domingo, 24 de janeiro de 2016

graphig Doki Doki! Precure

Saudações.

Desta vez vou falar das versões graphig das heroínas de Doki Doki! Precure, comercializadas pela Cospa.


1. Informações
2. Modelagem
3. Montagem
4. Outras Fotos


1. Informações


graphig (assim, em minúsculas mesmo) é um formato de figuras em papel criado pelo designer gráfico Nasos, do grupo NC Empire. O formato consiste em um kit de papel, que não precisaria de tesoura ou cola para fazer simpáticas miniaturas de vários personagens da Cultura Pop japonesa. Um catálogo completo pode ser visto na página da graphig e existem até alguns bem inesperados. Existem figuras baseadas nesse formato em plástico ABS e até mesmo em pelúcia.

Na página do NC Empire é possível fazer o download de um modelo básico customizável para fazer o seu próprio, desde que para uso pessoal e para distribuição gratuita. A comercialização desses modelos em papel é permitida apenas à empresa Cospa.


Os kits são vendidos em lojas de hobbies e personagens ou por meios especiais. O kit de Doki Doki! Precure veio como um suplemento na edição de 12/2012 da revista Animage, que tem uma matéria sobre o especial de cinema do desenho.

2. Modelagem

O Amor afluente, Cure Heart/Mana Aida

A Luz da Sabedoria, Cure Diamond/Rikka Hishikawa

Um lugar quentinho ao sol, Cure Rosetta/Alice Yotsuba.

A Lâmina da Coragem, Cure Sword/Makoto Kenzaki.

A Beleza é o símbolo da Justiça, Cure Ace/Aguri Madoka.
As representações ficaram muito simpáticas. Apesar do formato "bloco", elas são bonitinhas e bem legaizinhas. Quase uma versão retilínea das Nendoroids.

Os rostos são muito bem feitinhos. Mana tem uma cara alegre...

... Rikka tem os olhos levemente puxados...

... Alice tem um olhar mais tranquilo...

... Makoto tem um olhar mais agressivo...

... e Aguri tem a maquiagem direitinho.

Os rabos-de-cavalo de Mana e Rikka são complexos, mas foram bem representados, nessa versão "blocada".

Isso sem falar nas características pontas em forma de "anzóis" e caracóis.

As pontas dos cabelos de Alice são vazados, lembrando turbinas. Faz sentido, uma vez que ela já foi para o espaço uma vez (mas usando uma nave).

Makoto tem um penteado bem complexo, com vários ornamentos, inclusive um com o formato do naipe de espadas. Mas ele ficou bem adaptado.

O rabo-de-cavalo de Aguri é o mais volumoso e tem um formato diferente de Mana e Rikka.

Existe uma peça extra para representar o fundo do cabelo, tapando a parte que parece papelão.

O ornamento da parte de cima do cabelo não foi esquecida.

Os broches, impressos nos corpos, cada um com um formato diferente, remetendo ao naipe correspondente.

Os braços são diferentes em cada modelo.

Os mascotes, no modo Lovely Comune, tem os rostos desenhados direitinho. No caso de Ace é a bolsa para guardar o Lovely Eyes Pallette.


3. Montagem

Nada muito complicado. Primeiro é destacar as peças. Os picotes são mínimos, o que facilita muito.
(A foto mostra as peças da Cure Heart)

Depois é dobrar bem em cada um dos vincos já feitos de fábrica e montar, encaixando as abas nas fendas.
(A foto mostra as peças da Cure Ace)

A montagem é bem intuitiva. Cada aba e cada lugar onde ela se encaixa tem um número ou um sinal correspondente.

Um ponto a se tomar cuidado é que algumas dobras devem ser feitas para fora e são marcadas com esse sinal que lembra um livro.

Às vezes a indicação fica na moldura.

A peça dos braços tem uma seta para identificar qual lado deve ficar para a frente.

Algumas vezes é preciso colocar duas abas na mesma fenda.

O conector do pescoço, que prende bem e ainda permite girar a cabeça.

- Puxa! Foi bem fácil, Makoto! E nem precisei usar nada para cortar.
- Ficou muito bom, Sir Kazuma!
- Excelente-biy!
O kit não vem com instruções, mas a montagem é bem simples e até uma criança consegue.

- Éééhhh... Pattsuan, onde é que vai essa peça mesmo?
- Gin-san! Esse kit devia ser fácil de montar! Como é que você fez isso?!
- Gin-chan! O que tá acontecendo-aru? Tá escuro aqui-aru!
...... OK. Nem tanto...
Obs.: existe graphig de Gintama.

4. Outras Fotos

Fotos junto com as versões Atsumete Figure e S.H. Figuarts.

Até tenho as versões S.H. Figuarts da Heart e da Diamond, mas ainda não abri...

Cure Ace ainda não teve sequer anunciada sua versão S.H. Figuarts. E o pior é que seria com ela que viria a Ai-chan, peça-chave do desenho. Bom, vamos torcer para que saia algo na próxima Wonder Festival ou na Tamashi Nation.


