domingo, 26 de março de 2017

figma Kenzo Kogure

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma de Kenzo Kogure, da série Seibu Keisatsu, feita pela TOMYTEC.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação




1. Informações



西部警察 (Seibu Keisatsu, algo como “A Polícia do Oeste”) foi um seriado policial exibido no Japão de 1979 a 1984. Keisuke Daimon (interpretado por Tetsuya Watari, que atuou recentemente em A Colegial de 35 Anos) lidera sua equipe para combater o crime no distrito Jousai em Tóquio. Esse time de policiais, conhecido como a “Tropa Daimon” é altamente temida por seus métodos violentos e implacáveis e por nunca desistirem de seus objetivos. 

A série se definiu como um "faroeste no asfalto", se baseando nos filmes de "bangue-bangue" especialmente os italianos, daí o "Oeste" do título. E ela se tornou famosa por ter cenas de ação intensas e violentas com muitos tiros, perseguições de carros e explosões, sendo que em um arco de episódios o ápice foi a queda de uma enorme chaminé de fábrica de 500 toneladas. Foram usadas altas somas para essas cenas e existem até mesmo dados de quantos veículos foram destruídos (4680, uma média de 20 por episódio, fornecidos pela patrocinadora, a Nissan), construções demolidas (320) e quantidade de explosivos utilizada (4,8 toneladas). Ninguém morreu nas filmagens, mas houve seis feridos.

O seriado teve participação de Akiji Kobayashi, o capitão Muramatsu das séries Ultra e o "oyajisan" das séries Kamen Rider. Também participou Kenji Sahara, das séries Ultra e protagonista da primeira, Ultra Q. E até mesmo Susumu Kurobe, o Hayata de Ultraman, apareceu como um dos vilões.

O comissário Kenzo Kogure é o superior de Daimon e fornece apoio para que ele e sua equipe possam fazer seu trabalho. Para isso ele usa sua vasta rede de contatos e consegue obter recursos e quando necessário aliviar as pressões de superiores na polícia. Normalmente ele cuida do trabalho burocrático, cumprindo papel importante para a Tropa. Mesmo assim ele parte para a luta quando necessário. 


Kenzo Kogure foi interpretado por Yujiro Ishihara, ator e cantor de grande fama, que é um dos maiores nomes do mundo artístico japonês. Ishihara começou como coadjuvante no filme 太陽の季節 (Taiyou no Kisetsu, ou "A Estação do Sol") e logo em seguida conseguiu um papel como protagonista em 狂った果実 (Kurutta Kajitsu, "O Fruto Enlouquecido"). Ele desenvolveu uma carreira sólida, não só como ator, mas também como cantor, lançando vários sucessos como 夜霧よ今夜もありがとう (Yogiri yo Konya mo Arigatou), 銀座の恋の物語 (Ginza no Koi no Monogatari) e 赤いハンカチ (Akai HANDKERCHIEF).

Uma curiosidade é que Ishihara participou de Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras em um papel menor como um dos pilotos, Yamamoto, o representante do Japão.

Outra é que Ishihara atuou como dublador em わが青春のアルカディア (Wa ga Seishun no ARCADIA) como Phantom F. Harlock I, ancestral do Capitão Harlock e iniciador do clã.

Em 1963, o astro abriu a Ishihara Promotion (Ishihara International Productions) e foi daí que surgiram seriados policiais como 大都会 (Daitokai, "A Cidade Grande") e o próprio Seibu Keisatsu. Após o falecimento de Ishihara em 1987 aos 52 anos, Tetsuya Watari, seu amigo, que o via como um irmão mais velho, assumiu a presidência até 2011.

O conteúdo da caixa. O número de mãos intercambiáveis é grande. Os acessórios são bem incomuns.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A proporção ficou muito boa, mostrando um personagem de meia-idade, mas em forma. Só de ficar de pé a figura já tem uma forte presença.

Close do rosto. Ficou bom para o tamanho, pegando as características do ator, como as bochechas saltadas. A textura imita bem a pele.

Os óculos são feitos de material transparente. Mesmo assim é difícil ver os olhos no fundo.

