sábado, 11 de julho de 2015

Ultra-Act Yullian

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra-Act da heroína Yullian, de Ultraman 80, feita pela Bandai.





Yullian é a princesa do planeta Ultra e amiga de infância do herói Ultraman 80. Ela aparece pela primeira vez no seriado no episódio 43. Ela teria vindo em uma nave para alertar 80 de que as tropas do planeta Galtan estariam atrás dele. Ela assume uma forma humana e é resgatada pela UGM, mas perde a memória com o choque da queda de sua nave. O capitão Oyama provisoriamente lhe dá o nome de "Ryouko Hoshi" e ela faz amizade com a oficial Emi Jouno. Os Alien Galtan capturam Emi achando que ela era Yullian e Takeshi Yamato (80) e Ryouko tentam salvá-la. Mas Emi acaba sendo morta pelos Galtan e pede a Ryouko que assuma seu lugar na UGM.

Ryouko segue o último pedido de Emi e tenta se acostumar com a vida na Terra. Muitas vezes Ryouko usa seus poderes e as tecnologias do planeta Ultra, mas Yamato pede que não faça isso pois quer que ela saiba o que é viver como uma terráquea. Yullian na verdade ama 80 e toda vez que Yamato parece se dar bem com alguma mulher, ela fica com ciumes. Yullian também é conhecida em todo o planeta Ultra por ter um gênio forte. Ela auxilia Yamato/80 em sua luta, mas só se transforma de fato no penúltimo episódio da série e no último para ir embora da Terra.

O título do episódio 49 se refere a ela como uma 女ウルトラマン (Onna ULTRAMAN, "Mulher Ultraman"). A denominação "Ultrawoman" só seria usada mais tarde em Ultraman USA, com a Ultrawoman Beth. A Mãe dos Ultras em sua juventude seria a Ultrawoman Marie. Eu acreditava que "Ultraman" seria uma palavra do planeta Ultra que designaria os "guerreiros", independente do sexo. Mas em registros mais recentes, como por exemplo em Ultraman Mebius, é dito que a denominação "Ultraman" foi dada pelos terráqueos.

Yullian/Ryouko foi interpretada por Sayoko Hagiwara, que mais tarde foi Rei Tachibana, a Dyna Pink em Dynaman e depois a vilã Nefer, em Comando Estelar Flashman, papel pelo qual ela é conhecida aqui no Brasil. Hagiwara voltaria a ser Rei Tachibana no especial para cinema ゴーカイジャー ゴセイジャー スーパー戦隊199ヒーロー大決戦 (GOKAIGER GOSEIGER SUPER Sentai 199 HERO Dai Kessen). Ela também reprisaria Yullian em Ultraman Zero O Filme - A Vingança de Belial. E em Kyouryuger, ela interpretou Reiko Tanba, mãe do Kyouryu Green. Uma curiosidade é que o pai do personagem foi interpretado por Junichi Haruta, que foi Ryu Hoshikawa, o Dyna Black em Dynaman, contracenando com Hagiwara. Haruta por sua vez é conhecido aqui no Brasil como o vilão Mad Galant em O Fantástico Jaspion.



A bem da verdade, Yullian é um festival de inconsistências. Yamato menciona que quando veio para a Terra, ela era apenas uma menina, mas considerando que os Ultras vivem milênios, isso significaria que 80 esteve na Terra desde milhares de anos. E no episódio 46, quando Ryouko usa uma pistola de raio curativo, Takeshi diz "Você trouxe isso do seu planeta?", o que implica que ela não veio do mesmo mundo que 80 (?). Yullian não seria uma guerreira, mas o título do seu capítulo de estréia é A Guerreira do Planeta Ultra. E ela demonstra uma grande habilidade de luta no episódio 49. Ela seria a "Princesa do planeta Ultra", mas nunca é mencionada a existência de uma família real desse mundo. De fato, o Pai dos Ultras seria o "presidente" desse planeta.

Mesmo assim, ela trouxe para a franquia o conceito de uma lutadora feminina. A Mãe dos Ultras teria mais um papel de apoio, com raios curativos e dando armamentos especiais, mas não seria uma guerreira de fato, embora já tenha destruído um monstro uma vez.


