domingo, 18 de setembro de 2016

S.H. Figuarts Ranma Saotome (M) & Ranma Saotome (F)

Saudações.

Desta vez vou falar das versões S.H. Figuarts de Ranma Saotome, protagonista de Ranma 1/2, em suas formas masculina e feminina, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: (M) indica a forma masculina do personagem e (F) a feminina. Estas indicações são usadas apenas nesta matéria e não no produto oficial.



1. Informações



Ranma Saotome é um lutador do estilo Saotome de Musabetsu Kakutou (無差別格闘, algo como "Luta Indiscriminada"), modalidade de luta fictícia que não se prende a nenhum tipo existente. Ranma viajava pelo mundo junto com seu pai, Genma, em treinamento até um dia chegar a Zhou Quan Xiang (Ju Sen Kyô, na leitura japonesa, literalmente "Terra dos Lagos Amaldiçoados"), na China. O local era composto por vários lagos com lendas trágicas em que várias pessoas e animais teriam se afogado neles. E quem cai em um desses lagos é pego por uma estranha maldição: ao se molhar com água fria, passa a assumir a forma de quem se afogou neles, só podendo voltar ao normal se molhando com água quente. E Ranma cai no Niang Ni Quan, onde se afogou uma garota...

Ranma e seu pai (transformado em panda) voltam ao Japão e se hospedam no dojo de Souun Tendo, amigo de Genma, com quem ele combinou um casamento entre os filhos de ambos. Quem acaba se tornando a consorte de Ranma é Akane Tendo, a filha mais nova de Souun, porém os dois têm gênio forte, vivem brigando e parecem não se dar bem. Mas na verdade, os dois são do tipo que "desdenham mas querem comprar".


らんま1/2(Ranma Nibunnoichi, algo como "Ranma, duas partes de um") é uma série em quadrinhos escrita por Rumiko Takahashi, que foi publicada na revista Shonen Sunday de 1987 até 1996, se tornando uma de suas obras mais representativas. Trata-se de uma comédia pastelão com toques românticos, contando sobre a complicada relação entre Ranma e Akane, com vários encontros e desencontros. No decorrer da história surgem vários pretendentes para ambos (e até para os dois juntos, embora inadvertidamente), o que causa ainda mais confusão. Existem momentos de ação e aventura, em que Ranma tem de enfrentar oponentes bastante inusitados para fazer valer seu estilo e sua força. E ainda, tem o mais importante, que é tentar descobrir um meio de quebrar a maldição que faz com que Ranma se transforme em mulher toda vez que se molha com água fria, uma situação que ele detesta, embora saiba aproveitar as vantagens de sua "outra forma". Basicamente uma obra que tem de tudo e que foi um grande sucesso na época.


A série foi adaptada para desenho animado em 1989 pela Kitty Film, com arte pelo Studio Deen, cujos trabalhos mais recentes são os divertidos Sakamoto desu ga? e Hatsukoi Monster (resenhas para as séries no Anime Brilliant Blog). Na composição da série participou Yoshio Urasawa (de Estrela Fascinante Patrine; resenha no Super AHAM!) e mais tarde Toshiki Inoue. O desenho foi um grande sucesso, motivando a venda de vários produtos relacionados e uma nova série, chamada らんま1/2熱闘編 (Nettou Hen, algo como "Arco das Lutas Ardentes", mas também é um trocadilho com 熱湯 nettou, "água fervente"). Algumas das músicas de abertura e encerramento foram cantadas pelo grupo idol CoCo (matéria no Sushi POP), e foram o seu primeiro grande passo para o estrelato. E entre os roteiristas constavam nomes como o veterano Yoshiyuki Suga (Saint Seiya) e uma promissora Michiko Yokote.

O desenho foi exibido no Brasil e a série em quadrinhos também foi publicada por aqui. Mas muita gente provavelmente conheceu Ranma 1/2 através de jogos para o Super Famicom/Super Nintendo, feitos pela Masaya (NCS) e depois pela Atelier Doublé. As informações na época eram escassas e por isso havia muitos erros na apresentação dos personagens por parte de revistas especializadas em jogos daqui. Em uma delas, a forma feminina do Ranma foi apresentada como sendo sua namorada(!) e Akane como um homem(?!).

