domingo, 4 de junho de 2017

S.H. Figuarts Kamen Rider Ex-Aid Action Gamer Level 2

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts o herói Kamen Rider Ex-Aid em sua forma Action Gamer Level 2, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações


Há cinco anos atrás, houve um surto de uma misteriosa doença que causou a morte de muitas pessoas. Esse evento foi chamado de "Dia Zero" e a enfermidade de "Doença Game", causada pelos Bugsters, vírus de computador capazes de infectar até mesmo os humanos e que se desenvolvem se tornando monstros. Nisso, o Ministério da Saúde do Japão cria um setor especial o CR (Cyberbrain Room) e desenvolve junto com a empresa de jogos Genm Corporation uma força capaz de deter essa ameaça: os Kamen Riders, usando cintos especiais chamados de Gamer Drivers.

Emu Hojo é um jovem médico-residente no Hospital da Universidade Seito, desastrado, um tanto inseguro, mas convicto de sua missão e que gosta de jogos. Um dia, ele se depara com um menino com a Doença Game e se encontra com uma enfermeira chamada Asuna Karino, que procura por "M", o campeão dos jogos para que ele use o Gamer Driver e enfrente os Bugsters. Quando um deles vem para eliminar o menino e se tornar um ser completo, Emu, com um sorriso sardônico, toma o cinto e o usa, se transformando no Kamen Rider Ex-Aid. Ele então enfrenta os Bugsters com uma segurança e uma frieza precisa, diversa de seu caráter afável e gentil. Emu era na verdade "M", que era seu apelido na época em que disputava campeonatos de jogos. E toda vez que joga, sua personalidade muda de um jovem tímido para um guerreiro agressivo. Sua frase de efeito é "Vou terminar sem usar Continues", o que demonstra sua extrema auto-confiança. E outra é "Vou mudar o destino de meu paciente", que mostra sua convicção em salvar vidas.


仮面ライダーエグゼイド (KAMEN RIDER EX-AID) estreou no Japão em 02/10/2016 e é a série comemorativa dos 45 anos da franquia. Seu anúncio causou bastante repercussão, a começar pelo visual, que tinha bastante impacto, com cores berrantes e formas que fugiam completamente da visão clássica de Kamen Rider. Tamanho foi o impacto que chegou a chocar até mesmo o produtor Shinichiro Shirakura e a roteirista Yasuko Kobayashi, ambos de Kamen Rider Amazons. Mais do que isso, logo que se transforma, o herói assume uma forma em SD (proporção de 2,5 cabeças de altura) para só depois assumir uma de proporções humanas. Isso tudo fez com que muitos espectadores achassem que seria uma série cômica, mas foi bem o contrário.

O produtor da série é Takahito Oomori, que começou como auxiliar em Kamen Rider Kiva. Mais tarde, Oomori se tornou produtor-chefe em Kyouryuger e depois fez Kamen Rider Drive, ambos em parceria com Riku Sanjou. Mas desta vez, em EX-AID foi chamado Yuuya Takahashi, que trabalhou em desenhos animados como TIGER & BUNNY e em novelas como A Colegial de 35 Anos (disponível no Brasil pelo Crunchyroll e pelo Viki; mais detalhes na resenha no Blog Sushi POP). Seu primeiro trabalho na franquia foi na minissérie Kamen Rider Drive Secret Mission type TOKUJO, incluída como bônus nos Blu-Rays da série de TV.

Takahashi tem escrito todos os episódios da série e se mostra um roteirista habilidoso ao criar uma trama cheia de reviravoltas, que é densa e tensa, apesar dos visuais pop dos personagens. Desta vez a composição de série é sólida, firme, com um tema que é seguido à risca do começo ao fim sem se perder no caminho. Cada evento tem razão de ser, assim como cada personagem tem um papel na história, com várias pistas que são plantadas e coletadas aos poucos.


Outro ponto que chamou a atenção foram os temas em que o seriado se baseava, que eram "medicina" e "jogos", conceitos que aparentemente não tinham nada a ver um com o outro. Mas na verdade, eles têm uma conexão: a Vida e o jeito como ela é tratada. Em jogos, ela é quase descartável e até recuperável, mas na medicina, a vida é uma só e muitas vezes o médico só tem uma chance para salvá-la. Esse contraponto foi colocado de forma genial e é um dos fatores que fazem deste seriado um dos melhores da franquia até agora.

O conteúdo da caixa. Um bom número de mãos intercambiáveis e vem com a arma.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O impacto visual é bem grande, com uma aparência extravagante e cores berrantes (que são uma pista para um dos mistérios do seriado). Outro motivo do design são esportes radicais e por isso existem detalhes que lembram uma roupa de ciclista.

