domingo, 4 de março de 2012

S.H. Figuarts Kamen Rider Ouja

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do vilão Kamen Rider Ouja, feita pela Bandai.

Obs: Esta apresentação tem muitas brincadeiras com outros seriados e desenhos de difícil compreensão. Se você quiser um review (um pouco) mais sério, preparei um no Fórum Limited Edition. Link aqui.



O que eu poderia falar sobre o Ouja eu já falei no review que publiquei no Fórum Limited Edition. Sendo assim, vamos falar do outro seriado do ator Takashi Hagino: Changéríon.

De repente, a Terra é ameaçada pelos Darkzide, misteriosos seres das trevas que atacam os humanos e roubam suas energias vitais. Para deter essa ameaça, Takeshi Munakata funda a SAIDOC, uma organização composta por especialistas e munida de vários tipos de equipamentos de alta tecnologia. Sua maior arma é a armadura de combate que dá a quem a usa o poder de se tornar o Guerreiro da Luz, Changéríon.

Mas quem acaba conseguindo esses poderes é o detetive particular Akira Suzumura, farrista, festeiro e paquerador que não tem nenhum apreço com o dever ou com a defesa da Terra. Seu único interesse é curtir a vida e seu lema é "ふんわかいこうよ、ふんわか" (fun'waka ikouyo, fun'waka, algo como "Vamos pegar leve"). Um grande malandro, que adora parfait de banana, ele vive cheio de dívidas e sempre dá um jeito de não pagar. Todo o dinheiro que ele ganha, ele gasta com farra e com mulheres. Uma frase que poderia ilustrar bem sua situação econômica é "devo, não nego e preciso que você me empreste mais". Ao conseguir seus poderes por acidente, sua reação não é de surpresa ou medo, mas de alguém que consegue a sorte grande. Sua frase de vitória é "俺ってやっぱり、決まりすぎだぜ!"(orette yappari, kimarisugidaze!, algo como "Na boa, eu sou demais!").


Akira é largadão e até existem situações em que os vilões é quem tem que dar lição de moral a ele sobre como se comportar como herói. Mas ele tem bom coração. Akira sempre ajuda quem precisa e sente raiva de quem abusa dos fracos. Ele também passa por situações difíceis, como perder a única mulher por quem ele se apaixonou em toda a sua vida (mas logo se recupera ou finge que se recuperou). Um herói bem cômico e diferente dos outros seriados da Toei até então. Isso fez sucesso entre os entusiastas do gênero, mas não conseguiu conquistar seu público-alvo: as crianças, e por isso acabou sendo cancelado. Mesmo assim ele deixou sua marca e é lembrado até hoje.

O ator Takashi Hagino conta que foi difícil fazer o Kamen Rider Ouja por ser um personagem de temperamento e personalidade totalmente opostos ao do Changéríon, mesmo com o espaço entre os dois seriados. Ainda assim, ele conseguiu interpretar os dois de forma bastante convincente e se orgulha de ter feito esses dois papéis de herói e de vilão. Curiosamente, o dublê que usa as roupas do Changéríon e do Ouja também é o mesmo: Jiro Okamoto, veterano que também já vestiu a roupa do Kamen Rider Black.


O conteúdo da caixa. Vem com várias mãos intercambiáveis, mas diferente do Kamen Rider Ryuki, não está incluído o Mirror Monster Veno Snaker. Depois de comprar o Ryuki, dá uma sensação de falta, mesmo o Ouja custando menos (o Ryuki custa 3800 ienes, enquanto o Ouja sai por 3000 ienes).


Visão de corpo inteiro. A protoforma é a mesma do Ryuki e por isso tem vários pontos em comum com ele. A primeira coisa que os fãs notam é que o tom de roxo é bem mais fraco que no seriado.


Close do rosto. Lembra um cavaleiro medieval europeu, mas com adornos que lembram uma naja indiana, como o formato do capacete e as presas na boca. Os olhos são pintados e não usam peças transparentes, ao contrário do que é dito na caixa.


As articulações são as mesmas do Kamen Rider Ryuki. Por isso, ele tem grande liberdade de movimentos.


O conjunto inclui o aparelho de invocação em forma de bastão do Ouja, o Venoviser.


Assim como o Ryuki, Ouja vem com as Advent Cards, feitas com microscópicas plaquinhas de plástico.


O Venoviser tem um compartimento onde pode ser colocada uma das Advent Cards. Diferente do Dragviser do Ryuki, o compartimento se abre facilmente e as cartas podem ser colocadas e tiradas sem o risco de danificá-las.


A carta Advent, usada para convocar o Mirror Monster para atacar o inimigo.


A Steal Vent, usada para roubar uma carta do oponente. Por alguma razão, Ouja nunca a usou no seriado.


Essas duas cartas em branco são as Contract. Com elas é possível fazer o contrato com os Mirror Monsters. Ouja matou vários Kamen Riders e usou essas cartas para se apossar dos Mirror Monsters de dois deles. Também foi com uma dessas que Shinji Kido fez o contrato com o Dragreder e se tornou o Kamen Rider Ryuki.


- Vou te dar uma chance. Escolha uma dessas duas cartas.


As duas são de contrato.


- Por que eu não pensei nisso antes? Com isso a Madoka vai...


- Fica longe da Madoka!


Sword Vent, usada para convocar a espada Veno Saber como mostrado abaixo:


SWORD VENT!


- Hein?


- Não é de uma cavala que eu preciso!

Isso é um atum...... OK. Agora sim, o Sword Vent.



A Veno Saber tem o formato de uma broca e é bem esculpida. Ouja a usava muito com a mão esquerda.


A Final Vent é usada para usar o golpe fatal: o Veno Crash.


FINAL VENT!


Como ele não vem com o Veno Snaker, improvisei com esse modelo da série Zoids, a Serpente Furtiva, que esteve à venda no Brasil por algum tempo.

E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Ouja. Não é uma figura ruim. De fato, é uma das melhores da linha, com construção estável e bem articulada. A modelagem também é fenomenal e fiel ao seriado. É só que depois do Ryuki, ele parece incompleto e caro. Apesar da linha de preço ser a mesma de um S.H. Figuarts padrão, a gente sente que pagou muito, sendo que por oitocentos ienes a mais é possível conseguir um modelo com muito mais acessórios. A diferença na tonalidade de cor, mais clara que o original, também é um ponto que os fãs vão achar estranho. Mesmo assim recomendo para os fãs do seriado. Ele vem com várias cartas e o bastão tem um compartimento para instalá-las, o que pode ser suficiente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html