sábado, 22 de novembro de 2014

ToruPuri Figure Happiness Charge Precure! 1&2

Saudações.


Desta vez vou apresentar a versão ToruPuri Figure das personagens do desenho Happiness Charge Precure!, feita pela Banpresto.






Happiness Charge Precure! começou a ser exibido no Japão em 2014. O Império da Ilusão, liderado pela Rainha Mirage, invade o mundo e para deter essa ameaça, Blue, o Deus da Terra, espalha minúsculos cristais chamados de "Fragmentos do Amor", que em contato com meninas que tenham bastante amor no coração faz com que elas se transformem nas Guerreiras Lendárias Precure. O ataque do Império da Ilusão é global e por isso existem Precures em todos os países do mundo, sendo que agora "Precure" é uma palavra comum a todas as nações e existe até um programa semanal na televisão que relata notícias sobre elas.

O Império da Ilusão esteve preso por séculos em uma caixa chamada Axia, guardada no reino de Blue Sky. Mas a caixa foi aberta e o reino é tomado, sendo que a única sobrevivente é a princesa Himelda, que foge para o Japão. Ela se torna uma Precure, a Cure Princess e tenta deter o Império da Ilusão...... Mas Cure Princess é medrosa e fraca demais e por isso sempre perde de seus inimigos. Blue lhe dá um Fragmento do Amor e propõe que ela encontre uma parceira. Para isso, ela joga o fragmento do alto de uma torre e ele cai nas mãos de Megumi Aino, uma estudante de 14 anos de idade que sonha em ser Precure.





Happiness Charge Precure! foi feito como uma série comemorativa dos dez anos da franquia de Meninas Mágicas lutadoras da Toei. Por isso, no começo de cada episódio era exibida uma vinheta com as heroínas da franquia fazendo uma saudação comemorativa (embora elas mesmas não participem do desenho). Foram introduzidos novos conceitos como a mudança de forma, semelhante aos Kamen Riders (algo que teve precursão em Futari wa Precure Splash Star), usando-se animações em computação gráfica para os golpes especiais. E desta vez, decidiu-se colocar o namoro em destaque, algo que não se fazia desde Yes! Precure 5, sendo que agora existe um triângulo amoroso na trama (ou até vários), e toda a história tem origem em um desentendimento afetivo, isso sim algo inédito na franquia, mas que era bastante usado em Sailor Moon.

Graças ao diretor Tatsuya Nagamine as cenas de ação do desenho são bem movimentadas e cheias de golpes especiais como em outra série dirigida por ele, Heart Catch Precure! com as Cures derrotando hordas de inimigos.  O roteiro ficou por conta de Yoshimi Narita, veterana da franquia. Ambos e boa parte da equipe participou da segunda temporada de Saint Seiya Omega, mas em Happiness Charge Precure! eles têm mostrado toda sua força, uma vez que não precisam ficar muito presos a conceitos pré-estabelecidos e com isso tendo mais liberdade.




A linha ToruPuri Figure seria uma sucessora das Atsumete Figure da Banpresto de prêmios para máquinas. As personagens agora são bem comprimidas, ficando próximas à proporção SD de duas cabeças e meia de altura, com tamanho um pouco menor. E elas ficaram até mais bonitinhas.




As figuras da linha estiveram disponíveis em fliperamas do Japão em duas levas. A primeira trazia Cure Lovely, Cure Princess, Cure Honey e a mascote Ribbon. Na segunda vem formas secundárias das três cures e mais o quarto membro, a Cure Fortune.




Cure Lovely/Megumi Aino (Megumi Nakajima)
"Enquanto tiver amor no coração, eu, a Cure Lovely sou invencível!"

Megumi é uma menina altamente alegre e prestativa que tem mais de cem amigos. Isso é devido à sua habilidade de ver os pontos fortes e o lado bom das pessoas. Sua palavra favorita é "Amor", daí o seu nome Precure. Sua mãe, Kaori tem uma constituição delicada, dependente de remédios e por isso, Megumi sempre ajuda nas tarefas de casa e se mostra alegre para não preocupá-la. Mas no fundo, ela apenas faz "o bem pelo bem", sem ter um motivo. Megumi tem um amigo de infância chamado Seiji Sagara, que sempre a orienta quando está perdida. Seiji nutre sentimentos por ela, mas Megumi acaba se sentido atraída pelo Deus da Terra, Blue.

