sábado, 16 de julho de 2011

S.H. Figuarts Kamen Rider Black

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do herói Kamen Rider Black, feita pela Bandai.



Kamen Rider Black é bastante conhecido do público brasileiro por ser o primeiro seriado de Kamen Rider exibido por aqui. Koutaro Minami sofreu uma reestruturação celular pela misteriosa organização Gorgom e se tornou um ser humano reconstruído com os poderes de um gafanhoto. Koutaro sofreu essa reestruturação para se tornar o Rei Secular Black Sun, um dos candidatos a substituir o Grande Rei, o líder de Gorgom. Por isso, foi implantado em seu corpo a King Stone "Pedra do Sol", o símbolo do Rei Secular. Ele deveria enfrentar outro Rei Secular, Shadow Moon, criado a partir de seu amigo Nobuhiko Akidzuki, possuidor da King Stone "Pedra da Lua" e o vencedor então sucederia o trono do Grande Rei. No entanto, Koutaro é salvo pelo pai de Nobuhiko antes que Gorgom efetuasse a lavagem cerebral que apagaria suas memórias e passa a enfrentar a organização secreta assumindo o nome de Kamen Rider Black.

O seriado foi feito pela Toei e exibido pela primeira vez no Japão em 1987 e foi o último que teve uma versão em quadrinhos desenhada pelo criador dos Kamen Riders, o mestre Shotaro Ishinomori, que viria a falecer em 1998. Black foi feito inicialmente para ser um novo marco zero na série Kamen Rider, iniciando uma nova continuidade e para isso, foi chamada uma uma equipe que nunca havia trabalhado com algum herói da série. Tanto que o primeiro episódio segue um roteiro parecido com o do primeiro Kamen Rider, o que faz parecer um "remake". Mais tarde essa idéia do "marco zero" foi abandonada no percurso do seriado e o Kamen Rider Black foi incorporado à continuidade clássica, que havia terminado há cinco anos atrás com Kamen Rider ZX (Zecross).


O seriado foi exibido no Brasil pela TV Manchete sob os nomes "Black Man" e "Black Kamen Rider" e fez bastante sucesso. Só que a tradução foi bastante imprecisa. Um exemplo seria o nome Black Sun, que foi traduzido como "Senhor Black", provavelmente devido à pronúncia do "Sun" ("sol" em inglês), que no Japão é igual à do sufixo de tratamento japonês "san", que significaria "Senhor(a)". Koutaro, por alguma razão passou a ser chamado de "Isamu", talvez devido a problemas na pronúncia e o termo 改造人間 ("kaizou ningen", algo como "ser humano reconstruído", usado até então para ciborgues) foi traduzido para "homem mutante", um termo bastante inadequado para o conceito do personagem. Mesmo assim, isso não causou grandes problemas e muitos fãs de seriados de super heróis japoneses se maravilharam.

Black tinha uma atmosfera bastante tensa e sombria e os monstros eram incrívelmente bem feitos, com uma aparência orgânica e bem convincente. O próprio Black tinha uma aparência diferente dos outros Kamen Riders, sem usar cachecol, luvas ou botas, mas uma armadura insectóide mais orgânica. A história, que tinha como fio condutor a luta de Koutaro para destruir Gorgom e salvar seu amigo Nobuhiko também é digna de nota, assim como o clima apocalíptico dos últimos episódios. O final é trágico, sendo que Nobuhiko acaba se tornando de vez o vilão Shadow Moon e não resta outra alternativa a não ser destruí-lo. Koutaro também percebe que não pode voltar a ser humano e abandona tudo para partir em uma viagem e lutar contra todo e qualquer mal.

Curiosidades: o vilão Dr. Hideomi Kuromatsu foi interpretado pelo ator Susumu Kurobe, que fez o personagem principal Hayata, o primeiro Ultraman. Outro vilão, Birgenia (conhecido aqui como Taurus) foi interpretado pelo ator Jun Yoshida, que fez já fez papel de mulher, como a Sacerdotisa Po no seriado Sheider, o Policial do Espaço.

O conteúdo da caixa. Kamen Rider Black não tinha armas e lutava apenas com socos e chutes. Sendo assim, os únicos acessórios são mãos intercambiáveis.

Visão de corpo inteiro. A proporção é bem diferente do personagem original, com braços e pernas longos e uma silhueta bem fina. A cabeça também é pequena e as mãos são grandes. Por alguma razão me lembra um personagem de quadrinhos japoneses antigo. O modelo é do começo da linha S.H. Figuarts e por isso é bastante experimental.

