domingo, 16 de outubro de 2016

S.H. Figuarts Cure Angel Peach

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da forma Cure Angel da heroína Cure Peach, de Fresh Precure!, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Cure Angel Peach é a forma final da Cure Peach (Love Momozono), que ela assume no especial de cinema e nos três últimos episódios da série de TV. Esta seria uma Precure que não existe nas lendas, superando-as.

A dubladora Kanae Oki conta que teve bastante dificuldade para fazer a frase de apresentação da personagem nesta forma, pois a orientação era fazer uma voz que fosse forte, porém suave, maternal. Oki teve que fazer várias repetições até ficar bom, pois ela estava acostumada a fazer vozes mais fortes, alegres e agressivas com a personagem. Mesmo assim ela conseguiu e ainda por cima repetiu o feito no CD que vem com o Blu-Ray do especial de cinema, no qual ela conversa com o dublador do mascote Tarte, Taiki Matsuno, relembrando a época e contando sobre os bastidores com várias curiosidades.


Na verdade, todas as Fresh Precure possuem essa forma, sendo que as asas tem um formato diferente em cada uma. Cure Pine tem asas mais arredondadas, fofas. Cure Passion tem asas parecidas com as de Peach, mas um pouco menores. O que chamou a atenção foi o formato das asas da Cure Berry, que eram cibernéticas, semelhantes às de um robô, o que foi motivo de piadas pelos fãs. Havia um boato de que a dubladora da Berry, Eri Kitamura teria pedido ao desenhista Hisashi Kagawa para fazer asas como as do Wing Gundam Zero Custom. Kagawa não conheceria o Zero Custom e por isso teria colocado asas metálicas genéricas. Mas isso foi desmentido por Kagawa em seu Twitter e lá até tem uma ilustração contando o motivo dentro do desenho (não oficial, apenas imaginado pelo desenhista) para as asas terem ficado daquele jeito. E Kagawa é versado em robôs, como de vez em quando ele demonstra ao desenhá-los em sua conta no Twitter.

O conteúdo da caixa. Os acessórios são os mesmos da Cure Peach, mas desta vez foram incluídas mais mãos intercambiáveis e peças para completar o modelo, que é bem volumoso.
O produto esteve disponível para venda exclusiva no site da Bandai por tempo limitado.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. As enormes asas chamam bastante a atenção. A roupa tem bem mais adornos que a versão normal, como é de se esperar. Uma legítima forma evoluída.

Na ficção as asas são retráteis e isso pode ser representado removendo as maiores. Mesmo assim continua imponente.

Close do rosto. Na época a Bandai era fraca em representar personagens de desenho animado e por isso o rosto não ficou muito parecido com a original. Na verdade esse ficou até meio feinho, sendo que o contorno do rosto é diferente dos outros.

O segundo rosto é com uma piscadela. Este já tem um contorno mais próximo do desenho original. É o que ficou melhor do conjunto, embora Love não faça essa cara nesta forma.

O terceiro rosto é mais cômico, com Love como se estivesse levando uma bronca. Não ficou ruim, embora cause certa estranheza. Esta expressão também não foi usada pela personagem nesta forma.

Trata-se de um modelo antigo, no qual era preciso trocar toda a cabeça para então colocar o cabelo e a franja. As peças têm várias travas e por isso fazer a troca é bem trabalhoso. Mais tarde optou-se por fazer algo semelhante às figmas, trocando só o rosto e deixando a cabeça.

Detalhe dos rabos de cavalo. Hisashi Kagawa comenta que gosta de visuais assimétricos e por isso colocou um cordão de uma ponta só na direita e um de duas pontas na esquerda. Neste modelo eles são representados com se estivessem esvoaçando.

Detalhe do pescoço, que desta vez é integrado ao corpo. também é possível notar a clavícula esculpida.

O broche é um trevo, mas com cinco folhas. Além das folhas com as cores-símbolo de cada Cure, tem mais um, branco, que simboliza a união de todas as pessoas.
Curiosidade: existem trevos de cinco folhas, mas são mais raros.

Detalhe da ombreira, volumosa e com uma ponta. Ela tem pintura perolada, muito bonita.

A pulseira tem um laço de fita bem maior que o da versão normal. Ela também tem pintura perolada.



As asas são presas por uma unidade nas costas que pode ser removida.


Elas têm uma modelagem simples, mas possuem pintura perolada com tons de azul.


As asas menores também possuem essa pintura.


O chato é que a unidade é muito aparente, parecendo mesmo uma mochila.

A região ventral, com os ornamentos que lembram as de roupas de bailarinas e um cordão esculpido para a pochete.

