domingo, 17 de dezembro de 2023

Power of Hope ~Precure Full Bloom~ - Episódio 11

Saudações.

Terminei de ver o episódio 11 da série, que está disponível na Crunchyroll. Abaixo segue um resumo e impressões.

Tela-título do episódio

Roteiro: Yoshimi Narita
Storyboards: Takashi Iida
Direção: Tetsuji Nakamura

Obs.: contém informações sobre os rumos da trama.

No Episódio Anterior: Nozomi tem constantes crises de desmaios e é examinada por Karen, que não encontra anormalidades. Mas Natts chega e traz a notícia de que isso é devido à Flor do Tempo, que é um prenúncio para a extinção e se transformar em Precure pode acabar levando à morte. Nesse meio tempo, Bell conduz um ataque total e as Cures partem para detê-la, ainda que sabendo que podem não voltar vivas. E ao se encontrarem com Bell, a entidade revela suas motivações.

Começa agora o confronto final com Bell e com os Shadows. Só que as coisas tomam um rumo que a própria entidade não esperava...


A Humanidade Nunca Aprende

Bell fez o que fez para neutralizar as ações dos seres humanos, que poluem o meio-ambiente, sujam as ruas, desperdiçam alimento, só pensando em si mesmos e em seu lucro pessoal. E por causa disso, ocorreriam mudanças climáticas e o aquecimento global, que iriam criar desastres na cidade, fazendo com que seus moradores a abandonassem. Realmente, pequenas más ações acabam se acumulando para criar um mal maior.

Essas questões já eram levantadas há muitos anos, remontando às primeiras séries Ultra. Os perigos da poluição causada pelo progresso desenfreado, assim como a má intenção das pessoas. E essa é mais uma questão que nunca foi resolvida mesmo depois de tanto tempo, demonstrando que a humanidade nunca aprende.

Ao enfrentar as hordas de Shadows, as Cures ouvem suas vozes, que são as desculpas dadas pelas pessoas para não fazer nada e continuar a contaminar o ambiente e desperdiçar comida e energia. São os sentimentos negativos que elas escondem de outros, mas que são o que pensam de verdade. Nessa as Cures percebem que Bell não estava mentindo, e ela propõe que a ajudem a erradicar a humanidade.

Essa parte mexeu comigo, pois é a situação descrita no último episódio de Healin' Good por Saruro, um Animal da Cura que acreditava que os humanos deveriam ser eliminados como os Patógenos, por serem potencialmente nocivos ao planeta. O mundo está em vias de ficar exatamente como ele disse e como Teateine teme, sendo que ela terá de tomar medidas extremas caso se concretize o pior cenário possível. Me deu a impressão de que os esforços de Nodoka, Chiyu, Hinata e Asumi foram em vão, algo que não posso aceitar de jeito nenhum, pois é uma das séries eu mais prezo.

(E mexeu comigo também, porque tem muitas vezes que eu mesmo disse isso que os Shadows dizem. O que me faz ver que também não aprendi nada... Me senti desconfortável nessa hora, mas é esse tipo de desconforto que eu procuro nesse tipo de série.)

Nisso é mostrada uma conversa entre Michiru e Kaoru com Coco e Natts (+ Bunbee). Elas perceberam que nem todas as pessoas são boas como as Precure e chegam à pensar que tudo isso é consequência dos atos dos humanos e eles apenas estão pagando por isso. Coco e Natts concordam que nem todos os humanos são bons, mas insistem em acreditar que vale a pena proteger este mundo, exatamente pelo exemplo das Cures. Essas interações entre personagens de séries diferentes apresentando seus pontos de vista é bem interessante.


Monstro Terrível

A luta continua e a contagem regressiva das Flores do Tempo avança impiedosamente, sendo que Nozomi sente seus efeitos. E Bell, ainda mais furiosa, chama mais Shadows para o campo de batalha, trazendo-os do mundo dos humanos para eliminar as Cures. Só que as coisas acabam saindo de seu controle, com os Shadows desembestando e destruindo tudo ao redor, sem distinção.

A intenção de Bell era a de neutralizar os humanos, transformando-os em Shadows. Mas ela não contava com o fato das Trevas no coração das pessoas serem mais maléficas do que se imagina, e incontroláveis. Pelo visto nem ela estava ciente do fato de que os Shadows destruíam a cidade.

Mais Shadows se agregam, formando uma massa disforme, cheia de má intenção e energias negativas, com um enorme apetite por destruição, se tornando algo que pode ser descrito como um Monstro Terrível, um 超獣 (choujuu, super monstro), com centenas de metros de comprimento. E assim como os Monstros Terríveis de Ultraman Ace, ele surge no mundo dos humanos rachando o céu e absorvendo tudo o que existe na cidade, tanto os entes vivos quanto os inanimados, crescendo ainda mais.

Isso deixa Bell consternada e fica totalmente sem ação diante do Shadow gigante, que a ataca. É nessa que ela é salva por Nozomi, que conta que sempre ouviu o som de seu sino e a agradece por alertar sobre o futuro, se propondo a mudá-lo, ao invés de culpá-la pelo que aconteceu.