Apesar do nome, Cure Lovely tem um estilo de luta bastante brutal. Além dos tradicionais socos e chutes, ela usa cabeçadas, ombradas, agarrões e arremessos. Em uma cena marcante, ela agarra dois soldados regulares Choiahku pelo pescoço e os usa como porretes para golpear um monstro-chefe Saiahku. E com os poderes Precure, ela ainda conta com um arsenal de golpes especiais que inclui raios dos olhos, socos-foguete, raios de calor e até mesmo uma espada de energia. Por estas e outras razões, os fãs a chamam de キュ荒ブリー, que seria um trocadilho com "Cure Lovely", mas significaria algo como "Cure Brutally" ou "Cure Violence".



Close do rosto, com uma modelagem mais próxima à de Nendoroids. A tampografia dos olhos é caprichada, igual à original.


Detalhe do enfeite de cabelo. Não é usada pintura metálica ou perolada.


Não dá para ver direito na foto, mas o brinco tem o formato de coração.


O rabo-de-cavalo é feito de modo a parecer tremular no vento.


No braço está moldado o Love PreBrace, dispositivo que permite que ela use vários golpes de acordo com sua imaginação. Devido ao tamanho, a pintura é simples, mas a modelagem é caprichada.


O uniforme tem a túnica preta comum a todas as Happiness Charge Precure.


Detalhe do broche do peito, do qual ela emite um poderoso raio de calor, o Lovely Blaster, que foi capaz de derreter parcialmente um inimigo blindado mesmo dentro de um campo que reduzia os poderes das Precure a menos de 1/100.


Pochete para carregar o item de transformação, o PreChan Mirror.


A saia é bem feita, com pregas e serrilhas.


Nas costas há um laço de fita que se estende e se transforma em asas. Isso é comum a todas as Happiness Charge.


As botas são de cano longo, com um laço de fita no tornozelo.



Esta é a forma Cherry Flamenco da Cure Lovely. A roupa é altamente vistosa, baseada em uma dançarina espanhola de Flamenco.



Nesta forma, Lovely usa batom, com um vermelho bem forte, condizente com a roupa.


Detalhe do enfeite de cabelo.


O brinco em formato de coração.


Nesta forma o rabo-de-cavalo ganha muito mais volume e movimento.




Apesar do nome "Cherry", a roupa tem vários enfeites com o formato de rosas, que são bem modeladas. A tampografia do broche é caprichada apesar de microscópica.


Detalhe da manga, cheia de dobras.


Nesta forma ela também tem a pochete.


O vestido é cheio de pregas, com uma divisão do lado.


Detalhe dos sapatos.


Nesta forma, Lovely usa poderosos ataques de fogo, como o Passion Dynamite e o Fire Festival. Outro ataque usa o vento, a Rosa Tormenta.


Comparação das duas formas. Talvez por causa do batom, a Cherry Flamenco parece ser mais adulta. O penteado é quase o mesmo e por isso a mudança não parece ser tão radical. Mas a roupa muda completamente.




Cure Princess/Hime Shirayuki (Megumi Han)
"Isso... é bem verdade, sim!"

Nome verdadeiro: Himelda Window Cure Queen of the Blue Sky. Hime é a princesa do reino de Blue Sky e conseguiu escapar antes que ele fosse completamente dominado pelo Império da Ilusão, que prendeu todos os seus habitantes em espelhos. Ela foge para o Japão, se refugiando na embaixada do reino. Ela é do tipo de pessoa que tem bastante dificuldade para se relacionar com as pessoas por ter medo delas, mas quando elogiada logo se empolga e se desinibe. Hime tem um grande apreço a moda e roupas e por isso ajuda Megumi que é um pouco mais largada. No começo, Hime é extremamente tímida e medrosa e um pouco egoísta, mas isso muda conforme o desenho vai avançando e ela aprende coisas com as amigas que faz no caminho.

Cure Princess no começo é bem fraquinha e seus golpes causam pouco ou nenhum dano nos inimigos. Por isso, ela acaba dependendo de Lovely para lutar. Mas com o tempo ela adquire autoconfiança e passa a lutar com mais habilidade.