Assim como o Ultraman 80, Yullian foi comercializada de forma exclusiva na loja virtual da Bandai.


O conteúdo da caixa. Pouca coisa considerando o preço. As peças de efeito não são para Yullian, mas sim para o Ultraman 80.



Visão de corpo inteiro. Este é o segundo modelo feminino da linha e as formas são bem curvilíneas. Outra vez uma representação mais próxima do "ideal" que do "real".




Close da cabeça, cujo desenho seria baseado em uma estátua da divindade budista Miroku Bosatsu, também conhecida como Maitreya (Metteyya) Bodhisattva.


Assim como no Ultraman 80, os olhos não são esferas perfeitas, mas sim multifacetados como joias.



O corpo tem formas bem femininas, mas sem exageros.


Yullian não seria uma guerreira e por isso não teria uma Luz de Aviso, mas tem no peito um ornamento. A joia é representada com pintura metálica.



Ela possui um Ultra Buckle igual ao do 80, mas a peça não é removível.


No pulso esquerdo está esculpido o Bright Bracelet, que é seu item de transformação.





O sistema de articulações dos braços é o mesmo de outros modelos da linha. No meu exemplar a parte do cotovelo direito que fica ligada ao braço é um pouco frouxa.





As mãos são quase iguais às da Mãe dos Ultras. Estranhamente a mão não é modelada para parecer dar socos. No meu exemplar a articulação do pulso escapa às vezes.





O tronco tem boa flexibilidade.




As coxas são extensíveis e têm boa abertura.





As pernas e pés também são ótimos. Interessante que o pé tem um salto.



- YULLIAN!




Seqüência de transformação.


Pose básica de luta.



As articulações são excelentes e por isso Yullian pode fazer até algumas poses mais ousadas.




Ia ser interessante se ela usasse golpes e raios parecidos com os do Ultraman 80. Na foto do meio, usando o raio Zeppelion do Ultraman Tiga (1ª Versão).


O único raio que ela usou foi o Princess Ray, mas na forma humana contra um monstro que se originou de uma luva de beisebol após um surto de energia ultravioleta.







Yullian também tem a peça intercambiável para instalar um conector para bases com suporte.


Estas são as peças de efeito incluídas.


Mas como foi dito antes, elas são para o Ultraman 80, como esta com o Anel Cortante.



Trata-se de uma recoloração do Anel Cortante que vem com o Ultraman (2ª Versão), que era mais transparente.


O diâmetro do conector é um pouco maior. Fiz uma foto do 80 com a mão que veio com o Ultraman e agora vejo que arrisquei bastante.



Foi um pouco duro (e arriscado), mas consegui instalar na Yullian também.


Mas a mão é muito grande e por isso vista por alguns ângulos fica um pouco esquisito.


A outra peça é esta para representar o Moonsault Kick, que se encaixa no pé direito. O chato é que no seriado ele usava o pé esquerdo para dar esse golpe.


Usando truques de angulação é possível representar o 400-mon Kick.


É possível colocar no pé da Yullian, mas aí fica frouxo, tendo que dependurar.


Junto com o Ultraman 80.


Uma coisa que eu sempre quis ver em uma série Ultra: uma parceira feminina.





Não alguém indefesa que sempre é feita de refém, mas uma guerreira que luta tão bem quanto o herói e o ajuda. E isso foi mostrado em Ultraman 80, ainda que só por um capítulo.


Pena que ela não disparou nenhum raio e não foi possível ouvir um "Sheah" ou um "Schwatch" da Sayoko Hagiwara.







É possível imaginar vários tipos de golpes conjuntos.


Assim como um monte de ataques combinados, como este chute pula-sela.


Ou este em que Yullian detém um raio enquanto 80 ataca com a Ultra Ray Lance.


Yullian se transforma pela primeira vez no capítulo 49, quando 80 tem problemas para enfrentar os monstros Plusma e Minusma. Yullian vai tentar ajudá-lo, mas...


