domingo, 7 de maio de 2017

figma Kazuma Kiryu

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma de Kazuma Kiryu, protagonista do jogo Ryu Ga Gotoku (conhecido no ocidente como Yakuza), feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação




1. Informações


Kazuma Kiryu era um membro da Família Doujima, do Clã Tojo, uma organização yakuza, conhecido por seus feitos como "O Dragão de Doujima". Orfão que foi adotado por Shintaro Kazama ("Fuuma" na versão ocidental), Kiryu estava ascendendo sua posição e logo poderia montar sua própria Família. Mas um dia, Souhei Doujima, o "Padrinho" da Família rapta e tenta seduzir Yumi Sawamura, amiga de infância de Kiryu e acaba morto por Akira Nishikiyama ou "Nishiki", melhor amigo do jovem yakuza. Sabendo que Nishiki tinha uma irmã mais nova doente que dependia dele, Kiryu assume a autoria do assassinato no lugar de seu amigo e acaba indo para a prisão. Uma vez lá, ele é expulso da organização por ter matado o "Padrinho".

O tempo passa e Kiryu sai da prisão após cumprir sua pena de 20 anos. Após vários eventos, ele se encontra com uma menina, Haruka, que estava protegendo um cachorrinho de ser apedrejado por delinquentes juvenis. E esse encontro seria decisivo para sua vida, pois ela é a chave para solucionar o desaparecimento de uma quantia de dez bilhões de ienes dos cofres do Clâ Tojo, cuja organização ficou bem conturbada nesses últimos anos com várias disputas internas.

Kiryu foi interpretado por Takaya Kuroda, dublador de voz característica, grossa, totalmente adequada ao personagem. Outros de seus papéis foram como Hanzo Hattori nas séries Sengoku Musou (Samurai Warriors), Starscream em Transformers Galaxy Force, contracenando com o grande Jouji Nakata, que foi o Master Megatron, além de vários "monstros da semana" nas séries Super Sentai e Kamen Rider. Uma curiosidade é que Kuroda morou no Brasil até os 5 anos de idade, nos anos 1960.


龍が如く (Ryu ga Gotoku, em uma tradução rudimentar "Como um Dragão") é um jogo feito pela Sega para o PlayStation 2, lançado em 2005 no Japão e mais tarde lançado no ocidente sob o título Yakuza em 2006. O jogo é um "open world action-adventure", em que o jogador move o personagem pelo bairro Kamurocho, uma recriação do bairro Kabukicho em Tóquio no Japão, e mais tarde por outras localidades, como Osaka, Okinawa e Hokkaido. Dentro do jogo era possível explorar as cidades e utilizar seus recursos, com direito a vários mini-jogos que simulavam centros de entretenimento como fliperamas, máquinas de pegar bonecos, campos de mini-golfe e beisebol e até mesmo karaokês.

A história é bem sólida, lembrando os antigos filmes de yakuza e vários personagens são interpretados por atores famosos. Um deles é Shintaro Kazama, dublado por Tetsuya Watari, veterano famoso por participar de filmes do gênero e de seriados policiais como Seibu Keisatsu e recentemente em A Colegial de 35 Anos. Também participou Shun Sugata, que foi Ryo Murasame, o Kamen Rider ZX, como Hiroshi Hayashi, um vilão menor. A atriz e cantora Yuma Asami também participou como uma das hostesses em um clube noturno.

Os gráficos são bem realistas, até mesmo transmitindo a sensação de "sujidade" em algumas partes das cidades, especialmente as habitadas por "sem-teto". E também são contados vários dramas dessas pessoas, de como eles acabaram ficando na margem da sociedade. A sensação de verossimilhança dos cenários é incrível, dando ao jogador uma sensação de imersão nas cidades japonesas. E posso dizer com propriedade que é assim mesmo.

A Don Quixote de Shizuoka

Houve várias colaborações com marcas e lojas reais, entre elas a Don Quixote, loja que vende produtos variados, desde alimentícios até vestuário a preços relativamente baixos. Isso é feito pois eles compram grandes quantidades com os fornecedores, conseguindo descontos e com isso o preço final acaba reduzido. Um modelo semelhante às Lojas Americanas, daqui do Brasil. No jogo é possível escutar o jingle da loja ao chegar perto dela, que toca em japonês, inglês e coreano. Outra colaboração foi com a Matsuya, cadeia de restaurantes especializada em gyu-don, que no Japão concorre com a Sukiya, que abriu filiais em São Paulo no Brasil.