Está incluída esta peça para representar o personagem sem os óculos escuros. Não é usada a chamada "Colorização Digital" e por isso se parece mais com um desenho do que com uma foto do ator. Mesmo assim foi feito bastante esforço. Só sinto que os olhos ficaram muito no fundo, mas isso é devido a uma característica especial.

Os olhos podem ser movidos para várias direções. Cada um se move de forma independente e para isso é recomendado usar uma pinça. É necessário cuidado, pois a peça pode escapar do rosto.

O rosto com óculos também tem os olhos móveis.

O cabelo tem sulcos para representar os fios.

A roupa é um terno comum, de cor cinza. Mesmo assim é bem detalhada, com botões e o colete na parte de dentro. A parte que cobre o corpo é feita de material maleável.

A gravata usa pintura metálica nas listras para representar o brilho do tecido.

Existem vários moldes para representar dobras e as partes em que o tecido fica folgado.

As dobras da parte de trás do terno, assim como as linhas de costura são bem realísticas.

E existem detalhes para representar os bolsos.

Debaixo do colete existe um cinto moldado. Normalmente fica escondido, mas é bem feito, até com os furos.

A modelagem das mãos ficou simplificada, sem detalhes que lembrem as falanges. Os punhos das mangas têm abotoaduras e no pulso esquerdo existe um aro dourado para representar um relógio. Pena que não é muito detalhado.

A mão direita tem um anel. A joia e a borda usam pintura metálica.

Os sapatos têm uma textura especial para representar couro.


3. Articulações


O pescoço não se move muito.

Os ombros se erguem bem. O braço pode ser girado na ligação com o ombro e no cotovelo.

Apesar de usar a nova protoforma, os ombros não possuem articulações extensíveis e por isso a figura não consegue juntar os pulsos à frente do peito.

Fechamento máximo do cotovelo.

Os pulsos usam articulações multidirecionais, com boa liberdade de movimentos.

Existe uma articulação extensível na cintura e ela é o único ponto móvel do corpo. Mesmo assim é o suficiente.

A abertura das pernas é muito boa.

Sistema de articulação das pernas. A figura consegue se agachar sem problemas. Os pés não têm articulações nas pontas.

Como dá para imaginar, o tornozelo não se move muito.


4. Acessórios


O número de mãos intercambiáveis é impressionante. Todas as mãos direitas têm o anel direitinho.

Está incluída mais uma mão direita segurando um cigarro, que é bem detalhado.

A troca das mãos não é muito difícil. Mas no caso da esquerda é preciso cuidado para não perder o aro.

Outro acessório é esta pistola. A pintura faz com que pareça ser feita de metal.

Ela pode ser segurada por uma mão específica e tem até a boca do cano moldada.

Está incluída esta mala reforçada. A modelagem é magnífica.

A mala até mesmo se abre.

Esta peça é para ser colocada dentro da mala para representá-la cheia de dinheiro. Isso foi incluído se baseando no capítulo 23 da primeira temporada, "Trick Play", em que Kogure é chantageado. Esse dinheiro é usado como isca para descobrir quem é o criminoso, mas as coisas tomam um rumo inesperado com inúmeras reviravoltas (e uma literal virada de mesa).

A mala pode ser segurada por esta mão.

Maço de cédulas de dez mil ienes. A efigie é do Shotoku Taishi, que era a corrente na época. Atualmente é Yukichi Fukuzawa. Dos lados existem sulcos para representar as folhas.

O maço pode ser segurado por esta mão.

A base com suporte incluída é a mesma de outros modelos, sem nenhuma mudança.

A ponta tem a extensão, que agora é padrão.



 O papel de fundo da caixa tem impressa a janela do escritório de Kogure, com uma das venezianas puxada para baixo.


Ela serve para representar a cena em que Kogure olha pela janela para ver (vigiar) a Tropa Daimon.


É só que é preciso um suporte para ajustar a figura à altura da janela. Mas isso foi feito tendo em mente o uso do di:Stage mesmo.


5. Ação






Um dos apelidos de Ishihara era "tough guy" (Durão). E de fato em seus filmes ele interpretava personagens assim. 



O papel de fundo ajuda a dar dramaticidade.



A figura é fotogênica. Fotos à meia luz combinam com ela. 