Close da cabeça. Existem vários detalhes que chamam a atenção, como a parte que lembra o penteado de muitos personagens da Cultura Pop Japonesa dos anos 1990 (ex: Son Goku, Cloud Strife, Junta Momonari  etc.). Os olhos são cobertos por óculos de ciclista. A parte de baixo é apontada por muitos espectadores como um bigode que seria referência ao Super Mario, tendo em vista que o tema do personagem são os jogos de ação-plataforma.

No fundo dos olhos existe a textura insectoide típica dos Kamen Riders. Achei que isso não seria representado na figura por ser difícil de notar, mas felizmente foi colocado.

A placa peitoral, que lembra um controle de jogos. Na parte esquerda da figura tem um indicador, o Rider Gauge, que mostra quanto de "vida" o Rider tem. Se ele se esvaziar completamente, o Rider morre... e não tem Continue, como foi mostrado no seriado.

A enorme máscara nas costas seria a cabeça da forma inicial, em SD, chamada de "Level 1". Ela é necessária para extrair o Bugster do hospedeiro.

Detalhe do braço, com partes que lembram protetores com pintura metálica.

O cinto de transformação Gamer Driver. O detalhamento é inacreditável, inclusive com o visor do centro, que indica a forma atual. A cor e o formato parecem bem "brinquedão", mas se for usado por alguém que não é adequado, pode causar a morte.

A alavanca se move, embora em uma forma mais simplificada que no seriado, para representar o cinto fechado, no Level 1. Esta parte também é cheia de moldes.

Visto de cima. Tem dois slots direitinho para os Gashats, itens-chave da série.

O Gashat é removível.

Esta peça representa o Gashat, que lembra um cartucho de jogos e permite que o Rider assuma várias formas. O conector é bem longo no seriado, mas na figura é só um toquinho.

Do lado do cinto existe esta peça, o Kimewaza Slot, usado para os golpes especiais (o "Kimewaza" do nome) e espaços para colocar mais dois Gashats.

O Gashat pode ser instalado no Kimewaza Slot.

É só que o conector é muito curto e por isso não fica firme nos seguradores.


Detalhe das pernas. Esta parte lembra bem uma roupa de ciclista. Existem protetores com pintura metálica semelhantes aos dos braços. Os pés lembram tênis esportivos.

A sola do pé é detalhada, com moldes que lembram botões de controle no calcanhar. A parte de cima lembra a máscara do Ex-Aid.


3. Articulações


O pescoço tem boa mobilidade, mas nada muito especial. A gola interfere na hora de olhar para o lado.

A ombreira tem uma articulação em dobradiça nos dois lados.

Com isso os ombros podem se abrir bem. No meu exemplar as articulações são duras e rangem quando os ombros são girados. Tentei usar um pouco de spray de silicone para aliviar, mas ainda assim é duro.

Os antebraços podem ser girados na altura do bíceps.

O fechamento dos cotovelos é bom.

A movimentação dos pulsos é um tanto limitada. No meu exemplar esta parte também é um pouco dura na hora de girar.

As articulações do tronco são duras e não têm tanta mobilidade. para se inclinarem para os lados ou para a frente.

A abertura das pernas é boa e as coxas podem ser giradas.

Sistema de articulação das pernas. O fechamento dos joelhos é bom e o modelo consegue levantar bem a perna.

Os tornozelos podem ser bem inclinados, dando estabilidade à figura.


4. Acessórios


Estão incluídos quatro pares de mãos. O personagem não faz nenhuma pose característica com elas e por isso estão incluídas as mais básicas.

Está incluída a Gashacon Breaker, arma especial para a forma Action Gamer. Este é o modo martelo, mais usado pelo Level 1. Os botões "A" e "B" chamam a atenção. Uma curiosidade é que o Super Mario (na época simplesmente "Mario") usava uma arma assim em Donkey Kong.

O martelo tem formato de brinquedo, mas é bem detalhado. Inclusive com a parte que lembra a lâmina do outro modo retraída.

Na parte preta tem um slot para colocar o Gashat, que ativaria os golpes espaciais da arma.

O cabo é removível para ser instalado na peça que representa o outro modo da arma. Existe um jeito certo de conectar e é preciso ver bem o formato do pino e do orifício.

A Gashacon Breaker no modo espada, mais usada no Level 2. A lâmina tem algo que parece ser uma peça de efeito que simula a espada sendo balançada.

