quarta-feira, 29 de junho de 2022

Kamen Rider BLACK SUN - Informações Preliminares

Saudações.

Desta vez farei um apanhado das informações sobre Kamen Rider BLACK SUN baseado nos materiais liberados até agora.


Deixo avisado que nesta matéria não há informações sobre a data exata de lançamento e nem se terá legendas ou dublagem em português.



O projeto foi anunciado em 13/04/2021 pelo produtor Shinichiro Shirakura em um evento comemorativo dos 50 anos das séries Kamen Rider, se propondo como um reboot da série de TV Kamen Rider BLACK, de 1987. E nessa mesma data foi ao ar a página oficial.

Foi chamado Kazuya Shiraishi, diretor renomado, ganhador do prêmio Blue Ribbon por dois anos consecutivos (2017 e 2018), conhecido por seus filmes que falam do mundo do crime e da parcela desfavorecida da população, como 孤狼の血 (Korou no Chi, algo como "O Sangue dos Lobos Solitários").

Em 04/10/2021 foram anunciados mais membros da equipe. Para o roteiro foi chamado Izumi Takahashi, com quem Shiraishi trabalhou em filmes anteriores. Para os conceitos visuais foi designado Shinji Higuchi, diretor de Shin GodzillaShin Ultraman. E como diretor de efeitos especiais foi chamado Kiyotaka Taguchi, das séries Ultra da Nova Geração (Ginga em diante).

Em 11/10/2021 foi lançado um projeto de crowdfunding pelo portal Ubgoe. A marca a ser atingida seria de 19.871.004 ienes, um número bastante espirituoso que é tão simplesmente a data de estreia da série de TV de Kamen Rider BLACK (04/10/1987). Mas desta vez não era para ajudar a financiar a obra, e sim para dar uma oportunidade dos fãs ganharem vários prêmios como um brinquedo do Cinto de Transformação do Kamen Rider Black, participar de talk shows exclusivos e também de aparecer como figurantes, com direito a ter o nome nos créditos de algum dos episódios. O projeto terminou em 29/11/2021 arrecadando 60.606.609 ienes, cerca de 305% da meta.

Em 21/11/2021 foi liberado o visual do Black Sun e da motocicleta Battle Hopper. E também anunciados os atores que interpretam os protagonistas da história. Kotaro Minami/Kamen Rider Black Sun será feito por Hidetoshi Nishijima, ator de renome que trabalhou no filme Drive My Car, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, e em Shin Ultraman, de Shinji Higuchi. Já Nobuhiko Akizuki/Kamen Rider Shadow Moon será interpretado por Tomoya Nakamura, também famoso e participou de alguns filmes de Shiraishi. Ele também fez a voz do protagonista-título na dublagem japonesa do desenho animado Aladim, da Disney.

Foi anunciado o término das filmagens em 18/03/2022 e publicados visuais mais detalhados do Black Sun e do Shadow Moon, assim como da motocicleta Road Sector. Em 11/06/2022 foi liberado o trailer, anunciando que será exibido pela Amazon Prime Video em 200 países simultaneamente, com previsão de lançamento  para o segundo semestre de 2022, após passar pelos processos de pós-produção e edição.



O que é o Kaijin?

Pelo trailer dá para ver que a obra terá uma atmosfera bem pesada, sombria. Até tem algo semelhante ao chamado "Filtro Amazons", de Kamen Rider Amazons, com as imagens com baixo brilho e contraste, o que reforça essa impressão. O fundo musical de um violoncelo deixa o ar ainda mais depressivo.

Interessante notar o protesto por trás, com cartazes escritos "Exterminem todos os Kaijin!" ou "Vamos odiá-los pelo resto da vida" e "Matem os Kaijin criminosos". Dá para notar que o mundo de BLACK SUN é algo parecido com a nossa realidade, com a diferença que existem seres inumanos andando pela rua normalmente, ainda que se sentindo intimidados pela multidão. Esses seriam os "Kaijin" a que se referem as placas.

Em japonês essa palavra se escreve 怪人, literalmente "pessoa estranha", e essa é a denominação dada comumente aos monstros humanoides das séries Kamen Rider. É ainda a terminação dos nomes dos monstros de BLACK, precedidos pelo animal em que se baseiam (ex: Kujira Kaijin, o "Monstro Baleia"). Vou me referir a eles assim a partir de agora.