Megumi Han é filha de Keiko Han, que interpretou Sasha e a princesa Luda em Space Cruiser Yamato, Lalah em Mobile Suit Gundam, Luna em Sailor Moon e Saori Kido em Saint Seiya. A própria Megumi fez o papel do personagem principal Gon Freccs em HUNTER X HUNTER.

Trívia: "Shirayuki Hime" é o título japonês do conto infantil Branca de Neve.
Trívia 2: Megumi Han é fã das séries Ultra e a Cure Princess faz uma pose semelhante à do Ultraman no final da apresentação.



Close do rosto, que ficou bem fofinho. A compactação ficou muito boa, assim como a expressão.


Detalhe do enfeite de cabelo em forma de coroa.


O brinco tem o formato de um disco.



Princess tem dois rabos-de-cavalo que parecem bem afiados. E de fato ela lança lâminas de energia desses cabelos, os Princess Cutter.


Princess também tem um Love PreBrace.


Detalhe do uniforme, com a túnica e o broche, que tem um laço de fita diferente do da Lovely.


Pochete para carregar a PreChan Mirror.


Princess usa meiões e as botas têm uma modelagem um pouco mais complexa.



Esta é Cure Princess em sua forma Sherbet Ballet, tendo como motivo uma dançarina de balé clássico.



Nesta forma, Hime também usa batom, mas não é tão acentuado quanto a Megumi na Cherry Flamenco.


Detalhe do enfeite de cabelo.


O brinco desta vez tem forma de asa.



O cabelo é dividido, com curvas nas pontas, e não é tão "afiado" quanto na forma normal.


Detalhes de asas estão espalhados por todo o vestido, como no broche que tem até uma tampografia. É possível notar o Love PreBrace e a pochete.


A saia é rodada e tem um formato bem peculiar.


As sapatilhas têm microscópicos detalhes no formato de rosas.


Os ataques desta forma usam gelo, como o Arabesque Shower e o Blizzard En Tournant.


Comparação das duas formas. Tirando o cabelo, a impressão não muda tanto. Diferente da Lovely, o batom não faz a Princess parecer mais adulta.




Cure Honey/Yuko Ohmori (Rina Kitagawa)
"Que a Vida retorne ao Céu!"

A família de Yuko tem um restaurante que vende marmitas, o Ohmori Gohan e por isso ela é muito habilidosa na cozinha. É Yuko também quem faz a entrega de marmitas a domicílio, o que ela vê como uma missão para espalhar a felicidade. Yuko é bastante calma e plácida, bem madura para a idade e por isso acaba sendo uma espécie de "irmã mais velha" para Megumi e Hime. Ela também distribui balinhas de mel, feitas com uma receita "secreta e misteriosa", que são deliciosas (há quem diga "viciantes"). Para Yuko, comer é uma virtude e para apreciar a comida, ela faz exercícios todos os dias para aumentar a fome. Em um episódio, Yuko conta que antigamente se apaixonou perdidamente por uma pessoa, mas abandonou esse sentimento para que ela fosse feliz. Até agora não foi revelado quem é essa pessoa ou detalhes de como foi isso.

Cure Honey possui um bastão mágico que tem três formas, o Triple Dance Honey Baton. Um deles é o de chocalhos, que têm propriedades de cura de ferimentos e aumento de forças. Ela também o usa como microfone para entoar uma canção altamente viciante para apaziguar e até mesmo purificar os inimigos. Em outro modo, o bastão tem na ponta uma fita que serve para prender e arremessar oponentes. Seu golpe fatal tem o maior poder de fogo das Happiness Charge, invocando uma gigantesca bala de energia em forma de trevo do espaço através de uma fenda dimensional, fazendo-o cair como um meteoro nos seus inimigos.

Curiosidade: É mostrado em um documentário sobre como são feitas as séries Precure que o projeto do Triple Dance Honey Baton, pela Bandai, já estava pronto um ano antes da exibição do desenho. Mas diferente de séries de heróis, o design das personagens é totalmente feito pela Toei Animation.



Close do rosto. Yuko/Honey tem olhos caídos, que refletem sua personalidade tranquila.


Detalhe do enfeite de cabelo.


O brinco tem o formato de um trevo de quatro folhas.


