sábado, 2 de dezembro de 2023

Power of Hope ~Precure Full Bloom~ - Episódio 9

Saudações.

Terminei de ver o episódio desta semana, que está disponível na Crunchyroll. Abaixo segue um resumo e impressões.

Tela-título do episódio

Roteiro: Isao Murayama
Direção e Storyboards: Mitsuki Kobayashi

Obs. Contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Komachi ajuda no bairro com pequenos trabalhos, ao mesmo tempo em que faz entregas na doceria de sua família. Porém se questiona sobre sua carreira como escritora. Ao investigar sobre os Shadows, percebe que eles aparecem somente na cidade e em seus arredores. Junto com Nozomi e Coco, ela se encontra com Sanae Yukishiro, uma anciã que conta a história da cidade, de como ela foi destruída em um bombardeio na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída pelo povo ao ser animado pelo ressoar do sino da Torre do Relógio, onde moraria um Anjo Guardião chamada Bell. Eles investigam, mas não encontram nada e surgem Shadows destruindo tudo. Para proteger a cidade, Komachi recupera seus poderes e se torna a Cure Mint. Elas vencem, porém Nozomi perde os sentidos momentaneamente...


Saki trabalha na padaria de sua família, a Pan Paka Pan, que agora está a todo vapor graças à divulgação feita pelo canal Dark Night Light. Tudo parece estar em ordem com sua vida, mas...


Aquela Padaria

No começo do episódio vemos Saki trabalhando na padaria e temos um panorama da cidade Yuunagi, inclusive com a passagem do trem que é um dos marcos da cidade, dando aquele ar bucólico característico da série original.

É mostrado que Saki realmente tem muito gosto por seu trabalho como padeira. Tanto que até deixa Mai esperando antes de terminar de arrumar os pães na prateleira e também esquecendo de colocar de novo o seu anel de noivado, que ela tira ao mexer na massa. Saki está sempre pesquisando, buscando novos meios de melhorar, sendo que nesse ponto ela puxou seu pai, que pensa também em aprender sobre doces japoneses em Kyoto, e com isso criar pães recheados mais gostosos.

Interessante que o gato da casa, Cornet, ainda está bem. Ele tinha cinco anos de idade na época de Splash☆Star, e como devem ter se passado pelo menos mais dez, pode-se dizer que está com uma boa aparência apesar da idade avançada. Já Minori, irmã de Saki, não aparece no episódio.

Saki não tem só o apoio de seus pais, que estão dispostos a deixar a administração da padaria em suas mãos. Seu noivo também não faz objeções e de fato, até se muda para a mesma cidade para abrir um restaurante por lá. Com isso, parece que a vida de Saki já está encaminhada e está indo de vento em popa. Mas não é bem assim...


As Eternas Amigas do Céu Estrelado

Isso é percebido por Mai, quando as duas vão para uma lanchonete para conversar e ela nota que Saki esboça um olhar de tristeza. E também depois que elas se reúnem com as Precure 5 para discutir sobre a ameaça dos Shadows. Mai se pergunta se elas estão mesmo ajudando, se elas não podem fazer alguma coisa. E Saki fica consternada ao invés de dizer algo como "será que não tem um jeito da gente voltar a ser Precure como elas", o que seria de se esperar, tendo em vista a positividade que era sua característica. Ao invés, ela faz uma expressão desesperada de "eu já tenho tanta coisa para fazer e tem mais ainda?".

Mai então a convida para ir à Árvore do Céu, o lugar onde elas se encontraram pela primeira vez. E lá pergunta o que a aflige.

Saki então revela que quer alcançar alturas maiores e criar mais e melhores pães. Para isso ela quer ir para Estrasburgo, na França, e com isso aperfeiçoar sua arte, aprendendo novas técnicas. Mas isso significaria ter de se ausentar da cidade não se sabe por quanto tempo, deixando de trabalhar na padaria e tendo de ficar longe de seu noivo. Então ela fica prensada entre o seu real desejo e suas obrigações como filha e noiva. Suas responsabilidades como adulta...

Agora é a vez de Mai ajudar Saki com suas dúvidas. Saki continua sendo uma pessoa altruísta, que coloca seus entes queridos em primeiro lugar. Que não quer trair as esperanças de seus pais e de seu noivo para realizar um projeto que pensou para si mesma. E Mai faz com que ela perceba que não pode deixar seus desejos de lado para sempre. Que é preciso confrontar, se abrir com seus pais e seu noivo para ver o que acham.