(Em tempo, Kaiju (怪獣), o termo mais usado para "Monstro", seria literalmente "fera estranha". "Kaijin" também é usado nas séries Ultra para as alcunhas de alguns personagens humanoides)

Aparentemente nesse mundo os Kaijin convivem com os humanos, porém existe certa animosidade entre eles, visto o protesto. Não se sabe se são todos ou se é só uma parcela da população humana que não vê os Kaijin com bons olhos ou se existe alguma relação de dominador e dominado entre as duas raças.

No comentário do roteirista Izumi Takahashi, na página oficial, é possível ver que os Kaijin são realmente seres humanos modificados (改造人間, Kaizou Ningen) e não eram assim desde o começo. Ele também conta que sua intenção é a de mostrar as forças, as fraquezas e a efemeridade desses seres  de forma dramática. 

Já Shinji Higuchi fez os conceitos tendo em mente várias questões. Como os Kaijin nasceram? Por que o conflito com os humanos? Como a sociedade ficaria se esses seres existissem? Sair da ideia clichê de que eles simplesmente "estão lá". Para isso ele criou vários rascunhos e designs. Daqui dá para ver que os Kaijin terão um papel central na trama. Tanto que o diretor Kazuya Shiraishi menciona que um dos temas é a razão deles existirem.

Óbvio pois, desnecessário dizer, Minami/Black Sun também é um Kaijin, já que foi reconstruído para algo que não é mais humano. E é descrito que ele viveria pendendo constantemente para os dois lados de sua condição atual, tanto de humano quanto de Kaijin.


O que é o Mal? Quem é o Mal?

Esse é o slogan do cartaz mais recente (pode ser visto na página oficial), tendo os retratos de Kotaro e Nobuhiko com metade dos rostos divididos com os de Black Sun e de Shadow Moon. Isso é um indicativo de que haverá um questionamento sobre o que é Justiça e o que é Mal.

De fato, o diretor Shiraishi comenta em uma entrevista que "mesmo sendo um Herói, nem tudo o que o personagem faz pode ser considerado Justiça". Que haverá os Riders e os Kaijin, mas não ficará definido de forma clara o que é o "Mal". Os espectadores não terão certeza de que o que os personagens fazem é correto ou não. Representar isso será o seu grande objetivo.

Na segunda parte de sua entrevista junto com Higuchi e Taguchi na página oficial, Shiraishi menciona que pretende que a obra seja entretenimento, porém ao mesmo tempo lhe dando profundidade ao abordar problemas sociais que existem no mundo e também no Japão dos tempos atuais. Fazer com que os espectadores pensem nisso e reflitam.

Higuchi corrobora essa ideia e comenta que a Toei sempre retratou essas deficiências da sociedade e que as pessoas devem fazer algo em relação a isso. Que mesmo a Shocker do primeiro Kamen Rider não era simplesmente o "Mal" e tinha suas circunstâncias e sua história. Higuchi ainda diz que está ansioso para ver como será o Kamen Rider de Shiraishi, que irá penetrar fundo nessas questões sociais.

Na página de crowdfunding é possível ver camisetas e adesivos com as inscrições "STOP KAIJIN HATE" ou "Parem com o ódio aos Kaijin". Isso indica que haverá uma espécie de conflito racial e que os Kaijin estão organizados como um povo, com vários indivíduos. Tanto que uma das recompensas do crowdfunding era o de aparecer como um Kaijin figurante vestindo a tal camiseta. Esse talvez seja um dos tais temas sociais que Shiraishi pretende abordar.

E na mesma página é mostrado que nesta versão haverá a Gorgom, que na série de TV de 1987 seria uma sociedade secreta de humanos reconstruídos que viveria à sombra da raça humana, controlando alguns de seus eventos pelos bastidores. No original, o nome deles é escrito em katakana (ゴルゴム), enquanto que em BLACK SUN, curiosamente são usados ideogramas, mas seguindo só a fonética e não o significado, ficando "護流五無". Mais ou menos como os Horrors em GARO -Guren no Tsuki-, que ficaram "火羅" (Horaa). Isso indica que a Gorgom de BLACK SUN existe já desde a antiguidade como é em BLACK.