A lâmina tem secções que simulam os pontos em que ela é dobrada quando a arma assume o modo martelo. O lado que corta ficaria na parte que não tem o efeito.

O cabo é o mesmo e é colocado na mão de segurar objetos.


As duas peças têm tamanhos diferentes para que a proporção de cada arma fique melhor.


5. Ação





- HENSHIN!




GASHATTO!!!



LET'S GAME! METCHA GAME! MUCHA GAME! WHAT'S YA NAME?
I AM A KAMEN RIDER.
A cena de transformação tem efeitos que lembram uma tela de seleção de personagem em jogos de luta. No começo, Ex-Aid assume uma forma compactada, em SD.



- DAI HENSHIN!
Depois de separar o Bugster do hospedeiro, ele faz mais uma transformação para assumir a forma do Level 2.


GASHAAAN!!! LEVEL UP!!!


MIGHTY JUMP! MIGHTY KICK!!!




MIGH MIGH MIGHTY ACTION! X!!!
Os efeitos vocais são feitos pelo grande cantor Hironobu Kageyama.



- Vou terminar sem usar "Continue"!
Sua frase de efeito, mostrando sua auto-confiança... ao menos no início.


BA! KOON!!!
Efeito sonoro de quando é usado o martelo.



O martelo é eficiente quando acerta a cabeça do inimigo.


Na verdade essa arma tem um bom grau de liberdade e pode ser usada para bloquear golpes.


Apertando o botão "A"...


SHA! KIIIN!!!
Ativa o modo espada.




Apertando o botão "B" duas vezes...


... faz com que a espada acerte duas vezes com um só golpe!

GASHOON...
Golpe final. Primeiro Ex-Aid tira o Gashat do cinto...

- Ff...
... sopra nos contatos, como muita gente fazia nos tempos antigos.
Curiosidade: esse movimento originalmente não existia e foi colocado de improviso pelo dublê que vestia a fantasia, Seiji Takaiwa.

Passa para a outra mão...

GASHATTO!!!
... conecta no Kimewaza Slot e...

KIMEWAZA!!!
Aperta um botão para acionar.




MIGHTY CRITICAL STRIKE!!!






Ex-Aid dá uma saraivada de chutes!


KAISHIN NO IPPATSU!!!
Equivalente ao nosso "Critical Hit".





GAME CLEAR!!!
No final da luta até toca uma musiquinha no melhor estilo 8 bits.


GASHATTO!!! KIMEWAZA!
O Gashat pode ser colocado no slot da arma para acionar golpes especiais.


MIGHTY CRITICAL FINISH!!!
Como este, com o martelo...


... e este com a espada, em que ele gira cortando tudo em seu caminho.


"Emu" é um jovem pacato, bem intencionado, mas um tanto desastrado e no começo, tropeçava nos próprios pés com frequência.


- Sou do tipo que joga sem ler o manual.
Já como "M", ele é autoconfiante e até agressivo, malicioso, até manipulando seus companheiros com as palavras certas, mexendo com seus brios. Essa dualidade é uma das características dos personagens de EX-AID.


Ao encarar a morte de um de seus companheiros, Ex-Aid percebe que a vida é uma só e não tem Continue. A partir daí, sua frase de efeito ganha outro sentido.


Emu dá muita importância a vidas, mesmo a daquele que o desgraçou, transformando-o em algo que não é humano. O desejo de Emu era que ele pagasse pelo que fez, mas vivo.


No começo, Ex-Aid tinha vários trejeitos, mas depois desses eventos, os deixou de lado e por um tempo até passou a não usar sua frase de efeito. Mas depois ele voltou a usá-la, ao perceber qual é o verdadeiro sentido de sua missão.


O visual do Ex-Aid causou bastante repercussão e muitos viram com desconfiança e até desdém. Eu mesmo estava descrente no começo, mas essa impressão foi mudando no decorrer do seriado, quando eu vi que foi tudo bem pensado.


Para mim, Ex-Aid provou seu valor no episódio 3. Um menino ia ser morto por um Bugster e os Riders já estavam com o Rider Gauge no fim depois de levar muitos danos. Continuar significaria a morte e a retirada seria a única saída.


Porém Emu se recusou e foi salvar o menino arriscando sua própria vida. Ele conseguiu e fez o menino sorrir novamente. Nessa hora, duas palavras vieram à minha cabeça: "Kamen Rider". Porque uma das qualificações para se ser Kamen Rider é proteger as crianças.


Nesta cena, os "olhinhos" mostraram sua força. O diretor e o operador de câmera pegaram um ângulo em que eles demonstravam a determinação de Emu em proteger alguém.