Ranma, em sua forma masculina, foi interpretado por Kappei Yamaguchi. Esse foi seu primeiro papel como protagonista e que fez o seu nome. Ator versátil, Yamaguchi foi o personagem título em Inuyasha, também de Rumiko Takahashi, várias vezes foi o Sonic nas séries Sonic The Hedgehog e recentemente foi o mascote Ticket e fez os efeitos vocais dos equipamentos em ToQger. E ainda, Yamaguchi é um exímio desenhista.

A forma feminina de Ranma foi interpretada por Megumi Hayashibara, lenda da dublagem, que deu voz aos mais variados tipos de personagens, desde a enigmática Rei Ayanami de Neon Genesis Evangelion até a escandalosa Musashi/Jessie, de Pokémon, passando por Lime nas séries Saber Marionette, Renge e o mascote Miy em Shurato e Piyoko em Di Gi Charat. Hayashibara foi a dubladora mais representativa dos anos 1990 e continua sua carreira até os dias de hoje, atuando em várias frentes, como o Japan Anima(Tor)'s Exibition (site oficial aqui).

Os conteúdos das caixas. A quantidade de peças de expressão e de mãos intercambiáveis é boa. E desta vez estão incluídas bases com suporte.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A modelagem é magnífica, representando o personagem com o esquema de cores do desenho animado.

Em tempo, esta é a diferença de altura com as duas formas lado a lado.

Close do rosto. Apesar de seguir o esquema de cores do desenho, a tampografia dos olhos é mais próxima da versão em quadrinhos. A (F) não tem a sombra roxa nos olhos como às vezes aparecia no desenho animado.

A expressão "B" de ambos é com um sorriso aberto e o olhar voltado para o lado. Interessante que o sentido da franja é oposto nas duas formas.

A expressão "C" seria usada para lutas. A (M) tem a boca aberta, com os dentes esculpidos e a (F) tem a boca fechada, o que faz com que seja um pouco difícil de se usar.

A expressão "D" é cômica, com Ranma encarando algo desconcertante ou medonho. Indispensável para situações "rumicanas".

Em ambos a trança é bem modelada. Um dos pretendentes de Ranma (F), Kunou, se refere a ela como a "mulher de trança". E essa trança guarda mais um segredo: o fio usado para amarrar a ponta é o "Bigode do Dragão" e sem isso, o cabelo de Ranma cresce indefinidamente se ele estiver na forma masculina.

A roupa de Ranma é tipicamente chinesa, de cor vermelha (na versão em quadrinhos é azul). A escultura é caprichada, com os botões e as dobras.

Ironicamente, Ranma em forma feminina é uma das personagens mais "bem dotadas" da série.

As mangas são diferentes nas duas formas. Na (M) elas são longas, arregaçadas e na (F) são bem curtas. A (F) tem uma braçadeira preta.

A modelagem das mãos é bem diferente. Na (M), as falanges do dorso da mão são bem definidos. Na (F), as mãos são bem mais delicadas.

As calças, também chinesas, são modeladas detalhadamente, com as dobras.

As bocas das calças são amarradas. Os sapatos são simples, com as solas lisas.


3. Articulações




A liberdade de movimentos do pescoço é grande. No meu exemplar da (F) a articulação é um pouco frouxa no pino ligado à cabeça.


A movimentação da trança da (M) é um tanto limitada.



A da (F) tem maior abrangência de movimentos.



Os ombros da (M) se abrem bem, mas não possuem uma articulação giratória no antebraço.



A (F) possui uma e com isso a liberdade de movimentos maior. Mesmo assim as articulações são mais delicadas e precisam de cuidado para mover.


A (M) tem um sistema nos ombros que permitiria que eles fossem projetados mais para a frente.


A (F) tem uma articulação extensível no ombro.


Mas nenhuma delas é suficiente para fazer com que o personagem consiga juntar as mãos à frente do corpo.




Os pulsos conseguem se dobrar bem.





Ambas as versões conseguem flexionar bem o tronco.




Ambas possuem articulações extensíveis nas coxas. Mas na (F) elas têm uma abertura menor. No meu exemplar da (F) a coxa direita é muito dura e a esquerda escapa com facilidade.


O sistema de articulações das pernas. A (F) não tem uma articulação na ponta do pé.


As articulações dos joelhos são enormes, mas discretas.