A cabeça, apesar de pequena, tem todos os detalhes do personagem. Os olhos são feitos de material transparente com uma textura no fundo para dar uma aparência insectóide.


O sistema de articulações é semelhante ao da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider OOO. Mas as articulações das coxas usam um sistema diferente, com articulações em forma de esfera. Outro aspecto interessante é que as articulações têm detalhes semelhantes a tecido muscular, uma tentativa de aproximar o modelo do original.

O peito tem impresso o símbolo de Gorgom.

O cinto de transformação com a King Stone. Apesar de pequeno, é bem detalhado.

Os pés são feitos de metal, o que ajuda a manter o modelo estável quando colocado em pé, sem a ajuda de suportes.

A proporção pode não ser fiel ao personagem original, mas o modelo em si é bastante flexível.

Graças aos pés em metal, é possível colocar o modelo em um só pé sem o auxílio de suportes. Ainda assím é preciso saber controlar o centro de gravidade.

- HENSHIN!
Para assumir a forma do Kamen Rider Black, Koutaro precisa executar uma série de movimentos que serve como um código de ativação para a transformação. Mesmo assim, existem momentos em que ele se transforma sem a pose. O modelo consegue executar todos os movimentos sem problemas.

- KAMEN RIDER BLACK!!!
A pose de apresentação também pode ser feita. Existe uma mão direita com os dois dedos apontados especialmente para isso. Também é possível representar a última parte, em que Black fecha a mão e dobra o pulso.

A seqüência de poses antes dos golpes mortais também pode ser representada.




- RIDER PUNCH!!!
Conhecido aqui como "Golpe Insecto". Toda vez que o Black usava um golpe especial e nas transformações, era usado um efeito com luzes fortes piscantes. Havia até um cinto de brinquedo que imitava o do herói e se ativava reagindo a essas luzes. Mas desde aquele incidente em um episódio de Pokémon que causou ataques de epilepsia, esse tipo de recurso não pôde ser mais utilizado.

- RIDER KICK!!!
Conhecido aqui como "Golpe Louva-a-Deus". Pensando bem é um nome estranho se considerarmos que se trata de um chute e que o Black é um homem-gafanhoto.

Montado em uma moto. Até existe um modelo de sua moto, a Battle Hopper (conhecida aqui como "Patrol Hopper"), mas foi vendida por tempo limitado na loja da Bandai e agora não sai por menos de dez mil ienes. Improvisei com esse modelo com quase as mesmas cores, mas o Black não tem mãos para segurar o guidão.

Uma coisa curiosa é que na caixa o Black é chamado de "Masked Rider", uma das traduções possíveis para o inglês do termo "Kamen Rider" (algo como "motoqueiro mascarado"). Só que, no OOO, é grafado "Kamen Rider". Talvez isso tenho ocorrido por influência do seriado Kamen Rider Dragon Knight (adaptação americana do Kamen Rider Ryuki), que internacionalizou o termo, embora ele seja usado no Brasil há muito tempo.

Antigamente havia um jogo chamado ヒーロー戦記 (HERO Senki ou "Crônica de Guerra dos Heróis") para Super Nintendo feito pela Banpresto, no qual os personagens principais eram o primeiro Gundam, o Ultra Seven e o Kamen Rider Black. Era bem fiel aos originais, com exceção do Black, que se tornou o alívio cômico do grupo, do tipo "estúpido, mas forte". Uma personalidade bem diferente da do seriado. O jogo foi uma das bases para a série Super Robot Wars.

- É coisa de Gorgom!
Koutaro ficou tão traumatizado com o que Gorgom fez com ele que toda vez que acontece algum incidente, ele usa essa frase. Até mesmo em coisas triviais como roubo de atum (no caso era mesmo, mas ainda assim...).


E assim tivemos a versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Black. A proporção pode causar estranheza no começo, mas com o tempo isso passa. O modelo é bem articulado e com habilidade é possível fazer todas as poses do seriado. Apesar de ser um modelo antigo, do começo da linha, pode-se ver que tentaram reproduzir o personagem na medida do possível. Uma pena que a moto teve disponibilidade limitada e não relançaram. Mesmo assim, quem é fã do Kamen Rider Black e queria uma versão articulada em tamanho colecionável (14 cm) tem o que precisa aqui.



- HENSHIN!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html