Experimentei apagar os "olhinhos". A cena perde bastante força. Nessa eu me lembrei que Tohru Hirayama, o produtor do primeiro Kamen Rider, instruía as equipes de filmagem a usar angulações para demonstrar os vários estados de espírito do herói, mesmo usando uma máscara. Foi o que eu vi nesta cena.


Assim como Takeru, o Kamen Rider Ghost, Emu dá muito valor às vidas. Assim é natural que os dois sejam amigos. Para eles, toda vida é importante. Esse é um dos grandes temas dos dois seriados.


E também é a mensagem que o Kamen Rider Nº1 quis passar em seu filme mais recente. O seu legado continua em EX-AID.


Takeru e Emu se encontram no especial de cinema Kamen Rider Heisei Generations Dr. Pac-Man vs. Ex-Aid & Ghost with Legend Rider. Também participam Wizard, Drive e Gaim, sendo que só o último não foi interpretado pelo ator original.


- Então, Takeru. Precisamos de sua ajuda porque o inimigo do Pac-Man é o fantasma.
- Tudo bem. (Puxa! Pior que eu não entendo nada de jogos.)


- A partir de agora é o nosso palco!
- Oh, não! Chefe Kouta!


- O que foi, Emu? O Chefe Kouta veio ajudar a gente.
- Eu sei, mas é que tem um problema!
- E qual é?


- O Pac-Man come frutas para ganhar mais pontos!
- Só agora que ele avisa?!
- Pernas para que te quero!


Ainda não vi o filme, mas pelos trailers parece ser muito bom. Por mais engraçado que o título possa ser. Mas todo mundo sabe que em Kamen Rider sempre há algo além do que os olhos vêem.


- Até entendi por que vocês participam, mas a gente não tem nada a ver com jogos.
- Ah, tem sim.


- E aí, Chefe Souma. Gostou?
- Uau! Columns! Muito bom esse jogo!


- Out Run! Acho que o meu pai jogava esse!
- Pena que não deu para conseguir um controle volante.
- Tudo bem, Emu! Vamos dar uma voltinha!


Esta forma do Ex-Aid tem como tema os jogos de ação-plataforma. Por isso, sinto que esse cabelo é uma referência a Sonic The Hedgehog.


Até sair uma Kamen Rider Poppy, uso essa Chogokin da RaCaseal, de Phantasy Star Online. E torço para que saia uma Poppy de verdade. Pelo menos foi o que eu respondi na enquete.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Ex-Aid, feita pela Bandai. As figuras de Kamen Rider tem sido feitas com capricho, tanto na modelagem quanto nas articulações. E sinto que o Ex-Aid não precisa de uma versão Shinkocchou, tamanho o nível da modelagem. Até o sistema de articulações é o mesmo. Gostei do fato de não terem esquecido a textura insectoide nos olhos, algo que passou despercebido por muita gente (eu inclusive). E também foi incluída a arma em suas duas formas direitinho. A figura até tem seus problemas, como as articulações dos ombros e do tronco, que são bem duras e por isso é bom usar um spray de silicone para afrouxar um pouco. O conector do Gashat é muito curto e uma vez desconectado, ele cai facilmente, com o risco de perder. Mesmo assim, no total recomendo a figura para os fãs do seriado, pois ela é de altíssimo nível. E recomendo o seriado que mostra que as aparências podem mesmo enganar.


Na semana que vem, se tudo der certo será o Kamen Rider Brave.

14 comentários:

  1. Nobre Usys!

    Curti demais a sinopse desse carinha aí. Mais uma vez, fico surpreso com o nível da trama de algo que parece ser "infantil" ser tão bem elaborado, de maneira a agradar a muitos! Também não fui muito com a cara dele quando surgiu, mas acompanhando alguns relatos, como os do Danilo do Toku Doc, pude ver que isso é bem mais do que os olhos podem ver! Até hoje ainda fico pensando como seria uma história baseada em frutas, como já foi citado aqui, e que ainda fez sucesso!

    Sobre a figura, é notável o esmero na escultura e detalhes do original da TV. De uns tempos pra cá foi que notei que a maioria deles vem com acessórios para conectar nos cintos pra ativas certas habilidades e/ou funções, como os casacos do Ghost (acho que era assim). Espero poder assistir legalmente em alguma dessas mídias disponíveis - vai que disponibilizam na Netflix como algumas sagas Ultra...

