sábado, 5 de dezembro de 2020

Healin' Good♥Pretty Cure - episódio 34

Saudações.



Direção e Storyboards: Takayuki Murakami
Roteiro: Mitsutaka Hirota
Direção de Animação: Mao Tsunoda, Shingo Fujisaki
Arte: Yuu Saitou

Obs.: nesta matéria uso as denominações e termos da versão em português, diferentes de matérias anteriores.
Obs. 2: contém revelações sobre os rumos da trama.



No Episódio Anterior: Nodoka se reencontra com o Dr. Hachisuka, o médico que cuidou dela enquanto estava doente. E ouve dele que deixou o hospital por não ter conseguido diagnosticar sua doença. Mesmo assim o doutor conta que não desistiu de sua missão de salvar vidas e se tornará pesquisador no exterior, o que deixa Nodoka aliviada. Quando retornava, o doutor foi transformado em um Gigapatógeno por Daruizen, que se fortaleceu, mas foi salvo por Nodoka.


Chiyu participa da Competição de Outono de Atletismo e consegue o primeiro lugar na modalidade de salto em altura. Nisso, ela é parabenizada por sua maior concorrente, Tsubasa Takami (Natsumi Takamori), que parte dizendo que deseja se encontrar com ela no campeonato mundial. E isso deixa Chiyu confusa, pois nunca havia pensado nisso.


Mas com sua vitória, ela acabou se tornando a única de sua escola que venceu uma competição no torneio e assim atrai a atenção de muita gente como Michio Masuko (Yuuichi Iguchi), do jornal do Ginásio e dos alunos que passam a ver os treinos do Clube de Atletismo. E Chiyu é convidada a dar uma entrevista junto com Tsubasa para uma revista de esportes.


Tsubasa conta que irá para o exterior, devido ao trabalho de seus pais. E ao terminar a entrevista, diz a Chiyu que espera competir com ela nos torneios mundiais. Mas Chiyu revela que nunca pensou nisso, que gosta de salto em altura, mas nunca em ser campeã mundial. Tsubasa se irrita e decepcionada, acusa Chiyu de ver o esporte apenas como uma brincadeira, o que a abala.


Chiyu se questiona ao ouvir essas palavras e se testa ainda mais no salto em altura, pedindo que coloque a barra mais alto. E ao superar seus limites, corre para contar a Tsubasa sobre o que sentiu. Mas ela cai nas mãos de Shindoi-ne...



Temos mais um episódio focado na Chiyu, desta vez em seu outro aspecto: o da atleta. E somos apresentados pessoalmente a uma personagem que só foi mencionada no episódio 8, por ter superado o recorde de Chiyu uma vez. Indiretamente foi ela quem fez com que Chiyu tivesse um bloqueio nesse episódio e agora as duas têm seu primeiro encontro cara a cara.

Um dos temas do episódio é "Rival". O que é um. Como encarar um. E vemos os dois aspectos dessa palavra em Chiyu e em Shindoi-ne. No caso de Chiyu, é alguém que a incentiva a ir mais alto. Para Shindoi-ne é concorrência que deve ser eliminada. E agora é a vez de Chiyu ter seu confronto direto enquanto responde aos questionamentos da vilã, como foi com Nodoka e Daruizen no episódio anterior.


O nome Tsubasa Takami também é interessante. Tsubasa é "Asa" em japonês e 高美 (Takami) é um trocadilho com 高み, que significa "altura". No fim ela se tornou as asas para que Chiyu alcançasse maiores alturas.

Take me Higher!

Ela é bem caracterizada, como alguém que é apaixonada pelo salto em altura, com muito espírito esportivo e tem suas motivações. Uma "Rival" de verdade. E é bom o contraste entre as duas em que Tsubasa vê o céu como um espaço para voar e Chiyu como uma extensão do mar, por onde ela quer nadar. Diz palavras duras para Chiyu, mas não por maldade mas sim por paixão pelo esporte e pelo desejo de competir com ela. 

E é Nodoka quem percebe isso. Aqui mais uma vez o valor de se ter uma amiga que consegue ver o que não vemos e entender o outro lado. Essa empatia é sua marca registrada.


Um aspecto bem pensado no Gigapatógeno é o uso de molas. No Japão existe a expressão バネにする (bane ni suru), literalmente algo como "usar como mola". É quando a gente se impulsiona após uma experiência ruim, como perder de um rival, para se aperfeiçoar. Algo condizente com Tsubasa e ainda casa com o aspecto do salto em altura. Ela também usa essa expressão no episódio, mas desapareceu na tradução, uma vez que não soaria natural. Uma boa decisão.


