domingo, 15 de maio de 2016

Super Robot Chogokin Mazinkaiser

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Super Robot Chogokin do Mazinkaiser, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações


Mazinkaiser é um dos robôs mais poderosos entre as variantes do Mazinger Z e considerada sua forma final, feito da Super Liga Metálica New Z Alpha.

Existem duas versões para a origem do robô. Uma delas seria que o Mazinger Z seria banhado pelos Raios Getter de forma controlada, o que faria com que ele evoluísse para uma forma mais poderosa. Em outra, o Mazinkaiser seria um protótipo dos robôs da série Mazinger, mas considerado perigoso demais para ser usado e por isso selado no hangar 7, dentro do Laboratório Fóton, onde ele foi evoluindo cada vez mais com seus poderes de auto-regeneração.

Enquanto dizem que o Mazinger Z pode ser tanto um Deus que salvará o mundo quanto um Demônio que o destruirá, é dito que o Mazinkaiser pode superar os deuses e destruir os demônios.

Aparentemente o Mazinkaiser possui uma alma humana em seu interior, conforme analisou Kozo Fuyutsuki, da NERV. Não se sabe de quem é essa alma, mas é possível que seja a de seu próprio criador, o Dr. Juzo Kabuto.


Mazinkaiser foi criado originalmente para a série de jogos Super Robot Wars, sendo que sua primeira aparição foi em Super Robot Wars F. O jogo era um remake para o Sega Saturn de Super Robot Wars IV, que deveria ter em seus quadros o UFO Robo Grendizer, mas com o falecimento de Kei Tomiyama, dublador de seu piloto, Daisuke Umon/Duke Fried, foi necessário criar um novo robô para a série Mazinger que pudesse ocupar essa vaga. Daí foi pedido a Go Nagai, o criador original do Mazinger Z, o desenho de uma versão mais poderosa do robô, o que foi prontamente atendido pelo Grande Mestre dos quadrinhos japoneses.

O robô fez um enorme sucesso, o que motivou a criação de uma série em OVA (Original Video Animation) e mais tarde de um especial de longa duração. Apesar de contar com a participação de vários personagens das séries clássicas, elas se passam em uma cronologia diferente. Boa parte do elenco foi mudada, mas manteve Hiroya Ishimaru para o papel do personagem principal, Kouji Kabuto.

O conteúdo da caixa. Só vem com o mínimo necessário, mas ainda assim, tanto a figura quanto os acessórios são bem volumosos.


2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. A representação segue a versão OVA, com os braços e pernas pretos ao invés do azul escuro dos jogos. Ficou bem imponente, como deve ser um "Mazin" (魔神 Majin, entidade tão poderosa que pode ser tanto um Deus quanto um Demônio).

Close da cabeça. A quantidade de detalhes pontiagudos denota que se trata de um robô mais poderoso que o Great Mazinger. A escultura é soberba.

O rosto possui elementos da versão do Mazinger Z que figura em Mazin Saga, como as estampas debaixo dos olhos e no nariz. A pintura é precisa.

A parte que seria o avião que se torna a cabine de comando, o Kaiser Pilder, não é removível, diferente de outros modelos de Mazinger da linha.

Detalhe da placa peitoral, que lembra asas de morcego. Na figura elas são feitas de material rígido, um tanto frágil, que requer cuidado na hora de manipular.

A peça central do peito, com um enorme "Z" esculpido, feita de material transparente. De acordo com os conceitos, ela serviria para mostrar vários modos do Mazinkaiser, como o "魔" (Ma, "Demônio"), que é uma espécie de piloto automático, no qual o robô se move sozinho ao "sentir" a presença de um inimigo. Outro seria o "神" (Kami, Shin, Jin, "Deus"), que seria uma espécie de modo de força total. O "Z" é o modo normal, pilotado. Não estão incluídas peças intercambiáveis para representar esse aspecto e ela não é removível.

O Mazinger Z tinha formas muito mais simples, sendo que o ventre era liso e com formato tubular. Mas o Mazinkaiser possui muito mais detalhes, como os adornos que lembram garras.

Na ombreira existe uma peça em material transparente, que seria parte do cabo da Shoulder Slicer, uma espada guardada nessa parte. Essa espada mais tarde passou a ser chamada de Kaiser Blade.

Os braços possuem lâminas esculpidas, semelhantes ao Drill Pressure Punch do Great Mazinger. No dorso da mão existem relevos que lembram os disparadores de raios do Grendizer.

Detalhe da cintura. Da fivela seria disparado o Gigant Missile (algumas vezes chamado de Gigas Missile), mas isso não é representável na figura.

As pernas não são tubulares como nos outros Mazinger. Elas possuem muito mais detalhes e as articulações são em dourado. Estas partes são feitas de metal, pesado e por isso o modelo fica bem firme em solo.

Na sola do pé existem detalhes que lembram propulsores.


3.Articulações

A cabeça se move bem para baixo, mas não tanto para cima.

Isso é devido ao formato, com vários pontos que interferem no movimento. É preciso abaixar o pescoço para depois levantar a cabeça.

