sábado, 26 de dezembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - Episódio 37

Saudações.



Direção: Takao Iwai
Storyboards: Toshiaki Komura
Roteiro: Kaori Kaneko
Direção de Animação: Francis Caneda e Aris Nario
Arte: Lee Beon Seon

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.


No Episódio Anterior: Hinata se reencontra com uma velha amiga, Eriko. As duas eram muito próximas, se chamando de "Natasha" e "Elizabeth". Mas Eriko toma uma atitude distante, seca, o que faz com que Hinata veja que a distância pode separar uma amizade. Para que isso não aconteça com Nodoka e Chiyu, ela decide estudar para valer a fim de ir para o mesmo colégio. Mas convencida por suas amigas, Hinata conversa mais uma vez com Eriko, que revela seus verdadeiros sentimentos. E com isso as duas reatam.


É outono e Asumi resolve trabalhar de meio período na loja de Manju de Sukoyaka. Os Animais da Cura também resolvem sair para aproveitar a estação dos Esportes, da Arte e da Colheita junto com Rate. Eles vão a um parque e enquanto brincam, se deparam com o lixo jogado indiscriminadamente pelos humanos. Mas com a ajuda dos Elementos das Folhas e das Flores, também veem que há aqueles que zelam pela Natureza.


Em um bosque próximo, eles vão catar castanhas guiados pelo Elemento da Colheita, mas Rabirin é encontrada por uma menina que a persegue. Felizmente ela é salva por um agricultor (Takahiro Fujiwara) que orienta a menina e dá frutas que ele cultivou para Rabirin, que as reparte com seus amigos.


Os Mascotes conversam sobre tudo o que eles passaram, o que aprenderam e encaram a possibilidade de ter de se separar das Cures quando a missão acabar. Nisso, surge Daruizen com uma sugestão maligna...



O episódio desta vez é focado no desenvolvimento dos Animais da Cura, nos Mascotes, sendo que as próprias Cures ficam quase para escanteio. E eles encaram uma questão sobre sua missão.

Por que o Ultraman protege os humanos? Mesmo depois de ver que eles são capazes de atrocidades como criar armas destruidoras de planetas, matar animais inocentes, como coelhos, e ostracizar um alienígena pacífico? Uma das respostas que eles deram é "Com certeza existem pessoas ruins neste mundo. Mas não posso abandonar aquelas que são boas por causa disso". Outra é "Para gostar dos seres humanos, você tem que conhecer o seu lado bom e o seu lado ruim". É o mesmo questionamento que cai sobre os Animais da Cura.

Eles veem que existem seres humanos que não se importam com a Natureza e jogam o lixo em qualquer lugar de forma irresponsável. Que os perseguem quando os avistam, fazendo-os passarem por maus bocados como no episódio 1. Mas também que há humanos bondosos que cuidam da Natureza e dos animais. E ainda que se orientadas, as pessoas podem fazer as coisas corretamente. Algo semelhante ao episódio 24 em que é mostrado que os humanos causam danos às árvores, porém ao mesmo tempo há quem as cure.


(Coisa puramente pessoal, mas quando estudei no Japão por um ano, morei em uma cidade parecida com Sukoyaka. E quando ia a piqueniques e excursões ao ar livre, me impressionava ao ver que os japoneses traziam sacos plásticos de casa para descartar o lixo no lugar certo. E era extremamente raro encontrar uma única lata na rua. É decepcionante saber que as coisas mudaram para pior nesses últimos anos. Ver lixo no chão era algo impensável na época.)


Os Mascotes também encaram a possibilidade de se separar de suas amigas quando a missão acabar. E nessa surge Daruizen, que lhes diz que tudo o que eles têm de fazer é deixar de curar a Terra. E essa dúvida, esse conflito interno aparece na cena em que eles usam o Escudo de Patinha para proteger o pomar e por um tempo a barreira racha, como que mostrando a hesitação em seus corações.