O rabo-de-cavalo de Honey é volumoso e moldado com esmero.


Detalhe do corpo e dos braços. Honey não tem um Love PreBrace, uma vez que ela usa um item especial diferente, o bastão mágico. Mas ela tem o PreChan Mirror.


Detalhe das botas, que são simples, mas têm um salto direitinho.



A forma Popcorn Cheer da Cure Honey, que lembra uma líder de torcida.



Por isso, a expressão desta vez é bem ativa.



Os laços de fita do  cabelo têm o formato de trevos, assim como o brinco.


Os rabos-de-cavalo têm formas bem peculiares e lembram um pouco os da Cure Peach, de Fresh Precure!.


A roupa é multicolorida. O broche tem a tampografia de um laço de fita e é possível notar a pochete na cintura.


A pintura da saia é precisa, com azul na parte de fora e vermelho na parte de dentro.


As botas lembram as de bandas de paradas.


O golpe especial desta forma é o Heart Explosion. Honey tem mais uma forma, a Coconuts Samba, na qual ela usa uma arte que produz erupções de magma do chão, a Burning Dance. Nessa hora ela diz "Vamo la! Mucho!", uma das frases de efeito do grupo Super Sentai Kyouryuger.


Comparação das duas formas. A impressão muda completamente. Só pelo rosto que dá para ver que se trata da mesma personagem.




Cure Fortune/ Iona Hikawa (Haruka Tomatsu)
"A Estrela da Esperança que brilha nos céus à noite!"

Iona é a aluna mais popular da escola, muito bonita e sempre tira as melhores notas, além de ser boa com esportes. Ela também luta karatê no dojo de sua casa, onde Seiji treina. Iona é rigorosa consigo mesma e com os outros, o que passa a imagem de uma pessoa fria, mas ela é inesperadamente amigável. De vez em quando, ela faz previsões assumindo o nome de "Miss Fortune", embora vendo bem elas não sejam muito confiáveis. Iona também é bastante econômica (muquirana, segundo Hime) e sempre faz o possível para fazer as compras com os menores preços e usando tudo o que estiver à mão para pagar menos.

Cure Fortune no começo luta sozinha. Ela conseguiu seus poderes depois que sua irmã, Maria, a Cure Tender, foi derrotada por Phantom, o Caçador de Precures. Desde então ela jurou vingança contra Phantom e por alguma razão tem ódio da Cure Princess. Mas com o tempo, os mal-entendidos são desfeitos e Fortune ganha seus próprios poderes para lutar por amizade e pela esperança das pessoas.

Haruka Tomatsu é uma dubladora de prestígio, com vários papéis e no ano anterior ela interpretou a ex-vilã Canderilla em Kyouryuger (inclusive na forma humana). Agora só falta Kamen Rider para ela dominar os três grandes programas infantis das manhãs de domingo do Japão.



Close do rosto, que transmite tranquilidade, embora em um aspecto diferente da Cure Honey.


O enfeite de cabelo é semelhante ao da Cure Lovely.


O brinco tem o formato de uma estrela.


Em matéria de detalhamento, o rabo-de-cavalo seria algo do nível entre a Lovely e a Honey.


A haste do suporte é feita para se encaixar no cabelo, diferente dos outros modelos que têm um furo nas costas.


Detalhe do corpo. No começo, Fortune tinha um Love PreBrace, mas após despertar para seu verdadeiro poder ela ganha um novo item, o Fortune Piano. Ela não tem uma pochete, uma vez que o Fortune Piano também é seu item de transformação.


As botas são de cano longo, mais uma vez parecidas com as da Cure Lovely.




Ribbon (Naoko Matsui)
"Cosquinha no meu narizinho!"

Ribbon é a esforçada e trabalhadora mascote das Happiness Charge Precure e é quem cuida de Hime, com quem tem atritos algumas vezes por causa de seus caprichos. Ela é um pouco rigorosa com a jovem princesa, mas faz isso para o seu bem, um sentimento que às vezes Hime demora para entender. Ribbon tem o poder de transformar a energia da felicidade das pessoas em cartas, que quando reunidas em um álbum podem realizar qualquer desejo. Essas cartas também podem ser usadas para que as Precure usem roupas para várias ocasiões e até mesmo para as mudanças de forma. Existem outras mascotes parecidas com ela, como Gurasan, parceira da Cure Fortune e Aloalo, parceira das Aloha Precure do Havaí.



