domingo, 12 de junho de 2022

Ultra Galaxy Fight: The Destined Crossroad

Saudações.

Terminei de ver Ultra Galaxy Fight - The Destined Crossroad, que está disponível na Ultraman Connection. Aqui vou dar uma opinião sem revelar os rumos da trama. Fiz uma análise mais detalhada em outra matéria.


Na série anterior, The Absolute Conspiracy (disponível de graça no Canal Oficial do YouTube em japonês e em inglês e para membros registrados na Ultraman Connection em inglês), surgiu um poderoso inimigo, Absolute Tartarus, o Guerreiro dos Absolutians, as Formas de Vida Absolutas. Ele interferiu em várias linhas de tempo, criando Correlativos Extradimensionais de antigos inimigos dos Ultras como Belial e Tregear em suas formas originais. E então raptou a princesa Yullian, exigindo a Terra da Luz em troca de sua liberdade ou então ela será executada.

Os Ultras decidem organizar uma tropa de resgate e também a Ultra League com o objetivo de deter a ameaça dos Absolutians. Só que eles também têm seus motivos para tentar tomar o planeta dos Ultras...


The Destined Crossroad estreou no Japão em 29/04/2022 pela Tsuburaya Imagination e só foi liberado no ocidente em 28/05/2022, quase um mês depois. E também houve uma exibição gratuita no dia 27/05/2022 em um evento online na Ultraman Connection ciceroneado por Sean Nichols, o Sean White de Ultraman Max. contando com a presença do diretor Koichi Sakamoto, de Raiga Terasaka, o Kengo/Ultraman Trigger e Koushu Hirano, o Haruki/Ultraman Z.

A diferença é que no Japão foi distribuído no formato de uma minissérie, com capítulos semanais, sendo que o último ainda não foi exibido até a data desta matéria, enquanto que no ocidente foi apresentado como um enorme longa-metragem de 2h10min. Ou seja, começamos depois dos japoneses, porém pudemos ver o final antes deles.😜

As séries Ultra Galaxy Fight mostram os Ultras lutando contra inimigos poderosos sem assumir formas humanas. Mesmo assim existe uma narrativa, uma história ainda que simples. No primeiro, New Generation Heroes (disponível em japonês e em inglês), é contado sobre a luta dos Ultras da Nova Geração, de Ginga a R/B (Ruebe) enfrentando o vilão Ultra Dark Killer. No segundo começa uma nova saga, com o advento de Absolute Tartarus, sendo  o prelúdio para a guerra entre os Ultras e os Absolutians.

As séries são dirigidas pelo grande Koichi Sakamoto, especializado em ação e fanático por Tokusatsu, que costuma colocar bastante amor e sentimento em suas obras em que se reúnem heróis de várias séries. Inclusive pesquisando o movimento dos personagens usando materiais de época a fim de emulá-los e com isso não causar estranheza nos fãs.

E The Destined Crossroad não é exceção. Logo no começo há uma grande demonstração dos poderes do Ultraman Cosmos, regado com os temas tocados quando ele assume determinada forma e o diretor ainda se lembra de suas características especiais.

O roteiro ficou por conta de Junichiro Ashiki, que trabalhava com shows e também escreveu audiodramas para Ultraman Taiga e Ultraman Z, assim como para a Galaxy Rescue Force durante a exibição de Ultraman Trigger. Sua grande característica é o vasto conhecimento sobre as séries Ultra, com referências altamente obscuras que só os fãs mais aficionados saberiam. Isso também aparece em The Destined Crossroad com toda a sua força, inclusive de uma forma inesperada.

Os efeitos especiais são de primeira linha, usando sets virtuais com os Ultras lutando em vários tipos de planetas, desde os que têm vegetação como a Terra até os áridos, nos recantos mais escuros do espaço sideral. O mundo dos Absolutians também é bem representado, mostrando como é a cultura e a civilização desse povo, ainda que sem explicações verbais.

As lutas são muito bem coreografadas, com ângulos dinâmicos e ousados, marcas registradas de Sakamoto, que pôs tudo de si na obra. Existem representações de cenas clássicas e elas são feitas da forma mais fiel possível às originais.

Como os Ultras não aparecem em suas formas humanas, é exigida bastante expressão corporal por parte dos atores que vestem as fantasias, como Hideyoshi Iwata, assim como sincronia com os que fazem as vozes como Mamoru Miyano na versão original e Eric Kelso na versão em inglês. Quanto a isso não há problemas, pois tudo parece bem natural. Todos os personagens parecem mesmo estar falando enquanto fazem determinados movimentos, realçando as emoções e estados de espírito do momento.

A narrativa é ágil, até mesmo apressada com várias lutas acontecendo sucessivamente. Não há espaço para conflitos de geração ou algo do tipo e nem artimanhas do tipo fingir que estão lutando entre si para enganar os inimigos. Todos os Ultras lutam juntos com um objetivo em comum, superando gerações e origens, sendo que nem todos são do mesmo planeta como Joneus ou Leo.