A pochete tem pintura precisa e desta vez é parte da fita da cintura.



Outro aspecto que chama a atenção são as enormes fitas da cintura, presas por conexões esféricas. Elas são feitas de material maleável e cada uma tem modelagem diferente, o que ajuda na hora de instalar.


O nó dos laços é bem modelado.


A parte de cima da saia é composta por várias camadas.


A saia tem babados moldados de forma intrincada. Ela é feita de material rígido, o que limita os movimentos.


Na coxa existem moldes e pinturas que lembram cinta-liga.


As botas têm um esquema de cores oposto ao da versão normal, usando pintura perolada.


Comparação com a versão normal. As peças em comum são surpreendentemente poucas.


Os adornos dos cabelos da Angel são mais compridos e detalhados. As ombreiras são maiores. Colocando lado a lado também fica clara a melhoria na modelagem da base do pescoço. E também o equilíbrio das partes do rosto, que não ficou muito bom no rosto da Angel que vem desde o começo.

As duas versões têm compatibilidade de expressões. Nessa eu percebo que as faces extras da Angel na verdade são peças de bônus para serem usadas na versão comum.


As pontas dos conectores dos pescoços são diferentes um do outro, o que requer cuidado na hora de fazer as substituições. O diâmetro do conector é o mesmo, mas na Angel, o design permite fazer a troca mais facilmente.


3. Articulações


Apesar de ficar em uma conexão esférica, o pescoço tem pouquíssima mobilidade, se limitando a girar para os lados. E ainda, a face se volta muito para cima.

Os rabos de cavalo podem se mover um pouco para os lados e serem girados. É preciso tomar cuidado com os cordões, que são bem finos e propensos a quebra, apesar de serem maleáveis.

Os ombros possuem articulações extensíveis, mas não dão tanta mobilidade. Ainda assim é bem mais que na versão normal.

Existe uma articulação giratória no antebraço. O cotovelo se dobra até pouco mais de 90°.

Os pulsos usam articulações multidirecionais e se movem bem apesar do formato da pulseira.

O tronco tem pouca mobilidade na altura do peito, mas é boa na cintura.

As asas se movem levemente para cima e para baixo.

A abertura das pernas é prejudicada pela saia de material rígido e a ornamentos em forma de babados na ligação com a virilha.

As coxas podem ser giradas levemente, mas são limitadas por esses ornamentos.

O movimento para a frente também é prejudicado. Os joelhos só se dobram até 90°.

Os tornozelos possuem articulações multidirecionais. Elas são firmes, mas não o suficiente para sustentar o modelo, que é muito pesado na parte de cima, especialmente com as asas.


4. Acessórios


Estão incluídos os mesmos pares de mãos da versão normal.

Só está incluída uma mão direita nesta pose, para acionar os ataques especiais. É só que no original, ela faz isso com a mão esquerda. Esse é um problema que tinha na versão normal.

Este par de mãos vinha incluído na Cure Berry. Por alguma razão veio neste modelo, que nunca fez essa pose.

E obviamente estão incluídas as mãos para a pose do "coração" e que são usadas no golpe especial.

Vem também o bastão mágico Cure Stick Peach Rod. É igualzinho ao da versão normal e até sem os detalhes em prateado nos ornamentos na ponta.

O bastão pode ser segurado por mãos específicas, mas não fica muito firme.

A base desta vez possui um suporte articulado.

A versão normal também vinha com uma, que só segurava a perna.

Removendo a garra, é possível prendê-la ao conector da asa.

O suporte articulado pode ser desmontado, para se ajustar à altura da figura.

Mesmo com a haste maior, a figura fica pendurada, sem encostar na base, o que pode causar problemas mais tarde. O melhor é usar outra haste.


5. Ação



Derrubada pelo Toy Majin, Love cai para a morte certa.



Nessa hora, os corações de todos chamam um milagre.


- O Coração Branco é o Coração de todos nós!


- Fresca e batendo as asas!


- CURE ANGEL!




- Que os nossos sentimentos sejam transmitidos!





- PRECURE! LOVING TRUE HEART!!!
Com isso, Love purifica os corações dos brinquedos que compõem o Toy Majin, levando os sentimentos das crianças a eles. Não há grito de dor ou algo parecido. Apenas tranquilidade.


- PRECURE! LOVING TRUE HEART! FRESH!!!
Na série de TV, Love usa esta variação junto com suas amigas. Nessa hora ela juntaria as mãos à frente do corpo, mas além de não terem incluído as mãos para isso, os ombros não conseguem se fechar a esse ponto.