Ambas as formas têm articulações nos tornozelos que permitem que o pé tenha bastante contato com o solo.


4. Acessórios


Ambos possuem mãos intercambiáveis nas mesmas poses um do outro, incluindo a última, indispensável para as piadas "rumicanas". A troca é suave.

Por alguma razão, a mão em lâmina da (F) é modelada de forma a mostrar a palma para a frente.

Cada modelo vem com seu "item de transformação". A (M) vem com um balde de água e a (F) com uma chaleira.

A água do balde é representada por uma peça transparente removível. Com isso o balde pode ficar vazio.

A alça do balde na verdade não foi projetada para se mexer, como pode ser visto na conexão em forma de quadrado, mas pode ser retirada.

A chaleira já não tem tanta liberdade. A tampa não é removível e a alça não se move. Em compensação a modelagem é caprichada.

Ambos os itens podem ser segurados por mãos específicas.

No (M) vem esta bolsa escolar com uma alça para colocar nos ombros.

Para isso é preciso desconectar uma das alças e passar a outra pelo braço da figura. Daí é fechar de novo. Esse sistema foi muito bem pensado.


Com isso a bolsa fica bem presa nas costas da figura.

Na versão (F) vem este bastão e esta espada chinesa.

Ambas podem ser colocadas nas mãos de segurar objetos, embora o cabo da espada seja um pouco grosso.

As bases com suportes incluídas.

As bases são personalizadas, com gravuras chinesas ao redor, mais o nome e a silhueta do personagem.

Na (F) está incluída esta placa em PET com uma onomatopeia, o "CHUDOOON", que equivale ao nosso "BUUUM".

Vem também um suporte extra com uma peça para segurar a onomatopeia.


5. Ação



O Musabetsu Kakutou não tem uma pose básica de luta definida e na verdade nem mesmo um estilo, usando todos os recursos que estiverem à mão para vencer.


A figura é articulada o suficiente para fazer várias poses, como esse chute de ponta cabeça. E consegue se manter assim sem suportes!


O suporte pode ser usado para luta aérea...


... ou para este pulo desviando de um ataque.

Os golpes especiais abaixo usam peças de efeito não incluídas nos pacotes.



- KACHUU TENSHIN AMAGURIKEN!!!
Um dos golpes de Ranma, que ele aprende com Cologne, avó de Shampoo, uma de suas pretendentes, em que são disparados mais de cem socos por segundo. Como seu nome diz, o jeito de se conseguir esse golpe é movendo as mãos para pegar castanhas dentro do fogo rapidamente de modo que nem dê tempo de se queimar. Ranma aprende essa técnica ao pegar peixes com uma redinha em um festival de verão.

... A grosso modo, um golpe no estilo do "Hyakuretsu Ken" e do "Meteoro de Pégaso".


- HIRYU SHOUTEN HA!!!
Por um tempo um dos golpes mais poderosos de Ranma, que ele também aprende com Cologne. Consiste em andar em círculos ao redor do oponente, fazendo com que ele gere ki quente e depois disparar ki gelado para criar um furacão com a diferença de temperatura do ar. Quanto mais forte for o oponente, mais poderoso o golpe se torna.

... Basicamente uma mistura da "Cólera do Dragão" com a "Tempestade Nebulosa" e um pouco do "Trovão Aurora".



- HIRYU KOURIN DAN!!!
Golpe derivado do Hiryu Shouten Ha, usado para derrotar Herb, que conhecia essa técnica. Fora essa existem outras variantes.



- MOUKO TAKABISHA!!!
Técnica desenvolvida por Ranma para combater um novo golpe de seu rival, Ryoga, o Shishi Houkou Dan. Ranma percebeu que seu oponente usava energia gerada por sentimentos negativos, pessimísticos e criou este, usando pensamento positivo e otimista. Mas no fim não foi de grande ajuda contra a forma final do ataque de Ryoga, desenvolvido com uma ajuda inintencional de Akane.


As armas só vêm na (F) e me lembro de pouquíssimas vezes em que o Ranma as usava em sua forma masculina.


Só me vem à cabeça aquela em que ele teve que salvar Shampoo das gêmeas Pink e Link, que usavam venenos e remédios. Só que não consegui uma flor para colocar na ponta da espada...


Estas expressões e estas mãos são ótimas para representar situações cômicas.