Mesmo assim é preciso ter em mente de que não se trata de um longa-metragem realmente, mas de uma minissérie e por isso não segue a estrutura de um filme. Existem vários sub-arcos acontecendo, fechando eventos e abrindo outros. As lutas em sequência podem cansar um pouco e por isso pode ser uma boa ver em partes a cada dia.

O novo Herói, Ultraman Regulos é bem caracterizado, mostrando seu estilo de luta peculiar, o Estilo Cosmo Beast. Ele é colocado na história como o rival para um dos novos vilões, Absolute Diavolo, que fez uma aparição junto com Tartarus em Ultraman Trigger. Só que o conflito entre os dois é contado de forma rápida, em flashbacks sem muitos detalhes, sendo que só é possível deduzir o que aconteceu.

Outro oponente novo é Absolute Titan, um espadachim que é bem o contrário do bruto Diavolo, com um estilo mais elegante. Além da espada, sua "crista" se separa de sua cabeça, mais ou menos como o Eye Slugger do Ultra Seven, mas se transformando em uma machadinha que pode ser arremessada como um bumerangue.

Infelizmente a versão disponível na Ultraman Connection só tem o áudio em inglês e não há opções de mudar para o original em japonês. Em compensação foram chamados vários atores que trabalharam nas séries Ultra como o próprio Sean Nichols, interpretando Ultraman Chuck. Outra é Maria Theresa Gow, a Jodie de Ultraman Gaia, como a voz da Ultrawoman Beth.

Também há a presença de atores que trabalharam em séries e filmes de Kamen Rider e Super Sentai como Danté Carver, o vilão Katar do especial de cinema de Kamen Rider Fourze, como o Ultraman Scott, fechando o trio de Ultraman USA. Ike Nwala, o Comissário Hilltop de Lupinranger VS Patranger é o Ultraman Nice. Robert Baldwin, o Ramirez/Kyouryu Cyan de Kyouryuger, faz a voz do Ultraman Zearth. E a canção-tema Now or Never! tem uma versão em inglês, cantada por Konomi Suzuki, a mesma da versão original em japonês.


Ainda assim estão disponíveis legendas em outras línguas como o chinês, o francês e também o português brasileiro. A tradução aparentemente é baseada na versão em inglês e por isso tem algumas inconsistências (ex: "up to no good" ficou "não estão bem" ao invés de "estão planejando algo de ruim").

As séries Ultra Galaxy Fight são um gigantesco fanservice que traz cenas e situações que muitos fãs imaginavam ou desejavam ver na tela. Algo que Sakamoto faz com louvor em seus filmes e Ashiki nos shows. Essa combinação realmente deu certo com muitas convergências de pensamento. Fãs das séries Ultra não irão se decepcionar.

Está disponível na Ultraman Connection por US$ 6,99 (aproximadamente R$ 35,00 na data desta matéria), o que dá o direito de ver a série por sete dias corridos.

Para se ter uma ideia do que esperar, a Tsuburaya disponibilizou a primeira parte em inglês em seu Canal Oficial:



Um pedido que faço é que, se possível, não sejam usados meios "alternativos" para se ver The Destined Crossroad, pois a obra vale cada centavo pago e ainda vem troco. Ainda mais considerando que as anteriores foram disponibilizadas de graça. Não peço isso só por questões morais e legais, mas para garantir que a Tsuburaya Productions possa se manter e continuar a produzir mais e mais séries e filmes. Para que haja sustentabilidade, uma relação "ganha-ganha".

Fazer Tokusatsu custa muito dinheiro e a Tsuburaya Productions é uma empresa pequena. Ela até é financiada por empresas como a Bandai e a Fields, mas elas são muito menores que empresas americanas como a Disney ou a Hasbro. Ou seja, para eles cada centavo conta.

E recomendo o registro na Ultraman Connection, que não cobra mensalidade e tem disponível um bom conteúdo gratuito como as séries Ultraman Z e Ultraman Trigger completas, o especial de cinema Ultraman Taiga: New Generation Climax reunindo todos os Heróis da Nova Geração com os atores originais, as séries anteriores de Ultra Galaxy Fight e também o divertido Sevenger Fight, feito propositalmente com baixo orçamento para emular as antigas Ultra Fight.

De conteúdo pago tem o especial de cinema de Ultraman Trigger, com o mesmo preço e nas mesmas condições de The Destined Crossroad. Deve vir mais coisa ainda se pudermos fazer o site crescer.

4 comentários:

  1. Escritora e ainda bem, postagem sem spoilers do "Destined Crossroad", porque não posso pagar pra ver e pelos comerciais que vejo durante os episódios de "Ultraman Mebius", tudo muito feito com todo amor e carinho. Dá um calorzinho no final do comercial ver o trio de "Ultraman USA" em ação, aliás, é tão bom ver ultras antigos e novos numa única trama, dividida em pequenas tramas. Isso sim é um crossover feito de fãs para fãs.