O rosto é bem simples, mas tem detalhes como as sombrancelhas em forma de coração.


Na fita existe um detalhe em forma de trevo. Por essa razão, no começo havia um boato de que Ribbon seria a Cure Honey. Outra teoria bem mais tresloucada seria que a Cure Honey seria Seiji em uma transformação transgênero, como as Three Lights de Sailor Moon (embora tenha havido de fato uma transformação nesse sentido em Happiness Charge).


O vestido é bem simples. É possível notar o colar de pérolas em que a energia de felicidade coletada ganha forma.


Detalhe da mochila, que lembra uma casca de joaninha. Cada pinta tem a cor-símbolo das Precure, com um coração moldado no centro.


Detalhe do zíper, de onde são ejetadas as cartas PreCard. Nessa hora eu percebo que Ribbon tem que abaixar bem a cabeça, pois senão ela pode se machucar seriamente.


Todos os modelos têm a mesma base, com o símbolo de uma coroa e a inscrição "Happiness Charge Precure!".


Ao sentir as ondas de felicidade das pessoas, Ribbon sente vontade de espirrar e pede para que as Precure façam cócegas em seu nariz. Nisso, ela libera duas cartas PreCard (no jogo para Nintendo 3DS ela é mais muquirana e só solta uma de cada vez).




As PreCards podem ser inseridas nas PreChan Mirror ou no Fortune Piano junto com um cartão de personagem e com isso as Precure conseguem mudar para várias roupas, como enfermeira, detetive e até mesmo ninja. Nessa hora elas podem utilizar todas as habilidades das origens das roupas. Nos brinquedos, as cartas são feitas de acetato transparente e por isso é possível criar várias combinações.


- Injetando alegria, uma carga de felicidade! HAPPINESS CHARGE PRECURE!!!
Para reunir todas as quatro é preciso ter os dois conjuntos.


No começo, são só a Lovely e a Princess (na verdade, mais a Lovely) para lutar contra o Império da Ilusão. É nisso que os laços entre as duas se fortalecem.


Yuko, apelidada de "Yu Yu" é amiga de infância de Megumi.


Yuko gosta de distribuir balinhas de mel (a da foto é de limão, mas não tinha outra) e é com isso que ela consegue a confiança de Hime.


Hime é um pouco mimada e um dia brigou com Ribbon pois queria comer panquecas, mas a mascote tinha feito outra coisa. Nessa, Yuko mostrou com exemplos que toda comida é feita com amor e por isso não deve ser desprezada.


No começo, Iona demonstrava um tremendo ódio por Hime.


Mas depois que elas se entenderam, viraram boas amigas. A cena do supermercado em especial é antológica.


Junto com as versões Petit Chara de Heart Catch Precure, do mesmo diretor, Tatsuya Nagamine.


Princess e Marine têm vários pontos em comum além da cor, como o gosto por roupas e moda, além de serem bem cômicas.


No começo, muitos fãs achavam que Hime seria uma reedição da Erika, mas as personalidades são bem distintas (embora o direcionamento seja o mesmo). Hime é introvertida e Erika é expansiva. Mesmo assim, as duas podem formar uma boa dupla, em que uma complementa a outra.


Curiosidade: todos os anos é feita uma cerimônia de passagem entre as dubladoras de Precure, em que a atriz que faz a personagem principal do programa anterior passa uma banana(!) para a da atual. Fumie Mizusawa, a dubladora da Cure Marine decidiu fazer o mesmo, como uma "Cure azul dirigida por Nagamine". Nessa hora ela literalmente passou um abacaxi para Megumi Han. No blog de Mizusawa tem uma foto bem divertida do evento.


Lovely já não tem muitas semelhanças com Blossom, tirando a aparência.


Honey e Sunshine também são bem diferentes.


Fortune e Moonlight têm em comum o fato de terem perdido um ente querido. Mas no caso da Moonlight, a perda foi permanente.


Comparação com a linha antecessora, Atsumete Figure. Dá para ver que o conceito é bem diferente.


