domingo, 20 de novembro de 2016

Transformers Generations Titans Return Hardhead & Furos

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Transformers Generations do Hardhead, de Transformers The Rebirth, feita pela Hasbro.


1. Informações
6. Ação



1. Informações



O conceito de Headmasters foi trazido para os tempos atuais no ocidente seguindo mais uma nova continuidade, a Titans Return. Desta vez, eles são os Titan Masters, pequenos robôs que guardariam os Titans, robôs gigantescos, ainda maiores que os Transformers Cybertronianos. Os Titan Masters se transformariam em cabeças e dariam poderes especiais a seus parceiros, incorporando os conceitos dos Mini-Cons (Microns) de Transformers Armada (マイクロン伝説, MICRON Densetsu, algo como "A Lenda dos Microns" no Japão).

Até o momento, o único Titan confirmado é Fortress Maximus, baseado no personagem homônimo da continuidade clássica.


Hardhead tem um nome bem apropriado ("cabeça dura"). Seu lema, "Se não for do meu jeito, não tem jeito" também resume o personagem. Para fazê-lo seguir alguma ordem, instrução ou sugestão, é preciso induzi-lo a pensar que teve essa ideia. Soldado rude, de poucas palavras, mas o tipo de robô que todo mundo gostaria de ter ao lado no meio da guerra.

Na versão japonesa, The Headmasters, Hardhead é um pouco mais cômico. Ele se embebeda com facilidade e tem a mania de cantar (mal) nessas horas. Apesar de contar com equipamentos de artilharia, ele usa mais o combate corpo-a-corpo, com vários tipos de arremessos.


Mais uma vez, a descrição do personagem é bem vaga. No caso desta linha é dito apenas que poderes são dados pelos Titan Masters.

O conteúdo da caixa. Na versão ocidental, os Transformers vêm embalados no modo robô, diferente da versão japonesa, em que eles vêm nos modos veiculares/animais/aparelhos.

Nada muito relevante, mas o modelo vem amarrado com toneladas de arames plásticos. Tirá-lo da embalagem é bem difícil. Melhor usar uma tesoura e cortar tudo logo de uma vez, com exceção do elástico que prende a cabeça.


2. Modo Robô


Visão de corpo inteiro. O modo robô é bem elegante. Representa bem uma unidade de ataque pesado, embora seja bem menos "blocão" que sua versão em 1987 (que também não era muito articulada). A coloração contribui para a imagem de um robô militar.

Close do rosto, coberto por lentes e uma máscara facial. Esta versão se propõe a recriar a modelagem do brinquedo de 1987, enquanto a versão japonesa é mais fiel ao desenho animado e aos quadrinhos, em que o personagem tem um rosto mais humanoide, com nariz e boca.

Símbolos Autobots tampografados nos ombros e no peito.

A placa peitoral é massiva e tem uma parte que no brinquedo original era um painel que se abria para mostrar as especificações do robô. Essa característica foi omitida na atualização.

As costas não são muito protegidas. É possível notar a parte que seria a cabine de comando do modo veículo.

Os braços e pernas são cheios de detalhes, como é típico dos Transformers atuais.

A placa da cintura tem alguns borrões na parte da fivela do meu exemplar. Fora isso ela é precisa, com detalhes metálicos e esmaltados.

O gigantesco canhão do ombro, chamado no Japão de Hard Cannon, chama a atenção. Ele é bem detalhado e no cano tem as ranhuras para a bala.

O pescoço se move mais do que se imagina, embora não seja nada muito grande.

A abertura dos ombros é grande, mas atingindo o ponto máximo fica um pouco estranho.

Existe uma articulação giratória no antebraço. O braço é totalmente vazado devido à transformação.

Os cotovelos e joelhos só se dobram até 90°.

Os pulsos giram. Usando o mecanismo de transformação é possível dobrá-los para dentro.

O tronco é totalmente estático, diferente dos Decepticons, que possuem uma cintura giratória.

As pernas se abrem totalmente.

Existe uma articulação giratória na coxa, que é bem evidente.

Os pés são totalmente estáticos e por isso é difícil colocar o modelo em pé em algumas poses.

O canhão do ombro pode ser erguido graças a um elaborado sistema de dobradiças e pode ser girado na base.

O canhão pode ser deslizado para o lado para que ele não interfira na movimentação da cabeça.

O rifle que acompanha o modelo tem vários detalhes esculpidos, mas por um lado tem várias partes vazadas, como que para economizar material.

O rifle pode ser segurado pela figura.

Na parte de trás do quadril do robô existe um conector para bases com suporte (isto não é um escapamento).

Diferente da versão japonesa, não está incluído um mini-drone. Aqui com o Terri-Bull, vendido separadamente.