Só que ao mesmo tempo, o plano de derrubar a Árvore é retomado pelas mesmas pessoas, que mostram que não aprenderam sua lição. E mais uma vez são transformados em um Shadow, só que de um novo tipo, com o formato de uma planta, que vai atacar Saki e Mai.


O Laço de Nós Quatro

Sem ter meios de contra-atacar, elas tentam fugir, mas são capturadas pelos cipós do monstro. Felizmente elas têm uma ajuda: Michiru e Kaoru, que também vêm à Árvore do Céu e as salvam. Aqui se atesta novamente a Lenda da Árvore, em que aqueles que se encontram sob suas frondes se tornarão amigas para sempre. Sendo assim, o reencontro delas quatro era Destino.

Michiru e Kaoru confrontam Bell, que fala através do Shadow "planta" e sente que elas são seres de Trevas. De fato, elas eram inimigas de Saki e Mai, mas o contato com elas e com Minori, fez com que vissem que existem coisas bonitas e divertidas neste mundo, que pode ser maravilhoso. E que agora divulgam isso para que as pessoas se conscientizem de que se pode melhorar o mundo.

Só que isso não convence Bell, que está disposta a destruir os tolos humanos, que segundo ela, destruirão a tudo com sua insensatez. E para isso mostra imagens do mundo devastado, algo que Saki e suas amigas já viram anteriormente na luta final com Goyan.

Pensei novamente durante esta semana e cada vez mais sinto que Bell não faz as coisas por maldade e visa o bem do planeta. Ela está convicta de que os humanos são uma praga, pois mesmo dando esperanças a eles depois da Guerra, tudo o que fazem é poluir o mundo e destruir a Natureza. Talvez por isso Coco não tenha conseguido captar nada de errado na Torre do Relógio no episódio anterior. Ele sente a presença dos Shadows por essas criaturas serem feitas puramente de más intenções.


Poder Espiritual

Michiru e Kaoru são derrotadas e a única opção para Saki e Mai é o de se transformarem. Só que Saki se recusa. E novamente mostra um lado negativista que ela não demonstrava na série de TV e nos especiais de cinema. Isso é porque ela está já bastante pressionada, com todos os problemas que apareceram quando ela se tornou adulta, sobrecarregada com tantas responsabilidades. Por isso ela fez aquela cara depois que as duas saíram do bar.

Nessa hora, é a vez de Mai estender a mão para Saki, para que ela possa recuperar sua força e abrir seu caminho. Para acreditar em sua própria força, capaz de carregar qualquer fardo. E assim, quando as duas se dão as mãos, conseguem se transformar na Cure Bloom e na Cure Egret.

A luta foi bem dinâmica. Foram usadas angulações que remetem ao primeiro capítulo e o estilo de luta das duas é igual ao do original, com Saki dando sequências de socos e Mai com o pulo com descida de calcanhar, sua marca registrada. Tudo isso soltando as Luzes dos Elementos que lhes dão força a cada vez que os golpes acertam o inimigo, e se valendo da Barreira Espiritual para se defenderem. Ainda, são tocadas as mesmas músicas de fundo da época, dando o clima de revivência, parecendo mesmo um episódio da série original, ainda que no aspecto de tela de 16:9 ao invés dos 4:3 de até então.

E como era de se esperar, na cena de transformação e no de golpe final foram cortadas partes de cima e de baixo da tela para se adaptar ao formato de tela atual. Mais ou menos como nos especiais de cinema. Sendo assim, isso não tira a força e a beleza dessas cenas, sendo que o Precure Spiral Heart Splash é disparado com os itens de reforço, os Precure Spiral Rings, sendo que o Cinto é para Saki e o Bracelete é para Mai.

Uma pena que Flappy e Choppy não tiveram falas, logo se convertendo nos Crystal Comunes e nem apareceram depois. Mas isso já era de se esperar.


Uma Conversa Franca

No fim, Saki finalmente fala com seus pais sobre seu projeto e eles aceitam, para sua surpresa (mas não para a minha). O mesmo acontece com seu noivo, que promete esperar por ela. Ou seja, no fim as coisas estavam realmente encaminhadas para Saki, que só precisava ter uma conversa franca com todo mundo e com isso tirar o peso das costas, esclarecendo tudo.

