sábado, 7 de janeiro de 2012

Ultra Act: Golza

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do monstro Golza, feita pela Bandai.



Golza apareceu no primeiro capítulo do seriado Ultraman Tiga junto com o monstro voador Melba. Ambos constavam da profecia da imagem holográfica de Yuzare, habitante de uma avançada civilização que existiu há trinta milhões de anos atrás, contida em uma capsula do tempo que estava em um meteorito recolhido pelo esquadrão de defesa da Terra, a GUTS. Segundo ela, em breve surgiria um monstro que faz tremer a terra, o Golza e um monstro que corta os céus, o Melba e que o único que poderia detê-los seria o Gigante de Tiga. Os membros da GUTS continuam a ouvir a mensagem, mas ela é interrompida exatamente quando Yuzare vai explicar como ressucitar o Gigante.

É descoberto que existia um lugar chamado "Tiga" e que ficava no que agora é a região nordeste do Japão. A GUTS vai para lá em busca do Gigante e guiado pela voz de Yuzare, o oficial Daigo Madoka encontra uma pirâmide de luz contendo três enormes estátuas. Golza e Melba logo chegam, desfazem a pirâmide e destroem duas das estátuas. Quando a terceira vai ser destruída, Daigo tenta detê-los com a nave GUTS Wing 1 e é abatido. Mas quando a morte parecia certa, Daigo se torna luz, se fundindo com a estátua e traz de volta a vida o Gigante, o Ultraman Tiga.


Golza foge na primeira luta e volta mais tarde no capítulo 18 em uma forma mais poderosa após se alimentar de magma. Na série subseqüente, Ultraman Dyna, surgiria uma variante, o Golza II, de cabeça menor, mas mais forte. Golza voltaria ainda em Ultra Galaxy, como um dos inimigos do Gomora e sua forma reforçada receberia o nome de Fire Golza. No filme Ultraman Tiga A Odisseia Final, é mostrado que não havia apenas um, mas vários Golzas, que atacaram a antiga civilização, mas foram derrotados pelos Gigantes de Luz.


A versão Ultra Act do Golza estava disponível na loja virtual da Bandai, a Tamashii Web por tempo limitado e por enquanto é o último monstro da linha, junto com Gomora e Eleking. A caixa também é de antes da reformulação da linha a partir do Glenfire. Atualmente, a linha tem dado mais ênfase aos heróis e a inimigos de forma próxima à humanóide. O motivo talvez tenha sido o custo alto, embora Gomora e Eleking tivessem obtido uma boa vendagem. Apesar de ser um item exclusivo, o controle de qualidade deixa um pouco a desejar, sendo que o meu veio com a perna e o pé esquerdos desmontados. Consegui encaixá-los sem problemas, mas movendo muito faz com que eles se desmontem de novo.


O conteúdo da caixa. É pouca coisa, mas a figura em si é bem volumosa, o que compensa a falta de acessórios.


Visão de corpo inteiro. Como dito antes, é bem volumoso, com material o suficiente para fazer duas figuras humanóides.


"Close" do rosto, esculpido com muito esmero. É bem reptílico e as narinas dão um ar bem ameaçador. Os olhos têm até uma pintura que parece com veias.


A mandíbula possui uma conexão esférica, o que permite que ela se abra e (inexplicavelmete) possa se torcer para os lados.


O pescoço se inclina levemente para frente e para trás e até vira para os lados. É só que parte da escultura da cabeça impede que ela vire totalmente.


Ao levantar a cabeça, surge uma peça vermelha que parece com tecido vivo escondido debaixo da carapaça.


Trocando uma peça da cabeça, é possível representar o raio que sai da cavidade da testa do Golza.


A peça é curta, mas muito bonita, feita de material transparente.


Mais uma vez, a textura da pele e da carapaça do monstro é muito bem feita e esculpida. As partes vermelhas lembram tecido vivo, enquanto as verdes lembram uma armadura orgânica.


Os braços são surpreendentemente articulados. É só que a abertura dos ombros não é muito larga.


As coxas têm uma boa abertura.


As pernas possuem várias articulações, mas não são muito funcionais devido ao formato "monstro".


Assim como o Gomora e o Eleking, a cauda possui conexões esféricas em cada uma das secções, mas elas não conseguem fazer um ângulo muito fechado.


O conjunto inclui uma miniatura do GUTS Wing 2, a nave de ataque pesado. A escala é compatível com os modelos da linha Ultra Act, assim como as miniaturas do GUTS Wing 1 que vieram com a primeira leva do Ultraman Tiga Multi Type e do Kyrieloid e a Snow White que veio com o Ultraman Tiga Sky Type. E assim como esses modelos, as asas não são retráteis.


Apesar do tamanho, a nave é bem esculpida, tendo até um molde do canhão Dekisus, que conseguiu destruir o monstro Gakuma no segundo episódio. Pena que a miniatura não abre a parte da frente para revelar a boca do canhão.


Ainda, o modelo tem um conector para a Soul Stage, a base com suporte da Bandai.


Usando a Soul Stage que veio com o Tiga Dark, é possível colocar três das miniaturas simulando o vôo da frota da GUTS.


Usando-se as peças é possível simular várias situações.


O melhor ângulo para se fotografar figuras de monstros é de baixo para cima.


Golza aparece pela primeira vez nos campos da Mongólia e é encontrado por Daigo e Rena que estavam em patrulha. Na época, o GUTS Wing 1 não possuia armas, mas eles conseguem espantar o monstro com sinalizadores de fumaça, impedindo que uma vila fosse atacada.


Daigo se torna luz e se funde com a estátua, fazendo com que o Ultraman Tiga volte à vida.


Tiga vai bem na luta, mas ele tem que enfrentar dois monstros ao mesmo tempo.


Para enfrentar o brutal Golza de forma mais eficiente, Tiga muda para a Power Type.


Nessa forma, ele consegue parar os raios de Golza e Melba com as mãos.


Ombrada.


Quebra costelas.


Golza foge escavando um tunel e Tiga usa a forma Sky Type para derrotar o veloz monstro voador Melba. Pensando bem, o primeiro capítulo foi bem pensado, mostrando logo de cara a maior característica do Ultraman Tiga: a redistribuição de forças para se adequar a cada tipo de inimigo.


Em Ultra Galaxy, Golza faz dupla com Telesdon para enfrentar Gomora.


Nesta foto dá para ver bom como as peças de efeito evoluíram.


Agora o Ultraman Tiga tem um inimigo para cada uma de suas formas.

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra Act do monstro Golza. Em seu terceiro monstro, a linha consegue mostrar competência mais uma vez, com uma escultura muito bem feita e fiel ao original e ainda por cima com várias articulações. Uma pena que ele não vem com peças para representar a forma mais poderosa ou uma cabeça extra para o Golza II, mas ainda assim é o suficiente. O problema seria no controle de qualidade, já que o meu exemplar veio com a perna e o pé desmontados. Uma pena que a Bandai optou por lançá-lo como uma peça de venda exclusiva, e desta vez de forma inexplicável, já que o Gomora e o Eleking venderam bem, chegando até a esgotar. Para o deleite dos fãs de Ultraman Tiga, ele vem com a nave que faltava para completar a frota padrão da GUTS: o GUTS Wing 2. Como se trata de um item de venda exclusiva e disponibilidade limitada, o preço é elevado e por isso só posso recomendar para fãs do seriado e que já tenham os outros modelos relacionados ao Ultraman Tiga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html