O jogo, idealizado e desenvolvido por Toshihiro Nagoshi, que produziu o clássico Daytona USA, fez um grande sucesso, dando origem a filmes, séries e peças de teatro baseadas em sua história, assim como vários produtos relacionados, incluindo um macarrão instantâneo que é um item utilizável pelo personagem. O filme foi feito por Takashi Miike, que comprou o jogo junto com o aparelho PlayStation 2 e ficou três dias e três noites sem dormir para terminá-lo, pois queria que ficasse o mais fiel possível.



2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Kiryu se veste de cinza pois decidiu viver sem pender totalmente para o "branco" (uma vida das pessoas comuns) e o "preto" (a vida de yakuza).

Close do rosto. Como se trata de um personagem de jogos, deveria ser possível fazer uma reprodução perfeita, mas não foi assim. É parecido, mas não consegue ser idêntico como deveria. Ao menos o cabelo é caprichado.

A expressão "2" é com a boca aberta, usada para lutas ou para momentos decisivos. Talvez os olhos tivesse ficado muito pequenos em relação ao original. As sobrancelhas e o cavanhaque foram bem reproduzidos.

A expressão "3" é com Kiryu sorrindo, algo até raro, que ele mostra só quando está com Haruka. Será isso um sinal?

O terno é feito de material maleável colocado sobre o corpo. Não é usada camada fosca, mas a modelagem é muito boa.

A camisa ficou muito bem feita, com a gola aberta, até com os botões. Na parte de dentro é possível ver a clavícula e o pescoço, bem modelados.


Existem moldes no terno que representam os bolsos e existem botões e fechos esculpidos. A camisa da parte de dentro é um painel feito de material maleável, seguindo um esquema semelhante ao do Rintaro Okabe.


As mangas são simples, mas tem várias dobras.


É possível ver abotoaduras e o punho da camisa da parte de dentro.


As pernas também são simples, mas têm moldados detalhes que lembram dobras.


Uma coisa que eu nunca consegui notar no jogo é que os sapatos têm essas estampas. Mas isso foi representado na figura.


3. Articulações


O pescoço é um pouco duro.

Os ombros se abrem bem para os lados, mas não conseguem se fechar muito à frente do peito.

As conexões das articulações do antebraço com o ombro e o braço podem ser girados. O fechamento do cotovelo é de pouco mais de 90°.

Os pulsos se movem bem.

Existe uma articulação extensível na cintura.

Ela é a única parte do tronco que se move. E se flexiona bem. Pena que é um pouco frouxa.

Abertura máxima das pernas. Em alguns ângulos não fica muito natural.

Sistema de articulação das pernas. Elas se movem bem para a frente e os joelhos se fecham bastante.

Apesar da boca da calça, o tornozelo se move bem.


4. Acessórios


O modelo vem com várias mãos intercambiáveis. Em tempo, elas têm todos os dedos. Antigamente os yakuza cortavam uma vértebra do dedo como pedido de desculpas caso falhassem, mas esse costume foi abolido recentemente e agora é preciso apenas(?) pagar uma enorme quantia em dinheiro.

Estão incluídos dois cigarros.

Eles podem ser colocados nesta mão específica. A colocação é um pouco dura e deve ser feita com cuidado. Interessante que tem a ponta com cinza direitinho.

Está incluída a "Pistola de Ouro", que aparece no "3". É uma das armas poderosas do jogo, com alto poder de ataque e munição infinita. A princípio ela tiraria toda a graça do jogo, mas para conseguir é preciso derrotar Jo Amon, o chefe escondido que é o mais forte de todos e a condição para encontrá-lo é bem difícil...

A modelagem é muito boa, assim como a pintura metálica. Ela pode ser colocada em uma mão específica.

Outro acessório é esta garrafinha de Staminan Spark, um dos itens de recuperação de energia do jogo.

Não mostrei no conteúdo da caixa, mas vem uma cartela de adesivos para colar na peça.

Ficaria algo assim. O adesivo é grosso e por isso é preciso cuidado para se colocar na mã ode segurar objetos.

Comprei o meu exemplar na loja da Good Smile Company e por isso veio este acessório.

É um daqueles cones de sinalização, que Kiryu usa como arma quando tem um a mão.

O cone pode ser segurado por estas mãos, mas não pela ponta como no jogo.


5. Ação



A pose básica de luta é simples, porém é dito que esta é a melhor para combate a curta distância.


- YIIEEEE!!!
- YIIEEE!!!
-YIIEEEEE!!!


OK. Vamos fazer de conta que isso é um conteúdo especial de download. Se considerarmos que o filme de Ryu ga Gotoku foi distribuído (não foi produzido) pela Toei, faz sentido (acho).





Sequência básica de golpes.


