domingo, 25 de setembro de 2016

Nendoroid Kirby

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid do Kirby, da série de jogos homônima da Nintendo, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações(?)
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações



Kirby vive em Pupupuland, no planeta Pop Star, nos confins do Universo. Ele é um ser inocente, amante da paz, um tanto ingênuo, mas com grande senso de justiça e nenhum mal ou ódio no coração. Kirby tem o poder especial de engolir inimigos e copiar suas habilidades. Fora isso não se sabe muito sobre ele. Há quem diga que ele é um "Guerreiro das Estrelas" que veio para derrotar Nightmare, a origem de todos os pesadelos e salvar o mundo, mas...

Kirby é interpretado por Makiko Ohmoto, que foi a heroína Yui Kasuga em Corrector Yui. Assim como Pikachu, de Pokémon, interpretado por Ikue Otani, é Ohmoto quem faz a voz de Kirby em todas as versões do personagem no mundo inteiro.


A série de jogos 星のカービィ (Hoshi no KIRBY, algo como Kirby das Estrelas) foi criada por Masahiro Sakurai e feita pela HAL Laboratory, se tornando uma das grandes franquias da Nintendo. O conceito básico é o de um jogo que possa entreter pessoas de todas as idades, tanto crianças como adultos e esse é o segredo de seu sucesso, desde 1992, em sua estréia no aparelho portátil Game Boy.

Mais tarde, em 2001 foi feito um desenho animado misturando conceitos do jogo com outros originais. A série foi feita com animação convencional, mas para representar Kirby e os antagonistas Dedede e Escargon, algumas vezes foram usados modelos em computação gráfica. O desenho a princípio foi feito para crianças, mas tinha um humor um tanto ácido, inclusive com crítica social e por isso teve boa aceitação por fãs adultos (e esse era um dos objetivos do desenho). Dois episódios em especial são críticas impiedosas à industria da animação japonesa, com várias piadas em tom de auto-zombaria e até com um personagem que é uma paródia do próprio Walt Disney. O desenho foi exibido no ocidente, inclusive no Brasil, mas um pouco mais amenizado. Ele não teve tanta popularidade quanto Pokémon, mas tem seus fãs. A direção geral e a composição da série ficaram a cargo de Souji Yoshikawa, veterano cuja carreira remonta aos anos 1970. O desenho, incluindo seus conceitos, roteiros e animação, foi feito pela empresa de Yoshikawa, a A Un Entertainment (mais tarde chamada de Dyna Method), que acabou falindo. A produção é muitas vezes atribuída à Warpstar, mas essa empresa apenas administrava o licenciamento dos produtos e obras baseados no jogo.

O conteúdo da caixa. O personagem tem várias formas e poderes, mas foram escolhidos os acessórios para representar as formas mais conhecidas. Quem comprasse o modelo diretamente na Good Smile Company, ainda conseguia como brinde extra o Maximum Tomato, item de recuperação total de força do personagem. Comprei a versão normal para mim e dei a exclusiva para duas amigas.

Esta peça serve apenas para prender a figura na embalagem de modo que ela não saia rolando. Ela deve ser removida para poder colocar o suporte da base. E infelizmente ela não serve para deixar a figura de pé sem a base.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Kirby tem um visual simples, projetado de modo que qualquer um possa desenhá-lo. E por isso, fazer uma figura dele não é muito difícil. Teve uma época em que eu pensava assim...

Close do rosto. Na verdade esse tipo de personagem que parece simples é bem difícil de se desenhar ou modelar, já que posicionar incorretamente as partes como os olhos e a boca pode comprometer sua graciosidade. E nisso a Good Smile Company fez um bom trabalho, com um rosto bem fofinho.

Outra expressão é esta, para cenas de ação. Mais uma vez, as partes do rosto são bem posicionadas, representando bem o personagem.

Outra expressão, com a boca aberta, que não pode faltar no personagem.