- Não, Yullian! Se eu morrer aqui, você pode proteger a Terra como uma Guerreira Ultra. Mas se nós dois morrermos, será o fim da Terra!




Mesmo assim, Yullian se transforma e salva 80. Os dois então usam um golpe combinado, o Double Power para se tornarem um gigantesco bumerangue que corta os inimigos.


Quando a luta acaba, Yamato questiona Ryouko sobre o fato dela ter se transformado, ignorando seus avisos. Por alguma razão ela responde em lágrimas: "Eu queria ter nascido terráquea", ao invés de dizer algo mais coerente como "Porque eu não queria que você morresse".


Yullian usou o Double Power junto com o Ultraman Mebius na história em quadrinhos ウルトラマンメビウス外伝アーマードダークネスジャッカル軍団大逆襲 (ULTRAMAN MEBIUS Gaiden ARMORED DARKNESS JACKAL Gundan Daigyakushuu ou "O Contra-ataque do Exército de Jackal"), de autoria de Mamoru Uchiyama.


Junto com a Mãe dos Ultras. As duas usam a mesma protoforma, mas com proporções diferentes. Yullian tem pernas um pouco mais compridas.


Ao voltar para M78, Yullian passou a trabalhar com a Mãe dos Ultras na Cruz Prateada. Até mesmo Mebius demonstrou surpresa, pois sabia da fama de Yullian de ter gênio forte.


Yullian seria a princesa do planeta Ultra, mas não se fala nada de uma "família real" do Povo Ultra. O mais próximo de um "Rei" mostrado até agora é o Ultraman King, mas ele seria um ser lendário que mora em outro planeta, e não o governante do planeta Ultra. Ele também não teria nenhuma relação com Yullian.

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra-Act da Yullian, feita pela Bandai. A figura é de boa qualidade, bastante flexível e com escultura competente. Uma representação "ideal" da personagem em uma figura articulada. Ela tem seus problemas, como no meu exemplar em que as articulações dos pulsos escapam com um pouco de facilidade e a articulação frouxa em uma parte do cotovelo. A personagem é cheia de inconsistências, o que provavelmente irrita os fãs mais "hardcore" das séries Ultra, mas eu sou daqueles que assume os defeitos da série e gosta mesmo assim. A figura não é barata e também levando em consideração as características da personagem não sei o quanto eu posso recomendar. Mas quem gosta da personagem não vai se arrepender.







- Mas 80. Pensando bem, se eu não tivesse ido te salvar naquela hora, você teria morrido e aí eu teria que enfrentar aqueles dois monstros poderosos sozinha.
- Hein?! Er... Bom, eu... (Puxa! É mesmo!)


- Ah, é que o 80 não queria que você se arriscasse e aí ele não conseguiu pensar em nada na hora e disse aquilo.
- ?!


- Ah, 80. Você pensa tanto assim em mim?
- Hã? Hum... Sim... Quero dizer... Ai...


- Ah, não precisa ficar tão acanhado! Se bem que naquela hora eu também fiquei e disse aquilo. Mas agora isso é passado. Vamos dar uma volta.
- (Konata, você fez isso de propósito, não é?)
- (Vai com tudo, Prof. Yamato!) 

6 comentários:

  1. Mais um review com informações preciosas. Sou da geração que descobriu a personagem primeiro em livros importados e se acostumou a chamar ela de Yurian. Acho que nunca grafei da forma oficial romanizada...

    A personagem apareceu numa série de episódios de 5 minutos onde Ultraman Boy via batalhas com cenas recicladas de produções anteriores. Não sei se a voz dela foi feita pela Sayoko Hagiwara. Em Ultraman Zero, achei um desperdício terem chamado a atriz para dublar a personagem e ela não ter nada pra fazer. O 80 pelo menos teve um destaque na sala de reuniões dos Ultras. Lembro que na época do filme Ultra 8 Kyodai cogitou-se até que ela apareceria, pois o blog da atriz postou uma foto dela com o Takeshi Tsuruno (o Dyna). Pena que foi só boato.

