sábado, 16 de julho de 2011

S.H. Figuarts Shadow Moon




Shadow Moon apareceu pela primeira vez no seriado Kamen Rider Black, exibido aqui no Brasil pela Rede Manchete nos anos 1990 como "Black Man" ou "Black Kamen Rider". Nobuhiko Akidzuki foi capturado pela misteriosa organização Gorgom e passou por uma reestruturação celular que lhe deu os poderes de um gafanhoto. Em seu corpo foi implantado o King Stone "Pedra da Lua", o símbolo do candidato a sucessor do trono de Gorgom. De acordo com a tradição, Dois candidatos a serem o "Grande Rei", possuidores das King Stones do Sol e da Lua devem se enfrentar e o vencedor tomará a pedra do outro e sucederá o trono. O outro candidato, Koutaro Minami consegue escapar antes que seja feita a lavagem cerebral que destruiria suas memórias e passa a enfrentar Gorgom sob o nome de Kamen Rider Black.

Nobuhiko, que acabou ficando para trás, sofreu grandes danos e ficou em animação suspensa. Ele só retornaria mais tarde quando os três grandes sacerdotes de Gorgom sacrificam seus poderes para ressucitá-lo como Shadow Moon. Ele então se apossa do Sabre Satan e luta até a morte com o Kamen Rider Black. 

Ele voltaria no seriado subseqüente Kamen Rider Black RX para se vingar de Minami e um personagem com o mesmo nome e a mesma aparência apareceria em Kamen Rider Decade, de 2009.


S.H. Figuarts seria o padrão da Bandai para suas figuras de ação de forma humanóide. O conceito seria "Simple Style & Heroic Action" (algo como "estilo simples e ações heróicas"), ou seja, uma figura de tamanho facilmente colecionável de 14 cm mas que fosse altamente articulada e pudesse faser poses heróicas. Shadow Moon foi anunciado desde o início da linha em 2008, mas só agora ele foi lançado. A espera valeu a pena? Vamos ver.


Uma coisa interessante é que a caixa segue o mesmo estilo do Kamen Rider Black e do Kamen Rider Black RX, apesar da diferença de datas. Black e RX foram lançados muito antes.


O conteúdo da caixa. Além das mãos intercambiáveis, ele vem com várias espadas usadas tanto no Black quanto no RX.


Visão de corpo inteiro. Não tem muito o que dizer. É o próprio Shadow Moon. Só de olhar dá para ouvir as passadas características do vilão. Graças ao design do personagem original, as articulações não chamam a atenção. A armadura tem pintura metálica com camada fosca.


Close do rosto. Apesar de ser minúsculo, o rosto é muito bem feito. Os olhos usam material transparente com um fundo que faz parecer insectóide. A pintura é precisa e existem detalhes moldados até nas antenas. Um ponto a se tomar cuidado é que as antenas são de material rígido e por isso podem quebrar facilmente.


Diferente de outras figuras da linha, as ombreiras são presas na parte mais próxima ao antebraço e não do ombro. Isso dá uma boa liberdade de movimentos e a aparência acaba ficando mais próxima do original.


As articulações dos ombros seguem um sistema parecido com a versão Ultra Act do Ultraman, o que dá bastante maleabilidade. A parte de dentro é bem solta, mas acredite em mim, isso é ponto positivo e ajuda muito mais do que atrapalha.


Essa parte do cotovelo, a Elbow Trigger, é feita de material maleável e com isso um pouco mais difícil de quebrar.


Os pulsos usam articulações e conexões esféricas, semelhantes às do Ultraman e aos modelos de Saint Cloth Myth. As mãos são feitas de material maleável, o que ajuda muito na troca. O meu veio com a articulação do pulso solta, de modo que puxando a mão, ela vinha junto. Pressionando a articulação de volta, ela prendeu e não soltou mais. Felizmente não foi um erro grave.


O cinto (Shadow Charger), que contém a King Stone "Pedra da Lua". É bem detalhada e a pintura mais uma vez é precisa. A "janela" é feita de material transparente.


As articulações das coxas são extensíveis e se assemelham às usadas no Ultraman. Aparentemente isso agora é padrão nas figuras de ação da Bandai.


As partes da pernas, chamadas de Leg Triggers, são conectadas aos pés por articulações em forma de garra. Quem já viu o seriado sabe que isso não é um simples enfeite. Os tornozelos usam articulações e conexões esféricas e são bem flexíveis.


Incrivelmente, até a sola do pé é moldada. Os pés também têm articulações nas pontas.