    As cenas de ação parecem ter sido tiradas da TV! Vi alguns trechos no Youtube e é desse jeito! Muito bacana todas essas referências aos games antigos de plataforma - também curti esse Sonic aparecendo aí! Vejamos a história do próximo a aparecer por aqui! Até lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      EX-AID enganou todo mundo... só que no bom sentido! Mesmo eu que costumo dar uma chance fiquei hesitante, mas daí fiquei deslumbrado. O Gaim também segue o mesmo esquema. Parece inocente, cômico e de repente desce o machado.

      Bem levantada essa questão de passarem por aqui. Super Sentai eu nem peço por entender que existem motivos contratuais e o fato da fórmula de Power Rangers ter pegado por aqui. Mas Kamen Rider não deveria ter problemas. É só que não sei a quantas anda o contrato com a empresa que fez o Kamen Rider Dragon Knight...

      Achei que era moleza fazer os efeitos, mas foi um ledo engano. Foi um trabalhão recortar algumas partes de cenas do seriado e colar nas fotos que fiz. Felizmente um fã disponibilizou alguns efeitos pelo Twitter, como o "Hit!", o "Great!" e o "Perfect!". Já os raiozinhos e os efeitos com transparência eu mesmo tive que improvisar. E por isso quase que não deu tempo!

      Excluir
  2. Show de review!

    Premissa bem interessante desse Kamen Rider, e bem diferente do que eu imaginava! Eu achava que ele tinha um que outro detalhe de video games, mas agora vejo que a série toda segue esse tema. E bem interessante também essa conexão entre medicina e jogos, faz bastante sentido.

    O personagem parece bem legal, dá pra ver que as séries Kamen Rider sempre rendem bons heróis. Gostei das frases dele hehehe!

    Acho que as cores do traje podem assustar à primeira vista, pois são bem espalhafatosas. Mas quando a gente presta bem a atenção nos detalhes acaba achando legal. O "cabelo" é um dos grandes destaques na minha opinião. E não tinha pensado que o detalhe no rosto pode ser um bigode, olhando agora parece mesmo, e acho que o fato de ele ter um martelo deixa ainda mais forte a possibilidade de ser um bigode e referência ao Mario. Essa mistura com esportes radicais também dá um toque especial no visual. E pensando em esportes radicais, acho que o cinto é uma referência a esse tipo de esporte, pois a parte vermelha lembra muito equipamento de rapel.

    Essa da sopradinha na fita foi sensacional! Me pegou de surpresa, não esperava que tivesse algo assim na série! Dei uma baita risada hahahaha! Belíssima referência XD

    Esse filme parece bacana! Mas o Pac-Man vai se voltar contra ps heróis?

    As fotos de ação estão incríveis! Os efeitos ficaram ótimos, parece um video game mesmo. A foto com ele pulando de costas é engraçada pois olhando rápido parece um personagem cabeçudo de frente hehehe.

    Vejo que não resistiu e já pegou outra figura de Ex-Aid hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O impacto visual é grande, enorme e o conceito parece esdrúxulo, mas conseguiram fazer algo bem coerente. Usaram bem os visuais e até a cor é a pista para um dos mistérios.

      Boa essa de notar o que o cinto parece. Eu nunca tinha visto um equipamento de rapel direito e por isso nem me liguei. E "fita"! Era esse o termo que eu procurava, mas não me lembrava! A gente chamava assim na época! E a soprada foi o que ligou para mim! Pena que ele fez isso poucas vezes e só no começo.

      Outra coisa que eu não tinha pensado: usar essa cena de costas para representar a forma SD. E é assim mesmo na versão em brinquedo da figura.

      Vi um pedaço do filme e conseguiram fazer o tal Dr. Pac-Man parecer um terrorista usando uma máscara que lembra uma versão maligna do personagem. Já começam metralhando um monte de gente. Deu para ver que esse Pac-Man não está para brincadeira. Só não sei por que escolheram justo esse jogo. Tenho que dar um jeito de ver o filme.

      Gostei tanto de EX-AID que acabei pegando o Brave e o Snipe também, apesar de comprar poucos Riders secundários. Queria ter pego o conjunto de três, mas não deu. E ainda estou pensando se pego ou não o Zombie.

      Excluir
  3. Ótimo review, Usys-san. O visual do Ex-Aid causou estranheza em todos. Eu mesmo cheguei a comparar o Level 1 do herói com Kabutack e Robotack. Também pensei que seria uma série exagerada, com humor infantiloide, mas me enganei. Confesso que os primeiros 12 episódios foram "sofríveis" pra mim justamente por causa dos efeitos cheios de cores e tal. Apesar de não ser o meu Heisei Rider favorito, considero uma das melhores séries da franquia e entra pro meu Top 5. Não tenho como dizer que Ex-Aid é ruim ainda mais do jeito que o rumo final está caminhando. No aguardo pelo review do Brave, esse que é o melhor Rider da série, na minha opinião. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, César Filho!

