sábado, 28 de janeiro de 2012

Ultra Act: Jean-Bot

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do herói Jean-Bot.



Jean-Bot é o último membro da Ultimate Force Zero, que apareceu no filme Ultraman Zero The Movie 超決戦!ベリアル銀河帝国 ("Chou Kessen! BELIAL Ginga Teikoku" ou "Super Batalha Decisiva! O Império Galático de Belial"). Ao chegar em um outro universo, Zero encontra os irmãos Ran e Nao no planeta Anuh, invadido pelas forças de Belial. Ele vê Ran salvar seu irmão, o pequeno Nao ao custo de sua própria vida e entra no corpo do jovem, salvando-o. Eles caem em um tunel onde está escondida uma nave, a Jean-Bird e lá encontram a Princesa Emerana do planeta Esmeralda, que foi teleportada para lá por Mirror Knight durante o ataque de Belial. O Jean-Bird, dotado de inteligência artificial, captura os dois irmãos e tenta apagar suas memórias, mas Emerana intervém e os salva.

O menino Nao carrega consigo um pingente capaz de ativar o lendário Escudo de Barahdi, um artefato que poderia deter Belial e salvar esse universo. O grupo decide então partir em busca do escudo e para isso terão de encontrar os Piratas de Fogo, protegidos por Glenfire.


Na batalha decisiva contra Belial, quando Nao grita a palavra-chave "Jean Fight", a nave Jean-Bird se transforma, assumindo seu modo guerreiro: o super robô Jean-Bot. O robô luta sincronizando seus movimentos com os de Nao através de um intrincado mecanismo dotado de vários sensores (imagine algo semelhante ao controle Kinect do aparelho de jogos XBox 360). A desvantagem é que qualquer dano ao Jean-Bot é sentido por Nao. Mas unindo a força do robô e a astúcia do menino, eles conseguem derrotar o vilão Dark Gone, um dos generais de Belial.

Assim como todas as crianças em filmes de Ultras, Nao desempenha um papel importante na trama. Apesar da pouca idade, ele se mostra incrivelmente maduro e é determinado, além de ter grande capacidade de negociação. É ele quem cuida da diplomacia, algo em que Zero não tem muita habilidade, o que ajuda em situações em que a força não resolve. Apesar de tudo, Nao é uma criança de coração puro e que sente a falta dos pais, mas mesmo assim esconde sua fraqueza quando necessário e luta com todas as suas forças. Nao foi interpretado por Tatsuomi Hamada, um ator-mirim de bastante talento e que pode progredir bastante em sua carreira.


Assim como Mirror Knight e Glenfire, Jean-Bot é baseado em outro herói da Tsuburaya dos anos 1970, o Jumborg Ace. Ele também era um robô gigante pilotado por um humano, Naoki Tachibana, e lutava contra a invasão dos Alien Gross. Quando Naoki gritava a palavra-chave "Jum Fight", seu avião Cesna se transfigurava no robô. Diferente do Jean-Bot, o Jumborg não tinha inteligência artificial e nem vontade própria.


O sistema de controle do Jumborg Ace era semelhante ao do Jean-Bot, no qual os movimentos do robô sincronizavam com os de Naoki, mas com fios. Esse foi um sistema revolucionário que foi usado mais tarde em outros robôs de desenhos animados, como o Daimos, os Mobile Fighters de G Gundam e depois no DaiGenGuar em Super Robot Wars. Até agora, o último robô a usar um sistema como esse foi o Jean-Bot, o que completa o ciclo.


O Jumborg foi dado a Naoki pelos Alien Emerald, um povo benevolente que via a Terra como seu planeta-irmão, mas não possuiam habilidades de luta. Como dá para notar, eles são semelhantes ao povo Ultra e até usam uma luz de aviso quando vão para a Terra. Nos filmes com o Ultraman Zero é possível ver vários Ultras com a mesma cara dos Alien Emeralds, mas não se sabe qual é a relação entre esses dois povos.

Jean-Bot é dublado por Hiroshi Kamiya, que fez as vozes de Orpheu de Lyra em Saint Seiya (Saga de Hades), Albaphica de Peixes em Saint Seiya The Lost Canvas, Koyomi Araragi em Bakemonogatari e um personagem de nome parecido, Jean, nos jogos Queen's Blade Spiral Chaos e Queen's Gate Spiral Chaos para Play Station Portable.


O conteúdo da caixa. Só vem com dois pares de mãos intercambiáveis e poucos acessórios. Assim como o Mirror Knight, acompanha um folheto anunciando todos os membros da Ultimate Force Zero na versão Ultra Act. No verso há um anúncio da minisérie em vídeo e da versão em Blu-Ray do especial Ultraman vs Kamen Rider de 1993.


O volume da caixa é bem grande, devido à própria figura, que é maior que as outras.


Visão de corpo inteiro. É bem volumoso e nem parece ser da série Ultra Act. Ele usa partes em metal nas pernas e nas articulações, o que faz com que ele seja mais próximo à série Super Robot Chogokin. O desenho é bem diferente do Jumborg Ace original, com exceção talvez da coloração, das listras nos antebraços e coxas e da "crista" na cabeça. As partes em vermelho usam pintura metálica e as partes brancas são esmaltadas, sendo que todas parecem metal.