E ao ver este episódio, não consegui deixar de pensar nas mensagens de Kira Kira☆Pretty Cure A La Mode. A de que "Gostar" nem sempre é fácil, que pode requerer esforço, prática, empenho. E é o que Chiyu mostra, ao se desafiar no salto em altura. Ela fracassa várias vezes, mas se esforça até conseguir bater sua marca. E a própria Chiyu já falou sobre o gostar não ser fácil em outra ocasião, no episódio 22 para Asumi.

A frase de Rabirin, de "não se esquecer da primeira vez" se conectou ao episódio 4 de PreALa, quando Ichika ouve isso de Mariko. Para se lembrar por que gastar seu tempo com o que "gosta". E engraçado pensar também que Ichika tem o coelho como um de seus temas. É exatamente o que Chiyu procura ao tentar várias vezes.

Aqui seria "O importante é o que você sentiu na primeira vez", se conectando com a frase de Nyatoran logo depois.

Chiyu também relembra sua infância, estimulada por seu pai, Ryuji (Daichi Endo), a praticar o salto em altura. No começo era algo que ela gostava de fazer e só isso. Mas desde essa época já mostrava que era competitiva e não gostava de perder. De fato, isso foi visto em várias outras ocasiões na série, como quando ela corre com Asumi para ver quem é mais rápida no episódio 24. Isso foi catalisado pelo encontro com Tsubasa, primeiro indiretamente no episódio 8 e agora, com o encontro direto.

Essa voz... é de alguém que gosta de hamster? Pelo menos não é nenhum demônio agora.

Mas nessa fica uma pergunta. Como Chiyu vai conciliar sua carreira de atleta com o trabalho na pensão? O mais plausível é pensar que ela assumirá os negócios da família depois de se aposentar do salto em altura. Ate lá ainda tem sua mãe, Nao, que é jovem e bonita. E sua avó deve viver bastante. Elas podem cuidar das coisas até Chiyu voltar. E também tem Toji.



No próximo episódio, Rabirin, Rate e Asumi se empolgam com um desenho animado de vôlei de praia. Asumi usa seus poderes para levar todas para uma ilha nos mares do sul para praticar e...





Semanal da Chiyu-chi


Ao superar seus limites e perceber alguma coisa. O céu refletido nos olhos demonstra bem isso.


Semanal da Chiyu-chi EX:

A Chiyu-chi não percebeu, mas sua jornada para o mundo já começou. Falta a Europa, mas...


Mais Opiniões:


Netoin![N! Drops] Nov'2020 #62: o salto da persistência em Precure


Magical Cinnamon: HEALIN' GOOD PRECURE EPISODE 34 IMPRESSIONS



Mel-chan:


2 comentários:

  1. Olá!

    A Chiyu tem tido um bom desenvolvimento de enredo próprio, essa profundidade acaba gerando até dúvidas de como serão os próximos passos dela. Espero que abordem mais pra frente algum tipo de conflito entre um ou outro, ou até mesmo a opção de fazer cada um no seu tempo. Isso costuma ajudar bastante no crescimento de personagens, seria legal que ela também passasse por isso.
    Boa pontuação! Frisar que a Tsubasa foi mencionada no episódio 8 e a relação de rivalidade delas teve início lá, mostra que os roteiristas estão sempre pensando lá na frente.
    Particularmente gosto deste "jogo de palavras e relações" entre céu e asas. Dá pra se pensar em muitas coisas. Em Aikatsu também havia este tema e fiquei feliz em ver que trataram sobre em Precure, óbvio que de forma diferente, mas tão agradável quanto. Pensar que elas poderão não apenas se reencontrar no futuro, mas o quão vasto é este mundo e que a rivalidade faz com que elas corram atrás dos próprios sonhos, algo exatamente como uma "mola" que propulsiona a irem mais longe. Este episódio foi fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      A Chiyu tem tido bastante destaque esses últimos tempos e tem sido bem construída. E talvez ela passe pelo que a Minami e a Saaya passaram, de ter de escolher uma carreira entre a da família e uma nova que ela encontrou. Claro que não vai ser uma decisão fácil, mas acho que ela vai escolher o que for melhor.

      É bem comum os personagens terem nomes com significados. Como o Tsubasa Sena de Aikatsu. O raciocínio é parecido com o desta Tsubasa, de ser as asas de alguém, mas a Takami é de modo inintencional, enquanto o Sena tem essa convicção desde o começo.

      Tem muita coisa para rolar ainda, mas sinto que a Chiyu não vai deixar a Tsubasa esperando. Elas ainda vão se reencontrar, senão vai ser uma grande desfeita. E uma vai erguer a outra, alcançando maiores alturas.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html