domingo, 15 de janeiro de 2012

figma Kuroneko

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão figma da Kuroneko, feita pela Max Factory.


Kuroneko é uma personagem do desenho animado japonês 俺の妹がこんなに可愛いわけがない (Ore no imouto ga konna ni kawaii wake ga nai, algo como "Minha irmã mais nova não pode ser tão bonita assim"), baseado no livro de mesmo nome escrito por Tsukasa Fujimi, que conta a história de Kyousuke Kousaka, um estudante comum que quer levar uma vida normal e não tem nada de especial. Por outro lado, sua irmã mais nova, Kirino, é extremamente aplicada, se destacando nos estudos e nos esportes, e é elogiada tanto por colegas quanto por professores. Ela também é muito bonita e trabalha como modelo juvenil nos fins de semana. E como é de se esperar, ela não tem nenhum respeito por seu irmão mais velho, que é constantemente vítima de comparações com sua irmã "perfeita". Mas um dia, ela chama Kyousuke para pedir uma ajuda. Kirino revela que na verdade ela compra jogos eróticos que têm como tema relações entre irmãos e ela adora histórias com irmãs mais novas (ela só gosta da situação, não que ela nutra sentimentos por Kyousuke, ao menos aparentemente). Ela também adora desenhos animados, em especial um sobre meninas mágicas chamado 星くず☆ういっちメルル (Hoshikuzu WITCH MERURU, algo como "Meruru, a bruxinha da poeira estelar"), sendo que ela tem a coleção completa em Blu-Ray e até a versão americana. Ou seja, por baixo da máscara de perfeição, na verdade ela é uma nerd. E apesar da crença popular, nerds não são bem vistos no Japão, sendo que há quem os rotule como "criminosos em potêncial" devido a influência de desenhos ou jogos. Isso inclui o pai dos dois, que é extremamente rigoroso, e a melhor amiga de Kirino, Ayase Aragaki, que tem uma aversão quase patológica por nerds. Kyousuke aconselha Kirino a procurar outras pessoas que tenham os mesmos gostos e ela faz contato com Saori, uma nerd veterana que apresenta os dois a Ruri Gokou, a Kuroneko (Gata Preta em japonês).


Kuroneko é uma menina que a princípio parece bem esquisita, vestindo uma roupa no estilo Gothic Lolita e se comportando como uma personagem de desenho animado e falando como se ela fosse alguma entidade sobrenatural que não é humana. De fato, a roupa que ela usa é o de uma personagem de seu desenho favorito chamado MASCHERA ~堕天した獣の慟哭~ (Daten shita kemono no doukoku, algo como "O Ganido da Fera caída do Céu"). E esse desenho passa no mesmo horário disputando audiência com o desenho favorito de Kirino. Por isso, quando ela e Kirino se encontram pela primeira vez, as duas discutem sobre qual desenho é melhor. A discusão é fervorosa, mas isso é porque Kirino finalmente encontrou alguém com quem ela podia conversar sobre seus hobbies sem qualquer inibição. As duas passam a discutir frequentemente, mas nunca se largam, iniciando uma amizade.

Kuroneko tem uma participação bem mais ativa que Kirino na subcultura nerd, sendo que ela tem uma página na internet e faz fanzines sobre o desenho MASCHERA. Ainda, ela sabe da vida dupla de Kirino e quando necessário finge que não a conhece para que ninguém descubra, se sujeitando até mesmo a ofensas para proteger sua amiga. Kuroneko também é muito boa com jogos e foi com isso que ela conseguiu para Kirino um pacote de expansão de edição limitada. Ou seja, apesar de parecer estranha, Kuroneko tem um bom coração.


O conteúdo da caixa. Kuroneko vem com vários acessórios e o Shift Body, uma peça extra como a usada na figma da Kurisu Makise.


Visão de corpo inteiro. Mais uma vez uma representação fiel da personagem. O estilo Gothic Lolita chama bastante a atenção.


"Close" do rosto. Bem fiel, representando a Kuroneko com a cara fechada.


Expressão "envergonhada". As bochechas são levemente rosadas. Parece uma expressão de desprezo, mas é porque ela não sabe mostrar seus verdadeiros sentimentos.


Esta sim é a cara de desprezo, quando ela faz Kirino de boba. Parece um sorriso maligno, mas não é bem isso.


A tiara tem duas rosas, bem esculpidas. A parte de trás do cabelo tem uma pintura em degradé, além de um reflexo, que eu não consegui tirar direito na foto.