E realmente é assim mesmo. Tem muitas vezes que deixamos nossos sonhos de lado pois surgem outras responsabilidades no meio do caminho. Deixamos de pensar em nós mesmos, achando que decepcionaremos as outras pessoas, que na verdade também estão pensando em nós e querem nosso bem-estar. E de certa forma, assim desconsideramos os sentimentos delas. Esse dilema foi enfrentado por Reika em Smile Precure!, quando lhe foi dada a oportunidade de estudar no exterior, embora nesse caso ela quisesse ficar no Japão com suas amigas.

Também vemos aqui mais uma coisa que mudou com os anos. No Japão era costume as mulheres abandonarem seus empregos e carreiras ao se casarem, para se dedicar somente à casa, ao marido e aos filhos. Mas agora, o casamento não é mais algo repressivo, pois a mulher pode continuar a perseguir seus sonhos, seguindo seu coração. Como foi com a mãe de Ichika em Kira Kira♡Precure A La Mode, algo que foi um agente impulsionador para as séries subsequentes.

Saki ainda conseguiu para o seu pai a oportunidade de realizar seu próprio plano, pois ela conhece alguém que tem uma loja de doces japoneses: Komachi, cuja loja tem bastante renome no ramo. Essa solução foi uma boa ideia, juntando elementos das duas séries.

Tudo acaba bem ainda com o cancelamento do projeto de construção em Yuunagi. Só que a empresa vai ter muitas dívidas a pagar com isso. Bom, isso se chama castigo divino por tentar profanar algo que é sagrado.


O Preço

As Cures se reúnem mais uma vez no bar e lá também estão Michiru e Kaoru, que finalmente se revelam como as Dark Night Light. Agora fica claro como elas divulgam as maravilhas do mundo dos humanos, que foi dito quando encararam Bell. Só que Saki e Mai deveriam ter sido as primeiras a reconhecer suas vozes e seus avatares, considerando o que elas passaram juntas.

Com isso, as Dez Cures de Yes! 5 Gogo! e Splash☆Star estão reunidas, decididas a enfrentar Bell na Torre do Relógio. Mas nisso, Nozomi desmaia mais uma vez, sincronizando com a Flor do Tempo, que agora perde uma pétala. E nesse meio tempo, Natts finalmente encontra material sobre essa Flor.

A transformação em Precure realmente tem um preço que pode ser caro e está sendo cobrado agora. Nozomi tem perdido a consciência com frequência, como no começo do episódio ao enfrentar Shadows junto com Rin. Ela atribuiu isso ao fato de estar bastante ocupada, mas pelo visto não é algo tão simples. Assim, essa cena, embalada com o pomposo de luta da série original, acaba se tornando um mau presságio...



No Próximo Episódio:

Karen examina Nozomi, que apresenta sinais de extrema fadiga. Natts confirma que a Flor do Tempo é a causa, podendo custar suas vidas, e Coco pede que as Cures não se transformem mais. Só que elas parecem estar decididas a dar um fim no ataque dos Shadows...

Sei que não é apropriado dizer uma coisa dessas, mas talvez seja esse o empurrão que Coco precisa para se certificar de seus sentimentos por Nozomi. Vamos ver se agora ele fala. Se bem que na forma Mascote ele é mais fiel aos seus sentimentos, mas...




Extra: Orie Kimoto e Atsuko Enomoto fizeram uma live pouco tempo depois do episódio e tirei de lá algumas informações da matéria. Desta vez foi a vez de Enomoto pôr defeitos no noivo de Saki.😅


Orie Kimoto, a Saki, comenta que teve uma vez em que foi convidada a participar de uma peça de teatro em 2019, mas hesitou por ter medo de deixar as coisas de casa para trás, já que ela tinha marido (Riichiro Itagaki, escritor de Dr.STONE) e filhos.

Ou seja, Kimoto também ficou entre uma coisa que queria fazer e os seus deveres como esposa e mãe, mais ou menos como Saki neste episódio. E nessa hora ela foi animada justamente por Atsuko Enomoto, a Mai, que também iria participar, e a incentivou a aceitar, sendo que tudo deu certo depois. Ainda bem pois no ano seguinte ocorreria a Pandemia do COVID-19 e essa poderia ter sido a última chance de fazer algo nesse sentido.

Não se sabe se a equipe sabia dessa história, mas Kimoto diz que se lembrou dessa época e chegou em um ponto em não sabia se estava mesmo interpretando ou se estava sendo ela mesma no episódio.