Os olhos móveis permitem criar situações de tensão.


E também para dar expressividade à figura.


Ainda assim, um Homem fala usando as costas.

A bem da verdade, não vi Seibu Keisatsu a não ser algumas cenas de ação. Comprei o modelo pelo ator/cantor. 赤いハンカチ  (Akai HANDKERCHIEF) foi uma das músicas de minha juventude, que ouvia em LPs. 

Por isso, esta figura para mim não representa o personagem Kenzo Kogure, mas sim o astro Yujiro Ishihara. É só que devido à natureza do personagem, só vem esta expressão mais severa. O ator mesmo é bem humorado e já soltou gargalhadas ao ver um comediante fazendo uma paródia de Seibu Keisatsu em um programa de televisão.


Esse disco foi comercializado no Brasil, aparentemente pela própria Teichiku Record (tem até um errinho de grafia). Nele há ainda 夕陽の丘 (Yuuhi no Oka),  um dueto de Ishihara com Ruriko Asaoka.


Um novo comandante para a Winspector?



Um cross-over mais improvável que Gavan & Gokaiger ou Kamen Rider OOO & Abarenbou Shogun? Casaria bem, já que Seibu Keisatsu abusa dos explosivos. Só que teriam que maneirar nisso e na violência para se adequar a Winspector.

E esta foi a apresentação da versão figma de Kenzo Kogure, feita pela TOMYTEC. É uma boa representação, embora lembre mais uma versão desenhada do ator ao invés de algo mais real. Mesmo assim o modelo tem presença e consegue se mover bem, embora não possa fazer nada muito ousado. Os olhos móveis são um pouco difíceis de alinhar, mas oferecem muitas possibilidades caso sejam bem utilizadas. Não é a representação mais fiel do ator, mas foi feito o melhor possível, considerando-se o tamanho reduzido da figura. Esta é a primeira figma que compro que não foi feita pela Max Factory e a TOMYTEC se saiu bem. Recomendo para os fãs do seriado e também para os admiradores do Astro. 

6 comentários:

  1. Mais um review show de bola!

    Legal que você pegou ele, lembro que você tinha comentado que estava interessado, mas eu achava que você tinha desistido.

    Caramba, isso é que é série de ação hardcore! 4860 carros destruídos! Imagina o custo disso! É por isso que hoje é quase tudo em CG hehehe. Agora deu vontade de assistir a série, pena que só tem em dvd japonês sem legenda :(

    Não fazia ideia que o Ishihara tinha atuado como dublador, ainda mais como um personagem do universo do Harlock! Vi o filme mais de uma vez, mas não sabia que era ele como Phantom F. Harlock I. Acho que vou pegar para ver novamente, agora atento nesse detalhe hehehe.

    Ele move os olhos! Por essa eu não esperava! Esse é um recurso bem legal, só é meio complicado e requer um pouco de paciência, mas acho o resultado bem legal. Ainda bem que pelas fotos já dá para perceber que as peças são bem mais resistentes que as usadas nos olhos da Hot Toys, que quebram com bastante facilidade (vai ver por isso eles pararam de fazer figuras com movimentos nos olhos).

    A modelagem está ótima, curti esse terno aí hehehe. A vantagem de não usarem a coloração digital no rosto é que não fica aquela diferença de cor entre o rosto e o resto do corpo. Os acessórios são ótimos também, essa maleta com grana seria legal para fazer um roubo com Nendoroids hehehe. E esse fundo é algo que eu já tinha elogiado no DCV, é muito legal!
    Só a junção do cabelo que acho que ficou muito aparente, podiam ter feito algo um pouco mais discreto.

    A figura fica muito bem nesse tipo de iluminação mesmo, as fotos ficaram ótimas. Acho que essa figura deve combinar bem com o Kazuma Kiryu, o estilo é parecido hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Yujiro Ishihara era o ídolo da minha mãe e me fascinou também, mas pela música pois não consegui ver os filmes dele. Mas só pelos trailers deu para ver que ele dava muita bordoada. E felizmente a Ishihara Promotion negociava diretamente com a patrocinadora, a Nissan, e conseguia bastante material para explosões. Tinha até um caminhão que parecia saído de um seriado de super-heróis. E com nomes como Yujiro Ishihara e Tetsuya Watari, a série dava uma tremenda publicidade para a empresa. Com isso todos ganhavam.

