domingo, 27 de março de 2016

figma KAITO

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma do KAITO, da série Vocaloid, feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações


KAITO faz parte da linha Character Vocal Series de programas sintetizadores de voz da Crypton Future Media, que usa a engine VOCALOID da Yamaha. Ele foi lançado em 2006, quase dois anos depois da MEIKO, usando os dados vocais do cantor Naoto Fuuga.


KAITO sofreu com baixíssimas vendas, mesmo em comparação com a MEIKO e considerado um fracasso. Mas com o estouro dos Vocaloids trazido por Miku Hatsune, a procura por KAITO aumentou, já que ele era um dos poucos Vocaloids que tinham uma voz masculina e isso fez com que ele se tornasse um "sucesso tardio". Mesmo assim o desenvolvimento do programa foi retomado a recentemente surgiu o KAITO V3, com mais possibilidades.

O tratamento dado a KAITO no começo foi bem extremoso. Algumas vezes ele era retratado como um Idol masculino tradicional, bonito, elegante. Mas na maioria das vezes era usado como apoio para as Vocaloids femininas ou como personagem cômico. Isso foi mudando e a situação se inverteu, sendo que existem canções muito bonitas com ele como principal, como Cantarella ou 千年の独奏曲 (Sennen no Dokushoukyoku, "Canção Solo Milenar"). Uma de minhas favoritas é o dueto com Miku Hatsune, 同じように (Onajiyouni, algo como "Como naquela vez"), com uma harmonização magnífica.

O conteúdo da caixa. Vem com várias mãos intercambiáveis, mas poucos acessórios. Mas todos são bem úteis.

2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. Ficou bem elegante, かっこいい (Kakkoii, algo como "legal", "estiloso", "cool", usado algumas vezes em contraposição ou em conjunto com kawaii, "gracioso", "bonitinho", "cute"), como diriam os japoneses.

Close do rosto. Ficou bonito. Só de ver já vem à cabeça a palavra "ikemen" (gíria japonesa para denominar os homens bonitos). O sorriso é leve, demonstrando bondade. O delineamento da boca é bem feito, sem exageros.

A expressão 2. Com um olhar mais sério e a boca aberta.

A expressão 3, com um largo sorriso. Mais uma vez ficou muito bonito.

A parte de trás do cabelo. A escultura é bem trabalhada, assimétrica.

Detalhe dos auriculares, semelhantes ao de outros Vocaloids. A haste do microfone é feita de material rígido e por isso propensa a quebra, sendo necessário tomar cuidado ao trocar as expressões. Esse aspecto é mencionado no folheto de instruções.

O casaco usa pintura perolada. Apesar de simples, tem vários detalhes de dobras esculpidos.

Em algumas partes da roupa existem essas estampas em forma de setas. No casaco elas não são apenas pinturas, mas relevos.

O característico cachecol do KAITO, feito de material rígido e por isso também propenso a quebra caso não seja manipulado com cuidado.

As mangas, com bocas largas. No fundo é possível ver os pulsos.

A calça é bem simples, assim como o cinto, tirando a cor laranja.

O mesmo pode ser dito do sapato. A modelagem da boca da calça é muito boa.

3.Articulações

A liberdade de movimentos do pescoço é boa, mas nada excepcional.

O sistema de articulações dos ombros é o mesmo de outras figmas, sem uma giratória nos antebraços. Por isso é preciso bastante atenção na hora de movimentar para saber em que sentido a articulação do ombro está voltada.

Fechamento máximo do cotovelo.

As articulações dos pulsos são pinos com dobradiças e não as multi-direcionais da Miku 2.0 ou das S.H. Figuarts. Mas ainda assim é o suficiente para fazer várias poses.

A movimentação do tronco depende inteiramente da cintura. A flexibilidade é limitada.

A abertura das pernas é boa, mas é prejudicada pelo casaco, embora ele seja feito de material maleável.

Sistema de articulações das pernas. O fechamento dos joelhos é bom, mas os tornozelos se movem pouco para a frente.

O tornozelo esquerdo se move bem para os lados, mas o direito é prejudicado pela boca da calça, que é esculpida de forma diferente da outra.

O cachecol é preso por uma conexão esférica e por isso pode ser girado e inclinado levemente. Mas é preciso cuidado, pois não é feito de material maleável.

4. Acessórios

Estão incluídos cinco pares de mãos. O segurador é bem prático.

O acessório incluído é este sorvete, que por alguma razão foi associado ao personagem, mais ou menos como a Miku com a cebolinha. Existe um sorvete chamado Garigari-kun no Japão que é azul e talvez a associação seja por causa da cor.

Também vem outro de reserva.

O sorvete pode ser segurado por uma mão específica. Parece que o palito pode ir mais fundo, mas no meu exemplar não vai.

KAITO tem mãos de segurar objetos, mas não são muito flexíveis. Este microfone que veio na Nendoroid Snow Miku Fluffy Coat Ver. combina bem, mas foi um pouco difícil de colocar.

Outro acessório é este cachecol mais longo e com duas pontas, modelado com movimento. É necessário remover a cabeça para substituir, mas o processo é suave.

O cachecol é mais largo e quase cobre a boca.

As duas pontas são presas por conexões esféricas. Se movem bem, mas assim como no normal elas são feitas de material rígido. As pontas enfrentam interferência da boca do casaco.

Um efeito colateral é que dá para representar o KAITO sem o cachecol. E não fica ruim.

