sábado, 17 de dezembro de 2011

S.H. Figuarts Gokai Red & Gokai Blue



Anos atrás, o Império Zangyack invadiu o planeta Terra. Nessa hora, todos os trinta e quatro Super Sentai se levantaram para deter essa ameaça. Foi uma luta difícil, que só terminou quando os heróis sacrificaram seus poderes e repeliram as naves de Zangyack. Essa foi o que se chamou mais tarde de "A Guerra Lendária". 

Mas isso não foi o fim. 

Os poderes dos Super Sentai se materializaram em forma de chaves com o formato de seus antigos possuidores, as Ranger Keys, que se espalharam pelo universo. E elas cairam nas mãos de piratas espaciais, os Gokaiger, cujo propósito é conseguir o maior tesouro do universo, que se encontra na Terra. Ao mesmo tempo, uma esquadra do Império Zangyack também se aproxima do planeta para invadi-lo novamente.

Os Gokaiger podem usar as Ranger Keys para se transformarem nos guerreiros Super Sentai e usar seus poderes e habilidades. No entanto, isso é apenas uma fração de sua força. Para utilizá-la com todo o seu potencial, os Gokaiger devem conseguir a Grandiosa Força dos Super Sentai, que também é a chave para se conseguir o maior tesouro do universo. E para isso, eles têm de ser reconhecidos como guerreiros pelos antigos Super Sentai.


海賊戦隊ゴーカイジャー(Kaizoku Sentai GOKAIGER, algo como Esquadrão Pirata Gokaiger) foi criado em comemoração aos 35 anos da franquia Super Sentai (detalhes na apresentação no meu blog). Cada grupo possui um tema (polícia, magia, ninjas etc.) e este ano foram escolhidos os piratas, graças ao sucesso de One Piece e Piratas do Caribe, que cristalizaram a imagem desse gênero de heróis. Mas isso também criou outra boa sacada: piratas, apesar de tudo, são considerados criminosos e isso faz com que os outros Super Sentai os vejam com desconfiança, sendo que alguns deles já enfrentaram piratas espaciais (Changeman, Gingaman) e outros simplesmente têm a missão de detê-los (Dekaranger). Com isso, obter a Grandiosa Força acaba não sendo uma tarefa fácil, sendo que os Gokaiger têm de demonstrar seu valor (ainda que a contragosto). 

No entanto, os Super Sentai acabam percebendo que os Gokaiger se dizem piratas, mas não são vilões. Eles se auto-intitulam piratas pois é assim que eles são chamados por Zangyack e fazem isso com orgulho. Eles são heróis, mas não se declaram assim. Ao ver alguém em dificuldades e lhes pede ajuda, os Gokaiger primeiro recusam, argumentando que eles não vão ganhar nada com isso. Mas eles acabam ajudando ao ver que esse alguém não tem como se defender, sempre com a desculpa de que "foram levados pelas circunstâncias" ou porque "não foram com a cara dos vilões".


豪快 ("Goukai") em japonês possui as conotações de "intrépido", "ousado", "destemido". E todas essas palavras se aplicam ao Capitão Marvelous, o Gokai Red, líder do Esquadrão Pirata. Marvelous sempre enfrenta as adversidades com um sorrisinho no rosto e não se abala facilmente. Ele possui grande autoconfiança e incríveis habilidades de luta. Sua frase de efeito é 派手に行くぜ!("hade ni ikuze", algo como "Vamos com tudo").

Joe Gibken, o Gokai Blue é o tipo caladão e sério do grupo e expert no manejo da espada. Joe parece ser frio a princípio, mas na verdade ele tem o sangue mais quente dos Gokaigers. Ele já foi um soldado de Zangyack, mas desertou após desobedecer ordens de matar crianças indefesas. Ele tentou fugir junto com seu amigo e mestre, Cyd, que não conseguiu escapar e foi transformado no guerreiro ciborgue Barizorg. Desde então, um dos objetivos de Joe é salvar Cyd.