Aumentando o atributo 技 (Gi), é possível fazer com que eles fiquem mais fortes e ainda incluir este chute em roda, caindo em cima do inimigo.


Acertando golpes no inimigo carrega uma barra que permite que Kiryu possa usar golpes especiais, os Heat Actions.



Em um deles, Kiryu dá um pisão na cara do inimigo caído, acabando com ele de uma vez.


Kiryu também contava com chutes.


Um era este drop kick, dado quando se corre em direção ao inimigo.


Kiryu também contava com arremessos. Muitos deles se tornam Heat Actions.


Na Heat Action mais básica, que tem logo no começo do "1", Kiryu agarra o inimigo, levando-o para perto de uma parede...



... e prensa a cara do inimigo nela.




E ainda por cima é possível emendar outro Heat Action pisando na cara do oponente.


Heat Action especial. Ao ficar à beira de uma janela ou na beirada de uma ponte...


... Kiryu consegue arremessar o inimigo para fora.


Tendo sorte (ou um tremendo azar, no caso do oponente), é possível jogar o inimigo contra uma parede do outro lado.


É claro que Kiryu também consegue usar o Giant Swing.


E consegue jogar o inimigo em uma parede ou fazê-lo bater a cabeça em um poste.



E ainda é possível jogar um inimigo em cima de outro caído.


Outro recurso com o qual Kiryu contava era com armas que ora podiam ser compradas ora estão caídas no meio do campo de batalha.
Obs.: as armas abaixo não estão incluídas, com exceção do cone de sinalização, que vem só para quem comprou direto na Good Smile Company.


Uma é a espada japonesa. No começo, Kiryu a usava como se fosse um porrete.


Mais tarde, o mestre Komaki o ensina a usá-la corretamente.


Com isso, ela se torna altamente letal!


O taco de beisebol é o tipo de arma que se usa como porrete.


Mas com esta Heat Action...



JUST MEET!!! Kiryu faz um Home Run com o inimigo, mandado-o para fora do estádio.


Mais uma arma a disposição: o taco de golfe.


Uma das Heat Actions do começo é esta, enforcando o inimigo.


Mas existe esta outra, mais apropriada, dando um Hole-in-One com o oponente.


A dosu, adaga muito usada por yakuza.


A Heat Action é bem simples. A propósito, o jogo é desaconselhável para menores de 18 anos.


No "3", Kiryu vai para Okinawa e lá aprende a usar o nunchaku.
Nota: digo e repito com risco de ser chato, mas nunchaku não é arma ninja, mas sim das artes marciais de Okinawa.



O nunchaku é uma arma bem versátil. Outras armas exóticas disponíveis são a tonfa usada no Kung Fu chinês e os bastões de Kali Silat, arte marcial das Filipinas.


Objetos pesados podem ser usados como armas para enfrentar os inimigos. E elas também têm Heat Actions.



Com direito a complementação!


A bem da verdade, Kiryu pode usar qualquer coisa como arma. Inclusive um sofá.


Um desses objetos de cenário é esse cone de sinalização.



Heat Action, com a ponta para baixo. Essas deram trabalho de fazer pois o cone não pode ser segurado pela ponta.


Ao tomar bebidas alcóolicas, Kiryu consegue encher a barra de especial mais rapidamente, mas ao mesmo tempo, ele passa a ser um alvo mais fácil de brigas.


Não que isso seja um problema para ele. Absolutamente.


E existem armas escondidas com esta Photon Blade RG, tirada de Phantasy Star Online. O jeito de usar é o mesmo da espada japonesa. Será que em algum jogo da série tem uma Zillion?



Com o mestre Komaki é possível aprender contragolpes, como este com um soco...



... seguido de um arremesso.


Derrubar Kiryu e chegar perto dele caído com a barra de especial cheia é um erro.




Pois ele pode virar o jogo com esta Heat Action que ele desenvolveu ao ter uma "inspiração divina" quando viu um menino fazendo birra.


Existem algumas Heat Actions que só podem ser usadas em chefes.

A minha favorita é esta, que só tem no "3".

Ponte!

Chave de braço!

Chave de pescoço!

Pescoço de novo!

Quebra costas!

Esmaga rosto!
Era difícil de fazer, mas quando conseguia era muito gostoso! Esse também foi "inspiração divina" ao ver um carinha ter uma maré de azar.


Um cigarrinho depois de tanta luta (que também pode ser usado em uma Heat Action). E já que tem, uso esta expressão, que realmente fica bem estranha.


Talvez para desafiar o oponente...?


Não. Assim é melhor.


