sábado, 9 de julho de 2011

Petit Pretty Ika Musume Super DX Limited Version


A Casa do Boneco Mecânico apoia a invasão da Garota Lula.


Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Petit Pretty da Ika Musume, feita pela Evolution Toy.


侵略!イカ娘 (Shinryaku! Ika Musume ou "Invasão! A Garota Lula) é uma série em quadrinhos desenhada por Masahiro Anbe e publicada na revista Shonen Champion do Japão, que conta a história da Garota Lula (a Ika Musume do título, me refiro à personagem por esse nome daqui por diante) que vem para invadir a superfície e punir os seres humanos que poluem o mar. Mas a Garota Lula não passa de uma menininha pretensiosa que não tem muita força (a não ser os seus tentáculos, que também não são de muita valia) e nem sequer sabe o que é um exército. Ainda, ela tenta parecer malvada, mas na verdade é uma boa menina que não gosta de ficar sozinha. O teor das histórias é bem leve, sem grandes emoções e que conta como a Garota Lula entra em contato com a cultura dos humanos e se maravilha com isso. E é esse o charme da história, que pode ser lida sem grandes complicações e sem quaisquer requerimentos.

No começo ela tenta invadir o restaurante de praia Lemon, gerido pelas irmâs Aizawa, a fim de usà-lo como base para a invasão, sendo que o motivo pelo qual o local foi escolhido foi "por estar próximo do mar". Por razões óbvias, ela não é levada a sério e em uma demonstração de força, a Garota Lula acaba arrebentando a parede do restaurante e é forçada a trabalhar lá para consertar o estrago. No começo ela se sente humilhada por ser forçada a trabalhar, mas com o tempo ela vai se integrando e praticamente se torna parte da família Aizawa. Ela também acaba encontrando mais pessoas do povo da superfície e acaba conquistando o coração de todos. Ou seja, a invasão acaba sendo um sucesso.


A história em quadrinhos mais tarde foi transformada em desenho animado pela Diomedia, sob a direção de Tsutomu Mizushima. No começo ninguém deu muita importância, mas com o tempo, todos começaram a ver que apesar de ser simples, o desenho era bem feito, com cores suaves e animação de alto nível. As histórias também eram bem feitas e combinavam dois ou mais capítulos da versão em quadrinhos com resultados até melhores que o original. Não foi o desenho mais popular da temporada, mas deixou sua marca. Tanto que atualmente a Garota Lula é usada como personagem de campanha em várias colaborações, desde salgadinhos sabor lula até um time de corrida de Super GT, sendo que o carro é uma Ferrari. Também está programada uma segunda temporada com a mesma equipe da primeira.

O desenho foi mais tarde traduzido e legendado em inglês pela empresa Crunchyroll. A Garota Lula tem um jeito de falar bem particular, terminando as frases com "De Geso" ("Geso" é a palavra japonesa para definir as pernas da lula) para as afirmativas ou "naIka" ("Ika" = lula) para as interrogativas. Normalmente isso seria intraduzível, mas a equipe da Crunchyroll fez um bom trabalho, utilizando as palavras "squid" ("lula" em inglês; exemplo: trocar "Shouldn't" por "Squidn't") ou "ink" ("tinta"; exemplo: trocar "think" por "ink" ou "incredible" por "inkredible") para dar um novo jeito de falar característico para a personagem de modo que não parecesse muito artificial (se trouxerem para o Brasil espero que não façam a menina falar com a língua presa).


Esta é a primeira figura articulada da Garota Lula e a comprei por pura falta de opção. A fabricante, Evolution Toy, é uma empresa relativamente nova e ouço muito falar de problemas de controle de qualidade. Pude ver que isso é verdade logo ao ver uma das mãos intercambiáveis no mesmo espaço destinado à figura na embalagem plástica.


Comprei a versão Super Deluxe Limited Version por conter peças extras e mais expressões. Acabei me arrependendo por motivos que vou contar abaixo.


O conteúdo da caixa. Uma coisa que eu não posso reclamar é a quantidade de acessórios. Mas nem todos são necessários.


Visão de corpo inteiro. O desenho da Garota Lula é bem simples e por isso, deveria ser fácil de transportar para uma figura. Mas dá para sentir uma estranheza. A proporção está incorreta, sendo que a Garota Lula na verdade é bem mais baixinha e tem menos "cabeças" de altura, próximo aos desenhos de Lucky Star.


O modelo tem aproximadamente 17 cm, sendo bem maior que uma figma.


"Close" do rosto. A tampografia dos olhos é bonita, mas perde para a de outras empresas como a Max Factory. A boca é esculpida, mas a pintura faz parecer que ela acabou de comer molho de tomate. Ainda, a testa ficou um pouco larga.


A expressão demonstrando "força". A Garota Lula usa muito essa expressão (e muitas vezes acaba se dando mal no final). Assim como na outra expressão, a testa ficou um pouco larga.