Nas expressões acima, a boca é esculpida no rosto e não é uma tampografia.

Esta expressão é de quando Kirby engole um inimigo ou segura o ar dentro do corpo.

Esta peça de expressão é mais "inchada" que as outras.

A troca de expressões é feita girando-se a metade da figura e trocando-a pela expressão desejada.

A mão é extremamente simples. A figura inteira é coberta por uma camada com textura que faz parecer borracha.

Detalhe dos pés, igualmente simples.


3. Articulações(?)


Os pés e mãos são presos ao corpo por imãs e podem ser colocados em quase qualquer posição.

Os imãs ficam nas mãos e nos pés, marcados com um "R" e um "L" para indicar qual é o direito e qual é o esquerdo. Elas se prendem a placas de metal na parte de dentro do corpo.

A área do rosto não tem a placa de metal e por isso não tem perigo da mão ir parar no lugar da boca ou dos olhos.


4. Acessórios


Estão incluídas a Star Rod e uma espada.

Ambas possuem no fundo um conector para uma mão específica.

Elas ficam bem presas.

Estão incluídos estes chapéus para representar outras formas do Kirby.

Elas também possuem imãs.

Kirby, na forma Fire.

A forma Sword. O visual é parecido com o do Link da série de jogos Zelda e existe uma referência de que essa forma é baseada nesse personagem.

O chapéu de fogo é bem caprichado, com pintura metálica na tiara. O fogo é representado por material transparente.

Está incluída esta peça de efeito para representar o Kirby cuspindo fogo.

Na parte de baixo existe um conector para um suporte específico...

... que se prende à base.

O suporte articulado da base não possui nenhuma modificação para o corpo do Kirby.

O conector fica na parte de baixo do corpo. O pino deve ser encaixado neste ângulo.

Outra possibilidade é colocar o corpo do Kirby de cabeça para baixo, de modo que o conector fique no alto. É o que fiz para as fotos de corpo inteiro.

Mas assim não dá para usar os chapéus. No fim é melhor deixar como está mesmo.


5. Ação



O sistema de imãs permite colocar a figura em várias poses sem comprometer a silhueta.

As possibilidades são inúmeras, com várias poses fofinhas.

Usando-se peças de efeito é possível representar o personagem correndo ou deslizando no chão.

Ou esta, em que ele se defende de um ataque.

Kirby consegue acumular ar dentro de seu corpo e com isso flutuar como um balão.

Esse ar pode ser liberado e usado para atacar inimigos.

A maior característica de Kirby é a de sugar seus inimigos para dentro de seu corpo e copiar suas características.

A forma Sword tem uma enorme quantidade de variações de ataques.

Em algumas versões do jogo é possível fazer sequencias de golpes.

Um deles consiste em erguer a espada, pressionando o direcional para cima. Isso faz com que seja concentrada energia que é liberada como um cortador.

Corrida com ataque: a Sword Drill.

Golpe anti-aéreo...

... que pode ser emendado com um mergulho.

Segurando o botão de ataque por um tempo e depois soltando...

... Kirby lança um ataque giratório como o de Link de Zelda.

Corrida com pulo e ataque faz esse outro ataque giratório.

A forma Fire permite que Kirby lance fogo pela boca.

Usando uma outra peça de efeito para fazer um fogo maior.

A chama é controlável e puxando-a é possível fazer uma barreira de fogo ao redor do Kirby.

Burning Attack. Corrida com pulo e ataque, que faz com que Kirby se torne uma bola de fogo. Antigamente era usado pela Burning Kirby, mas essa forma foi incorporada à Fire.

Existem muitas outras formas, como a Spark, em que Kirby dispara raios elétricos.

Cutter, em que ele lança um bumerangue visivelmente inspirado no Eye Slugger do Ultra Seven.

Stone, que cria uma camada protetora de pedra e com isso cair com enorme impacto em cima dos inimigos.