"Close" do rosto. Lembra bastante um cavaleiro medieval, especialmente a "viseira". É bem imponente e fiel ao original.


As articulações dos ombros são cobertas por anéis, como em outros modelos da Bandai. As articulações são bem duras e o ombro não se abre muito. As articulações giratórias dos antebraços são incrivelmente duras e difíceis de mover no começo.


Os cotovelos usam articulações duplas.


Infelizmente eles não se dobram tanto.


Surpreendentemente, o torso é bem flexível. É só que a articulação do peito acaba voltando ao lugar quando arqueado para frente ou para trás, como se tivesse uma mola.


Assim como nos modelos depois da reformulação, a figura tem uma tampa nas costas que esconde um conector para bases com suporte. O problema é que o modelo é bem pesado e muitas vezes o suporte não segura muito bem. Ainda, a tampa é um pouco difícil de tirar e acaba entrando na fresta da articulação das costas.


As articulações da virilha se abrem completamente, mas são bem frouxas e não seguram poses de chutes ou que precisem levantar a perna.


Por outro lado, a articulação giratória da coxa é muito dura.


Os joelhos possuem articulações duplas que se dobram bem. As "aletas" em cinza são feitas de material maleável.


Os pés são bem flexíveis, pesados e grandes, o que dão boa estabilidade ao modelo.


O pé pode esticar até a ponta, como se emulasse o mecanismo de transformação da perna na asa da nave.


O braço esquerdo é removível e instalando-se essa peça de efeito...


... é possível recriar o Jean Knuckle, um golpe do tipo "soco-foguete". O Jumborg Ace não tinha essa arma, mas ironicamente, o falso Jumborg, que ele enfrentou em um episódio, conseguia disparar os braços.


Girando o escudo do braço direito, surge um conector para outra peça de efeito.


Esta é a Jean Blade, feita de energia Emeral dentro da ficção. No modelo é feita de material transparente.


A última arma é o Machado de Batalha. Na ficção, o escudo do ombro esquerdo se transformaria no machado. Por isso, é preciso remover o escudo para ficar fiel ao filme.


O modelo é articulado o suficiente para segurar o machado com as duas mãos.


As lâminas são feitas de material transparente.


Usando essa arma, Jean-Bot usa seu golpe fatal, o "Catavento", no qual ele gira o corpo como um arremessador de martelo e acerta o inimigo. Foi com esse golpe que ele derrotou Dark Gone.



Mais algumas fotos (a peça de efeito de explosão não vem incluída no modelo):







Junto com os outros membros da Ultimate Force Zero. Aqui já dá para ver a diferença de tamanho e volume.


Com isso, a Ultimate Force Zero está completa. Mas logo deve sair o Jean Nine, o robô-irmão do Jean-Bot.

E com isso terminamos a apresentação da versão Ultra Act do Jean-Bot. Esse é um modelo totalmente diferente dos outros da série. Ele não é um alienígena e tampouco um monstro e por isso foi necessário adotar uma instância diferente da dos outros, se aproximando mais da linha Super Robot Chogokin, usando peças metálicas. E o resultado foi magnífico. O peso e a pintura fazem com que ele se pareça mesmo com um robô de batalha. Infelizmente ele não se transforma no Jean-Bird, mas aí seria exigir muito. Comparado com o Mirror Knight, o Jean-Bot não é tão flexível e pode parecer "duro" a primeira vista. Mesmo assim, ele é mais articulado do que parece, sendo possível colocá-lo em várias poses. É certo que a articulação da virilha é bem frouxa, mas talvez isso tivesse sido necessário. Se ela fosse dura, poderia comprometer a resistência da articulação devido às pernas pesadas. Como o Jean-Bot não é o tipo de personagem que usa chutes, isso não chega a ser grande coisa. Os únicos problemas sérios seriam as articulações giratórias muito duras nos antebraços e nas coxas. Mesmo assim, estou satisfeito com este modelo. O desenho é bem estiloso e uma boa revitalização do herói original.







2 comentários:

  1. Escritora por aqui pra dizer que as duas histórias com a Ultimate Force Zero já estão prontas, terminei neste domingo, dia 14. Deu trabalho pra escrever esta aventura, a primeira parte foi reescrita diversas vezes até a versão definitiva; já a segunda, tirando seu começo, o resto fluiu uma beleza que só vendo e usei as referências das figures deles para dar mais consistência na luta destes contra os mechas que protegiam a fábrica de robôs gigantes, tem até golpes novos nos embates.
    Devo te enviar em breve e puxa, leu rapidinho os capítulos que te passei, hein. Fiquei surpresa, deve ter te agradado bastante na leitura. Espero ter dado a devida personalidade para a Ultimate Force Zero, dá pra sacar nas falas de caneta quem é quem sem precisar de descrições; fora que aproveitei pra botar alienígenas da franquia, só não espere muita coisa, apenas o necessário para a trama dita.

    Pra fechar, grata por estar curtindo esta fanfic da fraquia Ultra. Tem sido muito legal escrever algo assim, me empenho pra criar uma leitura bacana e curiosa. Se curto, é mais certeza de outros curtirem. Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Então fico no aguardo. Mas como pode ver pela outra fotoestória, não sei se sou a melhor pessoa para avaliar alguma coisa. Mesmo assim pretendo ver.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html