Saudações.
Desta vez vou falar de um inusitado fenômeno social que ocorreu no Japão causado por um personagem das séries Super Sentai e que exerceu grande influência no Natal desse país.
Roteiro: Akatsuki Yamatoya
Direção: Shoujiro Nakazawa
É Natal. Todos estão preparando as comemorações deste ano comprando frango, como é tradição. Mas surge um estranho monstro que ataca a cidade e força as pessoas a comer salmão...
O monstro da vez é Samoln Shakexanthin, membro da Quadrilha Dimensional Gangler, o inimigo em comum dos dois times de heróis do seriado, os Ladrões de Casaca Lupinranger e a Força Policial Patranger. Os vilões possuem em seu poder artefatos chamados Lupin Collection, que dá a cada um de seus possuidores um poder especial. E agora, eles competem entre si para ver quem será o novo padrinho, substituindo o atual, Don Dogranio
... mas Samoln não parece estar muito interessado nisso e tudo o que ele quer é que as pessoas comam salmão. Não se sabe a razão e nem o que ele ganha com isso, mas para cumprir esse objetivo, o peixão não escolhe meios, materializando salmão, assando instantaneamente e jogando na boca de todas as pessoas ao redor. E ainda, ataca lojas e restaurantes que vendem ou servem frango para trocar por salmão. Segundo o próprio, "se você for japonês, coma salmão no Natal" e "NO CHICKEN!" ("Nada de frango!").
Ou seja, comparado com outros membros da Gangler, que cometiam crimes hediondos, envolvendo inclusive antropofagia, Samoln é até inofensivo. Inclusive, o salmão que ele "distribui" é gostoso, não tem nenhum tipo de veneno e nem é prejudicial fisicamente (só financeiramente, para quem comercializa frango). Outro ponto que o difere de seus "colegas" é que ele não usa a carcaça de humanos mortos como disfarce, uma característica macabra dos vilões revelada no começo do episódio.
O ator que vestiu o traje foi Masato Tsutamune, um dos mais ágeis da companhia de dublês Japan Action Entreprise, capaz de fazer altas acrobacias mesmo vestindo uma armadura pesada como a do Gaon/Zenkai Gaon em Zenkaiger.
E a voz foi feita por Kyousei Tsukui, que atualmente se retirou do ramo, acamado devido a uma Esclerose Lateral Amiotrófica. Anteriormente, Tsukui interpretou outros monstros nas séries Super Sentai e o mais famoso é o YatsuDenWani, de Abaranger, antigamente um inimigo, mas que depois se tornou um Mascote do time. Até hoje o ator é lembrado por esse papel e recentemente sua cuidadora lhe deu um desenho que ela mesma fez do personagem.
O visual de Samoln pareceria grotesco sendo apenas descrito, já que lembra um salmão aberto no meio expondo o esqueleto, recheado com ovas, além de ter vários pedaços do peixe fatiados por todo o corpo. Mas vendo de fato na foto da capa da matéria, dá para ver que não fica uma coisa tão feia. É até simpático, ainda mais vendo em ação, com a expressão corporal de Tsutamune e a atuação com voz de Tsukui.
O nome do monstro é bem pensado. Além das palavras "Salmon" e "Shakê", que significam "salmão" em inglês e japonês respectivamente, tem ainda "Astaxanthin", a nossa "Astaxantina", que é um pigmento presente na carne do salmão que faz com que ele tenha uma coloração avermelhada apesar de ser um peixe branco. Também é vendido como suplemento alimentar e o próprio personagem usa essa palavra como uma espécie de saudação.
Repercussão na Vida Real
O monstro eventualmente é derrotado e todos voltam a poder comer frango. Mas também adicionam a opção de salmão, o que faz a alegria da criançada.
Só que a coisa não ficou só no seriado. Durante a exibição do episódio, foi levantada a hashtag #クリスマスはシャケを食え (CHRISTMAS wa Shake wo kue, algo como "No Natal coma Salmão"), que se tornou viral. E aproveitando a oportunidade, supermercados de todo o Japão anunciaram uma grande venda de salmão, que teve boa saída, impulsionando as vendas. Redes como a Aeon também aproveitaram, vendendo pacotes especiais de salmão para o Natal, seja para assar ou como sushi e sashimi. Assim, foi criado um enorme fenômeno cultural, sendo que desde então surgem esses pacotes de ofertas no Japão todos os anos, se tornando uma nova tradição.
O Ministério da Agricultura, Florestamento e Pesca do Japão também subiu na onda e passou a publicar receitas com salmão em suas redes sociais no Natal, a título de estimular o consumo de pescados, o que teve muitas visualizações e likes. E chegou ao ponto do setor de propaganda do Ministério usar o próprio Samoln na campanha e fazerem vídeos de agradecimento ao personagem em 2024 em seu canal, o BUZZMAFF.