As "orelhas" (chifres? antenas?) podem ser giradas para a frente para representar o Mazinkaiser disparando o Raio Congelante. Mas nessa hora é preciso tomar cuidado para que elas não se soltem.

O tronco tem boa mobilidade, mas é preciso um pouco de estudo para saber como funciona. A cintura gira, mas o peito não. Em compensação, o tronco se arqueia bem para frente e para trás.

Existe uma articulação extensível no peito. Uma pena que não tem na cintura, como no Mazinger Z.

A placa peitoral pode ser movida de modo a reduzir a interferência nos movimentos dos braços. Uma se move de forma independente da outra.

O sistema de articulações do ombro é um pouco complexo e exige estudo para poder erguê-lo para os lados. Mas é preciso cuidado para mover, senão pode fazer a conexão esférica se soltar ou na pior das hipóteses quebrar a conexão do antebraço.

O cotovelo consegue se fechar bem, graças a um intrincado sistema de articulações. Como o braço é removível, ele pode ser girado na ligação do cotovelo com o antebraço.

Os ombros possuem articulações extensíveis parecidas com as do Grendizer, o que permite que o modelo consiga juntar os pulsos à frente do peito.

A articulação do pulso é só este pino com duas conexões esféricas.

Por isso, a movimentação é bem limitada.

A abertura das pernas é boa, embora sofra interferência do formato das coxas.

Fechamento máximo dos joelhos.

Os tornozelos possuem articulações extensíveis e por isso dão boa estabilidade.

4. Acessórios

As mãos intercambiáveis incluídas são apenas as fechadas, as abertas e as de segurar objetos. Elas são feitas de material maleável, mas ao trocar, muitas vezes a articulação vem junto e por isso a substituição é um pouco trabalhosa.

O Kaiser Scrander, aparelho que permite que o Mazinkaiser voe dentro da ficção, vem desmontado. As asas são mais grossas que as de outros Mazingers, mas ainda assim é preciso cuidado, pois as pontas são frágeis.

As asas são articuladas e podem ser colocadas em várias posições. As conexões são firmes e por isso é melhor pensar que uma vez montadas, elas não podem mais ser desmontadas.

A modelagem é bem feita, tanto no corpo quanto nos propulsores.

Dentro da ficção a conexão é feita com um mecanismo magnético. No modelo é usado um conector normal mesmo.

Instalando fica assim. Com isso o Mazinkaiser fica bem mais imponente.

Estão incluídas duas versões da Kaiser Blade.

Esta é a versão normal.

Esta, com a lâmina maior e o cabo mais comprido seria usado para cenas mostrando a lâmina em perspectiva, sem a necessidade de usar uma lente grande-angular.

A mesma pose, mas vista de lado.

O cabo é removível nas duas, o que facilita na hora de colocar na mão para segurar.

No cabo existe o adorno com o "Z", igual ao do peito. 

A ponta do cabo tem uma peça em material transparente, que também é removível.

Um efeito colateral é que é possível equipar o Mazinkaiser com duas Kaiser Blades grandes. É certo que ele usa duas na luta contra o Grande General das Trevas, mas elas seriam menores e sairiam dos ombros, que acredito serem as Shoulder Slicers mencionadas mais acima.

Esta peça seria colocada no quadril e serviria para se conectar a uma base com suporte. O modelo é pesado e por isso é bom usar a Soul Stage for Mechanics da Bandai, bem mais forte e com uma "catraca" na base.


5. Ação


MAZIN GO!!!

Mazinkaiser se levanta para combater o Mal!

- RAIO CONGELANTE!!!
Congela o inimigo a uma temperatura abaixo do Zero Absoluto.

- RUST TORNADO!!!
Mazinkaiser dispara da boca um vendaval com um agente corrosivo que literalmente reduz o inimigo a pó. A força do vento é tanta que foi capaz de abrir uma vala no Monte Fuji.

- RAIO FÓTON!
Raios óticos, mais poderosos que o do Mazinger Z, que já eram capazes de destruir um Mecamonstro gigante se usados em força total.

- TURBO SMASHER PUNCH!!!
O braço pode ser removido e conectado às peças de efeito que vem no Mazinger Weapon Set ou no Grendizer. Na verdade são bem mais fortes, de modo que até o vento causa danos no inimigo. Tentei compensar usando efeitos, mas...

- KAISER SCRANDER!!!

- SCRANDER CROSS!!!

Ao formar uma cruz no céu com o Kaiser Scrander, Mazinkaiser consegue voar!

- SCRANDER OFF!!!

- JET BOOMERANG!!!
Ele também pode desacoplar o Kaiser Scrander e arremessá-lo como um gigantesco bumerangue. Em alguns jogos, o Scrander é apenas teleguiado para atacar o inimigo.

- MAZIN POWER!!!
Mazinkaiser possui grande força física. O Mazinger Z já era capaz de erguer um submarino do tamanho de uma ilha, então...

- KAISER KNUCKLE!!!
Uma sequencia de socos, terminando com um duplo Turbo Smasher Punch. Derrotou o Grande General das Trevas e em teoria é capaz de destruir até mesmo a Liga Metálica Espacial Gren, do Grendizer.