O importante é mostrar as emoções com todo o corpo.


Ranma tem medo de gatos devido a um trauma de infância, quando seu pai o jogou em um buraco cheio deles, com katsuobushi (peixe seco em conserva) amarrado no corpo, para que pudesse aprender a lendária técnica do Neko Ken ("Punho do Gato"). É só que o Genma deveria ter lido as instruções até o fim...

Curiosidade: Kappei Yamaguchi interpretou o gato Artemis na versão tokusatsu de Sailor Moon.



Uma situação recorrente na comédia "rumicana". O personagem sendo mandado pro alto fazendo esta pose. Felizmente estão incluídas peças para isso, apesar de ser necessário ter outra para representar a explosão.


Indo para a escola. A bolsa fica muito grande para a (F)...


Diante de um inimigo poderoso, Ranma usa uma das técnicas máximas do estilo Saotome: o Tekizen Daigyakusou (maneira elegante de dizer "dar no pé"). E enquanto foge corre, Ranma vai tentando pensar em um meio de derrotar o oponente. De acordo com Genma, pode não parecer, mas isso é bem complexo de se fazer.

... Técnica semelhante foi usada em Jojo's Bizarre Adventure.


- Hein?! Nabiki?!
- Está me confundindo com alguém?
Nabiki Tendo, irmã de Akane, foi interpretada por Minami Takayama. Até o cabelo da personagem é parecido. É só que a Nabiki era mais malvada...


Conheci Ranma 1/2 quando estava no Colegial, por indicação de duas amigas. A partir daí passei a comprar a Shonen Sunday, na qual conheci muitas histórias em quadrinhos legais como Ushio to Tora,  de Kazuhiro Fujita, GS (Ghost Sweeper) Mikami, por Takashi Shiina, Baron, de Noboru Rokuda e muitos outros. Também pude ver o trabalho de estréia de Kouji Kumeta, que mais tarde faria Sayonara Zetsubou Sensei na Shonen Magazine.


A partir daí, Ranma 1/2 virou uma mania. Passei a procurar pelo desenho animado e encontrei alguns capítulos garimpando em locadoras especializadas no bairro da Liberdade em São Paulo. Este estojo da foto foi um presente das amigas que mencionei acima.


Também consegui na Liberdade alguns volumes das compilações e até um CD de música. Quando fui para o Japão em 1995, encontrei esse jogo para o Mega CD. Não se trata de um jogo de luta como no Super Famicom/Super Nintendo, mas sim algo semelhante às Visual Novels de agora. Existe luta, mas em um sistema semelhante ao Jankenpô.


Também encontrei no Japão um Video CD com quatro episódios, incluindo a primeira aparição de minha personagem favorita no desenho: Ukyo Kuonji, a "Ucchan". Um Video CD só tem no máximo a resolução de uma fita VHS e ao rever, percebi que a qualidade realmente não é muito boa para os padrões atuais.


Depois que Ranma 1/2 terminou, acabei perdendo interesse na Shonen Sunday. Não só Ranma, como muitas outras séries que acompanhava haviam acabado ou tomado rumos que não me empolgaram. Até começou Inuyasha, da mesma autora, mas apesar de ter elementos que gostava também não me encantou e com isso parei de comprar a revista.


Sugestão de exposição.


Sugestão de exposição 2.


E esta foi a apresentação das versões S.H. Figuarts de Ranma Saotome em suas formas masculina e feminina, feitas pela Bandai. Posso dizer que esperei por mais de vinte e cinco anos por isso: figuras totalmente articuladas do protagonista de um dos desenhos que fizeram a minha juventude! Ou melhor, é algo com o qual eu nem sonhava na época. E ainda por cima, com um bom sistema de articulações, várias peças de expressão e um número adequado de mãos intercambiáveis e acessórios. A modelagem é ótima, embora misture elementos dos quadrinhos com os do desenho animado. Mas não posso pedir mais nada diante desse milagre. E vejo que a Bandai andou melhorando muito na fabricação de S.H. Figuarts que representam personagens que não são de tokusatsu, o que é bem positivo.

