sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Feliz Ano Novo e Os Melhores do Ano de 2015



Feliz Ano Novo!
E agradeço a todos os Visitantes da Casa do Boneco Mecânico e seus sub-blogs!


Aproveito a ocasião e anuncio a minha categorização pessoal das melhores figuras de 2015. Fazia isso no Fórum Limited Edition e devido à sua suspensão, resolvi passar para o blog e trazer as classificações dos anos anteriores. Seguem abaixo os links:


Obs.: Escolhi as figuras entre as que eu mexi em 2015 e não as que necessariamente foram vendidas nesse ano. A checagem de data também é um tanto falha e por isso peço a compreensão de todos.


Melhor Figura

S.H. Figuarts Kamen Rider ZO
Figura altamente articulada que representa o personagem com perfeição. Visual sóbrio, que não chama muito a atenção, mas cumpre seu papel com excelência. Ou seja, uma figura que tem exatamente as mesmas qualidades do filme e até nisso ela consegue representá-lo. O personagem não usava armas, mas mesmo assim foram incluídos acessórios para recriar várias cenas. Excelente trabalho!

Melhor figura de Herói

S.H. Figuarts Jaspion & The Space Sheriffs
Representações competentes dos heróis metálicos que fizeram a cabeça de muita gente (os Policiais do Espaço no Japão e o Jaspion no Brasil). Todos eles juntos são uma visão e tanto! As armas e equipamentos estão todos incluídos, os modelos são bem articulados e com isso é possível recriar as situações dos seriados... e até ir além!
Ah, o nome desse conjunto não é oficial e fui eu quem colocou. Ficou parecendo o título de um desenho japonês adaptado para o mercado ocidental... Pelo menos foi de uma adaptação boa...


Melhor figura de Garota

World Uniform Operation Love Momozono & Setsuna Higashi

World Uniform Operation Tsubomi Hanasaki & Erika Kurumi
Esta nova linha promete. As personagens ficaram muito bem representadas em seus uniformes escolares. Me incomoda um pouco o fato delas terem os dedos muito voltados para fora, mas não o suficiente para tirar seus méritos.


Melhor figura de Monstro

Ultra-Act Red King
Finalmente uma figura de monstro! Massiva, poderosa e articulada! Se move muito mais do que aparenta. Pena que até agora esse é o último da linha Ultra-Act. Mesmo assim as tecnologias usadas são... "de ultimo tipo" (ou "top de linha", não sei como vão traduzir isso aqui)!


Melhor figura de Robô

Transformers Generations Combiner Wars Stunticons
Uma escolha óbvia. A engenharia envolvida na construção desse conjunto é impressionante. Cada componente é uma unidade independente que é totalmente articulada, se transforma e é um modelo incrível por si só. E ainda por cima, todos se juntam para formar um robô formidável. Gigantesco, pesado e ainda por cima articulado. O que mais posso pedir?


Melhor figura de Vilão

S.H. Figuarts Vasco & Figuarts Zero Sally
Não é só o favoritismo pelo personagem, mas também a representação magnífica em uma figura que me fez escolhê-lo como a Melhor figura de Vilão deste ano. O número de acessórios para representar várias cenas do episódio (incluindo o Sally) me motivaram a fazer essa escolha.


Beauty Praise
Obs: É "praise" (elogio) mesmo e não "prize" (prêmio), visto que não posso dar um prêmio.

Smile Precure! DXF Girls Figure Special Ver. Princess Happy
Eis aqui uma tremenda surpresa. Mesmo sendo um prêmio de máquina, essa figura é de alta qualidade, com escultura e pintura caprichadas. A pose é simples e ainda assim (ou talvez por isso) permite tirar fotos muito bonitas com a figura.


Cutie Praise

Nendoroid Sakura Miku Bloomed in Japan

chibi-arts Cure Peace
Essa eu fiquei bem na dúvida. É certo que a Sakura Miku tem uma qualidade superior, mas a Cure Peace em versão comprimida é o pináculo da fofura. Com esses pompons aí não tem o que fazer. Quanto à Sakura Miku, colocar em um campo de flores de cerejeira (podem ser artificiais) faz desbrochar a Flor do Coração de qualquer um.