- PRECURE! LOVE SUNSHINE! FRESH!!!
Love só usa o Peach Rod nesta forma em Precure All Stars DX 3, com as asas retraídas.


Com essa mão e esse rosto só consigo pensar nisto. Aproveito e coloco a Sailor Moon junto. Com isso dá para ver como a Bandai avançou na modelagem e projeto de figuras femininas.


- Puxa! Essas asas retráteis são muito legais! Uma vez eu assumi a forma Eternal dentro de casa e derrubava alguma coisa com as asas quando eu me movia.
- Pior que eu sinto que faria a mesma coisa.


Levando uma bronca da Miki. Agora eu tenho certeza de que esses rostos são para a versão normal.


Love Momozono All Stars? Sem perceber já consegui todas estas versões. Eu até gosto da personagem, então não tem problema.


... Embora eu goste mais da Miki-tan.


Junto com as Princess Form das Smile Precure. No fundo o conceito é bem próximo, com as saias esvoaçantes e adornos maiores nas costas.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da forma Cure Angel da Cure Peach, feita pela Bandai. Como se trata de um modelo antigo, existem muitas falhas de projeto e a modelagem não é das melhores, em especial no rosto. Existem melhorias, como as articulações extensíveis nos ombros, embora ainda assim não seja possível fazer algumas poses mais características. Foi bom terem colocado mais mãos extras, porém repetiram o erro da versão normal de colocar só uma mão com os dois dedos em riste e ainda por cima a do lado errado. E entre as expressões, deveriam ter colocado algumas que fossem mais condizentes com esta forma, como uma de olhos fechados e outra com um olhar terno. Esta eu só posso recomendar por pura falta de opções para os fãs do desenho. Apesar de ser uma figura de venda limitada, é possível conseguir modelos usados a preços bem baixos. E é uma pena que a Bandai não lançou as formas Angel das outras personagens, apesar de terem anunciado os protótipos na época. Ao menos seria bom para ter mais expressões.

6 comentários:

  1. Review impecável!!! Muito interessante essa figura, ficou bem imponente mesmo quando comparada com sua versão normal. Aproveitei pra ver os outros reviews da série, são muito legais também. Nunca vi nada de Fresh Precure, desses animes de meninas mágicas lutadoras só vi alguns poucos episódios de Sailor Moon e Rayearth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Essa forma seria o equivalente a uma God Cloth em Saint Seiya. E vendo bem, a estética segue o mesmo fundamento (asas, saiote grande, ombreiras maiores...).
      Experimenta dar uma olhadela no desenho um dia. Eu mesmo não botava muita fé antes de ver, há quatro anos atrás mas agora...

      Excluir
  2. Show de review!

    O visual dessa personagem é muito bonito e chamativo. Legal ela ter a opção de ficar com as asas retraídas, aumentando as possibilidades de exposição. Já vi que é o tipo de figura que é boa mesmo para quem tem a outra versão para aproveitar as peças intercambiáveis.
    Comparando com a Sailor Moon dá pra ver que a Bandai melhorou mesmo nas figuras femininas, deixando mais graciosas

    Dá uma pena quando as fabricantes deixam as coleções incompletas. Seria legal ver todas as garotas na forma Angel na mesma foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Ainda bem que evoluíram nas técnicas. Agora é dar um jeito no controle de qualidade e fica perfeito.

      Pelo menos todas as versões normais foram lançadas. Ia ser horrível se não fizessem nem isso. Se bem que em Heartcatch! lançaram todas as personagens tanto na versão normal quanto na super.

      Excluir
  3. Nobre Usys!

    Que figura mais graciosa, cara!

    Incrível como a Bandai evoluiu bastante de uns anos pra cá. Posso perceber não só por essas fotos, mas por ter uma figura da Nami de 2011 e por também ter a Body Kun SHF - a diferença é bem visível nas articulações e escultura.

    Tô vendo que vou ter que me virar pra conhecer essa série aí. Foi na matéria passada que comentei algo do tipo, não foi? Tá aí uma historinha bacana, porque também assisti a série animada de Sailor Moon (não toda), alguns episódios das Guerreiras Mágicas (li o mangá todo da CLAMP) e já vi outras obras parecidas.

    Review show de bola. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Quando eu vi as S.H. Figuarts de Sailor Moon e Smile Precure! eu fiquei surpreso. Conseguiram sanar a grande maioria dos problemas (ainda existem alguns, mas figma também tem).

      Eu torcia o nariz para Precure no começo, mas depois de ver de fato passei a pegar gosto. Tem gente que não curte mesmo depois de ver, mas acho que vale a pena ao menos experimentar.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html