domingo, 3 de janeiro de 2016

figma Snow Miku Snow Bell Ver.

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma da Snow Miku Snow Bell Ver., feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações

Os Ainu são um povo que habita a província de Hokkaido, no Japão, assim como a Ilha Sacalina e as Ilhas Curilas da Russia, e possuem língua e cultura próprias. Eles são, em sua maioria, animistas (os das Ilhas Curilas são cristãos), acreditando que todos os elementos da Natureza e até mesmo objetos possuem espírito (Kamui, na língua Ainu).

Para os Ainu, os Kamui não são "deuses" ou entidades superiores, mas apenas seres que podem fazer o que os humanos não conseguem. Os Kamui conviveriam com os seres humanos, auxiliando-os em suas vidas cotidianas, se manifestando em várias formas trazendo presentes (ou desgraças, de acordo com sua natureza). Um exemplo seriam os ursos, dos quais os Ainu extraem carne como alimento e pele para fazer roupas para se protegerem do frio. Os restos não aproveitáveis do corpo do animal são retornados ao Kamui Mosir ("Mundo dos Kamui") em uma cerimônia chamada de Iomante (algo como " fazê-lo ir").

Em tempo, os Korpokkur não seriam Kamui, mas sim um outro povo que conviveria com os Ainu. Mais informações na apresentação da versão Nendoroid.


Além da versão Nendoroid, esteve disponível simultaneamente a versão figma da Snow Miku, de forma exclusiva na Wonder Festival de Inverno de 2015 e pelo site da empresa por tempo limitado. A caixa é mais sóbria, igual às de outros modelos da linha.

O conteúdo da caixa. Vem com menos acessórios que a versão Nendoroid. Mas isso não faz com que ela seja menos atraente.

2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. Mesmo na proporção comum, a personagem tem aquele ar místico da versão Nendoroid.

Close do rosto. O conjunto de expressões é diferente da versão Nendoroid. Esta é com Miku surpresa ou maravilhada com alguma coisa. Talvez algum espírito da neve.

Esta é com uma piscadela. O reflexo dos olhos é característico e tem o formato de uma flor.

A expressão "3" é sorrindo com os olhos fechados. Por alguma razão me lembra uma personagem de K-On!. Uma coisa interessante é que os olhos, mesmo fechados, têm um tom esverdeado.

Detalhe da faixa de cabeça, com estampas de cristais de gelo e bordas douradas. Desta vez não veio nenhum excesso de cola.

Detalhe dos enfeites de cabelo, no formato de lírios-do-vale. Diferente da versão Nendoroid, as folhas ficam presas nos enfeites e não nos cabelos e elas são estáticas.

O auricular com microfone, modelado e pintado de forma a parecer ser feito de madeira. Talvez devido ao tamanho, tem menos detalhes que a versão Nendoroid.


O auricular não é removível e por isso as peças de expressão vêm todas com uma só orelha. Isso não é defeito e ajuda na hora de trocar.

O cabelo é feito de material transparente e possui estampas de cristais de gelo.

É preciso tomar um pouco de cuidado, pois as pontas são fininhas e bem afiadas.

A manta, com o enfeite em forma de frutinha de sorva. E não tinha dito na versão Nendoroid, mas a gola tem uma textura para parecer felpuda.

Apesar de ser uma peça separada do corpo, ela não pode ser removida, pois a cabeça não pode ser tirada. Mesmo assim a parte de baixo é esculpida direitinho.

Detalhes das braçadeiras, com detalhes em dourado.

A manga também tem a faixa azul parecida com a do cabelo e da manta. A versão figma também não tem uma tatuagem no dorso da mão.

Detalhe da saia, longa e rodada, típica dos trajes Ainu e baseada em uma flor de galanto. No quadril o laço feito com sorva.

O laço é incrivelmente bem feito. Parece mesmo uma cordinha.

Diferente da versão Nendoroid, os enfeites azuis da saia não são feitos de material transparente.

Detalhes das botas que protegem do frio, típicas dos Ainu. O nível de detalhe é bem alto, com as dobras moldadas.

O mascote Rabbit Yukine também está presente nesta versão, em uma pose mais ativa.

Close do rosto, bem simpático, com o focinho cinza.

As orelhas têm as pontas cinzas direitinho. E existem sulcos na parte da frente, indicando o pavilhão auditivo.

A pose é bem engraçada, como se ele estivesse pulando, correndo ou flutuando.

O laço das costas parece feito de algum tipo de planta.


O mascote vem segurando uma lanterna em forma de lírio-do-vale.




A modelagem é mais real que a versão Nendoroid. Só que ela não é removível.

É possível trocar o corpo por este, em uma pose mais estática.

Usando o laço das costas como apoio é possível deixar o modelo de pé sem a necessidade de suportes. A cauda é detalhada, parecendo felpuda.

3.Articulações

Os movimentos da cabeça sofrem certa interferência da parte "felpuda" da manta ao tentar olhar para baixo.

Os cabelos possuem articulações nas "raízes". Os enfeites em forma de lírios-do-vale são feitos de material maleável e por isso interferem pouco no movimento.

Detalhe da articulação do ombro, que não é extensível como na Miku 2.0.

A manta é feita de material maleável, mas ainda assim interfere um pouco no movimento dos braços, especialmente para erguê-los.

Os pulsos usam articulações multidirecionais.

O cotovelo se dobra até o ângulo da foto.

O antebraço gira na conexão com o ombro.

A movimentação do tronco depende totalmente da articulação da cintura.

Detalhe da articulação da cintura. Tem um bom espaçamento e com isso bastante liberdade de movimentos.

A saia é presa por uma articulação que a segura bem em determinada posição.


As pernas se abrem bem, mas sofrem bastante interferência da saia.