Funny Praise

Mini Ika Musume Trading Figure
Pequenas figurinhas com expressões cômicas em situações bem divertidas. É bom citar sua boa qualidade e o cuidado despendido pelo fabricante, que criou invólucros específicos para cada variante. E apesar da simplicidade do desenho da personagem, a modelagem e a pintura foram feitos sem qualquer negligência. Um exemplo a ser seguido.


Design Praise

Nendoroid Miku Hatsune Halloween Ver.

Nendoroid Snow Miku Snow Bell Ver.
Miku é abençoada por artistas que conseguem bolar visuais elegantes, meigos e bem pensados para ela. A Halloween Ver. tem um design chique, com vários elementos do Dia das Bruxas e uma maquiagem que não é de mau gosto, muito pelo contrário. Já a Snow Bell Ver. tem um design mais tranquilo, combinando o ente sobrenatural ainu Korpokkur com as plantas típicas de Hokkaido. Movimento e Estática são as palavras para descrever esses dois visuais.


Idea Praise

Mega Drive Megatron
Um item que achei que só veria em sonhos. Mas ele é real e está aqui nas minhas mãos. Uma ideia louca incrível, levada às últimas consequências.


Menção Honrosa

Deformeister Petit Precure All Stars Ver. Pretty & Ver. Cure
Graças a esses conjuntos fico perto do meu sonho de reunir as Precure All Stars em versão miniatura.


E estes foram os meus "Melhores de 2015", que foi um ano bem cheio de eventos, alguns ruins mas muitos bons também e é desses que vou falar.

Uma grande notícia foi terem lançado a série Ultraman X no Brasil pelo Crunchyroll e em exibição simultânea com o Japão, algo que nunca aconteceu por aqui em uma série de Super Heróis japoneses. E ainda mais com uma série da franquia Ultra, que agora retorna para cá, o que leva a outro grande evento: o lançamento da série em quadrinhos ULTRAMAN no Brasil pela JBC. E ainda por cima com uma tradução magistral, que me deixou impressionado. Torço para que isso seja só o começo do regresso das séries Ultra para o Brasil.

Também foi trazido para o ocidente um de meus desenhos favoritos, Smile Precure!, adaptado como Glitter FORCE pela Saban, na Netflix. Infelizmente não veio exatamente como o original, diferente de Ultraman X, mas mesmo assim, isso foi uma grande coisa. Torço pelo sucesso e que tragam mais séries Precure para cá, ainda que dessa forma. Pois apesar das alterações, a mensagem principal não foi mudada.

Uma pena que ambas as séries tenham um público bastante restrito, disponíveis apenas para a internet, sendo necessária uma assinatura, no caso da Netflix. Por isso eles podem não atingir o grande público e assim não seria possível esperar algo como foi com Jaspion ou com Saint Seiya, que passavam na rede aberta antigamente. Mas vamos esperar.


Quanto ao blog, foram feitas novas parcerias, como por exemplo com o Super AHAM!, de Adelmo Veloso, que contém várias matérias sobre a Cultura Pop, não só a japonesa. Um blog bastante rico, que achei que estivesse no ramo há muitos anos, mas na verdade é recente, o que aumenta minha surpresa. Torço para que ele ganhe espaço e se torne um dos grandes blogs do ramo e agradeço muito por seu apoio.

Ronin, que eu conhecia como Rocker, finalmente abriu seu próprio blog, o Anime Brilliant Blog. Ele fazia várias análises de desenhos japoneses no Fórum Limited Edition e sempre achei que ele também deveria ter um espaço maior para divulgá-las e desenvolvê-las. E graças a ele, pude ter contato com um monte de desenhos que provavelmente não conheceria. Por exemplo Prison School, as séries Gintama e as séries GARO. Eu não sabia o que estava perdendo! E sua participação no blog me motiva bastante. Agradeço ao seu apoio contínuo.

Conheci também o Uma Caixa, portal com notícias e reviews de colecionáveis e Cultura Pop em geral. E também o NETOIN!, Blog que tem uma história bastante extensa na divulgação da Cultura Pop Japonesa, em especial os desenhos animados.