Isso é ser Precure

Agora as Cures não vão desistir. Assim como o Ultraman Taro, elas não podem abandonar as pessoas que são boas por causa das ações das que são ruins.

Além disso, elas têm suas próprias vidas, seus sonhos, seu cotidiano, mesmo que seus esforços nem sempre deem frutos. Mesmo que tenham que encarar coisas absurdas como chefes incompetentes com regras sem sentido. Essa luta de todo dia.

E tem duas promessas que Nozomi tem que cumprir, não só aquela com Coco, mas também com Rumi, no primeiro episódio. Foi muito inteligente essa ligação, mostrando que Nozomi se importa com todas as pessoas com quem ela se encontrou. Então ela e suas amigas vão dar um jeito de mudar o futuro.

A própria Rin também agia como os componentes dos Shadows, deixando coisas para lá, achando que não havia saída, que não tinha nada a ver com elas. Mas ela viu que estava enganada, que é possível enfrentar as dificuldades. Tudo isso move o coração de Bell, que percebe que pode haver Esperança para os humanos afinal.

Essa cena com as Cures colocando o que elas viram até então como motivo para continuarem lutando e usando como contra-argumentos para as palavras do inimigo é bem típico das séries Precure, ou melhor dos roteiros de Yoshimi Narita, em que as lembranças dão forças, engatando com a luta e mostrando tudo o que foi construído até então. Tudo o que elas mesmas aprenderam.

De fato, um grande mérito de Full Bloom é o de manter a estrutura das séries Precure. De colocar as meninas enfrentando problemas cotidianos, além de monstros sobrenaturais. Só que desta vez envolvendo assuntos da idade adulta, como que mostrando que mantendo o espírito de quando se era jovem, de ter esperança e não desistir, é possível superar esses problemas.

Uma diferença é que desta vez é deixado claro, sem eufemismos, de que ser Precure, ser Herói, inclui arriscar a própria vida. Fala da possibilidade de morrer, algo raro nas séries voltadas ao público infantil. E de fato, a Flor do Tempo de Nozomi começa a cobrar seu preço. Tudo parece perdido, mas...


No Próximo Episódio:

Cure Black, Cure White e Shiny Luminous se juntam à luta. Esta será a batalha final contra o Shadow gigante. Será que o bater de asas de uma borboleta realmente irá causar uma grande mudança?



2 comentários:

  1. Escritora ao dispor e uau... que reta final que estamos vendo aqui. No fim, vemos que as intenções da Bell eram boas, distorcidas sim, mas boas pra manter o mundo vivo. E que ela mesma não esperava que os Shadows fossem voltar contra ela, mostrando que o lado sombrio do ser humano é o maior inimigo, que pensa só nele mesmo ou que nem está aí ao que acontece ao seu redor e aos que convivem. Isso é tão óbvio que não é à toa que parte das vidas alienígenas da Franquia Ultra queiram os humanos fora da Terra. Nem dá pra falar que foi uma antagonista, pois suas intenções não eram más, só drásticas demais.

    Kaoru, Michiru e Bunbee foram vilões que de certa forma, compreenderam que mesmo a humanidade não demonstre totalmente sua bondade, existe sim esperança e alegria de um tempo melhor. Certo, mais das duas do que com ele. Apesar da própria franquia termos exemplos de vilões que mudam de lado ou de atitudes, isso ocorre mais próximo do final do que antes disso e aqui vemos como tal mudança os fez ver a parte boa da humanidade. Cada um ao seu modo, é claro!
    E ver que desta vez, o risco de perda permanente é pra valer, não é algo que pode ser detido de qualquer jeito. Muito cara de reta final das séries Ultra, onde a união faz a força e o apoio dos envolvidos faça sua diferença no embate derradeiro. Com a aparição de Cure Black e Cure White no finalzinho, teremos também a Shiny Luminous temos todas as protagonistas da Era Washio reunidas pra uma causa maior. Afinal, foram em suas séries de origem que temos hoje a Franquia Precure que conhecemos. Sim, a série é das protagonistas de Yes! e de Splash Star que foram o foco central, mas, dá um certo calor no coração quando temos a união de todas as protagonistas das cinco séries iniciais da franquia. Bem, é isso! Se cuide aí e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      No fim, o ser humano pode ser mais horrível que qualquer monstro ou qualquer ser sobrenatural, ao mostrar seu lado ruim. Aquele lado indiferente com as coisas e que só pensa em si mesmo. E vendo bem, em quase todas as séries de Super Heróis japoneses, os vilões se aproveitam dessas fragilidades e não usam só a força bruta ou a tecnologia superior.

      Fico pensando em como vai ser a luta final com todos os três times juntos, se vai ser um remake daquele mini-especial de cinco minutos. Mas vai ser mais legal ainda se a Michiru e a Kaoru pegarem os poderes da Luz e do Vento mais uma vez para irem ajudar. As atrizes são as mesmas das Mascotes dessas formas, então não é impossível. Não sei se vão dar esse gostinho para a gente, mas seria a glória. Algo parecido com Ultra Galaxy Fight, em que vão surgindo Ultras obscuros/esquecidos.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html