Em um jogo mais recente para o Nintendo 3DS, Planet Robobo, Kirby consegue pilotar um robô, que também copia as características de certos inimigos.

O Star Rod é uma "arma final", usada contra o último inimigo, Nightmare em Kirby's Adventure para o Famicom/Nintendo Entertainment System.

Com ele, Kirby lança balas de energia em forma de estrela que purificam Nightmare.

Com o chapéu da Sakura Kinomoto. Mas nesse caso o imã fica na cabeça da Sakura e por isso não fica preso no Kirby.

Por outro lado, os chapéus do Kirby ficam presos à cabeça da Sakura.

O mesmo acontece om o chapéu da Tomoyo. Mesmo assim dá para improvisar um "Sailor Kirby".

Sim. Eu gosto de trequinhos cor-de-rosa.

Todos juntos contra Nightmare!

- Ei, carinha. Gostei do teu cabelo.
- Poyo?


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid do Kirby, feita pela Good Smile Company. Aqui está uma pequena maravilha. Subestimei por achar que era uma figura simples, mas ela se mostrou uma grande surpresa, recheada de possibilidades. A textura semelhante a borracha dá a sensação de que a figura é macia e provavelmente a pele do personagem é assim. As peças imantadas foram uma excelente ideia para que o personagem se movesse sem precisar sacrificar a silhueta. O modelo vem com vários acessórios e tendo outras peças de efeito, as possibilidades aumentam mais ainda. Na verdade, ele tem poucos elementos que o caracterizam como um Nendoroid, como a ausência das Nendoro Joints e o fato do personagem não ser compactado (não há como fazer isso). Mas a modelagem e as ideias altamente criativas fazem desta a versão definitiva de uma figura do Kirby. É certo que existem problemas, como não terem usado um suporte específico para o personagem, mas ainda assim isso é contornável. Posso dizer que ela é obrigatória para quem é fã da série de jogos ou do desenho animado. Mesmo eu, que joguei poucas vezes na casa de duas amigas (as mesmas que mencionei no começo da matéria), gostei bastante.






- Não dá para entender!

19 comentários:

  1. Ótimo review! Apesar de parecer uma figura simples ela é bem surpreendente, muito interessante o sistema de imãs para articular os braços e pés. Os acessórios são muito bacanas também, gostei principalmente da forma sword. Parabéns por mais essa aquisição!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      A Sword foi uma boa escolha dos modeladores, pois ela tem um monte de variações de ataques. Eu mesmo fiquei surpreso ao ver de fato no jogo. E mais surpreso ao ver que dá para fazer no Nendoroid também!

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Tá aí um bichinho que até um dia desses eu achava que era um Pokémon. Sério! Nunca tinha visto essa bolinha em outro lugar que não fosse nas fotos do CAFA. Legal saber um pouco da história da franquia e o Review mostra detalhadamente os detalhes da peça. Para uma bolinha, foi muito bem pensado a utilização de ímãs para os membros, dando uma mobilidade considerável para a figura.

    E que venham mais figuras como essa, até me convencer a passar para o lado fofinha da força! Hehehehehe! Até breve, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Imagino que o pessoal do CAFA deve fazer altos malabarismos com essa figura, pois ela atiça a imaginação. O Kirby é mais antigo, mas atualmente ele poderia se misturar bem com os Pokémons.

      Esse trequinho é muito legal! E recomendo experimentar o jogo se tiver oportunidade. Quem gostava de jogos como Rockman vai gostar desse também.

      Excluir
  3. Show de review!

    Eu estava mesmo curioso para ver um review dessa figura, já que ela tem uma protoforma bem diferente. Bem interessante o método para trocar as expressões, o encaixe parece muito bom. Genial a ideia dos pés e mãos com imãs! O movimento dos pés e mãos era minha maior dúvida sobre essa figura. E ele vem até com um suporte especial para ficar na caixa. Os caras pensaram em tudo!