Essa expressão demonstra "surpresa" ou "dúvida". É uma das mais bem feitas, mas só para variar a testa ficou um pouco larga.


Essa é a expressão dela soltando tinta de lula pela boca. Aparentemente, essa tinta é saborosa e funciona bem se usada como molho para espaguete. A peça que representa a tinta é de material maleável. De novo a testa está larga.


Essa é a expressão de "autoconfiança exagerada", que só tem na versão Deluxe. A posição dos olhos ficou meio estranha e a boca parece lambuzada de molho de tomate. A testa também... er... deixa para lá.


Essa é a expressão de "não entendi nada", presente só na versão Deluxe. Nada mal, mas a testa... (o resto você já sabe).


Esta é a expressão "sorriso", presente somente na versão Super Deluxe. A posição dos olhos ficou meio esquisita e a testa você já sabe.


A expressão de "entrei numa fria". Essa o pessoal da Evolution Toy relaxou. A boca é só tampografada e não esculpida. Já que era para colocar no pacote Super Deluxe, deveriam ter caprichado um pouco mais. A testa...


Para trocar a expressão é preciso tirar o chapéu e a franja dela, em um princípio semelhante às figmas. O chato é que na ficção o chapéu é parte do corpo da Garota Lula e removê-lo de sua cabeça faz com que ela morra.


As peças de expressão são do mesmo tamanho das figmas de Lucky Star. Não existe possibilidade de troca entre os dois modelos.


Os ombros são extensíveis e tem boa liberdade de movimentos, mas as articulações são um pouco frouxas. Os braços saem com facilidade.


Os cotovelos possuem articulações esféricas que podem ser dobradas e giradas. Mais uma vez, elas não são muito firmes, mas talvez seja só o meu exemplar.


Os pulsos podem ser inclinados. Só que a articulação deixa o parafuso à mostra e é dura de ser girada na ligação com o pulso. O conector da mão felizmente não é em forma de bola, o que faz com que a troca seja um pouco mais fácil.


O torso até tem duas articulações, mas não é muito flexível. Ainda, a roupa é feita de material maleável, mas fina demais e pode acabar rasgando se não tomar cuidado.


A articulação das coxas é em "catraca" na abertura para os lados e convencional para a frente e para trás. No meu exemplar a coxa esquerda sai com muita facilidade. A "catraca" é boa para sustentar o modelo.


A articulação do joelho é semelhante à do cotovelo. As rebarbas dos moldes estão muito aparentes.


O pé pode ser esticado e girado. Uma pena que a articulação é frouxa e não segura bem em algumas poses.


O modelo vem junto com uma miniatura de espaguete com tinta de lula. Mas a modelagem é bem ruim e faz parecer pior até do que o yakisoba da Tsuruya. Existe um espaço para conectar a tinta da peça de expressão da foto acima, mas na realidade os dois não se encontram direito.


A maior característica da versão Super Deluxe é poder trocar peças do corpo para representar a Garota Lula de maiô. Isso requer que o pescoço, os braços, as articulações de dentro do torso e as peças da cintura para baixo sejam removidas e conectadas nas peças da foto. O problema é que a articulação do pescoço é dura demais e não é possível remover. Sendo assim, essas peças extras acabam sem serventia.


A versão Deluxe vem com essa peça de cabeça com tentáculos articulados. Os tentáculos tem que ser montados e instalados na peça de cabeça extra. Ainda, como dá para ver fica bem artificial e as articulações se soltam com facilidade, além de serem bem limitadas. Talvez tivesse sido melhor se usassem arames.

Algumas poses:


- Vou invadir o mundo da superfície!


- Eu sou a mensageira do mar, a Garota Lula!


Satisfeita depois de comer seu prato preferido: camarão.


- (;º_º)......


- Quem, eu?


Chorando depois de levar uma bronca.


- Lulinha é minha noiva!

- Ai, socorro! Outra Sanae não!

E assim tivemos a apresentação da versão Petit Pretty da Garota Lula. Sabia que não ia ser bom, mas arrisquei mesmo assim e acabei me dando mal. A modelagem não é totalmente ruim, mas tem muitos defeitos. A testa larga chama muito a atenção e fica diferente até da própria foto da embalagem. A proporção do corpo também não é fiel ao original, que era mais parecida com a de uma criança. As articulações são frouxas e é difícil fazer poses com ela. Ainda, elas são duras nos lugares errados, o que faz com que não seja possível usar as peças extras da versão Deluxe Limited e acaba derrubando o propósito de se comprar essa versão. Como fã da Garota Lula, devo dizer que estou muito decepcionado, mesmo sabendo que o modelo era ruim. O preço também é elevado e não recomendo a compra. Pelo menos ela vem com um monte de expressões, mas faltou uma com ela brava, sendo que ela fazia essa cara um monte de vezes no desenho.

.........

......

...


Hora de fazer uma cirurgia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html