    E realmente, nunca vi referência a ela ser fiha do Ultraman King, apenas em material de fãs ocidentais. Talvez por dedução, mas sempre achei a informação estranha, já que ele não é um monarca de fato. A referência a ela ser princesa talvez seja uma alusão a ser de uma linhagem nobre (talvez ligada à família do Tarô), mas nunca exploraram isso direito por ser uma coadjuvante sem muito destaque. Mas a personagem é interessante, certamente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!

      Eu também conheci a Yullian desse jeito e grafava como "Yurian" mesmo. Na apresentação do 80 está desse jeito. Até achava que o nome dela tinha sido inspirado no da Anne Yuri de Ultra Seven, mas nunca encontrei nada sobre isso.

      Soube até que a Sayoko Hagiwara queria participar de novo das séries Ultra desde 2006 em Ultraman Mebius, mas isso acabou não acontecendo. E de fato achei um desperdício ela ter só uma fala no filme, tanto no do Ultraman Zero quanto no dos Gokaiger. Mas ela compensou em Kyouryuger.

      Puxa! O Blog dela tem umas fotos bem interessantes! Uma postagem recente diz que ela deu uma entrevista para um repórter/DJ brasileiro. O que será?

      Essa de ser "princesa do planeta Ultra" criou uma tremenda confusão. Nem sei por que fizeram isso, mas pensando bem a coisa era bem confusa na época. Mesmo assim gosto da personagem. Faltou explorar mais do potencial dela. Talvez agora uma personagem como ela poderia ter um destaque maior.

      Excluir
  2. Puxa, ela comentou essa entrevista? Legal! O tal repórter é o meu velho amigo Marcus Marinho, que está no Japão fazendo umas entrevistas para um projeto bem bacana que ele está desenvolvendo.

    E a Yurian é uma personagem da cronologia clássica e por isso tem seu lugar garantido entre os fãs. Mas realmente ficou faltando uma participação em ação mais marcante, como foi o Astra em Ultraman Leo.

    Continue com seus reviews, pois sempre aprendo muito com eles. E claro, action figures e miniaturas são coisas que sempre curti. Seu blog me reaproximou disso tudo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo?! Espero não ter estragado nenhuma surpresa! Mas espero por notícias desse projeto.

      Sayoko Hagiwara parece disposta. Quem sabe não aparece alguma coisa mais para a frente?

      Se tudo der certo, a próxima vai ser de um personagem bem conhecido. Quanto a informações não posso garantir muita coisa nova, mas vou me esforçar.

      Conto com seu prestígio! E continue com o bom trabalho!

      Excluir
  3. Show de review!

    Bem que quando bati o oho nela já me veio uma imagem budista na cabeça, achei bem interessante o design.

    A família Ultra é bem maior do que eu pensava, não para de aparecer gente nova hehe.
    A figura ficou bem legal, uma pena os acessórios não terem sido projetados para ela, mas nada que um pouco de criatividader não resolva.
    As fotos com o 80 ficaram de cair o queixo, imagino o trabalhão que dá pra posar tudo junto!

    Konata bancando a cupido, acho que ela quer ver a família Ultra aumentar hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Ronin!
    Bom, os Ultras são um povo e existem planetas cheios deles. Então não é estranho ter tantos.
    A Yullian mesma não chegou a disparar nenhum raio no seriado (ao menos na forma Ultra) e é por isso que não veio nada para ela, mas ainda assim incluíram peças de efeito ao menos para o 80. Nesse ponto a Bandai foi bem camarada.

    Essas fotos com o 80 deram um pouco de trabalho, sim. As do Double Power em especial foram osso. Pior que errei em algumas angulações e não deu para mostrar em uma delas que os dois estavam de braços dados. Mesmo assim foi divertido para criar situações que eu sempre quis ver. Se bem que no seriado mesmo ela lutou muito bem.

    Essa da Konata foi uma paródia de uma situação comum no seriado, com os alunos tentando aproximar o Prof. Yamato da Profª Aihara. Pena que ela sumiu do seriado no meio do caminho. Ia dar um triângulo amoroso e tanto. Hi hi hi.

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html