3. Titan Master



O parceiro Titan Master de Hardhead é Furos, que lhe daria habilidades de auto-reparo. Na versão americana dos Headmasters, ele seria Duros, chefe de segurança de Nebulon (Nebulos, na versão em quadrinhos da Marvel), que seria um guerreiro nato em um mundo pacífico, o que lhe causa um enorme sentimento de inadequação e com isso problemas familiares, que chegam até mesmo a afastar sua esposa. Duros se tornou Chefe da Segurança de seu planeta, o que devido às circunstâncias citadas se mostrou algo totalmente inútil e burocrático. Por isso, a chegada dos Transformers (e de sua guerra) para Nebulos foi uma dádiva que ele abraçou com todas as forças. Sua parceria com Hardhead se provou altamente benéfica para ambas as partes, que são bem parecidas e partilham os mesmos interesses.

Na versão japonesa, Duros e Hardhead são o mesmo personagem, interpretado por Masato Hirano, que participou de várias grandes obras, mas apenas como figurante ou coadjuvante. Um papel de destaque seria Ichi de Hidra em Saint Seiya.

Close da cabeça, surpreendentemente definida com olhos, nariz e boca, embora microscópicos. Outro aspecto digno de nota é que os olhos são pintados.

Junto com outros Titan Masters/Headmasters. Parecem iguais, mas na verdade todos são bem diferentes.

Não existe diferença de padrão entre os conectores dos Autobots e dos Decepticons. Com isso é possível fazer estas trocas. E até que fica bem.


4. Transformação


A transformação requer a leitura do manual na primeira vez, mas fica fácil a partir da segunda.

Finalmente é instalar Furos na cabine de comando.

Diferente da versão japonesa, o folheto de instruções é totalmente pictórico e por isso é um pouco difícil de entender em algumas partes. Abaixo seguem alguns pontos.

Esquema de transformação dos braços para que eles se recolham, formando as esteiras dianteiras.

Para que as esteiras fiquem firmes no chassi é preciso conectar em ambos os lados uma parte redonda com uma articulação no orifício hexagonal, como na foto.

Como posicionar as esteiras dianteiras.

Detalhe do encaixe das pernas. É preciso colocar a peça verde do chassi na fenda do que era a coxa do robô.

Um ponto a se tomar cuidado na hora de transformar em tanque é o de baixar a couraça da cintura. Caso contrário, ela acaba roçando no chão ao mover as rodinhas do veículo.

Pontos de encaixe dentro do torso na hora de reverter para o modo robô.

Ponto de encaixe da frente do chassi para formar o ventre.



5. Modo Veículo



Hardhead se transforma em um tanque futurístico. O design lembra um pouco o Thundertanque dos Thundercats. Talvez uma tendência da época...

Existem rodinhas nas esteiras traseiras, mas não nas dianteiras.

As rodinhas dianteiras ficam debaixo da parte da frente do chassi.

O canhão pode ser erguido neste modo também.

Como citado anteriormente, Furos pode entrar na cabine e pilotar o tanque.

Para que a figura fique fixa no veículo é preciso encaixar a aba debaixo das pernas em uma fenda na parte de dentro da cabine, que tem até mesmo moldes de manetes.

O canhão tem um compartimento que pode ser aberto para acomodar mais um Titan Master/Headmaster.

Com isso é possível acomodar duas figuras no veículo, sendo que um é o piloto e o outro é o artilheiro.

O compartimento não pode ser fechado totalmente. Mesmo assim é possível improvisar um "santo antônio" para proteger o artilheiro.

Existem conectores em vários pontos da carroceria.

Eles servem para os orifícios nos pés dos Titan Masters/Headmasters.

Assim é possível colocar os Titan Masters/Headmasters na carroceria. Esse aspecto lembra os veículos G.I. Joe/Comandos em Ação da empresa.

Pode não parecer, mas isso é bem divertido.

- Ei, Furos! Quem está dirigindo?
- Hein?

Por alguma razão existe mais um desses conectores no alto do assento do canhão.


6. Ação


O robô é bem fotogênico. Sabendo usar a angulação e a iluminação dá para fazer fotos bem elegantes.

O canhão pode ser segurado nos braços.

Eu pessoalmente acho esse tipo de arma algo extremamente romântico. Mas apenas em obras de ficção.

Usando uma base com suporte. Acho melhor o robô correndo do que pulando ou voando.

Fotos usando peças de efeito (não incluídas).

Em um de seus momentos mais marcantes de The Headmasters, "alugando" o Twincast para providenciar um fundo musical para karaokê.

O modelo está à venda no Brasil (e de fato comprei aqui). Como oponente está disponível o Skullsmasher, que teve sua versão japonesa apresentada aqui. Um ponto a se tomar cuidado é que existem diferenças na pintura e a versão brasileira não inclui o drone Butler.