      Vi bastante piada nesse sentido na época e este ano também tem aparecido algo assim em relação ao novo Rider, que nem foi anunciado oficialmente ainda. A história se repete...

      EX-AID segue a mesma fórmula básica do Gaim: fazer pensar que está tudo bem, que é coisa leve e de repente descer o machado, pegando todo mundo desprevenido. Essa é uma técnica de narrativa que eu aprecio muito. O episódio 12 é o melhor para ilustrar como isso funciona. Mas no 3 o Ex-Aid já se provou para mim como herói. No 28 essa posição foi consolidada.

      O Hiiro/Brave é um personagem bem interessante, que só agora está mostrando sua outra face. Os diálogos dele com o Emu no episódio 34 foram muito bons. Estou ansioso para ver como isso vai ser resolvido.

      Excluir
  4. E aí Usys! Como vai!

    Eu sinceramente fiquei impressionado com Kamen Rider Ex-Aid. Assim como grande parte dos fãs da franquia, eu tive um estranhamento agudo com o visual do Rider quando ele foi divulgado. Achei que seria algo o mais infantil já feito até agora em Kamen Rider. Porém, como grande fã dos Heisei Riders que eu sou, sempre dou a chance pra ver o que realmente vai ser. Ainda mais depois de Gaim que, no início, parecia que seria algo bem caricato, mas no fundo foi incrível e cheguei a gostar das armaduras.

    Depois de acompanhar por um tempo, percebi que o visual de Ex-Aid, apesar de parecer um tanto quanto extravagante, faz todo o sentido no cenário em que ocorre a história. Assim como você disse, o autor conseguiu relacionar muito bem duas coisas aparentemente nada a ver (medicina e games). Me surpreendo cada vez mais com a série e espero que o final seja melhor ainda. Considero ela superior à Ghost e Drive, seus antecessores.

    Além disso tudo, os atores estão evoluindo de forma surpreendente. São raras as vezes em que conseguimos ver a carga dramática demonstrada por um dos personagens (com direito a lágrimas bastante realistas) em séries Riders.

    Outra coisa incrível é que essa série consegue agradar vários públicos: o público infantil é agraciado com os produtos, as lutas e principalmente a atitude heróica do protagonista. Os mais velhos recebem um enredo melhor até que alguns Riders antecessores. Por fim, até fãs de games podem ver uma série de referências a jogos antigos.

    A frase "Não julgue um livro pela capa" mais uma vez demonstrando todo o seu sentido.

    Até o Review do Brave! Falou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kakughost!

      Tenho que admitir. Desta vez eu hesitei. No Gaim eu já sabia que algo ia acontecer pois conhecia o Gen Urobuchi, mas em EX-AID eu não tinha ideia de quem era o Yuuya Takahashi e tomei uma tremenda surpresa! Conseguiram fazer uma trama em que coisas aparentemente desconexas na verdade tinham ligação e até mesmo o conceito dos personagens foi bem pensado.

      Bem notado essa dos atores. Quando vi os anúncios, achei que o Hiroki Iijima (Emu) não era muito bom, mas quando vi o "M" percebi que ele estava apenas mostrando que o "Emu" era inseguro, porém estava fazendo de tudo para ser um bom médico. E o Toshiki Seto (Hiiro) mostrou sua verdadeira força no episódio da semana passada, mostrando o que o personagem sentia no fundo do coração.

      Ex-Aid é uma caixinha de surpresas. E cada vez vão surgindo mais. Estou gostando e quero ver como vai ficar! Mas se for pelo que foi mostrado até agora, já está entre os melhores.

      Excluir
  5. Olá amigo Usys, tudo certo?

    Por incrível que pareça acho que fui o único que gostou do visual do EX-AID e gostei ainda mais quando soube que a serie seria baseado em games o que condiz bastante com o seu visual, gostei principalmente dos botões no peito que lembra um controle do super famicon(já tive um). Ainda não pude ver a serie por falta de tempo, mas é bom saber que tem agradado.

    Tenho escutado que esse filme, do qual tambem nao cheguei a ver, parece ter agradado também, ao menos deve ser melhor que aquele Pixels, que pra mim foi uma verdadeira bomba.

    Só acho uma pena as caixas virem sem mais acessórios ou efeitos, pois estão ficando mais caras, uma pena.