A escultura da roupa é bem caprichada, com todos os motivos do estilo Gothic Lolita, como laços de fita, cruzes, rosas e babados. As articulações são semelhantes às da Kurisu Makise, com os ombros que podem ser levemente extendidos.


Diferente da versão Nendoroid, os pulsos são projetados para fora.


A saia é feita de material rígido, o que limita totalmente os movimentos das coxas. A roupa de baixo é uma ceroula, o que faz com que os movimentos fiquem mais limitados ainda.


Os pés usam as articulações figma padrão. Eles podem ser girados nos eixos e seguram a figura de pé mesmo sem um suporte, embora seja necessário saber equilibrar.


Entre os acessórios está incluída esta cadeira de estilo europeu. Mas a Kuroneko não pode se sentar nela do jeito que está, devido à saia em material rígido.


É aí que entra o Shift Body no formato das pernas dobradas. É preciso desmontar a figura da cintura para baixo e remover as partes das pernas abaixo dos joelhos. Daí é instalar o Shift Body e depois as pernas. O Shift Body vem com pinos para impedir a contração dos conectores.


Com isso, a Kuroneko consegue se entar sem problemas.


O Shift Body é bem esculpido, embora tenha algumas falhas na pintura.


Também estão incluídas essas mãos segurando uma xícara de chá e um pires.


Com tudo isso, dá para imaginar que ela mora em alguma mansão em estilo europeu, mas na verdade é bem o contrário. Ela mora em uma casa comum sem luxo nenhum e prepara comida japonesa para sua família (aqui no Brasil seria o mesmo que dizer que ela mora em um sobrado e prepara arroz com feijão para a família).


Com a harpa da Pandora, da série Saint Cloth Myth. Como é de se esperar, combina bem.


Entre os acessórios está incluída esta bolsa, moldada com esmero e que combina bem com a roupa. Ela é um pouco difícil de se colocar, mas desmontando a figura da cintura para baixo, fica um pouco mais fácil.


Também estão incluídas duas placas de plástico, que representam os fanzines que ela faz.


Para isso é preciso colar esses adesivos. Eles têm uma camada brilhante e o conjunto inclui três de cada adesivo para o caso de algo dar errado.


Finalmente temos essa franja com a tiara com orelhas de gato.


Isso serve para representar a Kuroneko fazendo uma dança como a que ela mostrou no capítulo 12. Ainda, na versão original ela passou por um tremendo vexame quando suas irmãs encontraram um vídeo dela no site Nico Nico Douga (algo semelhante ao You Tube) com essas orelhas, dançado ao som de Caramelldansen.


Junto com a versão Nendoroid. Infelizmente a versão figma não vem com o rabo de gato.


Tive sorte e minha Kuroneko veio com um brinde: um headfone para usar com figmas.


Comparação com a figma da Konata. O corpo tem quase o mesmo tamanho, mas a cabeça e as mãos da Konata são maiores, com uma proporção diferente.


Vendo bem, as duas têm vários pontos em comum, como o formato dos olhos, a pinta debaixo do olho esquerdo, o fato das duas serem nerds e campeãs de jogos...


Quando vi a Kuroneko pela primeira vez e ainda não tinha visto o desenho, imaginei algo assim.


Kuroneko a princípio tem uma atitude bem antipática e às vezes arrogante, agindo como se fosse um ser superior aos "míseros seres humanos".


Mas isso é porque ela é tímida e tem problemas para se relacionar com as pessoas. Na verdade, ela tem um bom coração e cuida bem de suas duas irmãs mais novas, até dando produtos da Witch Meruru, que ela deveria ver com inimizade. E ela faz isso com um sorriso no rosto, sem qualquer má vontade. Pena que ela não vem com uma peça de expressão de "alegria".


E assim tivemos a apresentação da versão figma da Kuroneko, feita pela Max Factory. O produto é de alta qualidade e quase não tem pontos fracos, a não ser a falta de mobilidade das coxas. Mas ela não é uma personagem que se move muito e assim, isso não chega a ser um problema. Tinha gostado do visual da personagem, mas a princípio eu não tinha intenção de comprar, pois eu não conhecia o desenho. Só que eu a vi em uma oferta em uma loja virtual japonesa por 40% do preço e com 50% do valor do frete por tempo limitado (a oferta já esgotou) e acabei comprando. Não me arrependi. A figura é muito bonita e comecei a ver o desenho. Não consigo gostar do sistema Shift Body, mas pelo menos desta vez é um pouco mais suave. No total, eu recomendo para quem é fã do desenho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html