado universo e Zero vai em seu encalço. Nisso, o Ultra renegado aciona a Bomba de Erradicação Dimensional. Zero só consegue deixar a Terra e junto de seus conterrâneos ver tudo sendo destruído. Mas o Ultraman King intervém e se funde ao universo, restaurando-o. O povo da Terra só guarda breves lembranças desse evento, que se tornou conhecido como "Crisis Impact".

Zero, mesmo sem se recuperar totalmente, retorna à Terra para recuperar as Ultra Cápsulas roubadas. Nisso, ele vê um trabalhador assalariado japonês, Leito Igaguri, que é atropelado ao tentar salvar um menino de ser soterrado por escombros de um prédio. O Herói então entra em seu corpo, lhe devolvendo a vida e no processo restaurando seu corpo. Leito fica sem saber o que aconteceu e o porquê de ter se recuperado tão rápido e ao ser abordado por valentões na rua, sua personalidade troca para a do Ultraman Zero que derrota a todos facilmente.

Desde então, Zero investiga o paradeiro das Cápsulas e sobre Belial enquanto eventualmente ajuda o Ultraman desse universo, Riku, o Ultraman Geed. Às vezes sob protestos de Leito, que é uma pessoa comum, que trabalha com vendas em uma empresa de cosméticos, e tem uma mulher, Lumina, e uma filha, Mayu.

No começo o jovem trabalhador relutava, e só aceitava se transformar para proteger sua mulher e sua filha. Porém, ele não tinha ciência do que isso realmente significava. De que um dia teria de realmente dar a vida e enfrentar uma ameaça indescritivelmente poderosa. E só quando percebe o real sentido disso, ele realmente se sincroniza com Zero e com a ajuda de novas Cápsulas desenvolvidas por Ultraman Hikari, assume a forma Zero Beyond.


A ideia de Zero entrar no corpo de um trabalhador assalariado veio do Compositor de Série Otsuichi (Hirotaka Adachi). Em contraste com Riku, que seria "um menino que se torna adulto superando seu pai", Zero representaria o "trabalhador adulto que protege sua família".

O arco de episódios em que o Zero Beyond aparece pela primeira vez foi dirigido por Masanori Takesue, que quis levantar a questão da responsabilidade de quem tem força, um dos temas principais de Ultraman. Isso não poderia ser feito com o Riku, então foi passado para Leito, que dizia que quer proteger a família, mas sem saber direito o que isso significava e não estava realmente decidido a lutar, diferente dos outros personagens do elenco que já estavam convictos de suas ideias. Só ao perceber o verdadeiro sentido e tomar sua decisão ele se tornaria o Zero Beyond, seguindo o esquema clássico de primeiro enfrentar um inimigo poderoso e então ter uma reviravolta com uma nova forma e poderes. Porque, segundo o diretor, é isso o que os espectadores querem ver.

Leito seria o que se chama no Japão de 婿養子 (Muko Youshi), que é quando o homem assume o sobrenome da esposa sendo que usualmente seria o contrário. É como se ele fosse "adotado" pela família da mulher, daí o termo que significaria "noivo adotado".


Leito foi interpretado por Yuta Ozawa, membro do grupo artístico EXILE, que tem a dança como elemento principal. Por isso, ele tem um bom condicionamento físico que demonstra nas cenas em que Leito é possuído por Zero e enfrenta valentões e alienígenas. Ozawa também tem um excelente trabalho de interpretação ao mudar de olhar quando ele é o Leito e quando o Zero domina. Algo comparável a Christopher Reeve, quando ele alterna entre Clark Kent e o Super Homem. Mesmo assim, quando a personalidade dominante é a do Zero, o ator é dublado por Mamoru Miyano.

Em uma entrevista, Ozawa conta que em Okinawa, durante as filmagens do especial de cinema de Ultraman Geed, ele teria passado no restaurante da família do divino roteirista Tetsuo Kinjo, sendo bem recebido por interpretar a forma humana do Zero. E disseram que como ele interpreta o filho do Ultra Seven, então é "da casa".

O conteúdo da caixa. Tem um bom número de mãos e acessórios, assim como peças de efeito.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Como se trata de um S.H. Figuarts, a proporção é igual à do seriado, com a cabeça um pouco (e necessariamente) grande. Em Ultra-Act teriam dado uma proporção mais "heroica", "ideal".

A cabeça é bem detalhada, fiel ao original.

Os cristais da testa, tendo no centro um grande, como um "terceiro olho", que provavelmente era o Beam Lamp da forma original. Todos usam material transparente.

Os olhos também são transparentes com texturas no fundo.

Os quatro "Sluggers" no alto da cabeça, sendo que na forma normal são dois. Não são removíveis, pois no seriado são lançadas lâminas de energia.