E esta foi a apresentação das versões graphig das heroínas de Doki Doki! Precure, vendidas pela Cospa. Fazia um tempo que esse formato me chamava a atenção, mas nunca me decidi a adquirir algum modelo. E quando soube que iriam lançar modelos de Precure e ainda por cima como suplemento de uma revista, me encorajei a comprar logo na data de lançamento. E foi ótimo, pois veio sem impostos. Foi uma experiência bem interessante, que me levou de volta à infância, quando esses kits de papel eram vendidos em bancas e eu adorava montar. E me impressionei com a engenharia das graphig, que é simples, mas eficiente. Essas "Nendoroids de papel" me agradaram bastante. Não sei se existem exemplares disponíveis para a venda, já que a revista foi lançada há muito tempo, mas talvez haja alguma em lojas de usados. Modelos de outros desenhos continuam a ser comercializados em lojas japonesas do ramo e existem alguns, feitos por fãs no site Pixiv. Recomendo para quem gosta de trabalhos manuais, mas aviso para deixar longe da luz do sol, pois pode acabar desbotando, já que o papel não possui nenhum tipo de camada especial para proteger a pintura.




... Mas por que não colocaram a Regina?

7 comentários:

  1. Belo review!

    Essas graphigs são bem engraçadas! Eu sempre pensei que eram todas de plástico, agora sei que eu estava enganado. Se bem que é bem mais prático ser de papel mesmo, mais barato e dá pra passar o tempo montando, fora que por ser "material impresso" não deve levar taxa.

    Achei bacanas essas Cures, os rostinhos são bem simpáticos, e os detalhes dos cabelos são bem interessantes.

    É possível trocar alguma peça entre elas, tipo colocar a cabeça de uma no corpo da outra, ou os encaixes são diferentes?

    Pior que se desse um kit desses pro Gintoki montar, ia acabar acontecendo isso mesmo hehehe. Ou capaz de virar uma coisa completamente diferente, tipo um Excalibur Omega XD

    Ah, você também tá nessa de figuras na caixa? Eu tô com umas 6 aqui, só esperando uma câmera pra fazer unboxing hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Os modelos de papel são legais, mas o duro é conservar. Quando pega poeira aí é adeus.

      O diâmetro do conector do pescoço é o mesmo e por isso dá para fazer trocas de expressões, quando disponíveis. A Kagura, por exemplo, tem uma extra com ela comendo "sukombu".

      Imaginei que isso ia acontecer. Mas esqueci completamente essa do Excalibur Omega! Pior que até tinha umas coisas que poderiam servir! Bom, fica para a próxima.

      Eu costumo tirar da caixa só na hora de fotografar. Mas tem algumas que tenho que devolver para dentro da caixa mesmo. A falta de espaço está chegando em um ponto crítico...

      Excluir
  2. Olá, Usys!

    Seguinte... tenho um sobrinho de 5 anos que é simplesmente apaixonado por séries Super Sentai, Kamen Riders e Ultras. Ele também gosta muito de Dragon Ball e Pokemon. Ou seja, não é preciso dizer que as influências do tio são pesadas. hehehehehehehe!

    Acontece que, em meados de 2016, ele vai ganhar uma irmãzinha. E eu queria muito que ela também mergulhasse nesse mundo de produções japonesas. A pergunta é: o que seria mais indicado para uma menina pequena? Penso que as animações da franquia Precure seriam uma boa, mas o mais próximo disso é o Glitter Force distribuído no Netflix (dublado).

    O João (meu sobrinho), assiste Tokusatsu desde os 2 anos de idade (começou vendo Goseiger, depois Go-Kaiger, Kamen Rider OOO, Kyoryuger, Gaim, ToQger, Drive, Ultraman X...)

    Tens algum conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Bruno Seidel!

      As séries Precure são feitas para meninas em idade pré-escolar, então acho que são o mais adequado. Glitter Force teve algumas mudanças, mas nada que deturpe a sua essência. Ela pode começar por esse e depois, quando crescer mais um pouco e souber ler, procurar pelos episódios perdidos, que são muito bons. Precure é bom pois ensina as meninas a lutarem por seus sonhos com sua própria força e com o apoio de suas amigas.

      Mas acho melhor esperar ver como serão as coisas quando ela puder ver desenhos e seriados. Podem surgir muitas outras opções até lá. E pode ser que ela também pegue gosto por Tokusatsu mesmo, por que não?

      Excluir
  3. Como me.podría ayudar con el molde de eso para yo poder hacer en fomix para la fiesta de mi hija ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estos vinieron como prendas en un periodico e solo he conseguido uno. Busque otro en Mandarake, pero ya se quedava esgotado.

      Hay este site con moldes hechos por un fan japones.
      http://childsoup.blog.fc2.com/blog-entry-38.html

      Excluir
  4. EEEEEEE ESTA COM PAPERCRAFT!!!

    ResponderExcluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html