A articulação do tornozelo é um pouco dura e não é muito flexível. Por isso a área de contato com o solo não é total.

Os joelhos se dobram bem, mas mais uma vez a saia interfere nos movimentos.

A cabeça do Rabbit Yukine é presa por um pino, o que permite que ele gire o pescoço. Seria melhor se fosse uma conexão esférica.


4. Acessórios

Está incluído um chocalho, parecido com o da versão Nendoroid, combinando uma clave de Sol com um lírio-do-vale. A pintura metálica em gradação do cabo chama a atenção.

Comparação com a versão Nendoroid, que é maior. As flores da versão Nendoroid usam material translúcido, mas a volta da clave é menos complexa.

A folha/guarda-chuva tem uma modelagem mais real que a versão Nendoroid.

Um ponto a se tomar cuidado na montagem é que existe um jeito certo. O conector tem o formato de um meio-círculo.

Comparação com a versão Nendoroid.

Cada acessório tem uma mão diferente para segurar. Acabei confundindo ao fazer as fotos e só percebi ao ver a embalagem. No folheto de instruções não tem indicações de qual mão segura o quê.

As outras mãos incluídas. A substituição requer um pouco de cuidado devido ao formato da manga e é preciso saber a posição em que o pulso fica mais reto para poder tirar a mão sem danificar o conector.

E estão incluídas as bases com suporte. A do Rabbit Yukine não tem um suporte articulado.

5. Ação


Chegando do céu.

Pose que também tem na embalagem, como que vendo a neve cair.

Correndo na neve.

Fui colocando um monte de efeitos e perdi o rumo...

1...2...3... Finale!

Como usar mãos fechadas em uma figura que não luta.



Fotos que tirei por acaso e acabei gostando.



Fotos usando a base temática da versão Nendoroid.


Junto com a versão Nendoroid. Agora vendo bem, os olhos da Nendoroid são azuis e não verdes como os da figma.

E esta foi a apresentação da versão figma da Snow Miku Snow Bell Ver., feita pela Max Factory. Temos mais um trabalho bem feito, embora tenha menos acessórios que a Nendoroid. Também notei que este modelo tem muito menos partes que usam material transparente, se limitando apenas ao cabelo. Por outro lado, a modelagem das plantas é mais real. As articulações não são nada de muito especial, mas ela já é uma personagem que não parece se mover muito e por isso acho que é o suficiente para criar várias cenas. É uma pena que ela não consegue se sentar, o que daria mais interatividade com a base temática da Nendoroid. Talvez se incluíssem um shift body da cintura para baixo como fizeram com a Kuroneko... De qualquer jeito, mais um bom trabalho da Max Factory. Recomendo para os fãs da Miku, mas é preciso levar em conta a baixa disponibilidade.





Como dito anteriormente, os Ainu são, em sua maioria, animistas e acreditam que animais, plantas e até mesmo objetos possuem espírito (Kamui)...

4 comentários:

  1. Belíssimo review!

    Que figura linda! Assim como a versão Nendoroid, ela tem um visual bem suave e harmonioso. Interessante você mencionar que o rosto sorrindo parece K-On!, pois quando olhei para a figura, achei o traço dela bem parecido com traço de K-On! mesmo. Parece até que ela foi desenhada pela Yukiko Horigushi!

    Pena que não é possível remover a manta, seria uma forma bem diferente de expor. Às vezes a MF faz umas mancadas que poderiam ser resolvidas facilmente, bastava ser possível remover a cabeça que daria para tirar a manta. Mas é bom ver que a figura não é tão limitada, mesmo com a manta e a saia.

    Esse mascote é bem legal, gostei que botaram um corpo extra pra ele.

    Como assim tem mãos fechadas e não luta? Bota o Kyubey aí que ela pode dar vários socos!

    Pelo visto nem disfarçado o Soundwave consegue fugir da Miku.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pior que o desenho original da Snow Bell Ver. nem é parecido com K-On!. Mas ainda assim ficou bom. Ajudou a dar um ar mais caloroso à figura.

      Uma outra solução seria fazer como no cachecol da Snow Miku anterior, que tinha um fecho bem discreto. Se desse para tirar, ia colocar uma espada curta na mão dela para ser a "Mikururu".

      Miku prefere usar cebolinhas para bater em seus inimigos. Foi o que ela fez com Vegeta, Rockman, Hajime Saito, Shishio e uma tremenda galera. É só que o Kyubey teria que enfrentar primeiro o Soundwave...

      Ah,é que a Miku só está demonstrando sua adoração por ele, seguindo os preceitos do animismo Ainu (será mesmo?).

      Excluir
  2. Cara, que coisinha mais linda essa figura! Ainda terei figuras femininas da Figma em minha coleção! E olha que já tive várias de outras linhas, mas por motivos diversos precisei me desfazer delas. Bom também que, além do review da figura, você nos trouxe um pouco de cultura descrevendo o que elas fazem!

    Não sei se você vai me convencer a entrar no mundo dos Chibis, mas a linha Figma já tem espaço no meu coração e já iniciei com a compra do Spider há um ano. Até a próxima, nobre Usys!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!

      O forte de figma são as figuras femininas, esculpidas com esmero. São a personagem arrancada da tela. Tenho várias delas comigo e é uma mais bonita que a outra. Se bem que esses dias a Bandai tem conseguido fazer o mesmo com as S.H. Figuarts...

      Já deixo avisado que Nendoroid é poço sem fundo. Ou melhor, um pântano, já que te agarra e não deixa mais sair. Começa com uma, que parece que não vai ocupar muito espaço e de repente já tem toneladas delas ocupando a estante. Se for para pegar uma é preciso estar com o coração (e o bolso) preparado.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html