O conteúdo das caixas. Ambos possuem várias mãos intercambiáveis. Mas o Blue parece ter muito mais acessórios apesar dos dois custarem o mesmo preço.

Visão de corpo inteiro. O visual é bem fiel ao seriado. Os dois usam o mesmo molde, com exceção da cabeça. As articulações também são as mesmas.

Closes dos rostos. Diferente dos Kamen Riders, os visores não são feitos de material transparente. Ainda, o capacete tem uma pintura esmaltada, diferente da roupa que é fosca. Mas isso é fiel às fantasias da filmagem, em que os capacetes são feitos de FRP (um tipo de plástico reforçado) e as roupas são de tecido.

Detalhe do tronco. A roupa lembra muito uma jaqueta de pirata, com detalhes em dourado. No peito temos o símbolo dos Gokaiger.

A modelagem é tão bem feita que tem até o símbolo dos Gokaiger na lapela, em relevo.

Detalhe do cinto, que é uma peça separada do corpo. A fivela tem o fomato de uma Ranger Key e é dela que os Gokaiger as teleportam para usá-las quando necessário.

A modelagem das roupas é muito bem feita, com as dobras, rugas e até mesmo os zíperes.

Os modelos são bem articulados e podem fazer várias poses. Mais detalhes na apresentação do Gokai Green.

O conjunto inclui peças para representar as Ranger Keys. As peças são microscópicas, mas ainda assim têm detalhes moldados e pintados. Uma das peças representa o modo "figura" e outra o modo "chave". Elas são bem minúsculas e é preciso muito cuidado para não perder (quase perdi a do Blue).

Também estã incluído o Mobirate, o item de transformação dos Gokaiger, que também é um telefone portátil. É minúsculo, mas muito detalhado, com pinturas nas teclas.

O Mobirate tem um conector para a Ranger Key modo "chave" e ele até gira como no seriado, algo simplesmente inacreditável, considerando o tamanho.

Os Mobirates e as Ranger Keys podem ser seguradas por mãos específicas.

A Gokai Saber, um dos equipamentos-padrão dos Gokaiger. A modelagem é bem detalhada e a ponta é bem afiada. O formato lembra os dos sabres usados por piratas.

A Gokai Gun, outro equipamento-padrão, no formato das pistolas usadas por piratas. A diferença é que esta arma pode disparar tiros contínuos dentro da ficção. Mais uma vez, a modelagem é detalhada, inclusive com o cano.

As duas armas possuem cilindros em que seriam colocadas as Ranger Keys para disparar o Final Wave, o golpe fatal dos Gokaiger. No modelo, os cilindros são móveis e podem ser trocados por outros com a Ranger Key inserida. Como eles não se prendem a suas cores, as Ranger Keys dos cilindros não são pintadas.

Com isso, os Gokaiger estão prontos para entrar em ação. (Ih! Errei a pose do Red!)

Gokai Red é bom tanto com a espada quanto com a pistola. Seu estilo de luta combina bem as duas armas, além de chutes.

Nunca vi um Yakuza Kick combinar tão bom com um herói.

Já o Gokai Blue, por influência de Cyd, usa mais a espada, segurando a pistola nas costas e a usa só quando absolutamente necessário. Mesmo assim. ele se limita a dar um ou dois tiros.

O Gokai Blue pode usar um golpe fatal igual ao de Cyd e com ele é capaz de destruir um inimigo sozinho. 

Cada modelo vem com peças extras. O Gokai Red vem com esta para representá-lo de braços cruzados, uma pose que ele usa frequentemente e na apresentação do grupo. É preciso remover os braços na articulação do antebraço, o que é um pouco difícil e requer cuidado. Os braços articulados possuem uma "trava" no fundo, mas os cruzados não, o que faz com que estes sejam mais fáceis de serem retirados.

Já o Gokai Blue vem com duas peças para representar o "estilo cinco-espadas" que ele usou uma única vez para salvar seus amigos que haviam sido capturados.