    Enfim, que venha o Brave!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, RiderPr! Bom vê-lo por aqui!

      À primeira vista eu fiquei bem assustado. Mas depois de pesquisar e ler entrevistas, percebi que o design do Ex-Aid na verdade é bem fiel aos preceitos de Shotaro Ishinomori. Se a gente considerar que o Ex-Aid é um "monstro de game" e que Kamen Rider seria um "monstro" que passou a usar seus poderes para o bem, faz todo sentido. E tem mais um elemento que faz com que o Ex-Aid seja bem próximo dos Riders Clássicos. Esse vou comentar na semana que vem. Mas quando vi pensei "Puxa! O Ex-Aid é um Showa Rider!".

      Se for levar em conta a ação, acho que está garantido, com o Koichi Sakamoto dirigindo. Se bem que o roteirista é o mesmo do EX-AID e por isso acho que dá para botar fé. Quero ver mais dos diálogos do Emu com o Takeru.

      Tem menos acessórios, mas pelo menos os sistemas da figura em si melhoraram muito. Ia ser bom se tivessem incluído pelo menos os "Hit" e o "Game Clear", mas acho que não deu. Ou vão fazer algum kit exclusivo. E já deixo dito que não vai ser só o Brave. Vem o Snipe também. Vai ser o Festival EX-AID!

      Excluir
  6. Grande Usys!!!

    Nossa, cara! Eu devia ter pego um balde vazio e ter deixado debaixo do meu queixo antes de ter visto esse post! Fiquei babando do começo ao fim, com os olhos grudados aqui na tela! Que imagens sensacionais!!!

    O RiderPr não está sozinho não: eu também gostei do visual do Ex-Aid logo à primeira vista. E parece que somos mesmo exceções, porque geral detestou. Acontece que: 1) eu não tenho essa insistência de ficar comparando com os Riders showa achando que todo Kamen Rider precisa lembrar algum inseto; 2) as cores extravagantes, no meu gosto, até que deram uma combinação legal e que me lembram os meus games preferidos, que tinham o "colorido" como principal elemento visual; 3) essa "expressão no rosto" do Ex-Aid é muito forte, o que me agrada bastante em alguns Riders com expressões faciais marcantes (como Hibiki e Fourze).

    Incrível como os detalhes acabam revelando muitas coisas que eu não tinha percebido no vídeo e nas fotos. Também fiquei surpreso com esses elementos que lembrar o Super Mario, que é e sempre será o meu personagem de videogame preferido. O "penteado" do Sonic também causa aquela sensação de "Eita! Como nunca tinha reparado nisso antes???"

    Outra coisa que fez eu gostar do Ex-Aid logo de cara foi a temática. Sou um grande fã de videogames (mais fã do que jogador. hehehehehe) e passei boa parte da minha infância entretido com games de plataforma (Mario, principalmente). E pra minha grata surpresa o game principal do protagonista da série é justamente o Mighty Action X, um jogo de plataforma!! :D
    Mas claro que achei sensacional também o fato dos poderes do Ex-Aid e dos demais Riders corresponderem aos vários gêneros de jogos eletrônicos: RPG, tiro, esportes radicais, puzzle, luta, nave, corrida, pump dance...

    O enredo da história realmente pegou todo mundo de surpresa. Acho que muita gente torceu o nariz quando se deparou com a primeira aparição da Poppy Popipapo no final do primeiro episódio, que foi propositalmente forçada. Mas quem continuou assistindo à série certamente se surpreendeu com o desenvolvimento da personagem. Aliás, praticamente todos os personagens do elenco principal se metem em reviravoltas surpreendentes que são de arregalar os olhos do espectador. Não lembro de uma série com tanta surpresa atrás da outra.

    Ex-Aid já é um dos meus Riders preferidos, certamente! A série tem tudo que eu considero indispensável numa boa produção: personagens inconfundíveis, momentos marcantes, humor e drama na medida exata, reviravoltas surpreendentes, superação, importantes lições de vida e aquele gostinho de "que pena que tá acabando" quando você sente que está chegando na reta final.

    Aliás, Usys... você tá "pensando" em comprar o Zombie??? Sério??? Eu acho o visual dele um dos mais legais da série!!! Tanto é que a evolução do Genm no episódio 12 foi um dos momentos que mais me impactaram na série (chegando a culminar na morte de um importante personagem). O Dan Kuroto (Ops! Desculpe... Neo Dan Kuroto! hehehehehe) é um personagem que eu cheguei a curtir, depois peguei raiva, odiei mais ainda, cheguei a sentir pena e agora até que estou curtindo (bastante).