Já que tem, vamos usar - Parte 2. Para mim é forte a imagem do Kiryu usando mais o corpo a corpo do que armas de fogo.


Existem várias opções de entretenimento dentro do jogo. Uma delas é um karaokê. Kiryu normalmente só faz acompanhamento ao levar Haruka ou alguma hostess, mas em certas condições, ele também canta. O estilo? Enka, é claro!


Ryu ga Gotoku é uma de minhas franquias de jogos favoritas. Infelizmente só joguei até o "3", pois tive que me retirar dos video games. O "1" e o "2" eu comprei as versões HD Remaster, por download na PlayStation Store. Outro que tenho é este derivado em que Kiryu interpreta o divino espadachim Musashi Miyamoto.


Comparação com o rosto do jogo. Realmente não ficou muito parecido. Mas sejamos honestos. Eles tentaram...

E esta foi a apresentação da versão figma de Kazuma Kiryu, feita pela Max Factory. É uma boa figura, mas o problema é a modelagem do rosto, que ficou diferente do original, embora tenha pego os elementos mais característicos. Creio que o grande problema é a tampografia dos olhos, que são muito puxados para cima. Os acessórios são adequados, mas sinto que existem outros que seriam melhores, como uma espada ou um taco de beisebol. Mesmo assim é possível improvisar com as de outras figuras. A grande vantagem do personagem é que ele pode usar qualquer acessório para lutar, como um pedaço de corda, um alicate e até mesmo um vidro de pimenta. Senti algumas limitações no sistema de articulações, especialmente em armas em que é necessário usar as duas mãos. Mas de resto, ela é bem fácil de se usar. E tendo outras figuras as possibilidades aumentam. Recomendo para os fãs do jogo, mas com as ressalvas acima. E recomendo o jogo também, que é muito bom!

6 comentários:

  1. Olha o lendário Dragão de Doujima aí!

    Bah, esse jogo é sensacional! Uma das franquias que mais gosto nos games. Lembro quando peguei o 1 para jogar logo no lançamento. Não sabia absolutamente nada obre o jogo, mas logo que os personagens foram apresentados eu já não queria mais parar de jogar. E a primeira Heat Action a gente nunca esquece hahahaha!
    É engraçado que no começo a mecânica do jogo parece meio "dura", até pela postura de luta do Kazuma. Mas depois que se vai descobrindo a variedade de golpes e armas, e os maravilhosos Heat Actions, a coisa muda totalmente. E é realmente é um jogo muito imersivo, a sensação ao explorar as ruas de Kamurocho é muito louca, com as pessoas andando pelas ruas, as incontáveis placas e construções, e todos aqueles sons urbanos que a gente escuta todos os dias na vida real. Tudo isso faz com que a gente se sinta dentro do jogo mesmo. Fora que a trilha sonora é excelente em todos os jogos! Fly e Lyricism Without Tears do 3 são minhas favoritas XD
    Também é legal identificar as caras e vozes dos atores. No 4 reconheci o Hiroki Narimiya de cara, só por causa de Nana hehehe. E parece que no 6 tem o Takeshi Kitano!!!

    Pena que ainda não consegui jogar o 5, o 0, e o 6 (bom, esse nem saiu ainda no ocidente)...

    Muito bom como representou os Heat Actions até com o efeito da tela! Uma coisa legal do Giant Swing é que acertava até os inimigos que estavam na volta hehehe. Mas as Heat Actions contra os chefes com certeza eram as mais épicas! Minha favorita com certeza é do Yakuza 3, na luta final contra o Mine, onde o Kazuma para um soco dele com uma cabeçada e depois mete um drop kick em cheio no vilão! Épico!
    Se for listar todos os golpes épicos dá pra fazer uma matéria completa hahahaha!

    Tá legal a figura, ficou melhor do que eu esperava. Confesso que o rosto não me incomoda tanto, o que me deixa meio triste é a carência de acessórios. E acho que podiam ter caprichado mais nas articulações dele, se tivesse movimento mais livre das pernas seria bom, e uma articulação no peito seria boa também para dar mais movimento, além de deixar algumas poses mais naturais. Mas no geral, dá pra sentir o personagem na figura, e isso é fundamental.
    Acho que vou pegar sim. Enquanto conferia o excelente review, várias memórias boas do jogo pipocavam na minha cabeça, e é um bom sinal. Cresceu a vontade de ter o Kazuma representado na coleção XD
    E vejo que estão vendendo ele por preços bem aceitáveis, até mesmo nas lojas brasileiras. Pensar que a Harley Quinn S.H.Figuarts tem praticamente o mesmo preço de tabela do Kazuma e o preço dos dois aqui é absurdamente diferente.