      Essa de mover os olhos dá bastante trabalho. Alinhar é bem difícil e em algumas fotos ele até ficou meio vesgo. Mas sabendo usar dá pra fazer um monte de coisas. E esse papel de fundo ajuda um bocado.

      Pior que por incrível que pareça não tenho nenhuma figura com coloração digital. Precisava ver uma ao vivo para saber como fica. O Bruce Lee ficou legal, mas não sei se ele usa essa técnica. Acho que não tinha muito o que fazer no cabelo, pois é difícil saber onde cortar. Talvez se incluíssem uma cabeça inteira como extra...

      Na verdade o Kiryu já está aqui comigo. Ainda não abri, mas pretendo apresentar em breve. E claro que o Ishihara vai estar lá, fazendo participação especial.

      Excluir
  2. Usys, que figura bacana, fiquei impressionado! E olha que nem vi essa série.

    Aliás, esse universo de séries e filmes policiais japoneses é vasto e algumas produções têm uma aura cult. Já li sobre Key Hunter e Abunai Deka, que são bem cultuadas. Em Key Hunter, inclusive, trabalharam Hayato Tani (Chefe Sugata de Maskman) e Hiroshi Miyauchi (V3 e Chefe Masaki de Winspector). Inclusive era mais comum ver atores de tokusatsu em produções policiais do que em doramas, que é o que acontece atualmente.

    Infelizmente, sempre foram tratados como produtos extremamente locais, sem vistas para exportação. Mas se os doramas foram descobertos e encontraram público fiel a ponto de estarem no Crunchyroll, quem sabe não dá pra dar um empurrãozinho por algum lado? Pretendo ainda ver alguma dessas séries pra fazer matéria. E além de Key Hunter e Abunai Deka, Seibu Keisatsu também já está na lista, graças à este blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Na verdade comprei mais por ser o Ishihara. Mas me interessei pela série também e me surpreendi ao ver o Tetsuya Watari, que eu conhecia mais como cantor com Kuchinashi no Hana, tão diferente em A Colegial de 35 Anos. Ainda assim ele impõe respeito.

      Ia ser legal se o Crunchyroll ou o Viki pudessem trazer esses seriados para cá. Só não sei se teria aceitação, mas acho que vale a pena tentar. Outra série interessante é Hissatsu, no Japão antigo, com assassinos profissionais. Vi umas cenas e são bem estilosas, com uns jogos de luzes e sombras muito bons.

      Excluir
  3. Nobre Usys!

    Que figura bacana! Já tinha visto algumas fotos com ele sendo um "mafioso figurante" nas cenas de ação do pessoal do CAFA. Não sabia desse seriado antigo nem que gastava tanto com explosões, demolições e destruição de carros!

    É uma excelente figura para cenas de ação com Super-heróis justiceiros! Tê-lo como uma representação do ator é uma escolha da hora. Tenho algumas figuras assim, no propósito de lembrar tal época, como o Jaspion e um Ranger Vermelho (Tyrano Ranger).

    As cenas de ação ficaram bem bacanas e a jogada da Figma em dispor um cenário com a caixa foi sensacional! Um crossover com Winspector seria incrível! Esta série está entre as minhas favoritas de Tokusatsu.

    Até a próxima, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Pior que apesar de ter essa cara, ele é o chefe da polícia. E também é um dos grandes nomes do mundo artístico japonês. Se bem que o Ishihara fez uns papéis de mafioso, sim. A série é do tipo que faz pensar quanto foi gasto em cada episódio e como conseguiram fazer por tanto tempo.

      Como ele não não tem nenhum superpoder ou equipamento mais complexo, deu para fazer as cenas de ação com um pouco mais de facilidade. Pena que não consegui pensar em nada com a maleta de dinheiro. E ela é o acessório mais interessante do conjunto. Talvez colocando como produto de roubo dos soldados Shocker...

      Infelizmente esse cross-over não será possível pois o ator que fazia o Fire abandonou a carreira. O jeito é improvisar com as figuras. E torço para que lancem o Daimon também.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html