domingo, 29 de janeiro de 2017

S.H. Figuarts Shampoo

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Shampoo, de Ranma 1/2, feita pela Bandai.


1. Informações


1. Informações


Shampoo faz parte de uma tribo matriarcal da China a 女傑族 (Ni Che Zu, ou Jo Ketsu Zoku, na leitura japonesa). Ranma a conheceu durante seu período de treinamento e a derrotou em um torneio de artes marciais. De acordo com a lei da tribo, "aquela que é derrotada por uma mulher, deve persegui-la até os confins do mundo e matá-la". Ranma a derrotou usando sua forma feminina e por isso, no começo Shampoo o perseguiu até o Japão com o intuito de matá-lo. Mas ao chegar no Dojo Tendo, Shampoo é derrotada por Ranma, desta vez na sua forma masculina. A lei da tribo também dizia que "aquela que é derrotada por um homem, deve casar-se com ele" e desde então ela tenta conquistar Ranma (homem) sem saber que ele e Ranma (mulher) são a mesma pessoa.

Shampoo eventualmente descobre sobre a maldição de Ranma, que mente para ela dizendo que sua forma feminina é a verdadeira. Ela parte do Japão e refaz seu treinamento na Terra dos Lagos Amaldiçoados com sua bisavó Cologne. Shampoo acaba caindo no Mao Ni Quan, onde se afogou um gato. Desde então, ela se transforma em um gato quando se molha com água fria. Shampoo retorna ao Japão junto com sua bisavó, que abre um restaurante chinês, o Neko Han Ten, e acaba descobrindo que Ranma na verdade é homem. A perseguição recomeça e Shampoo usa todos os meios possíveis e imagináveis para conquistar Ranma e eliminar a oposição (ex: Akane).


Shampoo é uma das personagens mais populares de Ranma 1/2. Seu jeito meigo escondendo um lado até maldoso é o grande charme da personagem. É divertido vê-la usando vários tipos de ingredientes exóticos, poções, artefatos e ardis para conquistar Ranma. Isso sem falar em sua sensualidade, sendo que ela foi provavelmente a personagem que mais apareceu nua em toda a série. E mais de uma vez já demonstrou suas belas formas em trajes de banho. Outro ponto é seu sotaque chinês ao falar, terminando suas frases com "-aru", algo que se tornou bem popular.

Shampoo foi interpretada por Rei Sakuma, que lhe deu uma voz bem meiga, bem docinha. Sakuma consegue cantar com a voz da personagem e existe uma versão dela da canção de introdução da primeira temporada do desenho. A dubladora também consegue interpretar personagens adultas como Aika Sumeragi em AIKa (que foi exibida no Brasil pela Locomotion com áudio original) e Nina Purpleton em Gundam 0083.

Curiosidade: o dublador de Ranma (homem), Kappei Yamaguchi, conta que sua personagem feminina favorita do desenho é a Shampoo.

O conteúdo da caixa. Vem com um bom número de peças de expressão e mãos intercambiáveis. E ainda está incluída uma base com suporte.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Shampoo é representada com a roupa que ela veste quando trabalha no restaurante, usando um avental em cima do traje típico chinês.

Close do rosto, que é mais próximo da versão em quadrinhos. Mesmo assim ela tem a sombra nas pálpebras como no desenho animado.

A expressão "B" é logo a do "beijo", que ela pede para Ranma, mas nunca é atendida (por boas razões).

A expressão "C" é com um sorriso largo no rosto. Bonitinho, mas por algum motivo não consigo deixar de sentir uma má intenção por trás dele.

A expressão "D" também é com um sorriso, mas com o olhar voltado para o lado. Serve para representar uma das ilustrações oficiais, mas por causa disso, o uso é um tanto limitado.

Os "bombons" do cabelo são lisos, mas têm um enfeite de uma fita e um guizo com pintura metálica.

As pontas das mechas de cabelo também têm esses guizos. A escultura é bem feita, até com fendas.

A modelagem do cabelo é esmerada e existem partes com sombreamento.

Esse sombreamento está presenta também no topo da cabeça e na franja.

Shampoo é uma das personagens mais "bem-dotadas" do desenho e isso é representado na figura. Os babados do avental são bem feitos, mas no meu exemplar ficou um resquício de cola aparente.

A parte de trás do avental é bem representada, com as alças.

A escultura do braço é simples, mas existe o detalhe da manga.

A saia tem dobras e babados e na parte de trás está o laço do avental.

A saia é composta de duas partes, feitas de material maleável de modo a não interferir nos movimentos.

A calça, apesar de simples, tem moldadas as dobras da roupa.

Os sapatos também são simples, no estilo chinês. A sola é lisa.