Uma curiosidade é que essa peça, intitulada V-e Voice element, fala de amigos que participavam de um Clube de Anime no colegial, e tinham vários sonhos. O tempo passa e eles se tornam adultos, sendo que alguns conseguem a profissão que almejavam, outros param no meio do caminho e há quem desista. Também fala que palavras têm força, que elas podem mudar o mundo e inclusive levá-lo para a ruína ao espalhar o ódio, ou dar esperança e torná-lo melhor. Uma proposta parecida com a de Precure Full Bloom, conforme elas notaram.

E o produtor Takashi Washio comenta em uma entrevista para a revista Animage que tirou uma das ideia para a série de outro livro de Stephen King, Trocas Macabras, em que um misterioso vendedor oferece mercadorias raras a preços reduzidos, pedindo que os compradores façam pequenas travessuras. Só que isso vai fazendo com que as pessoas passem a brigar umas com as outras, o que mostra que pequenas más intenções podem destruir toda uma cidade se elas se acumularem. Que é o que se vê com os Shadows e nas cenas em que as pessoas são desleixadas com o lixo e os recursos. Essa parte também é um ponto em comum com a peça.

Outra coisa que Kimoto e Enomoto notam é que quando Saki e Mai se dão as mãos na cena de transformação, Saki está com o anel de noivado, o que acabou criando uma cena de significado bastante ambíguo, aberto a interpretações, o que rendeu boas risadas da parte delas.

4 comentários:

  1. Escritora ao dispor e aqui temos nossa cara Saki, que mesmo não ter visto sua série de origem, curte o lado animado e esforçado dela. No caso, seu empecilho era ela mesma, ciente que para continuar seguindo a carreira de padeira (não sei se tem termo melhor sobre, uso o que sei) tinha de olhar pra si mesma e esclarecer aos pais e noivo dos seus sonhos. Graças que eles entenderam e aceitaram que aperfeiçoasse suas habilidades culinárias. Não é toda família que compreende em apoiar seus filhos no que querem ser ou gostam. Outro ponto é levar em consideração as pessoas que convive, pois queremos dar o bem-estar, sacrificando nossos sonhos para estas viverem felizes. Pode parecer covardia pra uns, por outro, mostra nossa empatia com nossos entes queridos e próximos.

    E como foi no episódio focado na Mai, agora é sua vez que dá o empurrãozinho pra Saki seguir em frente. Resolvida a questão, pois é, acho que ninguém duvidava que iam se transformar, claro, havia um pingo de dúvida e bom que aconteceu. Como já esclareceram sobre as Dark Night Light serem Michiru e Kaoru, como porque criaram o canal, o que é bem legal de saber.
    Agora, temos certeza: tem consequências do uso da Flor do Tempo e quem tá pagando caro tem sido a Nozomi, como isso pode afetar as demais. Meio que entra no tipo de trama que certos mahou shoujos já abordaram por aí. Torcer que tudo dê certo. Se cuida e até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Realmente tem pais que não são muito compreensivos, mas felizmente não era o caso da Saki. De fato, conhecendo bem o perfil deles não tinha nenhuma razão para eles negarem o pedido da filha.
      Sacrificar os próprios sonhos pelos outros é nobre, mas por outro lado só se vive uma vez. E com o tempo a gente pode se arrepender de ter feito isso... Ou não, vai saber? De qualquer jeito é sempre bom conversar e deixar as coisas claras para ver se dá ou não.

      Acho que Nozomi sofreu os efeitos mais cedo porque ela foi quem se transformou mais vezes. Duro é saber se só tira a força dela. Só torço para que não a transforme em um monstro Kowaina ou um Hoshiina...

      Excluir
  2. Adorei esse episódio fiquei sorrindo de orelha a orelha, era isso que eu estava esperando, o quarteto voltando a se encontrar, enfrentando um inimigo juntas, teve transformação, golpes, e claro o mais importante, desenvolvimento da parte pessoal na vida das garotas, muito legal essa resolução do problema da Saki, e esse detalhe das mãos dadas e o anel... rapaz rs.

    só uma informação, Riichiro Itagaki é apenas o escritor de DR.STONE assim como foi em Eyeshield 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André!

      Tudo isso me faz pensar que nos conceitos originais esse noivo da Saki não existia. Pois a história faria sentido mesmo sem ele, sendo que Saki ainda assim teria um conflito por temer decepcionar seus pais. E também faria mais sentido a cena do aeroporto no final, já que Saki e Mai parece mais um casal se despedindo.

      É verdade! Vou corrigir essa do Riichiro Itagaki. Obrigado mais uma vez!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html