O suporte figma, padrão da linha e muito útil. No meu exemplar a extensão não encaixa direito na ponta, mas ela não é indispensável. Só o suporte já faz bem o serviço.

5. Ação


KAITO consegue fazer poses bem elegantes. Se Miku é o kawaii, KAITO é o kakkoii em sua essência.

Daisuke
Poses de dança em especial combinam bem com ele.

Yay! Yay! Yay!
O Embaixador do Inferno, vilão de Kamen Rider já foi flagrado dançando esta em um circo-show na Vila Cinematográfica da Toei.

A expressão 2 é um pouco difícil de usar. Talvez em cenas de luta?

EJECT!!!

A propósito, nesta Casa o nome completo do personagem é "Kaito Namine" (波 nami=onda, 音 ne, oto= som).


Junto com a Miku 2.0. Infelizmente não tinha outro baixo e por isso tive que improvisar.


Com os outros Vocaloids. Agora só falta a MEIKO para completar o time.


Digo e repito. Onajiyouni é muito bonita.


KAITO é incrivelmente bom cantando músicas do finado cantor e compositor Kozo Murashita, um de meus artistas japoneses favoritos.

E esta foi a apresentação do KAITO, feita pela Max Factory. Tenho poucas figmas que representam personagens masculinos (até agora só tinha o Len, o Okabe e o archetype_he), mas todas são de alta qualidade. É só que comparando com S.H. Figuarts de heróis perde um pouco no quesito de movimentação, devido a muitas partes que interferem. O cachecol em material rígido é um grande problema, já que por causa disso ele se torna difícil de manipular por medo de quebrá-lo ou dele roçar com algum outro ponto da figura e arranhar a pintura. Os ombros também são um pouco difíceis de mover, já que eles não se erguem de forma totalmente reta. Mas a modelagem é incrível, mostrando um personagem bem elegante. Só de tirar da embalagem já deu para ver uma representação excelente de um "cara bonito". Apesar das limitações, ele consegue fazer vários passos de dança ou até luta se for preciso. Altamente recomendado para os fãs de Vocaloids e torço para que desta vez soltem mesmo a MEIKO.






- PRETENDER!



Obs.: Pretender é uma tecnologia que permite que os Transformers se disfarcem em seres orgânicos. Na versão americana isso é feito usando armaduras de "carne sintética", no qual eles mantém o tamanho gigante. Na versão japonesa, é feita uma transformação de fato e eles ficam do tamanho de humanos. Na Casa é usado o conceito japonês.

6 comentários:

  1. Show de review!

    Sempre esqueço que existem Vocaloids homens, e esse tem um visual bem bacana. Pelo visto a Miku salvou alguns Vocaloids e alavancou suas carreiras hehehe.

    Bem legal a figura! O cachecol dá um belo destaque, e até um ar meio heroico para o personagem.
    E ele tem um picolé! Agora esse tipo de acessório sempre vai me fazer imaginar uma figura da Hotaru hehehe.
    É uma pena que não fizeram o microfone e o cachecol com material maleável, deve dar um nervosismo manusear essas peças.

    As fotos como sempre estão ótimas, muito bons os passos de dança. A pose com as mãos na frente do rosto me lembrou o encerramento de Prince of Stride.

    Então essa é a verdadeira identidade do Kaito! Bom, eu já tinha visto o spoiler na matéria sobre idols e a relação de Soundwave e Miku hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      De fato existem, mas são poucos. Dos que eu me lembro agora são o Len, o Leon, o Gakupo e o Kiyoteru Hiyama. Já tinha gente que usava os Vocaloids, mas eles ganharam destaque só depois da Miku.

      O cachecol e o sorvete são as marcas registradas do KAITO. E cachecol sempre foi marca de herói. Kamen Rider e Cyborg 009 que o digam.

      Como não é um personagem que luta, tive que procurar por outra coisa que demonstrasse movimento. Nesse caso foi a dança. Não sou muito bom com isso e então tive que pesquisar material. Daí vi essas poses. E até que foi divertido.

      (Conceitos originais da Casa)
      Pensar que quando ele é o Soundwave, o Kaito usa um dispositivo para alterar a voz para parecer metálica. Mas abrindo a placa facial e levantando o visor vai revelar um rosto parecido com o do Kaito. Ah, e na verdade a Miku gosta mais de "blocão" do que de cara muito magrinho.

      Excluir
  2. Excelente Review, nobre Usys!

    Mais uma vez, admiro a figura sem conhecer sua série animada ou mangá. A verdade é que, apesar de ter só um Figma (Spider-Man), sou apaixonado por essa Max Factory!

    Os detalhes são incríveis e um cuidado arretado eles tomaram ao esculpir cada parte desse carinha aí.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      E pensar que na verdade esse personagem não é de game, nem de anime e nem de mangá. É só uma ilustração para um programa sintetizador de voz. Mas aí o público foi colocando vários elementos e com isso formando um personagem de fato.

      O pessoal da Max Factory sabe fazer seu trabalho. E pretendo fazer uma matéria sobre eles no Anexo. Felizmente consegui um livro que fala sobre eles.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Saudações, Kaito33YT!
      Na seção de Links coloquei vários para lojas especializadas, tanto no Brasil quanto em outros países.
      Trata-se de um modelo um tanto antigo e por isso está esgotado na maioria delas, mas parece que tem um na Konekoshouten: http://www.konekoshouten.com.br/product_info.php?products_id=7248

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html