Cor amarela, olhos caídos, personalidade tranquila do tipo "irmã mais velha", golpes com fitas, alto poder de fogo, enfrentou uma "bruxa dos doces" (Hosshiiwa e Charlotte), tem uma canção-tema própria...


Em Puella Magi Madoka Magica é mencionado que Mami Tomoe tem parentes distantes. Acho que encontrei uma. Aproveito e coloco a comparação com uma Nendoroid Petit e uma Chibi Kyun Chara.


A Madoka eu nem peço por ser de outra empresa, mas a Toei podia ter liberado a Sailor Moon para fazer participação especial no jogo. E apesar de ser Precure All Stars, se esqueceram da Cure Echo!



E assim termino a apresentação da versão ToruPuri Figure das personagens de Happiness Charge Precure, feita pela Banpresto. São figuras de boa qualidade que representam muito bem as personagens em um formato comprimido. Assim como as Atsumete Figure, elas não apresentam tipos especiais de pintura, mas a modelagem é caprichada e se existem defeitos ou falhas eles são microscópicos demais para se notar por uma pessoa comum. Por serem recentes, esses modelos são relativamente fáceis de se encontrar por um preço razoável. Recomendo as figuras e também o desenho, que tem se mostrado bastante empolgante e agora entra em seus momentos decisivos.

Estou feliz também por finalmente ter feito uma apresentação de figuras de Precure durante o período de exibição do desenho. Uma pena que ele é um daqueles que não virá para o Brasil pois as cenas de luta podem ser consideradas violentas demais para o frágil público daqui. Também será difícil encontrar quem se interesse em ver.










Obs: Há muitos anos eu comentava com amigos que desenhos do Studio Ghibli, assim como filmes e seriados mais recentes da franquia Ultra nunca viriam para o Brasil.

4 comentários:

  1. Nossa,que lindas!
    VocÊ tem muitos produtos de precure, tem até o 3DS ^^
    O que vc tem de produtos das cures? poderia listar? *-* também coleciono algumas coisas^^

    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Melissa!
      E que bom que você veio! Acabei de publicar uma matéria sobre a versão mangá de Futari wa Precure e Max Heart. Aqui: http://usys222anexo.blogspot.com/2014/12/max-heart-precure-collection-futari-wa.html

      Tenho todas as versões S.H. Figuarts, com exceção da Diamond, que deve chegar esta semana. Mas ainda não tenho matérias prontas de todas.
      Conto também com a chibi-arts da Cure Peace, assim como as Figuarts Zero da Peace Princess Form e da Yayoi. Outra coisa que deve chegar é a coleção Deformeister ver. Cure com versões reduzidas das Yes! Precure 5 e das Fresh Precure.

      Excluir
  2. Poxa vida! Você comprou também o mangá das futari wa precure??!
    Vejo que é um GRANDE fã!
    Eu tenho em mãos a Cure Diamond *-* Ela é linda.
    WOW! Todas as figuarts?!
    Tem a versão das Heartcath Precure Super Silhuett também??
    Você coleciona a versão Cady Toy também ou apenas as Figuarts?
    Ah sim, já ouvi falar dessa Deformeister version^^ São super fofas!! É tão legal encontrar alguém que goste dessa franquia e que também coleciona algumas(no seu caso,muitas) produtos da série.

    Como é o jogo do 3DS das precures? Nunca vi alguém jogando^^

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de coisas que fazem meu coração balançar, não importa o público-alvo original para o qual elas foram feitas. E Precure consegue fazer isso comigo. Minha carreira como fã de Precure é recente, pois comecei com Smile (a história inteira aqui: http://usys222anexo.blogspot.com/2014/05/smile-precure.html). Mesmo assim em minha preferência elas já estão na mesma posição de Ultraman e Kamen Rider.
      Tenho as Super Silhouettes e também a Angel Peach, que eu nem sabia que existia até comprar uma. Tento ficar nas Figuarts, mas de vez em quando surgem algumas em SD e acabo levando também...
      O jogo do 3DS acho que vale uma matéria no Anexo. Tenho que descobrir como tirar fotos da tela. É uma coletânea de minijogos simples, incluindo um do tipo Pop'n Music. Uma das músicas é Ganbalance de Dance, que é o que me motivou a comprar. Atualmente o meu 3DS é só para esse jogo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html