3. Articulações


O pescoço se move bem, embora no meu exemplar a articulação seja frouxa. Existe mais um ponto móvel na base do pescoço, mas a movimentação é mínima.

Assim como no Ranma, os ombros são extensíveis, aumentando o alcance de movimentação.

Não existe uma articulação giratória no antebraço, sendo necessário girá-lo na conexão com o ombro.

Fechamento máximo do cotovelo, que não se dobra muito.

Por não ter adereços, o pulso se move bem.

O tronco se move bem para os lados e pode ser girado na altura do peito e da cintura, mas não se move muito para a frente e para trás.

As coxas são extensíveis e a abertura das pernas é boa.

Sistema de articulação das pernas. Os joelhos se dobram bem. As articulações são enormes, como no Ranma.

Articulação do tornozelo, que garante uma boa área de contado do solo com os pés.


4. Acessórios


Além das mãos fechadas que vêm de fábrica, estão incluídos mais três pares. As mãos com os dedos abertos têm um formato diferente uma da outra. Tem também uma mão para segurar objetas, bastante maleável. A troca é fácil, sem conectores duros.

Também estão incluídas estas mãos com os dedos entrelaçados. A colocação é mais simples do que parece, mas ainda assim requer cuidado.

Está incluída esta tigela de lamen. A parte de dentro é bem feita, com ovo, carne de porco e cebolinha.

A tigela pode ser segurada por uma das mãos com dedos abertos. Não tem um pino, mas se encaixa bem no formato da mão.

A outra mão tem um polegar levantado e por isso não segura bem a tigela.

A parte de dentro do lamen é removível.

O acessório mais interessante é este Okamochi, uma mala de entrega de pratos a domicílio, com o logo do Neko Han Ten (literalmente, "Restaurante do Gato").

A parte da frente do Okamochi é um painel deslizante que se abre igual ao original. Dentro tem um espaço para se colocar o lamen.

A figura pode segurar o Okamochi com uma mão específica para isso.

Esta seria uma articulação para o pescoço, mas sem os movimentos verticais. Ela geralmente vem em Figuarts de personagens de cabelo comprido.

Está incluída uma figura da Shampoo em sua forma de gato.

O rosto é caprichado, mas o olhar é voltado para o lado.

Existem vários detalhes esculpidos, como a pelagem do peito e os acessórios em formato de guizos.

Nas patas e na cauda é usada pintura em gradação.

O pescoço pode ser girado, mas não inclinado.

A base com suporte incluída. Desta vez está escrito o nome de Shampoo em chinês.

O suporte é um pouco diferente das Soul Stages convencionais, sendo que a secção da base é curta.

A título de comparação, um suporte convencional.

Por alguma razão, existem fendas na secção inferior. O propósito ainda é desconhecido.

A garra incluída também é diferente da convencional.

Posição do suporte ao segurar a figura.


5. Ação


A figura é bem articulada, sendo possível fazer várias poses com ela. Desta vez, pelo visto o intento é mostrar a Shampoo em seus dias comuns e não o seu lado lutador.

Representando a cena da abertura do desenho em que Shampoo se aproxima da câmera ao som de Little Date.

Nessa ela tenta beijar o Ranma, que é atingido por uma chaleira. Nessas horas que faz falta uma figura da Akane...

O fato de Shampoo se transformar em gato também é motivo de pânico para Ranma.

Não é que Ranma deteste a Shampoo. Na verdade, ao se encontrar na rua eles se falam normalmente.

É só que de vez em quando a Shampoo oferece uns pratos suspeitos, alguns com ingredientes hipnóticos...

Usando os acessórios da Ranma (F). Desta vez optou-se por representar a Shampoo como garçonete e não como lutadora e por isso não foram incluídas expressões para isso.

As mãos da Ranma (F) podem ser colocadas na Shampoo sem problemas.

Algumas fotos com as mãos de dedos entrelaçados. Não parece, mas ela é bem fácil de usar.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Shampoo, feita pela Bandai. A figura ficou muito bem feita e bem graciosa, bonita mesmo, demonstrando que a Bandai tem avançado em suas técnicas de representar garotas de desenho animado. O sistema de articulações é competente, sendo possível fazer vários tipos de poses com a figura. Os acessórios são bem interessantes, sendo que o Okamochi me surpreendeu bastante. O grande problema, mais uma vez, é o controle de qualidade. No meu exemplar, a articulação do pescoço vem frouxa de fábrica, diferente de outros modelos como Sailor Moon ou Precure, em que elas são bem mais firmes. É por isso que em muitas das fotos da apresentação ela foi mostrada levantando muito a cabeça. E tem o problema no acabamento do avental, mas talvez seja só o meu exemplar. Fazem falta expressões para luta, mas espero que venham em alguma outra versão com Shampoo em seus trajes de combate com as enormes armas com o formato de bolas em bastões, muito usadas pela personagem.

