domingo, 31 de janeiro de 2016

S.H. Figuarts Kamen Rider W Cyclone Joker

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S. H. Figuarts do herói Kamen Rider W (Double) na forma Cyclone Joker, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações

仮面ライダーW (Kamen RIDER DOUBLE) foi exibido pela primeira vez no Japão em 06/09/2009, iniciando o que foi chamado de "A 2ª Fase dos Riders da Nova Geração". O seriado conta a história do jovem detetive particular Shoutaro Hidari e seu parceiro Philip, que investigam estranhos casos que ocorrem na cidade de Fuuto (風都, literalmente "Capital dos Ventos"). Esses casos envolvem estranhos artefatos chamados Gaia Memory, que dão aos seus usuários poderes extraordinários, transformando-os em monstros chamados Dopants. Shoutaro e Philip também usam esses artefatos para se transformarem em um herói que é "dois em um", o Kamen Rider W (Double).

Shoutaro tenta seguir adiante com os ensinamentos de seu mentor, o grande detetive Soukichi Narumi e tenta ser "frio e calculista", mas na verdade é sentimental e nunca consegue seu intento. Por outro lado, Philip é bastante controlado e tem uma vasta base de conhecimentos, mas sua falta de tato para alguns assuntos fazem com que ele não seja bem compreendido. Os dois algumas vezes têm atritos, mas logo reatam e com isso tentam deter a conspiração que ameaça a cidade.


Kamen Rider W (lê-se "Double", os japoneses usam essa letra para representar essa palavra devido à semelhança com o jeito como ela e o nome da letra são pronunciados no idioma deles: "Daburu"/"Daburyu") foi feito tendo em mente iniciar uma "nova década" para os Riders da Nova Geração, que teriam fechado um ciclo com Kamen Rider Decade. Para isso foi chamado pessoal que nunca havia trabalhado na séries Kamen Rider da Nova Geração. Para fazer o roteiro foram chamados Riku Sanjou e Keiichi Hasegawa, com eventuais participações de Naruhisa Arakawa e Kazuki Nakajima. O seriado também foi o primeiro trabalho do grande diretor Koichi Sakamoto na Toei, sendo que o primeiro no Japão foi Mega Batalha na Galáxia Ultra e até então ele trabalhava na séries Power Rangers da Saban.

O seriado fez um grande sucesso, devido ao seu roteiro bem amarrado e personagens atraentes, e as vendas de produtos relacionados foi muito boa. O fato de se ter um Kamen Rider detetive também teve boa aceitação, devido às interações entre Shoutaro e Philip.


Curiosidade: "Hidari", o sobrenome de Shoutaro, em japonês quer dizer "esquerdo". Mais tarde descobre-se que o nome verdadeiro de Philip é "Raito", que é como os japoneses pronunciam a palavra "right", que significa "direito". E de fato esses são os lados do herói que cada um controla.

O conteúdo da caixa. Em sua forma básica, W não usa armas e por isso só vem com mãos intercambiáveis e um par de cachecóis.

2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. O visual é bastante sóbrio, despojado, com poucos ornamentos. O lado verde chama bastante a atenção com sua pintura metálica, mas fora isso nada muito extravagante.

Close da cabeça. O design é bem simples e remete aos Riders Clássicos, com o formato ovalado, os olhos insectoides e a antena (Rider Crest).

Detalhe do peito, apenas com um ornamento em forma de "W". O relevo é diferente em cada lado.

Esses relevos estão presentes nos pulsos e nos tornozelos.

O cinto de transformação, W Driver, é esculpido de forma intrincada e detalhada.
O cinto seria capaz de usar duas Gaia Memories que dão poderes diferentes a cada lado do corpo. O lado direito (Soul Memory) definiria os elementos (Vento, Calor, Lua) enquanto o esquerdo (Body Memory) o estilo de luta e armas (mãos nuas, bastão, pistola). As combinações desses poderes dão várias possibilidades ao herói.

Do lado do cinto está esse dispositivo, o Maximum Slot, no qual é inserida uma Gaia Memory (geralmente uma Body Memory) para acionar os golpes fatais.

O resto do cinto também é detalhado, inclusive com o fecho na parte de trás.

Existem moldes de ranhuras nas partes do corpo que seriam maleáveis na ficção.

3.Articulações

O pescoço tem boa liberdade de movimentos.



A ombreira se move para cima.



O sistema de articulações dos ombros permite movê-los para frente e para trás.


Existe uma articulação giratória no antebraço.

Talvez seja só o meu exemplar, mas o cotovelo do lado preto consegue fechar um pouco mais que o do lado verde.

Os pulsos se dobram bem para baixo.

O sistema de articulações do tronco é mediano, sem nada de especial.

A abertura das pernas é boa, mas não tanto quanto se esperaria de um modelo que não tem tantos adereços.

Sistema de articulações das pernas.

O W foi um dos últimos modelos da linha a usar pés de metal. Existe uma articulação em dobradiça no tornozelo, mas ela não garante uma boa área de contato com o chão, embora seja suficiente.

4. Acessórios

Estão incluídos dois cachecóis, um em repouso e outro que parece tremular ao vento.