O cabo das espadas é moldado de forma que pode ser segurado por uma das mãos.

As espadas vêm até com cilindros intercambiáveis por outros com as chaves inseridas. O formato é diferente do cilindro que vem com a espada normal.

Com isso, o Blue pode disparar sozinho o Final Wave e usar um golpe fatal, o Blue Slash.

O Gokai Green acabou de chegar e com isso dá para mostrar mais coisas que os Gokaiger podem fazer.

Os Gokaiger frequentemente trocam de armas com seus companheiros.

Como Joe é expert com a espada, com duas ele consegue utilizar cem por cento de suas habilidades.

Já o Doutor se dá melhor com pistolas e com isso ele pode lutar de forma um pouco mais decente.

Algo que tem em todo seriado desse tipo: o pulo por cima da câmera.

- Final Waaaaave!!!
Inserindo as Ranger Keys nos cilindros, os Gokager podem usar vários golpes fatais. Um deles é o Gokai Slash, no qual eles disparam ondas de energia das espadas.

Outro é o Gokai Blast, disparando gigantescas balas de energia das pistolas.

Existem outras variantes, como o Gokai Scramble e o Gokai Blast & Slash.

- Gokai Change!
A maior habilidade dos Gokaiger sem sombra de dúvida é a de poder se transformar nos guerreiros de outros esquadrões (versões piratas, segundo eles mesmos) e usar seus golpes. Exemplos abaixo:

Changeman

- Dragon Ataque!

- Gryphon Garra Magma!

- Pégasus Energia Relâmpago!

Flashman

- Trovão de Fogo!

- Tempestade Cósmica!

- Bola Furacão!

Maskman

- Laser Arrow!

- God Hand!

- Masky Tonfa!
Certo seriam duas tonfas, mas não pude arranjar nenhuma. Mas faz mais sentido usar duas espadas, já que o Blue Mask usava dois sabres chineses como armas quando não se transformava.

- Er... Aquele golpe do Mask X1!

_ Ei, Marvelous! Não vai ter Goggle V?
- O escritor não conseguiu os adereços para os golpes.
- E por que eu usei o golpe do Mask X1?
- É que o escritor se esqueceu de como era o golpe do Black Mask.

Deu tempo de conseguir exemplares da primeira leva, que vêm com os Gokai Darin, lemes usados na cabine de comando do robô gigante Gokaioh.

O Gokai Darin vermelho é igual a um leme de navio mesmo. É bem detalhado e fiel ao original e nem parece um brinde. Também acompanha uma plataforma.

Os Gokai Darin azul e verde usam o mesmo molde. A roda é menor, mas vêm com poltronas e pedais, se parecendo mais com uma cabine. O volume é maior ainda que o do Red.

A roda é móvel e gira.

Ainda, ela possui um conector para a Ranger Key. É só que a chave não gira e o mostrador preto não se abre para revelar o "Let's Go" como no seriado, mas aí seria pedir demais.

Junto com o Gokai Red. Com a plataforma, fica um pouco alto. Talvez ela não fosse realmente necessária.

O Blue e o Green podem se sentar sem problemas.

Os três juntos.

Foto comemorativa com o Glenfire das séries Ultra, que também é um pirata espacial. Ele também é dublado por Tomokazu Seki, que é o narrador de Gokaiger e faz os efeitos vocais das armas dos heróis.

E assim tivemos a apresentação das versões S.H. Figuarts dos Gokaiger. Mais uma vez a linha faz bonito e oferece representações fiéis dos heróis em versões totalmente articuladas. Só com esses três já dá para fazer muita coisa, mas o ideal é juntar todos os seis. Infelizmente, as figuras da Gokai Yellow e da Gokai Pink estão disponíveis apenas para venda exclusiva no site da Bandai. O Gokai Silver vai ter venda aberta. Se for possível conseguir os seis, recomendo totalmente para quem for fã da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html