- FIRE BLASTER!!!
Um dos ataques mais poderosos do Mazinkaiser, capaz de derreter uma horda de Mecamonstros. Somente a Super Liga Metálica New Z do Great Mazinger e a Super Liga Metálica New Z Alpha do próprio Kaiser poderiam resistir a esse ataque... talvez.

Quando o Mazinkaiser reconhece Kouji como seu verdadeiro piloto, ele libera o uso de sua maior arma...

... a Kaiser Blade.

Ela dá ao seu possuidor um poder infinito. Em alguns jogos ela é conhecida como "Final Kaiser Blade".

Junto com os outros Mazingers da linha. O Kaiser é maior que todos eles.

A primeira aparição do Mazinkaiser foi na segunda parte de Super Robot Wars F, no qual foi usada a ideia do Mazinger Z ser reforçado com Raios Getter. A música usada era a mesma do Mazinger Z.

Em Super Robot Wars Alpha, passou-se a usar o conceito do "protótipo extremamente perigoso". Também foi usada a música-tema criada para o robô, composta por Chuumei Watanabe, com letra do próprio Go Nagai e cantada por Ichiro Mizuki.
Curiosidade: Um dos personagens originais deste jogo, Brooklyn Luckfield (ou "Bullet"), foi interpretado por um dublador estreante e bastante promissor chamado Tomokazu Sugita.

Outra curiosidade é que a Cure Lovely de Happiness Charge Precure! tem quase os mesmos golpes do Mazinkaiser e isso rende a ela outro apelido: "Lovely Kaiser".


- Puxa! Que legal! Esse robô se move como se fosse o meu próprio corpo!
- Lovely! Desce daí! Devolve o Kaiser pro Kouji!
- Essa não! Da última vez ela que ela fez  isso as articulações do Mazinkaiser ficaram todas gastas! O Sr. Kouji vai ficar muito chateado!



E esta foi a apresentação da versão Super Robot Chogokin do Mazinkaiser, feita pela Bandai. Faz muito tempo que não mexo em uma figura dessa linha e vi que estou bem destreinado. As partes em metal são muito boas, dando solidez e estabilidade para a figura, mas por outro lado, ela possui muitas partes pontiagudas feitas de material rígido e por isso propenso a quebra, o que exige bastante cuidado. De fato, ao manipular me senti como se estivesse pisando em ovos, o que foi bem extenuante. As mudanças no sistema de extensão das articulações do tronco não me agradaram muito, pois a flexibilidade foi reduzida, assim como as do pescoço, que perdeu movimento em relação a outros Mazingers. O abandono das articulações em catraca também foi um ponto negativo, pois as partes pesadas podem fazer com que as articulações percam firmeza com o tempo. Mesmo assim, consegui realizar um sonho de quase vinte anos, pois sempre quis ter uma figura desse robô, que é um de meus favoritos. Recomendo para quem não pode comprar a Max Gokin, da Max Factory e também para quem quer ter um modelo de escultura caprichada em um tamanho razoável.

E se tudo der certo, na próxima vez teremos o Shin Getter 1, uma máquina igualmente poderosa, além de alguns acessórios que podem complementar o Mazinkaiser.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Esse Mazinkaiser é de presença! Uma figura impressionante e muito caprichada!
    A placa peitoral é praticamente a gravata dele hehehe.

    A ideia dessa espada em perspectiva é bem interessante. Acho que é a primeira vez que vejo uma figura com uma peça assim. Com um robozão e uma espada dessas, agora mesmo que o Kyubey não dá mais as caras!

    Do jeito que o Sugita é louco por games, não é surpresa que um dos primeiros trabalhos dele foi num game hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Mazinkaiser é um de meus robôs favoritos. Esse faz jus ao nome!

      Outro modelo que tem uma espada em perspectiva é o Mightgaine da mesma linha. Foram as séries Yuusha que fizeram esse ângulo com a espada em perspectiva famoso. Também gostava dessa série.

      Sugita deve ter ficado contente em trabalhar justo nesse jogo, já que tem um monte de coisas que ele deve gostar. Pensar que o personagem dele era bem "virjão", diferente dos que ele faz atualmente. Mas ele já mandava bem desde essa época.

      Pior que eu até coloquei o Incubator em uma das fotos, mas me esqueci de qual foi. Eu sei que foi em uma das que mostram os ataques...

      Excluir
  2. Mais um review espetacular. Tô voando nesse aí assim como na maioria! Não conheço a série, nem jogo algum. Mas curto bastante esses robôs! Show quando uma peça vem com metal! A figura parece ser o próprio personagem, bem como o Batman SHF com a armadura em die cast. Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Na verdade, Mazinger Z foi quem fez o gênero de robôs tripulados famoso no Japão (embora não tenha sido o primeiro). Há quem diga que sem ele não existiriam outros como Voltes V ou até mesmo Gundam. E o Kaiser é nada mais que uma versão atualizada e mais poderosa do Mazinger Z.

      Metal é legal, mas tem umas desvantagens. Fica difícil dar chutes ou cenas de vôo e no meu caso, fico com os braços doendo depois de fotografar devido ao peso.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html