Não posso deixar de agradecer a Alexandre Nagado, do Blog Sushi POP, por seu apoio e a constante divulgação deste blog. E parabenizá-lo pelo seu trabalho em suas matérias sobre a Cultura Pop Japonesa por tantos anos. É uma tremenda honra poder ter parceria com um Blog tão conceituado.

E é claro, agradecer a você, que acompanha este blog! A sua visita e sua participação são o grande incentivo! Gosto de tirar fotos de figuras e provavelmente continuaria fazendo isso mesmo sozinho. Mas ter alguém para compartilhar este hobby e saber que tem quem que se interesse é muito mais prazeroso e encorajador. Por isso, é graças a você que este blog continuou por todos esses cinco anos. E espero poder continuar por muito mais tempo.

Feliz Ano Novo e que tenhamos muitas conquistas e realizações! A situação será difícil, mas aqui vai mais uma vez aquela palavra:

あきらめるな!
Akirameruna! ou "Não desista!"



Ah, uma pequena glória que conquistei este ano: um de meus trabalhos figurou no Twitter oficial da série em quadrinhos ULTRAMAN, assim como na página oficial. Era para um concurso, que a princípio não valia prêmios e fiz mais por participar mesmo. Foi só por um tempo e já existem trabalhos muito melhores. Até já vi qual vai ser a foto campeã, mas foi gostoso ter meu instante de fama.

Pior que foi com um erro na pontuação. Bom, acho que ninguém vai notar...

E algumas amostras do que está por vir (se tudo der certo):


Imagens meramente ilustrativas. O produto final pode variar.

4 comentários:

  1. Nobre Usys!
    Enfim, primeira postagem do ano e nada melhor que fazer uma retrospectiva! Foram figuras excelentes e outras bem fofinhas (talvez me renda a elas algum dia, mas não será hoje)! Meus parabéns pelo breve instante de fama com o Ultraman, pelos reviews espetaculares, dicas de Blogs maneiraças (conheci o Ronin assim) e por estar presente em nossa caminhada. Não parece, mas um simples comentário em nossas postagens fazem uma diferença muito grande sobre continuar ou não a escrever sobre os mais diversos assuntos.

    Obrigado também por citar nossa página por aqui. Acompanho seus trabalhos desde 2014 e foi uma das inspirações a criar meu próprio espaço. Desejo um 2016 repleto de novas figuras para você e aguardo por todos os reviews ansiosamente! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!
      Escolher os melhores não é tarefa fácil. E também foi bom rever como foi o ano e perceber que ele foi muito bom no total. O lançamento do seu Blog e o do Ronin já valeram o ano inteiro.

      O que é bom tem de ser divulgado e é por isso que apresento suas matérias aqui também. E torço para que surjam mais!

      Excluir
  2. Feliz Ano Novo (cheguei atrasado XD)!!

    Bela retrospectiva, muitas figuras legais, e o legal é que lembro de todas! Acho que de todas essas que você apresentou, o Vasco foi o que mais gostei. Outro que eu gostei muito, apesar de não ter levado nenhum troféu, foi o ULTRAMAN, que ainda pretendo pegar um. Aliás, parabéns pela foto publicada, estou lendo o mangá da JBC (que por sinal está bem legal) e quando vi essa cena lembrei da sua foto! Outra coisa legal é que as informações nos seus reviews dos Ultras ajudam a pescar alguns detalhes no mangá.

    E obrigado por sempre citar o ABB, é uma honra fazer parte dessa "Liga" XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo, Ronin!

      De fato o ULTRAMAN mereceria um Design Praise. Mas é que achei essas da Miku tão bem sacadas que acabei optando por elas. Mas quem sabe se esse ano lançarem o ULTRAMAN Ver.7 "Seven"? E este mês deve sair o volume 3 do mangá. Já adianto que esse vai ter um monte de personagens novos, inclusive "aquele".

      Graças às suas indicações de desenhos animados, o ano passado foi bem mais divertido para mim. Acredite, sou grato por isso. Gintama mudou minha vida. E estou montando outra matéria no Anexo que vai ter uma citação ao ABB!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html