Shiraishi também disse na entrevista acima que pretendia representar Gorgom realmente como uma "organização", colocando disputas de poder dentro dela, com relações complexas entre seus membros. Inclusive envolvendo Bilgenia (conhecido aqui como "Taurus") com a intenção de que ele tenha uma participação maior e mais ativa desta vez. Shinji Higuchi também mostrou interesse nisso, de querer dar uma razão para o personagem existir na trama.

Por enquanto é ignorado qual é a posição da Gorgom nesse mundo. Se eles se mantém nas sombras como em BLACK ou se eles se expõem publicamente e todos sabem de sua existência. Também não se sabe o que exatamente eles fazem ou seu grande objetivo em BLACK SUN.


Reis Seculares

Na descrição dos personagens dá para ver que os conceitos de "Reis Seculares" como candidatos a serem o "Rei Criador" de Gorgom estarão presentes. E também que Kotaro e Nobuhiko teriam nascido no mesmo dia e na mesma hora e crescido juntos, como na obra original.

No entanto, existe uma diferença de idade entre os atores, sendo que Nishijima/Kotaro tinha 50 anos de idade e Nakamura/Nobuhiko, 34 anos na época das filmagens. Talvez Nobuhiko tenha sido mantido em animação suspensa por dezesseis anos e nesse meio tempo Kotaro tenha lutado com os Gorgom ou simplesmente vivido nesse mundo, visto que ele não se abala muito com a manifestação do trailer. Mas não se sabe ainda o motivo dessa diferença de idade.

Um ponto curioso é que desta vez os dois têm o título de "Kamen Rider". No original, Shadow Moon não era chamado assim, pois essa denominação era dada somente ao Herói (algo que mudou nos últimos tempos). Em BLACK SUN, Nobuhiko aparentemente não passará por uma lavagem cerebral como foi em BLACK, que acabou criando uma nova personalidade.  

Nobuhiko é descrito como uma pessoa íntegra e devido a diferenças ideológicas teria entrado em conflito com Kotaro. Talvez, movido por essa integridade, ele passe a realmente acreditar nos ideais e preceitos de Gorgom, tendo-os como sua justiça, e por esse motivo o personagem tenha o título de Kamen Rider, como se ele fosse o "Herói dos Kaijin". Tanto que ele é creditado como protagonista, junto com Kotaro, com os nomes dos personagens e dos atores lado a lado e não um depois do outro.

Ou seja, desta vez haverá algo mais sério, um conflito de ideais em que cada um acredita em sua própria ideia do que é "certo", do que é "melhor" e nisso não há "bem" ou "mal". Algo semelhante ao que está acontecendo agora em Kamen Rider Revice. E ao ler a descrição de Nobuhiko, não pude deixar de pensar em um personagem dessa série, Daiji, também movido somente por seu senso de "justiça".


Seres Vivos

Não pretendo me ater muito aos visuais, pois esse assunto já é amplamente discutido. Apenas que eles parecem ser mais orgânicos, lembrando realmente "homens gafanhoto". E no trailer é possível ver Black Sun empunhando uma arma semelhante a uma espada. Pode ser a Satan Saber, mas existem indícios de que ela é feita tirando uma parte de seu corpo, talvez algo como a Revolcane de RX, como uma referência a esse personagem.

O cinto e a motocicleta Battle Hopper têm um quê de steam punk, de retrofuturista, algo que gosto muito. Pena que o mundo em que a obra irá se passar pelo visto não é nesse sentido, considerando que no trailer estão presentes muitos elementos do nosso mundo, como as placas de trânsito e a arquitetura. Tem até barraquinhas de yakitori (espeto de frango estilo japonês) e macarrão chinês por lá.

No evento PreBanLab Z, da Bandai, foi anunciada a versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Black Sun, e com isso foi possível ver mais detalhes do visual. Houve a presença do diretor de efeitos especiais Kiyotaka Taguchi e foi aberto um espaço para perguntas, que ele se propôs a responder dentro do possível e do permitido (link para o vídeo).


Foi questionada a razão dos olhos dos Black Sun não serem vermelhos. Taguchi conta que quando ingressou no projeto já existiam vários designs de conceitos dos Riders e dos monstros feitos por Shinji  Higuchi. Houve várias discussões nesse sentido e o diretor Shiraishi queria que os olhos fossem escuros, a fim de retratar os Riders como seres orgânicos. Que colocar luzes nos olhos faria com que eles perdessem a "realidade", pois seres vivos não os acendem como faróis. 