Mas os Animais da Cura mostram que não estão batalhando só por interesse próprio ou só por dever e sim porque querem proteger este mundo. Salvar as pessoas, que eles viram que merecem ser salvas e não só as suas amigas. Porque existe algo de bom neste mundo e pelo qual vale a pena lutar. E eles mostram isso com frases que normalmente seriam ditas pelas Cures ao rebater o ataque.

Hesitação e Decisão.

Uma grande característica de Healin' Good é que os Mascotes estão lá no calor da batalha junto com as Cures ao invés de serem raptados ou de se esconderem ou de ajudar as pessoas a fugir. De fato, são eles quem dão instruções de quando usar o Cure Scan e os ataques especiais. Mais do que isso, eles são as próprias armas das Cures, sem as quais elas nem sequer podem usar os poderes de purificação e os Frascos Elementares. E essa é a intenção, conforme contam a produtora Kaori Yasumi e a compositora de série Junko Koumura. Por isso é natural ter um episódio focado neles. E foi um sucesso.

Claro que também podemos ver os Mascotes sendo fofinhos (perdão Josephine... digo, Pegitan) e fazendo coisas fofinhas, como praticar esportes, desenhando ou comendo frutas gostosas.

Aqui na verdade seria 個性 (kosei, individualidade, nesse caso caberia "estilo") ao invés de 構成 (kousei, composição).

Aqui temos também mais uma indicação de que no final todos podem ficar juntos, ou fazerem a promessa de se reencontrarem. O problema é Asumi, que não sabemos o que será dela quando a missão for cumprida. Se vai ficar no mundo dos humanos ou se vai voltar para a Natureza. Embora ela pareça gostar do local e encontrou uma razão para ficar, com seu novo emprego, e quem sabe seja efetivada.


Aqui há mais um indicativo, de que o episódio anterior e o 25 deveriam ter sido exibidos antes da chegada de Asumi, pois desta vez ela teve uma participação mais ativa, não só na história como na luta também, usando os Frascos Elementares. E Daruizen usa um Gigapatógeno ao invés de um Mega como seus colegas, o que se encaixa melhor na cronologia. É certo que é mais um episódio fora de época, já que agora seria inverno no Japão e deve ter sido um dos episódios que Koumura e Yasumi comentam que foi empurrado para a frente devido ao hiato. Mas ainda assim sua exibição foi necessária, ou melhor, indispensável.

Daruizen se mostra de novo o mais inteligente, e consequentemente o mais perigoso do trio. Além de produzir o Gigapatógeno (que por alguma razão fala no ritmo de música enka), se vale de guerra psicológica para desestabilizar os Mascotes. Nessa ele lembra o Ira, de Doki Doki! Precure, com uma tentação e fazendo com que sentimentos egoístas aflorem. Já Guaiwaru e Shindoi-ne continuam fazendo suas trapalhadas.

Daruizen colocado contra a luz, como se a bloqueasse.
E projeta sombras sobre os Animais da Cura, dando a entender que ele joga trevas para tentá-los.

Também deu para ver que o Jardim da Cura está se recuperando aos poucos. Teateine já consegue se mover e se encontra com seu povo, entre eles dois veteranos, Layon (Kenichiro Matsuda) e Torain (Daichi Endou), respectivamente um leão (lion, em inglês) e um tigre (tora, em japonês). E é mencionado que logo também irão para o mundo dos humanos, o que indica que eles estarão presentes ao menos na última luta.


Outro grande ponto de destaque é a arte do episódio. Os cenários são caprichadíssimos, como as flores e frutas, assim como as folhas secas caindo, dando um ar de outono. O uso de luzes e sombras também é impressionante. Lee Beon Seon e os artistas da BON.Corp e da studio AR.T.ON fizeram um excelente trabalho, assim como os veteranos Francis Caneda e Aris Nario, das Filipinas, que cuidaram dos personagens, mostrando o poder do pessoal de fora do Japão.

Os trabalhos da TAP (Toei Animation Philippines), subsidiária da Toei nas Filipinas, costumam ser bem irregulares, mas eles têm melhorado com o tempo.