A orelha é pontuda, algo bem raro entre os Ultras.

Detalhe da placa peitoral, com a Luz de Aviso e mais dois cristais dos lados.

As ombreiras são grandes e pontiagudas.

Detalhe das constas com a "espinha dorsal". Tem direitinho o sulco no meio.

Nos braços existem mais cristais...

... assim como nas pernas.

Comparação com a forma normal. Ficou muito mais agressivo. Curioso que ele ficou com o corpo prateado com linhas púrpura. Talvez uma mistura do azul com o vermelho.


3. Articulações


O pescoço tem boa liberdade de movimentos.

Na parte de trás existe a peça retrátil que se recolhe ao mover a cabeça para cima.

As ombreiras possuem mecanismos simples, presas somente por conexões esféricas.

Os braços se movem bem, mas existe interferência ao levantar o braço de frente.

O cotovelo tem uma articulação giratória na conexão com o antebraço que só funciona quando dobra.

O pulso se move bem, dependendo da posição da articulação multidirecional.

O tronco também se flexiona bem.

A abertura das pernas não é algo excepcional e sofre grande interferência na parte de trás.

As coxas podem ser giradas, embora haja várias quebras de linhas.

As pernas são bem flexíveis, mas não dá para esticar muito a ponta do pé, que sobre interferência de uma peça na parte de trás.

As articulações multidirecionais dos calcanhares permitem que os pés fiquem firmes no chão.


4. Acessórios


Estão incluído seis pares de mãos. Um grande feito!

A Luz de Aviso é intercambiável por outra para representar o vermelho (rosa?) piscante.

Estão incluídas essas peças de efeito de socos.

As duas mãos têm modelagens diferentes. Como são peças rígidas, a colocação é bem difícil.

Vem ainda mais duas Zero Twin Blades transparentes.

O molde é o mesmo da versão S.H. Figuarts do Ultraman Zero.

Elas podem ser seguradas por mãos específicas, mas a colocação é um tanto dura e precisa de jeito.


5. Ação


Zero se sacrifica para proteger Leito.

Leito fica em frangalhos depois disso, mas é reanimado por Laiha, que questiona o que ele deseja fazer. E que se tornar Ultraman é Destino. Então Zero ressuscita para que ambos possam lutar novamente.

GINGA! ORB!
Leito e Zero usam cápsulas e um artefato trazido por Hikari.

VICTORY! X!

NEO FUSION RISE!!!
- Não há limites para mim!!!

NEW GENERATION CAPSULE! ALPHA! BETA!

ULTRAMAN ZERO BEYOND!!!

Com a decisão de Leito e os poderes dos Ultras da Nova Geração, Zero assume uma nova forma mais poderosa.

- Quadra Slugger.
Zero agora conta com quatro Sluggers de energia, lançados das cristas do topo da cabeça. Não são mais lâminas que se separam como na forma normal.

Zero também passa a contar com um ataque se socos múltiplos.
(na foto, uma peça de efeito de Saint Cloth Myth)

- Wide Beyond Shot.
Zero ainda usa o raio de seu pai, mas em uma versão mais poderosa.
(na foto, o Raio Zeperion do Ultra-Act Ultraman Tiga)

- Twin Giga Break
Um corte em Z usando a Zero Twin Blade de energia aumentada.

- Bulky Chorus.
O ataque mais poderoso do herói, criando esferas de energia que lançam raios. Curiosamente, na forma Beyond ele não grita os nomes dos golpes. Apenas os diz, sem tanta emoção.

Todas as formas do Ultraman Zero que tenho e vai ser impossível conseguir outras devido à cotação do dólar, da raridade e da popularidade do personagem. Fatores que encarecem os produtos no mercado de usados.

Em tempo, Lumina, esposa do Leito, foi interpretada por Hitomi Hasebe, que foi a Oficial Mizuki em Ultraman Max.
Parece que alguém vai ter que cometer seppuku aqui...

Outra curiosidade é que Hasebe mais tarde participaria de Kamen Rider Saber como a editora Yuki Shirai.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman Zero em sua forma Beyond, feita pela Bandai. A modelagem é boa e o sistema de articulações é regular. O grande problema é a Luz de Aviso azul, que se solta à toa, com grande risco de perda. A colocação dos efeitos de soco energizado é muito difícil, já que as peças são de material rígido, então não dá para colocar muito fundo, pois pode quebrar a articulação do pulso. E durante o inverno ou em dias frios a troca de mãos se torna bem difícil, exigindo ter um secador de cabelos por perto.

É uma boa figura, embora tenha certas limitações, especialmente nas articulações (o que é irônico, considerando sua frase de transformação). Mas isso é compensado pelo número de mãos e acessórios, que permitem representar várias situações.