Taguchi comenta que nos monstros das séries Ultra esse recurso é utilizado pois essa seria a "realidade" deles, mas Shiraishi insistiu nessa ideia de deixá-los escuros. Mesmo assim, fizeram os olhos do Shadow Moon brilharem um pouquinho em verde no trailer, embora quando os dois vão se enfrentar eles não acendam mesmo.

Esse conceito de representação como seres orgânicos foi levado a cabo até o limite possível, afinal os Riders também seriam Kaijin. Porém deixaram linhas vermelhas para o Black Sun e verdes para o Shadow Moon para que fosse possível associá-los aos personagens originais.


Imaginando o Kaijin

Taguchi relata que Higuchi fez vários desenhos de conceitos seguindo essas diretrizes para criar os visuais dos Kaijin também. Realmente, nos designs que foram mostrados na página oficial e de crowdfunding existem várias ideias com anotações.

Em um deles existem esboços dos Três Sacerdotes, ora como aberrações, ora retratados com motivos militares, com notas de que se forem cometidos exageros eles perderiam a "realidade". Existem algumas regras anotadas como "algo próximo de um humano", "metade é o animal que lhe serve como motivo", sendo um personagem "duro", outro "nojento" e outra "bela".

Mais notas mencionam que foi bem difícil achar algo definitivo para esses personagens. O lado do esboço que tem as representações dos Sacerdotes como aberrações tem uma inscrição dizendo "não é algo assim...?". Aqui dá para ver que foi despendido muito esforço para se criar os personagens.

Existem outras ideias de monstros, inclusive alguns que apareceram na série original, como o Monstro Pulga, com um rosto humano e o Monstro Baleia com membros mais desenvolvidos. Existem outros que parecem ser baseados em cachorros, marcados como "Humanos Reconstruídos do tipo Animal de Estimação".

E há uma anotação de como seriam os Humanos Reconstruídos de BLACK SUN. Seriam combinadas as partes com as melhores qualidades de um humano com as de um animal. Se uma das partes vencesse, a perdedora seria dominada e sua aparência atrofiaria. Tem um caso em que o lado animal domina e o Kaijin passaria a agir só por instinto.

Mas esses são apenas desenhos conceituais com ideias aleatórias e ainda não se sabe quais realmente foram usadas na obra de fato.

Já Taguchi conta que parte de seu trabalho como diretor de efeitos especiais foi decidir como representar esses Kaijin, seres que não existem na nossa realidade. Se com modelagem tradicional ou com Computação Gráfica. Daqui se supõe que será uma coisa mista, de um ou outro jeito de acordo com o Kaijin.


Uma Obra Adulta

Com tudo isso dá para ver que BLACK SUN tratará de temas bem mais profundos e complexos que a série de TV em que se baseia, com várias questões morais. Não será mais uma história de "Bem VS Mal", mas sim de duas visões diferentes e antagônicas de Justiça. Haverá em questionamento desses conceitos, que não serão absolutos.

Para mim, isso é o que configura uma obra adulta e não a violência, carnificina ou sangue que ela tenha. Mesmo assim a violência vai estar presente, conforme confirmou o diretor Shiraishi, que coloca bastante disso em suas obras. Um exemplo é em Korou no Chi em que um dos bandidos esconde uma pérola em um lugar bem peculiar de seu corpo, e é arrancada à força depois de muita tortura pelo protagonista, o amoral policial Oogami. Lembrando mais uma vez que um dos grandes temas das obras de Shiraishi é a fronteira entre o Bem e o Mal, exatamente em sua zona limítrofe. De mostrar as Trevas da sociedade.

Taguchi conta que foram feitas ainda outras discussões sobre que elementos da série original poderiam ser colocados. Inclusive com um diretor assistente checando os episódios originais com um tablet. Tudo o que ele pode revelar agora é que haverá alguns aspectos que os espectadores que viram o original reconhecerão e pensarão "eles usaram isso mesmo", e outros serão descartados. Mas mantendo o possível para que fãs antigos possam reconhecer a série como um reboot de BLACK. Daqui se vê que haverá muitas referências como os punhos cerrados, rangendo, na transformação, conforme mostrado no trailer.