    É legal compensarem a simplicidade com bastante acessórios e detalhes como as bocas esculpidas. Dá pra ver que essa figura foi produzida com carinho, e isso é muito bom! Bem que todas as produções podiam ser assim, valorizando bem o personagem!
    Essa textura emborrachada parece que ficou muito boa, pelas fotos parece borracha mesmo. Tomara que esse acabamento aguente bem o calor brasileiro.

    Nossa! O Kirby é muito mais versátil do que eu me lembrava! O carinha é cheio de golpes! E eu não sabia que o Kirby tem a mesma voz do Pikachu, bem interessante.

    Pelo visto ele realmente é menor que um Nendoroid normal. Olhando pelas trocas de chapéu com a Sakura e a Tomoyo me parece que ele é do tamanho da cabeça de um Nendoroid hehehe.

    Genial a ideia do Kirby com o Kyubey hahahaha! Nem o Kirby aguentou o sabor amargo de um fdp hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esse eu fiquei bem curioso e por isso acabei comprando um para mim. E não me arrependo! Fiquei tirando um monte de fotos explorando as possibilidades.

      Na verdade ele apenas segue o mesmo princípio do Pikachu. A Makiko Ohmoto só faz a voz do Kirby. O Pikachu é interpretado pela Ikue Otani, que também é uma dubladora que gosto muito.

      É. Faltou colocar uma foto em comparação com outros Nendoroids. Coloquei junto com S.H. Figuarts e Deformeister Petit, mas me esqueci completamente. E é isso mesmo. Ele tem mais ou menos o tamanho de uma cabeça de Nendoroid. Em compensação a caixa é enorme.

      Ouvi dizer que alguns Incubators tinham gosto de salame e outros de takoyaki. Aquele que a Nagisa comeu tinha gosto de queijo (para a felicidade dela). Agora esse que o Kirby comeu eu não sei, mas deve ter sido bem ruim para ser cuspido fora. E olha que o Kirby come de tudo!

      Excluir
  4. Eita! Me pegou de surpresa com essa! Não imaginei que você tbm colecionava personagens de games. Fiquei curioso pra saber se você possui outros figurões da Nintendo, como a turma do Mario, Donkey Kong, Zelda, Pokemon...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      Adoro causar esse tipo de reação, de surpresa.

      Tenho pouca coisa de games, sendo mais da Sega e da Capcom, e ainda assim são de jogos meio obscuros por aqui, como Sakura Wars e Monster Hunter. Da Nintendo só tenho o Kirby e de Pokémon especificamente são só a Chansey e a Clefairy. Os outros Pokémons que tenho são pelúcias.

      Queria mais coisas da SNK...

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigado, TheNetWander!

      Essa eu não tinha outro jeito de definir, então ficou assim mesmo. Hi hi hi!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Esse é uma pequena maravilha! O pessoal é muito criativo.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Estão comigo e são parte da minha coleção.

      Excluir
  8. Adorei o review! bem detalhado. estou apaixonada nesse kirby kkkkk alguma ideia de onde posso achar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gippy!

      Algumas vezes pode ser encontrado em lojas que mexem com usados no Japão como a AmiAmi (https://www.amiami.com/eng/) e a Mandarake (https://order.mandarake.co.jp/order/?lang=en). Para lojas brasileiras, quem sabe conversando na Konekoshouten (http://www.konekoshouten.com.br/) ou na Limited Edition (http://www.limitededition.com.br/).

      Excluir
  9. Alguém sabe onde compra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas vezes pode ser encontrado em lojas que mexem com usados no Japão como a AmiAmi (https://www.amiami.com/eng/) e a Mandarake (https://order.mandarake.co.jp/order/?lang=en). Para lojas brasileiras, quem sabe conversando na Konekoshouten (http://www.konekoshouten.com.br/) ou na Limited Edition (http://www.limitededition.com.br/).

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html