Os japoneses são inesperadamente abertos quando se trata de festividades e culinária e costumam adotar elementos de outras culturas se acham algo bom, porém colocando suas próprias interpretações. Um exemplo é o próprio Natal, que eles comemoram mesmo a maioria não sendo cristã. Para os japoneses é algo mais comercial, uma oportunidade de incrementar as vendas com as trocas de presentes e os encontros entre namorados, diferente de como é nos países ocidentais (ou quase).
O costume de se comer frango no Natal foi mais um desses elementos importados de outros países. Uma teoria é que foi para substituir o peru, pois essa ave é rara no Japão. E o consumo de frango nessa data foi impulsionado pela rede de lanchonetes Kentucky Fried Chicken, que em 1974 vendeu um pacote especial para o Natal, o que teve aceitação. Mas agora se abriu uma nova possibilidade, com os japoneses podendo comer salmão, algo mais próximo a eles.
Adotar o salmão como um prato natalino poderia ser visto como uma espécie de contracultura, uma resistência aos costumes estrangeiros, já que Samoln diz "se você for japonês, coma salmão". Mas considerando que o episódio foi escrito por Akatsuki Yamatoya, conhecido por suas histórias de forte teor cômico e humor insólito, é mais plausível que ele não tenha sequer pensado nisso. Sem falar que em alguns países da Europa, como a França, é comum se comer salmão no Natal, como comentado pelo Noël/Lupin X/Patren X no final do episódio.
Superando Sentai
O personagem continuou sendo requisitado mesmo dentro das séries Super Sentai e Kamen Rider na forma de referências sutis, como uma pelúcia de um pedaço de salmão pendurado em uma árvore de Natal em Ryusoulger. No episódio 16 de Kamen Rider Zero-One, que se passa no Natal, tem uma cena com uma lanchonete que tem um aviso escrito "temos salmão" (aos 15min07seg, disponível na Tokusato para membros). Isso se estendeu às séries Precure, sendo que em um episódio de Soaring Sky Precure! Sora/Cure Sky se emociona ao experimentar salmão pela primeira vez. A gata Yuki/Cure Nyammy de Wonderful Precure! também gosta de comer esse peixe em especial e esse é o recheio favorito de omusubi (bola de arroz) de Yui/Cure Precious de Delicious Party! Precure.
![]() |
| Sora se maravilhando com um peixe que não existe em seu mundo. É só um pedaço, mas é que ela não sabe como é um inteiro. |
Em 2022 houve ainda uma coletânea especial de episódios de Natal das séries Super Sentai, tendo Samoln como navegador, intitulada スーパー戦隊クリスマス大鮭戦 (SUPER Sentai CHRISTMAS Daishakesen, algo como "A Grande OperaSalmão Natal de Super Sentai", usando um trocadilho com a palavra 大作戦 Daisakusen que seria "Grande Operação").
E no restaurante temático Super Sentai Restaurant, sempre tem um prato com salmão no cardápio especial limitado de Natal desde sua inauguração em 2021. Samoln se tornou uma quase literal figurinha carimbada nessa época.
| Kit completo de Salmão em 2021 |
| Kit completo de Salmão 2 em 2022. |
| Espaguete e salada em 2023. |
| Cha-han (um tipo de arroz frito) em 2024. |
| Com missô e espaguete em 2025. Provavelmente o último. |
E como o último grande produto relacionado a Super Sentai deste ano, a Thanko do Japão lançou uma grelha elétrica temática do Samohn, de edição limitada. A empresa recomenda assar somente salmão, mas pode ser usada para carnes também. Só não pode ser frango.
Eu até queria uma dessas.
Pena que a empresa já deixa claro que não envia para fora do Japão. E o primeiro lote já esgotou...
Com tudo isso Samohn, um personagem que seria apenas um "monstro da semana", totalmente descartável se seguisse o Estilo Toei, acabou se tornando uma espécie de "espírito do Natal" no Japão ao criar uma grande repercussão que tem durado por todos estes sete anos, o que é uma amostra do poder de influência das séries Super Sentai, amplificado pela Internet e sua capacidade de propagação.
Este pode ser o último Natal com Super Sentai, já foi decidido parar a exibição das séries Super Sentai na televisão, que serão substituídas pelo chamado Project R.E.D., que se iniciará em 2026 com 超宇宙刑事ギャバンインフィニティ(Chou Uchuu Keiji GAVAN INFINITY, o "Policial do Hiperespaço Gavan Infinity"), conforme noticiado em vários lugares. E não devem voltar por pelo menos uns dez anos, conforme declarou o produtor Shinichiro Shirakura em uma entrevista.
Porém não se sabe no momento se será o último Natal com Samoln e se o personagem continuará a ser usado em eventos ou restaurantes temáticos pela Toei. Mesmo assim é inegável que ele deixou sua marca na sociedade japonesa, introduzindo uma nova tradição, superando as séries Super Sentai.
Em tempo, aqui em casa também se tornou uma tradição comer salmão no Natal. E é bom! Recomendo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.
Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html