No próximo episódio, Chiyu se questiona sobre qual caminho escolher. O de cuidar da pensão ou o de seguir com o salto em altura.




Semanal da Chiyu-chi



ExtraHealing Animal TV SP

Em 13/12/2020 foi exibida uma live no Canal Oficial com os Animais da Cura fazendo vários números e interagindo com o público. Uma pena que não deu para colocar legendas, mas tem o mais importante: Pegitan cantando rap junto com seus amigos, realizando o desejo de Chiyu no episódio 29

Foi bem divertido com dicas ecológicas, como comprar só o necessário sem abarrotar a geladeira, e levando sacolas reaproveitáveis de casa. Outra é de economizar energia apagando as luzes quando não estiver usando. E mais uma é de fechar a torneira na hora de escovar os dentes ou enquanto ensaboa as mãos. A mensagem é positiva, de que com cada um de nós fazendo uma pequena parte, podemos ajudar a Terra. Natsu Yorita viu tudo e a própria Fontaine faz uma breve aparição para dizer a Pegitan que ele foi muito bem. Começa mais ou menos aos 26 minutos.




Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Dez'2020 #65: Latte e um grande passeio!


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE Episode 37 Impressions



Mel-chan:

2 comentários:

  1. Olá!
    Sem dúvidas, um espaço cedido aos mascotes é mais que necessário. Eles são importantíssimos, desempenham papel central na vida das meninas, além de ser bonito acompanhar o crescimento em conjunto de cada dupla.
    Legal saber que Ultraman aborda essas questões, chega até ser emocionante ver que obras como estas tratam de assuntos tão profundos que geram reflexão. E é exatamente isso, para que antes se possa entender as pessoas é necessário reconhecer que todos têm o lado "luz" e "sombra" (bom e ruim). Fico imaginando que estas sutilezas podem ser dicas de como as guerreiras vão enfrentar os Byogens mais adiante. 
    Percebi que todos os episódios que tem tem o Daruizen como vilão da vez são àqueles mais difíceis das guerreiras enfrentar. Provavelmente ele será duro de derrotar, visto que é bem mais perspicaz que os companheiros.

    E que Asumi, se decidir ficar em Sukoyaka, continue a fazer o que gosta: aprender cada dia mais!
    Legal saber sobre a existência da Toei Animation Philippinesa. Agora tá explicado as oscilações artísticas, mas que hoje tem sido mais tênue em comparação com as temporadas anteriores.
    Depois tentarei ver o Healing Animal TV SP, espero conseguir captar as ideias! rs
    Ótima matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Essa série é um das que mais focam nos Mascotes e nas interações deles com as Cures. E escolheram uns designs bem simpáticos para eles. Não só isso como eles têm personalidades definidas, bem gostáveis. Tanto que eles têm seu próprio programa! O Rap do Healing Animal TV começa por volta dos 26 minutos. É muito legalzinho! Pena que não traduziram essas por aqui.

      Eu tenho a impressão de que as Cures vão derrotar o King Byogen com facilidade e que o Daruizen é que vai ser o último inimigo. Agora é ver se vai ser no "nós ou eles" ou se pode haver convivência. Ou se vai ficar na inimizade eterna, em que eles se retiram, mas juram voltar outra hora.

      No começo todo mundo falava mal da TAP, mas com o tempo eles ganharam credibilidade. Tanto que o último episódio de HUGtto! foi feito por eles em conjunto com a Toshie Kawamura, a Emiko Miyamoto e a Naoko Yamaoka, assim como a primeira parte do episódio com as Precure All Stars.

      Em Ultraman muitas vezes é abordado o ego do ser humano. Algo que deixa até o herói atônito. E tem umas histórias muito bonitas, também. Como a do Ultraman Max desta semana, no canal do YouTube. Recomendo dar uma olhadela, mas só fica até semana que vem. Tem legendas em inglês e dá para entender mesmo sem saber nada da série: https://www.youtube.com/watch?v=ukqCZ-AVDwo

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html