    Pô, e você tem um arsenal guardado aí hehehe! Até um taco de golfe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ronin!

      Ah,o Kiryu foi o meu último grande herói de video games. Depois só peguei aqueles em que é preciso criar um personagem. Por isso tenho um apreço especial por ele. Isso sem falar no carisma do personagem. Esse foi o motivo de eu ter exagerado de novo. Coloquei todas as Heat Actions que pude. E pensar que ficou um monte de coisas de fora, como as Chase Battles. E pena que eu não tinha alguma figura para representar uma hostess.
      E não conta para ninguém, as os efeitos são os mesmos em todas as fotos. Reaproveitei até onde deu.

      A recriação de cenários dentro do jogo é magnífica. Imagina como eu me senti quando entrei em uma Don Quixote quando fui para o Japão e vi que era igualzinho. As lojas de conveniências, os fliperamas e os restaurantes eram idênticos! Jogar esse é como estar no Japão mesmo!

      Incrível que tem um monte de atores famosos no jogo. A própria Rie Kugimiya conta que chorou ao se encontrar com um deles, que foi humilde e a tratou muito bem. Além do Tetsuya Watari tinha o Hiroshi Tate do elenco de Seibu Keisatsu. E tenho certeza de que o Yujiro Ishihara também ia querer participar se estivesse vivo. Mas o Takeshi Kitano?! Esse é coisa grande! Se ele se dignou a participar, isso atesta a força do jogo!

      O Mine era uma triste figura. Apesar de ter um monte de dinheiro, o Kiryu tinha o que ele não tinha e mais queria na vida. E nossa! Eu nem me lembrava dessa de deter o soco com a cabeça! Pudera, fui jogar um pouco para refrescar a memória e o save era de 2010!

      Felizmente tinha um monte de coisas de outras figuras, especialmente de Puella Magi. Só que eles eram finos demais para a mão do Kiryu e fazer ele segurar direito deu um pouco de trabalho. Mas podiam ter incluído pelo menos uma espada, um taco de beisebol e um taco de golfe. Só com esse três já dava para fazer um monte de coisas. Tive que pegar do Metalder, da Sayaka e da Homura.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Tá aí outra figura bacana, que para leigos como eu, daria um ótimo "figurante" - isso até antes de ver a matéria por completo. O cara é bem desenrolado e ninguém menos que o protagonista de uma série de jogos! Seu rosto parece um pouco, mas acredito que ele tenha saído assim por não ter ainda os caprichos que temos hoje, como o Leonidas de 300, também da Max Factory. A empresa evoluiu um bocado de uns tempos pra cá.

    Essa parte inicial me chama bastante atenção! Não é uma simples apresentação de boneco, mas uma pincelada em sua história, sua franquia, curiosidades, dubladores, diretores e muito mais! Foi aqui que descobri que o Vegeta também era o Hyoga!

    As articulações são comprometidas por causa da estética, acredito eu, do tecido e tudo mais. Não tem aquela articulação bacana no peito, o que deixa a figura meio durona.

    As cenas de ação ficaram maneiraças! Não conheço e nunca joguei esse jogo, mas pelas fotos deu pra ter uma noção! Chato a parte de não virem os acessórios que enriqueceriam a figura. Eu também faço muito isso de aproveitar as peças de outras coleções para compor minhas cenas. Curti pra caramba esse cara aí! A gente se vê na próxima! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adelmo!

      Esse jogo é um daqueles que eu simplesmente adorei e por isso acabei exagerando na apresentação. E recomendo fortemente. A história é legal, os personagens são bons e a gente fica mesmo gastando tempo explorando a cidade, que tem várias possibilidades. Mais uma vez, uma sensação de imersão. E mesmo a versão para o PlayStation 2 já é excelente. A gente nem liga para coisas como "framerate" e esses jargões que nem sei o que significam.

      Como não vem muita coisa o negócio é improvisar com o que tem. Felizmente eu tinha pelo menos as "armas" que ele mais usava. E eu nem me lembrava que tinha essa "dosu". Tentei reproduzir o clima do jogo mais uma vez, mas não tinha figuras para servir de gangues de rua ou outros yakuza. E não podia usar o Kenzo Kogure pois para mim isso seria blasfêmia contra Yujiro Ishihara. E mais uma vez acabei exagerando com os soldados Shocker.

      Excluir
  3. ´TEM UM CANAL NO YOUTUBE LEGENDANDO OS JOGOS ! SÓ COLOCAR YAKUZA 0 LEGENDADO QUE APARECE .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Yakuza é um jogaço e merece ser divulgado!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html