E esta foi a apresentação da versão Transformers Generations do Hardhead, feita pela Hasbro. Eis aqui um modelo muito bem feito e mais uma excelente atualização do brinquedo de 1987. Ele tem seus problemas, como a ausência de uma cintura giratória, mas se considerarmos que a versão original só movia os braços, então não há do que reclamar. A proporção é bem melhor e a modelagem é intrincada. O modelo tem várias possibilidades, tanto no modo robô quanto no modo veículo, com bastante interação com os Titan Masters/Headmasters, que dá uma sensação parecida com os veículos de G.I. Joe da Hasbro, no caso dos Autobots, e os Zoids da Takara Tomy, no caso dos Decepticons. Esse é um aspecto bem interessante e que aumenta o custo-benefício.

O modelo está disponível no Brasil e o preço é um tanto elevado. Mas é bem mais barato que a versão japonesa se considerar os custos de frete e taxas de importação. E sai mais em conta, até mesmo comprando um mini-drone avulso, sendo possível levar mais um Titan Master ainda por cima. Existem diferenças na modelagem da cabeça e na coloração, mas optei pela versão ocidental no caso do Hardhead por gostar mais do rosto com uma máscara.

6 comentários:

  1. Show de review!

    E eu pensando que Hardhead era tipo o Cabeça de Martelo das histórias do Homem-Aranha hehehe. Se bem que o Hardhead tem cabeça quadrada e de ferro, então não é tão diferente assim...

    Nossa, parece figura da Neca com os incontáveis arames plásticos! As fabricantes ocidentais adoram isso.

    Legal o design desse Transformer. O verde abacate caiu muito bem nele, e as esteiras nas pernas deixam ele com um visual meio "grosseiro" que é bem legal. Esse baita canhão é épico! Predador e Vava devem ter ficado com inveja hehehe.
    Épico também é esse modo tanque! E lembra bastante o Thundertanque mesmo, é só mudar a cor.

    Mas então, como ele faz para fica bêbado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que o Hardhead da versão japonesa até tem jeito de dar umas cabeçadas nos inimigos. Pena que só vi uns capítulos do desenho e não sei se ele chegou a fazer isso. Mas a cena do karaokê é antológica.

      Parece que existem uns tipos de Energon que fazem os Transformers ficarem "bêbados". Teve um episódio da série clássica que até passou no Brasil com os Decepticons se embebedando ao beber cubos de Energon. Megatron, Starscream... e até o Soundwave!

      Gosto muito desse tipo de robô, blindado, pesado e fortemente armado. Tanto que eu gostava mais do Guncannon que do Gundam quando era pequeno. O canhão do ombro é o grande ponto. Essas armas gigantes são fascinantes!

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Mais um Review apresentado com maestria! Acho muito bacana essa história de cada personagem, onde cada um não é simplesmente jogado na trama principal sem motivo algum.

    A engenharia empregada na fabricação das peças é incrível, mas a Hasbro tem que dar uma voada legal em todas as peças, como é o caso de detalhes na pintura e a arma vazada sem motivo aparente, como os braços que precisam ser assim para auxiliar na transformação.

    As fotos de ação, como já disse, são minhas favoritas! Vendo-as, me senti com 8 anos de idade assistindo aos comerciais da TV, com aqueles cenários elaborados, explosões e os moleques brincando, além da famosa frase: "Transformers não se movem sozinhos - peças vendidas separadamente." Hehehehehe! Nostalgia pura esses robôs!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      O pessoal da Hasbro e da Marvel se esforçaram para criar personalidades distintas para cada um deles (com trabalho dobrado no caso dos Headmasters/Targetmasters/Powermasters). Pena que muitos acabavam virando personagens de cenário mesmo.

      Ia ser bom se tivessem colocado painéis retráteis ou em portinhola nos braços para disfarçar o fato deles serem ocos. Mas isso aumentaria em muito os custos, que já são bem altos e se refletem no preço final. No fim, considerando todo o conjunto esse foi um problema menor.

      Para fazer as fotos do tanque, me inspirei nos desenhos das embalagens de veículos de G.I. Joe/Comandos em Ação. E é sempre bom colocar esses avisos para que ninguém fique desavisado e brigue com o atendente da loja (já vi isso acontecer). Também tinha mais um aviso: "As armas não atiram". Naquela época já não permitiam mais aqueles lançadores com mecanismo de mola, que realmente eram perigosos, mas eram bem divertidos!

      Excluir
  3. Muito bom, gosto muito de Transformers e sempre me impressiono com a engenharia de transformação deles. Achei o Hardhead bem imponente, a sequência de transformação ficou muito boa, alem das cenas de ação! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Aquele canhão do ombro ajuda na imponência da figura. E esse tem uma transformação que a princípio parece complicada, mas depois fica simples. Muito boa, mesmo!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html