A Ranma (F) apresenta uns problemas de qualidade, talvez por ser o primeiro modelo da série. Já o Ranma (M), por ser mais recente, tem muitos melhoramentos apesar de poucos acessórios. A Ranma (F) pode ser encontrada em ofertas, assim como a Shampoo e talvez o Ranma (M) tenha o mesmo destino. Akane vai ser comercializada de forma exclusiva e com isso percebo que a série S.H. Figuarts de Ranma 1/2 não teve uma boa vendagem, o que é uma pena. Sonhava em ter ao menos a Ucchan, mas pelo visto vai ser pouco provável. Mas não pretendo desistir. Achei um lugar onde a Akane pode ser adquirida a um preço razoável e vou preencher a enquete, torcendo para que com isso saiam mais figuras. Recomendo ambos os modelos para os fãs de Ranma 1/2. São incrivelmente bem feitos e vai agradar quem gostava da série na época.




Para terminar, uma técnica que é usada como último recurso pelo estilo Saotome quando tudo o mais falha. Ela foi criada quando Genma Saotome, o iniciador do estilo, viu um tigre suportando a dor após pular de um penhasco. O nome é Mouko Rakuchisei.



Aviso: Essa técnica só deve ser usada em situações extremas e não houver outra alternativa!



- Desculpa! Desculpa! Desculpa!
Consiste em agachar, baixar a cabeça e pedir perdão... Quem sabe com isso o inimigo não te poupa?
Ah, sim. Ranma só usou essa técnica por vontade própria quando a Akane o pegou falando mal da comida dela... e para fazer um inimigo baixar a guarda.

9 comentários:

  1. Nobre Usys!

    Mais um Review incrível! Não posso dizer que não sei nada sobre Ranma 1/2, porque já ouvi muito falar, assisti um ou outro vídeo no Youtube e vi quando os mangás foram lançados aqui por meados dos anos 2000. Só me falta coragem para começar a assistir ao anime!

    São duas figuras bem interessantes e que não teria graça possuir apenas uma delas na coleção. Os acessórios dão um toque maneiro na peça, além de ter várias opções de poses e composições. Chato quando a Bandai não capricha num pequeno detalhe que faria diferença, como as alças do bule e do balde - bastava fazer o pino em forma esférica ou redonda e pronto, tava resolvido.

    As cenas de ação ficaram o máximo. Esses efeitos adquiridos à parte dão vida às figuras de uma maneira incrível. Tomara que lancem as outras peças dessa coleção, pois entendo o que é esperar um bocado por figuras de qualidade de uma série que a gente tanto ama. Foi assim com Saint Seiya e Dragon Ball Z!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e obrigado pela citação! A Patrine agradece!

      Excluir
    2. Obrigado, Adelmo!

      Ranma 1/2 é legal e foi o que me fez escolher a Shonen Sunday ao invés da Shonen Jump. Mas revendo o desenho, percebo que a arte e algumas situações podem parecer datadas para quem vê pela primeira vez agora. Mesmo assim é divertido por que ele faz troça dos desenhos de luta.

      Essa eu esperei reunir as duas para poder apresentar. Porque senão não faria sentido já que essa é a maior característica do personagem. Já respondi a enquete e agora é torcer. E esperar que todos os que compraram também tenham feito isso. Só faço questão que lancem uma personagem em especial. Depois não preciso de mais nada.

      Sempre faço o possível para divulgar as matérias! E aceito o agradecimento da Patrine, desde que não seja a versão dela que aparece no filme do Kamen Rider Wizard. Não que eu não goste, mas é que não sou do tipo...

      Excluir
  2. Show de review!

    Ranma é clássico! E por isso preciso assistir novamente para refrescar minha memória, pois algumas coisas eu não lembrava, como essa do Bigode do Dragão. E dá vontade de jogar os games novamente, pena que não tenho mais meu Snes.

    Essas figuras são demais! A modelagem é muito boa e representa muito bem o/a personagem! Elas estão na minha lista e pretendo pegar pelo menos uma para representar a série.

    Lembro que quando "Ranko" saiu algumas pessoas reclamaram de ela não ter articulação na ponta do pé, acho que a Bandai ouviu e resolveu arrumar isso no Ranma, bem legal.
    Agora que percebi que em quase todos os rostos a versão feminina está meio que olhando para baixo. Ainda bem que isso não parece atrapalhar.

    Que legais essas bases! Não sabia que as figuras vinham com elas, agora fiquei com ainda mais vontade de pegar hehehe.

