sábado, 19 de maio de 2018

Rapidinha: Tohru Hirayama e o Generalissimo Geisel


No seriado Inazuman F (Flash), de 1974, o herói-título enfrenta o Império Desper, liderado por um vilão chamado Generalissimo Geisel (ガイゼル総統, GEISEL Soutou, em japonês). Esse nome não foi intencional e nem tem nada a ver com o general Ernesto Geisel, que foi presidente do Brasil de 1974 a 1979. 

E o divino produtor Tohru Hirayama conta uma história muito engraçada sobre isso em sua autobiografia.


Em 1972, Hirayama teve que resolver um problema no seriado Barom 1. Um menino alemão  residente no Japão chamado Dorge era alvo de chacota e zombaria pelos seus colegas por ter o mesmo nome do vilão do seriado.

A família abriu um processo, exigindo que esse nome não fosse mais usado. Hirayama ficou surpreso em saber que esse nome existia de verdade e o caso foi noticiado várias vezes pela Asahi Shinbun, talvez pelo seriado ser exibido pela Yomiuri, uma empresa concorrente, se tornando um problema social. O juiz sugeriu que o programa fosse cancelado, mas com isso as famílias do pessoal da equipe de produção iriam perder seu ganha-pão, criando um enorme dilema.

O produtor teve que tomar várias medidas para resolver essa situação, sendo que uma delas foi tirar o ator que fazia a forma humana do vilão Mister Dorge, Hideo Murota, do programa. E um dos produtores, Kazushichi Sano, então foi pessoalmente à residência dos Dorge para pedir desculpas e levou bonecos do Barom 1 para o menino. Também passou a ser colocado um aviso no começo do seriado dizendo que "Dorge é um nome fictício e não tem relação com pessoas reais". Mas nada disso adiantou e o programa teve de ser cancelado. Justo quando a audiência estava subindo.

Devido a esse caso, Hirayama passou a ter mais cuidado na escolha dos nomes dos vilões e dos monstros. Em Inazuman F, ele achou que desta vez estaria tudo bem. Não poderia haver alguém chamado Geisel. Mas dois anos depois, em 1976, o Japão receberia a visita do então presidente do Brasil. Adivinhe quem era...

Felizmente o general nunca ficou sabendo do seriado e isso não resultou em nenhum incidente internacional. Ainda bem! 😅


8 comentários:

  1. Muito interessante, Usys. Você acabou desmistificando mais um dos rumores de internet, já que há várias fontes dizendo que o nome do vilão foi inspirado no do ditador brasileiro. Acho que tinha ficado mais crível pelo fato de historicamente roteiristas e produtores basearem nomes de seus personagens em pessoas reais.

    Dito isso, o Geisel do seriado foi mais uma eficientíssima atuação do Mitsuo Ando. E Inazuman Flash manteve o grau crescente de qualidade que vinha desde o fantástico episódio 11 de Inazuman, quando a série enfim ganhou um norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo!

      Mas é sério que tinha gente que achava que o nome do vilão vinha do Ernesto Geisel? Li essa história no livro do Hirayama e achei engraçada. E me lembrei dela depois de ver um tuite que mostrava um mangá do Inazuman.

      Hirayama também conta que deixou o pessoal fazer o que tinha vontade em F. Mas pediu para mudar o final para um mais digno para o herói, que no roteiro original ia desaparecer na multidão fazendo uma cara de quem perdeu seu objetivo de vida.

      Mitsuo Ando é incrível! Ele fez vilões até mesmo fora do Tokusatsu e ficou famoso por isso. Tenho parentes que veem novelas japonesas e todos adoram odiar seus personagens.

      Excluir
  2. Fala, Usys! Que história sensacional!! Pra gente ver que não pode dar nome aleatoriamente, que pode significar algo ou relacionar com alguém em outro país, ah ah.

    Fico imaginando a quantidade de malabarismos que um produtor precisa fazer e como ele tem que administrar o lado prático (mundo real) com o lado criativo (roteiristas, diretores, etc...). Do meu ponto de vista, Tohru Hirayama era, ele próprio, um tipo de super-herói.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Hirayama passou por um monte de apuros que ele conta no livro. E ele não tem vergonha de dizer que falhou às vezes, como nessa. E acho que foi graças a ele que muita gente na Toei soube o que fazer e o que não fazer. Um verdadeiro herói, porque só assim para poder sobreviver e contar o que aconteceu depois de tudo isso.

      Pior é que ele não contava com internet ou coisa parecida, então era duro fazer pesquisas. Fico pensando em como ele se sentiu na hora em que soube que tinha um Geisel e justo presidente de outro país. Pena que ele não dá muitos detalhes.

      Excluir
  3. Essa história so prova ainda mais como é difícil produzir séries, filmes, e qualquer outra história de ficção. Olha a confusão que os caras se meteram só por causa de um nome hahahaha! Ainda bem que não rolou treta com Ernesto Geisel! Só fica a dúvida se ele realmente nunca ouviu falar sobre o personagem ou se preferiu ficar quieto. Nunca saberemos D:

    Essas paradas de nomes dão problemas até hoje, por diversos motivos. Lembro dos problemas em Star Wars por causa de Conde Dooku, Sifo-Dyas, e Capitão Panaka, que aqui tiveram que mudar os nomes. Só imagino a burocracia que foi para fazer as alterações na versão brasileira, tá loko! Produzir séries não é para os fracos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa o Hirayama amargou um bocado! Tanto que isso é motivo de conversa até hoje entre os fãs de Tokusatsu lá no Japão. E me dá medo pensar que isso pode acontecer agora também. E com um efeito muito mais devastador, por causa da internet. Se bem que seria a internet que poderia ter salvo o Hirayama. E acho que mesmo que o Geisel soubesse, ele ia relevar, já que tinha muita coisa em jogo.

      Essa de mudança de nome acontece bastante em obras japonesas também. Como é o caso da Kagome de Inu Yasha, que virou a Agome. Só que em Star Wars a coisa deve ser muito pior, já que tem que mudar os nomes nos produtos relacionados na hora de trazer para o Brasil. Deve ter custado um bocado para fazer embalagens ou colar adesivos tampando os nomes para as figuras que trouxeram para cá.

      Excluir
  4. HUAHAHAUHAHAHAUHAUAHAHA!!! Achei muito divertida essa história!! Será que o Hirayama conhecia o presidente do Brasil naquela época?! Se foi mesmo uma coincidência, bota coincidência nisso, eiN?! hauhauauhauhauaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      Ele só ficou sabendo depois. Achou que desta vez nada ia dar errado, que tinha escolhido um nome bem esdrúxulo... Só que não! Ainda bem que o Tokusatsu não era tão conhecido naquela época, senão...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html