    Estou ansioso pra ver esse seu Brave aí!!! Vai ser sensacional!

    E parabéns pela resenha, cara! Essa sua capacidade de observar os detalhes e descrever o que os olhos não conseguem ver é incrível! Chorei de rir com essa cena do Pacman botando os Riders pra correr ali no final!! HUAhUAhUAhUAhUAhUAHUAA!!! Aliás... também estou muito a fim de ver esse filme desde o dia em que ele foi anunciado!

    Grande abraço, meu amigo!! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      Eu tive que pensar um pouco antes de me ligar que o visual do Ex-Aid tem fundamento. Li uma entrevista com o desenhista de personagens, o Hideki Tajima, na época em que ele fez o Fourze, mais uma vez chocando todo mundo (esse eu nunca entendi o problema). Foi relendo a entrevista que percebi que foi tudo bem pensado e fundamentado. Até estou vendo se faço uma matéria sobre isso.

      A escolha de um jogo de plataforma para o personagem principal é outro ponto que achei bem sacado, já que era o que mais tinha... e agora parece que diminuiu o número. Pena, porque gostava desses jogos. Eu também não era muito bom, mas gostava, sim. E o bom é que ele é uma espécie de sincretismo de todos esses jogos (Mario + Sonic + Rockman (X) + outros).

      Dan Kuroto é antológico. Toda vez que ele falava alguma coisa depois que mostrou sua verdadeira face, vinham à minha cabeça siglas singelas como "FDP" ou "PNC". Só que estou na dúvida se esse Neo Dan Kuroto na verdade não é o Dan Kuroto, mas sim um Bugster que pensa que é Dan Kuroto (Ih, essa frase não ficou legal; mas deixa). Dá para ver que o ator se diverte ao interpretar o personagem.

      Fiquei pensando em comprar o Zombie por ter medo do preço. Estou procurando um lugar com um preço razoável, pois sendo exclusivo costuma ser bem caro. Outra opção seria comprar um usado, mas depois de ver os preços de um Amazon Alfa vi que é melhor conseguir um novo mesmo.

      Por incrível que pareça, eu gostei da Poppy desde o começo. E entendia que ela era daquele jeito por ser uma personagem de um jogo de ritmo, como Beatmania ou Pop'n Music. Por isso ela tinha que ser bem animada, bem "pop" mesmo. E a Ruka Matsumoto mostra que não é só bonita. Ela consegue fazer praticamente duas personagens (três, contando o "lado mau"). Mal posso esperar por uma S.H. Figuarts Kamen Rider Poppy. Ou melhor, da Poppy Pipopapo mesma para recriar "aquela" cena. Essa eu compro sem pestanejar!

      A gente se vê no Brave! Lá vai ter mais umas coisinhas.

      Excluir
  7. Estou retornando agora a assistir Kamen Rider e escolhi o Kamen Rider Ex-Aid para assistir(ja assisti Drive antes) e posso dizer que essa série representa muito bem o ditado que diz "nunca julgue o livro pela capa",estou no quarto episodio e posso dizer que ja estou surpreendida,esperava algo totalmente infantil,mesmo o visual não ter me incomodado,pois pra mim tem tudo haver com o tema da série,mas rapaz que figura sensacional,pra mim esta perfeita,nivel de realismo é surpreendete,parecem fotos tiradas da tv,tive que encomendar o meu hoje rss..pois só tenho Riders showas na coleção esse é o melhor blog de reviews,sempre acompanho,seu trabalho é incrível,parabéns
    Olha não sei se é so eu que acho mas mascara do Ex-Aid é idêntica a dos Gundans

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Emily!

      Ex-Aid me surpreendeu também. E para mim atualmente figura entre os melhores. Vai vendo que esse vai te pegar de surpresa um monte de vezes! É reviravolta atrás da outra! Tem um monte de truques inimagináveis.

      E obrigado mais uma vez, pelo elogio. Dá bastante trabalho apresentar as figuras, mas tento fazer o meu melhor. Pesquisar os padrões de movimento, tentar reproduzir as cenas mais marcantes... Bom ver que consigo agradar alguém!

      Ah, os olhinhos dos personagens de Ex-Aid lembram muito os SD Gundam. O Snipe em especial é idêntico. O formato da máscara dele é bem Gundam mesmo, ainda mais com aquele rifle.

      E ao pegar a figura, lembre-se de verificar bem as articulações, que são meio duras. Se sentir muita resistência, dê uma borrifada bem de leve com o spray de silicone nas articulações.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html