    As fotos estão excelentes! Bem legais os golpes e as cenas de comédia muito bem caracterizadas. As poses cômicas desenhadas pela Rumiko Takahashi são hilárias, que bom que as figuras podem representar elas.
    O bom da Mouko Rakuchisei é que é uma técnica que qualquer um consegue usar com um pouco de treino hehehe!

    É uma pena que a Akane é exclusiva, e acho que até vão fazer outros personagens. Ryoga, Ukyo, e Mousse devem sair, mas provavelmente devem ser exclusivos também. Me lembro de ver um Genma em exposições, deve acabar saindo em Figuarts ZERO.

    E obrigado por citar as matérias! É engraçado que Sakamoto e Hatsukoi Monster meio que combinam com Ranma 1/2, tudo louco hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Eu mesmo não vi a série toda, tanto o desenho quanto os quadrinhos. Essa do Mouko Rakuchisei só soube recentemente, em colagens pela internet. A do Bigode do Dragão eu vi na época e foi uma tremenda confusão, já que era um poderoso tônico capilar e até o pai do Ranma entrou na dança. E gostava em especial do segundo jogo do Ranma. Acho que esse foi o melhor.

      Ah, espera mais um pouco que talvez dê para pegar os dois pelo preço de um, literalmente. Do jeito que o preço baixou, dá para fazer isso! E os conjuntos são luxuosos, com um monte de expressões, mãos e até as bases! Vale a pena ter os dois!

      Ukyo eu faço questão! Essa eu quero de qualquer maneira! O Ryoga, se possível. Já o Mousse, se sair, deve vir bem recheado, com todas aquelas armas. O Kunou também seria uma boa pedida.

      Sempre que possível coloco referências e esta foi para mostrar que o Studio Deen ainda é atuante... E que ele já fazia loucuras desde antigamente. E as suas matérias são as que ilustraram melhor essas loucuras.

      Excluir
  3. Fala, Usys! Ranma é uma série bem divertida. Acompanhei as edições do mangá que saíram pela Animangá, mas depois parei. Preciso retomar a leitura, que é bem divertida. Mas minha série favorita da Rumiko Takahashi é Maison Ikkoku. Esse eu tenho o mangá completo (em inglês), algumas edições japonesas, um longa resumo do animê e algumas canções.

    Tenho alguma coisa da trilha do animê de Ranma 1/2 e o grupo CoCo é meu conjunto idol favorito, não só pelas músicas da série. Vendo outras obras, é fácil notar uma conexão da obra da autora com música pop contemporânea suave e de bom gosto, seja quando é dramática, romântica ou animada.

    Um personagem com o qual eu me identificava é o Ryoga. Não pela personalidade, mas pela absurda falta de senso de direção. Pouca gente sabe, mas meu senso de direção e localização chega a ser ridículo. Quem já andou de carro comigo sabe o que é errar de rua, de avenida e de cidade! Felizmente melhorei um pouco com a idade, mas ainda me perco das formas mais absurdas vez ou outra.

    É isso. Achei bem interessante essas figuras e as posições cômicas são impagáveis. Pra quem conhece e gosta do estilo da Rumiko Takahashi, dá pra ver que pegaram bem o espírito da coisa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Maison Ikkoku! A prova do multi talento de Rumiko Takahashi. Isso e a série da Sereia, que também gosto muito. E ainda tem Urusei Yatsura (A Turma do Barulho). Essa é uma autora que marcou época!

      Posso dizer que botaram bastante sentimento nestas figuras. A escolha dos rostos foi apropriada, incluindo a cômica. E ela mostra toda sua força quando usada em conjunto com outras figuras, como a Shampoo e a Akane.

      Essas situações do Ryoga eram muito hilárias! Ranma ensinando o caminho e no momento seguinte ele vai para o lado oposto. O pior é que isso é mal de família!

      Excluir
  4. Adorei as figuras e o review! Até hoje minhas únicas informações sobre Ranma se resumiam ao que li em uma edição da extinta Anime DO e da Dragão Brasil nº 63, foi a primeira vez que vi fala em okonomiyaki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Ranma é muito engraçado e também emocionante. Recomendo dar uma olhadela, mesmo com alguns aspectos um tanto datados.
      E eu também conheci okonomiyaki através de Ranma. Até aprendi a fazer. É muito bom!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html