Fora isso estão incluídos quatro pares de mãos, boas para representar as poses mais características do herói. Mas infelizmente não vieram mãos para segurar objetos, que seriam úteis para uma coisa que mostro em outra matéria.

5. Ação


CYCLONE! JOKER!
A transformação do W é bem única. A consciência de Philip entra no corpo de Shoutaro, passando a comandar o lado direito (embora existam formas em que ocorre o contrário). Com isso eles se tornam "Dois em Um Rider".

- Vamos! É hora de contar os seus crimes!
A frase de efeito do herói.

A forma Cyclone Joker é a mais básica do herói e se especializa em luta corporal, sem armas. Um estilo bem próximo ao dos Riders Clássicos.

JOKER!
Para acionar o golpe fatal, W instala uma Gaia Memory no Maximum Slot.

CYCLONE! JOKER!
MAXIMUM DRIVE!!!

- JOKER EXTREME!!!

O golpe tem bastante impacto visual.
Obs.: o modelo não se divide no meio.

O visual do W é inspirado nos Riders Clássicos. O lado verde é baseado no Kamen Rider Nº1, e o preto no Kamen Rider Black. É bem interessante e dá a entender que o lado verde representa os Riders Clássicos da fase de Tohru Hirayama, que usavam cachecóis e tinham visuais espalhafatosos. O lado preto representaria os Riders Clássicos de Susumu Yoshikawa, sem tantos adereços e com um visual mais sóbrio.

Curiosidade: Shoutaro consegue se transformar sozinho usando um cinto especial, o Lost Driver e inserindo o Joker Memory, se transformando no Kamen Rider Joker, todo preto. Seu estilo de luta e seus golpes são bem parecidos com os do Kamen Rider Black, inclusive com o Rider Punch (conhecido aqui como Golpe Insecto) e o Rider Kick (Golpe Louva-a-Deus).


Vamos passar agora para a moto do herói, a Machine Hardboilder, com a conclusão e as considerações finais sobre o modelo.

6 comentários:

  1. Show de review!

    Bem interessante a premissa dessa série, parece um pouco diferente das outras séries de super heróis, apesar de que dá pra sentir um pouco de Dragon Ball com a fusão. Bem sacado o esquema dos nomes. E pelo visto o Philip é meio "Visual Kei".

    Esse Rider tem um visual bem legal, a combinação de cores ficou muito boa. A figura tá muito bem feita, bem interessante que fizeram os detalhes diferentes nos dois lados.

    Como sempre, as fotos das cenas de ação estão incríveis, as peças de efeitos foram muito bem usadas! O golpe de se dividir no meio é bem louco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Kamen Rider W é uma das séries mais cultuadas da franquia. Eu mesmo vi um pouco quando estava no Japão e isso me motivou a retomar os Kamen Riders. Eu voltaria com tudo no OOO.

      Eu gostei da escolha das cores da forma básica. Muito pelo significado delas. E como o visual é simples, tiveram que colocar algo mais chamativo em algum lugar.

      Essas peças que vem na Tamashii Effect Wave são bem úteis e boas para improvisar o vento ou efeitos de corte. No fim foi um bom negócio. Dá mais trabalho, mas o resultado é melhor que usando o editor de imagens. As cenas de luta eu já tinha feito faz alguns anos e só agora pude mostrar. E fazer o Joker Extreme deu trabalho. Como a metade é preta igual ao fundo, não sabia onde começava o que para cortar.

      Excluir
  2. Como sempre digo: preciso me atualizar com os kamen Riders!!
    Excelente Review e figura sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo Veloso!
      Vale a pena, sim! Talvez esse seja bom para começar, já que ele é um novo marco.

      Excluir
  3. Olá Usys! Como vai?

    Kamen Rider W foi realmente impressionante. O conceito de criar novas formas de lutar através das combinações de propriedades dos dois lados foi incrível. Além de todos os elementos de combate e a personalidade e história dos personagens, o título teve uma importante lição para a vida real.

    Até hoje me perguntava qual exatamente é a função do Joker, afinal, fora o visual, ele não parece ter muita coisa em especial (digo, em termos de combate). Mas com esse Review eu pude ver algo que eu nunca tinha reparado mesmo tendo pensado até mesmo na questão dos lados (Hidari e Raito): cada forma da lateral do Shoutaro tem modos de combate distintos, ou seja, servem para adptar as formas de lutar. Digamos que os poderes vem com as laterais do Phillip haha.

    Por fim, através de que mídia você acompanha Kamen Rider? Você baixa ou compra DVDs?

    Ótimo review!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kakughost!

      Colocaram bastante criatividade no W que mesmo com um visual mais sóbrio conseguiu deixar sua marca. Aquilo de se dividir no meio foi chocante no começo, mas depois passei a não sentir tanta estranheza. E as combinações dos dois permitem uma grande gama de possibilidades para lidar com vários tipos de situações.

      Eu baixo os episódios, mas como tenho pouco espaço no HD devido às fotos, apago
      logo depois de ver. Duro é que acabo tendo que procurar por vídeos para estudar os movimentos quando sai uma figura.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html