O modelo é bem flexível e as articulações são muito boas. Só os cotovelos que não são duplos, mas ainda assim funcionam bem. As articulações das coxas são um pouco duras de abrir devido á interferência das couraças, mas isso não chega a ser um grande problema.


A articulação do pescoço pode ser inclinada para os lados, o que permite fazer algumas poses cômicas que o personagem mesmo nunca faria.


Forçando um pouco a barra, a figura pode fazer uma pose assim.


Junto com as versões S.H. Figuarts do Kamen Rider Black e do RX . Com isso podemos ver que houve uma tremenda evolução.


Este é o Sabre Satan, uma espada que só pode ser usada pelo Grande Rei e pelos candidatos à sua sucessão. A lâmina é feita em material transparente e o cabo tem adornos iguais ao original.


Estas são as Shadow Sabers, usadas quando Shadow Moon retornou em Kamen Rider Black RX. Assim como no Sabre Satan, as lâminas são feitas de material transparente e ainda possuem relevos esculpidos.


As pontas das espadas são bem afiadas e podem furar o dedo (ou até mesmo o olho) de alguém se não forem manipuladas com cuidado. Ainda, como se trata de material rígido, elas podem se quebrar com facilidade. Deixe longe do alcance de crianças.


As espadas podem ser seguradas por uma mão feita especificamente para isso. A mão é feita de material maleável e por isso o encaixe é simples e ela pode segurar com firmeza.


A pose em que mais me lembro do Shadow Moon é de quando ele vem andando e se aproximando emitindo aquele som característico a cada passo.


Pose do Shadow Flash.


Usando as espadas.


Muitas vezes ele aparece em fotos assim.


Shadow Moon aparece mais no final, mas suas lutas com o Kamen Rider Black são memoráveis.


- Rider Punch!
- Shadow Punch!


- Rider Kick!
- Shadow Kick!


Como foi dito antes, aquela coisa na perna não é um enfeite. Shadow Moon usa isso para prender a perna do oponente e arremessá-lo.


Black é derrotado uma vez, mas é salvo pelo Monstro Baleia.


Black eventualmente derrota Shadow Moon e usa o Sabre Satan para destruir o Grande Rei.


Shadow Moon voltaria em Kamen Rider Black RX para desafiar novamente seu inimigo.


Ele não tem mais o Sabre Satan, mas traz as Shadow Sabers, igualmente poderosas.




A luta é mortal. Os dois têm quase a mesma força. Mas é uma pequena diferença que faz com que RX consiga a vitória.


Shadow Moon aparentemente recupera sua memória como Nobuhiko e morre ao salvar duas crianças.



Sonhando um pouquinho em como seria se ele e o Black fossem amigos. Na verdade, uma das idéias iniciais da continuação do Kamen Rider Black seria trazer Nobuhiko de volta como um amigo do herói, o Kamen Rider Red, mas isso acabou sendo descartado.


Junto com o Ultraman Belial. Com esses dois juntos não tem herói que agüente.



Com isso terminamos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Shadow Moon. O que posso dizer? "Compre!"? "É isso o que você está procurando!"? Sem dúvida! As articulações são suaves ao mesmo tempo que são firmes e seguram bem as poses. A modelagem é perfeita e logo dá para ver que personagem é esse. Fãs, em especial, não vão se decepcionar. O preço é um pouquinho alto, mas vale a pena. O único problema é a baixa disponibilidade. O modelo esgotou logo no primeiro dia da pré-venda e por isso não existem muitas lojas com a figura disponível. Esse é um aspecto em que a Bandai precisa melhorar muito. Mesmo assim, o modelo em si é perfeito e bem executado. Totalmente recomendável para fãs de Kamen Rider.

4 comentários:

  1. Shadow moon é magnífico! eu tenho a versão dele de 2015 é muito massa, relembrando o ñosso herói ďe juventude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Severino Dias de Lucena!

      A versão de 2015! Essa eu nunca tive a oportunidade de mexer! Guarda com carinho, que essa figura é excelente!

      Excluir
  2. Boa noite! Comprei um recentemente no site da Iron Studios, mas ele tem detalhes diferentes. A sola do pé não é desenhada e os sabores possuem empunhadura preta. Sabem como faço pra saber que versão é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Igor Fraga!
      Esse que você comprou provavelmente é a versão Shinkocchou, que é a mais recente e que tem as proporções infinitamente próximas ao real. Ele vem com uma peça para substituir o baixo-ventre.

      Se for, excelente compra!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html