    Pude ver "The Absolute Conspiracy" recentemente, via fansub (como comemorei que tenham trazido, na versão em episódios, até fazia contagem de quanto faltava pra completar na página do Facebook deles) e olha, nem tenho palavras: se pudesse, ia meter elogios atrás de outro, desde os ultras escolhidos até mesmo pelo capricho da produção como um todo. Bom que já tinha visto/revisto Mebius, Geed e Taiga, porque a experiência foi sensacional, fora também conhecer Ribut, que tinha visto em Trigger e o mala sem alça do Zett antes de sua série.
    E pela suas reações no Twitter, foi tão bom quanto. Agora, é esperar pelo "Ultraman Decker", que tá perto e vou resumir do elenco escalado: os caçulas, desejando tudo de bom e aos mais velhos, olha, se era pra chamar atenção e ter altas referências da franquia Ultra e Kamen Rider, conseguiram meus surtos declarados. Legal em falar da minissérie, com e sem spoilers. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora.

      The Absolute Conspiracy tem legendas em português no canal da Tsuburaya no YouTube. Só precisa clicar no ícone da engrenagem para selecionar a linguagem e depois o ícone de legendas.

      E vale a pena ver The Destined Crossroad, que tem uma escala ainda maior. Devem exibir no Chronicle do ano que vem. Ou talvez mencionem algo no Decker. O elenco é muito legal, mas não sei exatamente o que esperar. Torço para que desta vez consigam trazer o Asuka, visto que o Takeshi Tsuruno parece bem disposto a aparecer.

      Fiz duas matérias para poder chamar mais gente para ver, já que está disponível por meios oficiais. A "sem spoilers" tive que escolher bem o que escrever. A "com spoilers" não precisei me conter tanto. Foi um bom exercício.

      Excluir
  2. Quando eu estava assistindo Ultraman Trigger apareciam algumas propagandas de The Absolute Conspiracy (que tinha dublagem em inglês!) e The Destined Crossroad e me chamava bastante atenção o visual do Absolute Tartarus, que é bem legal. Também chamava atenção a quantidade de Ultras, o que também meio que assusta, pois dá a impressão que deve ser necessário conhecer bastante as séries Ultra para assistir.

    Interessante esse formato que adotaram de exibir em partes no Japão e como filme no ocidente, algo um tanto inesperado. Só espero que nenhum dos lados tenha passado spoilers para o outro hehehehe. Mas pelo que eu entendi o formato dos japoneses funciona melhor, em série, dando umas pausas na ação.

    Quando a obra está nas mãos de quem gosta sempre fica melhor! É o que está acontecendo com os filme da Marvel, que estão dando muito certo. Botar um grande crossover Ultra nas mãos de alguém como Koichi Sakamoto é uma boa fórmula para o sucesso. E legal que assim como o Sakamoto, o roteirista também é versado no assunto!

    Uma pena que na Ultraman Connection só tem a versão em inglês. Com isso acho que muita gente vai acabar esperando em outras plataformas, pra ver com o áudio original. Essas inconsistências na legenda BR aparecem no Trigger do canal da Tsuburaya também, mas é coisa que não chega a atrapalhar.

    Esse eu vou manter no radar, quero ver os outros Galaxy Fight antes, apesar de achar que não vou entender muito, mas deve ser divertido ver os vários Ultras em cena! E vi que já tem um protótipo bem legal do Figuarts do Tartarus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Não nego que é preciso conhecer sobre os Ultras para curtir em seu todo, mas ainda assim é uma aventura divertida. A história mesmo começa em The Absolute Conspiracy, então vendo só esse já é um bom introdutório para ao menos saber o que está acontecendo.

      Para ser sincero não entendi por que resolveram fazer assim, de uma minissérie no Japão e um filme no resto do mundo. Ainda mais sabendo que o pessoal fora do Japão adora espalhar spoilers. Tudo bem que os japoneses também deixaram escapar um monte de coisas do Shin Ultraman que nem veio para cá ainda, mas... E em minissérie ajuda a não cansar depois de tanta luta.

      Colocar nas mãos de quem gosta muitas vezes dá certo. Especialmente se a interpretação bate com a maioria dos fãs, pois sempre vai ter alguém que vê as coisas diferente. Mas o roteirista está há mais tempo na empresa, então sabe como são as coisas.

      Eu mesmo queria uma versão em japonês, que tem muita gente boa como o Mamoru Miyano, o Yuuma Uchida, o Junichi Suwabe, a Megumi Han, a Suzuko Mimori e muitos outros. Mesmo assim fizeram escolhas simbólicas para o elenco da versão em inglês, o que também é válido. Se ao menos disponibilizassem com um segundo canal de áudio...

      O Tartarus é muito estiloso e até quero uma figura dele. É bem provável que soltem depois de tudo isso, embora tenha certeza de que vai ser exclusiva. De qualquer jeito, o melhor é ver The Absolute Conspiracy primeiro e depois avaliar se vale a pena continuar. Mesmo assim recomendo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html