4 comentários:

  1. Escritora e FINALMENTE, depois de séculos, digo, só um tempo e temos a figure pra fechar as existentes do Zero. E com toda franqueza, esta é a melhor forma do ultra, algo bem clean e simples, com uma presença de respeito. O que remete demais aos visuais base dos Ultras mais antigos, que olha e vê de quem é na hora.
    Todo o contexto para sua aparição ainda é pra mim, algo mágico: para ir além, era preciso que o Leito entendesse o sentido de ser um hospedeiro; quando a Laiha pergunta sobre o que faria se tivesse o poder de um Ultra, deu pra sentir o que faltava nele e sua resposta foi muito direta ao ponto. Foi aí que definiu, de vez, a relação entre ele e o Zero pro restante da série. E de todos os hospedeiros da New Generation, pra mim, é o melhor. Vale citar que a prévia para o episódio foi narrado pelo Leito e não pelo Riku, como de praxe, algo que só percebi ao rever Geed com mais calma. E isso explica porque só a vemos apenas uma vez fora da série: algo só deles, que deve ser usado somente quando não há alternativas; fora a referência das medalhas da última forma do Zett, aquilo foi sensacional.
    Agora sim, missão cumprida com muito gosto pra mim mesma. Mal aí se ficava na expectativa de vê-la em ação, esperava final do mês pro seguinte e fui surpreendida. Comemorei pra caramba quando vi e foi bem direto, gostei! Gostaria que se reencontrassem para mais uma aventura, queria muito, contento com as escritas feitas e ver o quanto amadureceram com o tempo. Se não fosse eles, jamais teria escrito as histórias da Ultrawoman Zelda, de verdade...Até a próxima e sim, boas curiosidades quanto: agora saquei porque me deu a dica de ver Max... E o Decker vai ter algo familiar, falta o capitão: vejamos se podem nos surpreender no elenco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora.
      Que bom que gostou. Recomendo mais uma vez ver o Max e também o Saber. Tem muita gente familiar por lá.

      Excluir
  2. Show de review!

    Eita, a história da participação do Zero em Geed parece ser bem impactante! Gostei da descrição da relação do Leito com o Zero, do cara simples que tem dificuldade de aceitar que se tornou um herói. Tem jeito de ser um personagem que no começo o pessoal não gosta muito, mas que com desenvolvimento passa a ser adorado. E pelo visto o Yuta Ozawa fez um baita trabalho!

    Taí uma figura com um visual bem impactante. Esses sluggers da cabeça fazem muita diferença, dão toda uma presença pra ele, combinando bem com as ombreiras. A combinação de cores é perfeita.

    Uma pena que as articulações não têm 100% de funcionalidade, é meio frustrante quando é um personagem que requer mobilidade e acaba tendo dificuldades de manuseio, sinto bastante isso com a Nendoroid da Mai Shiranui. Mas pelo menos dá pra aproveitar bem nas poses com as peças de efeito, e parece que ele fica bem legal em tudo que é pose.
    Efeito pra soco é coisa que não tem erro, sempre fica legal, mas eu jurava que elas eram tipo uma borracha pra facilitar o manuseio. Essas lâminas são show, isso eu lembro até de ter destacado no DCV hehehe! Só não lembrava que elas eram transparentes. Lâminas de energia são estilosas!

    Como sempre, as fotos de ação são incríveis! Usar o efeito dos Cloth Myth junto com os punhos funcionou muito bem. E pelo visto o Beyond tem uma variedade bem grande de golpes. Vai ver ele não grita os nomes dos golpes como reflexo da personalidade do Leito, que parece ser mais reservado e não curtir muito a vida de herói. Se duvidar ele é daqueles que tem vergonha dos golpes gritados hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Até que gostaram do Leito, por ele ser um pouco atrapalhado, mas muito boa gente. Ele é bem Clark Kent, mesmo. Um cara legal que pensa na família e a coloca em primeiro lugar, mas precisa descobrir o que é ser um Guerreiro.

      O visual do Beyond é bem interessante, bem diverso de sua forma original. Se esforçaram bastante para mostrar uma forma mais forte, já que o Zero tinha um visual completo desde o começo.

      Os efeitos translúcidos da Bandai sofrem desse mal, de serem de material rígido. Um pouco mais macio que outros materiais, mas ainda assim não é maleável o suficiente. Algo semelhante a borracha ajudaria um bocado. E queria que tivesse um pouco mais de mobilidade, sim. Tem um chute legal no seriado que não deu para fazer com a figura.

      O Zero fala os nomes dos golpes com serenidade. Talvez para dar a impressão de um ser transcendental. Apesar de vir com vários acessórios tive que usar algumas peças de efeito. Mas não tenho do que reclamar. Já está bom assim mesmo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html