Com tudo isso, sinto que BLACK SUN será uma boa obra. O fato de grande parte da equipe nunca ter trabalhado com Tokusatsu e já ter uma carreira bem construída no mundo artístico é algo que aumenta ainda mais as expectativas. Gostei muito das propostas do diretor Shiraishi e espero que ele as leve a cabo até as últimas consequências.

Agora é aguardar o segundo semestre, mais ou menos no outono japonês (para nós seria primavera). E torcer para que o Brasil esteja incluído nesses duzentos países em que a série será exibida.

6 comentários:

  1. Kamen Usys!

    Baita matéria essa, meu amigo!

    Informações cirúrgicas sobre o que poderemos ver daqui a algum tempo! Como já comentei algumas vezes, o Amazons não foi muito de meu agrado, apesar de ter achado interessante a pegada mais séria. Esse eu já dou mais crédito porque o visual está bem mais realista!

    Essa discussão sobre visões diferentes de justiça deixará tudo bem mais intrigante e interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Eu quis trazer para a mesa a proposta do diretor, que considero o elemento mais importante. E com isso tentar ver o que esperar da série. Eu não sei em que sentido ele vai conduzir, mas torço para que consiga cumprir o que propôs.

      Amazons teve sucesso nessa de mostrar duas visões de justiça, com o lado dos humanos e o dos Amazons, que tinham indivíduos "bons" e "ruins". Provando que as coisas podem ser "cinza" e não "preto e branco". Expor o lado do "monstro". Que também é o que Shiraishi pretende. Vamos ver se ele consegue.

      Excluir
  2. Escritora ao dispor e bacana trazer informações de "Black Sun": já estou com boas expectativas, por ter uma pegada mais séria e adulta. Se for pensar como foi em "Amazons", claro que com mais orçamento e cuidados na criação de uma trama mais realista, tem tudo para dar certo. Sobre o contexto da obra, gostei que deu pra entender melhor a história em si e de sua produção, nisso está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Não sei quanto de orçamento foi disponibilizado, mas conseguiram chamar grandes nomes para a série. Um ator de um filme que ganhou um Oscar já é uma grande credencial. E Shiraishi também tem prestígio no Japão. Isso sem falar em Kiyotaka Taguchi, que conhecemos bem das séries Ultra e deu um show em Kiramager.

      Eu quis dar um enfoque diferente, mostrando mais a proposta e a temática, tentando adivinhar como vai ser a história (se vai acertar ou não eu não sei, mas...). Também boto fé e espero que realmente dê certo.

      Excluir
  3. Então a ideia é de um reboot do Black. Isso explica porque o visual mais orgânico me pareceu familiar. Parece ser uma boa ideia, e o visual tá show demais.

    Fiquei de queixo caído com a informação de que o crowdfunding passou a meta com tanta potência! Pessoal bota fé mesmo, que legal ver tanto carinho por uma obra. Tomara que dê tudo certo e Black Sun seja memorável!

    Interessante que o Hidetoshi Nishijima vai ser o herói, então teremos um protagonista mais velho, algo que combina com essa proposta de atmosfera mais pesada. E é ótimo poder contar com um baita ator pra transmitir o drama pro público. Eu não esperava que o Shadow Moon também fosse creditado como protagonista, inclusive sendo Kamen Rider agora, isso pode resultar em ótimos embates morais. Curioso mesmo esse detalhe dos dois personagens supostamente terem a mesma idade, mas os atores terem uma diferença notável de idades, já é coisa pra teorizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Material para teorizar já tem bastante. Principalmente por não ter muita gente por aqui que conheça o trabalho do diretor. Quanto aos designs e efeitos especiais já está garantido, pois é pessoal de tarimba.

      Foi bem curiosa essa ideia de se fazer um reboot do Black. Quando eu ouvi por um momento duvidei da minha capacidade de entender o japonês. Mas pelo menos teve uma boa aceitação prévia, vide o crowdfunding. Isso sem falar que poder participar das filmagens e ver um pouco do que vem por aí é altamente tentador. Só precisa respeitar o voto de silêncio, mas...

      Em Amazons também tem dois protagonistas e muitas questões morais em que nem todo mundo é totalmente bom ou totalmente mau. E espero que sigam essa linha em BLACK SUN. Quero ver que enfoque vão dar aos problemas sociais levantados e para que lado irão levar. E torço para que tenham conseguido realizar a maior parte das propostas.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html