Só que aparentemente as vendas não foram muito boas e todas as figuras de Ranma 1/2 agora são comercializadas de forma exclusiva pelo site da Bandai. Uma pena, pois esta figura é de alta qualidade. Ela pode ser encontrada a preços baixos e em breve deve sair no Brasil. Recomendo para os fãs do desenho, mesmo não representando a Shampo "lutadora".

4 comentários:

  1. Nobre Usys! Excelente Review!

    Desta vez, não sou totalmente leigo no assunto Ranma 1/2, porque já li muita coisa sobre esse mangá e também sobre o anime. Só preciso separar um tempo para assistir e ler!

    A figura é muito bem feita, mesmo. Mas deve ter decepcionado pelo fato de não ter vindo as expressões de luta, bem como ela é na história. Sobre ela ter um pescoço frouxo, eu já utilizei uma técnica que funciona em minhas figuras: passar base de esmalte (transparente) e esperar secar. Após isso, a junção ficará um pouco mais espessa e dará maior sustentação à cabeça; usei isso num Goku SSJ SHF que caía o braço. Deu certo!

    Essa exclusividade da Bandai é que quebra a gente do Ocidente! Mas espero que isso não empate suas aquisições nem esses reviews sensacionais de aparecerem por aqui! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Dá um tempo de ver que Ranma é muito engraçado, sim. E tem umas lutas muito boas. Só que tem umas cenas de nudez e por isso é bom tomar um pouco de cuidado.

      Foi boa essa dica essa do esmalte. Sabia como afrouxar, mas não como apertar as articulações. Já deixei em uma posição em que a cabeça fica levantada e por enquanto fica assim.

      Pra dizer a verdade, está ficando difícil até pegar as de venda aberta. Os preços andaram aumentando e qualquer compra passa dos dez mil ienes. Se eu não maneirar... Mesmo assim ainda tem material por um bom tempo, torcendo para a situação melhorar.

      Excluir
  2. Show de review!

    A Shampoo é muito divertida! Com certeza vai ficar ainda mais quando chegar a figura da Akane hehehe. Apesar de agora ser tudo exclusivo, é legal ver que não abandonaram a coleção.

    Nossa, esse Okamochi ficou muito caprichado! Tem até espaço para botar o lamen! Bom, na falta de armas pelo menos ela pode usar esse Okamochi para acertar a cabeça de alguém hehehe.

    Adorei os rostos, o rosto padrão em especial, é extremamente simpático! A figura no geral é bem bonitinha, e dá pra ver que as articulações são boas. A versão gatinha está muito fofa!
    Mas achei um tanto equivocada a escolha do visual, ele em estilo de luta seria bem mais legal. Eu (que sou chato :P) só não comprei por causa disso. É uma pena que dificilmente vai ter uma segunda versão dela, ainda mais que essa não foi bem nas vendas, mas mesmo assim vou ficar na torcida. Me pergunto o que afetou as vendas, já que ela é uma personagem de popularidade considerável. Vi que aqui no ocidente bastante gente não aprovou o visual de avental, mas será que os japoneses também não curtiram? Eu achava que por lá o fetiche por aventais seria um baita empurrão nas vendas... Se bem que acho que o fetiche se resume ao avental sem nada por baixo hehehe.

    Pior que olhando as fotos com esse rostinho ultra simpático, dá uma certa vontade de pegar hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Ah, a Shampoo é divertidíssima! Ela é pura, tanto no bom quanto no mau sentido da palavra. As coisas que ela fazia para conquistar o Ranma eram muito engraçadas!

      Também preferia as roupas de luta, mas esse rostinho bonito me fisgou. Ficou muito bonitinha mesmo. Quando eu abri fiquei pasmo. E cada vez que ia mexendo gostava cada vez mais (com exceção da articulação frouxa do pescoço). Os acessórios também são legais. E acho que a Shampoo já acertou alguém na cabeça com o Okamochi. Só não sei se foi o Ryoga ou o Mousse (que é mais provável).

      Para mim faltou um rosto dela maquinando alguma coisa, mostrando sua verdadeira face. Ainda assim continuo esperando por uma outra versão com mais peças de expressão, já que ela fazia várias no desenho. Muita gente realmente preferia com as roupas de lutadora mesmo no Japão. Quem sabe não saia alguma coisa na WonFes, se a Bandai tiver um estande lá?

      Logo deve ser possível encontrar em ofertas. Acho que com isso dá para considerar a compra de uma. E na verdade, ao fazer as fotos acabei parando no meio porque tem que ter a Akane mesmo. Não tem jeito. Já deixei encomendada e mal posso esperar por ela.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html